Vous êtes sur la page 1sur 6

Introduo

O presente trabalho surge no mbito da introduao da disciplina de Filosofia que iremos abordar o assunto dos primeiros filosofos e as disciplinas da filosofia; O estudo desta disciplina de suma importncia na medida que os estudantes tm oportunidades de saber como os filosofos pre-socraticos eram e como sao os novos filosofos.

Sao objectivos deste trabalho: aprender mais sobre a disciplina da Filosofia e saber concretamente o que esta disciplina ensina-nos, e que nos vai preparar para o nosso futuro. Este trabalho esta estruturado em duas partes, na primeira parte sera abordado o assunto dos primeiros Filosofos, e na segunda parte o assunto das Disciplinas da Filosofia. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliografica.

I Os primeiros Filosofos A filosofia antiga teve incio no sculo VI a.C. e se estendeu at a decadncia do imprio romano no sculo V d.C. Pode-se dividi-la em quatro perodos: (1) o perodo dos pr-socrticos; (2) um perodo humanista, em que Scrates e os sofistas trouxeram as questes morais para o centro do debate filosfico; (3) o perodo ureo da filosofia em Atenas, em que despontaram Plato e Aristteles; (4) e o perodo helenstico. s vezes se distingue um quinto perodo, que compreende os primeiros filsofos cristos e os neoplatonistas. Os dois autores mais importantes da filosofia antiga em termos de influncia posterior foram Plato e Aristteles. Os primeiros filosofos pre-socraticos surgiram na regiao da Jonia e da Magna Grecia por volta do sec.VI e V a.C; Os primeiros filosofos foram chamados de pre-socraticos, e os principais foram Tales, Anaximandro, Pitagoras, Heraclito, Parmenides, Zeno, Democrito e Anaxogoras. Os primeiros filosofos escreveram em prosa e somente alguns fragmentos de seus escritos chegaram a posterioridade estudando problemas cosmologicos. Eles buscaram o principio constitutivo do cosmo: arche. Por essa razao sao considerados fisicos ( do grego physis, ou natureza). A questo da essncia material imutvel foi a primeira feio assumida por uma inquietao que percorreu praticamente toda a filosofia grega. Essa inquietao pode ser traduzida na seguinte pergunta: existe uma realidade imutvel por trs das mudanas caticas dos fenmenos naturais? J os prprios pr-socrticos propuseram respostas extremas a essa pergunta. Parmnides de Eleia defendeu que a perene mutao das coisas no passa de uma iluso dos sentidos, pois a razo revelaria que o Ser nico, imutvel e eterno.38 Herclito de feso, por outro lado, defendeu uma posio diametralmente oposta: a prpria essncia das coisas mudana, e seriam vos os esforos para buscar uma realidade imutvel.39 Tais especulaes, que combinavam a oposio entre realidade e aparncia com a busca de uma matria primordial, culminaram na filosofia atomista de Leucipo e Demcrito. Para esses filsofos a substncia de todas as coisas seriam partculas minsculas e invisveis os tomos em perene movimentao no vcuo. E os fenmenos que testemunhamos cotidianamente so resultado da combinao, separao e recombinao desses tomos. Na transio do sculo III para o sculo IV a.C., durante o perodo helenstico, formamse duas escolas filosficas cujos ensinamentos representam uma clara mudana de nfase em relao Academia de Plato e escola peripattica de Aristteles. As duas escolas tambm se assemelham na crena de que esse objetivo passa por uma espcie de harmonizao entre o indivduo e a natureza, mas divergem quanto forma de se realizar essa harmonizao. O contraponto a esse relativismo dos sofistas foi Scrates. Embora partilhasse com os sofistas certa indiferena em relao aos valores tradicionais, Scrates dedicou-se busca de valores perenes. Scrates no deixou nenhum registro escrito de suas ideias.

