Vous êtes sur la page 1sur 46

Estudo 1

Criando Levadas, frases e licks


Por Maurcio Leite 10/06/2012

No processo de criao de uma levada, virada ou lick muita coisa deve ser considerada. A primeira delas a situao em que estamos. Ao vivo? No estdio? Em um workshop? Como lder ou side-man? Em cada uma das alternativas uma mesma msica exige um comportamento diferenciado por parte do baterista. No simplesmente uma questo de mais ou menos notas, mas sim do ambiente em questo e das expectativas dos profissionais e publico envolvidos. Quando vou gravar e\ou criar uma parte, me apoio no ritmo primrio da msica para, a partir da, criar vrias possibilidades e interpretaes de uma levada (groove). Obseve o exemplo a seguir:

Exemplo 1 Ritmo primrio (clula):

Exemplo 2 Levada bsica (ritmo duro):

Exemplo 3 Variao 1 (pontuando o tempo 1 e acentuando o chimbal na cabea do tempo):

Exemplo 4 Variao 2 (subdividindo e acentuando a caixa nos tempos 2 e 4):

Exemplo 5 Variao 3 (subdividindo com o uso de ghost-notes e abertura do chimbal no contratempo do tempo 3):

muito importante levar sempre em considerao se o arranjo proposto em uma gravao vai utilizar loops e\ou percusso. Em caso afirmativo, a bateria deve ser executada de forma limpa, precisa e econmica, facilitando o trabalho posterior de cobertura e edio digital. Experimente tocar o exemplo 2 conduzindo o chimbal em semnimas com uma dinmica bem baixa. Toque o bumbo de forma suave e sem colar o batedor na pele. Mantenha o acento nos tempos 2 e 4, mas sem alterar a dinmica do chimbal. As viradas devem seguir a mesma linha de raciocnio. Em um processo comercial de gravao ou show, o melhor caminho o casamento de ideias entre o que a msica pede, o arranjo e a linguagem bateristica. Claro que em um workshop ou um show de msica instrumental as interpretaes so mais livres e consequentemente mais complexas e rebuscadas. Mas o universo das gravaes e os shows exigem uma postura bem diferenciada. Gosto de pensar nas viradas como um comentrio sobre o groove e a expresso da msica enquanto composio e arranjo. Levadas e temas complexos tem espao para fills e licks complexos. Temas mais simples exigem uma linguagem mais contida para no atropelar a composio. Um bom exerccio trabalhar o grupo de 4 semicolcheias de forma distribuda entre toms, surdo e bumbo. Em um compasso de 4 tempos, toque 4 semicolcheias na caixa nos tempos 1 e 2. (1i&a 2i&a) mantendo a manulao bsica de toque simples (single-stroke, DEDE). Nos tempos 3 e 4, mantenha o grupo mas distribua da seguinte forma: o primeiro toque, com a mo direita, na caixa; o segundo, com a mo esquerda, no primeiro tom; o terceiro, com a direita, no surdo; o quarto toque no bumbo. Ento a sequncia ficar assim: caixa, tom, surdo e bumbo.

Na sequncia, temos dois exemplos em que utilizei apliquei essa ideia. Its up to you (V8, CD Guitarras) Introduo, compassos 3 e 4.

The path to the bright light (Sydnei Carvalho, CD Riding over the edge) Compassos 8 e 9.

Em muitas situaes onde a bateria no divide o espao com percusso ou loops o raciocnio da levada do chimbal pode ser mais livre, criando assim uma conduo mais solta e com uma diviso prpria. Observe no segundo compasso do exemplo a seguir. A preparao e a abertura do chimbal criam um relaxamento na levada partir da linha do teclado. O uso do double-stroke na tercina do contra tempo do tempo 3 fundamental para a resoluo no chimbal aberto no tempo 4. You can do it (Mello Jr., CD Plugged) Introduo.

Muitas vezes corremos o risco de cair na armadilha da levada bvia. Em discos em que a esttica do metal se resolve com uma saraivada de bumbos, podemos equilibrar ideias e fugir da mesmice e\ou criar nuances para a msica. No prximo exemplo, me baseei no riff da guitarra e, apoiado na subdiviso das semicolcheias, criei uma levada cheia de deslocamentos, reservando os dois bumbos apenas para a parte B da msica. Return of the time machine (Mrcio Falchet, CD Mrcio Falchet) Compassos 7, 8, 9 e 10).

A linguagem do fusion mais pesado propicia uma liberdade de expresso na qual licks, deslocamentos e reagrupamentos convivem em harmonia, exigindo apenas limpeza de execuo e pegada firme. Observe no exemplo seguir como muitos dos assuntos tratados em termos de estudo aparecem em 8 compassos. Criar uma levada e\ou um arranjo complexo exige ateno e muito estudo. Com certeza aquele exerccio que voc estudou mais ou menos vai te cobrar na hora do play. Evolution (Maurcio Leite, CD Pearl Eliminator Play-along) Introduo.

O estudo de paradiddles, acentos e ritmos lineares se faz presente em muitas situaes onde a criao de uma levada e a soluo de um arranjo exigem criatividade e nuances de execuo. No se trata de pura e simplesmente fazer um exerccio na msica, mas sim de pensar em algo e buscar nos estudos, bsicos ou no, a soluo que a msica exige. Mame Corgaem (Rose Figueiredo, CD Sinais) Compassos 18 e 19.

Volto a insistir: estude ao mximo e com afinco tudo que lhe for proposto em termos de tcnica. Mas tente aplicar o tempo todo em msicas. Pratique com uma banda ou com um amigo baixista, por exemplo. O estudo s far sentido se voc transform-lo em msica!

