Vous êtes sur la page 1sur 24

Os contedos deste peridico de acesso aberto esto licenciados sob os termos da Licena Creative Commons Atribuio-UsoNoComercial-ObrasDerivadasProibidas 3.0 Unported.

Concepes de infncia e infncias


Um estado da arte da antropologia da criana no Brasil
Conceptions of infancy and childhood
A state of the art for the anthropology of children in Brazil

Clarice Cohn*

Resumo: Este artigo dedica-se a uma leitura da produo em antropologia que foca suas pesquisas nas crianas, sejam pesquisas sobre ou com crianas, sejam elas sobre polticas pblicas voltadas infncia ou sobre os direitos das crianas e dos adolescentes. Tratando do campo da antropologia da criana no Brasil, e debatendo metodologias e conceitos, este levantamento da produo antropolgica traz a proposta, apresentada e discutida no texto, de que toda pesquisa antropolgica com ou sobre crianas, instituies, polticas e direitos deve ter em conta as concepes de infncia que as perpassam e que informam suas formulaes e aes. Inclusive as das crianas, que agem no mundo de acordo com a concepo de infncia que este lhe apresenta, com a qual interagem e s vezes entram em conflito.
Palavras-chave: Antropologia da criana. Antropologia da infncia. Crianas indgenas. Direitos das crianas. Polticas da infncia.

Abstract: This paper proposes a bibliographical discussion on anthropological research focused on children and childhood in Brazil, including studies about or with children, and those centered on the politics of infancy and the rights of children and youth. Synthesizing the anthropology of children in Brazil, it debates concepts and methodologies, and proposes, as is argued throughout the text, that any research with or about children, their institutions, rights, and the policies focused on them , should start from the notions of childhood at play, including those of children who act and react sometimes in conflict with the notions of childhood they are presented with.
Keywords: Anthropology of children. Anthropology of childhood. Indigenous children. Childrens rights. Social policies for infants.

* Doutora em Antropologia Social pela Universidade de So Paulo (USP, So Paulo, Brasil), professora de Cincias Sociais da Universidade Federal de So Carlos, SP, Brasil, coordenadora do Laboratrio de Estudos e Pesquisas em Antropologia da Criana (Lepac UFSCar/ CNPq) e do Observatrio da Educao Escolar Indgena da UFSCar (UFSCar/Capes/MEC) <clacohn@gmail.com>.
Civitas Porto Alegre v. 13 n. 2 p. 221-244 maio-ago. 2013

222 Civitas, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 221-244, maio-ago. 2013 Gostaria de comear com duas observaes que para mim mostram o amadurecimento do campo de reflexo da Antropologia da Criana e da pesquisa que seu cenrio. Uma delas, o fato deste texto ter sido produzido no contexto de um evento sobre infncia e famlia.1 Sublinho a conjuno porque estes temas correlatos, tratados como sub-especialidades, e que como tantos outros antropologia do estado, do direito, da educao , frequentemente andam juntos; so, com a mesma frequncia, mantidos separados nas nossas atuaes, produes e reflexes sobre para onde ir. Os debates ocorridos por ocasio do evento demonstraram quo fecundas essas conjunes podem ser, o que nos fez querer continu-las. A segunda observao irm desta: venho cada vez mais me tornando consciente de que faz muitos anos que vimos dizendo que o campo da antropologia da criana um campo em criao, crescimento, consolidao. Com satisfao, percebo que hoje se trata de um campo plenamente consolidado, com ampla representao nos debates nacionais e internacionais, em publicaes e eventos de antropologia. hora de o consolidarmos, sim, mas em outro sentido: no mais nos preocupando em legitim-lo, em nos fazer ouvir, mas avaliando qual contribuio temos dado e podemos dar antropologia. Assim como qual contribuio a antropologia pode dar, e tem dado, ao campo dos estudos das crianas e das infncias. Isso no se faz sem desafios ou obstculos. Se comecei louvando a situao atual, vou dar um segundo passo falando de algumas dificuldades que (ainda) encontramos. Falarei a partir de minha prpria especialidade, a etnologia indgena. Neste campo, os estudos das infncias indgenas e das crianas indgenas vm florescendo (Tassinari, 2007; Nunes 2002, 2003) e revelando muito do que as crianas tm a dizer de seu mundo. Um mundo que s vezes, como em outros campos de pesquisa, s acessvel por meio delas, j que embora conhecido, obliterado pelos adultos.2 No entanto, os estudos das crianas tm tido pouco efeito no debate da etnologia indgena em geral poucos etnlogos leem os estudos sobre as crianas dos povos com quem
Este texto foi desenvolvido a partir de minha apresentao na mesa Crianas e infncia: perspectivas antropolgicas, acompanhada de Carla Villalta e Claudia Fonseca, com coordenao de Fernanda Bittencourt Ribeiro, na II Jornada de Pesquisa sobre Infncia e Famlia, organizada pelo NACi da Ufrgs e pelo PGCS da Pucrs. Agradeo enormemente a Fernanda B. Ribeiro, Claudia Fonseca e Patrice Schuch pelo convite para participar do evento e para a publicao, e a todos pelos inspiradores debates. Agradeo ainda aos alunos da UFSCar que comigo tm debatido este tema, em conversas onde muitas destas ideias foram maturadas, em especial aos membros do Lepac, e a Antonella Tassinari e Andrea Szulc, com quem tenho compartilhado espaos para o debate deste campo. 2 Este obliterado no significa necessariamente negado, ou recusado, mas s vezes apenas no explicitado; este fenmeno j havia sido marcado para a realidade das ilhas Fiji por Toren (1999).
1

C. Cohn Concepes de infncia e infncias

223

trabalham. Este um problema real, que devemos reconhecer e enfrentar, para que nossos estudos no falem apenas para ns mesmos, reiterando-se a si mesmos, mas ganhem um alcance maior e mais efetivo nos debates da antropologia e no debate sobre o mundo. Assim, acho que os dois aspectos que enumerei so igualmente verdadeiros: temos um campo consolidado e reconhecido, com grande produo, com espao em publicaes na rea e eventos, mas ainda carecemos de uma entrada no debate maior da antropologia, uma entrada que nos permita uma voz ampliada na compreenso dos vrios fenmenos sobre os quais antroplogos se debruam como pesquisadores e como cidados. este o estado da arte: a antropologia dedicada s crianas e s infncias se consolidou, e a excelncia, a possibilidade (metodolgica, analtica, epistemolgica) e a legitimidade de nossos estudos so reconhecidas. Porm, ainda necessitamos ganhar maior abrangncia tanto no debate antropolgico como um todo quanto na interveno e na atuao pblica. Por isso, meu chamado aqui por maior interlocuo, mais entrecruzamentos. tambm por manter o tema no debate atual da antropologia. Um bom comeo para tal reconhecer o que os estudos com e sobre crianas tm podido revelar e que nem sempre revelado pelos demais estudos. Para tratar disso, focarei algo que acho de extrema importncia e que permeia, silenciosamente, todas as pesquisas que sero referidas a seguir. Ou seja, a necessidade de se analisar as concepes de infncia e as noes de pessoa que esto implicadas em todos os processos que analisamos em uma perspectiva antropolgica. Entendo que isto deva ser sempre considerado para entendermos os mais variados fenmenos de que se trata quando falamos com e de crianas e infncias. E o farei seguindo o que se tem feito em antropologia da criana e da infncia no Brasil. Ou seja, no estou pregando que se comece a reconhecer esta dimenso que no devidamente reconhecida: ao contrrio, quero mostrar como todos estes debates aos quais farei referncia s so possveis ao se considerar a concepo de infncia que est em jogo em cada um destes casos.3 Assim, proponho-me a fazer um estado da arte em que busco demonstrar o papel que as concepes de infncia exercem no s nos fenmenos observados, mas tambm na anlise antropolgica destes fenmenos. Se
3

Obviamente, este apenas um apanhado que teve como mote o recorte que dei ao debate, no sendo um levantamento exaustivo. Muitos outros trabalhos poderiam ter sido comentados e referidos neste texto, e s posso esperar que seus autores compreendam os limites de espao que levam omisso e possam se reconhecer, e reconhecer seus esforos de pesquisa, neste debate que aqui proponho.

224 Civitas, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 221-244, maio-ago. 2013 este papel nem sempre reconhecido e explicitado nos textos, o fao aqui exatamente para mostrar como eles so cruciais para entender o que as crianas fazem, dizem e pensam, e o que se faz com elas, se pensa delas, se diz sobre elas.

