Vous êtes sur la page 1sur 8

ANCORD

Associao Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Ttulos e Valores Mobilirios, Cmbio e Mercadorias

Exame de Certificao para Agente Autnomo de Investimento e Empregados das Instituies Financeiras com Atividades de Distribuio de Ttulos e Valores Mobilirios. Edital de Abertura de Inscries n 01/14 A ANCORD ASSOCIAO NACIONAL DAS CORRETORAS E DISTRIBUIDORAS DE TTULOS E VALORES MOBILIRIOS, CMBIO E MERCADORIAS entidade de classe que congrega corretoras e distribuidoras de ttulos e valores mobilirios, de cmbio, de mercadorias, empresas com atividades de distribuio de ttulos e valores mobilirios, agentes autnomos de investimentos pessoas fsicas e jurdicas , atuantes nos mercados financeiro e de capitais nacional, tendo em vista as Resolues CMN n 2.838, de 30 de maio de 2001; n 3057, de 19 de dezembro de 2002; n 3158, de 17 de dezembro de 2003, que dispem sobre a certificao de empregados das instituies financeiras e demais instituies autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, e de acordo com as edies das Instrues CVM n 497, de 03 de junho de 2011 e n 515, de 29 de dezembro de 2011 e devidamente autorizada pela CVM Comisso de Valores Mobilirios, torna pblico que far realizar Exame de Certificao para Agente Autnomo de Investimento e Empregados das Instituies Financeiras com Atividades de Distribuio de Ttulos e Valores Mobilirios. I. DAS DISPOSIES PRELIMINARES 1. O Exame de Certificao ser executado pela Fundao Carlos
2. Chagas, empresa contratada, e obedecidas as normas deste Edital. O Exame de Certificao objetiva verificar a qualificao tcnica dos interessados no exerccio profissional da atividade de Agente Autnomo de Investimento com vistas obteno de credenciamento junto as entidades credenciadoras e registro para o exerccio da atividade perante a CVM Comisso de Valores Mobilirios, conforme Instrues CVM n 497, de 03 de junho de 2011 e n 515, de 29 de dezembro de 2011, e disposto nas Resolues CMN n 2.838, de 30 de maio de 2001; n 3.057, de 19 de dezembro de 2002 n 3.158, de 17 de dezembro de 2003, bem como dos empregados das instituies financeiras e demais instituies autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. O Agente Autnomo de Investimento a pessoa natural, registrada conforme as Instrues CVM n 497, de 03 de junho de 2011 e n 515, de 29 de dezembro de 2011, para realizar, sob a responsabilidade e como preposto de instituio integrante do sistema de distribuio de valores, as atividades de prospeco e captao de cliente; recepo, registro, e transmisso de ordens; prestao de informaes sobre produtos oferecidos e servios prestados pela instituio integrante do sistema de distribuio de valores mobilirios pela qual tenha sido contratado. O empregado das instituies financeiras e demais instituies autorizadas pelo Banco Central do Brasil a ser certificado a pessoa natural que exera, na prpria instituio, as atividades de distribuio de ttulos e valores mobilirios. O candidato habilitado receber Certificado de Habilitao no Exame de Certificao que ser emitido e expedido (ou entregue) pela ANCORD. Para o credenciamento de Agente Autnomo de Investimento, as entidades credenciadoras devem exigir do candidato o preenchimento dos seguintes requisitos mnimos: a) ter concludo o ensino mdio no Pas ou equivalente no exterior; b) ter sido habilitado nos exames de qualificao tcnica aplicados pela entidade credenciadora; c) ter aderido ao cdigo de conduta profissional referido no inciso I do art. 19 da Instruo CVM n 497 de 3 de junho de 2011; d) no estar inabilitado ou suspenso para o exerccio de cargo em instituies financeiras e demais entidades autorizadas a funcionar pela CVM, pelo Banco Central do Brasil, pela Superintendncia de Seguros Privados - SUSEP ou pela Superintendncia Nacional de Previdncia Complementar PREVIC; e) no haver sido condenado por crime falimentar, de prevaricao, suborno, concusso, peculato, "lavagem" de dinheiro ou ocultao de bens, direitos e valores, contra a economia popular, a ordem econmica, as relaes de consumo, a f pblica ou a propriedade pblica, o sistema financeiro nacional, ou a pena criminal que vede, ainda que temporariamente, o acesso a cargos pblicos, por deciso transitada em julgado, ressalvada a hiptese de reabilitao; f) no estar impedido de administrar seus bens ou deles dispor em razo de deciso judicial.
1

