Vous êtes sur la page 1sur 4

Direito - Direito Constitucional III - Gassen Gebara - UNIGRAN

Aula 01

Inspirado na afirmao de que os direitos humanos opem-se contra a onipotncia do poder, conforme a funo poltica expressada na Declarao de Direitos de Virgnia (1776), Prez Luo explica que tais direitos podem ser definidos como "um conjunto de faculdades e instituies que, em cada momento histrico, concretizam as exigncias da dignidade, liberdade e igualdade humanas, as quais devem ser reconhecidas positivamente pelos ordenamentos jurdicos, nacional e internacionalmente". Deduzido esse brevssimo conceito, tem-se que considerar que os direitos do homem emergiram em um cenrio onde o pano de fundo era o surgimento da classe burguesa, tendo sido influenciados pelo respectivo contexto ideolgico. Nada obstante a crtica marxista a eles, afirmando serem a manifestao dos interesses e do iderio burgus, tem-se, de fato, que a chamada primeira dimenso dos direitos humanos, erigida pelo pensamento liberal, constitui-se em direitos individuais, como os direitos de participao poltica, as garantias processuais e o direito de propriedade.
11

Direito - Direito Constitucional III - Gassen Gebara - UNIGRAN

Objetiva e efetivamente, essa primeira dimenso fundamenta-se em um sistema de valorao com matriz individualista. Esses direitos individuais so, em suma, os civis e os polticos1, enquanto que os sociais so os de coletividade ou sociais bsicos, culturais e econmicos e, mais modernamente2, dos direitos ao bem estar social ou do estado-providncia (walfare state), conforme adiante deduzido. Doutrinariamente esses direitos so catalogados em geraes ou em dimenses. A existncia de vrias dimenses perfeitamente compreensvel, j que decorrem da prpria natureza humana: as necessidades do homem so infinitas, inesgotveis, o que explica estarem em constante redefinio e recriao, o que, por sua vez, determina o surgimento de novas espcies de necessidades do ser humano. Da falarem-se em diversas dimenses de projeo de tutela do Homem, o que s vem confirmar a tese de que no h um rol eterno e imutvel de direitos inerentes qualidade de ser humano, mas sim, ao contrrio, apenas um permanente e incessante repensar dos Direitos. De qualquer forma, em sua totalidade, esses direitos encarnam a dignidade do homem. Costuma-se dividir os direitos humanos fundamentais, comumente, em trs geraes ou dimenses, como caractersticas prprias dos momentos histricos que inspiraram a sua criao3. Os direitos da primeira dimenso so os direitos da liberdade e da legalidade, os primeiros a constarem do instrumento normativo constitucional, a saber, os direitos civis e polticos, que em grande parte correspondem, por um prisma histrico, quela fase inaugural do constitucionalismo do Ocidente. Os direitos da primeira dimenso ou direitos da liberdade tm por titular o indivduo, so oponveis ao Estado, traduzem-se como faculdades ou atributos da pessoa e ostentam uma subjetividade que seu trao mais caracterstico; enfim, so direitos de resistncia ou de oposio perante o Estado4. Alguns desses direitos so: devido processo legal DUE PROCESS OF LAW; Inviolabilidades; Proibio de Confisco (inviolabilidade das propriedades, ou a justa e prvia indenizao daquelas propriedades cuja necessidade pblica, legalmente comprovada, exija o sacrifcio); Taxao com representao; Presuno de inocncia; Acesso igualitrio a cargos pblicos; Propriedade privada; Igualdade formal (todos so abstratamente - iguais perante a lei); Liberdades pblicas (reunio, associao, manifestao de pensamento, de expresso cultural, artstica, confisso religiosa, *no se falava at ento em sindicalizao ou direito a greve
Destacados mais adiante. O marco histrico desse estado a segunda guerra mundial ou, claro, as constituies que vieram aps esse conflito, baseadas na Declarao Universal dos Direitos Humanos, ONU, 1948. 3 A despeito de algumas controvrsias sobre o precursor dessa viso dos direitos humanos em geraes ou dimenses, defende Antnio Augusto Canado Trindade que essa foi utilizada inauguralmente em 1979, pelo tcheco Karel Vasak, em aula inaugural no Curso do Instituto Internacional dos Direitos do Homem, em Estraburgo, que busca to somente estabelecer uma ordem cronolgica em que surgiram essas geraes, com base no lema da revoluo francesa (liberdade, igualdade e fraternidade). 4 As constituies liberais previam to somente os direitos individuais. Algumas excees podem ser citadas, eis que as Constituies da Frana de 1791, do Imprio, de 1824 e da Blgica, 1831 previam timidamente alguns direito sociais - Ser criado e organizado um estabelecimento geral de socorros pblicos para criar as crianas expostas, aliviar os pobres enfermos e prover trabalho aos pobres vlidos que no o teriam achado. Ser criada uma instruo pblica comum a todos os cidados, gratuita em relao quelas partes de ensino indispensveis para todos os homens, e cujos estabelecimentos sero distribudos gradativamente numa relao que combine com a diviso (administrativa) do reino.
1 2