TECNICA DE CRIAO DE GROVES http://www.obaterista.com/licoes/3


Estudo 2

Estudos de independncia motora atravs da combinao de ostinatos na construo de grooves


Por Daniel Oliveira 10/08/2013

Este estudo visa a obteno de coordenao motora e independncia atravs da com- binao de clulas rtmicas (ostinatos), em uma base de cada vez, at a exausto de possibilidades com uma, duas, trs e quatro vias. Para tal, divide-se o mesmo em quatro fases. A primeira a anlise das clulas rtmicas a serem estudadas e a escolha da matriz (ostinato base a ser tocado pela mo forte), neste caso dentre as variaes de semicolcheias. Tambm parte da primeira fase a colocao da nota com a mo fraca no segundo tempo. A segunda fase, os ostinatos j adicionados da caixa no segundo tempo so sobrepostos s variaes de semicolcheias com uma, duas ou trs notas por tempo, a fim de se esgotar as possibilidades de combinaes no s com o bumbo, mas de ambos os ps com os ostinatos, dando incio ao estudo de coordenao motora de trs vias. A terceira fase compreende as sobreposio dos padres s notas colocadas no chimbal com o p nas quatro posies essenciais de semicolcheias a ser tocado pelo membro inferior fraco. Por fim, a quarta fase compreende a colocao de mais notas com a mo fraca na caixa em trs padres pr-determinados, a fim de se estudar as notas fantasmas. Nesta primeira matria da srie sero demonstradas as duas primeiras fases.

Anlise De Ostinatos O ostinato escolhido composto por duas colcheias por tempo, tocadas no chimbal com a mo forte.

Aps a execuo e do mesmo, adiciona-se a caixa na mo fraca.

Variaes De Bumbo Nesta fase passa-se adio de notas no bumbo com o p forte (direito para destros e esquerdo para canhotos), para o estabelecimento da coordenao motora de trs vias: duas mos e p forte. Adicionase uma variao de bumbo de cada vez e em todas as posies possveis de uma duas ou trs notas por tempo visando o esgotamento das possibilidades de coordenao de trs vias. Convm frisar que a repetio determina a fluncia no exerccio. Uma vez dominados os exerccios, eles devem ser repetidos mas agora executando as variaes de bumbo no chimbal e com o p fraco. Uma nota por tempo

Duas notas por tempo

Trs notas por tempo

A ttulo de sugesto, importante a execuo dos mesmos exerccios mas com a colocao de bumbos escolha do executante para, assim criar seus prprios grooves. Tambm importante a execuo dos exerccios agora com a mo fraca no chimbal e mo forte na caixa. Para um desenvolvimento ainda mais consistente recomendo tambm a execuo com ps trocados. Para mais ostinatos e sugestes de combinaes, sugiro a leitura do livro Estudos de Coordenao e Independncia Motora Atravs de Ostinatos - Anlises em Duas Trs e quatro Vias, de minha autoria, em que exploro os ostinatos de base semicolcheias em sua totalidade. No prximo artigo desta srie abordarei a colocao da quarta via de coordenao atravs do chimbal no p.

Lio

Independncia motora atravs da combinao de ostinatos na construo de grooves - 2


Por Daniel Oliveira 10/09/2013 Este estudo visa a obteno de coordenao motora e independncia atravs da com- binao de clulas rtmicas (ostinatos), em uma base de cada vez, at a exausto de possibilidades com uma, duas, trs e quatro vias. Nesta segunda fase os padres criados na fase anterior sero sobrepostos a notas colocadas no chimbal com o p nas quatro posies essenciais de semicolcheias, tocado pelo membro inferior fraco (para os destros, o p esquerdo). Primeira Sobreposio O chimbal com o p tocado na primeira semicolcheia, coincidindo com as cabeas de tempo: Uma nota por tempo

Duas notas por tempo

Trs notas por tempo

Segunda Sobreposio Agora o chimbal com o p tocado na segunda semicolcheia: Uma nota por tempo

Duas notas por tempo

Trs notas por tempo

Terceira Sobreposio O chimbal com o p tocado na terceira semicolcheia, ou seja, no contratempo: Uma nota por tempo

Duas notas por tempo

Trs notas por tempo

Quarta Sobreposio Por fim, o chimbal com o p tocado na quarta semicolcheia: Uma nota por tempo

Duas notas por tempo

Trs notas por tempo

A ttulo de sugesto penso ser importante a execuo dos mesmos exerccios mas com a colocao de bumbos escolha do executante, para que assim crie seus prprios grooves e combinaes. Tambm importante a execuo dos exerccios agora com a mo fraca no chimbal e a mo forte na caixa. Para um desenvolvimento ainda mais consistente, recomendo tambm a execuo com ps trocados. Para mais ostinatos e sugestes de combinaes, sugiro o livro Estudos de Coordenao e Independncia Motora Atravs de Ostinatos Anlises em Duas, Trs e Quatro Vias, de minha autoria, onde exploro os ostinatos de base semicolcheias em sua totalidade. No prximo artigo desta srie abordarei os ostinatos compostos atravs da colocao de mais notas na caixa.

Lio

Independncia motora atravs da combinao de ostinatos na construo de grooves - 3


Por Daniel Oliveira 10/10/2013

Este estudo visa a obteno de coordenao motora e independncia atravs da combinao de clulas rtmicas (ostinatos) em uma base de cada vez at a exausto de possibilidades com uma, duas, trs e quatro vias. Nesta fase, os padres criados na fase anterior sero sobrepostos a notas colocadas no chimbal com o p nas quatro posies essenciais de semicolcheias. Este dever ser tocado pelo membro inferior fraco.