Concepes de infncia
Comecemos, mais uma vez, pela etnologia indgena. Esta comeou a olhar mais diretamente para as crianas nas dcadas de 1980 e 1990 no Brasil. Foi quando estudos especficos sobre as infncias indgenas comearam a ser realizados, pela primeira vez observando-as no que elas so, ouvindo-as, acompanhando-as em suas atividades e em seus passos. Como se sabe, desde que os primeiros colonizadores pisaram no Novo Mundo abundam referncias sobre as crianas de seus habitantes primordiais.4 O mesmo acontece na antropologia, que desde sempre se referiu s crianas, lembrando que elas sempre acompanhavam os e as antroplogos, falando de ciclos de vida etc. Mas foi s quase no final do sculo 20 que esforos concentrados e focados foram expedidos para buscar entender as crianas e suas vidas por elas mesmas.5 A diferena, ento, estava no fato de que estas pesquisas iriam prestar ateno nas crianas pelo que elas eram, e no pelo que elas deveriam ser ou viriam a ser. Assim tambm, a diferena estava em que se buscava criar contextos, mtodos e tcnicas de pesquisa e interlocuo com as crianas, de modo a que os antroplogos aprendessem a ouvi-las no que elas tm a dizer. Mas importante esforo foi tambm despendido em se desvendar o que ser criana nestes lugares. Para isso, h duas respostas, nem sempre igualmente exploradas ou mesmo conectadas em cada trabalho: o que ser criana para estas crianas com que se interage na pesquisa, e o que ser criana neste lugar ou, em meus termos, como se define a infncia (ou as infncias) nestes lugares. Estas perguntas tm boas razes de serem feitas nestes contextos etnogrficos. A primeira: evitar pressupor uma infncia universal e para isso nos baseamos muito na demonstrao clssica de Aris (1981) de que a ideia de infncia (e o sentimento de infncia) tem uma origem histrica muito localizada, e , portanto, mais propriamente ocidental. A segunda: o fato de que a etnologia j vinha mostrando que a noo de pessoa, e a fabricao dos corpos, o idioma da corporalidade, so cruciais para entender
Foi isto que permitiu o impressionante trabalho de Florestan Fernandes (1976) reconstituindo a infncia tupinamb a partir dos relatos dos cronistas, jesutas e viajantes. 5 Este esforo teve grande impulso no Mari (Grupo de Educao Escolar Indgena), na USP, sob a coordenao de Aracy Lopes da Silva, Lux Boelitz Vidal e Mariana Kawall Leal, durante toda a dcada de 1990 (ver Lopes da Silva et al., 2002).
4

C. Cohn Concepes de infncia e infncias

225

os mundos indgenas e suas socialidades (Cohn, 2000c, 2002b). Assim, se a noo de pessoa, e a fabricao da pessoa e dos seus corpos, so cruciais para os amerndios, elas deveriam ser fundamentais tambm para se entender suas noes de infncia, suas experincias de infncia, as experincias corpreas destas crianas, e as intervenes sobre estes corpos que se fazem. Foi isto o que fiz quando pesquisei os Xikrin. Buscando entender o que para eles uma criana sua concepo de infncia , logo aprendi que ela estava ligada a uma concepo tambm de sentidos e percepo e, portanto de aprendizagem e de possibilidades de conhecer e apreender o mundo e de corporalidade e fabricao dos corpos.6 minha incessante pergunta, a mim mesma como para eles, sobre o que uma criana, s tinha como resposta, claro, coisas vagas.7 At que uma resposta, exatamente por no ser vaga, mas aparentemente contraditria, me surpreendeu: foi quando o velho Bep-Djoti me explicou que as crianas tudo sabem porque tudo veem e nada sabem porque so crianas. Assim, meus focos de pesquisa passaram a ser a corporalidade, o modo como se tratam olhos e ouvidos para aprender a ver, ouvir e aprender, a ornamentao corporal, a alimentao, os remdios; a mobilidade, a circulao, o movimento destes pequenos corpos. Foi ento que percebi que tudo aquilo que se faz para as crianas faz seus corpos, assim como os brinquedos que elas fazem so parte de um todo mais amplo que, constituindo corpos e corporalidades, constitui estas pessoas. As crianas xikrin crescem para ser homens, mulheres, pais e mes e depois avs , lderes, caadores, pescadores, agricultoras, coletoras, professores, agentes indgenas de sade... E crescer um longo e trabalhoso processo mediado por objetos que adornam seus corpos e que eles fabricam, ou so fabricados por eles, para brincar e intervir no mundo (Cohn, 2000a; 2000b; 2002a; 2012) e por diversas relaes de comensalidade, de nominao, de amizade formal... Alm da corporalidade, importante local de produo da pessoa e da sua infncia, as crianas indgenas podem assumir tambm um importante papel: o de mediadoras. Habitualmente, fala-se em mediao cosmolgica apenas no
A importncia dos sentidos e do desenvolvimento dos rgos responsveis por eles, assim como a ornamentao corporal que o permite e produz, j estava indicada na bibliografia sobre os povos j, de que fazem parte os Xikrin (ver Seeger, 1980; Turner, 1995; Vidal, 1992). 7 Incidentalmente: isso vale para qualquer pesquisa que lide com as concepes de infncia, e um dos maiores desafios metodolgicos do pesquisador: qual a pergunta certa a fazer? pergunta o que uma criana cada psiclogo, juiz, conselheiro tutelar, xikrin, campons, enfim, ter uma resposta. Alm de reunir e analisar todas estas possibilidades de respostas, que diro muito, a questo , ento, qual pergunta fazer e esta s pode ser aprendida em campo, vendo o que relevante para nossos interlocutores, a que eles remetem quando tratam destes temas. Os Xikrin remetem a ver, a ouvir, a aprender... e eram estas as pistas que eu tinha, portanto, que seguir.
6

226 Civitas, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 221-244, maio-ago. 2013 caso dos xams mas a pesquisa etnogrfica revelou que esta atuao pode estar tambm a cargo das crianas. Este o caso fascinante dos Maxakali de Minas Gerais, cujas crianas so mediadoras entre os mundos, as famlias, as pessoas. Diz Alvarez (e este s um exemplo, como ela comea a conversa):
A criana o fio que tece as vrias dimenses da sociabilidade Maxakali. atravs dela que se inaugura a relao com o outro. De acordo com as regras de etiqueta Maxakali deve-se primeiro dirigir-se s crianas, particularmente aos bebs, quando em visita a um grupo familiar aliado ou em qualquer outra situao de distncia social. S aps agradar as crianas, carregar e acariciar os bebs, que o visitante deve dirigir o olhar e a palavra aos seus anfitries adultos (Alvarez, 2004, p. 53).

As crianas maxakali so tambm o motor da vida ritual. As crianas, conta-nos a autora, so o maior bem trocado entre as mulheres e os espritos durante os rituais. Na iniciao, troca-se o filho a ser iniciado (que passa da casa domstica, materna, cerimonial, masculina, aos cuidados dos pais) pelos filhos mortos, espritos, para que as mes possam continuar cuidando deles. So estes espritos que, mais do que cantores, so o prprio canto (Alvarez, 2004, p. 57) que do aos viventes as msicas dos rituais. Alm disso, a cada ritual, so apenas as crianas e os jovens o suporte para a manifestao dos espritos. Com seus corpos transformados em ymiy atravs das mscaras cerimoniais e as pinturas corporais especificas, se transformam nos prprios espritos presentes na terra. Cantam e danam para os humanos, atualizam assim a unio entre os viventes e os espritos (Alvarez, 2004, p. 60-61). Sem crianas no h ritual, sem ritual e canto no h formao de pessoas e no h maturao dos viventes. Espritos, quando crianas, devem tambm maturar no alm cantando todo ano para os viventes, at poderem mandar seus filhos feitos no alm para cantar. Sem eles, no h ritual, e, novamente, no h produo de pessoas maxakali. E, com as crianas, as casas, as famlias, as pessoas se ligam, mensagens chegam, e as crianas levam as palavras para que a conversa daqueles que no podem se falar diretamente possa acontecer. Os Maxakali e este belo texto so para mim o melhor exemplo de como para os indgenas as crianas so importantes, consideradas em sua condio atual, cuidadas, mas parte crucial de seu mundo. So seres em maturao, que devem ser cuidados (em vida e na morte, enquanto l tambm maturam), que devem ser instrudos (e o texto nos apresenta uma bela descrio dos momentos em que o so), que no so confundidos com os adultos mas que tm uma atuao crucial no cotidiano e no ritual tornando possvel e efetiva

