Vous êtes sur la page 1sur 18

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA

PROGRAD - Pr-Reitoria de Graduao DIRPS - Diretoria de Processos Seletivos

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAO DE FUNCIONRIOS FAEPU

20 de fevereiro de 2011
Incio: 9 horas Durao: 3 horas

TIPO 1
TCNICO EM ENFERMA GEM ENFERMAGEM

S ABRA QUANDO AUTORIZADO


LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES

1 - Verifique se este caderno contm um total de 40 questes. 2 - Fique atento aos avisos a serem feitos pelo chefe de setor. 3 - Aps ser autorizado, abra o caderno, verifique o seu contedo e solicite imediatamente a troca caso faltem folhas ou existam falhas na impresso. 4 - Transfira cada uma de suas respostas para a Folha de Respostas conforme as instrues l contidas. 5 - Para se dirigir aos fiscais, levante o brao e aguarde ser atendido. 6 - O candidato que for flagrado com telefone celular ou outro aparelho eletrnico, mesmo desligado, ter a sua prova anulada. No leve o celular ou outro aparelho eletrnico para o banheiro, pois o porte destes, nessa situao, tambm ocasionar a anulao da prova. 7 - Ao trmino da prova, este caderno dever ser levado pelo candidato. OBS.: os fiscais no esto autorizados a dar informaes sobre esta prova.

Processo Seletivo Simplificado para Contratao de Funcionrios FAEPU - Tcnico em Enfermagem

TIPO 1

LNGUA PORTUGUESA
Estamos vivendo um embate entre proibir a distribuio gratuita das sacolas plsticas ou vetar a circulao daquelas sacolinhas que estiverem fora das normas estabelecidas pela ABNT. Em minha opinio, a proibio de gratuidade, que tramita na Cmara Municipal de So Paulo, uma proposta inadequada, incompleta, cria um desequilbrio do ponto de vista da sustentabilidade e uma expectativa de que bastaria somente deixar de utilizar as sacolinhas para salvar o planeta. Isso deseduca. Entretanto, a discusso no encara os grandes gargalos da gesto de resduos e da poluio na cidade e no encaminha medidas concretas no sentido de reduzir, reutilizar, reciclar. Defendo a rejeio desse projeto por acreditar que a gesto de resduos um processo muito mais complexo, que envolve todas as cadeias produtivas: indstria, trabalhadores do setor, comrcio, consumidores e, necessariamente, o poder pblico. Essa proibio no soluciona questes ambientais, pois coloca a responsabilidade da gesto do resduo apenas sobre a sacolinha, que est se tornando a grande vil. Nenhum material pode ser descartado na natureza, e seu destino final deve ser conduzido de forma adequada. No mbito social, gera violento impacto sobre os trabalhadores do setor, causando desemprego e promovendo um dumping social, que poder acarretar a demisso de mais de 20 mil funcionrios diretos, j que so as pequenas empresas que produzem as embalagens, o que leva transferncia de empregos para outros pases. No meio desse debate est o consumidor, que j paga o valor da sacola, incorporado ao preo dos produtos. Agora, se as redes ainda cobrarem, ele pagar duas vezes, sem restituio. Estima-se que a sacolinha seja o quarto item na formao dos custos dos supermercados. um presente do Papai Noel ao comrcio e um golpe contra o bolso do consumidor. Mesmo se as sacolinhas, distribudas gratuitamente, sarem de cena, outros sacos plsticos as substituiro, pois o cidado aprova as embalagens e as reutiliza, em especial para separar o que reciclvel e acomodar o lixo domstico. importante destacar que, na ltima dcada, funcionaram na Cmara trs CPIs e cinco comisses de estudo sobre gesto do lixo e meio ambiente. Nenhum relatrio indicou as sacolinhas como o problema central pelos danos ao meio ambiente da cidade. So Paulo est atrasada em todo o programa de gesto de resduos. Tudo porque os investimentos foram adiados, com a inteno de criminalizar o contrato de gesto do lixo na cidade, assinado em 2004. Essa medida compromete seriamente a questo ambiental. Acredito que essa uma tentativa de tirar o foco dos grandes e verdadeiros dramas ambientais, como a falta de saneamento bsico em reas irregulares; a implantao do programa de coleta seletiva; o apoio s cooperativas de catadores; a instalao de centros de triagem e compostagem; e, por fim, o investimento em novas tecnologias.
CHAGAS, Francisco. Folha de S. Paulo, 3 de janeiro de 2011.