II. DAS INSCRIES 1. As inscries sero realizadas no perodo de 19 a 31 de maro de 2014, via Internet. 1.1 1.2 As inscries podero ser prorrogadas por at 2 dias teis, por necessidade de ordem tcnica e/ou operacional. A prorrogao das inscries de que trata o item anterior poder ser feita sem prvio aviso, bastando, para todos os efeitos legais, a comunicao de prorrogao feita por meio de aviso no site www.concursosfcc.com.br. no registrar antecedentes criminais e encontrar-se no pleno exerccio de seus direitos civis; ter concludo o ensino mdio ou equivalente em instituio reconhecida oficialmente; conhecer, atender e estar de acordo com as exigncias contidas neste Edital. Para inscrever-se via Internet, o candidato dever acessar o site www.concursosfcc.com.br durante o perodo de inscrio e, atravs dos links referentes ao Exame de Certificao, efetuar sua inscrio conforme os procedimentos estabelecidos a seguir. 3.1.1 O acesso aos links referentes inscrio estaro disponveis at s 19 horas (horrio de Braslia) do dia 31 de maro de 2014, segunda-feira. Ler e aceitar o Requerimento de Inscrio, preencher o Formulrio de Inscrio e, aps transmitir os dados pela Internet. Efetuar o pagamento referente inscrio no valor de R$ 320,00 (trezentos e vinte reais), de acordo com as instrues constantes no site www.concursosfcc.org.br, at o dia 31/03/2014. O boleto bancrio, disponvel no site www.concursosfcc.com.br dever ser impresso para o pagamento do valor da inscrio, aps concluso do preenchimento do Formulrio de Inscrio, em qualquer banco do sistema de compensao bancria. O pagamento do valor da inscrio poder ser efetuado em dinheiro ou dbito em conta corrente de bancos conveniados. Em caso de feriado ou evento que acarrete o fechamento de agncias bancrias, o boleto bancrio dever ser pago antecipadamente. Ao valor da inscrio j esto inclusas as despesas bancrias relativas inscrio.

2. So condies de Inscrio: a) b) c)

3.

3. INSCRIES VIA INTERNET: 3.1

4.

5. 6.

3.1.2

3.1.3

3.1.4

3.1.5

3.1.6

3.1.7

3.2

A partir de 24/03/2014 conferir no site da Fundao Carlos Chagas se os dados da inscrio efetuada foram recebidos e a importncia da taxa de inscrio paga. Em caso negativo, o candidato dever entrar em contato com o Servio de Atendimento ao Candidato SAC, da Fundao Carlos Chagas, (0xx11) 3723-4388, para verificar o ocorrido. Sero tornadas sem efeito as solicitaes de inscrio cujos pagamentos forem efetuados aps a data estabelecida no item 3.1.3 deste Captulo, no sendo devido ao candidato qualquer ressarcimento da importncia paga aps a data de encerramento das inscries. No ser aceito pedido de devoluo do pagamento do valor da inscrio, ainda que superior ou em duplicidade.

9.6

O atendimento s condies solicitadas ficar sujeito anlise da legalidade, viabilidade e razoabilidade do pedido. Os candidatos com deficincia participaro do Exame de Certificao em igualdade de condies com os demais candidatos no que se refere ao contedo da prova, avaliao e aos critrios de habilitao, ao horrio e ao local de aplicao da prova e nota mnima exigida para todos os demais candidatos.

9.7

3.3

3.4

10. A lactante que necessitar amamentar durante a realizao da prova, poder faz-lo em sala reservada, desde que o requeira, observando os procedimentos constantes a seguir, para adoo das providncias necessrias. 10.1 A lactante que necessitar amamentar durante a realizao da prova dever encaminhar sua solicitao, at o trmino das inscries, via Sedex ou Aviso de Recebimento (AR), Fundao Carlos Chagas (Coordenao de Execuo de Projetos Ref.: Solicitao/ANCORD Av. Prof. Francisco Morato, 1565, Jardim Guedala So Paulo SP CEP 05513900). 10.2 No haver compensao do tempo de amamentao em favor da candidata. 10.3 A criana dever ser acompanhada, em ambiente reservado para este fim, de adulto responsvel por sua guarda (familiar ou terceiro indicado pela candidata). 10.4 Nos horrios previstos para amamentao, a lactante poder ausentar-se temporariamente da sala de prova, acompanhada de uma fiscal. 10.5 Na sala reservada para amamentao ficaro a lactante, a criana e uma fiscal, sendo vedada a permanncia de babs ou quaisquer outras pessoas que tenham grau de parentesco ou de amizade com a candidata. 11. O laudo mdico ou as solicitaes previstas nos itens 9 e 10 deste Captulo, devero ser encaminhados at o trmino das inscries (31/03/2014).

