Vous êtes sur la page 1sur 2

Mensagem

A Mensagem a nica obra completa publicada em vida de Fernando Pessoa. Contm 44 poemas, escritos entre 21 de julho de 1913 e 16 de maro de 1934. A sua publicao acontece a 1 de dezembro de 1934, dia das comemoraes da Restaurao de 1640. Concorrente ao "prmio Antero de Quental", Mensagem foi preterida a favor de Romaria, uma coletnea de versos do missionrio franciscano Vasco Reis, que ilustrava a f do povo como convinha ao regime de ento. Teve de se contentar com o prmio de segunda categoria do Secretariado de Propaganda Nacional, dirigido pelo seu amigo Antnio Ferro. O pretexto para o prmio de Categoria B foi o nmero de pginas, sendo o de Categoria A para um volume superior a 100 pginas. Na composio do jri, presidido por Mrio Beiro, estavam Alberto Osrio de Castro, Accio de Paiva e Teresa Leito de Barros. O Secretariado de Propaganda Nacional, por deciso de Antnio Ferro, acabou por elevar o prmio da Mensagem para o mesmo valor da Romaria, ou seja, de 1000$00 para 5000$00, embora o assunto tenha provocado bastante polmica. Fernando Pessoa, num escrito de 1935 e encontrado no seu esplio, afirma: "Publiquei em outubro passado, pus venda, propositadamente, em 1 de dezembro, um livro de poemas, formando realmente um s poema, intitulado "Mensagem". Foi esse livro premiado, em condies especiais e para mim muito honrosas, pelo Secretariado da Propaganda Nacional". A coletnea do padre Vasco Reis, apesar de ser normalmente considerada de pouca valia, parece ter sido premiada por ilustrar a f popular, o que estava em conformidade com a inteno poltica do concurso. Pelo contrrio, Mensagem, hoje reconhecida como uma obra capital da poesia portuguesa, era, essencialmente, um poema voltado para o "oculto" e para o mstico, sobre a histria de Portugal, a memria coletiva e a crena de um novo imprio civilizacional.

A Mensagem mtica e simblica. Os 44 poemas encontram-se agrupados em trs partes, ou seja, as etapas da evoluo do Imprio Portugus - nascimento, realizao e morte. Fernando Pessoa procura a anunciar um novo imprio civilizacional. O "intenso sofrimento patritico" leva-o a antever um imprio que se encontra para alm do material. Mensagem, apesar de conter poesias breves, compostas em momentos diversos, garante uma unidade histrica e lgica, sequencial e coerente. A sua estrutura tripartida permite contar e refletir sobre a vida e o percurso de Portugal ao longo dos sculos. A primeira parte - Braso - corresponde ao nascimento, com referncia aos mitos e figuras histricas at D. Sebastio, identificadas nos elementos dos brases. D-nos conta do Portugal erguido pelo esforo dos heris e destinado a grandes feitos. Comea pela localizao de Portugal na Europa e em relao ao Mundo, procurando atestar a sua grandiosidade e o valor simblico do seu papel na civilizao ocidental quando afirma "O rosto com que fita Portugal!". Depois define o mito como nada capaz de gerar os impulsos necessrios

construo da realidade; apresenta Portugal de um povo herico e guerreiro, construtor do imprio martimo; faz a valorizao dos predestinados que construram o Pas (Ulisses, Viriato, Conde D. Henrique e seu filho Afonso Henriques, D. Dinis, D. Joo I, D. Sebastio, Nuno lvares Pereira, D. Henrique, D. Joo II e Afonso de Albuquerque); e refere as mulheres portuguesas, mes dos fundadores, celebradas como "antigo seio vigilante" ou "humano ventre do Imprio" como D. Teresa ou D. Filipa de Lencastre, me da "nclita gerao". Na segunda parte - Mar Portugus - surge a realizao e vida. Inicia-se com o poema Infante, onde o Poeta exprime a sua conceo messinica da histria, mostrando que o sopro criador do sonho resulta de uma lgica que implica Deus como causa primeira, o homem como agente intermedirio e a obra como efeito. Nos outros poemas evoca a gesta dos Descobrimentos com as personalidades (Diogo Co, Bartolomeu Dias, Ferno de Magalhes e Vasco da Gama) e acontecimentos que exigiram uma luta contra o desconhecido e os elementos naturais, com as glrias e as tormentas, considerando que valeu a pena. No antepenltimo poema evoca a partida de D. Sebastio na ltima Nau e o ltimo poema a Prece, onde renova o sonho. No Mar Portugus procura simbolizar a essncia do ideal de ser portugus vocacionado para o mar e para o sonho. Na terceira parte - Encoberto - aparece a desintegrao, havendo, por isso, um presente de sofrimento e de mgoa, pois "falta cumprir-se Portugal". Encontra-se tripartida em Os smbolos (D. Sebastio, O Quinto Imprio, O Desejado, As Ilhas Afortunadas, O Encoberto), Os avisos (Bandarra, Vieira e "Screvo meu livro beira-mgoa") e Os tempos (Noite, Tormenta, Calma, Antemanh, Nevoeiro). Com os primeiros, comea por manifestar a esperana e o "sonho portugus", pois o atual Imprio encontra-se moribundo. Mostra a f de que a morte contenha em si o grmen da ressurreio. Nos trs avisos define os espaos de Portugal; com os cinco tempos traduz a nsia e a saudade daquele Salvador/Encoberto que, na Hora, dever chegar, para edificar o Quinto Imprio, moral e civilizacional.

Vous aimerez peut-être aussi