05

10

15

20

25

30

QUESTO 01
Assinale a alternativa que NO sintetiza a temtica do texto. A) B) C) D) Como sanar o problema das sacolinhas de plstico? As sacolinhas de plstico: um problema ambiental. O embate das sacolinhas de plstico: proibir ou vetar sua circulao? As sacolinhas no banco dos rus.

Lngua Portuguesa
1

TIPO 1

Processo Seletivo Simplificado para Contratao de Funcionrios FAEPU - Tcnico em Enfermagem

QUESTO 02
[...] a proibio de gratuidade, que tramita na Cmara Municipal de So Paulo, uma proposta inadequada, incompleta, cria um desequilbrio do ponto de vista da sustentabilidade e uma expectativa de que bastaria somente deixar de utilizar as sacolinhas para salvar o planeta. (linhas 3-5) No trecho acima, o perodo em destaque objetiva A) B) C) D) concluir um raciocnio. concluir sobre algo que foi dito anteriormente. introduzir um outro argumento. introduzir uma explicao para o que foi dito anteriormente.

QUESTO 03
Defendo a rejeio desse projeto por acreditar que a gesto de resduos um processo muito mais complexo, que envolve todas as cadeias produtivas: indstria, trabalhadores do setor, comrcio, consumidores e, necessariamente, o poder pblico. (linhas 7-9) No trecho acima, os dois pontos foram usados para introduzir A) B) C) D) uma citao. uma enumerao explicativa. um esclarecimento. uma explicao.

QUESTO 04
De acordo com o texto, assinale a alternativa em que o termo em destaque NO foi identificado corretamente. A) B) Acredito que essa uma tentativa de tirar o foco dos grandes e verdadeiros dramas ambientais, como a falta de saneamento bsico em reas irregulares [...]. (linhas 29-30) = a inteno de criminalizar o contrato de gesto do lixo No mbito social, gera violento impacto sobre os trabalhadores do setor, causando desemprego e promovendo um dumping social, que poder acarretar a demisso de mais de 20 mil funcionrios diretos [...]. (linhas 13 e 14) = lixo Defendo a rejeio desse projeto por acreditar que a gesto de resduos um processo muito mais complexo [...]. (linhas 7 e 8) = projeto da Cmara Municipal de So Paulo Essa medida compromete seriamente a questo ambiental. (linhas 27 e 28) = adiamento dos investimentos.

C) D)

Lngua Portuguesa
2

Processo Seletivo Simplificado para Contratao de Funcionrios FAEPU - Tcnico em Enfermagem

TIPO 1

QUESTO 05
Agora, se as redes ainda cobrarem, ele pagar duas vezes, sem restituio. (linha 17) No fragmento acima, o termo em destaque pode ser substitudo, sem prejuzo do sentido, por: A) B) C) D) Mas. Portanto. Assim. E.

QUESTO 06
Assinale a alternativa em que o termo em destaque expressa causalidade. A) B) C) D) [...] cria um desequilbrio do ponto de vista da sustentabilidade e uma expectativa de que bastaria somente deixar de utilizar as sacolinhas para salvar o planeta. (linhas 4 e 5) Acredito que essa uma tentativa de tirar o foco dos grandes e verdadeiros dramas ambientais, como a falta de saneamento bsico em reas irregulares [...]. (linhas 29 e 30) [...] se as redes ainda cobrarem, ele pagar duas vezes, sem restituio. (linha 17) Essa proibio no soluciona questes ambientais, pois coloca a responsabilidade da gesto do resduo apenas sobre a sacolinha [...]. (linhas 10 e 11)

QUESTO 07
Assinale a alternativa que expressa um fato. A) B) C) D) importante destacar que, na ltima dcada, funcionaram na Cmara trs CPIs e cinco comisses de estudo sobre gesto do lixo e meio ambiente. (linhas 23 e 24) Entretanto, a discusso no encara os grandes gargalos da gesto de resduos e da poluio na cidade e no encaminha medidas concretas no sentido de reduzir, reutilizar, reciclar. (linhas 6 e 7) Nenhum material pode ser descartado na natureza, e seu destino final deve ser conduzido de forma adequada. (linha 12) No meio desse debate est o consumidor, que j paga o valor da sacola, incorporado ao preo dos produtos. (linha 16)