C. Cohn Concepes de infncia e infncias

227

as relaes entre os vivos e entre os vivos e os mortos. E que torna possvel a prpria maturao e construo de pessoas.8

As muitas infncias indgenas


Assim, a experincia da infncia (e seu valor), diversa para cada sociedade indgena. Por isso no podemos confundir suas concepes de infncia com as nossas. Nem umas com as outras. Por isso, a cada vez que nos dedicarmos a estudar com e sobre as crianas indgenas, temos que nos debruar primeiro sobre como as crianas, e a infncia, so pensadas nestes lugares. No podemos pressupor uma criana e uma infncia universais, mas talvez no possamos tambm pressupor uma noo de infncia, particular, mas sempre vlida. Assim, temos belssimas descries de como os indgenas veem suas crianas, e como elas atuam, em seus aprendizados (Codonho, 2007), em espaos de mediao, nas escolas (Marqui, 2012; Limulja, 2007), nas suas andanas e circulao pelos espaos (Correia da Silva, 2011). Temos tambm timas descries sobre como a infncia pensada a partir de passagens e categorias de idade (Fernandes, 1976; Cohn 2000a; Nunes 2003). Mas nada nos indica, terminantemente, que temos uma noo de infncia para os indgenas. Como para os Maxakali, temos sempre a percepo da sua condio percepo esta respeitosa das condies efetivas dela, e de sua autonomia e capacidade (Tassinari, 2007) , cuidados especiais, prticas para sua maturao e para garantir seu aprendizado e que estejam prontas para aprender , prticas de ensino e aprendizagem. Mas no uma elaborao, como esta que fizemos no ocidente, sobre esta sua condio especial. As crianas xikrin so os pequenos, meprire, como para o maxakali so filhos, como o so tambm os filhotes, kitoko. Nestes mundos perspectivos em que a humanidade e o parentesco so sempre construdos (ver Viveiros de Castro, 2002a; Souza, 2004; Lima, 1996), crianas so, como todos e continuamente, humanizadas, pessoalizadas. Condizente com a importncia da noo de pessoa para os amerndios, perguntar-se sobre as infncias indgenas , portanto, perguntar-se sobre como um processo que mais geral incide sobre as crianas e vivido por elas.9
Este papel de mediadoras exercido tambm pelas crianas Guarani de Mbiguau, como aponta Oliveira (2005), em especial com o mundo dos no-indgenas, tomando uma frente (e uma importncia para o coletivo) que desafia a noo de infncia como incompletude e incapacidade. 9 Sugeri que falar de criana, neste sentido, sempre mais seguro que falar em infncia, termo carregado de sentido do qual difcil se despregar e desapegar (Cohn, 2005a). O que afirmo aqui no est em contradio com isso. Ou seja, no significa relativizar a infncia fazendo um inventrio de infncias possveis, um exerccio que no me parece propriamente antropolgico, mas perceber, sempre, que o modo como se pensa a experincia que as crianas podem e devem ter, informa o modo como se age sobre elas e tambm informa (mas no determina) o modo como elas agem sobre o mundo. Ao longo do texto, teremos oportunidade de discutir o gerenciamento que as crianas fazem de suas infncias.
8

228 Civitas, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 221-244, maio-ago. 2013 Mais que isso, no devemos trocar seis por meia dzia, e acreditar que poderemos isolar infncias indgenas particulares. Ou seja, na recusa da infncia ocidental como definidora das indgenas, buscar as infncias indgenas como se elas pudessem ser definidas como esta, a ocidental. Mais, devemos pensar que pode haver muitas infncias nestes mundos indgenas muitas infncias xikrin, muitas infncias guarani, maxakali...10 Este risco de se passar a definir infncias indgenas pode ser discutido por Mantovanelli (2010, 2011).Quando foi estudar a infncia kaingang em Icatu, SP, tendo lido a bibliografia sobre estas crianas em diversos povos indgenas, Mantovanelli se imaginou chegando aldeia e sendo rodeada por crianas. No entanto, por muito tempo, seu campo foi marcado por uma busca contnua destas crianas, que sempre pareciam dela fugir. Tudo foi se esclarecendo quando ela percebeu a importncia do espao domstico para as mulheres e suas crianas, e a permanncia destas nos seus quintais, e que ela e as crianas estavam sendo ensinadas na tica do respeito e da restrio que devem reger as relaes. De fato, as crianas que via eram as que entravam e saam das casas em que a antroploga tinha maior convivncia. Sua pesquisa rendeu uma reflexo sobre as concepes de infncia para estes Kaingang a partir da noo de restrio e atravs das mulheres companhias frequentes da antroploga , e que sempre tinham uma histria para contar, ou para disputar, sobre as graas de suas crianas. Mas rendeu tambm uma reflexo metodolgica que vale aqui retomar: a invisibilidade das crianas kaingang lhe revelou o quanto ela havia ido a campo com uma espcie de noo generalizante da infncia indgena, como se ser criana indgena fosse igual em todo lugar, em todo o mundo indgena. Obviamente, as etnografias lhe mostravam as particularidades destes modos de ser criana mas parecia sempre haver algo em comum, sua mobilidade, sua autonomia, sua circulao pelas casas, seu papel de mediadoras, que contrastava fortemente com o que via em Icatu. Assim, devemos cuidar para no cair em outros essencialismos ao negar essencialismos anteriores. Como nos conta Mantovanelli (2010, p. 10),
nesse cenrio profiltico que coloco as crianas do Icatu. Antdoto. Pois sua invisibilidade foi o antdoto para meu olhar viciado. Se essas crianas foram-me invisveis porque eu tinha de antemo pintado suas cores. Ou seja, como no vi aquilo que imaginei que veria, elas desapareceram. E s depois elas reaparecem para dizer,
10

Agradeo a Bruno Henrique Rodrigues de Oliveira pela provocao certeira feita no debate durante as Jornadas, sobre como eu poderia estar certa de definir uma infncia para os Xikrin, e se no seria mais produtivo supor, como estvamos exercitando em outros campos, a possibilidade de vrias infncias mesmo entre os Xikrin.

C. Cohn Concepes de infncia e infncias

229

nas minhas anotaes de caderno de campo, que no se tratava de invisibilidade factual, mas de uma maneira especfica de lidar com as relaes sociais e os espaos no mundo. Se invisveis ou reclusas em seus quintais de um lado, de outro, as crianas so os assuntos favoritos das rodas vespertinas nas varandas das mulheres. Com um tom de uma quase disputa, mulheres exibem na fala seus filhos e netos, destacando-os como protagonistas do que h de melhor em termos de existncia humana. Assim, as crianas do Icatu (SP) que estavam longe dos meus olhos estavam em meus ouvidos, trazidas pelas falas de suas parentas.

Mas como as crianas indgenas veem os seus mundos? Este um investimento analtico menos feito. Neste texto ele importante para mostrar a relao entre estas abordagens e o investimento que a meu ver ainda devemos fazer. Correia da Silva (2011) acompanhou os meninos em suas andanas pela aldeia e seus arredores, e nos descreveu suas atividades e como se relacionam com o mundo e com as pessoas. Oliveira (2005) mostrou como elas ocupam e atuam em diversos espaos a escola, o coral, a casa de reza e atuam como mediadoras. Marqui (2012) mostrou como elas vivenciam a escola e tambm os momentos no escolares. Mas talvez pouco se tenha feito ainda para entender como elas entendem o seu mundo. Fiz alguns esforos a este respeito sobre as crianas xikrin lendo e interpretando seus desenhos, uma atividade que elas adoram fazer, desde que na escola aprenderam a desenhar em papel. Tenho um grande repertrio de desenhos que ganhei deste seu gosto por desenhar em todos os lugares. Tendo levado uma vez comigo papel sulfite e lpis de cor, por sugesto de minha ento orientadora, Lux Vidal, tive o material requisitado a todo o momento e passei dias, semanas, acompanhando diversos grupos de crianas desenhando.11 Vrios deles, subsequentemente, me deram o desenho. Depois de feitos, os desenhos no lhes servem mais e no necessitam ser conservados, mostrados para todos ou comentados. Logo esto amassados, rasgados e so jogados fora. Guardados mesmo, s na escola e pelas antroplogas...12 Fiz uma primeira leitura deste material em minha dissertao (Cohn, 2000a), mostrando como estas crianas viam seu mundo: neles estava tudo o que lhes interessava, e o modo como elas organizavam as coisas no papel e se organizavam para desenhar, eram todas muito reveladoras. Depois, reli o material, que foi crescendo com o tempo, e mostrei como estas crianas reagiram a uma tarefa escolar que consistia em desenhar sua cultura. Na realizao desta tarefa, ficou
11

12

Por sugesto de minha orientadora Lux Vidal, a quem agradeo por esta e pelas demais sugestes, e pela orientao que me permitiu entender um pouco mais das crianas xikrin. Fiz uma reflexo sobre o uso de desenhos em estudos com crianas em Cohn (2005b).