4. No ato da inscrio no sero solicitados comprovantes das exigncias contidas neste Edital, no entanto, o candidato que no as satisfizer no ato da solicitao para emisso do Certificado de Habilitao, mesmo que tenha sido habilitado, ser automaticamente eliminado. 5. Ao candidato ser atribuda total responsabilidade pelo correto preenchimento do Formulrio de Inscrio. 6. No sero aceitos pedidos de iseno de pagamento do valor da inscrio, seja qual for o motivo alegado. 7. No sero aceitas inscries por depsito em caixa eletrnico, via postal, fac-smile, condicional e/ou extempornea ou por qualquer outra via que no especificada neste Edital. Verificado, a qualquer tempo, o recebimento de inscrio que no atenda a todos os pr-requisitos fixados, ser ela cancelada. 8. A inexatido das declaraes, irregularidade de documentos ou outras irregularidades constatadas no decorrer do processo, ou posteriormente, eliminar o candidato do Exame de Certificao, anulando-se todos os atos decorrentes da sua inscrio. 9. O candidato com deficincia que necessitar de prova especial ou condio especial para realizao da prova, dever solicit-la at o trmino das inscries, via SEDEX ou Aviso de Recebimento (AR), Fundao Carlos Chagas (Coordenao de Execuo de Projetos Ref.: Solicitao/ANCORD Av. Prof. Francisco Morato, 1565, Jardim Guedala So Paulo SP CEP 05513900), especificando o tipo de deficincia. 9.1 Aos deficientes visuais (cegos) que solicitarem prova especial no sistema Braile sero oferecidas provas nesse sistema e suas respostas devero ser transcritas tambm em Braile. Os referidos candidatos devero levar para esse fim, no dia da aplicao da prova, reglete e puno, podendo utilizar-se de soroban. Aos deficientes visuais (amblopes) que solicitarem prova especial ampliada sero oferecidas provas nesse sistema. O candidato dever indicar o tamanho da fonte de sua prova Ampliada, entre 18, 24 ou 28. No havendo indicao de tamanho de fonte, a prova ser confeccionada em fonte 24. Os deficientes visuais (cegos ou baixa viso), que solicitarem prova especial por meio da utilizao de software, devero indicar um dos relacionados a seguir: 9.3.1 Dos Vox (sintetizador de voz); 9.3.2 Jaws (Leitor de Tela); 9.3.3 ZoomText (Ampliao ou Leitura). 9.4 O candidato dever encaminhar, junto sua solicitao de condio especial para realizao da prova, Laudo Mdico (original ou cpia autenticada) atualizado que justifique o atendimento especial solicitado. O candidato que no o fizer at o trmino das inscries, seja qual for o motivo alegado, poder no ter a condio atendida.
2

III. DA PROVA 1. O Exame de Certificao constar de uma Prova de Conhecimentos Especficos, com 80 (oitenta) questes objetivas de mltipla escolha com 4 (quatro) alternativas, versando sobre os contedos a seguir, cujo demonstrativo de porcentagem para cada item encontra-se indicado. 2. Ser considerado habilitado o candidato que obtiver o mnimo de 70% (setenta por cento) de acertos do total de questes da prova respeitado o mnimo de 50% (cinquenta por cento) de acertos nos Captulos I, II, III, VIII e XV: IA Atividade do Agente Autnomo de Investimento (Quantidade mnima exigida de acertos neste Captulo 4 questes), Cdigo de Conduta do Agente Autnomo de Investimento (Quantidade mnima exigida de acertos neste Captulo 2 questes),

9.2

9.3

II -

III - Lei n 9.613/98; Circular BACEN 3461/09; Instruo CVM n 301/99 (Quantidade mnima exigida de acertos neste Captulo 2 questes), VIII - Mercado de Capitais Produtos Modalidades Operacionais Liquidao (Quantidade mnima exigida de acertos neste Captulo 10 questes), XV - Mercados Derivativos Produtos Modalidades Operacionais Liquidao (Quantidade mnima exigida de acertos neste Captulo 6 questes).

9.5

CAPTULOS / CONTEDOS: I. A Atividade do Agente Autnomo de Investimento 8 questes - correspondem a 10,00% do total da prova - quantidade mnima exigida de acertos: 4 questes V. Sistema Financeiro Nacional 3 questes - correspondem a 3,75% do total da prova - quantidade mnima exigida de acertos: no h

A atividade do Agente Autnomo de Investimento conforme Instrues CVM n 497/2011 e n 515/2011 Diferenciao da Atividade de Agente Autnomo das atividades de administrao, anlise e consultoria de valores mobilirios Concesso da autorizao para exerccio da atividade Suspenso e Cancelamento da Autorizao para Exerccio da Atividade O Contrato de Agenciamento e Remunerao Prticas Vedadas Penalidades e Cominatria II. Cdigo de Conduta do Agente Autnomo de Investimento 4 questes - correspondem a 5,00% do total da prova - quantidade mnima exigida de acertos: 2 questes

Composio e Regulao Governamental CMN - Conselho Monetrio Nacional BACEN - Banco Central do Brasil Tesouro Nacional CVM - Comisso de Valores Mobilirios Finalidade Competncia Poder de Polcia CNSP - Conselho Nacional de Seguros Privados CNPC - Conselho de Gesto de Previdncia Complementar Entidades de Apoio, de Servios e Autorregulao BM&FBOVESPA BSM - Superviso de Mercado

Normas de Conduta Responsabilidades dos AAI e das Instituies contratantes Princpios ticos tica Valores ticos tica Normativa (integridade, competncia, profissionalismo, confidencialidade, probidade, diligncia, conhecimento do cliente) III. Lei n 9.613/98; Circular BACEN 3461/09; Instruo CVM n 301/99 4 questes - correspondem a 5,00% do total da prova - quantidade mnima exigida de acertos: 2 questes Conceito de Crime de Lavagem de Dinheiro ou Ocultao de Bens, Direitos e Valores Tipificao Responsabilidades Aes Preventivas: Princpio do Conhea seu Cliente Cadastro de Cliente: Informaes e Atualizaes Cadastrais PPE (Pessoa Politicamente Exposta) Acompanhamento das Operaes IV. Economia 2 questes - correspondem a 2,50% do total da prova - quantidade mnima exigida de acertos: no h