Lngua Portuguesa
3

TIPO 1

Processo Seletivo Simplificado para Contratao de Funcionrios FAEPU - Tcnico em Enfermagem

QUESTO 08
Assinale a alternativa em que NO h a expresso de um fato atual que ocorre no momento da fala do autor. A) B) C) D) Mesmo se as sacolinhas, distribudas gratuitamente, sarem de cena, outros sacos plsticos as substituiro [...]. (linha 20) No meio desse debate est o consumidor, que j paga o valor da sacola, incorporado ao preo dos produtos. (linha 16) Estamos vivendo um embate entre proibir a distribuio gratuita das sacolas plsticas ou vetar a circulao daquelas sacolinhas que estiverem fora das normas estabelecidas [...]. (linhas 1 e 2) Estima-se que a sacolinha seja o quarto item na formao dos custos dos supermercados. (linhas 17 e 18)

QUESTO 09
Mesmo se as sacolinhas, distribudas gratuitamente, sarem de cena, outros sacos plsticos as substituiro [...]. (linha 20) Assinale a alternativa que mantm o mesmo sentido da proposio acima. A) B) C) D) Uma vez que as sacolinhas, distribudas gratuitamente, sarem de cena, outros sacos plsticos as substituiro [...]. Conforme as sacolinhas, distribudas gratuitamente, sarem de cena, outros sacos plsticos as substituiro [...]. medida que as sacolinhas, distribudas gratuitamente, sarem de cena, outros sacos plsticos as substituiro [...]. Caso as sacolinhas, distribudas gratuitamente, saiam de cena, outros sacos plsticos as substituiro [...].

QUESTO 10
Assinale a alternativa que interpreta corretamente a expresso presente do Papai Noel na proposio abaixo. um presente do Papai Noel ao comrcio e um golpe contra o bolso do consumidor. (linha 19)

A) B) C) D)

O valor da sacolinhas ser incorporado ao preo dos produtos. O consumidor pagar duas vezes pela mesma sacolinha. As redes cobrarem pelas sacolinhas. O fato de a sacolinha ser o quarto item na formao dos custos dos supermercados.

Lngua Portuguesa
4

Processo Seletivo Simplificado para Contratao de Funcionrios FAEPU - Tcnico em Enfermagem

TIPO 1

NOES DE INFORMTICA
QUESTO 11
Considere as afirmativas a seguir em relao s configuraes de conta de usurio no Windows XP. I II III Somente o usurio proprietrio da conta pode alterar a senha de sua prpria conta. O usurio do tipo administrador pode alterar senhas para todas as contas de usurio. O usurio limitado pode mudar o tipo de sua conta para o tipo administrador. O usurio limitado no pode alterar o nome de sua prpria conta. Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas. A) B) C) D) Apenas I e IV. Apenas II e IV. Apenas I. Apenas II e III.

IV -

QUESTO 12
Sobre o Windows Explorer, assinale a alternativa correta. A) B) Arquivos excludos com a combinao de teclas <SHIFT>+<DELETE> podem ser acessados e recuperados na Lixeira do Windows XP. Para alterar o atributo de um arquivo selecionado para Somente Leitura, o usurio pode utilizar a combinao de teclas de atalho <CTRL>+<ENTER> e, em seguida, marcar a opo Somente Leitura na aba Geral da janela de propriedades. A combinao de teclas <CTRL>+<X> sobre arquivos selecionados e <CTRL>+<V> na pasta de destino permite a cpia desses arquivos, mantendo os arquivos originais. Para desfazer a ltima operao de cpia, movimentao ou excluso de arquivo, o usurio pode aplicar a combinao de teclas <CTRL>+<Z>.

C) D)

QUESTO 13
No Microsoft Excel XP, ao se copiar a frmula =A5+B$5*3 * da clula A6 para a clula A9, o resultado obtido ser A) B) C) D) =A8+B$5*3 * =A8+B$8*3 * =A5+B$8*3 * =A$8+B$5*3 *

Noes de Informtica
5

TIPO 1

Processo Seletivo Simplificado para Contratao de Funcionrios FAEPU - Tcnico em Enfermagem

QUESTO 14
Considere o bloco de texto, a seguir, editado no Microsoft Word XP.

