Vous êtes sur la page 1sur 3

TITULAO CONDUTOMTRICA

INTRODUO Realiza-se, nesta experincia, uma neutralizao de uma base por cido e acompanham-se as variaes da condutncia da soluo para determinar o ponto de equivalncia. Na titulao de uma base forte por um cido forte, a dependncia da condutncia da soluo (ou de uma grandeza que lhe seja proporcional) com o volume do cido (V), adicionado base, esquematizada no grfico abaixo. A parte descendente linear (com aproximao bastante boa) e representa a variao da condutncia quando h excesso de base. A parte ascendente, que tambm linear, mostra a variao da condutncia quando h excesso de cido. A interseo das duas retas ocorre no ponto de equivalncia. possvel, portanto, determinar este ponto pela medio da condutncia, das solues nos pontos A; B; C e D, dele afastados, seguida da extrapolao conveniente das

retas da titulao. Na titulao de uma base forte por um cido fraco, o grfico da titulao tem o seguinte aspecto:

O decrscimo da condutncia quando a base est em excesso linear e se traduz pela reta AB. Quando se ultrapassa o ponto de equivalncia, o excesso de cido, em presena do sal formado na titulao, tampona a soluo e a condutncia se mantm praticamente constante, entre grandes limites. Nas vizinhanas do ponto de equivalncia, a condutncia no varia linearmente com o volume V, mas uma extrapolao idntica do caso anterior, possibilita a determinao de Ve. claro que no se precisa medir a condutncia das solues para encontrar o ponto de equivalncia: basta efetuar a medio de uma grandeza que lhe seja proporcional, como por exemplo, a do inverso da resistncia de uma clula de condutividade imersa na soluo. Nesta experincia, titula-se inicialmente um lcali, por um cido forte e, em seguida, por um cido fraco. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 1) Coloque num becher de 500ml, 10ml da soluo alcalina (mea o volume com uma pipeta). Adicione cerca de 400ml de gua destilada (medidos em proveta). O cido forte (HCl 0,1N) colocado numa bureta. 2) Faa a imerso da clula de condutividade na soluo e mea a sua condutncia numa ponte de condutividade (veja as instrues para o manejo da ponto ao instrumento). 3) Adicione soluo, 1ml de cido, homogenize e mea novamente a condutncia. Continue a adio do cido de 1 em 1 mililitro, at atingir e ultrapassar o volume correspondente ao ponto de equivalncia, isto , at que a condutncia cresa sensivelmente. 4) Repita a experincia, titulando a mesma quantidade de soluo alcalina com cido actico 0,1N. 5) Ao terminar, desligue o circuito de medida e deixe o material utilizado limpo e em ordem sobre a mesa.

CLCULOS E RELATRIO Para cada uma das titulaes, organize a tabela e o grfico de condutncia contra o volume de titulante (V). Interpole linearmente o grfico e determine o volume equivalente. Calcule a normalidade da soluo alcalina usando a normalidade do cido clordrico e em seguida calcule a normalidade do cido actico usando o volume a normalidade da soluo alcalina obtida anteriormente. Para a construo do grfico, usar o programa Origin instalado nos micro computadores do laboratrio.

Vous aimerez peut-être aussi