SPB - Sistema de Pagamentos Brasileiro Funo, Caractersticas

VI. Instituies e Intermediadores Financeiros 3 questes - correspondem a 3,75% do total da prova - quantidade mnima exigida de acertos: no h

Instituies Financeiras Conceituao e Classificao Bancos Comerciais Bancos de Investimentos Bancos Mltiplos com Carteira de Investimentos Bancos Mltiplos sem Carteira de Investimentos Caixa Econmica Federal BNDES Cooperativas de Crdito Crdito Imobilirio Financeiras Corretoras de Ttulos e Valores Mobilirios Distribuidoras de Ttulos e Valores Mobilirios Corretoras de Mercadorias Corretoras de Cmbio Agentes Autnomos de Investimentos, Empregados das Instituies Financeiras e demais autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil Resoluo CMN n 2.838 Resoluo CMN n 3.158 Instrues CVM n 497/2011 e n 515/2011 Mercados Regulamentados de Valores Mobilirios Mercados Organizados de Aes; Derivativos; Balco Bolsas Internacionais

Noes Gerais ndices e Indicadores Poltica Monetria; Fiscal; Cambial e de Rendas Conceitos e Objetivos

VII. Administrao de Risco 4 questes - correspondem a 5,00% do total da prova - quantidade mnima exigida de acertos: no h

IX. Fundos de Investimentos 4 questes - correspondem a 5,00% do total da prova - quantidade mnima exigida de acertos: no h Histrico Instruo CVM n 409/2004 e respectivas atualizaes Classes Curto Prazo, Referenciado, Renda Fixa, Multimercado, Aes, Cambial, Dvida Externa e FICs (Fundos de Investimento em Cotas) Aspectos Operacionais Taxas de Administrao, de Performance, de Ingresso e de Sada Polticas de Investimentos Definio Gesto Ativa e Passiva Instrumentos de Divulgao das Polticas de Investimento Aspectos Tributrios X. Outros Fundos de Investimento Regulados pela CVM 2 questes - correspondem a 2,50% do total da prova - quantidade mnima exigida de acertos: no h ndice com cotas negociadas em mercado secundrio Imobilirio Investimento em Empresas Emergentes Investimento em Participaes Investimento em Direitos Creditrios XI. Securitizao de Recebveis 1 questo - corresponde a 1,25% do total da prova - quantidade mnima exigida de acertos: no h XII. Clubes de Investimentos 2 questes - correspondem a 2,50% do total da prova - quantidade mnima exigida de acertos: no h Definio e Regulamentos Instrues CVM n 494 e n 495/11 Aspectos Operacionais Gesto Aspectos Tributrios XIII. Matemtica Financeira Conceitos Bsicos 4 questes - correspondem a 5,00% do total da prova - quantidade mnima exigida de acertos: no h Regime de Capitalizao Simples/Compostos Equivalncia de Taxas Definio de Taxas de Desconto Comercial/Bancrio Taxa Over Definio/ Caractersticas Fluxo de Caixa Definio/Tipo/Caractersticas/Aplicaes Valor Presente Lquido - VPL Definio / Clculo Taxa Interna de Retorno Definio / Clculo Valor de Recompra
4

Conceito e tipos de risco Mercado, Crdito, Liquidez e Operacional Diversificao de Carteiras Teorias e Princpios Risco Sistemtico e No Sistemtico Conceito e Caractersticas do VAR Conceito e Caractersticas do Duration Conceito e Caractersticas de Limite de Oscilao Conceito e Caractersticas dos Tneis de Negociao Atividades e Modelo de Liquidao e Compensao da Clearing VIII. Mercado de Capitais Operacionais Liquidao 20 questes - correspondem a 25,00% do total da prova - quantidade mnima exigida de acertos: 10 questes Mercado Primrio Ofertas Pblicas de Aes e outros ativos Mercado Secundrio Principais Ativos de Emisso das Companhias Aes, Debntures, Commercial Papers, Bnus Governana Corporativa Novo Mercado: Nvel 1, Nvel 2 Mercados Vista, ndices Bursteis Mercados a Termo/Futuro/de Opes Aspectos Tributrios Mercado Internacional: ADR's. GDR's. BDR's Liquidao de Operaes no Segmento BOVESPA Clearing Custdia de Ttulos Banco de Ttulos - BTC Regulamento Operacional do Segmento BOVESPA - Conceitos Ativos/Produtos Negociveis Procedimentos e Prazos de Liquidao Ativos Aceitos como Garantia Inadimplncias/Falhas Margem de Garantia Procedimentos e Impactos dos Proventos Horrios de Negociao > After Market > Call de Abertura e Fechamento Tipos de Ordens e de Ofertas Book Entry Leiles > Definies, Caractersticas > Tipos, Procedimentos e Regras Produtos Modalidades