Assinale a alternativa INCORRETA. A) B) C) D) O espaamento simples entre as linhas do documento pode ser alterado para cada pargrafo individualmente. O quarto pargrafo (4) foi formatado em duas colunas, acessando a opo Colunas no menu Formatar. O texto exibido no cabealho do documento editado apenas uma vez e aparece automaticamente em todas as pginas. O recuo do segundo pargrafo (2) foi formatado por meio do ajuste das margens esquerda e direita da configurao de pgina.

QUESTO 15
Sobre o navegador Web Mozilla Firefox 3, assinale a alternativa INCORRETA. A) O Firefox armazena no cache, temporariamente, imagens, textos, scripts durante a navegao. O usurio pode limpar o cache sempre que achar necessrio, entretanto sua capacidade de armazenamento no pode ser controlada pelo usurio. O Firefox permite habilitar ou desabilitar a exibio de popups por meio do menu Ferramentas, na janela de Opes, na aba Contedo. Uma das formas de definir a pgina inicial arrastar o endereo exibido na janela de endereos para o cone .

B)

C)

D ) Para recarregar o contedo de uma pgina web exibida, o usurio pode utilizar a tecla <F5> ou a combinao de teclas <CTRL>+<R>. Noes de Informtica
6

Processo Seletivo Simplificado para Contratao de Funcionrios FAEPU - Tcnico em Enfermagem

TIPO 1

SISTEMA NICO DE SADE


QUESTO 16
Sobre os trs termos utilizados em sade coletiva Ateno Bsica em Sade, Ateno Primria em Sade e Estratgia de Sade da Famlia , assinale a alternativa INCORRETA. A) Ateno Bsica em Sade um termo utilizado internacionalmente, por sua vez Ateno Primria em Sade nomenclatura criada pelo Ministrio da Sade, enquanto Estratgia de Sade da Famlia uma proposta do Ministrio da Sade para substituir a ateno hospitalar. As trs expresses buscam aplicar princpios comuns na organizao do Sistema nico de Sade, entre eles: o primeiro contato/acesso e longitudinalidade e integralidade. O termo Ateno Bsica ainda muito utilizado no pas, tem significado muito semelhante ao da Ateno Primria em Sade. No entanto, Ateno Primria Sade representa melhor a proposta da Estratgia Sade da Famlia e facilita as tradues para outros idiomas, agregando valor s publicaes em portugus. Ateno Bsica nomenclatura brasileira para a Ateno Primria em Sade e Estratgia de Sade da Famlia, sendo entendida como o formato operacional dado implementao da ateno bsica ou ateno primria em sade.

B) C)

D)

QUESTO 17
Em recente campanha dirigida aos seus muncipes, o municpio de Uberlndia-MG informa: A dengue mata. A picada do mosquito Aedes aegypti transmite o vrus e no h vacina para se proteger. Em 2010 a doena matou quatro vezes mais em que em 2009. A situao de alto risco de epidemia! Alm disso, a doena causa mal estar, sofrimento ao paciente e aos seus familiares e, sem cuidados, leva morte. Por isso precisamos de todos na guerra contra a dengue, mobilize-se j e vamos lutar juntos para vencer o risco de epidemia. Nossa causa a vida. So princpios do Sistema nico de Sade (SUS), enfatizados nessa campanha, EXCETO: A) B) C) D) Utilizao da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades e a orientao programtica. Direito informao e divulgao de informaes. Organizao dos servios pblicos de modo a evitar duplicidade de meios para fins idnticos. Participao da comunidade.

QUESTO 18
Entre as doenas e agravos de Notificao Compulsria, NO se inclui na Lista Nacional (portaria n- 5, de 21 de fevereiro de 2006): A) B) C) D) clera. hipertenso arterial. hansenase. dengue.

Sistema nico de Sade


7

TIPO 1

Processo Seletivo Simplificado para Contratao de Funcionrios FAEPU - Tcnico em Enfermagem

QUESTO 19
Compete direo municipal do Sistema nico de Sade (SUS), EXCETO: A) B) C) D) Executar servios de saneamento bsico, de alimentao e de nutrio. Colaborar na fiscalizao das agresses ao meio ambiente, que tenham repercusso sobre a sade humana. Garantir a cobertura assistencial sade de sua populao, recorrendo de forma prioritria, quando as suas disponibilidades forem insuficientes, aos servios ofertados pela iniciativa privada. Controlar e fiscalizar os procedimentos dos servios privados de sade.

QUESTO 20
A quem compete a gesto municipal do Sistema nico de Sade (SUS)? A) B) C) D) Ao Secretrio Municipal de Sade. Ao Presidente do Conselho Municipal de Sade. Ao Diretor do Hospital Universitrio, quando houver no municpio. Ao Secretrio Estadual de Sade.