Primeira Sobreposio Na primeira sobreposio, o chimbal com o p tocado na primeira semicolcheia, coincidindo com as cabeas de tempo:

Segunda Sobreposio Na segunda sobreposio, o chimbal com o p tocado na segunda semicolcheia:

Terceira Sobreposio Na terceira sobreposio, o chimbal com o p tocado na terceira semicolcheia, ou seja, no contratempo:

Quarta Sobreposio Na quarta sobreposio, o chimbal com o p tocado na quarta semicolcheira:

A ttulo de sugesto penso ser importante a execuo dos mesmos exerccios mas com a colocao de bumbos escolha do executante, para que assim crie seus prprios grooves e combinaes. Tambm importante a execuo dos exerccios com a mo fraca no chimbal e a mo forte na caixa. Para um desenvolvimento ainda mais consistente recomendo tambm a execuo com ps trocados. Para mais ostinatos e sugestes de combinaes, sugiro a leitura do livro Estudos de Coordenao e Independncia Motora Atravs de Ostinatos Anlises em Duas Trs e quatro Vias, de minha autoria, onde exploro os ostinatos de base semicolcheias em sua totalidade. No prximo artigo desta srie abordarei os ostinatos compostos atravs da colocao de mais notas na caixa.

Lio

Independncia motora atravs da combinao de ostinatos na construo de grooves - 4


Por Daniel Oliveira 10/11/2013

Este estudo visa a obteno de coordenao motora e independncia atravs da com- binao de clulas rtmicas (ostinatos), em uma base de cada vez at a exausto de possibilidades com uma, duas, trs e quatro vias. Nesta fase, aumentaremos as possibilidades de criao de grooves atravs da adio de mais notas na caixa dos ostinatos previamente estudados.

As notas na caixa podero ser incorporadas uma de cada vez, embora mantendo-se a que coincide com o ataque do segundo tempo.

No obstante possibilidade de supresso de notas na caixa, estas tambm devero ser estudadas utilizando atenuao de sua expresso sob forma de toques fantasmas.

Primeira Possibilidade Na primeira possibilidade a caixa tocada, alm de no segundo tempo, na segunda semicolcheia do primeiro e segundo tempos:

Segunda Possibilidade Na segunda possibilidade a caixa tocada, alm de no segundo tempo, na segunda colcheia do primeiro e segundo tempos:

Terceira Possibilidade Na terceira possibilidade a caixa tocada, alm de no segundo tempo, na segunda e quarta semicolcheias do primeiro e segundo tempos:

A ttulo de sugesto, penso ser importante a execuo dos mesmos exerccios mas com a colocao de bumbos escolha do executante para que assim crie seus prprios grooves e combinaes. Tambm importante a execuo dos exerccios agora com o p fraco no bumbo. Para um desenvolvimento ainda mais consistente recomendo tambm a execuo com mos trocadas. Para mais ostinatos e sugestes de combinaes sugiro a leitura do livro Estudos de Coordenao e Independncia Motora Atravs de Ostinatos Anlises em Duas, Trs e Quatro Vias, de minha autoria, onde exploro os ostinatos de base semicolcheia em sua totalidade.

Lio

Independncia atravs de ostinatos em tercinas


Por Daniel Oliveira 10/12/2013

Este estudo visa a obteno de coordenao motora e independncia atravs da combinao de clulas rtmicas (ostinatos), em uma base de cada vez at a exausto de possibilidades com uma, duas, trs e quatro vias. Mas dessa vez com o referencial em tercinas, e nas mesmas quatro fases das colunas anteriores. Nesta lio, trataremos das fases 1 e 2. A primeira fase a anlise das clulas rtmicas a serem estudadas e a escolha da matriz (ostinato base a ser tocado pela mo forte), neste caso dentre as variaes de tercinas de colcheias. Tambm parte de primeira fase a colocao da nota com a mo fraca no segundo tempo. Na segunda fase, com os ostinatos j adicionados da caixa no segundo tempo, so sobrepostos s variaes de tercinas de colcheias com uma, duas ou trs notas por tempo a fim de se esgotar as possibilidades de combinaes no s com o bumbo, mas de ambos os ps com os ostinatos, dando incio ao estudo de coordenao motora de trs vias. Anlise De Ostinatos O primeiro ostinato escolhido composto por uma tercina de colcheias por tempo, tocadas no chimbal.

No segundo tempo adiciona-se a caixa a ser tocada com a mo fraca.

Variaes De Bumbo Nesta fase passa-se adio de notas no bumbo com o p forte (direito para destros e esquerdo para canhotos), para o estabelecimento da coordenao motora de trs vias: duas mos e p forte. Adicionase uma variao de bumbo de cada vez e em todas as posies possveis de uma, duas ou trs notas por tempo, visando o esgotamento das possibilidades de coordenao de trs vias. Convm frisar que a repetio determina a fluncia no exerccio. Uma vez dominados os exerccios, eles devem ser repetidos, mas agora executando as variaes de bumbo no chimbal e com o p fraco.

A ttulo de sugesto, penso ser importante a execuo dos mesmos exerccios mas com a colocao de bumbos escolha do executante, para que assim crie seus prprios grooves e combinaes. Tambm importante a execuo dos exerccios agora com o p fraco no bumbo. Para um desenvolvimento ainda mais consistente, recomendo tambm a execuo com mos trocadas.