XIV. Mercado Financeiro Outros produtos no classificados como valores mobilirios Modalidades Operacionais Liquidao 7 questes - correspondem a 8,75% do total da prova - quantidade mnima exigida de acertos: no h Ttulos de Renda Fixa Ttulos Pblicos Federais, Estaduais e Municipais > NTN - Nota do Tesouro Nacional > LTN - Letra do Tesouro Nacional > LFT - Letra Financeira do Tesouro Liquidao de Ttulos Pblicos Ttulos Privados > CDB (Certificado de Depsito Bancrio) > RDB (Recibo do Depsito Bancrio) > LC (Letra de Cmbio) > CDI (Certificado de Depsito Interfinanceiro) > LI (Letra Imobiliria) > LH (Letra Hipotecria) > LF (Letra Financeira) Cmbio Liquidao de Cmbio Aspectos Tributrios XV. Mercados Derivativos - Produtos Modalidades Operacionais Liquidao 12 questes - correspondem a 15,00% do total da prova - quantidade mnima exigida de acertos: 6 questes Conceituao dos Derivativos Mecnica Operacional dos Mercados Futuros, a Termo, de Opes e de Swaps Regulamento Operacional do Segmento BM&F - Conceitos Horrio de Negociao > After Hours > Call de Abertura e Fechamento Tipos de Ordens e de Ofertas Contratos Negociados e Posies em Aberto As Principais Especificaes dos Contratos Ajuste Dirio e Margem de Garantia Formao dos Preos Futuros Liquidao das Operaes com Derivativos Derivativos Agropecurios Indicadores Agropecurios Operaes Ex-Pit Repasse de Negcios Derivativos Financeiros Mercado Futuro de Taxa de Juros Mercado Futuro de Cmbio Mercado Futuro de ndices Aspectos Tributrios

IV. DA PRESTAO DA PROVA 1. A prova realizar-se- nas cidades de Belo Horizonte/MG, Braslia/DF, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Porto Alegre/RS, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA e Vitria/ES, conforme opo indicada pelo candidato no Formulrio de Inscrio via Internet. 1.1 Caso o nmero de candidatos inscritos seja inferior a 10 (dez) nas cidades relacionadas acima, a Fundao Carlos Chagas poder, a seu critrio, cancelar a aplicao da prova, devolvendo ao candidato o valor recebido. A aplicao da prova est prevista para o dia 13 de abril de 2014 (Domingo).

1.2

2. Havendo alterao da data prevista, a prova poder ocorrer em sbados, domingos e feriados. 3. A confirmao da data e informaes sobre horrios e locais sero divulgados oportunamente no site www.concursosfcc.com.br atravs de Cartes Informativos que sero encaminhados aos candidatos por meio de correio eletrnico (e-mail). Para tanto, fundamental que o endereo eletrnico constante no formulrio de inscrio esteja completo e correto. 3.1 A Fundao Carlos Chagas e a ANCORD no se responsabilizam por informaes de endereo incorretas, incompletas ou por falha na entrega de mensagens eletrnicas causada por endereo eletrnico incorreto ou por problemas de provedor de acesso do candidato tais como: caixa de correio eletrnico cheia, filtros anti-spam, eventuais truncamentos ou qualquer outro problema de ordem tcnica, sendo aconselhvel sempre consultar o site www.concursosfcc.com.br da Fundao Carlos Chagas, para verificar as informaes que so pertinentes. Os candidatos que no preencherem no formulrio de inscrio seu endereo eletrnico recebero o Carto Informativo via correio. A Fundao Carlos Chagas no se responsabiliza pelo envio de cartes informativos a candidatos cujo endereo eletrnico indicado no Formulrio de Inscrio esteja incorreto ou incompleto ou cujo endereo residencial esteja incompleto ou sem indicao do CEP. A comunicao feita atravs de e-mail e correios meramente informativa. O candidato dever acompanhar pelo site www.concursosfcc.com.br a convocao para realizao da prova ou poder entrar em contato com o Servio de Atendimento ao Candidato SAC, da Fundao Carlos Chagas, atravs do telefone (0xx11) 3723-4388, de segunda a sexta-feira, teis, das 10 s 16 horas, horrio de Braslia, para verificar o horrio e o local definidos para a realizao de sua prova. O envio de comunicao pessoal dirigida ao candidato, ainda que extraviada ou por qualquer motivo no recebida, no desobriga o candidato do dever de consultar a convocao para provas conforme veculos estabelecidos no item 3 deste Captulo.

3.2

3.3

3.4

3.5

4. Ao candidato s ser permitida a realizao da prova, na respectiva data, horrio e local constantes do Carto Informativo e do site da Fundao Carlos Chagas. 5. No haver segunda chamada ou repetio de prova. O candidato no poder alegar desconhecimento qualquer quanto a realizao da prova como justificativa de sua ausncia. O no comparecimento prova, qualquer que seja o motivo, caracterizar desistncia do candidato e resultar na eliminao do Exame de Certificao. 6. Os eventuais erros de digitao verificados no Carto Informativo enviado ao candidato ou observados nos documentos impressos, entregues ao candidato no dia da realizao das provas, quanto ao nome, nmero de documento de identidade, sexo, data de nascimento e endereo, devero
5