Sistema nico de Sade


8

Processo Seletivo Simplificado para Contratao de Funcionrios FAEPU - Tcnico em Enfermagem

TIPO 1

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
QUESTO 21
No hospital, concentram-se os hospedeiros mais susceptveis, os doentes e os microrganismos mais resistentes. O volume e a diversidade de antibiticos utilizados provocam alteraes importantes nos microrganismos, dando origem a cepas multirresistentes, normalmente inexistentes na comunidade. Diante do exposto, marque (V) verdadeira ou (F) falsa para as afirmativas abaixo: I II III Infeco comunitria a infeco constatada ou em incubao no ato da admisso, desde que relacionada com internao anterior em outro hospital. Infeco hospitalar qualquer infeco adquirida e que se manifeste durante a internao ou mesmo aps a alta do paciente, cujo foco relacione-se com a realizao de procedimentos hospitalares. Visando evitar a ocorrncia de infeco hospitalar, a equipe deve realizar os devidos cuidados no tocante sua preveno e controle, principalmente os relacionados lavagem das mos, pois os microrganismos so facilmente levados de um paciente a outro ou do profissional para o paciente, podendo causar infeco cruzada. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta de cima para baixo. A) B) C) D) VFF VVF FFV FVV

QUESTO 22
A importncia do registro reside no fato de a equipe de enfermagem ser a nica que permanece continuamente e sem interrupes ao lado do paciente, podendo informar com detalhes todas as suas ocorrncias clnicas. Para as afirmativas abaixo, marque (V) verdadeira ou (F) falsa. I Para maior clareza, recomenda-se que o registro das informaes seja organizado de modo a reproduzir a ordem cronolgica dos fatos. Isso permitir que, na passagem de planto, a equipe possa acompanhar a evoluo do paciente. Um registro completo de enfermagem contempla informaes como estado geral do paciente, ao de medicamentos e tratamentos especficos, realizao das prescries mdicas e de enfermagem, as intercorrncias observadas e as aes teraputicas aplicadas pelos demais profissionais da equipe multiprofissional. Por ser um instrumento de comunicao entre a equipe de enfermagem, as informaes registradas devem ser subjetivas e precisas de modo a relatar todos os fatos como realmente aconteceram, de acordo com as informaes passadas pelo paciente. Considerando-se sua legalidade, os registros servem de proteo tanto para o paciente como para os profissionais de sade, instituio e, mesmo, sociedade. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. A) B) C) D) FFVF FVFV V F V F VVFV Conhecimentos Especficos
9

II

III

IV -

TIPO 1

Processo Seletivo Simplificado para Contratao de Funcionrios FAEPU - Tcnico em Enfermagem

QUESTO 23
Os artigos utilizados nos servios de sade so classificados, de acordo com o risco de provocar infeco nos pacientes, em trs categorias: crticos, semicritcos e no crticos. Relacione os conceitos dos artigos com a forma de processamento. Conceito I Materiais com elevado potencial de risco de provocar infeco, porque so introduzidos diretamente em tecidos normalmente estreis. Aqueles que entram em contato com mucosa ntegra e pele no intacta. Materiais que entram em contato somente com a pele ntegra e geralmente oferecem baixo risco de infeco. ( ) Processamento A esterilizao no obrigatria, porm desejvel; h indicao de, no mnimo, desinfeco de alto nvel. Indicao de esterilizao. Dependendo do grau de contaminao, podem ser submetidos limpeza ou desinfeco de baixo ou mdio nvel.

II III

( (

) )

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. A) B) C) D) III, II, I. II, I, III. I, III, II. II, III, I.

QUESTO 24
A instalao da sonda nasogstrica tem como objetivos retirar os fluidos e gases do trato gastrintestinal (descompresso), administrar medicamentos diretamente no trato gastrintestinal, obter amostra de contedo gstrico para estudos laboratoriais e prevenir ou aliviar nuseas e vmitos. Com base na afirmao acima, assinale a alternativa INCORRETA. A) B) C) D) O comprimento da sonda a ser introduzida deve ser medido, colocando-se a sua extremidade na ponta do nariz do paciente, alongando-a at o lbulo da orelha e, da, at a cicatriz umbilical. Para o paciente, a sonda nasogstrica pode representar uma experincia negativa devido dor causada por microtraumatismos da mucosa e reflexo do vmito gerado durante sua introduo. A posio de flexo da cabea reduz a probabilidade de a sonda penetrar na traqueia. Para passar a sonda do esfncter cricofarngeo para o esfago, solicitar ao paciente que degluta, o que facilita a progresso no tubo digestivo. A localizao da sonda no interior do estmago pode ser certificada por meio dos testes de aspirao de suco gstrico, da ausculta do rudo em regio epigstrica simultaneamente introduo de 10 ml de ar pela sonda.

