Vous êtes sur la page 1sur 117

1

Agradecimento
Agradeo imensamente ao Ixan Russi, por compartilhar seu vasto conhecimento para que pudssemos montar esse grande material, e ao Vinicius Horta, por escrever de maneira incrvel os 29 artigos que servem como base para este livro. Em especial, quero agradecer aos leitores do Programa de Afiliados que acompanham regularmente nosso trabalho dentro da blogosfera. Muito obrigado! Anderson Chipak

Sobre Anderson Chipak


Anderson Chipak blogueiro em tempo parcial desde 2009 e escritor convidado da Escola Dinheiro desde Outubro de 2012. Formado em Sistemas de Informao pela Universidade Federal do Paran (UFPR), practitioner em Programao Neurolinguistica, Chipak possui diversos projetos online, sendo seu primognito e principal o Programa de Afiliados, onde d dicas de monetizao de sites atravs de programas de afiliados.

Sobre Vinicius Horta


Vinicius Horta blogueiro desde julho de 2010, iniciando em um projeto que a principio ficou parado no caminho. Com o tempo foi estudando e decidiu iniciar outros blogs, sendo o principal deles Dinheiro Web, com inicio em 01/01/2011. Vinicius se v como um cara simples, como qualquer pessoa com vontade de vencer e faz tudo o que pode para isso.

Clique Aqui Clique Aqui

Clique Aqui Clique Aqui

Clique Aqui

Clique Aqui Clique Aqui

Clique Aqui

Sumrio
Como esse livro foi escrito.......................................................................... 7

Recomendaes ........................................................................................... 9

O que um programa de afiliados ................................................................. 10 O que so redes de afiliados .......................................................................... 15 Redes de Afiliados VS Afiliados de Nicho ...................................................... 18 Redes de Afiliados VS Google Adsense ........................................................ 22 Situao do mercado de afiliao brasileiro ................................................... 26 Anunciantes VS Afiliados ............................................................................... 29 O que os anunciantes esperam dos afiliados ................................................. 34 O que os afiliados esperam das redes de afiliao ........................................ 38 Qual a maior rede de afiliao do Brasil ...................................................... 42 O que diferencia uma rede de afiliados da outra ............................................ 47 Remarketing, Retargeting, Geo Localizao, etc. entenda e lucre mais ........ 51 O que uma janela de comisso, vantagens e desvantagens ...................... 56 Como fazer propaganda de uma campanha atravs de incentivo ................. 60 Prticas sensveis: Cadastro e venda ............................................................ 64 Prticas sensveis: Compra de keywords ....................................................... 67 Prticas sensveis: Coregistro ........................................................................ 71 Amor e dio: Blogueiros VS Afiliados ............................................................ 75 Programas de afiliados funcionam, o que no funciona seu blog! .............. 78

O que e como funciona uma campanha de afiliao ................................... 81 Como escolher uma campanha de afiliado .................................................... 85 Como fazer propaganda de uma campanha atravs de banners................... 89 Como fazer propaganda de uma campanha atravs de artigos ..................... 92 Como fazer propaganda de uma campanha atravs de email marketing ...... 95 Como fazer propaganda de uma campanha atravs de popup e popunder .. 98 Como fazer propaganda de uma campanha atravs de mini-lojas ................ 101 Como criar uma base de emails comum ........................................................ 104 Como criar uma base de emails segmentada ................................................ 108 Fazendo email marketing comum e por segmento......................................... 111 Otimizao do contedo, visitantes e resultados ........................................... 114

O que fazer com todas essas informaes?.............................................. 117

Como esse livro foi escrito


Depois de mais de dois meses de muito trabalho e dedicao, conseguimos levantar tudo o que voc como um afiliado precisa, ou gostaria de saber, sobre um programa de afiliados. So mais de 100 pginas de um contedo rico em muita informao de qualidade sobre marketing de afiliados.

Tudo comeou
H algum tempo pensei em criar artigos comparativos entre as grandes redes de afiliados. Entrei em contato com vrios gerentes e consegui diversas excelentes parcerias a fim de apresentar algo prtico. Um desses contatos foi com o Ixan Russi, Country Manager da Netaffiliation no Brasil, que levantou alguns pontos muito importantes sobre afiliao em nosso pas. De acordo com ele, e eu concordo plenamente, os publishers brasileiros precisavam entender mais sobre marketing de afiliao para que pudessem desenvolver um bom trabalho e ganhar dinheiro de verdade. Vendo a tima oportunidade que estava em minha frente, pedi que ele me ajudasse a levantar o que um afiliado daqui precisava saber antes de se inscrever e uma rede e iniciar a promoo. A resposta foi positiva e iniciamos o desenvolvimento. A principio foram levantados apenas alguns itens e combinamos de nos falar via Skype. Em cerca de 1h30 conseguimos conversar tanto a ponto de transformar 7 anotaes em 29 possveis ttulos, e mais de 50 idias para novos artigos. Foi algo to construtivo que muito do que eu aprendi foi reunido nesse livro, mas escrito por uma terceira pessoa: Vinicius Horta, do blog Dinheiro Web.

Fases do desenvolvimento
A preparao da srie foi distribuda em 3 fases, onde seriam criados os artigos de acordo com o que o Vinicius e eu conversssemos via Skype. Foram trs semanas em que nos reunimos para trocar idias sobre o que eu havia conversado com o Ixan. Todos os encontros foram muito teis e deram

subsdios para que o Vinicius reunisse a informao de forma incrvel. Depois de tudo pronto, tudo foi revisado e complementado com exemplos que ficasse ainda mais rico em detalhes.

O que voc encontrar


Ao longo dessas mais de 100 pginas voc ter uma compilao de 29 artigos que foram publicados no Programa de Afiliados. So informaes exclusivas, que voc no encontrar facilmente e gratuitamente pela internet. Todos os artigos foram criados baseado nos pontos levantados e em nossa prpria opinio, considerando mais de 4 anos de experincia com monetizao do Vinicius e minha. importante ressaltar que o Ixan passou os conceitos e o que gostaria que ns soubssemos, e o Vinicius representou tudo isso com suas palavras, mas a responsabilidade do contedo inteiramente minha caso ocorra alguma m interpretao. Acredito fielmente que tudo isso venha ajudar a todos, mas possvel que nem todos gostem das verdades que sero ditas aqui.

Recomendaes
Ao longo do livro voc encontrar diversos links de recomendaes, tanto para artigos quanto para sites externos ao Programa de Afiliados. Para que voc tenha acesso rpido a todos esses links recomendados, preparamos uma compilao inicial que poder lhe ajudar. Spider.Ad Rede de Afiliados consideravelmente nova no cenrio brasileiro, mas considerada por muitos como a melhor. Isso se deve ao fato de possuir diversos tipos de anncios, inclusive formatos semelhantes ao Adsense e at mesmo utilizar campanhas dentro do prprio Spider.Ad. Em minha opinio a rede mais inovadora dos ltimos tempos. Confilio Rede de Afiliados brasileira com mais de 15 campanhas em idioma portugus que paga por clique, por cadastro e por venda. O cadastro na rede totalmente gratuito. Public Ideas Rede de Afiliados francesa que atua no Brasil h mais de 5 anos e oferece mais de 30 campanhas dos tipos CPC, CPL e CPA. Afiliados CPL Categoria que lista vrios artigos teis e recomendaes de programas de afiliados que pagam por cadastro. Afiliados CPC Categoria com vrios artigos teis e recomendaes sobre afiliados que pagam por clique ou duplo clique recebido. Afiliados CPM Categoria com vrios artigos e recomendaes de programas afiliados que pagam uma comisso a cada mil exibies de banners.

O que um programa de afiliados


Existem diversas formas de ganhar dinheiro online, entre estas formas uma das mais comentadas e tambm das mais simples o programa de afiliados (ou de afiliao), mas afinal o que um programa de afiliados? Existe muita informao sobre como ganhar dinheiro com estes programas mas so raros os lugares que explicam de forma detalhada o que isto realmente seja. Aqui voc aprender o que , quais os meios de pagamento mais utilizados e tambm os tipos de pagamento, pois h mais de uma forma de se trabalhar com programas de afiliao. Programa de afiliados o intermediador entre o anunciante (Advertiser) e o afiliado (Publisher), os anunciantes levam suas campanhas de marketing para o programa de afiliao, este por sua vez recruta editores (blogueiros afiliados) que passaro a exibir os anncios em seus blogs, fazer campanhas de e-mail marketing, divulgao de redes sociais e outras aes visando atingir converses nas campanhas e desta forma lucrar. Agora que j sabe o que um programa de afiliados ver a seguir quais so os objetivos a serem atingidos, formas de pagamentos e outras importantes informaes para que voc possa ganhar um bom dinheiro com seu blog!

O que uma converso em programas de afiliao?


Basicamente uma converso quando se atinge um objetivo, o objetivo para cada campanha determinado pelo anunciante e sempre deixado claro na rea administrativa do programa de afiliao, desta forma poder saber qual o objetivo antes de aceitar uma campanha. Existem diversos tipos de converso, o anunciante pode estar em busca de visibilidade (geralmente neste caso h uma converso a cada mil vezes que o anuncio exibido), pode querer que os clientes se cadastrem, que tenham uma

10

ao efetiva (como fazer uma compra) ou simplesmente a converso pode ser um clique no anncio (que levar o cliente para o site do anunciante). A cada vez que se atinge uma converso um determinado valor creditado em sua conta de afiliado, que posteriormente poder ser transferido para voc atravs do sistema de pagamentos do programa em questo. At este ponto voc j sabe o que um sistema de afiliao e tambm o que uma converso, veja a seguir os tipos de converso mais utilizados atualmente.

Quais so os tipos de converso mais usados em programas de afiliados?


Aqui no vou citar todos os tipos de converso que existem, mas voc poder ver os que so mais frequentes em grandes programas de afiliados como por exemplo a Netaffiliation que est crescendo muito aqui no Brasil! Estes tipos de converso so geralmente indicados atravs de siglas que so colocadas ao lado o valor que lhe ser pago a cada converso.

CPA (Custo por Ao): neste tipo de pagamento voc ir receber sempre que um cliente indicado por voc tiver uma ao efetiva, como fazer uma compra por exemplo. Os valores para CPA costumam ser muito mais atrativos do que os outros tipos de converso e so fixados em percentual ou um valor fixo. Em

11

valor fixo mais frequente em anunciantes que possuem apenas um produto a venda. Exemplo: imagine que voc tem um blog sobre tecnologia ou assuntos relacionados que recebe cerca de 1200 visitas por dia. Ento voc comea a promover uma empresa de hospedagem de sites que paga at 60 reais por venda. Caso consiga 1 venda por semana, ao final do ms seu lucro ser de 240 reais.

CPL (Custo por Lead): Um lead um cadastro, nesta modalidade de monetizao voc ir receber por cada cadastro ou a cada pesquisa respondida feitos partir de uma indicao feita por seu blog atravs dos banners de divulgao. Os valores para CPL costumam ser menores do que os para CPA, porm mais fcil de se conseguir uma converso. Exemplo: imagine que voc possi um blog sobre review de produtos eletrnicos que recebe cerca de 100 visitas dirias, sendo que 70% vem do Google. Um programa de afiliao lana uma campanha de CPL para o site da Dell que paga 3 reais por cadastro vlido. Voc promove essa campanha e diariamente duas pessoas fazem o cadastro. Seu lucro ser de 180 reais ao final de um ms.

CPC (Custo por Clique): aqui o pagamento feito a cada vez que um de seus leitores clica em um anncio, embora seja muito mais fcil que um leitor clique em algo do que este faa um cadastro ou uma compra vale lembrar que o valor por clique muito baixo e este tipo de converso s vale a pena para blogs

12

com uma quantidade grande de visitas pois a quantidade de cliques tende a ser grande. Exemplo: imagine que voc tem um blog sobre msica que recebe cerca de 500 visitas por dia. Se voc promovesse um programa do tipo CPC no valor de 0,25 dlares, recebendo apenas 8 cliques por dia teria mais de 100 reais no final do ms. Isso representa uma taxa de converso de pouco mais de 1%. Normalmente um blog bem elaborado tem uma taxa de 2% a 5%. Portanto os valores podem chegar a mais de 500 reais, nesse exemplo.

CPM (Custo por Mil): nesta modalidade voc poder considerar como uma converso a cada mil vezes que o anncio for exibido, assim como no caso do CPC, o CPM s interessante para blogs com realmente muitas visitas, caso seu blog tenha apenas mil visitas por dia, por exemplo, isto talvez j no seja interessante. Exemplo: imagine que voc tenha um blog muito conhecido sobre carros que recebe mais de 50 mil visitas mensais. Se voc promovesse um banner CPM num valor de 3 reais, receberia mensalmente 150 reais sem ter que depender de cadastros, cliques ou vendas. Artigo recomendado:

Qual o afiliado certo para seu site?

Agora voc j sabe o que um programa de afiliados, o que uma converso e quais os principais tipos de converso que fazem com que voc ganhe dinheiro em seu blog, falta apenas ver agora como receber seu dinheiro!

13

Como o pagamento feito pelo programa de afiliados?


Cada programa de afiliao possui seu sistema de pagamentos, mas de um modo geral h uma data de fechamento do ms e tambm um valor mnimo para que seu pagamento seja emitido, vou usar como exemplo novamente a Netaffiliation que possui um valor mnimo para efetivar o pagamento de apenas 50 Euros, ou seja, a cada ms que acumular ao menos 50 Euros em sua conta no ms seguinte ser emitido seu pagamento. Na Netaffiliation os pagamentos so feitos via PayPal e do PayPal poder enviar o pagamento para o seu banco. Alguns outros programas de afiliados pagam via PagSeguro, Moip e h at programas que pagam com depsito diretamente em sua conta no banco. Agora que j sabe o que um programa de afiliao e como ganhar dinheiro com ele basta se cadastrar nos melhores programas e comear a promover as campanhas que sejam do interesse de seus leitores!

14

O que so redes de afiliados


Se voc pretende ganhar dinheiro com seu blog importante que tenha meios para isso, no basta estar cadastrado em apenas um afiliado e oferecer sempre a mesma publicidade a seus leitores, principalmente em casos onde ao utilizar uma publicidade voc nota que no est tendo retorno. exatamente neste ponto que as grandes redes de afiliados esto realmente a frente e podem ajudar voc a monetizar seu blog. Redes de afiliao so basicamente empresas que centralizam diversas campanhas e as disponibilizam para que ns, webmasters e blogueiros, possamos promover. Existem muitas por ai, porm o ideal trabalhar com as maiores que j se destacam no mercado e so confiveis como, por exemplo, a Netaffiliation, Lomadee, Public Ides e outras que tambm so fortes no mercado. Existem muitos motivos pelos quais se deve utilizar uma grande rede, aqui vou tratar de alguns destes motivos de forma que fique fcil escolher com quais ir trabalhar em seu blog para monetiz-lo.

Grandes redes de afiliados so mais seguras! Credibilidade importante!


De um modo geral, grandes redes de afiliados possuem mais credibilidade do que pequenos programas afiliados, pois costumam pertencer a grandes empresas com capital suficiente para se manter no mercado e honrar todos os pagamentos a seus usurios, isto sem falar que contam com equipes especializadas. Por outro lado alguns pequenos programas pertencem a apenas uma pessoa, e isto pode ser um problema em termos de credibilidade (no estou falando que isso ocorre, mas bom estar atento). Outro aspecto muito interessante nas grandes redes que sempre buscam manter um bom relacionamento com o afiliado, pois sabem que tm uma reputao a zelar e que notcias correm extremamente rpido pela internet, sendo assim mais interessante nos tratar bem e ter seu nome sempre bem

15

falado, tanto por ns como tambm pelos anunciantes, afinal o papel das redes justamente fazer esta mediao entre publishers e advertisers. Alm de oferecer maior segurana as grandes redes tambm oferecem maior quantidade de campanhas/produtos e ainda uma boa variedade de formas de monetizao, tais como campanhas por clique, cadastro ou mesmo por vendas, isto permite ao Publisher optar pelo que lhe ser mais interessante e rentvel dependendo de fatores como nicho, pblico e experincia do afiliado.

Grandes Redes possuem mais anunciantes, mais fcil ganhar dinheiro!


Uma das dificuldades de ganhar dinheiro com blogs encontrar campanhas que sejam realmente do interesse dos leitores do blog. Essa uma tarefa difcil, porm quando concluda torna mais fcil todo o processo de converso pois poder fazer testes do tipo A e B com as campanhas, mudando -as de tal maneira que at mesmo o posicionamento de cada elemento da campanha pode alterar os resultados.

Cada blog possi sua forma particular de trabalhar, uns esto mais habituados a converter atravs de cadastros (CPL), outros por cliques (CPC) e tambm h quem prefira buscar por vendas (CPA), ao se afiliar a uma boa rede de afiliados voc ter toda esta diversidade de formas de monetizar sua disposio atravs de campanhas variadas.

16

Outra tima vantagem de ter diversas campanhas sua disposio em redes como a Zanox e Public Ides, por exemplo, que se voc possuir mais de um blog poder cadastrar todos em uma s rede e trabalhar diversas campanhas simultaneamente, gerando converses em blogs de nichos variados com as campanhas adequadas a cada um de seus blogs!

Redes de afiliados pagam melhor!


Lucrar mais sempre uma boa notcia no mesmo? Ento esteja atento a este fato, redes de afiliaes pagam comisses mais atrativas do que pequenos programas de uma empresa especfica. seguir voc entender por que isso acontece. Como dentro das redes de afiliados existem muitas campanhas (diversas dentro do mesmo nicho) o afiliado possi uma grande oferta de campanhas, isto obriga os anunciantes a oferecer comisses que sejam competitivas, se comparado com as comisses dos concorrentes, afinal voc naturalmente ir promover apenas as campanhas que sejam de seu interesse (e que ofeream maior lucro). Na Netaffiliation, por exemplo, existem muitas campanhas disponveis, e a cada semana entram mais anunciantes com novas propostas e timas condies. Isto faz com que os anunciantes mais antigos tenham que manter boas comisses para continuarem sendo divulgados. No final, quem ganha nesta competio somos ns os publishers! Talvez voc j tenha notado que na verdade existem muitos outros timos motivos para se cadastrar em grandes redes de afiliados. Mas caso ainda no tenha notado todas estas vantagens, recomendo que conhea algumas redes e faa seu cadastro. Ao estar navegando dentro delas voc poder notar quantas vantagens ter enquanto afiliado de uma grande rede!

17

Redes de Afiliados VS Afiliados de Nicho


Todo blogueiro que decide entrar no mundo da afiliao a fim de monetizar seu blog tem uma dura deciso a ser tomada: trabalhar com redes de afiliados ou afiliados de nicho. Para poder tomar esta deciso nada melhor do que conhecer algumas caractersticas de ambos, desta forma poder optar pelo que adequado ao seu site. Anteriormente voc acompanhou o artigo o que so redes de afiliados. Um afiliado de nicho nada mais do que apenas uma campanha disponvel na rede ou apenas uma empresa promovendo seus produtos e servios. Em uma primeira anlise esses programas so especficos de uma s instituio e podem ser mais interessantes por ter uma campanha focada em um nicho especfico, ao invs de vrias campanhas misturadas. Vamos supor que voc participa da Public Ides e promove a campanha de uma empresa de hospedagem que paga 100 reais por converso. Parte dos lucros da empresa de hospedagem de sites vai para a rede, outra parte vem para ns e o resto fica com a prpria empresa. Agora imagine que voc se inscreve no programa da Hostgator, que paga 175 reais por venda. A Hostgator no precisar pagar uma porcentagem para a rede de afiliao. Por esse motivo o lucro ser maior se comparado com a campanha da Public Ides. Veja outro exemplo tomando como base o site Cursos 24 Horas. Nesse caso voc pode promover a empresa diretamente pelo site (nicho) ou atravs da Netaffiliation (rede). Note que a empresa a mesma, Cursos 24 Horas, mas a maneira de promover diferente.

Cursos 24 Horas melhor na rede ou no afiliado de nicho?

18

Isso na verdade ser relativo a seu pblico e tambm a sua experincia como blogueiro para gerar converses, se mais experiente poder optar por ser afiliado de nicho diretamente no Cursos 24 Horas que paga 25% sobre cada converso feita a partir de suas publicidades. Se voc ainda est comeando e no sabe ao certo como gerar uma converso por venda aconselho realmente a optar pela campanha da mesma empresa na Netaffiliation, isto pelo fato de que esta campanha do tipo CPL (cadastro), onde voc receber por cada cadastro feito a partir de suas publicidades.

