Vous êtes sur la page 1sur 2

Salvador: Secretaria de Segurana usa geotecnologia para monitorar carnaval

urante o Carnaval 2011, a Secretaria de Segurana Pblica da Bahia utilizou um sistema baseado em dados geogrficos com o objetivo de gerenciar o monitoramento das patrulhas policiais e ocorrncias criminais durante os sete dias de folia. A Imagem, lder no mercado de Sistemas de Informaes Geogrficas (GIS) na Amrica Latina, foi a responsvel por desenvolver o Geo.Seg, sistema com funcionalidades que permitem integrar informaes e cruzar dados que otimizam a tomada de decises e o planejamento de tticas policiais. A soluo envolveu a implantao de uma aplicao web para gerenciamento das ocorrncias policiais e o acompanhamento dos elementos que compem os circuitos do Carnaval como, por exemplo, localizao dos camarotes e centros de bombeiros e assistncia mdica, alm de monitorar as imagens feitas por cmeras de segurana, o deslocamento dos trios eltricos e das patrulhas policiais. A partir das informaes coletadas foram gerados mapas temticos e grficos indicando as reas de maior atividade criminal e o percentual de cada tipo de delito. Jos Ricardo Negro, coordenador de geoprocessamento da SSP Salvador, explica que o projeto funcionou como um piloto para a secretaria poder testar a ferramenta e posteriormente torn-la uma soluo eficaz em diversas reas da secretaria: Inteligncia, Criminalstica, Polcia Civil, Polcia Militar, Bombeiros, entre outros. Ricardo disse que a novidade de 2011, foi a integrao do GPS s imagens realizadas, facilitando o monitoramento. Esse ano, ns usamos GPS para acompanhar os trios eltricos e ter a localizao exata das patrulhas e cmeras de seguranas que permitiram uma apurao dos acontecimentos com mais detalhes, finaliza.

Esse ano, ns usamos GPS para acompanhar os trios eltricos e ter a localizao exata das patrulhas e cmeras de seguranas que permitiram uma apurao dos acontecimentos com mais detalhes
Jos Ricardo Negro
Coordenador de Geoprocessamento

www.img.com.br

Sobre a Imagem Fundada em 1986, a Imagem lder do mercado de Sistemas de Informaes Geogrficas (GIS) com 25% de participao no mercado nacional do setor. A empresa oferece solues completas de tecnologia e informao espacial, como software, consultoria, implementao de sistemas, imagens de satlites de alta resoluo e mapas territoriais de mltiplas escalas e temas. Os produtos e servios da Imagem so utilizados por centenas de empresas, pblicas e privadas, de segmentos como gesto municipal, meio ambiente, minerao, leo e gs, agrobusiness, transportes, telecomunicaes, segurana pblica e defesa. Tambm focada na rea de Utilities, oferece solues para energia e saneamento. Em 2010, a companhia obteve faturamento de R$ 74 milhes. Sediada em So Jos dos Campos (SP), a Imagem conta com escritrios regionais e uma ampla rede de parceiros no pas. Distribuidora exclusiva da Esri, lder mundial no fornecimento de software GIS, a empresa tem como misso inserir a geografia no centro da tomada de deciso dos clientes causando um impacto positivo nos seus negcios e na sociedade. Para mais informaes, acesse: www.img.com.br.

A Imagem oferece solues completas de tecnologia e informao espacial, como software, consultoria, implementao de sistemas, imagens de satlites de alta resoluo e mapas territoriais.

www.img.com.br

Vous aimerez peut-être aussi