ser corrigidos somente no dia das respectivas provas em formulrio especfico. 6.1 O candidato que no solicitar as correes dos dados pessoais nos termos do item 6 dever arcar, exclusivamente, com as consequncias advindas de sua omisso. 7. Somente ser admitido sala de prova o candidato que apresentar documento que bem o identifique como: Carteiras e/ou Cdulas de Identidade expedidas pelas Secretarias de Segurana, pelas Foras Armadas, pela Polcia Militar, pelo Ministrio das Relaes Exteriores; Cdulas de Identidade fornecidas por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei federal valem como documento de identidade, como, por exemplo, as do CREA, OAB, CRC etc., a Carteira de Trabalho e Previdncia Social, bem como a Carteira Nacional de Habilitao (com fotografia), na forma da Lei n 9.503/97. 7.1 Os documentos devero estar em perfeitas condies, de forma a permitir, com clareza, a identificao do candidato. 7.2 Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realizao das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, dever ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrncia em rgo policial, expedido h, no mximo 30 (trinta) dias, sendo, ento, submetido a identificao especial, compreendendo coleta de dados, de assinaturas e de impresso digital em formulrio prprio. 7.3 A identificao especial ser exigida, tambm, do candidato cujo documento de identificao gere dvidas quanto fisionomia, assinatura ou condio de conservao do documento. 8. As questes da prova objetiva sero do tipo mltipla escolha. O candidato dever assinalar as respostas na Folha de Respostas personalizada, nico documento vlido para a correo da prova. O preenchimento da Folha de Respostas ser de inteira responsabilidade do candidato, que dever proceder em conformidade com as instrues especficas contidas na capa do Caderno de Questes personalizado. Em hiptese alguma haver substituio da Folha de Respostas por erro do candidato. 8.1 Os prejuzos advindos de marcaes feitas incorretamente na Folha de Respostas sero de inteira responsabilidade do candidato. 9. O candidato dever comparecer ao local designado munido de caneta esferogrfica de tinta preta e de material transparente, lpis preto n 2 e borracha. 9.1 O candidato dever preencher os alvolos na Folha de Respostas da prova objetiva com caneta esferogrfica de tinta preta ou refor-los em grafite na cor preta, se necessrio. 9.2 No sero computadas questes no assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legvel. 10. Ao candidato ser permitida a utilizao de calculadora financeira no alfanumrica. 10.1 No ser permitido o emprstimo de quaisquer tipos de equipamentos, inclusive mquina calculadora, durante a realizao do exame. 11. Motivar a eliminao do candidato do Exame de Certificao, sem prejuzo das sanes penais cabveis, a burla ou a tentativa de burla a quaisquer das normas definidas neste Edital e/ou em outros relativos ao Exame, nos comunicados, nas Instrues ao Candidato e/ou nas instrues constantes de cada prova, bem como o tratamento incorreto e/ou descorts a qualquer pessoa envolvida na aplicao das provas. 12. Poder ser excludo do Exame de Certificao o candidato que: a) apresentar-se aps o horrio estabelecido; b) no comparecer prova seja qual for o motivo alegado; c) no apresentar documento que bem o identifique; d) ausentar-se da sala de prova sem o acompanhamento do fiscal ou antes de decorrida uma hora do incio da prova;
6

e)

for surpreendido, durante a realizao da prova, em comunicao com outro candidato, bem como utilizando-se de livros, notas ou impressos no permitidos; estiver fazendo uso de qualquer tipo de equipamento eletrnico de comunicao (agendas eletrnicas, relgios digitais, telefones celulares, pagers, walkman, receptor, gravador, laptop e outros equipamentos similares), bem como protetores auriculares; fizer anotao de informaes relativas s suas respostas no comprovante de inscrio e/ou em qualquer outro meio, que no o fornecido pela Fundao Carlos Chagas; estiver portando armas, mesmo que possua o respectivo porte; lanar mo de meios ilcitos para a execuo da prova; no devolver integralmente o material recebido; ausentar-se da sala de provas levando Folha de Respostas, Caderno de Questes ou outros materiais no permitidos, sem autorizao; descumprir Questes; as instrues contidas no Caderno de

f)

g)

h) i) j) k)

l) m)

perturbar de qualquer modo a ordem dos trabalhos.