Atravs da rede, seu papel ser gerar cadastros. Aps seus leitores se cadastrarem o trabalho de gerar as converses por vendas ser da equipe do Cursos 24 Horas e no seu. Outro fator que pode ser determinante a compatibilidade entre o seu nicho e o nicho da campanha que est na rede. Mesmo que uma campanha tenha comisso maior do que outra, se os nichos de mercado no forem compatveis dificilmente voc ter sucesso.

Valores das comisses so melhores em redes ou em nichos?


A busca do publisher sempre pelo lucro, sendo assim muito importante observar quais so os valores pagos nas redes e tambm nos nichos. importante sempre fazer um comparativo dos valores por tipo de converso, pois natural que uma converso por venda (CPA) tenha um pagamento maior

19

do que uma converso por cadastro (CPL). Mesmo que no tenha como comparar de forma exata, procure fazer uma estimativa. Por exemplo: Considerando que em X dias voc obteria 1 converso CPA, observe quantas converses CPL seu site capaz de gerar neste mesmo perodo. Aquele que der mais lucro representa a melhor opo. Essa simples comparao pode fazer a diferena entre o lucro e o prejuzo.

De um modo geral voc encontrar pagamentos mais atrativos nas grandes redes por existir uma certa concorrncia entre os anunciantes. Eles sabem que os publishers iro comparar os valores oferecidos e quem estiver pagando abaixo da mdia certamente estar fadado a no ser anunciado pelos blogueiros e webmasters. J em afiliados de nicho no h concorrncia interna, pois eles sabem que uma vez ali dentro o publisher no estar vendo o valor pago por outra empresa.

Posso trabalhar com redes de afiliados e com algum afiliado de nicho no mesmo blog?
Esta uma dvida que talvez tenha surgido. Digamos que a campanha de nicho tenha sido mais atrativa para voc, mas que ao observar as grandes redes como Zanox, Lomadee e Public Ides tenha notado que so de fato grandes oportunidades de ganhar bastante dinheiro. Sim, voc pode trabalhar com elas em conjunto. As redes no exigem nenhum tipo de exclusividade (pelo menos as mais conhecidas), isto timo pois lhe permite traar as mais variadas estratgias para monetizar seu blog.

20

Apenas importante lembrar que se voc criar concorrncia entre as campanhas que est veiculando em seu blog corre o risco de ter seus ganhos espalhados em diversas redes, isso pode no ser to interessante. Busque focar cada rede de afiliao para determinados segmentos, por exemplo:

Todas campanhas de A produtos so da Netaffiliation Todas campanhas de Y produtos so da Lomadee Todas as campanhas de Z produtos so Public Ides Todas as campanhas W produtos so da Hostgator Todas as campanhas X produtos so de outros nichos

Desta forma voc estar segmentando seus ganhos por tipos de ofertas para cada uma das redes com que voc trabalha. possvel at mesmo organizar seu blog de forma que as redes no apaream juntas em uma mesma pgina, isto pode ser facilmente feito utilizando um template com mltiplas barras laterais! Como voc pode ver, de um modo geral, as grandes redes so mais interessantes para se trabalhar, mas sempre vale a pena observar caso a caso levando em considerao as preferncias de seus leitores. Se voc possui um blog de nicho bem especfico e com poucas campanhas, o melhor trabalhar com uma empresa especfica. Caso contrrio opte por campanhas nas redes.

21

Redes de Afiliados VS Google AdSense


A quantidade de formas que existem para ganhar dinheiro na internet realmente grande. Entre elas, duas se destacam e so motivos de grande dvida na internet. Afinal, mais fcil monetizar um blog atravs de redes de afiliados ou atravs do Google AdSense. Nesse artigo voc ter uma boa anlise de quais as formas de trabalhar dentro destas alternativas, quais so as vantagens das redes sobre o AdSense, quais as vantagens do AdSense sobre as redes e como trabalhar como cada um deles. Inicialmente importante observar quais so as principais diferenas entre o Google Adsense e as Redes de Afiliado. Ao conhecer estas diferenas voc ter uma noo de o que funcionar melhor para seu blog e com qual ter mais facilidade de trabalhar. Veja, por exemplo, que uma grande facilidade que o Google Adsense apresenta o fato de oferecer publicidade contextualizada de forma automtica, isto ajuda bastante a quem ainda no possui muita experincia pois os anncios se contextualizam sem que tenha que fazer nada alm de redigir e publicar seus artigos no blog, basicamente os anncios se contextualizam com base em dois fatores:

Assunto do post em questo Buscas feitas por quem est acessando o post

Em contrapartida, as redes de afiliados oferecer ganhos mais atrativos quando pensamos em afiliao dos tipos CPA, CPL e CPM. Como voc j viu em outros artigos publicados, sabendo qual o afiliado certo para seu site suas chances de converso so maiores do que no programa do Google. Mais abaixo voc ter uma viso dos dois lados da histria.

Com redes de afiliados voc ter mais liberdade!


Com as redes voc no ter a facilidade de contextualizao que o Analytics oferece. Embora isso parea uma desvantagem, na verdade no . Isso porque

22

voc ter a liberdade de escolher as campanhas que mais se encaixam em seu nicho ao invs de depender da escolha do Google. Outro ponto importante a ser observado que as redes no exigem exclusividade, sendo assim voc poder trabalhar com campanhas de vrias empresas ao mesmo tempo. Com o Google Adsense isto no permitido. preciso ter cuidado para no inserir campanhas que tenham banners semelhantes (principalmente blocos de links).

Com o AdSense voc ter mais facilidade!


Como foi comentado anteriormente, o Google AdSense tem a vantagem de ser todo automtico. O nico trabalho que temos pegar o cdigo e colocar no site. O Google se encarrega de mostrar os anncios baseado no contedo da pgina. Esse o motivo pelo qual muitas pessoas o escolhem como principal forma de monetizao.

AdSense + Redes
O AdSense e as redes de afiliao so totalmente compatveis. possvel utilizar banners de afiliados e links do adsense sem que haja qualquer tipo de problema. Na verdade isso at recomendado para aumentar a diversidade de seus ganhos.

Dicas para no perder dinheiro


Mesmo sendo possvel trabalhar com Google Adsense e Redes de Afiliao no mesmo blog aconselhvel ter certos cuidados para que voc tenha os melhores resultados. O primeiro ponto a observar que o Google paga por CPC e as redes geralmente pagam por CPL (cadastro) e CPA (ao, venda, etc.), portanto as estratgias precisam ser diferentes.

Ateno ao nmero de visitas


Para o Adsense algo fundamental ter uma grande quantidade de visitas pois voc lucrar por cliques e o valor de cada clique relativamente baixo,

23

sendo assim se deseja ter ganhos considerveis com ele realmente precisa ter o mximo de visitas possvel. Com redes de afiliados voc ter ganhos maiores por converso , sendo assim interessante ter o cuidado de trabalhar focado em segmentar o mximo possvel seus visitantes, mesmo que tenha uma quantidade menor de visitas. Se forem visitas bem segmentadas poder ter bons ganhos.

Ateno com os anunciantes concorrentes


Algo importante de observar que existem alguns anunciantes presentes tanto nas redes de afiliados (especialmente na Lomadee/Buscap) que tambm anunciam no Google Adsense, neste caso se desejar trabalhar com esta campanha atravs da rede importante bloquear este anunciante no Adsense. Dessa forma voc no corre o risco de perder um cadastro em troca de um clique.

Ateno com as campanhas concorrentes


Para que voc tenha o mximo de resultado com suas campanhas de afiliao ao trabalhar com o Google Adsense no mesmo blog, observe no apenas as mesmas campanhas, mas tambm campanhas concorrentes. Por exemplo, voc est promovendo um banner da Hostgator dentro do artigo mas possui um banner da Locaweb na sidebar. O banner da Hostgator pode ser ofuscado pela Locaweb e voc poder perder uma converso que poderia chegar a 175 reais.

24

Qual o melhor para monetizar meu blog?


Se a esta altura voc est se perguntando com qual dos dois deve monetizar seu blog, Google Adsense ou Redes de Afiliados, recomendo que trabalhe com ambos, desta forma voc aproveita ao mximo seu pblico. De uma maneira geral, podemos dizer que:

Se o seu pblico vem atravs do Google e no engajado (paraquedistas), possvel que o AdSense de mais lucro pra voc. As pessoas que chegam a seu blog atravs dos buscadores acabam se interessando por algum anncio do Adsense e saem do blog atravs dele.

Se o seu pblico bem segmentado, com seguidores assduos do seu blog j a mais tempo, estes leitores tm uma maior propenso a fazer um cadastro ou mesmo uma compra. Dessa forma as campanhas de redes de afiliao se tornam mais lucrativas.

Como voc pode observar, pelo que foi dito aqui, no h necessariamente um que seja melhor ou pior, mas sim um que seja mais indicado para determinado blog, ou determinada estratgia. Voc poder optar por trabalhar apenas com uma alternativa ou com ambas, desde que tenha os cuidados que passei aqui. Claro que aqui o tema foi abordado de forma bastante superficial tendo em considerao que existem muitas informaes alm dessas sobre as redes de afiliado. Quando estiver escolhendo uma campanha, considere utilizar todas essas dicas para trabalhar com as redes. Procure sempre evitar a concorrncia e lembre-se que o que vale a compatibilidade entre os nichos.

25

Situao do mercado de afiliao brasileiro


A situao do mercado de afiliao brasileiro atualmente no das melhores, definitivamente ainda h muito o que evoluir, tanto por parte de ns (publishers) como por parte das redes de afiliados. No estou aqui querendo generalizar, claro que existem suas excees, tanto h publishers de alto nvel que sabem trabalhar e gerar converses com as redes como tambm h redes da mais alta competncia. Mas de um modo geral, atualmente a situao triste e temos muito trabalho pela frente para mudar isto, ambos os lados precisam evoluir e isto s acontecer com um trabalho conjunto. comum ver pela internet muitos webmasters e blogueiros reclamando das redes de afiliao. So as mais variadas reclamaes, desde atrasos nos pagamentos, banners que no convertem, usurios banidos sem receber seu dinheiro e muito mais. Isto em parte realmente culpa de redes de baixa qualidade, mas por outro lado falta de o afiliado se informar sobre as redes antes de se cadastrar e comear a veicular suas campanhas, afinal informaes no faltam! A situao do mercado de afiliao brasileiro est problemtica sim, porm evoluindo. Aos poucos esto chegando ao Brasil timas redes que j fizeram seus nomes na Europa, como por exemplo, a Netaffiliation e Zanox, o que melhora um pouco a situao. Mesmo com isso, o afiliado do Brasil precisa evoluir e pensar mais em converso e menos em clique.

Em que os afiliados brasileiros podem melhorar


Como afiliado no basta ficar reclamando das empresas de baixa qualidade, preciso trabalhar na qualidade do prprio desempenho para a sim poder se tornar mais exigente com relao s e campanhas que ir veicular em seu blog, afinal reclamar que uma rede no converte fcil, mas de que isso adianta se seu blog converte manos ainda?

26

Uma grande verdade que o afiliado brasileiro est mau acostumado. Se habituou a simplesmente colocar os banners no blog e ficar esperando o dinheiro aparecer, no est acostumado a gerar converses atravs de estratgias diferentes de simplesmente criar artigos para satisfazer ao Google AdSense ao invs das campanhas de afiliao que podem gerar muito mais lucro. Entre diversos aspectos a serem lapidados no afiliado brasileiro os que eu considero mais urgentes so:

Aprender a criar landing pages que convertem. A maioria dos blogs nem mesmo possui este tipo de estratgia, alguns que possuem no tem boas pginas, a maior parte est com falhas que reduzem a converso.

Fazer e-mail marketing. O afiliado brasileiro praticamente no faz email marketing e quando faz no obtm bons resultados por no estar sabendo utilizar listas de e-mail segmentadas, que levam tempo e do trabalho para serem feitas. Isso porque necessrio utilizar formulrios de subscrio mais detalhados onde alm do e-mail as pessoas tambm adicionem informaes como idade, preferncia e demais informaes que possam ser teis. possvel que voc pense: mas utilizando mais de um campo o leitor no vai subscrever. Porm, atravs de informaes detalhadas que se pode atingir o leitor em seu ponto fraco.

Passar a ver seu blog como um negcio online tambm algo que poder ajudar bastante, pois desta forma notar a necessidade de fazer certos investimentos, afinal qualquer negcio precisa de

investimentos e seu blog no diferente. Se voc quer resultados preciso investir! E no estou falando apenas em dinheiro, mas em dedicao. No final das contas isso o que mais conta.

Em que as redes de afiliao podem melhorar no Brasil

27

Como o assunto a situao do mercado de afiliao brasileiro fundamental observar tambm as redes de afiliados no Brasil, afinal h muito o que melhorar nelas tambm. Mesmo as que j so reconhecidas como de tima qualidade poderiam fazer melhorias como por exemplo dar um maior suporte aos novos usurios, isto os ajudaria a converter mais enquanto que a prpria rede lucraria. Assim, se o publisher lucra a rede tambm lucra! Mais respeito para com os usurios fundamental. H redes que oferecem valores absurdos, com isto quem perde no apenas o afiliado que se sujeita a receber to pouco, mas a rede, pois os afiliados mais experientes (que converteriam muito mais) no aceitam pagamentos muito abaixo da mdia. Seria um trabalho onde as redes teriam que trabalhar junto aos anunciantes estipulando valores mnimos de comisso para garantir inclusive que o anunciante tenha bons retornos com sua campanha. Outra questo sria nas grandes e mdias redes o tempo de cookie. Algumas campanhas possuem um prazo muito curto de cookie, desta forma o Publisher trabalha para divulgar as campanhas do anunciante, gera a converso mas no recebe sua comisso pois o cookie j no mais vlido. Isto um absurdo, pois todos sabemos que no nada freqente uma pessoa comprar de forma imediata. H um tempo entre o primeiro contato e a compra, que deve ser observado. Parte da soluo para isto tambm deve partir do afiliado brasileiro que precisa estar mais atento a isto antes de veicular campanhas. Um bom exemplo disso pode ser visto no programa de afiliados da Amazon que possui cookies de 40 dias. Quem sabe com a chegada da Amazon ao Brasil no teremos a um novo programa de afiliao para fazer frente a outros com cookies menores?

28

Anunciantes VS Afiliados (uma verdade que di)


As grandes redes de afiliao exercem um importante papel que de fazer a mediao entre anunciantes e afiliados, sempre buscando obter os melhores resultados possveis para os dois lados. Muito da mentalidade de ambos os lados ainda precisa melhorar, pois um sem o outro no evolui. Anunciantes precisam de publishers para divulgar suas marcas e publishers precisam de anunciantes para ganhar dinheiro, entre eles esto as redes de afiliao, que por sua vez necessita dos dois para ganhar e gerar dinheiro. Este um complexo sistema de interdependncia que se for quebrado por um s dos elementos causa prejuzo a todos. Um bom exemplo de como um s elemento quebrando este equilbrio prejudica a todos o que ocorreu por volta de 2008/2009 com o programa de afiliados do Buscap, que no ficou muito claro o porque, mas chegou a atrasar os pagamentos por quase um ano! Isto resultou em problemas para os usurios (publishers) que dependiam do dinheiro, para empresas que foram perdendo visibilidade devido ao desinteresse dos publishers e afeta a imagem da Lomadee at hoje. Isso porque a Lomadee uma rede de afiliao pertencente ao grupo Buscap e carrega o fardo desse erro. Atualmente a empresa mudou, se modernizou, mas muitos usurios ainda tm receio de promov-la. Utilizei este ocorrido como um exemplo, pois foi um grande problema e que teve muita repercusso na internet. At hoje no muito difcil encontrar algum que tenha passado por este problema. Temos tambm outros casos, geralmente menores mas nem por isso deixam de ser problemas. Boa parte dessa pendncia est realmente na deficincia da relao entre anunciantes VS afiliados, que em muitos casos parecem estar em lados opostos, sendo que o ideal trabalhar em conjunto, todos focados no mesmo objetivo, ou seja, gerar converses!

29

O que os anunciantes podem fazer para melhorar a relao?


No h como negar que os anunciantes querem melhores resultados ao fazer uma campanha nas redes de afiliao, porm para que isso acontea preciso, na maioria dos casos, ficar atendo a alguns fatores importantes:

Oferecer comisses justas. H campanhas que no do bons resultados pois os publishers no se interessam pela baixa comisso oferecida.

Maiores janelas de comisso. As pessoas tambm no se interessam por campanhas que possuem cookies muito curtos. preciso valorizar o trabalho do Publisher oferecendo click views mais longos.

Oferecer material adequado para a divulgao. comum encontrar nas redes de afiliados algumas campanhas que oferecem uma quantidade muito pequena de banners, uma ou nenhuma pea de e-mail marketing e ainda impedem que o Publisher divulgue atravs de links personalizados. Isto tambm desestimula o usurio, afinal ele no ter elementos para trabalhar uma boa campanha.

comum pensarmos que tudo isto definido pelas redes, porm no verdade. Uma rede de afiliao um mero canal que liga Publisher e Advertiser (afiliado e anunciante). Quando um cliente deseja promover seu produto ele mesmo tem que enviar seu material de divulgao, escolher a comisso e a janela de comisso. Fica a critrio das redes aceitar ou no o que foi solicitado. Algumas acatam o que o anunciante deseja, sem questionar, outras orientam e outras rejeitam. Um exemplo disso a Zanox, onde o cookie mnimo que a empresa exige dos anunciantes de 30 dias. Se o anunciante no se adequar, no fica na rede. Outro exemplo a antiga Ozonion, que exigia criatividades (banners, flash, etc.) de qualidade dos anunciantes. Caso no os entregassem ficavam de fora da rede. Essas so duas atitudes que fazem diferena entre o afiliado amar ou odiar uma rede.

30

O que os afiliados podem fazer para melhorar a relao?


At aqui foi dito o que seria bom de ser mudado por parte dos anunciantes, porm toda relao possui dois lados. Ns afiliados tambm temos que mudar a postura, a forma de trabalhar e mostrar resultados mais expressivos para os anunciantes. Alm de ser um ponto positivo para a monetizao, pode impressionar os anunciantes e for-los a aumentar as comisses. Uma das principais mudanas que vejo como sendo algo necessrio no afiliado brasileiro o fato de no se posicionar como lder de uma campanha de marketing. As pessoas simplesmente colocam um banner em seus sites e sentam para esperar os resultados, como se isso adiantasse. E, para piorar, quando notam que os resultados no vm voltam para o to sonhado AdSense, que suga toda a inteligncia e grana do blogueiro! Alguns conselhos para os afiliados melhorarem seus resultados:

No use as campanhas de redes de afiliao como tapa buracos ou uma segunda opo ao Google Adsense. Trabalhe com ambos tendo o mesmo empenho, talvez at mesmo com blogs exclusivos para cada um.

Faa e-mail marketing segmentado! O afiliado brasileiro de um modo geral no faz e-mail marketing, quando o faz no realmente segmentado, chega a ser quase SPAM (quando no o de fato).

Antes de iniciar novas campanhas tenha certeza de que pretende a levar adiante at obter bons resultados. No estou dizendo para insistir em algo que no esteja dando certo, mas busque pelos resultados, trabalhe duro em suas campanhas e o retorno vir.

Seguindo estas dicas certamente voc passar a ter melhores resultados e tambm ganhar experincia, o que tornar cada vez mais fcil para que consiga boas converses em suas campanhas.

31

Afiliado, por favor, entenda isso!


Vamos falar alguns fatos aqui:

Ganhar dinheiro na internet realmente muito difcil. Ficar rico ganhando pela internet uma faanha. Para ganhar os primeiros reais preciso empenho. Para manter os ganhos crescentes preciso empenho e dedicao. Ganhar 100 reais na internet fcil. Difcil persistir para multiplicar esses ganhos.

Voc ganhar mais dinheiro com afiliados do que com AdSense desde que aprenda a promover as campanhas. Caso contrrio, ser apenas mais um a reclamar e no sair do lugar.

Sites de nicho rendem muito bem com AdSense. Mas rendem muito mais se voc souber utilizar campanhas de afiliao.