Conhecimentos Especficos
10

Processo Seletivo Simplificado para Contratao de Funcionrios FAEPU - Tcnico em Enfermagem

TIPO 1

QUESTO 25
A enfermagem tem papel de destaque na preveno e controle da infeco do trato urinrio, cuja principal causa (aproximadamente 80%) atribuda insero de cateter urinrio e, estatisticamente, representa a topografia com maior ndice de infeco hospitalar (BRASIL, 2003). A partir do trecho acima, assinale a alternativa INCORRETA. A) B) C) Por ser um procedimento invasivo e a bexiga um local isento de microrganismos, todo o material a ser utilizado no cateterismo deve ser esterilizado e manuseado estritamente com tcnica assptica. O cateterismo vesical consiste na introduo de um cateter estril na bexiga, pela uretra, com a finalidade de drenar urina, devendo este procedimento ser realizado com todo o rigor da tcnica assptica. No cateterismo de demora, o cateter introduzido com a finalidade de manter a drenagem contnua da urina nos casos de controle rigoroso de volume urinrio, cirurgias e pacientes com obstruo urinria, podendo permanecer no paciente por vrios dias. No cateterismo de alvio, o cateter introduzido com a indicao de esvaziamento da bexiga de pacientes com reteno urinria, sendo retirado em seguida. Sua desvantagem oferecer maior risco de infeco.

D)

QUESTO 26
Acerca da assistncia de enfermagem a pacientes com feridas, assinale a alternativa INCORRETA. A) B) C) Para prestar os cuidados adequados a algum que apresente uma ferida, necessrio conhecer o tipo de leso, o padro normal e os fatores que afetam a cicatrizao. Ferida o nome utilizado para designar qualquer leso de pele que apresente soluo de continuidade. As feridas podem cicatrizar-se por primeira inteno, quando as bordas da pele se aproximam e o risco de desenvolvimento de infeco maior, ou por segunda inteno, quando as bordas da pele no se aproximam e a ferida mantida aberta at ser preenchida por tecido de cicatrizao, caso em que h menor risco de infeco. Quanto causa, a ferida pode ser classificada como intencional, para fins de tratamento, como a inciso cirrgica, ou no intencional, como as provocadas por agentes cortantes.

D)

QUESTO 27
A equipe de enfermagem desempenha uma importante funo relacionada diretamente teraputica medicamentosa, sendo fundamental conhecer as formas de apresentao dos medicamentos que podem estar sob as formas slidas, pastosas, lquidas e gasosas. Com relao aos medicamentos sob apresentao na forma slida, marque (V) verdadeira ou (F) falsa para as afirmativas abaixo. I II III Comprimido: o medicamento em p submetido compresso em um molde geralmente em forma de disco de faces planas ou de lentilhas. Cpsula: o medicamento, em p ou lquido, colocado em um invlucro de gelatina de consistncia dura. Drgea: forma slida associada gelatina, que se desfaz temperatura corporal, sendo, ento, absorvida. Plula: medicao de forma esfrica, podendo ser ou no revestida de substncia aucarada. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. A) B) C) D) FF- FV VVFV FV-VF VFVF Conhecimentos Especficos
11

IV -

TIPO 1

Processo Seletivo Simplificado para Contratao de Funcionrios FAEPU - Tcnico em Enfermagem

QUESTO 28
Atualmente, existem muitos curativos com formas e propriedades diferentes. Para escolher um curativo, necessrio, primeiramente, avaliar a ferida, aplicando o que melhor convier ao estgio em que se encontra, a fim de facilitar a cura. Associe alguns tipos de coberturas para curativos, apresentados na coluna da esquerda, s caractersticas da coluna da direita. I. Alginato a. b. c. Tipo de cobertura de poliuretano que promove ambiente de cicatrizao mido, mas no apresenta capacidade de absoro. Possui grande capacidade de promover a regenerao dos tecidos, acelerando o processo de cicatrizao. impermevel gua e s bactrias e isola o leito da ferida do meio externo. Evita o ressecamento, a perda de calor e mantm um ambiente mido ideal para a migrao de clulas. Age promovendo a limpeza das secrees, tecidos necrticos, pus e microrganismos s vezes presentes nos ferimentos, facilitando o processo de cicatrizao. derivado de algas marinhas e, ao interagir com a ferida, sofre alterao estrutural: as fibras de alginato transformam-se em um gel suave e hidrfilo medida que o curativo vai absorvendo a exsudao.

