Vous êtes sur la page 1sur 4

5 Triturao

de Prof. Dr. Fernando Mandarino


com a colaborao de Alessandra N. S. Rastelli; Cristina Magnani; Elaine C. Guerbach Conti; Emanuel Arraes Alencar; Laura E. H. de Andrade; Liz Marie G. Sierpinski; Luana C. Oliveira Arajo; Patrcia S. Jardim; Ricardo P. de Faria; e Maria Salete C. Machado.

Verso 1.0 de 2003

O objetivo da triturao promover um maior contato entre a liga e o mercrio, com o intuito de remover a camada de xido que envolve a superfcie das partculas. A amalgamao ou triturao vai possibilitar o ntimo contato entre a liga e o mercrio e o incio das reaes qumicas de cristalizao do amlgama. A triturao pode ser: => manual; => mecnica.

5.1 Triturao manual


realizada atravs do gral e pistilo de vidro ou metlico, com uma presso mdia de 0,9 a 1,4 Kg sobre o pistilo num tempo de um minuto e velocidade de 200 translaes por minuto. O excesso de mercrio removido com um pano de linho ou de camura (Figura 1).

5.2 Triturao mecnica


Amalgamadores so dispositivos mecnicos que tm a propriedade de fazer reagir o mercrio com a liga proporcionando uma massa de consistncia adequada (Figura 2). Alm disso, eles podem ser divididos em duas categorias: => amalgamadores de proporcionamento automtico com cpsulas rosqueveis em seu corpo => amalgamadores que exigem a pr-pesagem da liga o mercrio, com cpsulas recambiveis adaptadas em forquilhas.

Figura 1. Amalgamador manual (gral ou almofariz e pistilo).

Figura 2. Amalgamador mecnico de cpsula. Os primeiros apresentam em seu interior dois reservatrios, sendo o menor para receber o mercrio e o maior para a liga. Nas laterais, existem duas alavancas sendo que a da esquerda regula a sada do mercrio e a da direita estabelece o relacionamento do p/lquido. A desvantagem deste sistema est na impreciso da quantidade dispensada, formando, aps a triturao, uma massa inadequada. Isto se deve ao processo de proporcionamento ser por volume. Este mtodo toma-se ainda menos confivel quando a liga possui a mistura de partculas. Por exemplo, o Dispersalloy uma liga para amlgama com duas partculas de formatos diferentes. As esferoidais, por sua forma e peso especfico, tm maior capacidade de deslizamento do que as partculas irregulares ou limalhas, por esta razo, durante o movimento vibratrio de triturao do amalgamador, existe uma segregao das partculas quanto sua forma, peso e tamanho. O Dispersalloy, quando dispensado pelo mtodo gravitacional do amalgamador automtico, tem a relao de partculas desproporcional. As duas partculas, ao carem do recipiente para a cpsula, o fazem em propores diferentes daquelas recomendadas pelo fabricante, sendo que, neste caso, h predominncia para as partculas esferoidais, prejudicando a consistncia da massa final do amlgama.

Problemas semelhantes podem tambm acontecer com as ligas convencionais de um s tipo de partcula em formato de limalha e tamanhos diferentes. Por esta razo, o proporcionamento em volume no aconselhvel nas ligas convencionais e principalmente para as ligas enriquecidas com cobre em fase dispersa. Os amalgamadores com adaptador em forquilha para o uso de cpsulas avulsas no possuem reservatrios. O proporcionamento se faz pesando o material em uma balana de preciso ou de Crandall. Neste procedimento, a relao ligal/mercrio (por peso) mais correta e confivel. O mercrio, por ser lquido, pode ser medido em volume, sem perda aprecivel de preciso, porm, para a liga, no aconselhvel. O material aps a pesagem vertido para dentro da cpsula juntamente com o pistilo pr-estabelecido. A cpsula, de preferncia, deve possuir rosca para o seu fechamento, vedando desta forma a sada de mercrio. Qualquer tipo de amalgamador deve possuir, em mdia, freqncia de 60 Hertz, velocidade nunca inferior a 3.600 oscilaes por minuto (H/s) e a uma relao comprimento da cpsula/amplitude de movimento (c/a) prximo a 0,5. O tempo de triturao depende do tipo da liga e da quantidade de massa. Por esta razo, o profissional deve seguir as recomendaes do fabricante.