Tudo o que sabemos dele chegou-nos atravs do testemunho de seus discpulos e contemporneos. Segundo dizem, Scrates teria defendido que a virtude conhecimento e as faltas morais provm da ignorncia.41 O indivduo que adquirisse o conhecimento perfeito seria inevitavelmente bom e feliz. Por outro lado, essa busca simultnea do conhecimento e da bondade deve comear pelo exame profundo de si mesmo e das crenas e valores aceitos acriticamente. Segundo contam, Scrates foi um inquiridor implacvel e fez fama por sua habilidade de levar exasperao os seus antagonistas. Ao concidado que se dizia justo, Scrates perguntava O que a justia?, e depois se dedicava a demolir todas as tentativas de responder pergunta. A Morte de Scrates, Jacques-Louis David, 1787. A atitude de Scrates acabou por lhe custar a vida. Seus adversrios conseguiram levlo a julgamento por impiedade e corrupo de jovens. Scrates foi condenado morte mais especificamente, a envenenar-se com cicuta. Segundo o relato de Plato, o seu mais famoso discpulo, Scrates cumpriu a sentena com absoluta serenidade e destemor. Coube a Plato levar adiante os ensinamentos do mestre e super-los. Plato realiza a primeira grande sntese da filosofia grega. Em seus dilogos, combinam-se as antigas questes dos pr-socrticos com as urgentes questes morais e polticas, o discurso racional com a intuio mstica, a elucubrao lgica com a obra potica, os mitos com a cincia. Segundo Plato, os nossos sentidos s nos permitem perceber uma natureza catica, em que as mudanas e a diversidade aparentam no obedecer a nenhum princpio regulador; mas a razo, ao contrrio, capaz de ir alm dessas aparncias e captar as formas imutveis que so as causas e modelos de tudo o que existe. A geometria fornece um bom exemplo. Ao demonstrar seus teoremas os gemetras empregam figuras imperfeitas. Por mais acurado que seja o compasso, os desenhos de crculos sempre contero irregularidades e imperfeies. As figuras sensveis do crculo esto sempre aqum de seu modelo e esse modelo a prpria ideia de crculo, concebvel apenas pela razo. O mesmo ocorre com os demais seres: os cavalos que vemos so todos diferentes entre si, mas h um princpio unificador a ideia de cavalo que nos faz chamar a todos de cavalos. Com os valores, no seria diferente. As diferentes opinies sobre questes morais e estticas devem-se a uma viso empobrecida das coisas. Os que empreenderem uma busca sincera alcanaro a concepo do Belo em si mesmo e do Bem em si mesmo.

II Disciplinas filosficas Metafisica geral qualquer investigacao que levante questoes sobre a realidade que esteja por detras ou para alem da que pode se tratada pelos metodos da ciencia. Levanta questoes tais como: Deus existe? Ha vida depois da morte? O que posso esperar? Ontologia Estuda as teorias do Ser. O Ser fora do qual nada pode ser.as perguntas que se colocam nesta area sao as seguintes: porque existe o Ser e nada? O que e o real? Vivemos numa ilusao? Metafisica especial Em filosofia existe uma clara destincao entre o ser em geral, de que trata a Metafisica e a Ontologia, e os seres particulares, que sao objecto de estudo da filosofia da Natureza. Teodiceia Parte da Metafisica que se interessa pelo problema de Deus: justificacao da possibilidade da sua existencia pela via racional e nao pela fe. Epistemologia ou teoria do conhecimento a rea da filosofia que estuda a natureza do conhecimento, sua origem e seus limites. Dessa forma, entre as questes tpicas da epistemologia esto: O que diferencia o conhecimento de outras formas de crena?, O que podemos conhecer?, Como chegamos a ter conhecimento de algo? Teoria do conhecimento ou Gnosiologia Disciplina que se ocupa dos problemas do conhecimento; reflexao sobre a possibilidade do conhecimento e sua origem. Lgica a rea que trata das estruturas formais do raciocnio perfeito ou seja, daqueles raciocnios cuja concluso preserva a verdade das premissas. Na lgica so estudados, portanto, os mtodos e princpios que permitem distinguir os raciocnios corretos dos raciocnios incorretos. Antropologia filosofica Reflexao que procura compreender a natureza do Homem. Analisa as dimensoes e a especificidade do Homem e o sentido da sua existencia. Esttica ou filosofia da arte entre as investigaes dessa rea, encontram-se aquelas sobre a natureza da arte e da experincia esttica, sobre como a experincia esttica se diferencia de outras formas de experincia, e sobre o prprio conceito de belo. tica Area da filosofia que estuda os costumes do ser humano em comunidade e accao humana no que toca aos seus principios. Se a Moral e o conjunto das norams de uma dada comunidade, cultura, sociedade, etc, a tica a reflexao sobre a constituicao dessa mesmas normas e sobre o sentido e a finalidade do agir humano. Filosofia poltica o ramo da filosofia que investiga os fundamentos da organizao sociopoltica e do Estado. So tradicionais nessa rea, as hipteses sobre o contrato original que teria dado incio vida em sociedade, institudo o governo, os deveres e os direitos dos cidados. Muitas dessas situaes hipotticas so elaboradas no intuito de recomendar mudanas ou reformas polticas aptas a aproximar as sociedades concretas de um determinado ideal poltico.

Concluso No presente trabalho abordamos o assunto dos primeiros filosofos, e as disciplinas Filosoficas. Depois de um estudo feito sobre estes dois tema concluimos que: Os primeiros filosofos estavam mais preucupados em estudar os problemas fundamentais relacionados a existencia, ao conhecimento, a verdade,aos valores morais e esteticos.

Bibliografia www.google.com/wikipedia e o livro Um outro olhar ssobre o mundo; de: Miguel Leitao e Maria Antonio

Vous aimerez peut-être aussi