Kits de ganhar dinheiro s rendem para quem o criador do kit. Se voc continuar com a iluso de ganhar 20 mil reais promovendo o kit dos outros, esquea, enquanto voc ganha 500 reais os donos ganham 50 mil. muito fcil promover um kit onde os comprovantes de ganhos vm da venda do prprio kit.

Toda a informao de que voc precisa est disponvel de graa na internet. Antes de comprar algum livro, pesquise e voc se surpreender.

As redes de afiliados podem melhorar a relao Anunciantes VS Afiliados!


Infelizmente, ou felizmente, a chave para melhorar a relao anunciantes VS afiliados est nas mos das redes. Elas podem promover iniciativas visando melhorar as condies para ambos os lados, buscando no permitir abusos por parte dos anunciantes e dando maior suporte a novos publishers, os ajudando a ter resultados positivos com as campanhas. (Na teoria, todas as redes ajudam, mas na prtica, poucas respondem sequer um email!)

32

Algo que freqente encontrar em grandes redes um ranking dos anunciantes mais populares, que pagam melhores comisses, etc., uma coisa que talvez fosse interessante implementar algo semelhante para os afiliados. Isso geraria uma maior competitividade saudvel entre os participantes. Claro que para os mais destacados algo poderia ser oferecido, desde melhores comisses, campanhas exclusivas ou qualquer outro benefcio que sirva de estmulo para que novos publishers busquem pelos melhores resultados. Todo este processo algo que leva tempo para ser feito e ainda mais tempo para mostrar resultados expressivos, mas que certamente colocaria esta rede muita a frente de suas concorrentes, atraindo mais anunciantes e tambm mais publishers.

33

O que os anunciantes esperam dos afiliados


Para se tornar um blogueiro ou webmaster de sucesso e ganhar uma boa grana todos os meses trabalhando com afiliao em seu blog importante conhecer bem os anunciantes e saber o que eles esperam de seu blog. Com isso voc ter condies de elaborar estratgias para promover campanhas de forma a atingir os resultados esperados. Isto beneficia no apenas ao anunciante e rede de afiliados, mas tambm a voc mesmo que lucrar mais! Basicamente o que os anunciantes esperam dos publishers o bvio, resultados! Assim como ns queremos ganhar um dinheiro, eles querem lucrar atravs da venda de seus produtos/servios. Para chegar at seu pblico os anunciantes necessitam de ns blogueiros e webmasters que estamos no dia a dia gerando contedo para blogs e divulgando estes contedos nos mais diversos meios. O grande ponto chave que entre este desejo de ambos por resultados h um longo caminho a ser traado. Para tornar este caminho um pouco mais claro vou separar o que os anunciantes esperam dos afiliados em itens, mas sempre lembrando que o objetivo final deve ser um s, a converso (um clique, um cadastro ou uma venda efetuada com sucesso).

Os anunciantes esperam que os afiliados utilizem os materiais publicitrios fornecidos!


Ao entrar em grandes redes de afiliado como a Netaffiliation, por exemplo, voc encontrar uma enorme quantidade de campanhas de anunciantes. Cada uma destas campanhas possui uma srie de materiais publicitrios (que chamamos de criatividades) que devem ser utilizados pelos publishers a fim de promover os produtos/servios e gerar converses. O grande problema dos afiliados brasileiros que geralmente utilizam apenas banners, e o pior nunca variam os tamanhos para testar a eficcia. Em outras

34

palavras, escolhem um nico banner e o deixam no blog por longos perodos esperando que algo diferente acontea. Agindo desta forma o usurio estar perdendo a oportunidade de gerar muitas converses, o que seria bom tanto para o anunciante como para o prprio usurio. Em redes como a DGMAX Interactive, por exemplo, h campanhas com inmeras possibilidades de divulgao. Uma boa estratgia sendo utilizada com boas ferramentas certamente ir gerar converses, sejam estas cadastros ou vendas. Entre as peas publicitrias que costumo ver disponveis e que raramente vejo sendo utilizadas vale citar as peas de e-mail marketing, os popups e popunders, nos blogs geralmente o que se v so apenas links em artigos e banners.

Os anunciantes desejam converses REAIS!


Este um fator srio, como muito bem dito por Ixan Russi (Responsvel pela Netaffiliation do Brasil) durante um debate no eShow 2012 em So Paulo. O afiliado brasileiro extremamente criativo, porm infelizmente ainda tenta buscar alguma forma de gerar converses falsas, principalmente nas campanhas CPL. Infelizmente isso verdade e alguns afiliados ficam tentando gerar cadastros apenas para receber sua comisso, o que um grande erro! Alm do mais no funciona, pois:

Redes de Afiliados como a Netaffiliation possuem competentes equipes que verificam a veracidade dos cadastros.

Ainda que funcionasse, em pouco tempo o anunciante notaria no estar tendo resultados e cancelaria a campanha, o que levaria o afiliado a ficar sem ter como ganhar dinheiro com a campanha.

O tempo e esforo que se perde tentando encontrar um jeitinho brasileiro seria muito mais rentvel empregado em um trabalho srio e focado em resultados!

35

Note que essa a opinio do autor e retrata a real situao do mercado de afiliao do Brasil. Estamos compartilhando essa opinio, pois desejamos melhorar essa situao abrindo os olhos de cada pessoa. possvel ganhar dinheiro sem usar de criatividade maliciosa. possvel, por exemplo, utilizar sites de download para lucrar de forma legal. Tudo questo de ser legalmente criativo.

Os anunciantes esperam ter uma campanha desenvolvida e no apenas um banner exibido!


Mesmo que parea clich o que vou falar, necessrio entender qual o real objetivo de um campanha. Um tipo CPL paga pelo cadastro, um tipo CPA paga pela venda, um tipo CPC para pelo clique, etc. No adianta promover uma campanha de CPA com o mesmo esforo utilizado para promover uma do tipo CPL. No adianta promover uma campanha de CPL com o mesmo esforo utilizado para promover uma do tipo CPC. Uma campanha CPA exige maior organizao e mais trabalho do que uma campanha CPL. preciso desenvolver um mtodo de trabalho utilizando diversos tipos de propaganda para que apaream as primeiras vendas. No estou dizendo que precisa bombardear o leitor de banners e links, basta utilizar os recursos na hora certa, na posio certa e pelo tempo certo. O mesmo no precisa ser feito para uma campanha do tipo CPC, que exige apenas a exibio de banners nos locais adequados. Note que quanto maior o valor da comisso, maior o esforo que voc ter que empregar. E isso totalmente justo, visto que voc ser muito bem pago. Lembre-se que o esforo proporcional comisso. Por exemplo, se voc tem 500 artigos no precisa fazer nenhum esforo para lucrar uns 200 reais no ms com AdSense. Em compensao, utilizando um programa de afiliao voc poderia lucrar cerca de 100 reais por cada venda, ou seja, com apenas 10 converses teria 1000 reais. Porm seria necessrio organizar seu contedo e criar um plano de converso, o que demanda tempo e realmente difcil. Esse o preo para ganhar 800 reais a mais.

36

Crie realmente uma campanha focada em divulgar seu anunciante, isto que eles buscam atravs das redes. Utilize landing pages eficientes, divulgue tanto dentro como fora do blog (especialmente nas redes sociais), faa campanhas de e-mail marketing, crie posts com objetivo de atrair leitores com o perfil que voc quer para o tipo de campanha que estiver promovendo, considere utilizar o AdWords e o Facebook Ads ( necessrio verificar se a rede autoriza). Em pouco tempo voc notar que seus resultados sero muito bons! Vale lembrar que uma das chaves para ter mais converses a motivao, apresente argumentos que mostrem a seus leitores os benefcios de algo que pretenda promover e naturalmente estar motivando seus leitores a terem uma ao efetiva! De um modo geral podemos concluir que os anunciantes buscam grandes redes e oferecem uma srie de recursos e desejam que estes recursos sejam utilizados da melhor forma possvel nos espaos publicitrios (blogs), gerando uma boa quantia de converses e fazendo com que o usurio e a rede tambm lucrem! Algo que ns, publishers, deveramos fazer ao iniciar uma campanha de um anunciante estudar detalhadamente a proposta apresentada, o site do anunciante, seus objetivos e principalmente qual o pblico que tem interesse neste tipo de produto/servio. Desta forma voc estar em condies de ter os melhores resultados com suas campanhas.

37

O que os afiliados esperam das redes de afiliao


Recentemente escrevi sobre o que os anunciantes esperam dos afiliados, agora o momento de fazer uma anlise do mercado de afiliados brasileiro sob um novo ponto de vista, que o que o afiliado espera das redes de afiliao, que so as intermediadoras entre publishers e anunciantes. H diversos pontos a serem observados nas necessidades dos usurios para que estes tenham como desenvolver um bom trabalho. Entre muitas questes que poderiam ser abordadas sobre o que os publishers esperam das redes uma abordagem inicial e bastante interessante que os novos afiliados esperam antes de qualquer coisa informaes de fcil compreenso e transparentes, isso certamente ajuda a quem est comeando. As redes de afiliao de um modo geral se especializam em algumas reas, umas possuem ferramentas fantsticas e pouca informao, outras possuem informaes incrivelmente detalhadas, entretanto oferecem ferramentas ineficientes. A situao chega a ser triste, mas esta a realidade das redes no Brasil. Se o afiliado no correr atrs de informaes suas chances de sucesso estaro seriamente afetadas.

Toda rede de afiliado deveria ter um blog oficial!


Publishers so em sua grande maioria blogueiros, portanto habituados a este mundo de internet todos os dias. Para um blogueiro, algo extremamente intuitivo buscar por informaes em um blog. Se forem informaes sobre uma rede praticamente automtico ir ao site oficial e procurar por seu blog. Neste exato momento fiz isso no site da Netaffiliation e, apesar de ser uma das minhas redes de afiliao preferidas por inmeros motivos, fiquei

impressionado por no encontrar! Utilizei a Netaffiliation como exemplo por se tratar de uma rede que disponibiliza muitos recursos aos publishers, porm isso se aplica a

38

praticamente todas as grandes redes, como Zanox, CPA Brasil ou Public ides. Ter um blog , alm de ser um grande refgio para o leitor, uma tima estratgia para preparar melhor os publishers do pas alvo (nesse caso o Brasil ou Portugal). Isso se resumiria em mais converses; mais dinheiro entrando para ambos os lados.

Uma newsletter cairia bem (mas sem spam)


Juntamente com a necessidade de um blog, particularmente, acrescentaria uma newsletter que mantivesse os usurios a par das campanhas que se iniciam e que esto pausadas, e uma newsletter com informaes teis para aprimorar o trabalho dos publishers com dicas de marketing, SEO, email marketing, AdWords, Facebook Ads, etc. Tudo isto estaria contribuindo para uma gama de novos afiliados ainda mais preparados, o que certamente faria desta plataforma uma das mais buscadas pelos anunciantes.

Afiliados necessitam de comisses justas!


Uma das realidades das plataformas de afiliao brasileiras que ainda esto de certa forma sombra do Google Adsense. Com isso acabam ficando com os usurios que ou esto fazendo testes para ver se talvez conseguem ganhar algo ou tiveram suas contas do Adsense canceladas. Isto em grande parte se deve a uma questo que ainda gera muito incmodo entre os publishers, que so os pagamentos. Pagamentos por converses do tipo CPL: as campanhas desse tipo, em sua maioria, oferecem bons valores de comisso e representam oportunidades claras de ganho desde que sejam promovidas de maneira adequada. Como se sabe, um simples cadastro nesse caso pode render mais de 10 reais. Porm, dois pontos se destacam. Altas comisses podem atrair um pblico maior e mais qualificado; menores comisses podem atrair um pblico menor, mais especulativo e menos qualificado. As comisses do tipo CPL so relativamente rpidas de serem disponibilizadas devido facilidade na validao.

39

Pagamentos por converses do tipo CPA: as campanhas desse tipo, de um modo geral, tm bons valores e podem gerar ganhos maiores do que as CPL, porm exigem um trabalho maior, envolvendo a ao efetiva do leitor (normalmente uma compra). As comisses variam de % a $, sendo que na maioria das vezes bastante justa se comparada com o produto que est sendo vendido. Nesse caso, especificamente, o maior problema a janela de comisso extremamente pequena. Os cookies (click views) expiram mais rapidamente do que o tempo necessrio para que o leitor compre alguma coisa. Isso afeta e muito a comisses de maneira secundria. Para entender melhor, imagine que voc colocou o banner da Americanas.com (Lomadee) em seu site. Essa uma campanha que no oferece nenhuma janela, portanto a comisso gerada somente se o seu leitor comprar na hora. O leitor visita seu blog, clica no banner e se interessa pelo produto. Mas por algum motivo o navegador apresenta um erro e fechado. Se o leitor entrar no site da Americanas.com para comprar o produto que tinha visto anteriormente (vindo de sua indicao) a sua comisso no ser gerada. Em longo prazo isso d mais prejuzo do que lucro fazendo com que o afiliado migre para outra plataforma. O maior incmodo nos filiados com relao ao fato de que uma campanha CPA ou CPL, mesmo que no converta, estar utilizando o espao publicitrio e contribuindo para o fortalecimento da marca do anunciante (mesmo que no a exiba no banner). Em contrapartida, afiliados CPM, que so ideais para o branding, so escassos no Brasil fazendo com que o publisher tenha poucas opes. As mais justas so as campanhas mistas, que oferecem dois tipos de comisso ao mesmo tempo: CPL + CPA, CPL + CPM, CPC + CPA, etc. O grande porm que essas combinaes praticamente no existem. Temos quase 100% das campanhas mistas representadas apenas por CPL + CPA.

Transparncia fundamental!

para

com

os

publishers

40

Toda plataformas de afiliao possui uma rea onde o publisher pode acessar as estatsticas de suas campanhas, porm nem todas tm estatsticas em tempo real, ou ao menos com diversas atualizaes ao longo do dia. Isto gera um grande desconforto nos usurios que chegam a uma rede (at ento desconhecida). Os afiliados mais antigos se acostumam com os horrios da atualizao, porm quanto mais prximo do tempo real, melhor e mais credvel. Alm de maior transparncia, importante no tratar os publishers com descaso. J vi situaes em que os afiliados entram em contato com determinadas redes e nem mesmo uma resposta obtm. um absurdo! Se a idia fazer uma rede crescer cada vez mais, logicamente necessrio tratar seus membros com respeito. Desta forma certamente ter afiliados, e parceiros, por longos anos! De um modo geral o que ns, publishers, buscamos uma rede mais humana. Recursos tecnolgicos e campanhas existem em todas as redes, mas o que um diferencial realmente buscado por ns uma relao mais humana entre rede e afiliado.

41

Qual a maior rede de afiliao do Brasil


Algo natural que o afiliado e o anunciante tenham o desejo de trabalhar com a maior rede de afiliados do Brasil, afinal se a maior naturalmente j se imagina que promove campanhas com xito, oferecendo os melhores resultados tanto para quem est anunciando quanto para quem est monetizando um blog ou site. Mas, no Brasil, existe uma grande rede de afiliao que possa dizer somos a melhor atualmente? Nesse artigo voc ter a resposta para essa importante pergunta e ver o que a experincia pode render. Seria timo poder dizer que a rede XYZ a maior do Brasil, porm no novo mercado de afiliao brasileiro isso seria abrir a boca grande demais. Sugerimos a leitura desses artigos para entender melhor o por qu:

As boas redes de afiliados que me perdoem, a coisa t feia! O que os afiliados esperam das redes de afiliao Redes de Afiliados VS Google AdSense Situao do mercado de afiliao brasileiro Anunciantes VS Afiliados

Baseado no que j falamos ao longo de vrios artigos, podemos dizer que nenhuma rede efetivamente boa aqui no Brasil. O que temos so vrias empresas novas entrando em um mercado desconhecido. Embora algumas recebam premiaes ou sejam taxadas de a melhor, a verdade que isso no verdade. Em tempo, possvel fazer uma boa anlise de como esto as principais redes neste momento e tentar prever qual ser a que realmente se tornar em um futuro prximo a maior do Brasil. O mercado brasileiro afiliao possui caractersticas nicas, como o fato de algumas redes j atuarem h anos nesse mercado juntamente com redes que chegaram h pouco tempo. Em contrapartida, muitas redes novas em nosso

42

pas j atuam ativamente em diversos outros pases. Alguns exemplos bastante conhecidos so Zanox, Netaffiliation, Public Ides, Click Magic, DGMAX Interactive, etc.

Redes de Afiliados em Destaque no Brasil


Nesse momento quero falar um pouco sobre as principais redes de afiliados que buscam destaque no Brasil, mostrando como esto no mercado neste momento ( partir do nosso ponto de vista, de afiliado) e como este cenrio ficar dentro de algum tempo no mercado brasileiro de afiliao. Claro que aqui o espao muito curto para citar todas as redes que esto lutando por espao na internet brasileira, mas seguem alguns fatos sobre as maiores. Para essa anlise selecionamos a Zanox, Afilio, Lomadee e Netaffiliation, que so redes que esto com vrias campanhas nos mesmos segmentos, sendo assim disputam os mesmos espaos de mercado. ZANOX uma grande rede que chegou ao Brasil h pouco mais de um ano e est lutando para chegar ao topo. Atualmente a maior empresa de afiliao da Europa, porm ainda pouco utilizada por aqui. Sua interface ainda no amigvel como a de outras empresas, precisando melhorar bastante. O suporte um ponto que se destaca, mas no algo to extraordinrio ainda sendo que no foi colocada prova, assim como a Lomadee, por exemplo. AFILIO uma rede bastante conhecida no Brasil, mas que no se destaca atualmente. Apesar de ter grandes anunciantes, no possui uma grande visibilidade ou expectativa de crescer em nosso pas. O que vemos outras empresas entrando e a Afilio se mantendo. Pelo que conhecemos, o suporte no to bom quanto ao das outras redes e no procura por novos parceiros de negcio. LOMADEE uma das redes mais antigas do Brasil e conta com uma das maiores bases de afiliados. O que podemos notar claramente que a Lomadee bastante presente nos eventos que acontecem e promove muito bem a

43

marca, porm no se destaca como uma das melhores mas como aquela que sabe fazer o prprio marketing. Apesar de ter parcerias fortes, ainda deixa o afiliado na mo e sem resposta quando menos se espera. No possui uma poltica clara de cookies, o que prejudica e deixa o Publisher descontente. O que podemos perceber que a Lomadee foi uma espcie de tapa buracos do antigo sistema de afiliao do Buscap que acabou crescendo e se tornando independente. Esperamos que melhore, mas a situao essa. NETAFFILIATION uma rede que est no Brasil h bastante tempo e crescendo em um nvel muito bom graas sua campanha de recrutamento de afiliados. O que podemos notar que a Netaffiliation no possui um suporte presente para atender s demandas dos publishers, porm isso se deve ao pequeno pessoal da equipe. A empresa demonstra interesse em atualizar a plataforma, melhorar o atendimento e se manter mais presente em nosso pas, o que um ponto forte visto que j conta com mais de 50 campanhas e no tem problemas com pagamentos ou contas bloqueadas injustamente. O ponto mais interessante talvez seja o fato de a Netaffiliation estar sempre disposta a negociar antes de tomar uma atitude mais drstica.

Vantagens de trabalhar com uma rede em crescimento!


Redes j mais antigas no Brasil trabalham geralmente com anunciantes antigos em divulgao na internet, isto de certa forma dificulta o trabalho do afiliado por alguns fatores:

Dificilmente o Publisher estar apresentando alguma novidade nas publicidades

Dificilmente o Publisher estar melhor posicionado do que o prprio site do anunciante

Como so anunciantes j muito famosos todos sabem ir diretamente ao site e fazer a compra por l

Em contrapartida os anunciantes antigos:

44

Tendem a ser mais confiveis aos olhos do comprador Oferecem produtos de alto valor que resultam em altas comisses Esto presentes em mais de uma rede de afiliao

Com este cenrio voc pode tirar suas prprias concluses sobre se lucrativo promover uma rede com anunciantes famosos ou com anunciantes desconhecidos. Ao optar por uma rede que est em crescimento voc se beneficiar com anunciantes recm captados para divulgao na web, ou seja, sempre ter novidades a mostrar em seu blog e campanhas que podem ultrapassar os 100 reais facilmente. Isto aumenta consideravelmente suas chances de gerar converses atravs de suas publicidades. Redes em grande crescimento como algumas citadas acima esto em busca no apenas de mais anunciantes, mas tambm de mais afiliados. Para isso mantm uma poltica de indicaes muito interessante com sua campanha de indicao que paga timas comisses por cadastro, e claro que para ser realmente indicada e apontada como a melhor alternativa oferece pagamentos em diversas moedas, inclusive Euros.