Lio

Independncia atravs de ostinatos em tercinas 2


Por Daniel Oliveira 10/01/2014

Este estudo visa a obteno de coordenao motora e independncia atravs da combinao de clulas rtmicas (ostinatos), em uma base de cada vez at a exausto de possibilidades com uma, duas, trs e quatro vias, mas agora com o referencial em tercinas e nas mesmas quatro fases das colunas anteriores. A primeira parte desta fase consiste na adio de mais notas de caixa, com a mo fraca, ao ostinato em tercina estudado. Neste caso as caixas sero adicionadas segunda colcheia de cada tempo em terccina, bem como cabea do segundo tempo. Aps a adio, sobrepe-se o ostinato agora composto a todas as possibilidades de combinaes de tercinas no s com o bumbo, mas tambm de ambos os ps com os ostinatos, dando incio ao estudo de coordenao motora de trs vias. Anlise De Ostinatos O primeiro ostinato escolhido composto por uma tercina de colcheias por tempo tocadas no chimbal e notas na caixa na segunda colcheia de cada tempo e na cabea do segundo tempo.

Variaes De Bumbo Nesta fase passa-se adio de notas no bumbo com o p forte (direito para destros e esquerdo para canhotos), para o estabelecimento da coordenao motora de trs vias; duas mos e p forte. Adicionase uma variao de bumbo de cada vez e em todas as posies possveis de uma, duas ou trs notas por tempo visando o esgotamento das possibilidades de coordenao de trs vias. Convm frisar que a repetio determina a fluncia no exerccio. Uma vez dominados os exerccios, os mesmos devem ser repetidos, mas agora executando as variaes de bumbo no chimbal e com o p fraco.

A ttulo de sugesto penso ser importante a execuo dos mesmos exerccios mas com a colocao de bumbos escolha do executante, para que assim crie seus prprios grooves e combinaes no exerccio abaixo:

Tambm importante a execuo dos exerccios agora com o p fraco no bumbo. Para um desenvolvimento ainda mais consistente, recomendo tambm a execuo com mos trocadas.

Lio

Independncia atravs de ostinatos em tercinas 3


Por Daniel Oliveira 10/02/2014

Este estudo visa a obteno de coordenao motora e independncia atravs da combinao de clulas rtmicas (ostinatos), em uma base de cada vez at a exausto de possibilidades agora com quatro vias e com o referencial tercina. Esta fase consiste na adio notas no chimbal com o p ao ostinato estudado juntamente com a adio das notas no bumbo. Em um primeiro momento as notas sero adicionadas s cabeas do tempo e, posteriormente, s segunda e terceira nota de cada tempo simultaneamente. Aps a adio destas procede-se a sobreposio dos ostinatos, j com o chimbal no p, a todas as possibilidades de combinaes de tercinas no s com o bumbo, dando incio ao estudo de coordenao motora de quatro vias.

Anlise de Ostinatos O primeiro ostinato escolhido composto por uma tercina de colcheias por tempo tocadas no chimbal e a caixa na cabea do segundo tempo.

A este ostinato so adicionadas colcheias na primeira, segunda e terceira posio das tercinas a serem tocadas com o chimbal no p.

Variaes De Bumbo Nesta fase passa-se adio de notas no bumbo com o p forte (direito para destros, esquerdo para canhotos) para o estabelecimento da coordenao motora de quatro vias em todas as possibilidades de colocao de chimbal no p. Adiciona-se uma variao de bumbo de cada vez e em todas as posies possveis de uma, duas ou trs notas por tempo, visando o esgotamento das possibilidades de coordenao das quatro vias. Convm frisar que a repetio determina a fluncia no exerccio. Uma vez dominados os exerccios, os mesmos devem ser repetidos, agora executando as variaes de bumbo no chimbal e com o p fraco, e vice-versa.

A ttulo de sugesto penso ser importante a execuo dos mesmos exerccios mas com a colocao de bumbos escolha do executante, para que assim crie seus prprios grooves e combinaes no exerccio abaixo:

Para um desenvolvimento de coordenao motora ainda mais consistente, recomendo a execuo dos exerccios tanto com os ps quanto com as mo trocadas.

O estudo acima e dirigido ao foco de criao de grooves de uma frma sistemtica na qual foi analizado a bateria, no texto atual, e na apostila cujo nome (Arranjo linear: Universidade de Campinas). E tambm tem os livros originais de bateria onde aborda o mesmo assunto para estudo pesquise-o. Tambm foi analizado a criao de grooves sistemticamente com base no contrabaixo na apostila (Murilo OSPM) est mesma abordagem de criao pode ser empregada na criao de grooves para o uso na mo direita. A princpio estude e procure entender a anlise e a execuo somente da caixa da bateria que o foco principal ritmo utilizado na mo direita do piano pegando cada clula e entendendo sua construo at chegar ao ponto de entender e construir sozinho um groove. Aps ter estudado toda a seo da caixa mo direita, inicie o estudo da mo esquerda separadamente da mesma forma que os exemplos acima. O estudo devera ser feito no sibelius analizando pontuao, pausas e figuras rtmicas.

10 Fundamentos Para Aprimorar suas Levadas no Contrabaixo


Nessa srie de colunas para contrabaixo abordarei os principais fundamentos usados em levadas, quaisquer que sejam os estilos musicais usados. Nessa primeira coluna falo sobre as opes de notas mais usadas. O estilo predominante nos exemplos o Pop/Rock, mas sugiro a aplicao dos mesmos fundamentos em outros estilos musicais, tambm em tcnicas como Slap, Tapping e at improvisao. Todos os exemplos so tocados na harmonia IAmIFICDmIGI. Tambm procurei mudar os ritmos em cada exemplo e entre os acordes para dar mais referncias ritmicas, uma vez que os fundamentos ritmicos sero detalhados futuramente. Coluna Zuzo Levadas Notas Confira os detalhes dos exerccios logo aps o PDF abaixo.