12

Direito - Direito Constitucional III - Gassen Gebara - UNIGRAN

(direitos correlatos aos sociais/trabalhistas, se s sero mencionados na constituio francesa de 1848, de brevssima durao at 1852, quando restaurado o imprio, com napoleo III); Direito de ir e vir (habeas corpus); Segurana privada; Devido processo legal ou princpio da proporcionalidade (entre o delito e a pena). Documentos dos EUA: Declarao da Virgnia (Estados Unidos -1776); Declarao da independncia americana 1776; Constituio dos EUA 1787; Bill of Rights Americano (1791) inserida na constituio como emendas neste mesmo ano. Documentos da Frana: Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado (Frana 1789) ; Constituies Francesas, 1791 e 1793. A Constituio hoje vigente a promulgada em 1958. Destacam-se tambm: Constituio Espanhola (Cadiz), 1812; Constituio Portuguesa, 1820/22; Constituio Imperial do Brasil, 1824; Constituio Belga, 1831.

Revoluo francesa e sua evoluo


O esprito universal da declarao de 1789 O estilo abstrato e generalizante distingue, nitidamente, a Declarao de 1789 dos Bills of Rights dos Estados Unidos. Os americanos, em regra, com a notvel exceo, ainda ai, de Thomas Jefferson, estavam mais interessados em firmar a sua independncia e estabelecer o seu prprio regime poltico do que em levar a idia de liberdade a outros povos. Alis, o sentido que atribuam a sua revoluo era essencialmente o de uma restaurao das antigas liberdades e costumes, na linha de sua prpria tradio histrica. Os revolucionrios de 1789, ao contrario, julgavam-se apstolos de um mundo novo, a ser anunciado a todos os povos e em todos os tempos vindouros. Nos debates da Assemblia Nacional Francesa sobre a redao da Declarao de Direitos do Homem e do Cidado, multiplicaram-se as intervenes de deputados nesse sentido Demeunier afirmou, na sesso de 3 de agosto, que "esses direitos so de todos os tempos e de todas as naes". Mathieu de Montmorency repetiu, em 8 de agosto:
"Os direitos do homem em sociedade so eternos, (...) Invariveis como a justia, eternos como a razo; eles so de todos os tempos e de todos os pases". Petion, que foi maire de Paris, considerou normal que a Assemblia se dirigisse a toda a humanidade: "No se trata aqui de fazer uma declarao de direitos unicamente para a Frana, mas para o homem em geral".

Foi duquesnoy, porem, que explicou, com toda clareza, a razo do carter universal da declarao que ia ser votada: "Uma declarao deve ser de todos os tempos e de todos os povos;
13

Direito - Direito Constitucional III - Gassen Gebara - UNIGRAN

as circunstncias mudam, mas ela deve ser invarivel em meio as revolues. E preciso distinguir as leis e os direitos: as leis so anlogas aos costumes, sofrem o influxo do carter nacional; os direitos so sempre os mesmos". Foi em razo desse esprito de universalismo militante que Tocqueville considerou a Revoluo Francesa mais prxima dos grandes movimentos religiosos do que das revolues polticas. "Vimo-la (a Revoluo Francesa) aproximar ou separar os homens, a despeito das leis, das tradies, dos temperamentos, da lngua, transformando por vezes os compatriotas em inimigos e os estrangeiros em irmos; ou antes, ela formou, acima de todas as nacionalidades particulares, uma ptria intelectual comum, da qual os homens de todas as naes puderam tomarse cidados". Um fenmeno semelhante s voltou a ocorrer com a Revoluo Russa de 1917. E, efetivamente, o esprito da Revoluo Francesa foi difundido, em pouco tempo, no s na Europa, como tambm em regies to distantes quanta a ndia, a sia Menor e a America Latina.

14

Vous aimerez peut-être aussi