5.3 Tempo de triturao


A consistncia do amlgama estabelecida pela durao do tempo de triturao e dela depende a resistncia e textura das superfcies das restauraes. A durao do tempo de triturao determina indiscutivelmente a consistncia da mistura. A consistncia, por outro lado, controla a resistncia do amlgama e a textura das superfcies das restauraes. No existe um tempo nico e ideal para a triturao das ligas para amlgama. No pode haver uma recomendao de tempo de mistura para todas as ligas por causa de muitos fatores, tais como composio, granulao e formato das partculas o tambm por causa dos diferentes tipos e velocidades dos aparelhos amalgamadores. Por exemplo, as ligas de partculas esferoidais exigem um menor tempo de triturao em relao s ligas de partculas em formato de limalha. O tempo ideal de triturao aquele tempo mnimo requerido formao de um massa suavemente prateada e brilhante de mxima plasticidade numa dada proporo liga/mercrio, e a cada segundo acima deste tempo de triturao considerado ideal diminuir o tempo de trabalho. Na triturao mecnica, os trs fatores que determinam o tempo de triturao so: velocidade e ao do amalgamador, tempo de durao da mistura e fora ou atividade da cpsula e pistilo. De acordo com a sua potncia, os amalgamadores podem ser divididos em: de altavelocidade, quando acima de 3000 oscilaes, e de ultra alta-velocidade, quando o seu movimento est acima de 4000 oscilaes. 3

5.4 Acabamento e polimento


Imediatamente aps o trmino da condensao do amlgama, a superfcie da restaurao esculpida com o emprego de instrumentos adequados, de maneira que se reproduzem os detalhes anatmicos da parte perdida do dente, durante o preparo da cavidade. O acabamento tem a funo de corrigir as discrepncias marginais e de melhorar o contorno. O acabamento final das restauraes de amlgama deve ser feito depois de decorridas 24 a 48 horas. Se de preferncia, aguardar a perodo de uma semana. Depois desse perodo, tero j desenvolvido todas as mudanas de fases que ocorrem durante a presa total do amlgania e a superfce ter maior estabilidade estrutural. O acabamento deve ser executado com fresas multilaminadas de 12 ou 30 lminas e/ou com pontas abrasivas, em baixa rotao, com a finalidade de remover os excesso e promover um melhor contorno ou para eliminar pequenas discrepncias marginais. Nas reas proximais, usa-se, de preferncia, discos ou tiras de lixa para amlgama. Outro procedimento tambm importante, e que tem influncia na superfcie da restaurao, o brunimento que deve ser realizado com os instrumentos apropriados, denominados brunidores, no sentido do centro da restaurao para as margens, conseguindo com este passo uma superfcie mais lisa, homognea e melhor adaptao marginal. O polimento deve ser feito com movimentos intermitentes e sob refrigerao, para evitar-se que haja um aumento exagerado de temperatura que pode provocar o afloramento de mercrio para as camadas mais superficiais da restaurao (Seitzer & Bender, 1965, apud Grajower, 1974). O polimento dever ser iniciado com as pontas de borracha abrasiva de granulaes decrescentes adaptadas em um contra-ngulo de baixa rotao. Estes abrasivos so encontrados nas cores marron, verde e azul; da maior para a menor abrasividade.

5.5 Referncias Bibliogrficas


5.5.1 NAGEM FILHO, H. et al, Materiais Restauradores: amlgama dental, Bauru,SP, 1997. 5.5.2 BUSATO, A. L. S., Dentstica: Restaurao em dentes posteriores, Artes mdicas, 1996 5.5.3 PHILLIPS, R. W., Skinner materiais dentrios, 9 ed., Guanabara Koogan, 1993.
Edio WebMasters do Laboratrio de Pesquisa em Endodontia da FORP-USP Eduardo Luiz Barbin Jlio Csar Emboava Span Jesus Djalma Pcora Atualizado 05/09/2003

Vous aimerez peut-être aussi