Ex. 1 Aplicao de oitavas. Ex. 2 Uso de notas do acorde : quintas. Ex. 3 Uso de teras menores e maiores alm de oitavas das teras. Ex. 4 Aproximaes cromticas : uma nota ( semitom ) vindo do mais grave. Ex. 5 Aproximaes cromticas : duas notas ( semitons ) vindo do mais grave e mais agudo. Ex. 6 Aproximaes cromticas : trs notas ( semitons ) vindo do mais grave e mais agudo. Ex. 7 Aproximaes cromticas para as oitavas e quintas: uma e duas notas vindo do mais grave. Ex. 8 Aproximaes cromticas para as teras e oitavas das teras: uma nota vindo do mais grave e duas vindo do mais grave e mais agudo. Ex. 9 Aplicao de escalas : uso da escala do tom ( menor nesse exemplo ) em duas digitaes, comeando na quinta casa da corda mi e comeando na corda solta l. Ex. 10 Variao de todos os fundamentos dados anteriormente : aproximaes cromticas no Am, escala menor no F, aproximaes cromticas noC, DmeG. Procurem aplicar os mesmos fundamentos em outras harmonias e musicas. Sugiro a simplificao do uso de escalas usando apenas uma digitao para cada uma, mas visualizando ela em todo o brao. Lembrando que a aplicao de arpejos/notas dos acordes e aproximaes cromticas feita por acorde , seja em triade ( tnica, 3a e 5a ) ou no uso de 7as, 6as ou 9as para ttrades. J a aplicao de escalas por tonalidade, como nos exemplos 9 e 10, onde o tom de L menor, ento foi usada a escala de l menor em todo o trecho. Vale lembrar que o uso de notas de passagem e viradas utilizando todos os fundamentos passados dependem muito da melodia principal sendo tocada, seja atravs da voz ou um outro instrumento. Sugiro que se ache lacunas entre esssas melodias, momentos onde a melodia est respirando, assim os movimentos nas linhas do baixono vo brigar com ela, que o foco principal de ateno do ouvinte.

Criando linhas de baixo - Aula 1


Fonte - Renato Leite - baixista.com.br

E ai galera, essa a primeira coluna de uma serie em que explicarei sobre condues de baixo, passando por vrios estilos musicais e varias matrias abordando harmonia para podermos expandir nossas idias e criar linhas de baixo mais interessantes, e com mais contedo harmnico. Esse parece um assunto obvio quando se trata de contrabaixo, e muitos livros j foram escritos sobre o assunto, mas mesmo assim percebo falta desse tipo de material na internet e na musica que tenho visto ultimamente. Nesse primeiro exerccio vou passar uma maneira progressiva de criar Walking Bass, embora esse tipo de linha de baixo seja especifica do jazz, ela muito didtica, pois aborda formaes de acordes, modos e cromatismos que podem ser usados em linhas de baixos de qualquer estilo. O intuito dessa matria formar uma base solida para o baixista criar linhas de baixo bem consistentes. Os exerccios propostos sero dados de maneira progressiva em que o baixista comea apenas tocando as notas fundamentais dos acordes, e progressivamente vai adicionando notas pertencentes escala, e cromatismos.

Contexto: Tradicionalmente, o walking bass se divide em duas linhas de baixo diferentes, o HALF TIME e o WALKING BASS, esses dois tipos de linhas so especficos do jazz e surgiram no swing, tipo de jazz tocado nos anos 30. O Half time tocado durante a exposio do tema (melodia principal da musica) e deve ser tocado basicamente com Mnimas (duas notas por compasso) podendo haver variaes de ritmo. O Walking bass tocado durante os solos, e deve ser tocado em semnimas (quatro notas por compasso).

Nesse primeiro exerccio, vamos tocar a musica "All the things you are", um standard de jazz contido no real book. A principal regra a obedecer tocar por GRAU CONJUNTO, ou seja, evitar saltos entre os acordes, podendo saltar apenas no meio do compasso.

Exerccio: A Cifra da musica esta anexada ao exerccio, alem de um vdeo demonstrativo, e o playback para o baixista estudar o assunto. A musica deve ser tocada nas etapas descritas abaixo, em Half Time. Procure tocar da casa zero ate a casa cinco do baixo, para desenvolver total domnio nessa regio, e de cordas soltas.

1) Primeira etapa Tocar as Fundamentais dos acordes escritos na cifra 2) Segunda Etapa

Tocar as Fundamentais + as quintas dos acordes (quintas justas ou diminutas) 3) Terceira Etapa Tocar as Fundamentais dos acordes + teras (maiores ou menores) ou quintas 4) Quarta etapa Fundamentais + teras + quintas + Notas dos modos 5) Quinta etapa Fundamentais + teras + Quintas + Modos + Cromatismos

Cifra: Ateno para alguns compassos que possuem dois acordes. | Fm7 | Bbm7 | Eb7 | Ab7M | Db7M |Dm7(b5) G7 | C7M | % | | Cm7 | Fm7 | Bb7 | Eb7+ | Ab7M | Am7(b5) D7 | G7M | E7| | Am7 | D7 | G7M | % | F#m7(b5) | B7 | E7M | Caum | | Fm7 | Bbm7 | Eb7 | Ab7M | Db7M | Gb7 | Cm7 | Bdim | Bbm7 | Eb7 | Ab7M ||

As etapas sero mostradas em vdeo, em que eu tocarei todas elas junto com o playback retirado do play along do Jammey Aebersold. Feito isso, j estaremos tocando as linhas de baixo em half time, de maneira completa, usando todo o material harmnico.