230 Civitas, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 221-244, maio-ago. 2013 muito clara suas percepes do valor que a cultura ganhou no mundo atual, e do valor poltico de cultura (Carneiro da Cunha, 2009). Elas desenharam, ento, para seus professores no-indgenas, sua cultura, sua tradio. Se, como eu tinha observado, num mesmo desenho poderiam conviver como convivem em seu mundo avies, pescarias, cubos escolares, motivos de pintura corporal, futebol, danas e mscaras rituais, para esta tarefa desenharam apenas o que aos olhos dos professores, aos olhos no-indgenas, seria sua cultura: os meninos desenharam as danas e seus apetrechos, arcos e flechas, canoas, enquanto as meninas dedicaram-se exclusivamente pintura corporal. Este trabalho mostra claramente como estas crianas so conscientes de sua condio de crianas (e) indgenas, respondendo neste contexto escolar com muita clareza sobre como deveriam se apresentar como crianas que desenham e que so indgenas (Cohn, 2008; 2010). Assim, o modo como elas atuam como crianas informado pelo modo como se define o que ser criana nestes lugares. Assim tambm elas respondem a outra necessidade de definio: aquela que remete ao ser indgena, o que igualmente define sua condio de sujeito neste mundo atual. Como apontarei ao longo do texto, as crianas atuam em resposta, e cientes, ao modo como se pensa sua infncia.

Crianas em cenrios institucionais


A educao uma das reas mais frequente e diretamente relacionadas infncia e tem cada vez mais se voltado a uma conexo com a sociologia da infncia, com resultados muito frutferos. Por ela se tem feito etnografias de escolas, que buscam mostrar o modo como as crianas interagem e agem nas escolas. Estes trabalhos nos permitem ver concepes de infncia e as prticas nas escolas por parte dos adultos e das crianas. Este campo vasto merece um tratamento amplo, e torna difcil a seleo de textos exemplares para comentrios aqui. Mas antroplogos tambm tm se dedicado a estudos em escolas. Em geral, estes estudos referem-se a experincias escolares que tm as populaes indgenas como pblico. Este campo vastssimo e com grande produo particularmente interessante por desafiar a ideia de escola, ou colocar a escola em seu limite, mesmo quando a expectativa indgena parece ser a de ter uma escola como a dos brancos (Cohn, 2005b; Tassinari e Cohn, 2009). Em geral tambm, falta anlise sobre a prtica escolar indgena uma reflexo sobre as infncias indgenas que deveriam ser respeitadas em cada desenho de uma nova escola indgena (Cohn, 2009). Mas esforos tm sido feitos tambm para dar conta de experincias escolares no-indgenas. Refiro-me excelente etnografia e anlise de Malheiros Moraes para ilustrar como a anlise antropolgica da experincia

C. Cohn Concepes de infncia e infncias

231

escolar pode revelar a construo de uma infncia neste caso, a infncia escolarizada (Malheiros Moraes, 2012, p. 34). A etnografia em uma escola de ensino infantil revelou a regncia da fala das crianas. Estes seres definidos como sem fala, infante, de modo a dar-se-lhes ordem e sentido, assim como a constituio de um corpo dcil e ao mesmo tempo participativo. Sobre eles, normalmente, a ateno focada em processos de ensino-aprendizagem regidos pela professora, sobretudo em sala de aula, e em uma constituio de hbitos que frequentemente se busca extrapolar para a famlia, que deve agir de modo coerente com os ritmos e as disciplinas criados pela escola. Neste trabalho, Malheiros nos permite ver como se aprende a ser aluno (Malheiros Moraes, 2012, p. 184), em um drama que deslinda, e sobre o qual lembra: O problema que se apresenta instituio escolar como manter este drama e resolv-lo de modo adequado, a despeito de toda resistncia (ibid., p. 173). Neste contexto escolar, o pedaggico e o pedirquico conceitos que empresta de Victor Turner complementam-se para fazer o bom e o mau aluno. Um, o que responde bem regncia pedaggica, e ganha a possibilidade de brincar no parquinho; o outro, que, ao contrrio, faz baguna e falha portanto na relao pedaggica, tendo negado assim o jogo pedirquico. Espaos e tempos, o da sala de aula e afins e o do parquinho, se complementam, ao ponto da passagem ao ensino fundamental (cuja vivncia foi acompanhada pelo pesquisador) ser sentida exatamente pela perda do parquinho, substitudo pela quadra esportiva. Este processo leva as crianas a uma idade da razo e da memria e ao lamento da perda do parquinho e da possibilidade de t-lo visto reformado (Malheiros Moraes, 2012, p. 188). Esta excelente etnografia nos demonstra exatamente que concepes de infncia informam a atuao sobre as crianas tendo por fim constituir certa infncia esta infncia pressuposta e, como lembra o autor, aparecendo como ameaada. Afinal, se a escola de educao infantil enfatiza um determinado modo de ser criana porque essa infncia parece ameaada (Malheiros Moraes, 2012, p. 53). Em diversas ocasies demonstradas pelo autor, ela extrapola seus muros ao afirmar os modos escolares como os adequados e devendo ser seguidos pelas famlias. Ou seja, a escola busca produzir certa infncia, e o faz. Mas demonstra tambm que as crianas a isso resistem constantemente, como por exemplo, no momento da baguna, subverso da condio de aluno. por isso que o problema da escola manter o drama apesar das resistncias porque, constituio de certa infncia, a escolarizada, as crianas reagem, tanto quanto aprendem a ser alunos. Mais uma vez, concepes de infncia, que tm seu papel em ambos os lados do jogo, informam as interaes de adultos e crianas e a construo mesmo desta infncia.

232 Civitas, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 221-244, maio-ago. 2013 Malheiros Moraes nos provoca, igualmente, sobre a condio de pesquisador de infncias: afinal, no somos parte deste mesmo drama? Se Tassinari (2009) j problematizava a possibilidade de pesquisadores escolarizados pesquisarem com eficcia infncias no-escolarizadas, Malheiros Moraes problematiza o pressuposto de dar voz s crianas o que, ademais, parte importante da prtica pedaggica nas escolas... Em momento de otimismo, mas que no se apresenta como resoluo dogmtica, sugere que a pesquisa antropolgica se faz possvel por enfatizar a escuta da fala das crianas, ao contrrio da prtica pedaggica, que de regncia destas falas (Tassinari, 2009, p. 68). Mas algo a mais se coloca: a qualidade intercorprea da experincia do pesquisador em campo (Malheiros Moraes, 2012, p. 68), que faz dele, aos olhos das crianas, algo entre um aluno e um bom aluno um corpo dcil, sentado, atento, observante e um adulto.13 Lembra-nos, portanto, que a concepo de infncia algo que o antroplogo deve cuidar para no levar a campo. Lembra-nos tambm que em determinada condio aquela a ele atribuda pelas crianas e pelos lugares com quem e onde desenvolve sua pesquisa que as crianas lhe falam. Situao que jamais podemos deixar de ter em mente em nossas pesquisas. Nas polticas pblicas de sade, as concepes de infncia entram fortemente em jogo. Este o caso de um exemplo extremo, o dos diagnsticos da depresso infantil. Eunice Nakamura (2004; 2009) acompanhou casos em que crianas, aps inmeros priplos e passagens por diversos equipamentos de sade e especialidades mdicas, recebem o diagnstico de depresso. Em visita a estas crianas e suas famlias, ela tambm ouviu sua verso sobre a doena, o diagnstico, o tratamento. A etnografia interessantssima e instigante. Em especial, porque revela que este diagnstico sempre feito tendo por referncia uma imagem de infncia normal, ou seja, uma concepo de infncia. H muito se demonstra que a sade define a normalidade e o anormal, e que isto afeta tambm a definio de famlia, de maternidade, e de sua normalidade.14 O trabalho de Nakamura demonstra que a medicina atua tambm na definio de uma normalidade da infncia. muito relevante o
Se o pesquisador era visto como aluno e adulto pelas crianas, e tratado de tio, apropriao de termo de parentesco que o autor discute, ele visto pelas professoras como uma espcie de estagirio, algum de quem no se teme a crtica, uma espcie de iniciante a quem se ensina. Sua afirmao de que apresentar seu trabalho ao seu professor na universidade parece exercer um importante papel nisto. 14 Para o Brasil especificamente, ver Freire da Costa (1979) e Rohden (2009). Em tempo, este ltimo livro nos liga a outra questo, aqui no tratada (ver Cohn, 2005): o prprio debate sobre o aborto e o infanticdio refere-se questo sobre quando inicia a vida. Este debate est muito presente nas discusses e a enorme polmica sobre o infanticdio indgena. Em todos estes casos, concepes de infncia e de pessoa esto em debate e embate.
13