II. Hidrocolide III. Papana IV. cido graxo essencial (AGE) V. Filme d.

e.

Assinale a alternativa que apresenta a correlao da coluna da esquerda com a coluna da direita, corretamente. A) B) C) D) Ib IIa IIIe IVc Vd Ia IIe IIIb IVc Vd Ie IIc IIId IVb Va Ie IIc IIId IVa Vb

QUESTO 29
Foram prescritos a um paciente 2.000.000 UI de penicilina cristalina, e esto disponveis frascos-ampola de 5.000.000 UI e frascos com 8 ml de diluente. Quantos ml devem ser administrados para que a prescrio seja cumprida? A) B) C) D) 4 ml 3,2 ml 3 ml 4,2 ml

QUESTO 30
Um tcnico em enfermagem, ao preparar um esquema de soro, utilizou um frasco de soluo fisiolgica 0,9% de 250 ml. Ele desprezou 80% da soluo fisiolgica. Quantos ml restaram no frasco?

A) B) C) D)

150 ml 175 ml 200 ml 225 ml Conhecimentos Especficos


12

Processo Seletivo Simplificado para Contratao de Funcionrios FAEPU - Tcnico em Enfermagem

TIPO 1

QUESTO 31
Foram prescritos para um paciente 1500 ml de soluo glicosada 5% para serem infundidos em 18 horas. Qual ser, aproximadamente, a velocidade de infuso em microgotas por minutos? A) B) C) D) 93 33 63 83

QUESTO 32
A morbidade refere-se ao comportamento das doenas em uma populao exposta ao adoecimento. Seus ndices permitem conhecer quais doenas existem habitualmente na rea, no perodo e na populao estudada (prevalncia), e quais os novos casos das doenas na mesma rea, perodo e populao (incidncia). De acordo com a quantidade de casos de uma doena em determinada populao em um perodo de tempo, a morbidade pode ser relacionada com os termos abaixo: I II III Surto um aumento repentino do nmero de casos, no delimitado a uma regio. Endemia a ocorrncia de certo nmero de casos controlados em determinada regio. Epidemia o aumento do nmero de casos de determinada doena, muito acima do esperado e no delimitado a uma regio. Pandemia compreende um nmero de casos de doena acima do esperado, sem respeitar limites entre pases ou continentes.

IV -

Classifique as afirmativas acima em (V) verdadeira ou (F) falsa e assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. A) B) C) D) FVVV VFFV VVFF FVFF

QUESTO 33
Atualmente, com o advento da vacina e dos avanos tecnolgicos e cientficos observados nas ltimas dcadas, muitas doenas que determinavam elevados ndices de mortalidade podem ser prevenidas e controladas. Assinale a alternativa que contm somente doenas prevenveis por vacinao. A) B) C) D) Hepatite B, clera, sarampo, raiva humana. Poliomielite, coqueluche, meningite, caxumba. Rubola, doena de Chagas, malria, ttano. Febre amarela, difteria, varicela, febre tifide.

Conhecimentos Especficos
13

TIPO 1

Processo Seletivo Simplificado para Contratao de Funcionrios FAEPU - Tcnico em Enfermagem

QUESTO 34
A ovulao decorrente da ao de dois hormnios. So eles: A) B) C) D) FSH e estrognio. LH e progesterona. LH e FSH. Progesterona e estrognio.