Criando linhas de baixo - Aula 2


Introduo: Arpejos, Modos e Cromatismos, so pr-requisitos para o baixista conseguir criar uma boa linha. Nessa coluna explicarei sobre esses trs materiais harmnicos, que so a matria prima de uma boa linha de baixo. Os exerccios esto exemplificados no vdeo dividido em partes 1, 2 e 3.

Arpejos Arpejos so notas que compe um acorde, e podem ser tocados melodicamente em forma de arpejos, ou harmonicamente em forma de acordes. Os arpejos se dividem em Trades e Ttrades, que possuem trs e quatro notas respectivamente. Trades - Fundamental (F) + Tera + Quinta Ex. C (do maior) C+E+G Ttrades - Fundamental + Tera + Quinta + Stima Ex. C7M (do maior, stima maior) C+E+G+B Possibilidades de trades e ttrades (Video parte 1) - Trades: 1) Maior M - F + 3M + 5J C* - C + E + G *Ateno, os acordes maiores no possuem indicaes de tera (C = do maior), As teras menores so indicadas com o sinal m. 2) Menor m - F + 3m + G Cm - C + Eb + G 3) Aumentada aum - F + 3M + 5aum Caum - C + E + G# 4) Diminuta dim - F + 3m + 5dim Cdim - C + Eb + Gb - Ttrades 1) Maior com stima maior M 7M - F + 3M + 5J + 7M C7M - C + E + G + B 2) Maior com stima menor M 7 - F + 3M + 5J + 7m C7* - C + E + G + Bb *Ateno, as stimas menores no possuem sinais indicativos (7 = setima menor), as stimas maiores so indicadas com o sinal M.

3) Menor com stima menor m 7 - F + 3m + 5J + 7m Cm7 - C + Eb + G + Bb 4) Menor com stima maior m7M - F + 3m + 5J + 7M Cm7M - C + Eb + G + B 5) Meia diminuta m(b5)7 - F + 3m + 5dim + 7m Cm(b5)7 - C + Eb + Gb + Bb 6) Diminuta - F + 3m + 5dim + 7dim C - C + Eb + Gb + Bbb (si dobrado bemol = la) 7) Aumentada com stima maior aum7M - F + 3M + 5aum + 7M Caum7M - C + E + G# + B Ateno, os acordes maiores no possuem indicaes de tera (C = do maior) Exerccio 1: Tocar as ttrades do campo harmnico de C maior. C7M - Dm7 - Em7 - F7M - G7 - Am7 - Bm(b5)7 O exerccio deve ser tocado ao longo do brao do baixo, comeando no C (casa 3, corda la) e terminado no C (casa 15, corda la). Algumas combinaes podem ser feitas, fazendo arpejos ascendentes e descendentes pelo brao do baixo. Modos Modos so formas de organizar escalas com padres intervalares, e so gerados a partir de graus da escala maior. escala maior: T T S T T T S (T = tom, S = semitom) CDEFGABC a) Os modos podem ser pensados como sendo uma nica escala, porem iniciados em lugares diferentes. 1 grau - Jnio CDEFGABC 2 grau - Drico DEFGABCD 3 grau - Frgio EFGABCDE 4 grau - Ldio

FGABCDEF 5 grau - Mixoldio GABCDEFG 6 grau - Elio ABCDEFGA 7 grau - Lcrio BCDEFGAB Digitao comum usar as digitaes fechadas para modos maiores, em que a nota fundamental tocada com o dedo mdio (exemplificado no vdeo). Porem vale a pena estudar tambm as digitaes abertas, tocando a nota fundamental com o dedo indicador, usando 3 notas por corda. Em minha monografia estou estudando as improvisaes do baixista Nico Assumpo. Adepto das digitaes abertas, ele dizia que essa possibiidade pode expandir a viso do baixista horizontamente. Exerccio 2 (Video parte 2) Tocar os modos do campo harmnico de C maior pelo brao do baixo, semelhante ao exerccio 1. C jnio, D drico, E frgio, F ldio, G mixoldio, A elio, B lcrio, C jnio (oitava)

b) Quando pensados individualmente, os modos possuem sonoridades diferentes que so geradas pelas suas relaes intervalares. 1 grau - Jnio T 2M 3M 4J 5J 6M 7M 8J 2 grau - Drico F 2M 3m 4J 5J 6M 7m 8J 3 grau - Frgio F 2m 3m 4J 5J 6m 7m 8J 4 grau - Lido F 2M 3M 4aum 5J 6M 7M 8J 5 grau - Mixoldio F 2M 3M 4J 5J 6M 7m 8J 6 grau - Elio T 2M 3m 4J 5J 6m 7m 8J 7 grau - Lcrio F 2m 3m 4J 5dim 6m 7m 8J Exerccio 3 Tocar todos os modos em um mesmo tom, afim de memorizar suas relaes

intervalares e suas sonoridades. Como exerccio de percepo auditiva, repare que cada modo possui a sua caracterstica sonora, e alguns soam mais "alegres" outros mais "melanclicos", alguns vo lembrar musicas conhecidas ou mesmo trilhas sonoras de filmes. Essa memorizao ajuda na hora de tirar musicas, e tambm a compor trechos musicais em que se busca uma sonoridade especifica, por exemplo, em musica nordestina estereotipada comum usar o modo Mixoldio e o Mixoldio 4+.

Cromatismos So notas fora da tonalidade da musica que se resolvem meio tom acima ou abaixo, em uma nota do acorde ou em uma nota da escala. Ex. Em C maior, a nota G# no pertence escala de C e tambm no pertence ao arpejo de C. Porem ela pode ser tocada conscientemente, sendo um cromatismo, que deve resolver em A (nota da escala - 6M) ou em G (nota do arpejo - 5J) Os cromatismos podem ser tocados em tempos fracos, resolvendo em tempos fortes, recebendo o nome de Apogiatura, e podem ser tocados em tempos fortes, resolvendo em tempos fracos, recebendo o nome de Retardo. 4) Aplicao prtica (Video Parte 3) Analisaremos o trecho inicial da linha da baixo da musica "The chicken" do baixista Jaco Pastorius.

