Vous êtes sur la page 1sur 17

Socilogo/professor: novos desafios para a formao profissional Tnia Elias Magno da Silva UFS.

. 1 Manoel Messias Rodrigues Santos2 Adriana Elias Magno da Silva3

Introduo O presente artigo apresenta os resultados preliminares de um estudo que estamos realizando na Universidade Federal de Sergipe junto aos docentes do Departamento de Cincias Sociais acerca do perfil do profissional que vem sendo formado pelo curso de Cincias Sociais, tanto em nvel de bacharelado como de licenciatura. Ainda em sua primeira fase o foco central a formao do professor de Sociologia, contudo como objetivo geral o estudo busca contribuir para o debate sobre o papel das universidades na formao de novos profissionais frente s novas configuraes sociais e exigncias do mercado de trabalho decorrentes das rpidas transformaes sociais resultantes do processo de globalizao e modernidade. Discutese a formao do cientista social/socilogo e a sua habilitao para o ensino da disciplina sociologia, ou seja, a formao do socilogo/professor, e os desafios colocados aos cursos de graduao e de ps-graduao no Brasil frente a um novo campo no mercado de trabalho para os socilogos decorrente da volta da disciplina Sociologia na grade curricular dos cursos de ensino mdio em todo o pas. Partimos do pressuposto que a volta da disciplina Sociologia ao ensino mdio e fundamental dever fomentar a discusso sobre a formao profissional do professor desta disciplina, ou seja, do licenciado em Cincias Sociais ou Sociologia, bem como dever fomentar uma maior procura pelo curso de licenciatura nesta rea. A incluso desta disciplina nos currculos das escolas de nvel mdio em todo o pas coloca vrios desafios para as universidades, como caso da elaborao das Orientaes Curriculares de Sociologia, as OCNS, que devero nortear as diretrizes para o ensino de sociologia nas escolas do pas e que at o momento no foram delimitadas, embora a discusso e apresentao de propostas j tenham sido iniciadas.
Doutora em Cincias Sociais, professora e pesquisadora vinculada ao Mestrado em Sociologia pela UFS, coordenadora do Ncleo de Estudos e Pesquisa Itinerrios intelectuais, imagem e sociedade - UFS, coordenadora da pesquisa Socilogo/professor: Novos desafios frente ao mercado de trabalho. 2 Mestre em Sociologia, pesquisador associado ao Ncleo de Estudos e Pesquisa Itinerrios intelectuais, imagem e sociedade-UFS. 3 Doutoranda em Cincias Sociais-PUC/SP, professora da Universidade Anhembi-Morumbi-SP, pesquisadora associada ao Ncleo de Estudos e Pesquisa Itinerrios intelectuais, imagem e sociedadeUFS.
1

Aps 40 anos ausente do currculo escolar das escolas de ensino mdio, as questes relativas ao ensino da sociologia saram do mbito dos cursos de Cincias sociais e foram transferidas para a alada dos pedagogos e dos pesquisadores em educao, de modo que a disciplina de Prtica de Ensino em Cincias Sociais ou em Sociologia passou a ser, em muitas universidades, de responsabilidade do Departamento de Educao e, no raro, ministrada por um docente desvinculado do curso de Cincias Sociais, este fato agrava-se ainda mais quando esta disciplina ministrada por um docente sem a formao especfica. Outra questo diz respeito aos mltiplos olhares e interpretaes do que seja formar o professor de sociologia, pois isto implica em pensar o professor para o nvel mdio de ensino e o professor para o nvel superior, enfim responder uma questo difcil de ser respondida: Qual o perfil que deve ter esse profissional? Deve haver diferena na formao de um e de outro? Por qu? Qual a responsabilidade dos cursos de graduao e de ps-graduao na formao deste profissional? Os cursos de graduao esto preocupados com a formao deste profissional? Qual o envolvimento dos docentes do curso com esta questo? Estas perguntas norteiam a pesquisa que estamos desenvolvendo. O presente artigo est dividido em quatro eixos: inicia situando a criao dos primeiros cursos superiores de Cincias Sociais/Sociologia no pas e as dificuldades encontradas pelos primeiros professores antes da institucionalizao desta formao no Brasil, em especial no que diz respeito exigidade de material bibliogrfico especfico e o autodidatismo dos mesmos, em seguida analisa de forma breve as nefastas conseqncias que o Golpe de Estado de 31 de maro de 1964 teve para o ensino no pas, em especial para os professores de sociologia e filosofia, ao perseguir, prender e exilar professores e pesquisadores, principalmente aps a promulgao do AI54, levanta algumas questes sobre a realidade atual dos cursos de Cincia Sociais/Sociologia e entre a licenciatura e o bacharelado, os desafios colocados frente necessidade de elaborao das Orientaes Curriculares de Sociologia OCNS, e conclui com um exemplo concreto: o papel da graduao e da ps-graduao na formao do professor de sociologia em Sergipe.

