Vous êtes sur la page 1sur 27

Curso Tcnico em Esttica e Massoterapia

Mdulo: Cosmetologia
Prof Elaine Ferreira

Planejamento:
80 aulas 4 aulas por semana O desempenho de cada aluno ser avaliado atravs das atividades tericas e prticas. A avaliao das atividades tericas ser realizada atravs de 4 provas tericas individuais e sem consulta, sobre o contedo das aulas. A avaliao das atividades prticas ser realizada atravs da elaborao de relatrios.

Cosmetologia a cincia voltada aos estudos de formulaes cosmticas, trabalhando em sua pesquisa, desenvolvimento e produo.

Cosmiatria uma rea da dermatologia focada no tratamento esttico facial e corporal. Visa tambm preveno e o tratamento do envelhecimento cutneo. O conceito de beleza atualmente em vigor procurado pela grande maioria das pessoas o da pele jovem, sem manchas ou rugas.

De acordo com a definio conferida pela legislao vigente: Cosmticos, Produtos de Higiene e Perfumes so preparaes constitudas por substncias naturais ou sintticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano, com o objetivo exclusivo ou principal de limp-los, perfum-los, alterar sua aparncia e ou corrigir odores corporais e ou proteg-los ou mant-los em bom estado.

Entretanto, o Cosmecutico um cosmtico farmacutico, ou seja, um cosmtico com ingredientes farmacologicamente ativos. Intermedirio entre um cosmtico e um medicamento.

Histria..
O uso de cosmticos remonta h pelo menos 30.000 anos. Os homens da pr-histria faziam gravaes em rochas e cavernas, e tambm pintavam o corpo e se tatuavam. Rituais tribais praticados pelos aborgines dependiam muito da decorao do corpo para proporcionar efeitos especiais, como a pintura de guerra.

Aparentemente os Egpcios foram os primeiros usurios de cosmticos e produtos de toucador (produtos de penteadeira, produtos de toalete) em larga escala. Alguns minrios foram usados como sombras de olhos e rouge, assim como usavam extratos vegetais, como a henna. A famosa Clepatra se banhava com leite de cabra para ter uma pele suave e macia, e incorporou o smbolo da beleza eterna.

Tambm nesta poca os faras eram sepultados em sarcfagos que continham tudo o que era necessrio para se manter belo. No sarcfago de Tutankamon (1400aC) foram encontrados cremes, incenso e potes de azeite usados na decorao e no tratamento.

Contribui para o desenvolvimento da cosmetologia o fato da aparncia pessoal ser, hoje, requisito de grande importncia em todos os segmentos, levando a populao atual a dar maior valor a sua aparncia, e buscar nos cosmticos as ferramentas para essa realizao.

Classificao
A classificao dos produtos cosmticos baseia-se em suas funes, que podem ser: Higienizar: remover da superfcie cutnea as impurezas provenientes das secrees, dos resduos celulares e do ambiente, melhorando seu aspecto e facilitando suas funes. No devem permanecer sobre a pele e mucosas alm do tempo necessrio para cumprir sua ao de limpar. Exemplos: xampus, sabonetes, abrasivos, pastas dentfricas.

Conservar/proteger: manter a pele em bom estado, protegendo-a e conservando as caractersticas que definem o estado de equilbrio perfeito de todas as suas funes, ou seja, manter a eudermia (pele normal). Exemplos: protetor solar, hidratante.

Reparar/corrigir: atuar sobre as imperfeies da pele ocasionadas por alteraes orgnicas ou funcionais, que, geralmente, tm origem em causas externas. Exemplos de imperfeies: melasmas, eflides, manchas senis, acne, rugas.

Maquiar/enfeitar: realar a beleza e mucosa labial pela aplicao de diversos produtos coloridos. Alm dessa funo, podem corrigir ou dissimular imperfeies. Exemplos: batons, bushes.

Outra classificao dos produtos cosmticos tem por critrio sua forma cosmtica: Loo: corresponde a uma soluo de substncias qumicas em que o lquido transparente ou opaco, incolor ou colorido, podendo seu veculo ser constitudo por gua, lcool, propilenoglicol ou outros, s ou ministrados entre si. Ex: loo adstringente, loo tnica, etc.

Cremes: formas cosmticas pastosas, emulsionadas, compostas essencialmente de gua e substncias graxas que, dependendo do tipo de emulso e dos ingredientes, destinam-se limpeza, proteo, hidratao, nutrio e conservao de um aspecto sadio da pele.

Leite: denominaes vulgares das emulses e fludas que lembram, por sua aparncia fsica, o leite de vaca. Os leites so emulses gua em leo ou leo em gua que, aplicadas sobre a pele, tm efeito refrescante e lubrificante. Ex: leite de aveia.

Emulso: So sistemas dispersos constitudos de duas fases lquidas imiscveis (oleosa e aquosa), onde a fase dispersa ou interna finamente dividida e distribuda em outra fase contnua ou externa. Temos emulses do tipo leo em gua (O/A: fase externa aquosa) e gua em leo (A/O: fase externa oleosa). A estabilidade da emulso garantida com o uso de agentes emulsificantes, geralmente substncias tensoativas. As emulses podem ser pastosas ou lquidas, como as loes, destinadas ao uso externo ou interno, devendo ser sempre agitadas antes do uso.

Gel : gel hidroflico uma preparao semislida composta de partculas coloidais que no se sedimentam(ficam dispersas). Geralmente, as substncias formadoras de gis so polmeros que, quando dispersos em meio aquoso assumem conformao doadora de viscosidade preparao.

Mscaras: so massas plsticas midas, que ao serem aplicadas sobre a pele volatilizam seu solvente e ficam fortemente aderidas ao rosto (ou outra zona cutnea). Desta maneira provocam um bloqueio transitrio com uma tenso de ordem fsica que influi favoravelmente sobre o metabolismo cutneo, sulcos, rugas, etc.

Espuma (mousse): emulso bifsica em que a fase interna o ar ou outro gs e a externa um slido ou um lquido. envasada sob presso. Suspenso: so misturas heterogneas que apresentam uma fase lquida em que se dispersa outra slida (facilmente sedimentada). Exemplos: pasta dgua, etc.

P: mistura de substncias que se encontram no estado seco, finamente divididas e misturadas intimamente. s vezes h adio de um lquido (perfume, por exemplo), que logo absorvido. Exemplos: talco perfumado, p compacto.

Conceitos

Veculo: o componente que geralmente aparece em maior quantidade na frmula e que tem a funo de receber os demais componentes, isto , nele so incorporadas estas outras substncias. Devem ter grande capacidade de solubilizao ou de disperso, conforme o caso (compatibilidade/ pele). Podem ser: gua, lcool, mistura hidroalcolica, leo, glicerina, loes base, cremes base.

Umectantes: So substncias higroscpicas que tem o objetivo de reduzir a dessecao superficial pelo contato pelo ar (das frmulas) e sobre a pele forma uma pelcula que permanece sobre esta aps a aplicao do produto favorecendo a hidratao. Estes reduzem a velocidade de perda da gua, porm, este efeito pode ser reforado com adequado nvel de vedao dado pelas tampas das embalagens.

Hidratantes: So matrias primas higroscpicas intracelulares, ou seja, substncias que intervm no processo de reposio do teor de gua da pele de maneira ativa. Por isso, diferenciam-se dos umectantes, que so um processo passivo.

Vous aimerez peut-être aussi