Essa linha foi criada Sobre o acorde de Bb7 em que NA significa Nota do acorde, e NE significa Nota da Escala; Jaco no usou cromatismos nesse trecho. Essa coluna tem matria para muitas horas de estudo e dedicao, e serve como pr-requisito para muitos assuntos. Lembrando que as regras existentes devem ser aprendidas para posteriormente serem quebradas. Boa sorte, Abrao!!!

Criando linhas de baixo - Aula 3


Nas colunas passadas estudamos Iniciao ao Walking bass, e todo material harmonico que pode existir em uma linha de baixo (arpejos, modos e cromatismos).

Estou usando a mesma metodologia que uso em minhas aulas de baixo, que a metodologia em espiral. Essa metodologia consiste em abordar todos assuntos superficialmente para depois voltar em cada um deles se aprofundando um pouco mais, em ciclos constantes que permitem que o aluno tenha bastante tempo para absorver o contedo, antes de ele ser aprofundado. Nessa terceira aula, iremos estudar a parte rtmica que pode ser explorada em uma linha de baixo e aplicarei um metodo em que no se ensina levadas e varies, e sim mostra maneiras do aluno criar suas proprias levadas e variaes baseando-se no contexto da musica. Sou contra o ensino levadas e variaes, pois acabam funcionando como frases feitas e atrofiam o lado musical criativo do baixista. Primeiro passo Descobrir qual subdiviso basica que a msica em questo possui, ou seja descobrir se ela foi composta em clulas de semicolcheia retas ou clulas tercinadas. Existem levadas que so claramente retas ou tercinadas assim como o samba e o jazz, porem existem estilos que podem ser tocados dos dois jeitos assim como o rock e o funk.

a) Celulas retas, so baseadas na semicolcheia, ou seja, quatro notas por tempo.

b) As clulas tercinadas recebem o nome de Swing feel, e so baseadas em celulas de trs notas por tempo. Elas podem ser escritas em trs formas diferentes, Compasso de 4/4 com tercinas (b1) e compasso de 12/8 (b2), ou entao em compasso de 4/4 escrito como normalmente porem com um indicativo de swing feel. b1)

b2) Exerccio 1 Tocar os grooves escritos na partitura interpretando com semicolcheias retas e tercinadas, conforme demonstradas na primeira parte do vdeo, em que tocarei um groove de funk interpretando das duas maneiras para podermos perceber a diferena entre as duas interpretaes de um mesmo groove.

importante o baixista conseguir transitar livremente entre as duas formas de interpretao, isso vai comprovar que o baixista esta seguro e consciente do que esta tocando. Repare que em muitos casos a diferena entre um groove tercinado e groove reto pode ser percebido apenas pelas ghost notes.

Exerccio 2

O mesmo deve ser feito com essa linha de blues, que fica muito semelhante ao rock dos anos 50 quando tocada sem o swing feel. Conforme demonstrada na segunda parte do vdeo
Exerccio 3 Ouvir as musicas da lista abaixo e dizer qual delas a clula bsica reta e qual delas tercinada. Fiquem a vontade para mandar as respostas no meu e-mail, ou ento esperar pela proxima coluna com as respostas. Oakland stroke (Tower of power) Come on, Come over (Jaco Pastorius) Sina (Djavan) Incompatibilidade de gnios (Joo Bosco) Santeria (Sublime) This love (Bob Marley) Everybody wants to rule the world (tears for fears)

Rosanna (Toto) Enter Sandman (Metallica) Aces high (Iron Maiden) Procurei fazer uma lista bem variada, Vamos l, Mos obra. Fonte - Renato Leite - baixista.com.br

Criando linhas de baixo - Aula 4


E ai Galera, como esto indo os estudo de baixo? Vamos dar continuidade na criao das linhas de baixo. O assunto dessa coluna a incluso de Ghost notes em grooves predeterminados. As ghost notes so notas sem altura definida que do efeito percussivo ao baixo, deixando o groove muito mais rtmico e swingado. Para conseguir esse som deve-se colocar os dedos da mo direita apenas encostando sobre as cordas, sem apertar. Para que o som seja adequado tambm necessrio usar mais do que um dedo, j que h o risco de emitir um harmnico natural que pode poluir o groove. As ghost notes so escritas em partitura com um X que se situa na nota da corda em que ela foi tocada. Exerccios: Nessa coluna anexei as partituras de dois grooves que servem de exemplo de como ir colocando as ghost notes. Os Grooves so tocados no vdeo.

Os exerccios esto divididos em trs etapas: A) Primeiro groove 1) Groove tocado sem ghost notes. Essa etapa serve para conhecermos o groove que ser trabalhado, adicionando ghost notes. 2) Groove com algumas ghost notes. Essa uma etapa intermediria que funciona de maneira didtica, veja que o groove com poucas ghosts no apresenta muita dificuldade em sua execuo. 3) Groove completamente preenchido. Essa a etapa final do exerccio, um ponto em que o baixista consegue colocar muitas ghost notes.

Vdeo - Criando Linhas de Baixo Aula 4

(primeira parte do vdeo)

B) Segundo groove A mesma coisa feita com o segundo groove, porm ele tocado com Slap. (Segunda parte do vdeo)

Com esse exerccio o estudante tem recursos para tocar o groove com muitas ou poucas ghost, que podero ser dosadas. A escolha da quantidade de ghost notes deve ser feita usando o bom gosto, lembrando que alguns gneros musicais no usam ghost em sua linguagem tradicional, pois essa sonoridade foi desenvolvida por baixistas de Funk e Fusion dos anos 70 e 80, tais como Francis "Rocco" Prestia e Jaco Pastorius.