Mesmo sabendo qual a maior rede do Brasil, devo trabalhar com outras redes?
Esta talvez seja sua dvida neste momento. Mesmo tendo notando o grande crescimento de uma rede, deveria trabalhar tambm com campanhas de outra? De um modo geral no h nada que o impea de fazer isso, pois as redes de afiliados no exigem exclusividade. Mas vale a pena observar alguns fatores importantes:

Ao trabalhar com mais de uma rede estar repartindo seus ganhos entre elas? Se voc ainda est comeando, isto no uma boa idia, pois cada empresa possui seu valor mnimo para saque dos ganhos. Se voc espalhar muito que est ganhando corre o risco de demorar mais tempo para receber.

45

Se voc pretende mesmo trabalhar com mais de uma rede para diversificar seus ganhos recomendo que o faa em blogs diferentes ou que tome o cuidado de no gerar concorrncia entre as campanhas que voc mesmo est veiculando. Isto poderia atrapalhar o desempenho de uma das campanhas.

Em linhas gerais podemos afirmar que o mercado de afiliados no Brasil ainda novo e tem muito a evoluir, fique sempre atento s novidades que certamente ainda sero muitas. O que podemos afirmar que voc quem faz uma rede crescer. Escolha a que mais se adapta a suas necessidades. Algumas dicas so justamente as redes que comentamos acima, mas temos uma lista mais completa pra voc escolher.

46

O que diferencia uma rede de afiliados da outra


Redes de afiliados existem muitas por ai, mesmo o mercado de afiliao no Brasil ainda sendo relativamente novo a oferta bastante grande e o novo publisher muitas vezes fica com uma srie de dvidas no momento de escolher o programa de afiliados certo para trabalhar. Aqui vou mostrar as principais diferenas entra as redes de forma que isso possa ajudar o novo afiliado a comear nesse mundo com o p direito. Antes de qualquer coisa importante deixar claro que do ponto de vista tecnolgico praticamente no h diferenas. A tecnologia utilizada pelas grandes redes de afiliados praticamente a mesma, portanto o que as diferencia sem dvida o fator humano. como cada rede gerenciada, como so escolhidas as campanhas, como acontece o suporte ao afiliado, etc. Tudo isso tem uma grande influncia em seu dia a dia trabalhando com seu site ou blog. Existem tambm algumas diferenas no pagamento e na burocracia em geral, mas importante observar com ateno, pois nem sempre algo que em um primeiro momento parece a melhor alternativa realmente ser. Entenda o por qu ao longo desse post.

Flexibilidade da rede de afiliados algo importante!


Para uma rede ser realmente atrativa aos olhos do Publisher importante ter sempre uma boa quantidade de anunciantes e tambm muitas novas empresas interessadas em anunciar. imprescindvel ser flexvel para o anunciante, se adaptando s duas necessidades, sem prejudicar os afiliados com imposies feitas pelas empresas. Porm ainda mais interessante ser flexvel com os afiliados oferecendo sempre vrias opes em anncios e formas de manter contato com a rede. Algumas redes so flexveis em nvel de campanhas, ou seja, conseguem atrair diversas empresas de setores variados e oferecer muitas opes ao

47

webmaster ou blogueiro. Em contrapartida, algumas redes permanecem com as mesmas campanhas e esperam ter resultados diferentes. A questo aqui no aceitar que qualquer empresa anuncie, mas sim que os publishers tenham uma rotatividade boa de campanhas para que possam testar cada uma delas. O afiliado por sua vez tambm deve ser flexvel e se adaptar a uma rede. Muitas vezes o resultado demora a aparecer, mas efetivamente aparece. Um bom exemplo de flexibilidade entre ns, publishers, quando falta uma criatividade (banner, flash, etc.) que deseja. Imagine que voc procura por um banner de 300250, mas no encontra. O que voc faz, vai para outra rede de afiliao ou testa um banner em outro tamanho, como 76890? Se voc simplesmente pula de uma rede para outra provvel que no ter muito sucesso devido ao fato de no se adaptar facilmente (ou no procurar se adaptar).

Busque ferramentas para fazer e-mail marketing Adapte o layout de seu blog para suportar um banner com esta medida Crie artigos para incluir links de texto

Claro que este foi apenas um exemplo, porm importante para ambos os lados ser flexvel. Muitas vezes o simples ato de esperar um pouco pode fazer a diferena entre ganhar um dinheiro ou no ganhar nada.

Meios de pagamento das redes


Outro fator que diferencia uma rede da outra so os meios de pagamento e o valor mnimo para resgate, principalmente para quem est comeando. Veja os dois exemplos a seguir:

Netaffiliation: mnimo para resgate 50 Euros Lomadee: mnimo para resgate 30 reais Public Ides: mnimo para resgate 100 Euros

48

Baseado nos valores acima, qual rede de afiliao voc escolheria? Acredito que a maioria respondeu a segunda, Lomadee. Em um primeiro momento, e para quem deseja ganhar um dinheiro rpido, essa seria uma boa escolha. Mas preciso analisar um pouco mais. Qual das redes oferece as campanhas que no seu nicho podem render mais? Qual delas oferece o melhor meio de pagamento para voc? Baseado nisso, veja o seguinte:

Netaffiliation: oferece campanhas que podem chegar a mais de 100 reais e paga via PayPal

Lomadee: oferece campanhas que podem chegar a mais de 100 reais e paga via transferncia bancria

Public Ides: oferece campanhas que podem chegar a mais de 30 reais e paga via transferncia bancria internacional

Se a campanha que paga mais de 100 reais est na Netaffiliation, est relacionada ao seu nicho e voc prefere receber via Paypal, ento essa a melhor opo. Se a campanha est na Lomadee e voc prefere receber por transferncia bancria, ento essa a melhor opo. Mas se voc encontrou a campanha certa na Public Ides e no tem problema em aguardar at acumular o valor mnimo, essa a melhor opo. Um quarto exemplo a UpRise40, que tem uma proposta diferenciada, que oferecer pagamento imediato, ou seja, assim que atinge o valor mnimo j poder fazer o resgate de seu saldo antes mesmo de aguardar a rede receber do anunciante. Claro que um servio pago, afinal a UpRise40 estar assumindo integralmente o risco caso o anunciante no pague.

Humanismo acima de tudo


O Humanismo coloca a pessoa (ser humano) acima de qualquer coisa. Melhor do que receber um pagamento sempre em dia poder contar com uma rede de afiliado sempre que precisar. Melhor do que ter timas campanhas ter um gerente de contas que ajude o Publisher a atingir seus objetivos. Melhor da flexibilidade ter uma rede flexvel ao dispor de ns blogueiros e webmasters.

49

Se voc estava em busca de escolher uma rede com base em dados como tecnologia mais avanada ou algo do tipo agora j sabe que isto definitivamente no o mais importante, mas sim o fator humano. Este o fator que far toda a diferena, trabalhe junto com equipes competentes e ter melhores resultados!

50

Remarketing, Retargeting, Geo Localizao, etc. entenda e lucre mais


J tratei aqui de vrios temas relacionados com redes de afiliao, desde os mais bsicos sobre o que so elas, como tambm falei sobre as principais diferenas entre as vrias existentes e os programas de afiliados de nicho. Em alguns dos artigos houve a inter-relao entre anunciantes, rede de afiliados e afiliados, e agora o momento de iniciar um estudo sobre alguns aspectos mais detalhados das avanadas tecnologias que so utilizadas nas maiores redes. Aqui no ser abordado nada tcnico sobre as tecnologias, entretanto voc aprender algo que no encontra em qualquer lugar. Nesse artigo voc entender o que de fato as redes utilizam para ganhar os clientes e faz-los comprar cada vez mais:

Remarketing, recuperao de carrinho abandonado Retargeting, fim da amnsia dos clientes Geo Localizao, campanhas direcionadas por regio Tracking, rastreamento e tecnologia anti-fraude Fluxo XML e RSS, tecnologias para aumentar os ganhos

Antes de continuar com a leitura, entenda que essas tecnologias so utilizadas em grande parte das redes. Cada uma delas aumenta as chances de o leitor clicar em um anncio e comprar um produto. Isso significa que quanto mais tecnologias em uma rede, maiores so as chances de voc ganhar dinheiro.

Remarketing Recuperao de carrinho de compras abandonado


Esta uma tecnologia relativamente nova, mais utilizada pela rede de afiliados Zanox, e funciona exatamente como na descrio. Basicamente ela serve para

51

recuperar os compradores que por algum motivo abandonaram um carrinho de compras. Exemplo: Imagine que voc est promovendo a campanha das lojas Americanas e colocou um banner de Notebook em seu site. Ao visualizar esse banner um leitor se interessa pelo modelo e clica no banner. Quando ele chega na loja, faz o cadastro, escolhe a forma de pagamento, mas por algum motivo desiste da compra. nesse momento que entra o remarketing. Depois de algum tempo (5 minutos, 30 minutos, 2 horas, etc.), o cliente recebe um email informando que sua compra no foi finalizada e que ele pode continuar a compra sem ter que digitar tudo novamente. No exemplo acima as chances de o cliente retornar ao site e comprar o produto aumentaram em pelo menos 20%. Ou seja, se voc estivesse promovendo essa campanha suas chances de ganhar dinheiro seriam maiores. Para entender ainda melhor, digamos que o cliente estava no Submarino com alguns itens no carrinho de compras e o abandona. J sabemos que este cliente possui a inteno de compra e digitou um email, a rede de afiliados atravs de sua tecnologia de remarketing tentar atrair o cliente de volta enviando um email.

Retargeting Relembra os compradores qual seu objeto de desejo


O Retargeting praticamente um Remarketing com uma estratgia diferente. O que ele faz exibir seus banners mesmo depois que o leitor j saiu da loja em que estava pensando em comprar. Exemplo: Imagine que voc est promovendo a campanha das lojas Americanas e colocou um banner de Notebook em seu site. Ao visualizar esse banner um leitor se interessa pelo modelo e

52

clica no banner. Quando ele chega na loja, se distrai por algum e sai do site sem comprar o produto. nesse momento que entra o retargeting. No momento em que ele visita o outro site, essa tecnologia tem o poder de mostrar o mesmo banner qu e voc estava mostrando anteriormente. Assim, o cliente poder clicar no banner a qualquer momento para comprar o produto e a comisso vai para voc. Outro ponto interessante est no fato de que o anncio a ser exibido por Retargeting ser em formato de fluxo XML (catlogo de produtos), desta forma seu cliente no ver apenas uma propaganda da loja em que esteve, mas dos produtos que estava interessado em comprar. Isto aumenta bastante as chances de compra. Vale lembrar que uma estratgia no invalida a outra, muito pelo contrrio, pesquisas apontam que lojas que utilizam ambas as estratgias em conjunto esto tendo timos resultados.

Geo Localizao A campanha correta de acordo com o local


No h como negar que nem sempre simples saber qual campanha oferecer, principalmente quando se trata de um anunciante com algum negcio offline, pois neste caso o fator local da loja muito importante. No adianta exibir anncios de uma loja mineira para leitores paulistas. Exemplo: Imagine que voc se interessou por uma campanha que tem CPA de 180 reais, mas trata-se de uma loja disponvel somente em Curitiba e Salvador. A Geo Localizao responsvel por mostrar essa campanha para Curitiba e Salvador e outra campanha para as demais localidades. Muitas redes oferecem campanhas genricas onde para cada cidade apresentado um anncio diferente.

53

Com as tecnologias de Geo Localizao esse tipo de anncio de fica muito mais simples de ser feito, pois assim que o leitor entra em seu site sua localizao identificada e aps isto ser selecionada uma campanha que possa ser de seu interesse com base em sua localizao geogrfica. Esta uma tecnologia muito utilizada por sites de namoro onde assim que voc entra aparece um banner do tipo 1234 pessoas online em sua cidade. Esta uma estratgia bastante impactante, afinal o anncio sempre de algo que foi marcado como perto do leitor.

Tracking Rastreamento e tecnologias antifraude


O termo tracking, em ingls, significa rastreamento e algo importante no apenas para a rede de afiliado, mas principalmente para o afiliado em si, pois justamente isto que faz com que se saiba de onde vieram os cliques, cadastros ou vendas. Exemplo: imagine que voc se inscreveu em uma campanha de hospedagem de sites que paga por venda (CPA) e colocou um banner em seu site. Em um ms 30 mil leitores visitaram seu site e o banner recebeu 15 mil cliques. partir da tecnologia de tracking que a rede poder contabilizar todos os cliques recebidos e gerar uma comisso para voc. O sistema de tracking utilizado pelas redes relativamente simples. A cada link de publicidade que voc gera, seja um banner, flash ou link de texto, acrescentado um cdigo que identifica voc. Sempre que houver uma ao sobre esse link a rede poder contabilizar e gerar uma comisso. Alm desta tecnologia de tracking, as redes possuem diversos outros recursos internos que funcionam como antifrade e so muito importantespara garantir aos anunciantes resultados concretos em sua campanha. Exemplo: imagine que um webmaster se inscreve em uma campanha que paga por cadastro (CPL) . Numa tentativa de bular

54

o sistema ele cria um programa que gera cadastros automticos. Com a tecnologia antifraude a rede identifica o IP de onde vieram os cadastros, valida os cookies, o mac address (nmero da placa de rede), se no houve hard incentive (forou o leitor a se cadastrar) e diversos outros fatores para verificar se cada cadastro vlido. Caso no seja ela no d a comisso e o afiliado corre o risco de perder a conta.

Fluxo XML e RSS, aumente seus ganhos


Estes so dois tipos de fluxos utilizados pelas grandes redes para apresentar produtos aleatoriamente ou baseado em geo localizao. Eles so utilizados por quem deseja uma forma mais prtica de anncio ou no tem tempo de ficar testando vrios banners. Entenda melhor: Fluxo XML: geralmente utiliza-se um banner, porm no se trata de um banner nico sempre com a mesma propaganda, este banner est ligado a uma galeria de banners (como produtos, por exemplo) e para cada cliente mostrar determinadas publicidades. O fluxo XML bastante utilizado juntamente com tecnologias de Remarketing e Retargeting. Fluxo RSS: aqui a estratgia consiste em utilizar espaos de seu fluxo RSS (feed) para exibir publicidades. Isso interessante pois muitos leitores ao assinar o feed deixam de visitar o blog e passam a consumir o contedo diretamente por email. Como pode ver tecnologia definitivamente no falta para que voc ganhe um bom dinheiro trabalhando com programa de afiliados, o importante no deixar tudo isso apenas em teoria, preciso colocar em prtica. Antes de simplesmente colocar um banner em seu site, verifique se a rede em que voc est inscrito possui algumas dessas tecnologias. Quanto mais, melhor!

55

O que uma janela de comisso, vantagens e desvantagens


Quando um novo publisher entra para uma rede de afiliao e ainda est acostumado a trabalhar apenas com o Google Adsense ou afiliados de nicho natural que tenha diversas dvidas sobre como funciona cada sistema de pagamento. Muitas pessoas se sentem inseguras por no saber como as redes identificam a ao que foi feita pelo cliente e como a comisso ser contabilizada. Aqui vamos abordar um tema especfico bastante utilizado em campanhas CPL (cadastro) e CPA (venda), que so as janelas de comisso (cookies).

O que uma janela de comisso?


Janela de comisso o perodo em que seu link de afiliado vlido. Ou seja, em quanto tempo o seu leitor ter que comprar para que a comisso seja sua. Exemplo: digamos que voc esteja promovendo uma campanha com janela de comisso de 30 dias. Agora imagine que voc colocou um banner dessa campanha em seu site e um leitor clicou. Ele ter 30 dias para comprar o produto. Se ele finalizar a compra dentro desse prazo a comisso sua. O que torna possvel esta tecnologia de janelas de comisso so os chamados cookies, arquivos temporrios armazenados no computador do seu leitor. Praticamente todos os sites armazenam algum tipo de cookie e as redes de afiliao no so diferentes. Nesse exato momento seu computador est repleto de cookies utilizados pelos sites para gravar alguma coisa a seu respeito. Veja mais um exemplo. Exemplo 1: digamos que voc fez login no Gmail, Yahoo ou Hotmail. Nesse momento so armazenados alguns cookies em seu computador garantindo que voc realmente voc. Dessa

56

forma, caso feche a janela de seu navegador poder abri-la novamente e entrar em seu email sem ter que fazer o login (pois j est tudo gravado no cookie). Exemplo 2: imagine que voc est promovendo a campanha da Dell (Lomadee), que tem janela de comisso de 30 dias. No momento em que seu leitor clicar no banner ser gravado um novo cookie na mquina dele dizendo: 1. Que voc o afiliado que o recomendou 2. O dia e hora em que ele clicou 3. Qualquer outra informao relevante Dessa forma, quando o leitor comprar alguma coisa a Lomadee saber quem indicou a Dell para aquele cliente. Note que Janela de Comisso um benefcio indispensvel para ns , publishers. Quanto maior a janela, maior a chance de ganhar dinheiro.

Cookies possuem vantagens e desvantagens


Quando se fala em cookies existem basicamente um ponto negativo e outro positivo. A vantagem inegvel dos cookies que voc no precisa vender um produto na hora para ganhar dinheiro, basta que seu leitor compre dentro da janela de comisso. J o ponto negativo que talvez o leitor possa ter configurado o navegador para no aceitar cookies. Dessa forma a venda no poder ser rastreada a no ser que ele compre na hora. Isso tambm pode acontecer caso o leitor exclua os cookies por algum motivo. Essas so possibilidades remotas, mas no deixam de ser pontos negativos. Uma outra coisa que pode acontecer (muito raro) o leitor chegar ao site do anunciante atravs de seu site ou blog, ter o cookie armazenado normalmente, mas por algum motivo fazer a compra a partir de outro computador. Neste caso tambm no h como saber que foi uma indicao sua.

57

Mesmo possuindo desvantagens, trabalhar com campanhas com uma boa janela de comisso sempre uma alternativa interessante e que pode ajudar a aumentar seus ganhos com a rede de afiliados.

Cookies temporrios VS Cookies permanentes


Todos os cookies a que nos referimos anteriormente so temporrios. Quando se fala em janela de comisso normalmente o mais freqente pensar em um perodo especfico em que o cookie ser vlido. Porm, existem campanhas que trabalham com cookies permanentes, como por a campanha de indicao de novos publishers do Cursos 24 Horas. Esse tipo de janela na verdade no trata de um cookie, mas sim de um cadastro que armazena todas as compras de seus indicados onde voc recebe comisses vitalcias. Exemplo: imagine que voc se cadastrou no Cursos 24 Horas e recomendou 10 novos estudantes. Sempre que eles comprarem um curso voc receber uma comisso, pois a empresa identificar que eles foram recomendados partir do seu usurio que est armazenado no banco de dados.

Tipos de cookies temporrios


Em termos de cookies temporrios ainda temos algumas diferenas, principalmente com relao a o que indica o incio do cookie. Existem dois tipos de cookies temporrios: Click view: esta a forma utilizada por praticamente todas as redes de afiliados. Nesse tipo, o cookie gravado somente quando o leitor clicar no seu banner ou link. Exemplo: voc colocou um banner da Dell em seu site e um leitor clicou. partir da que o cookie comea a contar. Post view: este um outro sistema, que atualmente mais utilizado pela rede Public Ides no Brasil, em que o cookie se torna vlido a partir do momento em

58

que sua publicidade visualizada, ou seja, mesmo que seu leitor no tenha nenhuma ao direta o cookie ser gravado. Exemplo: voc colocou um banner da Dell em seu site e um leitor o visualizou. a partir da que o cookie comea a contar. Tambm vale lembrar que as janelas de comisso oferecidas pelas campanhas so as mais variadas. Normalmente no a redes que estipula o perodo de cookie, mas sim os anunciantes. Portanto voc poder encontrar diversas janelas de comisso diferentes dentro de um mesmo programa.