Os primeiros cursos: os desafios do pioneirismo

Ato Institucional Nmero 5, decretado em 1968, pelo ento General Presidente Garrastazu Mdici.

O ensino de Sociologia no Brasil tem uma histria complexa e marcada em seu incio por professores autodidatas5. O primeiro curso de formao de socilogos data de 1933, com a fundao da Escola Livre de Sociologia e Poltica de So Paulo6. Em 1934 fundada a Universidade de So Paulo e, em 1939 criada a Faculdade Nacional de Filosofia no Rio de Janeiro. A partir de meados e final da dcada de 1930 foram surgindo vrios Institutos e Faculdades de Filosofia e Cincias Humanas no pas e com eles os cursos de Cincias Sociais e/ou Sociologia. 7 Contudo, a disciplina Sociologia j estava presente nos cursos de Direito antes do surgimento dos cursos de Cincias Sociais ou de Sociologia, bem como j havia na dcada de 1930, uma srie de manuais publicados sobre Sociologia, em especial dirigidos s Escolas Normais. Em seu estudo sobre a histria da sociologia no Brasil, Silva (1997) se detm no estudo de um pioneiro da sociologia brasileira, o professor sergipano Florentino Menezes e revela como a falta de manuais para o professor de sociologia era um grande entrave, de modo que muitos acabavam produzindo seus prprios livros didticos. Ser cientista social no perodo que antecedeu a institucionalizao da sociologia enquanto disciplina acadmica, ou seja, antes do interesse econmico por uma profisso bem sucedida, despertava a vontade de vencer desafios em um pas ainda imberbe para tal campo (op.cit. p.09). Os pioneiros da sociologia brasileira, na sua maioria auto-didatas, enfrentaram enormes dificuldades para ministrar essa disciplina, pois no havia uma referncia institucional precisa e sem essa referncia passavam por enormes adversidades tais como: falta de material didtico e a ausencia de recursos financeiros que proporcionassem condies propcias para que os profissionais divulgassem e aprofundassem os estudos e pesquisas que vinham realizando e que foram de certo o alicerce que cimentou o ensino de sociologia no pas. Menucci (2000, 02), em seu estudo sobre a institucionalizao da Sociologia no Brasil debrua-se exatamente sobre os primeiros manuais e cursos.

Vide a respeito entre outros: Silva, Adriana Elias Magno. Florentino Menezes Um socilogo Brasileiro Esquecido. (1997) PUC/SP. Dissertao de Mestrado; Menucci, Simone. A institucionalizao da Sociologia no Brasil: Os primeiros manuais e cursos. (2000) IFCH/UNICAMP. Dissertao de Mestrado. 6 Atualmente Fundao Escola de Sociologia e Poltica de So Paulo FESSP/SP que em maio de 2007 completou 74 anos de existncia. 7 o caso do Paran e Minas Gerais, por exemplo. Em 1932 funda-se no Recife a Faculdade de Filosofia e Cincias Sociais, mas em 1935 fechada, para ressurgir com o aparecimento da Universidade Federal de Pernambuco UFPE, em 1946. A respeito vide Silva, 1998.

Com efeito, entre os anos de 1931 e 1945 cerca de duas dezenas de livros didticos de sociologia foram publicados no Brasil. Eram, pois, livros introdutrios, compndios, tratados, dicionrios, coletneas de textos e peridicos destinados ao ensino secundrio regular, aos cursos de magistrio, faculdades e universidades. Trata-se de um conjunto

significativo de obras, revelador do estabelecimento de um sistema de difuso do conhecimento sociolgico. A sociologia s ir ganhar o grau superior das escolas secundrias com a Reforma Campos, lei 19.890 de 1931, que criou os cursos preparatrios para as faculdades e colocou esta disciplina como obrigatria. Segundo Costa Pinto (1945, 25 e 26) a sociologia passou a ser fundamental para o ensino com a Revoluo de 1930, porque segundo seus defensores, esta se encaixava ao esprito e aos princpios em nome dos quais a revoluo ascendeu ao poder, era o simbolo de uma formao moderna, voltada para capacitar os futuros dirigentes de um pas que se industrializava. Esse era em especial o esprito dos fundadores do primeiro curso superior de sociologia no Brasil, o da Escola Livre de Sociologia e Poltica de So Paulo. A Escola Livre de Sociologia e Poltica de So Paulo tinha como objetivo atender a demanda para uma classe dirigente, em especial para as necessidades da industrializao, urbanizao e modernizao de So Paulo, o currculo do curso dava nfase a administrao, o planejamento e a pesquisa, diferente do curso ministrado na Universidade de So Paulo que visava docncia. Sociologia no ensino mdio: A dana das cadeiras A sociologia como disciplina obrigatria nos currculos escolares dos cursos de ensino superior e mdio em todo o pas foi um dos ideais defendidos por Benjamin Constant em 1980, mas devido morte prematura de Constant, na poca da implantao dos currculos no foi includa esta disciplina. O percurso da sociologia no ensino mdio sinuoso, e ao longo de 84 anos vemos a sua incluso e a sua excluso dos currculos das escolas de ensino mdio.
Em 1925 a Reforma Rocha Vaz introduz o ensino de sociologia nas escolas secundrias brasileiras. Em 1928 a sociologia passa a ser ministrada nas escolas de formao de professores, ento chamado Curso Normal. Em 1941 a Reforma Francisco Campos mantm o ensino de sociologia no Ensino Mdio, onde permanece at 1942 quando a Reforma Capanema,