12.1 Por medida de segurana os candidatos devero manter as orelhas visveis observao dos fiscais de sala durante a prova. 12.2 O candidato que estiver portando equipamento eletrnico como os indicados na alnea f, ter o aparelho desligado, conforme item 13 deste Captulo. 13. Os aparelhos eletrnicos dos candidatos, como os indicados na alnea f, devero ser por eles desligados e acondicionados em embalagem especfica a ser fornecida pela Fundao Carlos Chagas exclusivamente para tal fim, antes de iniciar a prova, devendo a embalagem permanecer lacrada at a sada do candidato do local de realizao da prova. 13.1 Os demais pertences pessoais dos candidatos, tais como: bolsas, sacolas, bons, chapus, gorros ou similares, culos escuros e protetores auriculares, sero acomodados em local a ser indicado pelos fiscais de sala, onde devero permanecer at o trmino da prova. 13.2 A Fundao Carlos Chagas e a ANCORD no se responsabilizaro por perda ou extravio de documentos, objetos ou equipamentos eletrnicos ocorridos no local de realizao das provas, nem por danos neles causados. 14. Os aparelhos eletrnicos devero permanecer lacrados e desligados at a sada do candidato do colgio. 15. A Fundao Carlos Chagas no se responsabilizar por perda ou extravio de documentos ou objetos ocorrido no local de realizao das provas, nem por danos neles causados. 16. O candidato ao terminar a prova entregar ao fiscal, juntamente com a Folha de Respostas, seu Caderno de Questes. 17. No dia da realizao das provas, na hiptese de o nome do candidato no constar nas listagens oficiais relativas aos locais de prova estabelecidos na Convocao, a Fundao Carlos Chagas proceder incluso, mediante a apresentao do comprovante de inscrio pelo candidato, com o preenchimento de formulrio especfico. 17.1 A incluso de que trata o item 17 ser realizada de forma condicional, e ser analisada pela Fundao Carlos Chagas, na fase do Julgamento das Provas Objetivas, com o intuito de se verificar a pertinncia da referida inscrio. 17.2 Constatada a improcedncia da inscrio item 17, a mesma ser automaticamente direito a reclamao, independente formalidade, considerados nulos todos decorrentes. de que trata o cancelada sem de qualquer os atos dela

18. Quando, aps a prova, for constatado por meio eletrnico, estatstico, visual ou grafolgico, ter o candidato utilizado processos ilcitos, sua prova ser anulada e ele ser automaticamente eliminado do Exame de Certificao. 19. No haver, por qualquer motivo, prorrogao do tempo previsto para a aplicao das provas em virtude de afastamento de candidato da sala de prova. 20. Por razes de ordem tcnica, de segurana e de direitos autorais adquiridos, a Fundao Carlos Chagas no fornecer exemplares dos cadernos de questes a candidatos ou a instituies de direito pblico ou privado, mesmo aps o encerramento do Exame de Certificao. V. DOS RECURSOS Ser admitido recurso quanto: a) s questes da prova; b) ao gabarito preliminar; c) ao resultado do Exame de Certificao. 2. Os recursos citados na alnea a do item 1 devero ser interpostos no mesmo dia e local de aplicao da prova, com letra legvel, em formulrio prprio. 3. Os recursos citados nas alneas b e c do item 1 devero ser interpostos no prazo de at 02 (dois) dias teis aps a divulgao do gabarito preliminar e resultado do Exame de Certificao. 3. Os recursos citados nas alneas b e c do item 1 devero ser interpostos exclusivamente atravs do site da Fundao Carlos Chagas, www.concursosfcc.com.br, de acordo com as instrues constantes na pgina do Exame de Certificao. 4. Admitir-se- um nico recurso por candidato, relativamente s questes da prova, ao gabarito, e ao resultado do Exame de Certificao, desde que devidamente fundamentado. 5. Aps envio do recurso, o mesmo no poder ser alterado, nem podero ser interpostos recursos adicionais. 6. Somente sero apreciados os recursos interpostos e transmitidos conforme as instrues contidas neste Edital e no site da Fundao Carlos Chagas. 7. No sero aceitos recursos interpostos por fac-smile, telex, telegrama ou outro meio que no seja o especificado neste Edital. 8. No ser analisado o Recurso: a) que no apresente justificativa; b) ilegvel; c) extemporneo, isto , interposto fora do prazo estabelecido; d) que estejam em desacordo com as especificaes contidas neste Captulo; e) sem fundamentao e/ou inconsistente, incoerente ou os intempestivos; f) que desrespeite a Banca Examinadora. 9. A Fundao Carlos Chagas e a ANCORD no se responsabilizam por recursos no recebidos por motivo de ordem tcnica dos computadores, falhas de comunicao, congestionamento das linhas de comunicao, bem como outros fatores de ordem tcnica que impossibilitem a transferncia de dados. 10. A Banca Examinadora constitui ltima instncia para recurso, sendo soberana em suas decises, razo pela qual no cabero recursos adicionais. 11. Os recursos interpostos em desacordo com as especificaes contidas neste Captulo no sero avaliados. 12. Em hiptese alguma ser deferido o pedido de vista das provas, seja qual for o motivo alegado. 13. O(s) ponto(s) relativo(s) (s) questo(es) eventualmente anulada(s) ser(o) atribudo(s) a todos os candidatos presentes, prova, independentemente de formulao de recurso. 14. No caso de provimento de recurso interposto, na forma do item 13, poder haver, eventualmente, alterao da classificao inicial obtida para uma classificao superior ou inferior, ou ainda, poder ocorrer a desclassificao do candidato que no obtiver a nota mnima exigida no item 2 do Captulo III deste Edital.
7