C. Cohn Concepes de infncia e infncias

233

que dizem os mdicos de seus pacientes diagnosticados com depresso. Nas palavras de Nakamura (2004, p. 119-120):
A percepo que os profissionais tm de determinados comportamentos infantis segue, assim, padres de normalidade e de anormalidade, em geral semelhantes queles identificados no discurso popular, pois trata-se, em ambos os casos, de adultos falando de crianas, de seus comportamentos e de sua adaptao ou inadequao a normas. A grande diferena, nesse contexto, est no fato de os mdicos associarem a anormalidade patologia, o desvio doena. Esses comportamentos infantis so considerados adequados quando expressam determinados padres esperados e culturalmente aceitos, sendo inadequados todos aqueles que se encontram fora dos padres vigentes, de acordo com as seguintes caractersticas: 1. Sociabilidade Padro normal aceito: crianas devem ter amigos, brincar. Padro anormal observado: crianas no tm amigos, no brincam e so quietas. 2. Obrigaes e deveres na escola ou na famlia Padro normal aceito: crianas devem ser organizadas e adaptadas. Padro anormal observado: crianas no obedecem a regras, apresentam prejuzo no comportamento adaptativo; no querem ir escola, falta-lhes ateno e apresentam queda no rendimento escolar. 3. Manifestaes de humor e de temperamento Padro normal aceito: crianas devem ser felizes, bem humoradas. Padro anormal observado: crianas so inquietas, agitadas, agressivas, irritadas. 4. Maneiras adequadas de agir Padro normal aceito: crianas devem saber lidar com o mundo e com situaes adversas; tm de ter autoestima e segurana. Padro anormal observado: crianas tm dificuldade para lidar com situaes que exigem muito ou que as pressionam.

Assim, ao basear seus diagnsticos no que Nakamura (2004, p. 120; 2009) chama de esteretipos positivos ou negativos, os mdicos esto estabelecendo a normalidade da infncia ou nos meus termos, esto tomando por referncia uma concepo de infncia para julgar se cada criana est adequada ou no a esta condio mesmo, a da infncia. Trocando em midos, este seria outro modo (e no aquele a que o senso comum sempre se refere) de negar a infncia s crianas julgando seus modos como no-infantis, ou seja, como de uma infncia errada, a ser corrigida.

234 Civitas, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 221-244, maio-ago. 2013 Neste excerto, Nakamura nos chama ateno para a coincidncia entre o julgar do mdico e da famlia, todos em sua condio de adultos. Se olharmos para as famlias, que, como nos conta, passam de atordoadas a aliviadas com o diagnstico que lhes permite reorganizar a vida familiar, perceberemos algo diverso mas complementar:
O discurso das famlias aponta para uma explicao popular da depresso infantil, que insuficiente para abarcar toda a variedade de alteraes de comportamentos infantis; por outro lado, a explicao mdica parece plausvel, mas no incorporada. Nessa aparente lacuna entre uma noo relacionada doena e a ausncia de outra noo convincente, configura-se uma conotao popular sobre depresso infantil que expressa a teia de significados sobre a qual se sustentam as experincias populares de depresso infantil ou daquilo que se poderia denominar simplesmente estados infantis alterados. As famlias, quando falam sobre depresso infantil, expressam uma noo mais ampla e profunda, a qual se ope noo mdicocientfica da patologia. Tratando de um problema que no dominam, mas que passa a fazer parte de suas preocupaes cotidianas, as famlias revelam, mediante suas experincias, algo mais sobre os comportamentos das crianas, ao mesmo tempo em que evidenciam determinadas formas de organizao social e de manifestao da cultura, pautadas pela maneira como os adultos se relacionam com as crianas (Nakamura, 2004, p. 149-150).

Olhando para as famlias, vemos algo mais do que os esteretipos de que fazem uso os mdicos: vemos tambm as relaes que os adultos efetivamente estabelecem com (su)as crianas. Neste caso, relaes que se apoiam no discurso, no diagnstico e na prescrio mdica para se reorganizar mas, e isso muito relevante, relaes.15 Em outro contexto, embora na cena hospitalar, mas colocando em jogo outros atores, Rafael Fioravanti reflete sobre a recompensa do trabalho voluntrio exercido no hospital infantil Pequeno Prncipe, em Curitiba. Lembrando-nos que o voluntariado liga-se ddiva, e, portanto troca, e que esta deve ser vista em sentido amplo e jamais simplista, ele enumera de incio e com facilidade uma srie de trocas que partem dos voluntrios aos demais: crianas (que so alegradas), famlias (cujas crianas so alegradas), profissionais de sade (cujo trabalho pode ser facilitado), o hospital (na
15

O estudo trata das relaes familiares mas seria muito interessante complement-lo com a viso que as crianas tm de sua condio, diagnstico e tratamento e, ento, das relaes que estabelecem, e como as veem.

C. Cohn Concepes de infncia e infncias

235

possibilidade, por exemplo, de diminuir o tempo de internao). Mas o autor levanta uma questo bem menos simples de responder e objeto de sua pesquisa: o que os voluntrios recebem, ou esperam receber, em troca? Trago aqui a descrio do pesquisador de dois dos muitos momentos de sua etnografia, em que v se revelar a pista a ser tomada: ou seja, a referncia alegria das crianas como a retribuio do esforo:
Uma de minhas entrevistadas disse numa certa ocasio: As crianas esquecem que esto doentes. Este comentrio me fez refletir sobre como as crianas eram percebidas pelos voluntrios. Durante a pesquisa de campo, eu notava que as crianas estavam conscientes sobre a sua condio de doente, ou ento, eram lembradas, sendo pelo fato de estarem longe das suas relaes familiares, amigos, colegas de escola e de estarem fora dos espaos que costumavam frequentar, e at mesmo, pelo uso de recursos mdicos ou pelo acesso intravenoso, geralmente em seus braos, presos por uma tala de madeira ou plstico, que impossibilitava os movimentos de uma de suas mos. Uma noite, quando acompanhava Marta, voluntria de 51 anos, educadora, durante uma visita enfermaria da Clnica Geral, perguntei sobre a sua experincia com o trabalho voluntrio. Chorando muito, ela falou que se sentia feliz ao conseguir fazer uma criana sorrir por mais fechada que a criana esteja. Era no sorriso das crianas que estava o reconhecimento que ela encontrava no trabalho voluntrio. Conseguir ter feito uma criana parar de chorar e comear a sorrir, era a sua recompensa (Fioravanti, 2006, p. 91-92).

Estes momentos indicam ao pesquisador o que de fato est em jogo: restituir a estas crianas sua infncia. Porque os voluntrios parecem considerar que as crianas internadas no Pequeno Prncipe tiveram a sua infncia interrompida pela doena (Fioravanti, 2006, p. 96). Ou seja, novamente confrontamo-nos com uma concepo de infncia que define a atuao do adulto neste caso, um voluntrio em um hospital para crianas, das quais se espera respostas que lembrem a condio infantil: sorrisos, alegria, despreocupao, falta de dor. No seria de se espantar que estas crianas lidassem com estas expectativas ao se defrontar com familiares, mdicos e voluntrios... O autor no se dedica a estudar as crianas e suas expectativas, embora registre os gritos de euforia com que recebem os voluntrios e os materiais que trazem para as atividades, mas no seria de se espantar que elas estivessem absolutamente conscientes no exatamente de sua condio no este o ponto mas das expectativas a elas devotadas.