retira a obrigatoriedade do ensino de sociologia nas escolas secundrias8. Contudo, apesar de no ser mais obrigatria muitas escolas no pas, em especial aquelas consideradas modelo, mantiveram em sua grade curricular as duas disciplinas ou uma ou outra, este o caso do Colgio Ateneu de Sergipe. De 1925 a 1942 a sociologia tem sua fase urea, pois consegue ser difundida em setores mais amplos da classe mdia e alguns conceitos e autores clssicos chegam a se popularizar neste extrato da populao e por extenso chegam via movimento poltico as camadas trabalhadoras mais engajadas, seja atravs da luta sindical ou da luta partidria, talvez a intelligentsia ligada ao governo de Vargas tenha visto nessa forma de difuso de conhecimento reflexivo e critico uma ameaa a ordem estabelecida, e como forma de se prevenir tenha na Reforma Capanema excludo filosofia e sociologia dos currculos do ensino mdio em todo o pas como disciplinas obrigatrias. Em 1961 a LDB n. 4.024 - Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional - garante o retorno da Sociologia nos cursos secundrios regulares (cientfico e clssico); Em 1971 a LDB n. 5.692, novamente coloca a Sociologia entre um rol de 104 disciplinas optativas. O ensino secundrio transforma-se em ensino profissionalizante, deixando pouco espao para as cincias sociais, a sociologia praticamente desaparece das escolas. Em 1982, j nos ltimos anos da ditadura militar e no perodo conhecido como de transio, a Lei n. 7.044, altera aspectos da legislao anterior, relativizando o carter de profissionalizao do ensino de 2. Grau, abrindo mais espao para as Cincias Humanas. Neste momento vrias entidades representativas dos socilogos em vrios estados da federao iniciam uma luta pelo retorno da Sociologia no 2. Grau, definindo-a como Cincia estratgica na formao da cidadania do aluno.

Em detrimento da no obrigatoriedade da incluso ou no desta disciplina no currculo do ensino secundrio, o campo de trabalho para o professor de sociologia e filosofia, foi se estreitando, uma vez que apenas os cursos de formao de professores (Normal) mantinham sociologia como disciplina obrigatria e quase sempre apenas sociologia da educao e esta podia ser ministrada por pedagogos. No podemos olvidar que aps 1964 tambm a difuso de certos conhecimentos considerados perigosos e subversivos foi sendo evitada e neste rol entra a sociologia, portanto num sentido figurado podemos falar em cassao branca. Cada vez mais menos estabelecimentos de ensino mdio optavam por colocar a disciplina sociologia na grade curricular. Em conseqncia desta realidade, a formao do professor de sociologia vai nas instituies de ensino superior deixando de ser prioridade e com o passar dos anos o
Este um tema que ainda carece de pesquisas para maiores esclarecimentos. Por que a reforma Capanema retirou estas disciplinas dos currculos como obrigatria, se ela permaneceu quase a vigncia toda da ditadura Vargas?
8

bacharelado passa, na maioria dos cursos de cincias sociais, a prevalecer em detrimento da licenciatura, que aos poucos foi sendo colocada de lado na maioria das instituies. Em muitas universidades e faculdades o curso de Cincias Sociais/Sociologia passou a ofertar apenas o bacharelado. A justificativa para essa escolha era a de que no havia mais mercado de trabalho nessa rea e, portanto, demanda, embora tanto sociologia como filosofia fizessem parte da grade dos cursos de magistrio, mas as duas disciplinas eram quase que, sem exceo, ministradas por pedagogos. A luta pela reintroduo dessas disciplinas nos currculos escolares do ensino mdio passou por vrias fases e mesmo sem ser obrigatria, em muitos estados da federao, como o caso de So Paulo, Rio Grande do Sul, Paran, Rio de Janeiro, Minas Gerais entre outros, foram includas no currculo escolar do ensino mdio, contudo em nvel de Brasil continuaram oficialmente fora do currculo obrigatrio 9. No dia 7 de julho de 2006, o Conselho Nacional de Educao, antigo CFE, rgo de Estado, atravs de sua Cmara de Ensino Bsico CEB aprovou por unanimidade de votos a volta do ensino das disciplinas de Sociologia e Filosofia em todas as 23.561 escolas de Ensino Mdio, pblicas e privadas, existentes no Brasil, j a partir de 2007. 10 No dia 11 de agosto, o ministro da Educao Fernando Haddad homologou a deciso do CNE, transformada em Resoluo 04/06 assinada pela presidente da CEB/CNE, Prof. Dr. Cllia Brando Alvarenga Peixoto11. Entretanto, at o presente momento so inmeros ainda os entraves para que as duas disciplinas possam ser ministradas em todas as escolas do pas. Segundo vrias secretarias de educao faltam professores devidamente habilitados. Na falta destes, professores de outras reas de ensino e que j lecionam nas escolas e tem carga horria disponvel, acabam assumindo a disciplina. H inmeras propostas para soluo do problema em curto prazo, como oferecer cursos a distancia e/ou cursos de especializao na rea. Outra questo debatida, mas que at agora no consensual, propem que o bacharel na rea, em carter provisrio e por um perodo determinado, poder lecionar a disciplina. Os novos desafios e o papel das graduaes e ps-graduaes.
A respeito da luta pela reintroduo de sociologia na grade curricular dos cursos de ensino mdio vide entre outros, Silva, 2007. 10 Na ocasio foi estabelecido um prazo de um ano para a sua implementao, considerado necessrio para que os estados que ainda no adotam essa deciso, possam se adequar. 11 Resoluo n. 4 de 16 de agosto do CNE, publicada no DOU de 21 de agosto de 2006, Seo 1, pgina 15.
9