59

Como fazer propaganda de uma campanha atravs de incentivo


O incentivo nas campanhas de redes de afiliados uma das prticas menos compreendidas pelos publishers brasileiros. Justamente por isso no costumamos encontrar campanhas com algum tipo de incentivo legal. Geralmente a prtica de incentivo no feita ou quando acaba sendo promovida de forma errada. Em alguns casos funciona para o afiliado, mas no para o anunciante, e vice versa. Na maioria das vezes o melhor no fazer do que fazer de maneira errada. Antes de comearmos efetivamente com esse artigo importante entender que o incentivo trata-se de uma prtica sensvel. Isso significa que toda ao tomada deve ser com total responsabilidade e com extrema cautela. Uma prtica sensvel pode gerar muito lucro e estar fora do que um anunciante espera. Em contrapartida, pode estar dentro do que o anunciante espera mas no gerar comisso para o afiliado. Os tipos mais comuns de prticas sensveis so: incentivo, compra de keywords e coregistro. Existem basicamente duas formas de se fazer o incentivo a uma ao: soft incentive e hard incentive. O soft incentive significa incentivo suave, ou legal. O hard incentive significa incentivo duro, ou ilegal. Exemplo: imagine que voc entra em um site de download para baixar um filme paralelo. Quando clica no link, voc redirecionado para um tal de protetor de links que lhe obriga a baixar um programa ou fazer um cadastro. Essa uma prtica Hard Incentive. Exemplo: imagine que voc entra em um site de vdeos, se cadastra e comea a assistir a vdeos de humor exclusivos desse site. Antes de cada vdeo tem uma propaganda de 2 minutos sobre o lanamento de um carro no Brasil. Voc pode pular essa

60

propaganda a qualquer momento, mas se voc assistir a ela inteira receber 2 reais por isso. Essa uma prtica Soft Incentive. De um modo geral, no Brasil mais freqente encontrarmos o Hard Incentive.

Como fazer propaganda atravs de Soft Incentive


Fazer propaganda de campanhas de afiliados atravs de soft incentive uma forma de motivar seus leitores a uma ao (cadastro ou venda), porm sempre dando total liberdade de escolha para seu leitor. Ele no deixar de ter acesso a nada por no ter uma ao, mas ter algum benefcio se a tiver. O processo consiste basicamente em presentear os leitores que tomarem uma ao. O prmio depende muito de dois fatores:

Pblico alvo: voc deve oferecer algo que seja reluzente aos olhos do leitor. No momento de escolher, leve em considerao o nicho de seu blog e tambm a segmentao (sexo e idade) para definir o que poder ou no ser interessante para ele.

Valor da comisso: dependendo do valor da comisso, voc pode oferecer parte disso como prmio. Porm se for muito baixo convm fazer algum tipo de promoo.

Tipo de comisso: esse talvez seja o fator mais importante. Promover um cadastro (CPL) com comisso de 4 reais muito mais fcil do que uma venda (CPA) de 40 reais. Isso porque muito mais fcil parar o que est fazendo para se cadastrar em algo, sem gastar dinheiro, do que pegar o carto de crdito e comprar.

Algo importante de lembrar que geralmente quando a rede de afiliados permite a prtica de incentivo sua comisso acabar sendo menor do que a normal. Isso porque o incentivo por si s gera maiores converses. Portanto, um benefcio vai de encontro ao outro.

61

Exemplo: imagine que voc possui um site sobre carros com 2 mil emails cadastrados. Uma rede de afiliao qualquer disponibiliza a campanha da Hyundai onde os leitores tm que se cadastrar para concorrer a um carro zero quilometro. A comisso de 4 Euros, mas voc no pode fazer nenhum tipo de incentivo. Enviando um email para a rede, voc conseguiu esse benefcio porm sua comisso foi baixada para 3 Euros. Mesmo com um Euro a menos voc pode oferecer um bnus para as pessoas que se cadastrarem e isso aumenta as chances de converso. Fazer o incentivo para cadastros mais simples do que para vendas. No caso dos cadastros possvel redirecionar seu leitor para a pgina do bnus assim que terminar o cadastro. Essa uma forma de ter certeza de que houve a converso antes de dar a bonificao. Quando se trata de uma venda o processo um pouco mais complexo, pois, pelo menos no Brasil, o leitor pode imprimir um boleto e dizer que pagou com o objetivo de requerer o bnus, mesmo no tendo pago nada. Devido falta de integrao entre os bancos, que levam at 48 horas para identificar o pagamento de um boleto, pode ser que a pessoa esteja agindo de m f.

Como fazer propaganda atravs de Hard Incentive


Embora este no seja o mtodo mais indicado de promover uma campanha, porque voc obriga o leitor a fazer algo, algumas coisas podem ser feitas nesse sentido para melhorar os ganhos de maneira que o visitante no seja muito pressionado. Se sua promoo tende mais para o lado do Hard Incentive, considere fazer o seguinte: 1. Oferea um produto que o cliente possa comprar, no um cadastro. 2. Se voc quer que o leitor faa um download ou cadastro, considere incluir uma observao informando que no se trata de algo obrigatrio. 3. No obrigue o leitor a nada.

62

A idia nesse caso sempre tender para o lado do Soft Incentive com permisso da rede de afiliados. Em qualquer situao o leitor tem que decidir por baixar ou no, se cadastrar ou no, comprar ou no. Se voc est impondo algo, Hard Incentive e em pouco tempo seu site ou blog estar banido do Google AdSense e das principais redes de afiliao.

63

Prticas sensveis: cadastro e venda


Grandes redes de afiliados so bastante conhecidas por oferecerem uma enorme quantidade de ferramentas e meios para que seus afiliados trabalhem as campanhas de forma a ter os melhores retornos possveis. Entre estas prticas h o que chamamos de prticas sensveis, das quais j falamos em outros artigos, que entre todas as ferramentas disponibilizadas so certamente as menos utilizadas, ou so usadas de forma incorreta pelos afiliados. Ao notar que se trata de um tema realmente delicado farei este artigo exclusivamente tratando sobre prticas sensveis, observando isto tanto do ponto de vista de como fazer como tambm porque muitos no o fazem aqui no mercado de afiliados brasileiro. De um modo geral as prticas sensveis sempre envolvem um incentivo direto ao leitor para que este tenha uma determinada ao, seja um cadastro, clique ou mesmo uma compra. Os mais utilizados so para cadastros e compras devido aos valores de comisso que so consideravelmente mais altos.

Fique atento na hora de promover


Quando se fala em prticas sensveis, o mais importante de tudo antes de colocar alguma prtica em curso ter a autorizao do anunciante por meio da rede de afiliados. Existe anunciantes que no permitem nenhum tipo de prtica de incentivo, j outros possuem certas restries, sendo assim importante ter esta autorizao para evitar problemas que podem afetar sua conta de afiliado. Outro fator a considerar que geralmente, quando se negocia alguma prtica de incentivo com o anunciante, a sua comisso pelo cadastro ou venda ser menor do que dos outros afiliados. Isto pode no parecer vantagem em um primeiro momento, mas mesmo tendo um percentual menor seus ganhos acabam sendo maiores pelo fato de seus leitores terem um benefcio a mais. O resultado mais cadastros e vendas. justamente pelo fato da comisso ser menor que muitos afiliados acabam nem mesmo tentando trabalhar com

64

prticas sensveis. Muitos sequer lembram que possvel ganhar mais dinheiro com elas do que com promoo tradicional.

Entenda melhor as prticas sensveis


Basicamente todas as formas de prticas sensveis so relacionadas a oferecer algo para o leitor. Podemos dividir estas prticas em dois grandes grupos: hard incentive e soft incentive.

Soft incentive Oferecer algo em troca de uma ao


Nesta prtica o leitor/cliente ter algum benefcio ao realizar uma ao, seja um cadastro ou uma compra. Pode ser oferecido um brinde, uma parte da comisso ou algo que chame a ateno de maneira positiva. Neste tipo de prtica o leitor tentado a tomar uma atitude, pois receber um prmio em troca disso.

Hard incentive Obrigar uma ao em troca de algo


Esta uma prtica mais pesada e nem sempre bem vista tanto por anunciantes quanto por leitores. Isso porque ela obriga que o leitor tome uma atitude para somente depois ter direito a algo. Por exemplo, o leitor s poder baixar um vdeo aps fazer um cadastro. A pessoa obrigada a tomar uma ao, seno ela no pode baixar o vdeo. Outro exemplo, muito prtico, o incentivo a views. Alguns vdeos o leitor poder acompanhar na integra somente aps assistir a um comercial. Ao mesmo tempo em que essa prtica hard ela pode ser soft de acordo com a forma com que tratada. O Youtube, por exemplo, exige que o leitor fique 5 segundos vendo o vdeo, mas depois disso pode fechar a propaganda.

Dificuldades para as prticas sensveis no Brasil


As prticas sensveis so muito utilizadas em outros pases em que tanto os pagamentos online so mais simplificados como tambm as pessoas os utilizam melhor, isto torna todo o processo mais simples.

65

Imagine que voc queira oferecer cashback se uma pessoa comprar um produto. Aquele cara que espertinho vai imprimir o boleto e falar que fez o pagamento para ter seu bnus. O grande problema que os boletos so compensados em at 48 horas, ento dificilmente teremos certeza do pagamento da pessoa. Em grande parte do mundo isso no acontece porque muitas coisas acontecem em tempo real. Para o Brasil, neste momento, vejo as prticas de incentivo por cadastro mais simples de serem controladas (redes de afiliados com estatsticas em tempo real e detalhadas facilitam este controle) por parte do afiliado. Estas so estratgias ainda pouco utilizadas no Brasil, porm muito eficientes. Vale a pena entrar em contato com sua rede de afiliados para estudar melhor as possibilidades.

66

Prticas sensveis: Compra de keywords


Entre as diversas prticas sensveis, uma que mostra resultados bastante interessantes para quem trabalha com afiliao so as relacionadas compra de keywords. Vale lembrar que estas no so as nicas prticas sensveis no desenvolvimento de campanhas, h vrias outras referentes a cadastros e vendas com incentivos e ainda as prticas de coregistro. Mas neste artigo vamos focar somente na compra de keywords como forma de ganhar dinheiro com as grandes redes de afiliado. importante, antes de mais nada, que voc entenda que essa prtica est diretamente ligada com SEO e pode afetar o posicionamento do seu site. Antes de fazer uma anlise mais detalhada sobre a compra de keywords importante que voc saiba o que significa esse termo. A compra de keywords , como o nome descreve, a compra de palavras -chave com o intuito de receber visitas pagas. Algumas das mais conhecidas so do Google Adwords e Facebook Ads, mas h quem faa isso em sites e blogs de grande trfego (o que uma prtica perigosa e que requer muitos cuidados). Assim como outras prticas sensveis, a compra de keywords deve ser feita apenas com autorizao da redes de afiliados com as quais se est trabalhando. Muitas das redes mais conhecidas aceitam esse tipo de prtica, como a Netaffiliation, Public Ides, Zanox, etc.

Como avaliar a possibilidade de promover uma campanha com compra de keywords


Antes de avaliar se vai valer ou no a pena importante ter em mente que de fato esta uma prtica que traz grandes resultados, tanto se for feita atravs do Google AdWords como pelo Facebook Ads. Uma das coisas com a qual se deve ter certa ateno a escolha de boas keywords. Elas devem ser muito bem segmentadas, j ter um publico

67

interessado e ter uma boa taxa de converso. Tudo isso pode ser observado no momento da compra para que o dinheiro no seja simplesmente perdido. Como estar promovendo uma campanha de afiliado, voc deve calcular seu oramento para compra de keywords com base em sua comisso, seja esta para cadastros ou para vendas. O fato que a taxa de converses ter que ser grande o suficiente para que mesmo investindo em publicidade voc tenha lucro. Exemplo incorreto: Voc possui um blog, coloca banners de uma empresa que paga 15 centavos por clique e compra keywords no Google AdWords por at 50 centavos. Mesmo que cada visitante clicar em seus banners voc ainda ter um prejuzo de 35 centavos por clique. Exemplo correto: Voc possui um blog, escreve artigos e coloca banners de uma empresa que paga at 80 reais por venda, compra keywords no Google AdWords por at 50 centavos. Na pior das hipteses, se a cada 158 pessoas, uma comprar o produto voc ter um lucro liquido de 10 reais. Entre muitas dicas que existem em blogs pela internet e que so discutidas em fruns e debates por especialistas em SEO, as keywords que mais convertem no so genricas, mas sim as mais especficas, isto sem falar que keywords genricas tendem a ser mais caras do que as especficas!

Ao comprar uma Keyword, para onde devo apontar o link?


O ponto mais importante, quando o assunto compra de keywords, para onde apontar o link. essencial entender que existem basicamente dois lugares para onde direcionar o leitor que clicar em seu link. O primeiro diretamente para a landing page do anunciante. O segundo para uma landing page prprio, que voc cria. Veja algumas consideraes:

68

Promova a landing page do anunciante quando ela tiver um bom padro e chame a ateno do leitor para a compra.

Promova sua landing page quando a do anunciante no for to chamativa ou voc tiver um certo renome online a ponto de influenciar os compradores.

Trabalhar com uma prpria landing page prpria tambm uma estratgia interessante para se utilizar com coregistro (assunto do prximo artigo desta srie), que basicamente funciona como um registro duplo onde voc acaba ganhando o contato da pessoa que se cadastro no servio do anunciante.

Compra de Keywords em sites e blogs


A compra de palavras-chave em sites e blogs do mesmo nicho, quando o assunto promoo de afiliados, no tem como objetivo ganhar posies nos buscadores. Por isso, essa uma prtica bastante aceita desde que tenha somente esse foco. Vale lembrar que comprar links uma prtica NO recomendada pelo Google, portanto todos os links comprados devem ser a ttulo de publicidade e com o atributo nofollow. Desta forma voc estar agindo de acordo com as boas prticas de SEO. Comprar keywords em grandes sites e blogs de nicho , talvez, uma das melhores formas de ganhar visitas e visibilidade, porm apenas escolher algumas palavras e linkar no basta. Para ter um retorno sensvel preciso ter ateno a alguns pontos:

J que pretende gastar dinheiro com apenas algumas palavras, trabalhe com sites de mdio e grande porte. Do contrrio voc no ver um retorno muito bom.

Prefira blogs com nichos relacionados ao seu. fcil garantir visitas de pessoas que j esto por dentro de seu assunto. Fique atento ao atributo nofollow. Embora parea que todas as pessoas o incluam nos links, a verdade que alguns blogueiros simplesmente no se preocupam com isso. Se voc estiver comprando

69

links de um blog de pequeno porte, preste muita ateno para no ser penalizado no futuro. Por fim, vale lembrar que sempre que iniciar uma campanha com keywords evite ser muito agressivo. Faa testes com a palavra para observar sua taxa de converso. Isto pode evitar prejuzos.

70

Prticas sensveis: Coregistro


Aqui vou tratar de outro tema tambm importante quando o assunto prticas sensveis, o coregistro, que se bem elaborado pode trazer timos ganhos para o afiliado e tambm para os anunciantes por aumentar consideravelmente seus cadastros. Antes mesmo de tratar de como fazer coregistro e observar suas possveis vantagens e desvantagens importante notar que essa no uma prtica interessante a todos os anunciantes, portanto antes de o fazer preciso entrar em contato com sua rede de afiliados para se certificar de como fazer e implementar em seu site ou blog. Algumas redes, como a Netaffiliation e a Public Ides informam isso no momento do cadastro nas campanhas. J a Hostgator, uma empresa de hospedagem de sites com afiliao, por exemplo, permite essa prtica desde que seja implementada pelo prprio afiliado.

O que o coregistro?
Todo afiliado que se preocupa em fazer e-mail marketing precisa ter pginas de captura de e-mails tanto em seu blog como fora dele, afinal, antes de disparar mensagens preciso ter uma lista de emails cadastrados. Normalmente a grande maioria dos blogueiros utiliza o Feedburner para oferecer servios de newsletter e eventualmente oferecer seus produtos. Sabendo disso, o coregistro nada mais do que compartilhar os seus emails com os anunciantes de uma determinada rede de afiliao. Exemplo: Voc j deve conhecer o coregistro, no est lembrado. Quando voc acessa o site ABC, faz seu cadastro e ao final v uma opo que diz Voc gostaria de receber informaes dos produtos da empresa XYZ? Se voc marcar essa opo, a empresa XYZ passa a lhe enviar informaes de seus produtos. Isso coregistro. A empresa XYZ utiliza as informaes do site ABC para fazer propaganda.

71

Como falado no exemplo acima, isto algo bastante freqente de ser visto aps os formulrios de cadastro onde h um campo desejo receber e -mails dos anunciantes parceiros. Ao marcar isto o leitor est autorizando que seus dados sejam compartilhados com os anunciantes. Algo interessante de lembrar que se voc possui mais de um blog poder tambm trabalhar com coregistro e compartilhar estes dados para ambas as bases de emails, desta forma seu segundo blog entra como anunciante parceiro. uma prtica simples mas que pode ajudar a ter melhores resultados por ter uma maior base de dados.

importante ter uma pgina de captura para o coregistro?


Talvez agora voc esteja pensando em utilizar o coregistro em algum campo do seu blog como a rea de comentrios, por exemplo, porm esta no uma boa idia devido ao fato de que ir capturar apenas o e-mail, o nome e o site de uma pessoa. Apenas essas informaes no so suficientes para criar uma boa segmentao. Isto faria voc ter uma base de dados de baixa qualidade. O correto realmente ter um formulrio em que possa ter todos os campos com informaes que sejam relevantes para as campanhas que pretende trabalhar atravs de e-mail marketing, mesmo que um campo no seja diretamente til a voc mas que seja til a um dos seus parceiros dever o manter. Outro fator que interessante de observar na pgina de captura que voc poder oferecer um coregistro mais especfico, dando a seus leitores a possibilidade inclusive de escolher que anunciantes so de seu interesse. Isto por um lado ruim pois reduz um pouco a quantidade de e-mails capturados, mas por outro bom, pois voc saber que aquelas pessoas que marcaram o coregistro realmente esto interessados, isto ajuda muito a ter mais converses!

72

Vantagens do coregistro para seus leitores!


Talvez at este ponto esteja pensando que a prtica de coregistro seja interessante apenas para anunciantes e afiliados, o que realmente , porm seus leitores tambm estaro se beneficiando, principalmente nestes pontos:

Maior acesso a ofertas Ofertas de acordo com seus interesses No precisa refazer cadastros, um s cadastro ser partilhado

O fator tempo muito importante em internet, seja qual for sua estratgia lembre sempre de no tomar o tempo de seus leitores sem necessidade. Se for pedir ao leitor para fazer trs cadastros certamente ele acabar no fazendo nenhum, j por outro lado se ele fizer um s cadastro para ter acesso a ofertas de trs anunciantes a proposta j ser certamente mais bem aceita por seu leitor.

Trabalhando com coregistro voc ganhar mais dinheiro!


Normalmente estamos habituados a promover pginas de captura dos anunciantes nas campanhas de afiliados CPL (cadastro). Fazemos a divulgao, temos converses somos pagos por estas converses, porm no temos a base de dados, que algo muito valioso! Ao trabalhar com coregistro voc estar lidando com sua prpria pgina de captura, desta forma aumentar tambm sua base de dados, e isto aumenta consideravelmente suas chances de ganhar mais dinheiro em campanhas futuras. Exemplo: Imagine que seu leitor se cadastrou em uma campanha sem coregistro, diretamente na pgina de captura do anunciante, e voc ganhou sua comisso. Voc no ter mais o email informado e apenas o anunciante poder lucrar em longo prazo. Agora, imagine que voc utiliza coregistro e um leitor faz um cadastro atravs de seu formulrio. Voc ganha sua comisso, o

73

anunciante ganha os dados do leitor e voc tambm. Dessa forma, futuramente, voc poder ganhar ainda mais com esse mesmo visitante. O mais importante em campanhas de coregistro deixar claro para o leitor que ele poder se cadastrar tambm para seus anunciantes parceiros, desta forma no estar fazendo SPAM ao lhe enviar algumas campanhas. Vale lembrar tambm que uma pgina de captura bem elaborada, com um visual interessante pode ajudar muito a fazer com que seus leitores se cadastrem, isso sem falar que voc deve manter o formulrio de registro o mais simples possvel, deixar seu leitor em dvida durante o registro pode tir-lo da pgina antes de finalizar o cadastro. H muitas possibilidades para se trabalhar com coregistro, vale utilizar a imaginao e ganhar dinheiro!