236 Civitas, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 221-244, maio-ago. 2013

A proteo da infncia
Voltando nossa ateno para a questo da proteo infncia, temos a possibilidade de ver um jogo em que a parte das crianas pode ou no ser vista pelos pesquisadores. Vejamos dois estudos, um em que a voz dos, no caso, adolescentes no ouvida ao longo do processo observado e a pesquisadora no busca ouvi-los e outro em que as aes, as percepes e as relaes estabelecidas pelas crianas sob tutela do estado so o foco mesmo da pesquisa. Iniciemos com uma pesquisa etnogrfica nas audincias de conhecimento nas Varas Especiais da Infncia e da Juventude na cidade de So Paulo. Neste caso, a anlise tem por foco o prprio processo judicial e sua cena, e busca ver como se define a culpabilidade e a pena dos jovens infratores acusados. Aqui no se discute a fundo a parte que jogam os adolescentes em julgamento. Mesmo porque, como diz a autora, eles so figurantes (assim como seus familiares, os promotores e os advogados de defesa) frente ao juiz, que tem o papel principal (Miraglia, 2005, p. 92-93). Se no o papel ativo do adolescente que est em jogo nesta anlise, quetem por foco o processo judicirio,exatamente por isso ela nos particularmente interessante para mostrar que uma concepo de infncia que est em jogo. Analisando as cenas em que o estado, os adolescentes e suas famlias disputam sua culpabilidade e definem as medidas socioeducativas adequadas ao ato infracional, e demonstrando a supremacia do juiz nestas cenas e o papel de figurante de famlia e adolescentes, Miraglia demonstra ser este um espao de poder em que, entre outras coisas, est em disputa a ideia mesmo de menoridade. Diferente a abordagem de Ribeiro (2011), focada no modo como as crianas atuam em uma situao literal de insulamento, quando so mandados com suas famlias tidas como de risco ilha dYeu (Frana), para um perodo de residncia provisria na associao Caval e que visa a reestruturao familiar. Claramente, aqui esto em jogo tudo o que temos arrolado acima: uma concepo de infncia, de famlia, de normalidade. E trata-se de um caso de interveno estatal em famlias consideradas incapazes de criar seus filhos sozinhas. Vivendo em uma ilha cercados de famlias igualmente consideradas desestruturadas, de pais incapazes de criar seus filhos, alm dos educadores e da populao local com quem tambm convivem, estas crianas estabelecem uma srie de relaes e de estratgias que tm por pano de fundo o estigma. Fazendo a ligao entre os adultos que delas se ocupam, mas tambm entre suas famlias e a populao local (Ribeiro, 2011, p. 48), elas vivenciam relaes com colegas de escolas, os pais (muitas vezes apenas o pai ou a me nestas famlias majoritariamente monoparentais), as assistentes maternais

C. Cohn Concepes de infncia e infncias

237

(cujas casas frequentam), e conhecem mais a ilha que os seus pais que tambm foram designados a morar l, como disse uma me pesquisadora. O mais rico e mesmo desconcertante do artigo a demonstrao de como, nesta teia de relaes, as crianas os grandes, acima de seis anos, de quem se espera capacidade de raciocnio e discernimento (Ribeiro, 2011, p. 43) atuam de modo a passar da cumplicidade e cooperao aos pais recusa em se ver identificados a eles. Assim, quando defendem seus pais, atuam para contribuir com a melhora da situao da famlia; porm, quando silenciam (e aqui a autora chama a ateno para a diferena entre silncio e palavra) ao terem presenciado as transgresses da me ou do pai s regras da instituio (e que so tambm do conhecimento dos educadores), eles esto fazendo bem mais do que cooperar ou defender os pais: esto se diferenciando destes (Ribeiro, 2011, p. 53). Em especial, com as assistentes maternais, chamadas tata, podem estabelecer ligaes que extrapolam seu tempo de permanncia na ilha, criando relaes que podero ser ativadas em outros momentos da vida. Assim, entre cooperar com os pais e diferenciar-se deles, convivendo em famlia e nas famlias das crianas de Caval e com a populao local, com educadores e assistentes maternais, estas crianas colocam em atuao no s seu discernimento e raciocnio em reconhecer as situaes, lindamente demonstrados no artigo, mas tambm em reconhecer as concepes de infncia e de famlia que lhes levaram a esta situao insular e que lhes pode retirar delas ou permitir-lhes retornar em outra condio. Esta capacidade dos meninos e das meninas de se ver com sua condio sempre me impressionou tambm na rica etnografia feita por Gregori (2000a), que, dentre outras coisas, demonstra como elas respondem aos diversos atores institucionais de acordo com as expectativas destes. Esta parte importante de sua virao, e permite a circulao que elas fazem entre famlias, abrigos e grupos nas ruas. Criando e mantendo diversas relaes entre estes ambientes, eles permitem que se vivencie a infncia de modos diversos, e, para se habilitar a cada um deles, capacidades e incapacidades diversas, propriedades ou misrias, riquezas ou lacunas tm que ser ressaltadas. Longe de viver em desorganizao e abandono, organizam-se em grupos com relaes muito estabelecidas, relacionam-se cooperativa ou conflitantemente com a vizinhana, permanecem, mudam-se, retornam famlia, vo aos abrigos... Enfim, no s vivem sua infncia, como reagem com destreza a todos os esteretipos que lhes so voltados, fazendo uso deles em sua circulao e virao. Esta capacidade mais aparente e impactante na etnografia realizada por Calaf (2008) entre os meninos de rua em Braslia. Ambas as situaes so

238 Civitas, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 221-244, maio-ago. 2013 semelhantes em um ponto que sempre acho importante ressaltar: estas crianas de rua o so no por falta de casa ou famlia, mas por valorizarem sua liberdade. Em ambos os casos, transitam entre casa e rua. Mas, para a Galera em Braslia, um aspecto se incorpora a este cenrio: o discurso, a prtica e a disposio para a sexualidade. So crianas que transitam tambm (como j se apontava na etnografia de Gregori, como j se viu com os grandes de Caval) entre a infncia e sua recusa. Eles marcam esta sua infncia exatamente na diferena que estabelecem com outra infncia, a de apartamento, daqueles a que se referem como filhinhos de papai ou bodinho. A diferena no est na condio de ser criana, que eles no recusam, mas na tutela:
Neste sentido, os meninos e meninas da Galera no aceitam sua posio de crianas: no querem ser tutelados, e no aceitam estarem situados em uma posio relacional de subjugao frente aos adultos. Afirmam, ento, serem crianas, sim, mas crianas diferentes: so donas de si, pensando-se e repensando-se continuamente, e tentando fugir aos mecanismos de controle e submisso (Calaf, 2008, p. 44).

Estes meninos e meninas desafiam a noo de infncia naquilo que ela tem de mais central porque eles afirmam e praticam sua sexualidade, e sua maternidade e paternidade. E o fazem como modo de definir sua infncia:
na Galera, a disposio ativa perene para o sexo fator fundamental na construo das identidades masculinas e femininas, constituindo-se o status de saber mais sobre o sexo (o ser quente) condio e prova de no ser mais criana. Se a sexualidade das mulheres, tal como as identidades sexuais masculinas na Galera, atrelada ao desejo e ao prestgio, tambm, tal como aparece em um segundo momento de conversas, orientada em direo construo de si por meio de categorias como o respeito e a vergonha (Calaf, 2008, p. 88).

A etnografia fina nos mostra que esta prtica e este discurso sobre a sexualidade, que faz gente grande, ou muleques, so marcados pelo aprendizado e, tambm, pelo segredo. necessrio dominar a tcnica, e necessrio para isso aprender, o que demanda esperteza: trade valorizada e definidora (Calaf, 2008, p. 101). E, para as meninas, o controle da vontade de sexo de seus parceiros, que definidora de sua prpria sexualidade e tambm de seu controle contraceptivo: na Galera, as meninas se colocam em posio de iniciativa sexual, de assumir o desejo sexual, mas tambm de deverem controlar o desejo, a sua reputao, e a reproduo (Calaf, 2008, p. 126).