Esta questo nos remete a discusso sobre a estrutura e perfil dos cursos de bacharelado e licenciatura em Cincias Sociais/Sociologia. O que h de comum nos diferentes cursos existentes? Qual o objetivo do Projeto Pedaggico desses cursos em relao formao do professor de sociologia? Se que h um Projeto Pedaggico a orient-los, fruto de uma discusso ampla com todos os envolvidos, inclusive representantes da sociedade. Em geral, h em muitos casos uma hierarquia velada nos cursos de Cincias Sociais e/ou Sociologia atribuindo licenciatura um status menor em relao ao bacharelado, essa tem sido uma queixa comum feita pelos estudantes e professores de vrias instituies do pas nos inmeros fruns e encontros realizados onde a temtica foi colocada. Esta questo nos leva a atentar para a questo legal da profisso. A Lei que reconhece a profisso de socilogo 12 define como tal apenas os bacharis. Os licenciados no so, portanto, socilogos ao crivo da lei, mas professores de sociologia no ensino fundamental e mdio. Entretanto o Decreto Presidencial N 89.531, de 05 de abril de 1984 que regulamentou a profisso de socilogo, estabelee no seu artigo 2 que descreve as atribuies dos socilogos, em seu item II que uma das funes do profissional ensinar sociologia geral ou especfica, nos estabelecimentos de ensino, desde que cumpridas as exigncias legais, ou seja, que seja licenciado, pois esta a exigncia legal. De acordo com a Lei que cria a profisso e o Decreto que a regulamenta necessrio que a pessoa seja bacharel e licenciada para poder gozar de todas as prerrogativas legais. Esta dualidade na formao - bacharel e licenciado -, em decorrncia de muitas escolas no pas terem abolido a licenciatura dos cursos de Cincias Sociais/Sociologia, tem criado situaes muito constrangedoras e polmicas. O outro lado da medalha tambm problemtico, pois quando o curso oferta tanto o bacharelado como a licenciatura, em geral as formaes esto dissociadas, ou seja, o aluno pode optar por uma ou outra formao, havendo no raro, em muitas escolas, o ingresso separado, ou seja, o aluno obrigado no primeiro ou segundo semestre optar por uma das formaes e h casos em que o vestibular j separado. Conseqncia: os que optam apenas pela licenciatura no sero socilogos de acordo com o decreto que regulamentou a profisso, portanto no poderiam ministrar aulas de sociologia, embora sejam
Vide Lei de n 6.888, de 10 de dezembro de 1980, Portaria Ministerial n 3230 de 15 de dezembro de 1983 e o Decreto Presidencial n 89.531, de 05 de abril de 1984 que regulamentou a profisso de socilogo.
12