C) Terceiro groove Segue em anexo o groove da msica D-Code do baixista canadense Alain Caron. Esse groove tocado em Slap e muito bem construdo. Ele usa as notas do acorde de Dm6. Quem tiver interesse em toc-la por completo pode procurar pelo play-along do disco "Play". (terceira parte do vdeo)

Criando linhas de baixo aula 5


E ai pessoal, vamos dar continuidade essa serie. Ja tivemos 4 aulas que abordaram: 1) Walking bass 2) Arpejos, modos 3) Grooves retos e tercinados 4) Ghost notes Nessa quinta coluna abordarei as levadas de samba e bossa nova. Logo de inicio citarei alguns baixistas que servem como referncia no estilo, tais como Luizo Maia, Sizo Machado, Jorge Oscar, Arthur Maia, Nico Assumpo, Ney Conceio, Zeca Assumpo, Jorge Helder, Paulo Paulelli, Claudio Bertrami. Para quem quer tocar esse tipo de msica muito importante conhecer esses baixistas. As levadas aqui ensinadas so um resumo do que acontece nesses estilos, assim como toda iniciao, vamos entender o bsico e imitar o que j foi feito, para posteriormente dominar o estilo mais profundamente e criar uma linguagem prpria. O baixo no samba foi introduzido baseando-se no surdo, com a seguinte clula rtmica.

A formula de compasso em 2/4 e o segundo tempo recebe um forte acento. Veja um exemplo dessa levada tocando a cadencia I, VI, II, V. Na primeira parte do video.

C7M / Am7 / Dm7 / G7

Uma levada construda em seminimas mais simples e pode ser muito bem usada para substituir a clula anterior. Tambem mostrado na primeira parte do video.

A levada de samba baseada em semicolcheias, portanto qualquer variao criada em cima disso muito bem vinda. Eu particularmente sou contra o ensino de variaes, e prefiro deixar elas por conta da musicalidade do estudante. Veja no prximo exemplo, uma levada com mais variaes e frases em semicolcheias em que toquei me baseando na harmonia da musica "Wave" do Tom Jobim. Terceira parte do video.

Baixe a partitura e o playback nos links abaixo:

Playback: http://www.4shared.com/file/194434158/9a332ba/02_Wave.html

Partitura: http://www.4shared.com/file/4513468/ff378bb1/Wave.html

Fonte -Renato

Leite baixista.com.br

Criando linhas de baixo- Aula 6


Blues
E a baixistas, vamos dar continuidade ao trabalho, com fora total nos estudos. Nessa coluna vamos abordar o assunto blues, que tem muitas caractersticas peculiares e um timo estudo para criar linhas de baixo, improvisar etc. Antes de tudo quero deixar claro que o blues no somente um gnero musical, mas principalmente uma forma musical de 12 compassos que se repetem ciclicamente. O blues surgiu no inicio do sculo XX, a partir de escravos negros norte americanos, que cantavam com intuito religioso, Com base nos Spirituals e cantos de trabalho, o blues gerou duas grandes vertentes musicais, o rhythm and blues que muito prximo ao boogie woogie e ao inicio do rock. E o bebop blues, que o blues incorporado ao jazz. De inicio vale a pena conhecer a forma basica e suas principais caractersticas.

a) 12 compassos b) IV grau tocado no quinto compasso c) Pimeiro grau com stima menor - I7 d) Turn Arround no fim do chorus Nota: No campo harmnico maior (visto na aula II) o primeiro grau tem stima maior. O primeiro grau com stima menor uma caracteristica exclusiva da sonoridade blues. Vamos estudar primeiro a harmonia mais tradicional de blues que pode ser tocada com uma linha muito conhecida de boogie woogie, e pode tambm ser tocada com outras linhas improvisadas como um walking bass. Essas linhas podem ser interpretadas com a colcheia reta ou terminada, lembrando respectivamente Rock ou Blues (vide aula 3 sobre linhas retas e terminadas) Veja no esquema abaixo a forma blues com os graus referentes aos acordes, acompanhados de uma cifra (abaixo) na tonalidade de F maior. A linha de boogie est escrita na partitura.

Bebop blues

O Bebop uma vertente de jazz dos anos 40, nesse contexto era muito comum os msicos sarem de suas big bands e se encontrarem para continuar tocando aps os shows. Esse costume foi chamado de JAM session (Jazz After Midinight) em que eles tocavam o que realmente queriam e demonstravam toda sua capacidade de improvisar, geralmente em andamentos rpidos. Vale a pena conhecer os msicos que se destacaram nesse perodo: Charlie Parker, Dizzy Gillespie, Bud Powel. Em muitas dessas sesses, a forma utilizada era o Blues, em que a harmonia bsica foi expandida com a insero de acordes e tambm com substituies.

Exerccios:

Tocar o blues tradicional e ir acrescentando aos poucos mais variaes na linha da baixo, ate chegar no bebop blues. Se voc j domina o blues tradicional, pule o inicio do exerccio e j comece adicionando variaes ate chegar no bebop blues.
O video demonstrativo foi dividido em duas partes. Rapido e lento, sendo que cada uma dessas partes foi dividida em 3 etapas: Boggie woogie, Variaoes e bebop blues, conforme o exerccio proposto. Clique aqu para baixar o playback usado no bebop blues.

Objetivo: Tocar todos tipos de blues em todos os tons.

Vous aimerez peut-être aussi