C. Cohn Concepes de infncia e infncias

239

A contracepo e a concepo so controversas: se se evita, se pode tambm tirar, se pode tambm assumir o projeto da maternidade e da paternidade. Mas esta leva a um novo equilbrio entre a casa e a rua, e a uma nova negociao sobre a autonomia desta criana que fez criana. E se esta autonomia no respeitada, se a jovem me tratada em casa como criana, o retorno s ruas levando o filho a soluo (Calaf, 2008, p. 142). Afinal, ser pai e ser me deve ser coerente com os valores de liberdade, desta vez associados responsabilidade por outrem, que s refora o primeiro: ter filho no mais ter que obedecer como filho ou filha (Calaf, 2008, p. 149). Tudo isso, aqui to esquematizado, acontece em meio violncia sofrida, s disputas, ao abandono dos companheiros, a arrependimentos, a perdas de amigos. Nada aqui diz que essa uma infncia mais feliz, ou mesmo mais infeliz. Mas o que importa reter e deve sempre ser dito que tudo aqui diz que essa uma infncia. E , como todas, uma infncia gerenciada tambm pelas crianas, que em suas prticas definem sua prpria condio infantil. Casos extremos como este crianas que fazem crianas, como Calaf intitula sua dissertao mostram com clareza o gerenciamento que as crianas fazem de suas infncias. Uma clareza que elas nos cospem na cara, e que em outros lugares no reconhecemos como na tirania cotidiana exercida pelas crianas em suas famlias burguesas, definindo o que a famlia vai fazer, onde vai passar as frias, o que vai comer, o que vai ver na TV...

A dificuldade em conceber outras infncias


Termino este artigo lembrando mais uma vez da dificuldade que ns, antroplogos, temos de reconhecer estas outras infncias. J havamos visto esta dificuldade (re)aparecendo na etnologia indgena, nos estudos sobre as crianas indgenas, e nas pesquisas feitas em contextos escolares. Agora, levanto outra provocao. Durante todo o texto, tenho chamado a ateno para o modo como a antropologia nos permite entender outros modos de ser criana que nem sempre so reconhecidos nas polticas pblicas de sade, educao, e no direito, mesmo naquelas polticas mais bem-intencionadas e mais afeitas aos direitos da criana e do adolescente. Porm, algumas situaes nos revelam que no so s os nossos pr-conceitos antropolgicos (como foi o caso da expectativa que Mantovanelli levou a campo) que limitam o bom exerccio da antropologia: so tambm nossos pressupostos, como cidados que somos, como humanos que somos, e que tambm arriscamos carregar a campo. Estes preconceitos agora assim mesmo, preconceitos j impediram que vssemos as crianas como sujeitos plenos e capazes; j impediram que

240 Civitas, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 221-244, maio-ago. 2013 vssemos as crianas indgenas em suas especificidades, e no como parte de uma suposta universalidade da infncia (ou, pior, como os infantes da infncia da humanidade que eram os indgenas at poucas dezenas de anos atrs e ainda o so no senso comum); j impediram que escutssemos (e no regssemos) suas vozes; j impediram que vssemos, em geral, as crianas e as infncias em suas multiplicidades e em seus modos de gerenciar suas infncias. Agora, nos regozijamos com a nossa recm-adquirida capacidade de trazer antropologia as vozes e as experincias das crianas, e reconhecer suas aes, relaes e capacidades. Mas nem sempre isso feito sem que barreiras reapaream. Parece que at para antroplogos os limites se impem. Isso foi discutido por Begnami (2010) ao refletir sobre o modo como outros antroplogos e antroplogas reagiram sua etnografia. Assim como Calaf, ela ouviu das crianas, durante a pesquisa de campo num bairro perifrico de So Carlos, SP, relatos sobre suas prticas sexuais e suas sexualidades. Foi questionada mais de uma vez se no deveria denunciar o abuso sexual sofrido por estas crianas, ou se deveria realmente ter acreditado no que elas diziam. Obviamente, dizia-se a ela, essas histrias eram mentira, dado que crianas no tem vida sexual... questo de tica ficam as dvidas: e quando, como no caso que acabamos de comentar da Galera de Braslia e era tambm o caso no Gonzaga, a sexualidade no vivida como violncia, no imposta, entre pares e define uma infncia particular, trata-se a tambm de um caso de denncia? No caso da flagrante mentira fica a questo: estamos realmente prontos para ouvir das crianas o que quer que seja que elas venham nos contar? Outros antroplogos j viveram esta situao e alguns refletiram sobre isso. Viveiros de Castro (2002b) j disse que a pergunta se devemos acreditar nos nativos, , em si mesma, um erro conceitual. Goldman (2003), que se pegou acreditando no que no imaginava crvel, acabou por concluir que no faz a mnima diferena ele achar que ou no verdade. Toren (2006) props um exerccio sobre as condies de avaliao de veracidade dos (ou seja, pelos) nativos. Assim, quando questionada sobre a veracidade das falas dos meus interlocutores, as crianas, a prpria antropologia foi questionada, pois a questo da verdade prpria da antropologia. As crianas do Gonzaga mantm relaes sexuais, no devemos duvidar disso, apenas pensar sobre o tratamento antropolgico que daremos a isto: elas fazem sexo, temos que acreditar nisso (Begnami, 2010, p. 45). Assim, acrescento logo ao final, este novo desafio: como ouvir realmente as crianas? Como efetivamente escutar suas falas, como pergunta Malheiros Moraes? Esta questo se coloca como uma extenso do estado da arte que

C. Cohn Concepes de infncia e infncias

241

apresentei, de uma antropologia da criana consolidada, mas que tem que se ver ainda com o dilogo e com a capacidade de debater e intervir no campo mais amplo da antropologia e no campo, mais amplo ainda, da atuao no mundo. Uma atuao que seja efetivamente condizente com o que as crianas fazem e querem fazer de suas infncias, neste mundo em que as possibilidades de infncias e de ser criana so inmeras. Para faz-lo, devemos sempre levar em conta que, de um lado, a concepo de infncia informa (sempre) as aes voltadas s crianas e, de outro, que as crianas atuam desde este lugar seja para ocup-lo, seja para expandi-lo, ou neg-lo... a partir dele que agem ou contra ele que agem. Por isso, a concepo de infncia deve ser sempre considerada nas duas pontas das pesquisas em antropologia que fala de e com crianas aquela que avalia o lugar da criana e trata de seus direitos, das polticas pblicas a elas voltadas, de aes educacionais etc. e aquela que atenta para o ponto de vista das crianas. Se nem todos podemos ver ambos os lados ao mesmo tempo, ou todos os lados destas realidades multifacetadas, ao menos devemos ter isso em mente: que as aes voltadas s crianas e o lugar que lhes destinado so definidos por concepes de infncia na mesma medida em que o modo como as crianas atuam e o que elas pensam do mundo acontece a partir (mesmo que contra) desta posio que lhes oferecida e que elas conhecem e reconhecem. Assim, podemos inclusive deixar de debater qual a melhor abordagem a das crianas ou das polticas, por exemplo na condio de admitir que sero sempre incompletas se desconsiderarem o outro lado, mesmo quando no o abordem diretamente.

Referncias
ALVAREZ, Myriam M. Kitoko Maxakali: a criana indgena e os processos de formao, aprendizagem e escolarizao. Revista Anthropologicas, Recife, v. 15, n. 1, p. 49-78, 2004. ARIS, Phillipe. Histria social da criana e da famlia. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981. BEGNAMI, Patrcia. As crianas como interlocutoras das pesquisas antropolgicas. In: II Seminrio de grupos de pesquisa sobre crianas e infncias. Rio de Janeiro, 2010. CALAF, Priscila P. Criana faz criana: (des)construindo sexualidade e infncia com meninos e meninas de rua. Dissertao de Mestrado, Universidade de Braslia (UnB), 2008. CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. Cultura com aspas. So Paulo: CosacNaify, 2009. CODONHO, Camila G. Aprendendo entre pares: a transmisso horizontal de saberes entre as crianas indgenas Galibi-Marwono. Dissertao de Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina, 2007.