licenciados. Esta uma questo que tem que ser enfrentada e resolvida13. Apesar deste impedimento legal os apenas licenciados esto amparados pela Resoluo 02/97 do CNE que garante ao licenciado, em qualquer rea, independente de sua formao na graduao, que o mesmo lecione no ensino fundamental e mdio, na rea de sua licenciatura. Outra questo a ser discutida diz respeito valorizao das duas formaes no mbito de muitas instituies de ensino superior. Parece haver em algumas instituies de ensino uma valorizao menor da licenciatura em relao ao bacharelado que passa a ser visto tanto pelo corpo docente como pelos alunos como uma formao melhor. A licenciatura seria o caminho natural dos alunos considerados mais fracos e que no estariam aptos a enfrentar a monografia de concluso de curso. Ou seja, por aqueles que no tem perfil acadmico, vocao para pesquisadores, portanto para a carreira acadmica. A reforar esta questo ilustrativo apresentar os resultados at agora obtidos em nossa pesquisa com alguns professores do curso de cincias sociais que j devolveram os questionrios aplicados sobre a formao do professor de sociologia. Quando questionados sobre qual o seu envolvimento e responsabilidade na formao dos professores de sociologia, ou seja, na formao dos licenciados, estes docentes, em especial das reas de antropologia e poltica, no se vm como responsveis pela formao dos licenciados, atribuem esta responsabilidade ao professor de Prtica de Ensino apenas, alm dos professores das matrias pedaggicas, ou seja vem como responsabilidade do Departamento de Educao. como se as matrias bsicas que ensinam no servissem para a formao do futuro professor do ensino mdio, esto alheios a isto. As questes acima embora num primeiro momento paream nos remeter a uma discusso apenas sobre os cursos de graduao esto diretamente vinculadas formao nas ps-graduaes, pois os professores que vo formar os futuros bacharis/licenciados em Cincias Sociais/Sociologia passam pelas ps-graduaes. Diante desta realidade levantam-se algumas questes para o debate:

13

Tramita no Congresso Nacional um projeto de lei que modifica o Decreto Presidencial n 89.531 que regulamentou a profisso de socilogo. Esta alterao d aos licenciados em cursos de formao plena quatro anos o titulo de socilogos. Esta alterao foi uma deciso da Federao Nacional dos Socilogos do Brasil FNSB, aps o ltimo Congresso realizado na cidade de Natal RN, em 2008, contudo h um movimento muito grande por parte de lideranas sindicais para que a Lei no seja alterada, portanto a questo ainda gera muita polmica.

pas?

ensino

de

sociologia

tem

sido

um

tema

recorrente

de

preocupao/discusso/pesquisa nas ps-graduaes em Cincias Sociais/Sociologia no - Qual tem sido a produo acadmica voltada para esse tema nos cursos de Mestrado e Doutorado em Cincias Sociais/Sociologia? - Quantos cursos de ps-graduao tm pelo menos uma disciplina voltada para essa rea em sua grade? Qual a preocupao dos cursos com a formao do professor de sociologia? Faz-se necessrio um levantamento nos cursos de Cincias Sociais existentes no Brasil para que possamos ter um panorama atualizado da situao do ensino de sociologia nas instituies de nvel superior no pas, bem como o papel que a pesquisa sobre a formao continuada dos professores de sociologia vem tendo nos cursos. Este levantamento poder nos fornecer um quadro atualizado dos temas que tem dominado a produo acadmica em nvel de graduao e ps-graduao em diferentes perodos e o lugar que o ensino de sociologia tem ocupado nessa produo. A pesquisa sobre o ensino de sociologia na Universidade Federal de Sergipe Em 1990 criado o primeiro curso de bacharelado e licenciatura em Cincias Sociais de Sergipe na Universidade Federal de Sergipe, que passa a funcionar no primeiro semestre de 199114. Na poca o Departamento de Cincias Sociais contava com dezessete (17) docentes, assim distribudos por rea de conhecimento: Dez (10) da rea de Sociologia, cinco (5) da rea de Antropologia e dois (2) da rea de Poltica. Deste total, dezesseis (16) eram mestres e especialistas e um (1) ps-doutor. Em dez anos de existncia, o curso que previa no projeto inicial a duplicao de seu quadro docente em cinco anos, teve o seu nmero de docentes cada vez mais reduzido, passando de dezessete professores para apenas treze em 2005, com a seguinte titulao: 01 ps-doutor, 06 doutores, 03 doutorandos e 03 mestres. Entre 2005 e 2008 foram realizados concursos pblicos para preenchimento de vagas e o curso de Cincias Sociais foi contemplado com um aumento do nmero de professores, contando atualmente com 16 docentes efetivos, mas ainda ficando muito aqum do proposto no projeto de criao do curso.

14

At a presente data o nico curso de formao em cincias sociais do estado de Sergipe.

Em 1997, o curso foi reconhecido pelo Ministrio da Educao atravs da Portaria n 428, de 18 de maro de 1997, o que possibilitou a consolidao do mesmo em nvel acadmico-burocrtico e, at o segundo semestre de 2008 haviam sido diplomados 365 alunos, assim distribudos: 73 bacharis, 45 bacharis e licenciados e 207 licenciados 15 . Embora tenha sido criado como um curso de bacharelado e licenciatura, somente no primeiro semestre de 2000 inicia a primeira turma de licenciados, com um total de 05 formandos. 16 Em 2002, comea a haver uma demanda mais significativa pela licenciatura em Cincias Sociais, decorrente da luta que se empreeendeu pelo retorno da disciplina de sociologia na grade curricular do ensino mdio no pas e a incluso desta no curriculo das escolas de ensino mdio em Sergipe. Um dado que merece destaque o fato de que das 118 monografias de concluso de curso defendidas at 2008, apenas uma teve como foco o ensino de sociologia, e segundo a autora da monografia foi muito difcil conseguir um professor orientador no departamento, dado o seu tema de pesquisa. Alunos Formados em Cincias Sociais 2003 - 2008 Ano 200317 200418 200519 200620 200721 200822
15

