Vous êtes sur la page 1sur 3

ASSUNTOS DA ELETROBRS

Raciocnio Lgico (Nveis Mdio e Superior) Lgica de argumentao: Proposio simples e proposio composta; Conectivos lgicos; Simbologia das proposies, lgicas de proposies; Tabelas verdade; Equivalncia; Tautologia; Contradio; Contingncia; Condies existentes na condicional; Proposies associadas ou relacionadas existentes na condicional; Argumento; Validade de um argumento; Principais regras de inferncia; Quantificadores; Negao com quantificadores. Diagramas lgicos: Incluso; Interseo; Disjuno. Portugus (Nvel Mdio e Superior) Ortografia. Sistema oficial vigente. Relaes entre fonemas e grafias. Acentuao. Morfologia: Estrutura e formao de palavras. Classes de palavras e seu emprego. Flexo nominal e verbal. Sintaxe: Processos de coordenao e subordinao. Equivalncia e transformao de estruturas. Discurso direto e indireto. Concordncia nominal e verbal. Regncia verbal e nominal. Crase. Pontuao. Interpretao de textos: Variedade de textos e adequao de linguagem. Estruturao do texto e dos pargrafos. Informaes literais e inferncias. Estruturao do texto: recursos de coeso. Significao contextual de palavras e expresses. Ponto de vista do autor.

Informtica (Nveis Fundamental, Mdio e Superior) E-mail: Envio e recepo de mensagens, atravs de interface webmail ou do software Outlook Express; Anexar arquivos em mensagens. noes de segurana das mensagens, para evitar acesso ao contedo malicioso de mensagens. Internet: Conceitos baseados no Internet Explorer 7 ou superior, navegao, URLs, links. Microsoft Office 2007 e BrOffice 3.1: Editor de Texto - estrutura bsica dos documentos, edio e formatao de textos, cabealhos, pargrafos, fontes, colunas, marcadores simblicos e numricos, e tabelas, impresso, ortografia e gramtica, controle de quebras, numerao de pginas, legendas, ndices, insero de objetos, campos predefinidos, caixas de texto; Planilhas Eletrnicas estrutura bsica das planilhas, conceitos de clulas, linhas, colunas, pastas e grficos, elaborao de tabelas e grficos, uso de frmulas, funes e macros, impresso, insero de objetos, campos predefinidos, controle de quebras, numerao de pginas, obteno de dados externos, classificao. Trabalho em Rede: compartilhamento de pastas e arquivos; localizao e utilizao de computadores e pastas remotas; mapeamento de unidades da rede.

ASSUNTOS UFAL PORTUGUS 1. Anlise e interpretao de textos: compreenso geral do texto; ponto de vista ou ideia central defendida pelo autor; argumentao; elementos de coeso; inferncias; estrutura e organizao do texto e dos pargrafos; elementos que compem uma narrativa. 2. Tipologia e gnero textuais. 3. Funes da linguagem. 4. Significao vocabular. 5. Emprego dos pronomes demonstrativos. 6. Colocao pronominal. 7. Sintaxe da orao e do perodo. 8. Funes do que e do se. 9. Vozes do verbo. 10. Emprego do acento grave. 11. Pontuao. 12. Concordncias verbal e nominal. 13. Regncias verbal e nominal. RACIOCNIO LGICO 1. Deduo lgica; proposies categricas; silogismos categricos; lgica proposicional. 2. Lgica de primeira ordem. 3. Conjuntos numricos (naturais, inteiros, racionais e reais); operaes nos conjuntos numricos. 4. Divisibilidade e fatorao no conjunto dos inteiros; critrios de divisibilidade; mximo divisor comum; mnimo mltiplo comum; problemas envolvendo mximo divisor comum e mnimo mltiplo comum. 5. Razes e propores; porcentagem. 6. Sistemas de equaes do 1 grau; resoluo de problemas envolvendo sistemas de equaes do 1 grau. 7. Expresses algbricas; fraes algbricas; operaes com fraes algbricas; equaes fracionrias. 8. Anlise combinatria; princpios de contagens; combinaes; arranjos; permutaes com e sem repetio; probabilidade. 9. Anlise, interpretao e utilizao de dados apresentados em grficos e tabelas. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAO PBLICA 1. Administrao pblica e governo: conceito e objetivos. 2. Evoluo dos modelos de administrao pblica. 3. Regime jurdico-administrativo: princpios constitucionais do direito administrativo brasileiro. 4. Servios pblicos: conceito; caractersticas; classificao; titularidade; princpios; usurios; execuo; novas formas de prestao dos servios pblicos. 5. tica no servio pblico: comportamento profissional, atitudes no servio, organizao do trabalho, prioridade em servio. 6. Poderes e deveres do administrador pblico. 7. Poderes administrativos: poder hierrquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polcia; uso e abuso do poder.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS 1. Editor de texto: edio e formatao de textos (operaes do menu: formatar, inserir tabelas, exibir - cabealho e rodap, arquivo - configurar pgina e impresso, ferramentas ortografia e gramtica). 2. Conhecimentos bsicos do Microsoft Windows 7 em portugus: criao de pastas (diretrios), arquivos e atalhos; rea de trabalho; rea de transferncia; manipulao de arquivos e pastas. 3. Conceitos de informtica, hardware e software. 4. Processador de texto (Word e BrOffice.org Writer). Planilhas eletrnicas (Excel e BrOffice.org Calc). Editor de Apresentaes (PowerPoint e BrOffice.org Impress). 5. Conceitos de tecnologias relacionadas Internet e Intranet, Protocolos Web, World Wide Web, Navegador Internet (Internet Explorer e Mozilla Firefox), busca e pesquisa na Web. 6. Conceitos sobre tipos de aplicativos, instalao/desinstalao, classificao quanto licena de uso, compactadores de arquivos e leitores pdf. 7. Conceitos de tecnologias e ferramentas de colaborao, correio eletrnico, grupos de discusso, fruns e wikis. 8. Conceitos de proteo e segurana, realizao de cpias de segurana (backup), vrus e ataques a computadores. 9. Conceitos de organizao e de gerenciamento de informaes, arquivos, pastas e programas. 10. Conceitos bsicos de redes de computadores e de acesso distncia a computadores. 11. Fundamentos de tica em informtica

Vous aimerez peut-être aussi