VI. DO CERTIFICADO DE HABILITAO NO EXAME DE CERTIFICAO 1. Os candidatos habilitados devero apresentar: carteira de identidade, cadastro de pessoa fsica (CPF), certificado ou diploma de concluso do ensino mdio ou equivalente, em instituio reconhecida oficialmente, atravs de cpias autenticadas. 1.1 Junto aos documentos, os candidatos habilitados devero informar o endereo completo, e-mail e telefone para contato. 1.2 Os documentos relacionados no item 1 devero ser entregues pessoalmente ou por via postal atravs de SEDEX ou correspondncia com Aviso de Recebimento AR ANCORD - Rua Lbero Badar, 425 8 andar Centro So Paulo SP CEP 01009-905. 2. O candidato que no comprovar as exigncias estabelecidas no item 1 deste Captulo no receber o certificado de habilitao e, consequentemente, no poder pleitear o credenciamento junto a entidade credenciadora ANCORD, como tambm no poder comprovar cumprimento das obrigaes estabelecidas pela Resoluo CMN n 3.158, como empregado das Instituies financeiras e demais instituies autorizadas pelo Banco Central do Brasil com as atividades de distribuio de ttulos e valores mobilirios. 2.1 Os credenciados pela ANCORD estaro automaticamente registrados junto CVM Comisso de Valores Mobilirios. 3. Os Certificados de Habilitao sero expedidos ou entregues pela ANCORD aps 05 (cinco) dias teis do recebimento da documentao contida no item 1 deste Captulo. VII. DA VALIDADE DO EXAME 1. O prazo de validade do exame tcnico de certificao para obteno do credenciamento junto a ANCORD e consequente registro perante a CVM para o exerccio da atividade de 1 (um) ano, contado a partir de 30/04/2014, data da divulgao do resultado final. VIII. DAS DISPOSIES FINAIS 1. Todas as convocaes, avisos e resultados sero divulgados atravs da Internet no site www.concursosfcc.com.br . 2. Os itens deste Edital podero sofrer eventuais modificaes, atualizaes ou acrscimos enquanto no consumada a providncia ou evento que lhes disser respeito ou at a data da convocao dos candidatos para a prova correspondente, circunstncia que ser mencionada em Edital ou aviso a ser divulgado na Internet. O ato de inscrio do candidato presume o inteiro conhecimento das regras contidas neste Edital e demais atos e normas regulamentares, importando a expressa aceitao das normas e condies do Exame de Certificao.

1.

3.

4. Os casos omissos sero resolvidos de comum acordo pela ANCORD Associao Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Ttulos e Valores Mobilirios, Cmbio e Mercadorias e a Fundao Carlos Chagas.

CRONOGRAMA DATAS 19/03/2014 31/03/2014 13/04/2014 22/04/2014 22/04/2014 23 e 24/04/2014 30/04/2014 EVENTOS Incio das inscries Trmino das inscries Aplicao da Prova Objetiva e Recurso quanto s questes da Prova Divulgao dos gabaritos da prova Data provvel da divulgao dos resultados da prova Prazo para recebimento de recursos via internet quanto aos gabaritos e resultado da prova Divulgao dos resultados finais

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA ROSS, Stephen A.; WESTERFIELD, Randolph W. Administrao Financeira. Corporate Finance. So Paulo: Atlas, 2002. JORION, Philippe. Value at Risk; a fonte de referncia para a gesto do risco. 2. So Paulo. Bolsa de Mercadorias & Futuros, 2003. VARGAS, George., DUARTE, Antonio. Gesto de risco no Brasil. Bolsa de Mercadorias & Futuros, 2003. DAMODARAN, Aswath. Avaliao de Empresas. 2. ed. 2007. SECURATO, Jos Roberto. Decises Financeiras em Condies de Risco. So Paulo: Atlas, 2 ed. 2007. _____et al. Crdito-Anlise e Avaliao do Risco: pessoas fsicas e jurdicas. So Paulo:2002. _____et al. Clculo Financeiro das Tesourarias: bancos e empresas. 2. ed. So Paulo:2003. ASSAF, A. Mercado financeiro. 8. ed. So Paulo: Atlas, 2008. CASAGRANDE NETO, H., SOUSA, L.A., ROSSI, M.C. Abertura do capital de empresas no Brasil: um enfoque prtico. 3. ed., So Paulo: Atlas, 2000. FORTUNA, E. Mercado financeiro: produtos e servios. 17. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 2007. HULL, J. C. Introduo aos mercados futuros e de opes. 2. ed. So Paulo: Cultura Editores Associados BM&F, 2002. SILVA NETO, L. de Arajo, TAGLIAVINI, M. Opes: do tradicional ao extico. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1996. LAMEIRA, VALDIR J. Mercado de Capitais. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitria, 2003. Lei n 6.385/76 (Dispe sobre o mercado de valores mobilirios e cria a Comisso de Valores Mobilirios). Lei n 7.940/89 (Institui a Taxa de Fiscalizao dos mercados de ttulos e valores mobilirios). Art. 78 do Cdigo Tributrio Nacional Definio de poder de polcia - (Redao dada pelo Ato Complementar n 31, de 28.12.1966). SITES PARA CONSULTA Banco Central do Brasil - www.bcb.gov.br Comisso de Valores Mobilirios - www.cvm.gov.br Bolsa de Mercadorias & Futuros Bovespa - www.bmfbovespa.com.br Portal do Investidor - www.portaldoinvestidor.gov.br

ANCORD
Associao Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Ttulos e Valores Mobilirios, Cmbio e Mercadorias

ANCORD

Vous aimerez peut-être aussi