74

Amor e dio: Blogueiros VS Afiliados


Ao navegar um pouco pela blogosfera muito fcil ver que apesar de ambos os lados estarem muito presentes na internet h uma relao de amor e dio entre blogueiros (que no utilizam qualquer forma de monetizao) e afiliados (que tambm so blogueiros e monetizam seus blogs). O mais freqente encontrarmos blogueiros que criticam outros blogueiros simplesmente pelo fato de se utilizar de algumas formas de monetizao para obterem lucros com seus visitantes. Essa disputa descabida acontece a algum tempo e podemos dizer, a principio, que o Brasil de certa forma campeo nisso. No pretendo aqui dizer quem est certo ou errado, mas sim fazer uma anlise de por que isto acontece e quais so os pontos de vista de ambos os lados, assim tentando buscar um meio para que voc possa ser um afiliado que tenha uma boa relao com blogueiros, ou vice-versa. Nesse caso, estou considerando AFILIADO uma pessoa comum que ganha dinheiro com blog, e BLOGUEIRO uma pessoa comum que bloga sem pensar no dinheiro. Em um primeiro momento o que parece que os blogueiros vem algo de errado em ganhar dinheiro com o blog, mas na verdade a reclamao mais freqente no esta, mas sim com relao a falta de transparncia com os leitores, onde alguns afiliados acabam tentando induzir os visitantes a terem uma ao (cadastro ou compra) sobre os produtos de anunciantes sem deixar claro que se trata de um anncio publicitrio.

Onde os Afiliados Erram?


A falta de transparncia para com os leitores realmente um erro, mas ganhar dinheiro com blogs algo correto. Existem vrias formas de fazer isso como utilizando banners, links de afiliado, e-mail marketing, resenhas patrocinadas e muito mais. Todas essas formas de anncio deixam claro para o leitor que se trata de uma publicidade, porm um dos pontos mais delicados nesta relao

75

de amor e dio quando o assunto resenha patrocinada. Muitos blogueiros aceitam fazer resenhas patrocinadas mas as fazem da forma errada, e erram basicamente em dois pontos:

No fazem nenhum tipo de aviso de que aquele post se trata de uma propaganda.

Na resenha ainda erram novamente afirmando inverdades como comprei este produto, vou comprar este produto, vejam o que ganhei de aniversrio, natal, etc. simplesmente com o objetivo de divulgar uma marca.

Este tipo de problema geralmente acontece pela falta de uma boa rede de afiliados que faa o meio campo entre o afiliado e o anunciante. Grandes redes como a Netaffiliation, Public Ides e Zanox j possuem muita experincia e sabero orientar ambos os lados para fazer campanhas eficientes e sem correr o risco de enganar algum por acaso.

Onde os Blogueiros Erram?


verdade que muitos afiliados agem de forma incorreta, o que naturalmente acaba de certa forma ofendendo blogueiros que visitam seus blogs. Mas os blogueiros que tanto criticam as atitudes erradas tambm erram em alguns pontos:

Fazer duras crticas citando o blog e a marca com falsos testemunhos, isto at mesmo crime de difamao. No h motivos para criticar o erro dos outros publicamente. No gostou de algo que viu em um blog? Ok, um direito seu. Quer fazer uma dura crtica? timo, o faa por email diretamente ao dono do blog. Desta forma teremos menos textos nitidamente publicitrios de baixo nvel e tambm teremos menos lavao de roupa suja na blogosfera.

Alguns afirmam que blogs no so feitos para ganhar dinheiro e criticam quem o faz. Aqui um ponto de vista muito subjetivo (pessoal). No faz sentido criticar, afinal uns acham justo receber por seu trabalho no blog,

76

outros escrevem por pura diverso. Se voc acha que no se deve ganhar dinheiro com blogs, ok, no h problema com isso, mas respeite quem o faz! O mesmo vale para quem ganha dinheiro com blog, respeite que prefere ter um blog apenas por prazer.

Onde os Anunciantes Erram?


Em meio a este cenrio onde temos lados bastante divergentes em suas opinies, tambm importante observar a atitude dos anunciantes, que em muitos casos acabam gerando este tipo de problemas sem mesmo ter a inteno. Algo freqente de encontrarmos anunciantes que buscam por blogs com muitas visitas, porm que os blogueiros so extremamente inexperientes. Alguns chegam ao cmulo de pedir ao afiliado para colocar anncios sem que ele informe que se trata de publicidade. O correto seria o blogueiro se negar, porm no o que acontece. Para fazer campanhas realmente eficientes importante que o anunciante busque por uma grande rede de afiliados, como as j conhecidas por aqui para colocar seus anncios diretamente. Isto imediatamente torna a campanha disponvel para muitos afiliados j experientes que certamente sabero como gerar boas converses. Como voc pode notar o que gera todo este problema entre blogueiros e afiliados a questo do bom senso. Querer ganhar dinheiro com blogs um problema? No! Querer blogar por hobby um problema? Tambm no!

77

Programas de afiliados funcionam, o que no funciona seu blog!


Uma das coisas mais fceis de encontrar so blogs dizendo que este ou aquele programa de afiliados no funciona, isto inclusive citando grandes redes como Netaffiliation, Public Ides e Zanox. Porm, da mesma maneira, fcil encontrar outros tantos blogs falando bem a respeito de timas redes de afiliados. Ento, o que ser que realmente est acontecendo? Algo que normalmente apontado por quem fala que grandes redes de afiliao no funcionam que quem fala bem s o faz porque est ganhando para isso. OPA! Mas a rede que ele acabou de dizer que NO funciona ento na verdade funciona! Afinal se no funcionasse no estaria pagando. Esta uma situao bastante freqente e que tem como base apenas uma coisa, que infelizmente a falta de preparo do afiliado. Ele entra na rede, no estuda nada sobre como promover campanhas de afiliados e apenas deixa um banners (quase escondidos) em seu blog. Ao final do ms nota que no ganhou nada e logo faz um artigo dizendo que X programa no funciona porque ele no ganhou nada. verdade que alguns blogs no geram nenhuma converso, porm no se pode simplesmente culpar a rede de afiliados (que est funcionando muito bem em diversos blogs h muito tempo), at mesmo porque culpar a rede no vai mudar a situao em nada.

A rede de afiliados boa, ruim seu blog!


Esta uma verdade que muitos no lhe diro, justamente no ter problemas, mas como no estou me dirigindo especificamente a ningum posso dizer com total tranqilidade, se uma campanha de redes de afiliados que utilizada com sucesso em outros blogs e no seu foi um fracasso, hora de encarar os fatos, seu blog de baixa qualidade!

78

Encarar esta realidade o primeiro e mais importante passo para algum dia de fato ganhar dinheiro com redes de afiliao, pois se no aceitar que h muito que melhorar nunca ir mudar nada e continuar apenas reclamando. Testou uma campanha que sabe ser utilizada em outros blogs e que nestes blogs est convertendo e no seu no converteu. Isto um grande sinal de alerta, o aconselho a ser seu prprio crtico e avaliar com sinceridade a qualidade e tambm a credibilidade de seu blog. Tambm importante observar se est sabendo escolher as campanhas para seu blog, pois se escolher campanhas que sejam muito fora do nicho do blog as chances de gerar uma converso so realmente mnimas, pode-se dizer que seria pura sorte.

O que avaliar na qualidade do blog quando as campanhas no convertem?


Este talvez seja o ponto mais difcil, saber exatamente o que est tirando a qualidade de seu blog, afinal se j soubesse disso certamente no estaria tendo este tipo de problema. Uma primeira dica que alm de voc mesmo avaliar seu blog, pea para seus amigos tambm olharem e darem suas verdadeiras opinies (principalmente referente a coisas que os incomodem). Com esta ajuda inicial dos amigos voc certamente j encontrar algumas coisas que podem ser alteradas para melhorar a qualidade de seu blog. A seguir vou dar algumas dicas que costumam ser os problemas mais freqentes que levam a no gerar converses.

Posicionamento inadequado ou excesso de banners


Este um problema bastante freqente, quando se trata de banners de redes de afiliados o blogueiro o utiliza praticamente para tapar buracos do layout de seu blog. O resultado disso que os banners ficam nas piores posies possveis. Se o banner no est bem posicionado, no ser visto, nem clicado e muito menos ir gerar qualquer tipo de converso.

79

O excesso de banners tambm um problema. Isto torna o layout do blog muito poludo, fazendo com que seus leitores queiram rapidamente sair do blog. Na melhor das hipteses os leitores apenas vo ignorar a existncia deles.

Contedo de muito baixa qualidade


Geralmente os leitores comeam a ler o artigo antes de interagir com algum objeto da pgina. Se seu contedo tiver uma qualidade muito baixa, far com que seu leitor se desinteresse pelo blog e clique no boto voltar do navegador, diminuindo drasticamente sua chance de converso. Se voc notar que este o problema, busque se dedicar mais no momento de criar seus contedos, mesmo que produza em uma quantidade menor, se for com maior qualidade certamente ter melhores resultados.

Campanhas no servem para seu Nicho


A escolha errada das campanhas na rede de afiliados tambm um dos principais fatores. No momento em que voc olha para a campanha, no deve pensar se acha aquilo interessante ou no, mas sim o quanto aquilo ser interessante ou no para seus leitores, afinal a ateno deles que pretende chamar. Sempre que adicionar uma nova campanha em seu blog busque observar ela por no mnimo 30 dias para saber se ir ou no valer a pena mant-la. Menos que isso no tempo suficiente para observar, mais do que isto pura perda de tempo. Se no est funcionando em 30 dias algo deve ser mudado, a campanha ou o blog! Estas foram apenas algumas dicas para que paremos de reclamar das redes de afiliados e passemos a trabalhar mais na qualidade de nosso blog. A reclamao no ajudar em nada, por outro lado um blog com mais qualidade certamente ter bons resultados!

80

O que e como funciona uma campanha de afiliao


Hoje falaremos sobre como funciona uma campanha de afiliao. Se voc um blogueiro que est acostumado a simplesmente escolher campanhas nas redes de afiliados e colocar banners em seu blog sem fazer mais nada, este artigo definitivamente lhe ser til para que passe a trabalhar com campanhas de afiliao e no simplesmente exibir simples banners. H todo um processo a ser compreendido, desde o momento em que o anunciante busca uma redes de afiliados, como a Netaffiliation, por exemplo, at o momento em que seu blog aceito pelo anunciante. Em campanhas de afiliao, tudo o que for interessante para seu blog ser tambm para o anunciante, uma vez que ambos ganham dinheiro atravs de resultados. Quanto mais converses voc tiver, maiores sero seus lucros. Quanto mais afiliados que convertam bem um publisher tiver, maiores sero seus lucros.

O que uma campanha de afiliao?


Imagine que uma empresa deseja promover seu mais novo produto. Se fosse fazer isso tradicionalmente, teria que anunciar no Google AdWords e pagar pelos cliques recebidos, sem a garantia de resultado. As campanhas de afiliao so disponibilizadas pelas redes de afiliados e consistem em uma espcie de pacote onde voc, afiliado, pode se beneficiar oferecendo os produtos da empresa em troca de uma comisso. Campanhas de afiliao so, falando superficialmente, compostas de materiais promocionais, especificao do tipo de campanha e distribuio de comisses. Ao tomar a deciso de criar uma campanha, a empresa tem suporte especializado das redes de afiliao a fim de atingir seu maior objetivo: a converso.

Como escolher uma boa campanha de afiliao?


A escolha de uma boa campanha de afiliao o primeiro passo para ter bons resultados. H basicamente dois fatores que voc dever observar no

81

momento da escolha de uma campanha. Para entender melhor, vamos utilizar a Netaffiliation. Faa seu login, v em Campanha, Seleo e depois clique em Pesquisar. Observe os dois pontos bsicos abaixo.

Quais so as campanhas que oferecem algo que ser do interesse de seus leitores?
Este um passo bsico para verificar se uma campanha boa para voc. Mesmo que lhe parea financeiramente atrativa ela no servir de nada se no for interessante para seus leitores. fundamental ofertar algo que realmente atraia os leitores. Mesmo que seja uma comisso mais baixa, se for interessante a seus leitores ter uma maior taxa de converso! Da mesma forma que o anunciante avalia seu blog para ver se ir autorizar ou no a campanha, voc deve avaliar o site do anunciante, afinal preciso lembrar que ao indicar algo estar utilizando sua credibilidade. Se um anunciante tiver um site que no esteja de acordo com padres mnimos de qualidade, no aceite a campanha! Na Netaffiliation, Public Ides e Zanox, por exemplo, de um modo geral os anunciantes possuem sites bem selecionados, mas algumas redes pecam nesse sentido.

Olhe a janela de comisso antes de aceitar a campanha


Dependendo do tipo de campanha importante buscar por janelas de comisso mais altas. Assim, mesmo que seu leitor no tenha uma ao na hora, voc ter direito a receber sua comisso. ATENO: Existem campanhas sem janela de comisso, ou seja, so aplicadas as comisses apenas no momento do clique, este tipo de campanha pode ser interessante em alguns casos de campanhas CPL (cadastro) ou para vendas de produtos/servios de baixo valor, mas no geral evite as campanhas que no tenham cookies de pelo menos 30 dias.

Como promover uma campanha de afiliao? 82

Somente aps ter escolhido a campanha de afiliao e ter sido aceito pelo anunciante que voc poder iniciar o trabalho de divulgao, que vai alm de simplesmente ter um banner na barra lateral de seu blog. Atraia o pblico que ter interesse nesta campanha atravs de posts! Com a criao de artigos dentro de temas que sejam prximos ao que voc est promovendo, ter maiores chances de ter converso. Faa artigos e crie uma pgina de captura de e-mails especfica para esta campanha. Como sugesto, faa o seguinte: Crie uma pgina de captura, porm no distribua nenhum acesso a esta pgina pelo menu. O acesso exclusivamente controlado atravs de links nos posts. Desta forma ter como criar uma base de dados segmentada de pessoas que realmente tem interesse neste tipo de produto. Com esta base de dados voc poder fazer campanhas de e-mails marketing para este produto especfico (e tambm para outros produtos que sejam interessantes para estas pessoas). Isto tambm pode ser feito de forma muito eficiente ao trabalhar com coregistro, mas vale lembrar que coregistro uma das prticas sensveis e deve ser feita apenas com a autorizao da rede de afiliados.

Como criar muitos posts promovendo um produto sem incomodar seus leitores habituais?
Este certamente um ponto delicado, pois por um lado preciso fazer uma forte campanha para ter um retorno financeiro bom, por outro lado se ficar a todo instante falando sobre um mesmo produto da campanha que est promovendo acabar perdendo leitores. A soluo na verdade extremamente simples. Seus leitores fiis esto acostumados a acompanhar a pgina inicial do blog, o feed e a pgina do Facebook, sendo assim basta publicar os artigos em sua maioria com datas anteriores s datas que aparecem na pgina inicial do blog, o que far com que atraia visitantes do Google, mas sem importunar seus leitores, que caso

83

queiram podero acessar estes artigos atravs dos links internos e tambm dos posts relacionados! O importante para promover campanhas de afiliao que voc deve realmente divulgar o que est promovendo e no apenas colocar um banner!

84

Como escolher uma campanha de afiliado


No Brasil, embora no tenham muitas redes de afiliados, existem muitas campanhas dos mais variados anunciantes. Algumas delas podem ser encontradas em mais de uma rede inclusive, ou tambm h anunciantes que possuem o prprio programa de afiliados e tambm anunciam atravs das redes de afiliao. Um exemplo o Cursos 24 Horas, que possui seu programa de afiliados que paga por CPA (comisso sobre vendas) e tambm anunciante da Netaffiliation em uma campanha que paga por CPL (cadastro). Como escolher as campanhas o que pode fazer uma grande diferena em sua performance como afiliado, veja algumas dicas. Antes de escolher diretamente as campanhas de afiliados importante ter uma noo mais exata de como est seu blog, qual o perfil de seus leitores e quais so seus recursos para promover a campanha, isto certamente ajudar a escolher campanhas que tem mais chances de converso.

O que avaliar no blog antes de escolher uma campanha de afiliado?


No h nada de complicado, so coisas simples que voc deve observar atentamente no blog para determinar que tipo de campanhas deve buscar em sua rede de afiliados. Entre diversos fatores que dever considerar observe:

Qual o nmero de visitantes nicos seu blog recebe por ms Qual a principal segmentao de seu pblico (idade, sexo, idioma etc). Quais os temas abordados no blog Quais as palavras-chave que mais trazem visitantes Pode investir dinheiro na divulgao? (e-mail marketing, compra de keywords, etc)

85

Ao fazer esta anlise voc ter uma viso clara sobre seus leitores e desta forma j saber quais so os tipos de campanhas de afiliados que podem ter mais converses ao serem divulgadas por voc. Outro fator que pode ser observado o quanto de interatividade costuma ter com seus leitores. Quanto maior a interatividade, mais interessantes se tornam campanhas CPL (por cadastro) e CPA (por vendas), pois seus leitores j esto habituados a ter uma ao ao visitar seu blog. Isto representa maior facilidade para conseguir um cadastro ou mesmo uma venda. Seu blog possui muitas visitas? timo, para blogs com muitas visitas campanhas CPC (por clique) ou at mesmo CPM (por mil impresses) podem ser interessantes pois ainda que o pagamento por clique ou por mil impresses seja baixo ter seu ganho devido a quantidade de visitantes. Se ainda no possui muitos visitantes o ideal mesmo buscar por campanhas CPL ou CPA que pagam valores maiores por converso. Recomendo fortemente que leia o artigo abaixo, ele poder o ajudar a ter mais lucro com seu blog:

Qual o afiliado certo para seu site

O que avaliar na campanha antes de selecion-la?


Diversos elementos da campanha de afiliados devem ser observados antes de comear a promov-la. Inicialmente deve levar em considerao se a campanha adequada a seu pblico de acordo com a segmentao. Voc poder levar em considerao qualquer um dos dois fatores que vou listar adiante, mas o ideal que a campanha de afiliado atenda a ambos os elementos.

Segmentao por sexo, idade, etc: avalie de um modo geral se a campanha que voc est pensando em promover interessante para o pblico de seu site, mesmo que no seja algo especificamente do tema

86

do blog. Por exemplo, se os leitores do seu blog forem pessoas de 30 a 40 anos, provavelmente no se interessaro por jogos de videogame.

Segmentao por interesses: verifique se o seu pblico se interessaria pelo produto ou servio disponibilizado pela campanha. Por exemplo, se voc fala sobre moda feminina, provavelmente seu pblico no estar interessado em futebol.

Palavras-chave podem ser realmente a chave para mais converses!


Este um ponto que poucos (ou praticamente nenhum) blogueiro utiliza para avaliar se uma campanha render um bom dinheiro ou no para seu blog, pois se j possui determinadas palavras-chave que esto bem posicionadas nos resultados orgnicos algo natural buscar por campanhas que de alguma forma combinem com estas palavras-chave. Tendo campanhas que combinem com as palavras para as quais j esta bem posicionado, tudo o que tem que fazer trabalhar esta campanha dentro dos posts que j existem! Isto pode ser feito, por exemplo, com links internos nestes artigos apontando para uma pgina exclusiva da campanha (ou mesmo diretamente para o anunciante). Exemplo: digamos que seu blog j est bem posicionado para o termo emagrever com sade, a campanha de emagrecimento disponvel na Netaffiliation ser perfeita, pois voc estar oferecendo a seus leitores exatamente o que eles buscam, com a vantagem de j estar bem posicionado nas buscas. Certamente assim que adicionar a campanha a seu blog, voc passar a ver o dinheiro entrando tendo um esforo realmente muito pequeno! Algo que todo afiliado precisa entender que o esforo diante do blog para promover campanhas de afiliao no um esforo do tipo fora bruta com dezenas de banners para todos os lados, mas sim um esforo estratgico, que

87

se inicia na verdade antes mesmo de escolher quais campanhas ir veicular em seu blog. H outros fatores a serem observados, como janelas de comisso, valores das comisses, etc., mas isto de um modo geral muito simples de ser fazer. No h motivos para explicar que janelas de comisso maiores so melhores nem mesmo que os valores so relativos. Nem sempre uma comisso alta quer dizer ganhos altos, em alguns casos ganhar pouco muitas vezes pode ser mais vantajoso!