Bacharel 15 14 11 07 16 05

Licenciado 12 28 31 29 38 14

Deve-se ressaltar que em 1994 concluem o curso de bacharelado apenas duas alunas do total de 15 que ingressaram em 1991, e que ingressam no ano seguinte (1995) no mestrado em sociologia, uma na UNB e outra na PUC/SP. 16 Um fato que merece ser destacado que a disciplina Sociologia da Educao, obrigatria para a licenciatura no tem um docente qualificado para tal. Havia uma professora formada em Letras e doutora em Filosofia da Educao que ministrava a disciplina, inclusive havendo criado um ncleo de pesquisa na rea com uma significativa produo, mas com a aposentadoria desta, a disciplina ficou a cargo de outra professora, assistente social e doutoranda em Geografia, que j vinha ministrando a mesma na ausncia da professora que se aposentou. No h docentes atualmente no departamento de cincias sociais que se dediquem a essa rea de conhecimento. 17 Anurio Estatstico da UFS 2003/2005. So Cristvo: UFS, 2006. 18 Idem. 19 Idem 20 Anurio Estatstico da UFS 2005/2007. So Cristvo: UFS, 2008. 21 Idem

10

preciso considerar na anlise da tabela acima que muitos alunos que concluiram a licenciatura j eram bachareis. O aumento da demanda pela licenciatura em Cincias Sociais contudo pode ser comprovado pelo nmero de alunos matriculados na disciplina Prtica de Ensino em Cincias Sociais neste primeiro semestre de 2009, que apresentou 25 (vinte e cinco)matriculados em Prtica de Ensino I e apenas 05 (cinco)em Prtica de Ensino II.

A Ps-Graduao O curso de Ps-Graduao em Cincias Sociais da UFS criado em 1987, anterior a criao do curso de graduao em Cincias Sociais e at o ano de 1993 caracteriza-se como uma ps-graduao latu sensu em cincias sociais. Com a criao do curso de mestrado em 1993, passa a atrair no apenas os professores e alunos da UFS, mas tambm docentes e discentes provenientes de outras instituies de ensino superior de Sergipe e at de estados vizinhos. A reformulao do curso para mestrado trouxe como conseqncia uma produo cientfica mais sistematizada e uma formao acadmica mais qualificada. Proporcionou a formao de Grupos de Pesquisa mais estruturados e o surgimento de novos grupos, assim como dinamizou e diversificou a produo acadmica. Em 1996 o curso sofre nova reestruturao, criando as seguintes linhas de pesquisa: Movimentos Sociais e Cidadania; Cultura, Histria e Memria Social; Comunicao, Economia e Poltica e Formas de Interveno do Estado. No perodo de 1996 a 2000 foram defendidas 14 dissertaes de mestrado, mantendo-se ainda o mesmo perfil ecltico dos temas do perodo anterior. Em 2003, foram defendidas 19 dissertaes e no primeiro trimestre de 2005, 08 dissertaes foram apresentadas, porm nenhuma versou sobre a formao profissional, mercado de trabalho e/ou ensino de sociologia. Em 2002, o curso passa de Mestrado em Cincias Sociais para Mestrado em Sociologia com as seguintes linhas de pesquisa: Etnicidade e Religiosidade; Modernidade, Identidade e Cultura Urbana; Poltica, Cidadania e Direitos Humanos e Trabalho, Polticas Pblicas e Desenvolvimento.

22

Nmero de formandos 2008/01. Folder UFS em Nmeros, 2008.

11

No perodo de 1995 a 2008, o curso j havia titulado 157 mestres, mas nenhuma dissertao versou sobre ensino de sociologia e/ou o mercado de trabalho para os socilogos e cientistas sociais. Em 2009 o curso passou a ser de Mestrado e Doutorado em Sociologia. Na justificativa do projeto de criao do curso de Doutorado em Sociologia h referncia formao de professores e pesquisadores para o magistrio superior, porm no h nenhuma disciplina ou linha de pesquisa que contemple este objetivo. Relao de dissertaes defendidas no perodo 2005 - 2009