QUESTO 35
Sobre o comportamento diante de um paciente deprimido, assinale a alternativa INCORRETA. A) B) No caso de uma tentativa de suicdio, o auxiliar deve prestar os primeiros socorros (hemorragia, asfixia etc.), evitar deixar o paciente sozinho e, uma vez que ele seja removido, atuar junto aos outros pacientes para evitar o pnico. Para lidar com este tipo de transtorno, necessrio que o profissional se conscientize de que sentir pena no s no ajuda como pode atrapalhar. O ambiente teraputico requer respeito, e sentir pena pode no ser a melhor forma de demonstr-lo. Pode-se perguntar ao paciente se ele deseja morrer, pois a pergunta no ir induzi-lo. No entanto, fornecer um dado para seus cuidados. O maior risco em lidar com esse tipo de paciente o de suicdio (esse risco sempre menor quando o paciente comea a melhorar de seu transtorno).

C) D)

QUESTO 36
Com relao ao tempo cirrgico, o termo direse compreende o procedimento realizado dentro de qual perodo operatrio? A) B) C) D) Ps-operatrio imediato Transoperatrio Pr-operatrio Ps-operatrio tardio

QUESTO 37
Com relao ao atendimento de emergncia, assinale a alternativa INCORRETA.

A) B) C) D)

O socorrista deve, se estiver sozinho, iniciar o atendimento de vtima adulta e depois, solicitar ajuda; em seguida, tranquilizar a vtima e evitar aglomeraes e tumultos. O objetivo principal desse atendimento manter a vida do cliente e prevenir sequelas, estabelecendo prioridades ante os cuidados prestados. Considera-se como atendimento de emergncia as aes empregadas para a recuperao, cujo agravo sade implica risco de morte e exige atendimento imediato. O atendimento de urgncia caracteriza-se pelo cliente cujo agravo sade no apresenta risco de morte evidente, mas que tambm necessita de assistncia imediata. Conhecimentos Especficos
14

Processo Seletivo Simplificado para Contratao de Funcionrios FAEPU - Tcnico em Enfermagem

TIPO 1

QUESTO 38
A nomenclatura ou terminologia cirrgica o conjunto de termos usados para indicar o procedimento cirrgico. Correlacione o sufixo usado na composio da terminologia cirrgica com o seu significado. I II III Tomia Plastia Rfia Pexia Scopia a. b. c. d. e. Reparao plstica Visualizao da cavidade atravs de aparelhos especiais Sutura Fixao Inciso, corte

IV V -

Assinale a alternativa que apresenta a correlao correta. A) B) C) D) Ie IIb IIId IVc Va Ie IIa IIIc IVd Vb Ic IIa IIIe IVb Vd Ic IIa IIIb IVe Vd

QUESTO 39
Com a implantao da Poltica Nacional de Humanizao (PNH), foram definidas quatro prioridades de ao. Assinale a alternativa que NO representa uma dessas prioridades. A) B) C) D) Todo usurio do SUS saber quem so os profissionais que cuidam de sua sade, e os servios de sade sero responsveis por sua referncia territorial. Sero reduzidas as filas e o tempo de espera com a ampliao do acesso e o atendimento acolhedor e resolutivo baseados em critrios de risco. Estimular prticas resolutivas, racionalizar e adequar o uso de medicamentos, eliminando aes intervencionistas desnecessrias. As unidades de sade garantiro as informaes ao usurio, o acompanhamento de pessoas de sua rede social (de livre escolha) e os direitos do cdigo dos usurios do SUS.

Conhecimentos Especficos
15

TIPO 1

Processo Seletivo Simplificado para Contratao de Funcionrios FAEPU - Tcnico em Enfermagem

QUESTO 40
Tendo em vista a Lei 10.216 que dispe sobre a proteo e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em sade mental, marque, para as afirmativas abaixo, (V) verdadeira ou (F) falsa. I II III So exemplos de direitos da pessoa portadora de transtorno mental ser protegida contra qualquer forma de abuso e explorao, ter garantia de sigilo nas informaes prestadas, entre outros. A internao psiquitrica somente ser realizada mediante laudo mdico circunstanciado que caracterize os seus motivos, podendo ser de dois tipos: voluntria ou involuntria. O tratamento em regime de internao ser estruturado de forma a oferecer assistncia integral pessoa portadora de transtornos mentais, incluindo servios mdicos, de assistncia social, psicolgicos, ocupacionais, de lazer e outros. A pessoa portadora de transtorno mental deve ser tratada em ambiente teraputico pelos meios mais invasivos possveis. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. A) B) C) D) VFVF FVFV FFVV VVVF

IV -

Conhecimentos Especficos
16

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA


PROGRAD - Pr-Reitoria de Graduao DIRPS - Diretoria de Processos Seletivos
www.ingresso.ufu.br

Vous aimerez peut-être aussi