88

Como fazer propaganda de uma campanha atravs de banners


Uma das formas mais utilizadas por afiliados para promover as campanhas de redes de afiliao atravs de banners, porm em muitos casos at mesmo este recurso que simples no est sendo completamente aproveitado em seu blog. possvel utilizar algumas estratgias para maximizar as converses atravs de banners em grandes redes de afiliao. Aqui vou passar diversas dicas que o ajudaro a ter os melhores resultados com esse tipo de recurso. Um primeiro passo muito importante aps a escolha da campanha a ser promovida em seu blog a escolha dos banners que ir utilizar, e principalmente quando e onde os ir utilizar. Vamos avaliar todas estas questes em detalhes aqui, iniciando por qual banner escolher. A escolha do banner algo importante, principalmente quando o anunciante oferece diversos tipos de banners. imprescindvel optar por uma criatividade da prpria rede, isso porque atualmente qualquer um consegue um banner para site grtis, porm os criados especificamente para a campanha convertem mais e so extremamente profissionais.

Escolhendo os banners da campanha de afiliado


Alm da questo visual em si h fatores relacionados a otimizao de seu blog que dever observar, a iniciar pelo peso do arquivo do banner a ser carregado. Se voc notar que se trata de um banner de baixa qualidade no o coloque em seu blog, pois isto tornaria o carregamento de sua pgina mais lento e conseqentemente o prejudicaria nos resultados do Google. Caso queira, muitas empresas oferecem banner online grtis, bastando que voc os personalize. Algumas vezes so mais leves do que os banners das campanhas. Caso o banner seja pesado porm visualmente atrativo, tente otimiz-lo. Salve a imagem dele em seu computador, otimize a imagem em um bom editor de

89

imagens e o hospede em seu prprio blog, isto tende a tornar o carregamento do banner mais rpido. Com relao ao tamanho do banner isto ir depender muito das reas disponveis em seu blog. Vale lembrar que deve sempre utilizar banners com o maior tamanho possvel para que este realmente chame a ateno de seu leitor. Entre os tamanhos que costumam ser mais utilizados com bons resultados, vale citar:

300 x 250 (geralmente prximo ao texto ou na barra lateral do blog acima da dobra)

768 x 90 (ideal para inserir entre o menu e o contedo do blog) 468 x 60 (timos resultados diretamente no meio do corpo do texto nos artigos)

125 x 125 (exibidos em conjuntos de no mnimo 4 banners chamam bastante a ateno)

Estes no so os nicos tamanhos de banners, entretanto so os tamanhos mais utilizados e que mostram timos resultados.

Como usar os banners de campanhas de afiliados!


O posicionamento dos banners um fator fundamental para ter sucesso. Se colocar o banner em uma regio que no chame muito a ateno do leitor ele dificilmente ir clicar no banner para ver do que se trata. Busque posicionar os banners sempre acima da dobra (rea que aparece na tela antes de rolar a pgina do blog). Voc tambm pode aproveitar reas em que saiba que seu leitor necessariamente ter que olhar. Prximo a botes e logo ao final do texto so reas em que o leitor olha e est em busca de mais informao. Cores de contraste tambm ajudam bastante. Quando se trabalha com banners o princpio inverso aos links do Google Adsense, aqui voc ter que deixar as

90

cores do banner diferentes das cores do blog, enquanto que com os links do Adsense o ideal integrar o anncio. Um timo exemplo de banner de contraste o da Netaffiliation, que possui a cor rosa em um tom que dificilmente ser encontrado no layout da grande maioria dos blogs. Isto de fato funciona. Este banner converte muito bem! Se por acaso o banner possuir cores muito semelhantes s cores de seu blog, considere a possibilidade de inserir o banner dentro de um div com padding de 3px com um background em uma cor de contraste. Isso certamente chamar a ateno de seu leitor. Mas, ateno, jamais use vermelho, esta cor fortemente associada a um pare. Como comentei acima, existem muitos servios de banner para site grtis. Se voc no deseja ter trabalho com edio de imagens, eles so timas opes.

Contextualize afiliados!

os

banners

de

campanhas

de

Este certamente um dos pontos mais importantes para ter bons resultados ao trabalhar com banners de campanhas de afiliados, preciso contextualizar manualmente cada um dos banners com o artigo em questo. Tanto os banners a serem exibidos diretamente no texto como os banners da barra lateral devem ser contextualizados. No texto voc poder os colocar manualmente, o que no h segredo algum, agora vou te dar a dica de como contextualizar os banners da barra lateral de seu blog. H um plugin para Wordpress chamado Adrotate, com o qual poder rotacionar os banners em sua barra lateral e tambm escolher que banner ser exibido em cada post. Isto facilita bastante para contextualizar as publicidades e ter melhores resultados.

91

Como fazer propaganda de uma campanha atravs de artigos


Recentemente falei sobre como promover uma campanha de afiliados atravs de banners, que inclusive a estratgia mais utilizada pela grande maioria dos blogueiros, porm no a nica estratgia possvel para ganhar dinheiro com afiliados. Aqui vou falar um pouco sobre como fazer propaganda de uma campanha atravs de artigos. Antes de iniciar esse artigo em si, vale lembrar que alm dos artigos, h outras formas de propaganda:

Campanha atravs de e-mail marketing Campanha atravs de popup e popunder Campanha atravs de incentivo Campanha atravs de mini-loja

Todos estes meios de desenvolver uma campanha de afiliados so bastante eficientes, mas praticamente todas estas formas de propaganda tero algum artigo escrito como base, nem que seja puramente para atrair seus leitores dos motores de busca (Google). verdade que voc poderia conseguir mais leitores atravs da prtica sensvel de compra de keywords, entretanto importante notar que nem todas as campanhas aceitam essa estratgia e as que aceitam no valem o investimento. Isso porque o valor gasto se iguala ao valor da comisso.

Escrever para promover uma marca ou para informar o leitor?


Este certamente o ponto mais delicado de todo o processo, pois para que voc consiga boas converses divulgar a campanha ser fundamental. Por outro lado, se a todo instante voc estiver apenas escrevendo sobre as vantagens de um produto/marca certamente perder leitores fiis de seu blog.

92

Com isso, voc j tem um dado fundamental, que : escreva sempre para seu leitor. Mesmo quando for promover uma campanha em um artigo o faa tendo seu leitor em mente, quais so as informaes sobre x campanha que sero do interesse do leitor? Exemplo: digamos que eu decida promover uma campanha de emagrecimento da Netaffiliation. Devo buscar quais so as informaes teis para o leitor baseando-se nessa campanha. Se for uma campanha de leo de coco, melhor escrever um artigo sensacional sobre os 10 benefcios do leo de coco do que oferecer o produto diretamente sem nada de til. Agir desta forma faz com que seu leitor se sinta com a faca e o queijo na mo, e de certa forma realmente est. Para ele, passar a acreditar nos 10 benefcios do leo de coco melhor do que acreditar que o produto bom. No final de tantas informaes legais, com certeza ele comprar o produto.

Promovendo uma marca de forma mais sutil!


No todo blog que comporta artigos promocionais de uma forma mais direta. Dependendo do nicho e de seu pblico, talvez a melhor estratgia seja o merchandising, que uma propaganda mais sutil e no estar se referindo de forma direta ao produto ou servio, apenas o citando como um exemplo para algo que esteja falando. Um bom exemplo de merchandising em um artigo o que acabou de ver aqui quando citei a Netaffiliation de uma forma harmoniosa no contexto. No precisei criar um artigo focado nesta rede de afiliados e nem mesmo sobre redes de afiliao. Estou falando sobre como promover campanhas nos artigos e aproveitei para utilizar isto como um exemplo. O merchandising pode ser feito de muitas formas, mas para campanhas de afiliados a mais eficiente realmente citar a marca/produto e linkar para a pgina do anunciante ou mesmo para uma pgina sua.

93

Sries de artigos, muita informao ajuda a vender!


Um dos fatores que faz com que as pessoas no comprem algo por no se sentirem seguras com relao ao produto/servio, portanto uma boa estratgia justamente informar seus leitores da melhor forma possvel atravs de sries de artigos. Uma srie deve ser inteiramente escrita antes de ter seus artigos publicados, pois isto permite uma boa linkagem interna entre os artigos de forma a oferecer ainda mais informaes para seu leitor. Aps terminar de escrever toda a srie deve lembrar de fazer duas coisas antes de os publicar:

Se certificar de que possui link de afiliado (ou banner) do produto que est promovendo em todos os artigos da srie.

Criar um artigo sumrio para a srie de artigos: neste ltimo artigo dever fazer um breve (breve mesmo) resumo de cada um dos artigos e apontar links para os artigos inteiros. Em cada um dos artigos deve haver um link para o sumrio da srie. Outra estratgia interessante ao fazer o ndice que no precisar ir publicando um a um dos artigos ao longo de dias, poder publicar toda a srie de uma s vez com data antiga e apenas o ndice para aparecer na pgina inicial, assim otimizando todo o processo e dando a seus leitores uma boa quantidade de contedo de uma s vez!

94

Como fazer propaganda de uma campanha atravs de email marketing


E-mail marketing uma poderosa forma de gerar converses, porm muitos afiliados brasileiros no fazem campanhas desse tipo e quando fazem acabam no tendo bons resultados justamente por fazer da forma menos aconselhvel possvel, que a prtica de SPAM. Aqui vou falar um pouco sobre o e-mail marketing, como deve ser feito, quais as principais diferenas entre os tipos de base de dados e tambm algumas dicas teis no momento de elaborar uma boa campanha. O primeiro e possivelmente um dos passos mais importantes abandonar completamente qualquer idia de tentar fazer SPAM. Esta prtica, alm de NO funcionar, ir prejudicar a voc, ao anunciante e tambm a rede de afiliados com a qual trabalha (quando utiliza uma pea de e-mail marketing da rede). Voc se prejudica com SPAM: alm de estar perdendo seu tempo e deixando de ganhar dinheiro acabar fazendo com que o domnio de onde parte o disparo dos e-mails acabe sendo marcado como SPAM e caindo em uma blacklist dos servidores de e-mail. Isto acontecendo, seu domnio j no serve mais para e-mail marketing. O anunciante se prejudica: a sua credibilidade ir diminuir ao fazer SPAM, e a das marcas anunciadas tambm, afinal algumas pessoas no sabem que o e-mail foi enviado por um afiliado, simplesmente associam a prtica diretamente marca. A rede de afiliados se prejudica: se estiver utilizando uma pea de e-mail marketing oferecida na rede de afiliados acabar prejudicando a reputao do domnio (da mesma forma que fez com o seu), embora a pea de e-mail

95

marketing seja feita pelo anunciante ela tende a ficar hospedada na rede de afiliados.

O Incio do e-mail Marketing est na captura de emails!


Antes de pensar em como elaborar uma boa pea de e-mail marketing (pouco necessrio pois grandes redes como a Confilio j possui este material pronto), como evitar que seu e-mail v para a caixa de SPAM (mesmo no sendo SPAM isto pode acontecer), como fazer para seus clientes abrirem o e-mail, e se abrirem como saber se abriram entre tantos outros detalhes, seu foco deve ser exclusivamente na captao de e-mails! A captao de e-mails geralmente feita atravs de pginas de captura, ou seja, pginas em que seus leitores tero algum motivo para cadastrar o e-mail em seu formulrio. Nesse sentido, voc poder oferecer algo em troca do cadastro, poder conceder acesso a determinadas reas do blog, enfim, dar um motivo forte o suficiente para que seus leitores sintam o desejo de se cadastrar. De um modo geral h dois tipos de segmentao que so os mais utilizados, um chamado de comum (qualquer e-mail que seja cadastrado

espontaneamente por seu leitor). O outro o segmentado, neste caso alm do e-mail ter informaes como idade, sexo, regio, etc. A efetividade de campanhas de e-mail feitas com base de dados segmentada de fato maior do que com uma base de dados comum, uma base mista s no chega a ser SPAM porque a pessoa se cadastrou e fez a confirmao do cadastro (Double opt-in quando seu leitor recebe um email de confirmao e tem que clicar em um link para que seja vlido). Para criar uma base de dados segmentada voc precisar no apenas de mais tempo, mas tambm acabar tendo que investir dinheiro para a criao de

96

diversas pginas de captura, promover campanhas de opt-in (cadastros) entre outras formas de construir uma base de dados segmentada. Para iniciar suas campanhas talvez no queira fazer este trabalho de segmentao no incio, poder trabalhar com uma base de dados comum, mas lembre-se de com o passar do tempo ir construindo uma base de e-mails com mais qualidade para ter cada vez melhores resultados.

Qualidade do e-mail a ser enviado, isto faz muita diferena!


Lembre-se de que seu objetivo a converso, seja esta um cadastro ou venda. Para que isto ocorra atravs do e-mail marketing, alm dos cuidados que j citei, fundamental ter uma pea de e-mail de alta qualidade e tambm saber escolher um ttulo que seja chamativo o suficiente para fazer com que seu leitor abra o e-mail. Com relao a qualidade da pea realmente complicado explicar isto em apenas um post, h tantos fatores envolvidos nisto que se no um profissional habituado a elaborar este tipo de pea o ideal utilizar a que foi disponibilizada pela rede de afiliados que certamente ser de boa qualidade. Se mesmo assim decidir voc mesmo fazer sua pea lembre de antes de a enviar para sua base de dados fazer um envio de teste para a rede de afiliados ver e aprovar o modelo, isto ajuda a garantir que estar trabalhando com algo que realmente dar resultados. O e-mail marketing um trabalho que embora parea ser algo que traz retornos rpidos, no . Traz sim timos resultados, mas para que isto acontea importante que trabalhe da melhor forma possvel a segmentao de sua base de dados.

97

Como fazer propaganda de uma campanha atravs de popup e popunder


Recentemente comecei a falar sobre como fazer campanhas utilizando algumas ferramentas especficas oferecidas pelas grandes redes de afiliados para que assim ao se afiliar a empresas como a Confilio ou Public Ides tenha como aproveitar ao mximo todas as ferramentas que estaro a sua disposio para promover as campanhas. As principais ferramentas para promover esto em artigos onde explico como as utilizar. Aqui falarei sobre como fazer propaganda utilizando popup e popunder. Alguns artigos relacionados podem complementar esse assunto:

Como Fazer Propaganda atravs de Banners Como Fazer Propagandas atravs de Artigos Como Fazer Propaganda atravs de e-mail marketing

Como pode ver estas so as principais ferramentas, ou ao menos as que encontrar com mais freqncia em seu dia a dia como afiliado, portanto importante que tenha condies de as utilizar da melhor forma possvel, assim certamente ter mais converses.

Diferena entre popup e popunder


O popup j extremamente conhecido dos blogueiros, a grande maioria j o utiliza atravs de plugins no Wordpress para promover suas pginas do Facebook e Feed. Assim que o blog est sendo carregado na tela se abre uma tela sobre o blog com aquilo que deseja promover, ou seja, o popup mostra algo antes que seu blog seja visto pelo leitor. O popunder uma espcie de popup que se abre atrs da janela e visto depois que se fecha o navegador. um pouco menos conhecido e no to freqente em blogs. Seu uso se popularizou mais em sites de contedo adulto

98

aqui no Brasil, entretanto vale lembrar que se pode utilizar o popunder em qualquer tipo de site ou blog. Estrategicamente o popup mais intrusivo do que o popunder que seria algo mais como um convite a que veja algo. Isso porque no popup o leitor acabar vendo antes que veja seu contedo e, de certa forma, seu leitor estar sendo obrigando a ver a publicidade. O popunder funciona mais como um convite pelo fato de que seu leitor entrar normalmente em seu blog e navegar por suas pginas, talvez at mesmo por diversos blogs sem notar que por baixo de sua janela atual do navegador se abriu uma segunda janela que o popunder. Alm de no atrapalhar a leitura de seu leitor, ele ainda ser visto quando a janela principal do navegador for fechada.

Como inserir o popup ou popunder no blog?


Este tipo de recurso algo oferecido pelas redes de afiliados e para utiliz-lo dever estar aceito na campanha que pretende promover e pegar o cdigo em seu painel de controle. Vou usar como exemplo a Netaffiliation, que inclusive possui um sistema muito bom para gerar o cdigo de popups e popunders. V em seu painel da Netaffiliation e entre em Campanha >> Gesto, selecione a campanha em que pretende utilizar o recurso de popup ou popunder. Antes de selecionar o banner especfico que pretende utilizar importante que observe na descrio da campanha se o anunciante permite a utilizao destes recursos, se permitir basta continuar seguindo os passos aqui descritos. Clique na aba Imagens, selecione o banner que deseja exibir e ento ver uma pequena janela em que poder escolher algumas coisas sobre o comportamento do banner, entre elas o tipo de colocao que so trs:

Simples: banner simples para ser colocado no post, barra lateral ou mesmo no rodap do blog

99

Popup: abrir uma nova janela antes do blog Popunder: abrir uma nova janela abaixo do blog, geralmente vista apenas aps fechar (ou minimizar) o navegador.

Aps selecionar qual o tipo de colocao que deseja fazer basta copiar o cdigo que estar em um Box logo abaixo da rea de seleo de tipo de colocao e o colar em seu blog em alguma rea que se r carregada pelo navegador, desta forma toda vez que o leitor carregar sua pgina o popup ou popunder ser carregado.

Trabalhar com popup e popunder pode ser um problema


Embora estas sejam ferramentas muito interessantes para promover campanhas das redes de afiliados importante saber que nem sempre tudo funcionar exatamente como deseja, importante saber disto para que possa ter alternativas ao popup e popunder. Qualquer navegador que estiver com o bloqueador de popups ativado certamente ir bloquear seu popup, ou seja seu leitor no ir nem mesmo ver a publicidade e muito menos interagir com ela, saber disto importante para que mesmo tendo uma campanha sendo veiculada em popup importante que tenha esta mesma campanha em uma colocao simples, como um banner comum. Desta forma, caso o navegador bloqueie o popup, seu leitor ainda ver o banner diretamente no blog. Tambm vale lembrar que voc poder utilizar popups com HTML feito por voc mesmo para promover campanhas com banners ou at j ter um formulrio diretamente no popup, o que ideal para quem trabalha com coregistro, desta forma j oferecendo o formulrio diretamente no popunder.

100

Como fazer propaganda de uma campanha atravs de mini-lojas


A quantidade de recursos que grandes redes de afiliados colocam a disposio de seus afiliados grande, mas nem todos estes recursos so completamente compreendidos e utilizados pelos afiliados. Um destes recursos o de implementar mini-lojas dos anunciantes no blog. Justamente por no ser um recurso muito utilizado pelos afiliados que algumas redes de afiliados acabaram no fornecendo mais as mini-lojas juntamente com as ferramentas para divulgar suas campanhas. Algo que importante lembrar apenas que nem em todos os blogs fica bom implementar uma mini-loja, pois este tipo de divulgao direta aos produtos de seu anunciante. Isto pode funcionar muito bem em determinados nichos, j em outros alm de ficar completamente fora de contexto acabar, justamente por isso, no gerando converses. Um dos programas de afiliados que mais conhecido por utilizar mini-lojas e ter bons resultados em suas campanhas o Mercado Livre, mas no o nico, h diversos outros que utilizam essa facilidade.

Como funciona uma mini-loja de redes de afiliados?


As mini-lojas so "arquivos XML" que tornam possvel contextualizar os produtos mostrados na publicidade de acordo com o contedo de determinado post. Isto torna este tipo de publicidade bastante efetiva para gerar converses, afinal sero exibidos exatamente produtos que sejam interessantes para o pblico alvo de cada post. Algo importante a ser observado que esta contextualizao dos produtos das mini-lojas no acontece de forma automtica como a contextualizao dos anncios do Google Adsense, mas sim atravs de palavras-chave escolhidas pelo afiliado.

101

Algumas mini-lojas precisam ser configuradas manualmente e acabam exibindo os mesmos tipos de produtos em qualquer post do blog. Isto no interessante, pois nem sempre se fala sobre o mesmo tema. J algumas outras mini-lojas conseguem ler quais so as tags inseridas no post como palavraschave, assim se tornando mais flexveis e gerando mais converses. Este tipo de mini loja geralmente feita em forma de plugin para Wordpress como o utilizado pela Lomadee.

Que tipos de campanhas rodam em mini-lojas?