12

Ttulo Glauber Rocha: a revoluo das massas criadoras A reafricanizao da capoeira em Aracaju: identidades em jogo. Igreja Catlica e AIDS: estudo do programa solidariedade e esperana AIDS em Sergipe Gnero e construo civil: um estudo de caso sobre trabalhadoras da NORCON Racionalizao e liberdade em Max Weber: possibilidades de emancipao do indivduo contemporneo Vinho velho em garrafas novas? Dilemas e implicaes do policiamento comunitrio num bairro de Aracaju-Se Esfera pblica e sociabilidade: grandeza e decadencia do gabinete de leitura de Maruim Entre o fato e a lei: representao, justia e gnero-estupro em Aracaju Mulher: uma anlise dos perfis femininos no contexto da religio pentecostal Polticas sociais e incluso no Brasil do Programa de Erradicao do Trabalho Infantil PETI em Itabaiana Se Atrao e afinidades esquecidas: natureza e mudana social na obra de Jos de Alencar e Gilberto Freyre A (dis) funcionalidade do trabalho como liberdade na sociedade ps-industrial Reestruturao produtiva e impacto na requalificao do trabalhador industrial: a tica dos atores envolvidos Oramento participativo e cidadania: limites e possibilidades As agruras e delcias de

Autor Humberto Alves Silva Jnior lvaro Machado de Andrade Jnior Jos Marcelo Domingos de Oliveira Fernanda Oliveira de Arajo Edilene Maria de Carvalho Leal Glesi da Rocha Passos

Orientador Rogrio Proena Leite Rogrio Proena Leite Tnia Elias Magno da Silva Maria Helena Santana Rogrio Proena Leite Paulo Sergio da Costa Neves

Ano 2005 2005 2005 2005 2005

2005

Denio Santos Azevedo Jos Maria de Oliveira Silva Patrcia Rosalba Salvador Moura Costa Tereza Rachel Clement Matilde Paes da Costa Santana Maria Helena Santana Jonatas Souza Menezes Olvio Alberto Teixeira

2005 2006 2006 2006

Marcelo Figueiredo Silva

Ulisses Neves Rafael

2006

Jorge Luiz Barreto Ribeiro Cristiane Maria Macedo Arxo Lus Cludio Almeida Santos Daniela Nogueira

Maria Helena Santana Maria Helena Santana Jos Rodorval Ramalho Jos Rodorval

2006 2006

2007 2007 13

Emma, Ana e Lusa (tipo ideal e adultrio no romance realista do sculo XIX) Fragmentos de trabalho: identidade operria no trabalho terceirizado Experincia religiosa: transformaes de sentido para a vida no interior da igreja do evangelho quadrangular A emergncia de instituies sociais no estado de Sergipe a partir da associao econmica Eventos pblicos e privados: a elaborao de polticas culturais voltados para a elaborao de festas Professores migrantes em Aracaju: mltiplas sociabilidades Lavoura de delcias: visibilidades de gnero nos romances de Francisco J C Dantas A Violncia da ordem: policia militar e representaes sociais sobre a violncia em Sergipe Um alarido neopentecostal: transversalidade e ressignificao na Igreja Universal do Reino de Deus A irmandade dos homenspretos do rosrio: etnicidade, devoo e caridade em So Cristvo-Se (sculo XIX) A caminho da fbrica com a bblia na mo: estudo da modernidade em Aracaju e sua relao com o universo religioso A via crucis do desejo: a aprendizagem do amor homoerotico nas veredas do grande serto Violncia, magia e tcnica A construo coletiva dos projetos de assentamento do programa nacional de crdito

Amaral Jaime Santos Jnior Cleber Seixas Guimaraes Geraldo Denisson Costa Viana Junior Jos Ribeiro Filho

Ramalho Marcus Eugenio Jonatas Souza Menezes Tcito Augusto Farias Ernesto Seidl 2007 2007

2007 2008

Maria Luiza Scardini Sidiney Menezes Geronimo Marcos Santana Souza

Tnia Elias Magno Tnia Elias Magno

2008 2008

Paulo Sergio da Costa Neves

2008 2008

Adailson Jos Resende Jonatas Souza Bomfim Menezes Vanessa dos Santos Oliveira Hippolyte Brice Sogbossi

2008

Geane dos Santos

Jonatas Souza Menezes

2008

Manoel Messias Rodrigues Santos Diego Rodrigues Santos Calazans Samuel Pires Melo

Ulisses Neves Rafael Franz Josef Bruseke Olvio Alberto Teixeira

2009

2009 2009

14

fundirio ante fatos de uma ao coletiva Julgamentos sociais do scrimes Rogrio Ferreira da de homicdio e suas variantes Silva impactantes: uma anlise dos julgamentos do tribunal do jri de Aracaju de 2003 a 2007