242 Civitas, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 221-244, maio-ago. 2013


COHN, Clarice. A criana indgena: a concepo xikrin de infncia e aprendizado. Dissertao de Mestrado. So Paulo, Universidade de So Paulo, 2000a. ______. Crescendo como um Xikrin: uma anlise da infncia e do desenvolvimento infantil entre os Kayap-Xikrin do Bacaj. Revista de Antropologia, So Paulo, v. 43, n. 2, p. 195-222, 2000b. ______. Noes sociais de infncia e desenvolvimento infantil. Cadernos de Campo, So Paulo, v. 10, n. 9, p. 13-26, 2000c. ______. A experincia da infncia e o aprendizado entre os Xikrin. In: LOPES DA SILVA, A. et al. (Orgs.). Crianas indgenas: ensaios antropolgicos. So Paulo: Global, 2002a, p. 117-149. ______. A criana, o aprendizado e a socializao na antropologia. In: LOPES DA SILVA, A. et al. (Orgs.) Crianas indgenas: ensaios antropolgicos. So Paulo: Global, 2002b, p. 213-235. ______. Antropologia da criana. Rio de Janeiro: Zahar. 2005a. ______. O desenho das crianas e o antroplogo: reflexes a partir das crianas mebengokr- xikrin. Comunicao apresentada na 6 Reunin de antropologa del Mercosur, Montevido, Uruguai, 2005b. ______. Educao escolar indgena: para uma discusso de cultura, criana e cidadania ativa. Perspectiva, Florianpolis, v. 1, n. 1, p. 485-515, jul.-dez. 2005c. ______. A traduo de cultura: os Mebengokr-Xikrin. 26 Reunio Brasileira de Antropologia, Porto Seguro, 2008 <www.abant.org.br/conteudo/ANAIS/CD_ Virtual_26_RBA/grupos_de_trabalho/trabalhos/GT%2033/clarice%20cohn.pdf>. ______. A infncia nas propostas de educao escolar indgena diferenciada no Brasil. 8 Reunio de Antropologia do Mercosul, Buenos Aires, 2009. ______. A traduo de cultura para os Mebengokr da perspectiva de suas crianas. 27 Reunio Brasileira de Antropologia, Belm, 2010. ______. Children, death, and the dead: the Mebengokr-Xikrin case. Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, v. 5, selected editon, 2010. CORREIA DA SILVA, Rogrio. Circulando com os meninos: infncia, participao e aprendizagens de meninos indgenas Xakriab. Tese (Doutorado) Faculdade de Educao, Universidade Federal de Minas Gerais, 2011. FERNANDES, Florestan. Aspectos da educao na sociedade Tupinamb. In: SCHADEN, E. Leituras de etnologia brasileira. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976, p. 63-86. FIORAVANTI, Raphael H. Voluntrios do corao: uma abordagem antropolgica sobre o trabalho voluntrio no Hospital Pequeno Prncipe. Dissertao (Mestrado) Universidade Federal do Paran, 2006. <http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/bitstream/ handle/ 1884/8362/Dissertacao_Pequeno_Principe_Raphael_Fioravanti.pdf?sequence=1>. FREIRE DA COSTA, J. Ordem mdica e norma familiar. Rio de Janeiro: Graal. 1979. GOLDMAN, Marcio. Os tambores dos mortos e os tambores dos vivos: etnografia, antropologia e poltica em Ilhus, Bahia. Revista de Antropologia, So Paulo, v. 46, n. 2. 2003, p. 423-444.

C. Cohn Concepes de infncia e infncias

243

GREGORI, Maria Filomena. Virao: experincias de meninos de rua. So Paulo: Companhia das Letras, 2000a. GREGORI, Maria Filomena; SILVA, Ctia A. Meninos de rua e instituies: tramas, disputas e desmanche. So Paulo: Contexto/Unesco, 2000b. LIMA, Tnia Stolze. O dois e seu mltiplo: reflexes sobre o perspectivismo em uma cosmologia tupi. Mana, Rio de Janeiro, v. 42, n. 1-2, p. 113-132, 1996. LIMULJA, Hanna C. L. R. Uma etnografia da Escola Indgena FenN luz da noo de corpo e das experincias das crianas kaingang e guarani. Dissertao (Mestrado) Programa de Ps-Graduao em Antropologia Social, Universidade Federal de Santa Catarina, 2007. LOPES DA SILVA, A.; MACEDO, A. V. L. S.; NUNES, A. (Orgs.). Crianas indgenas: ensaios antropolgicos. So Paulo: Global, 2002. MALHEIROS MORAES, Marcos Vinicius. A construo de uma infncia em uma escola pblica de educao infantil da cidade de So Paulo. Dissertao (Mestrado) Universidade de So Paulo, 2012. MANTOVANELLI DA SILVA, Thas Regina. Relaes sociais e espacialidade das crianas do Icatu (SP): a casa e o quintal. II Seminrio de grupos de pesquisa sobre crianas e infncias, Rio de Janeiro. 2010. ______. Crianas invisveis da reserva indgena Icatu, SP. Dissertao (Mestrado) Programa de Ps-Graduao em Antropologia Social, Universidade Federal de So Carlos, 2011. MARQUI, Amanda Rodrigues. Tornar-se aluno(a) indgena: uma etnografia de uma escola Guarani Mbya. Dissertao (Mestrado) Programa de Ps-Graduao em Antropologia Social, Universidade Federal de So Carlos, 2012. MIRAGLIA, Paula. Aprendendo a lio: uma etnografia das Varas Especiais da Infncia e da Juventude. Novos Estudos Cebrap, So Paulo, n. 72, p. 79-98, jul. 2005. NAKAMURA, Eunice. A noo mdico-cientfica de depresso infantil: uma viso histrica e scio-cultural do discurso de adultos sobre a infncia. In: MOTA, A.; SCHRAIBER, L. B. (Orgs.). Infncia e sade: perspectivas histricas. So Paulo: Hucitec, 2009, p. 234-264. ______. Depresso na infncia: uma abordagem antropolgica. Tese (Doutorado) So Paulo, Universidade de So Paulo, 2004. NUNES, ngela. O lugar da criana nos textos sobre sociedades indgenas brasileiras. In: LOPES DA SILVA, A. et al. (Orgs.). Crianas indgenas: ensaios antropolgicos. So Paulo: Global, 2002b, p. 236-277. ______. Brincando de ser Criana: contribuies da etnologia indgena brasileira antropologia da infncia. Tese (Doutorado) Departamento de Antropologia do Instituto Universitrio de Lisboa, 2003. OLIVEIRA, Melissa S. Nhanhembo: infncia, educao e religio entre os Guarani de Mbiguau. Cadernos de Campo, So Paulo, v. 14, n. 13, p. 75-89, 2005. RIBEIRO, Fernanda Bittencourt. Lealdades, silncios e conflitos: ser um dos grandes num abrigo para famlias. Civitas: Revista de Cincias Sociais, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 40-55, jan.-abr. 2011.

244 Civitas, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 221-244, maio-ago. 2013


ROHDEN, Fabola. Uma cincia da diferena: sexo e gnero na medicina da mulher. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2009. SEEGER, Anthony. O significado dos ornamentos corporais In: ______. Os ndios e ns. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1980, p. 43-60. SOUZA, Marcela Coelho de. Parentes de sangue: incesto, substncia e relao no pensamento Timbira. Mana, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, 25-60, abr. 2004. TASSINARI, Antonella. Concepes indgenas de infncia no Brasil. Revista Tellus, Campo Grande, v. 7, n. 13, p. 11-25, 2007. ______. Mltiplas Infncias: o que a criana indgena pode ensinar para quem j foi a escola ou a sociedade contra a escola. 33 Encontro Anual da Anpocs. Caxambu, 2009. <www.anpocs.org/portal/index.php?option=com_docman&task=doc_ view&gid=1935&Itemid=229>. TASSINARI, Antonella; COHN, Clarice. Opening to the other: schooling among the Karipuna and Mebengokr-Xikrin of Brazil. Anthropology & Education Quarterly, v. 40, n. 2, p. 150-169, Jun. 2009. TOREN, Christina. Mind, materiality and history: explorations in Fijian ethnography. London: Routledge, 1999. ______. Como sabemos o que verdade? O caso do mana em Fiji. Mana, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 449-477, out. 2006. TURNER, Terence. Social body and embodied subject: bodiliness, subjectivity, and sociality among the Kayapo. Cultural Anthropology, Durham, v. 10, n. 2, p. 143-170, May 1995. VIDAL, Lux. A pintura corporal e a arte grfica entre os kayap-xikrin do Catet. In: ______. Grafismo indgena. So Paulo: Nobel, 1992, p. 143-189. VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo B. A inconstncia da alma selvagem e outros ensaios de antropologia. So Paulo: Cosac & Naify, 2002a. ______. O nativo relativo. Mana, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 113-148, abr. 2002b.
Autora correspondente: Clarice Cohn Programa de Ps-Graduao em Antropologia Social PPG-AS Rod. Washington Lus, km. 235 13565-905 So Carlos, SP, Brasil Recebido em: 12 set 2012 Aprovado em: 9 out. 2013

Vous aimerez peut-être aussi