As campanhas mais comuns de serem oferecidas com recurso de mini-lojas so do tipo CPA. Nesse caso ocorre uma juno de diversas campanhas CPA ao mesmo tempo com seus respectivos banners. Imagine que voc se cadastra em uma campanha para vender um produto. Essa campanha tem um banner relativo a esse produto. Uma mini-loja um aglomerado de campanhas de afiliados CPA juntas. Um pouco mais raro, mas ainda possvel de encontrar so campanha DC (duplo clique) com mini-lojas, como por exemplo, campanha Buscap/Bondfaro veiculada na rede de afiliados Lomadee atravs de um interessante plugin, que inclusive possui diversas opes de configurao.

Ao promover mini-lojas devo deixar o valor aparente ou no?


Como dito antes, as tecnologias utilizadas nas mini-lojas esto evoluindo e algumas permitem fazer uma srie de alteraes como cores e tamanho da mini-loja, entre estas alteraes possveis algumas permitem que se escolha por mostrar ou no os preos dos produtos, o que pode ser algo utilizado a seu favor enquanto afiliado! Um fator que deve ser levado em considerao se a campanha uma campanha CPA ou no, pois se for o ideal que deixe o preo visvel, assim

102

fazendo com que seus leitores s cliquem j com a inteno de comprar (principalmente para janelas de comisso relativas apenas a sesso). Para outros tipos de campanhas poder optar deixar sem o preo. Desta forma estar aumentando as chances de que seus leitores interajam com a mini-loja. Com relao ao posicionamento das mini-lojas no h muita diferena do que se deve fazer com banners, at mesmo pelo fato de que elas geralmente so disponibilizadas nos mesmos tamanhos que os banners mais utilizados, que so:

300 x 250 160 x 600 768 x 90

Tambm existem mini-lojas com muitos outros tipos de medidas, algumas at mesmo podem ser configuradas pelo afiliado com uma medida exata, mas neste caso vale lembrar que nem sempre fica bom devido ao tamanho das miniaturas dos produtos que no so to flexveis, assim podendo ficar algum espao em branco, por exemplo. Em linhas gerais, mini-lojas so boas para se trabalhar, mas como dito antes no em todos os tipos de blogs que funcionaro bem sob um ponto de vista financeiro. Faa testes em seu blog para verificar se vale pena utilizar ou no!

103

Como criar uma base de emails comum


Ao longo desta srie de artigos voc j teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre e-mail marketing, seus tipos de bases de dados e diversas outras dicas. Hoje vou tratar especificamente de como criar uma base de dados comum (sem segmentao). Este tipo de base tida como genrica e de um modo geral no ter um nvel de converso to alto quanto uma base de dados segmentada, porm pode ser interessante para fazer campanhas de anunciantes de produtos de uso geral, como por exemplo vesturio, eletrnicos, sapatos, etc. Uma base de dados uma lista de e-mails, porm no uma lista qualquer que possa ter tido acesso atravs de outra pessoa, mas sim uma lista de emails conseguidos atravs de opt-in, ou seja, as pessoas se cadastraram para receber informaes. Esta a diferena entre uma base de dados comum e SPAM. Para construir sua base de dados comum voc ter basicamente trs obstculos a ultrapassar, que so:

Criar pginas de captura e divulgar. Fazer com que seus leitores queiram se cadastrar em sua base de dados.

Tornar esta base organizada e fcil de transferir de um servidor para outro e at mesmo fazer backup.

Aqui voc ver como superar cada um destes obstculos de forma simples e muito eficiente, assim tendo como construir sua base de dados comum sem maiores problemas.

Como criar pginas de captura e divulgar?

104

A captura de e-mails para uma base de dados comum pode ser feita em diversos pontos simultaneamente, sem a necessidade de seguir um nicho em especfico. Pode-se utilizar pequenos formulrios na barra lateral do blog, popups e ainda pginas de captura exclusivas, chamadas de landing pages ou squeeze pages. A pgina de captura leva uma grande vantagem por ser inteiramente direcionada para a conseguir e-mails, deve ser estruturada com o objetivo de manter a ateno do leitor em algo, no necessariamente em fazer o cadastro. Mais adiante voc entender o por qu. Encontre mais sobre landing pages aqui. Se focar a ateno do leitor em fazer o cadastro, ficar difcil fazer com que eles vejam isto como algo bom para eles. J se mudar o foco da ateno para alguma vantagem e o cadastro ser apenas um passo necessrio para usufruir deste benefcio certamente ter resultados melhores. Para entender melhor, imagine que voc visitou um site de notcias e na barra lateral encontrou uma caixa dizendo: "receba dicas direto em seu email". Agora imagine que em outro site de notcias voc encontra uma caixa dizendo: "receba dicas em seu email e levem um livro grtis". Supondo que os sites tm o mesmo contedo, em qual dos dois voc se cadastraria? Divulgar suas pginas de captura parte vital para a construo de sua base de dados, para isso voc dever utilizar todos os meios disponveis, desde os gratuitos at pagos como, por exemplo, o Facebook Ads ou Google Adwords. Dessa forma estar investindo dinheiro para construir uma base de dados que lhe redera dinheiro por muitas campanhas!

Como fazer com que seus leitores queiram se cadastrar?

105

Este certamente um dos pontos mais complexos nas pginas de captura, pois sem um call to action que seja realmente efetivo no ter um volume de cadastros satisfatrio, mesmo que anuncie acabar tendo uma taxa de converso baixa. A pgina precisa ter ao menos trs elementos para se tornar eficiente:

Deve ser visualmente bonita e passar uma imagem de sucesso Precisa oferecer algum benefcio para quem se cadastrar (soft incentive) Formulrio simples e que chame a ateno

Para tornar sua pgina de captura visualmente atrativa alm de utilizar um bom template (existem templates especialmente desenvolvidos para isso), tambm deve apostar em imagens impactantes que estejam de alguma forma relacionadas com o benefcio oferecido a quem estiver se cadastrando. Algo dever ser dado a seus leitores que se cadastrarem, pois justamente isso que os levar ao cadastro. Pode ser praticamente qualquer coisa, o ideal utilizar algo que possa ser entregue online, assim facilitando para a entrega e garantindo que seu usurio far a confirmao do cadastro no e-mail para receber seu brinde! Para construir uma base de dados comum a nica coisa de que precisa um e-mail no cadastro. Para uma base comum no precisa capturar informaes como nome, telefone, endereo etc., pois isso faria com que seu leitor abandonasse o cadastro.

Como tornar esta base de dados organizada e fcil de transferir?


Isto em um primeiro momento pode parecer complexo, porm no . De todas as etapas para construir uma base de dados comum esta a mais simples de todas. Pois sua base de dados j ser feita com uma lista simples e fcil de ser transferida.

106

Para fazer a captura dos e-mails poder utilizar o feedburner, que um servio gratuito do Google e de tima qualidade, que inclusive j lhe fornece o cdigo para o formulrio de captura que poder facilmente ser estilizado com CSS. Quando estiver fazendo a captura dos e-mails com o formulrio do feedburner todos os e-mails de sua lista sero armazenados no prprio servidor do Google, com a facilidade de poder exportar sua lista em formato CSV para Excel e import-la em qualquer lugar.

107

Como criar uma base de emails segmentada


J falei sobre como fazer uma base de dados comum, que muito simples de ser feita, porm no apresenta os mesmos resultados que uma campanha de e-mail marketing feita com uma base de dados segmentada, justamente por isso vou mostrar aqui algumas dicas de como fazer isso. As dicas gerais apresentadas no artigo sobre como criar uma base de dados comum tambm se aplicam normalmente para a base de dados segmentada, o que muda so algumas questes referentes ao formulrio e tambm com relao a suas pginas de captura de e-mails, que sero pginas diferentes visando atingir pblicos diferentes. Existem diversas formas de criar bases segmentadas, inclusive algumas utilizando ferramentas oferecidas j pelos servios de envio de e-mail. Aqui vou mostrar como fazer isto de forma manual, pois aprendendo a fazer da forma mais difcil quando o fizer com outras ferramentas isto ficar muito simples!

Preparando as pginas de captura para uma base de dados segmentada


Assim como para fazer a base de emails comum, para fazer a base segmentada o ideal criar diversas pginas de captura. Cada uma destas pginas deve ser inteiramente construda de forma a ser agradvel a seu pblico alvo. Exemplo: Se voc pretende criar uma base de dados com emails de homens de 30 a 40 anos com interesse em empreendedorismo o ideal criar pginas de captura com cores mais sbrias, textos com maiores informaes, uma linguagem mais formal e oferecer algum brinde que seja interessante para este pblico. J se o que deseja criar uma base de e-mails de mulheres de 20 a 25 anos interessadas em moda recomendo que

108

aposte em cores mais vivas, textos mais concisos e objetivos e com algum brinde voltado a este segmento. Tornar a pgina interessante ao pblico alvo fundamental para ter sucesso ao segmentar emails. Esta segmentao no deve ser restrita apenas a pgina de captura em si, mas tambm a toda campanha, a comear pelo mais importante que na divulgao. Da mesma forma que para construir uma base de dados comum preciso divulgar suas pginas de captura, para fazer uma base de emails segmentada tambm . Quando se fala em segmentao de uma base de dados fica ainda mais clara a necessidade de utilizar publicidade paga como o Facebook Ads e o Google Adwords, pois estas ferramentas j permitem iniciar a segmentao diretamente pelos anncios, o que torna possvel utilizar tambm um formulrio simples para a captura apenas do e-mail, afinal sabe que as pessoas que acessam determinada pgina tero em sua grande maioria exatamente a segmentao que deseja.

Criando bases de dados segmentadas com o Feedburner


O feedburner se torna muito atrativo para criar bases de emails por ser gratuito, sendo assim poder criar diversos agregadores de emails diferentes. Um para cada banco de emails j com a segmentao. Ainda seguindo o exemplo anterior, teramos:

Homens executivos de 30 a 40 anos Mulheres com interesse em moda de 20 a 25 anos

Com estes dois feeds voc ter dois formulrios diferentes, onde o cadastro feito em cada um destes ser direcionado para uma determinada base de emails que j estar segmentada. Da mesma forma que pode ser feito com a base de dados comum poder posteriormente exportar esta base segmentada para fazer o envio das campanhas de e-mail marketing.

109

Aqui utilizei apenas dois como exemplo, mas voc poder fazer quantas bases de emails achar necessrio para promover suas campanhas de redes de afiliados, lembrando sempre que quanto mais segmentada for sua base melhores sero seus resultados!

Outra forma manual de criar bases de emails segmentadas


Talvez voc queira ter apenas uma pgina de captura e centralizar toda a sua campanha de divulgao nesta pgina. Neste caso o formulrio no poder conter apenas o campo de e-mail, afinal precisar ter outros dados para fazer a segmentao. Crie a pgina com o formulrio feito em HTML e direcione o envio dos dados para um e-mail seu. Assim todas as informaes deste formulrio estaro neste e-mail e voc poder fazer a segmentao manualmente. Para quem trabalha com Wordpress, criar este tipo de formulrio ser extremamente simples, pois existem plugins especficos para a criao de formulrios, em questo de minutos seu formulrio estar pronto para uso. Vale lembrar que ao trabalhar com um formulrio maior e mais detalhado ser um pouco mais difcil fazer com que seus leitores se cadastrem. Sendo assim, o ideal que busque oferecer algum benefcio (soft incentive) que seja mais atrativo. Isto certamente aumentar as chances de que seus leitores decidam usar seu tempo preenchendo o formulrio.

110

Fazendo email marketing comum e por segmento


Recentemente falei nesta srie de artigos sobre como criar uma base de emails comum e segmentada, aqui vou abordar mais algumas das diferenas na forma de trabalhar com estas bases de emails e tambm questes prticas do envio de e-mail marketing. A maior diferena entre ambos os tipos de base realmente na escolha das campanhas a serem enviadas, sendo que com a base de dados segmentada ter como fazer a escolha das melhores campanhas. J com a base de dados comum ter que buscar por campanhas mais genricas ou mesmo tentar a sorte com campanhas especficas, o que reduz muito a taxa de converso. Ainda falando em base de emails, h uma prtica importante a ser feita de tempos em tempos, que a chamada higienizao das bases, que vou explicar detalhadamente a seguir, uma prtica que at reduz o nmero total de emails cadastrados, mas s tem a acrescentar para seus negcios!

Higienizao da base de emails, para bases comuns e segmentadas


Algo que natural que acontea que parte de sua base de emails venha a nunca abrir nenhum de seus e-mails. Esta parte da base de dados estar apenas contribuindo para que seus e-mails passem a ser enviados para a caixa de SPAM, portanto devem ser removidos. Os servidores que trabalham com envio de e-mail marketing possuem diversas ferramentas de monitoramento, entre estas uma das mais comuns a que verifica se seus e-mail foram ao menos abertos. Alguns servidores indicam at mesmo se houve clique e em que rea do e-mail foi clicada! Veja alguns artigos j publicados sobre email marketing aqui.

111

De tempos em tempos marque os e-mails que no esto abrindo nenhuma das mensagens enviadas e os elimine de sua base de dados, isto ajuda a manter uma alta taxa de abertura de e-mails, o que ajuda a indicar aos servidores que suas mensagens so relevantes.

Dicas para evitar a caixa de SPAM


As tcnicas para evitar a caixa de SPAM so realmente muitas, um tema vasto e complexo que aconselho a estudar com ateno se pretende ganhar um bom dinheiro atravs de campanhas de e-mail marketing. Aqui vou dar algumas dicas que podem ser muito teis para evitar a caixa de SPAM, mas so dicas bsicas. No DNS de seu domnio adicione as regras SPF, DKIM e CNAME: so protocolos de autenticao, uma forma de identificar adequadamente seus emails. Use um s domnio para imagens e contabilizao de cliques: uma pea de email marketing que possui tudo originado em um s domnio que seja devidamente identificado tende a ser melhor tratado pelos servidores de e mail. So e-mails mais consistentes. O e-mail remetente ou responder para deve ser um e-mail ativo e preferencialmente sem autoresponder: relevncia importante no apenas para buscadores, mas tambm para e-mail marketing. Estar atento a seus leitores e responder a suas solicitaes ajuda a diminuir a taxa de rejeio, que para e-mail marketing chega a ser uma taxa to importante quanto a report SPAM (se no for mais importante). O servidor DNS deve estar fora das Blacklists: os servidores de e-mail possuem listagens de servidores marcados por SPAM, se seu servidor DNS estiver em uma Blacklist certamente ter problemas para fazer seus e-mail chegarem at a caixa de entrada de seus leitores.

112

Empresas de envio de e-mails


A quantidade de empresas de envio de e-mail marketing grande, h empresas que so focadas em grandes empresas com bases de emails realmente gigantescas e tambm existem empresas como a TeContato que possui planos at mesmo para 1000 envios mensais, o que representa uma base muito pequena. Comear com uma empresa que permita envios em pequenas quantidades uma boa estratgia para ganhar dinheiro atravs de e-mail marketing mesmo enquanto ainda possui poucos emails, o que bom tambm para ir adquirindo cada vez mais experincia. No momento de escolher com qual empresa ir trabalhar importante que observe no apenas os valores dos planos, mas tambm o que oferecido, principalmente com relao a ferramentas de monitoramento. So estas ferramentas que iro lhe mostrar o que est ou no funcionando em cada campanha. Por exemplo:

Se os e-mails no so abertos o problema pode ser o ttulo. Se os e-mails so abertos e no h clique talvez seja bom elaborar outra pea de e-mail.

Se os emails so abertos, h uma boa taxa de cliques mas no gera converso o e-mail est bom, o problema pode ser sua landing page.

Estes foram exemplos bastante superficiais, mas que j indicam o quanto este monitoramento pode ser algo importante para suas campanhas de e-mail marketing.

113

Otimizao do contedo, visitantes e resultados


Aqui no vou falar do SEO que pode ser feito no blog e em suas pginas, nem mesmo sobre como fazer a escolha das melhores palavras-chave, estes so temas muito complexos e abordar a todos em um nico artigo seria realmente muito superficial. prefervel abordar como otimizar o contedo em si, tornar seus textos otimizados para os buscadores de forma independente de qualquer otimizao feira no blog.

Entendendo a estrutura de um post em otimizao


Um post constitudo de alguns elementos que possuem maior ou menor relevncia para os buscadores, justamente aproveitando esta relevncia que voc dever indicar para o Google qual sua palavra-chave, ou seja, para que termo de busca pretende estar bem posicionado nos resultados. Os principais elementos de um post so:

Ttulo (H1) Texto (por todo o post) Subttulos (H2, H3...) Imagens

Estes so os elementos que no devem faltar em seus artigos e podem ser muito bem aproveitados para que os posts estejam devidamente otimizados para os buscadores. Antes de falar da otimizao propriamente dita, vale lembrar que quando o assunto SEO no existem normas imutveis ou que sejam 100% garantidas, este um recurso que precisa ser constantemente trabalhado e estudado para que se mantenha atualizado.

Trabalhando sua otimizada do artigo

palavra-chave

na

estrutura

114

Criar um post j otimizado na verdade muito mais simples do que pode parecer. Existem algumas regras, mas a principal delas que sua principal palavra-chave e suas variaes devem estar nos principais elementos do post e no deve haver nem excesso nem falta ao longo do artigo. As tags, H1, H2 e H3 so muito importantes, sendo que a H1 (ttulo) a que possui maior relevncia para o Google, posteriormente a H2 e por fim as demais. Sempre que criar um artigo lembre-se de NO usar H1 no texto (ele j est presente no ttulo e o usar no texto estaria repartindo sua importncia). Nas imagens voc deve sempre lembrar de inserir o atributo alt com a palavrachave ou uma variao dela, desta forma estar dando maior relevncia tambm para a imagem do seu post. Isto no apenas indica ao Google uma maior organizao como tambm uma maior qualidade do contedo apresentado. Ainda trabalhando as palavras-chave tambm poder utilizar recursos como sublinhar, negrito e itlico. Algumas pessoas questionam a eficcia desta tcnica, porm diversos plugins de SEO utilizam isto at hoje como uma mtrica de relevncia. Alm do mais, no h problema algum em fazer isto, pelo contrrio, pode at ajudar na leitura e compreenso do artigo.

Ferramentas que lhe ajudaro a trabalhar o SEO do contedo


Conhecer as tcnicas certamente importante, porm tendo as ferramentas adequadas para o trabalho de SEO certamente encontrar muito mais facilidade para fazer toda a otimizao. Embora a escolha das palavras-chave no sejam propriamente o foco deste artigo no h como negar que uma parte fundamental da otimizao. Sendo assim, recomendo uma ferramenta muito profissional para isso, a SEMRush. L voc encontrar os recursos que precisa para achar as melhores palavraschave no nicho desejado.

115

J para a anlise do texto em si voc poder utilizar plugins para Wordpress. Existem muitos, mas realmente muito poucos possuem a qualidade do SEOPressor e do WP SEO Yoast. Por fim, extremamente importante lembrar que voc deve sempre escrever para humanos. Por mais otimizado que seja um artigo ele deve se manter com uma leitura simples e agradvel. De nada vai adiantar muito SEO se os leitores no passarem do primeiro pargrafo.

116

O que fazer com todas essas informaes?


Separamos todas essas informaes para que voc entenda tudo o que acontece no mundo dos afiliados e possa comear a ganhar dinheiro na internet. Com o que voc encontra por aqui, poder escolher uma boa rede de afiliados, uma excelente campanha, promover de maneira correta e retirar seu dinheiro com tranqilidade. No utilize esse manual apenas uma vez. Sempre que surgirem dvidas recorra a ele para garantir melhores resultados em seus negcios. Lembre-se que aqui esto apenas algumas dicas. O mundo dos afiliados muito maior do que isso e requer muito estudo e dedicao para entender como tudo funciona. Uma coisa mais importante do que todas as outras: teste. Sem testar dificilmente voc conseguir ter resultados expressivos. Uma sugesto: no inicio, faa de seu site ou blog um campo de testes. Explore todas as posies e possibilidades com as diversas campanhas disponveis. Quando voc encontrar um mtodo que renda mais dinheiro, fique com ele e aplique-o em seus outros projetos. Se por acaso surgirem dvidas, por favor, no deixe de visitar o blog www.programa-de-afiliados.net para san-las. L voc encontrar mais de 250 artigos sobre afiliados e poder contar com muita informao til que lhe auxiliar nesse mundo.

117

Vous aimerez peut-être aussi