Marcus Eugenio

2009

Concluses A volta da disciplina sociologia ao ensino mdio e fundamental dever fomentar uma discusso sobre a formao profissional dos cientistas sociais, em especial os que seguirem a carreira de professores do ensino fundamental e mdio, pois um mercado de trabalho que se abre e que ir exigir bons profissionais. De antemo j nos vemos diante de alguns desafios, como caso das Orientaes Curriculares de Sociologia, as OCNS, que devero nortear as diretrizes para o ensino de sociologia nas escolas do pas e que at o momento no foram delimitadas, e o tema no domina as principais pautas dos encontros da categoria, nem em nvel de graduao nem de ps-graduao. A verdade que pouco nos conhecemos enquanto profissionais que formam outros profissionais, no raro nos ilhamos em nossos laboratrios de pesquisa e o dilogo travado retrico e preocupado com a pontuao curricular exigida pelos rgos de fomento. Esta questo tambm diz respeito a nossa publicao, h temas da moda e h temas fora de moda, h temas que do IBOPE e a temas que poucos consideram importantes, h uma sociologia do cnone a balizar toda essa questo. Creio que temos que retomar o fio que foi rompido h quarenta anos e que colocou a licenciatura em Cincias Sociais em um segundo plano, bem como todos aqueles que a ela se dedicaram, seja como professor seja como pesquisador. As questes relativas ao ensino da sociologia foram transferidas para a alada dos pedagogos e dos pesquisadores em educao, de modo que a disciplina prtica de ensino em cincias sociais passou em muitas universidades a ser alocada no departamento de educao e, no raro, ministrada por um docente desvinculado do curso de Cincias Sociais, mesmo que formado na rea. Esta uma questo tambm que parece vem sendo rediscutida em vrias universidades, ao menos na UFS esta questo vem sendo discutida, embora sem muita nfase pelo Departamento de Cincias Sociais So inmeras as questes a serem levantadas a respeito da formao do professor de sociologia e o papel das ps-graduaes, afinal uma questo que se coloca 15

diz respeito aos mltiplos olhares e interpretaes do que seja formar o professor de sociologia, pois isto implica em pensar o professor para o nvel mdio de ensino e o professor para o nvel superior, enfim responder uma questo difcil de ser respondida: Qual o perfil que deve ter esse profissional? Deve haver diferena na formao de um e de outro? Por qu? Qual a responsabilidade dos cursos de ps-graduao na formao deste profissional? Estas questes nos remetem a discusso sobre a viso que se tem do que seja o ensino e qual a responsabilidade da comunidade cientfica na formao profissional e na democratizao do saber. Estas so questes que nos remetem a discusso sobre a viso que se tem do que seja o ensino, bem como o que seja formar o socilogo frente s perspectivas dos novos quadros profissionais que o mercado de trabalho est a exigir. Como atender essa demanda? Este tema pode ser analisado de vrios ngulos, dada complexidade da questo no h uma nica resposta, so vrias as possibilidades de se responder aos desafios que esto colocados, mas creio que o professor Amaury Cesar Moraes no artigo O que temos de aprender para ensinar cincias sociais? publicado na Revista CRONOS no dossi sobre ensino de sociologia (2007, 402), no qual discute a formao do pesquisador, do professor de nvel superior e da educao bsica, do tcnico e do administrador pblico que os cursos de cincias sociais vm efetivando nos aponta para uma resposta ao concluir suas reflexes chamando a ateno para a necessidade da interveno da comunidade cientfica mais ampla na explicitao dos objetivos do ensino mdio, e dentro desta, os cientistas sociais, condio para que os cursos superiores ultrapassem dois limites de sua democratizao: o elitismo e a evaso.

Referncias Carvalho, Lejeune Mato Grosso Xavier de. (2006) Sociologia no ensino mdio: Mudanas profundas na educao brasileira. Ferreira, Pinto. "Panorama da Sociologia Brasileira I e II". In. Revista Brasiliense, So Paulo, n. 14, nov/dez. 1957. Menezes, Florentino. Tratado de Sociologia. (1931) Aracaju: S. N. T. Menucci, Simone. A institucionalizao da Sociologia no Brasil: Os primeiros manuais e cursos. (2000) IFCH/UNICAMP. Dissertao de Mestrado.

16

Moraes, Amaury Cesar. O que temos de aprender para ensinar cincias sociais? In: CRONOS. Revista do Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais da UFRN. Natal/RN. Volume 8, nmero 2, julho/dezembro de 2007. Pg. 395-402. Silva, Adriana Elias Magno. Florentino Menezes Um socilogo Brasileiro Esquecido. (1997) PUC/SP. Dissertao de Mestrado; Silva, Tnia E. M. da. (2007) A sociologia em Sergipe: um olhar sobre o pioneirismo e a atualidade. In: Plancherel, Alice A. e Oliveira, Evelina A. F. de. Leituras sobre Sociologia no Ensino Mdio. Macei/AL: Editora da Universidade Federal de Alagoas. -------------------------- A questo das OCNS: Prtica pedaggica e formao dos professores de Sociologia: reflexes para o debate. Texto apresentado no Simpsio As Orientaes Curriculares Nacionais OCN Sociologia, do XIII Congresso Brasileiro de Sociologia realizado de 29/05/07 a 01/06/07 em Recife/PE.
(Corra, 1993) (Gomes, 1985): MEKSENAS, Paulo. O Ensino da Sociologia na Escola Secundria. In: Leituras & Imagens. Grupo de Pesquisa em Sociologia da Educao. Florianpolis: Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC, 1995, pp.67-79.

17

Vous aimerez peut-être aussi