Vous êtes sur la page 1sur 21

Desde os primrdios da inveno da plvora que achar uma maneira de faz-la entrar em combusto sempre foi o maior desafio

dos inventores de armas de fogo. Haviam vrios pontos a serem levados em conta no pro eto de uma arma de fogo! tais como a proteo contra gua e su eira e no menos importante! a proteo de quem a manuseava. "os antigos canh#es de mo! que na verdade no passavam de simples canos fundidos em ferro! lato ou bronze! com uma e$tremidade fechada e outra aberta! introduzia-se a plvora pela boca do cano! socava-a para compact-la! logo em seguida uma bucha %papel! estopa! etc.& e por 'ltimo o pro (til! normalmente um balote esf(rico de chumbo.

(Foto: um rudimentar "canho de mo") ) parte posterior do cano! a e$tremidade fechada! possu*a um orif*cio! sa*da de um canal que ligava a c+mara de combusto com o e$terior. "ormalmente usava-se um tipo de pavio! algo semelhante a um barbante de combusto lenta! aceso em uma e$tremidade! cu a brasa o atirador introduzia no orif*cio! cheio de plvora! que causava a ignio da plvora contida no canal e posteriormente , toda a carga contida no interior da c+mara. -ualquer coisa semelhante funcionaria al(m do pavio! tal como um graveto ou um palito de madeira incandescente. .sse sistema comeou a ser utilizado por volta de /012-/032! sendo que data de /004 a primeira referncia da e$istncia de um canho de mo porttil. 5bviamente a engenhosidade das pessoas no iria parar to cedo! se contentando com algo to inc6modo. 7ara melhorar um pouco as coisas! algu(m teve a id(ia de fi$ar o cordo de me$a em um suporte mvel! de forma que ao ser manuseado! atingisse diretamente o orif*cio. 8om isso! o atirador ficaria com um pouco mais de liberdade para se dedicar ao alvo. 9urgiu ento! por volta do ano de /:22! o sistema de mecha! universalmente denominado de ;match-lock;. )briremos aqui um parntese sobre essa nomenclatura e significado. <ndubitavelmente a l*ngua inglesa! no +mbito da literatura mundial sobre o assunto! ( a mais utilizada em publica#es! se am livros ou revistas. .ssa popularizao leva os autores que no so de

origem anglo-sa$6nica a empregar tamb(m os termos na l*ngua inglesa! evitando traduzir para a sua l*ngua nativa! mesmo porque! em alguns casos! essas tradu#es no conseguem e$pressar e$atamente a id(ia do significado correto. "este artigo! dentro do poss*vel! tentarei tamb(m utilizar os termos que so mais utilizados nas publica#es do gnero! em nossa l*ngua. De qualquer forma! o termo ;lock;! utilizado para discriminar esses sistemas! significa a grosso modo! fecho! ou mecanismo. =oltando ento ao ;match-lock;! podemos cham-lo de sistema de mecha. 9urgiram dezenas de id(ias e varia#es sobre o mesmo tema. 5 mais comum! entretanto! possu*a um suporte em forma de gancho! uma pea anloga ao atual ;co; de uma arma! em cu a e$tremidade fi$ava-se a ponta do cordo %pavio& para depois acend-lo.

"a medida que a mecha ia se consumido! o atirador fazia o avano manual do pavio para que sua ponta sempre ficasse com o mesmo comprimento. "o caso do desenho ao lado! vemos que o suporte da mecha ( uma pea de metal que se articula em um ei$o. 8om o au$*lio de uma mola de ao em forma de =! o co podia ser mantido fi$o tanto na posio armado como desarmado. ) assim chamada caoleta ( uma pequena cavidade lateral! de cu o interior sai um duto que atravessa a parede do cano e atinge a parte interna. 8olocava-se plvora nesta caoleta aps a carga habitual da arma. )lguns e$emplares mais sofisticados usavam uma pequena tampa que cobria ou no a caoleta a udando a manter a plvora no lugar e protegendo-a. 5s 'ltimos e$emplares de pistolas de mecha usavam um gatilho! nos moldes atuais! que permitiam que o ;co; abai$asse sobre a caoleta liberado por esse gatilho! no sendo mais necessrio que se usasse uma outra mo. >embramos aqui que esses sistemas que vamos demonstrar eram utilizados tanto em armas longas! como os bacamartes! mosquetes e fuzis! como tamb(m em armas curtas! como as pistolas! praticamente com o mesmo tipo de mecanismo. -uase que sem e$ceo! todos esses sistemas que obtiveram maior aceitao foram desenvolvidos em pa*ses da .uropa 8entral! principalmente na .spanha! ?rana! <tlia! <nglaterra! )lemanha e @ustria. .ntretanto! logo se percebeu as grandes desvantagens do sistema de mecha. 5 cordo tinha que estar constantemente a ustado na sua posioA a mecha se apagava por vrios motivos! principalmente na chuva ou com umidade e$cessiva. 7or causa disso! geralmente o pavio

era aceso nas duas e$tremidades! por garantia. 5 tempo de disparo! desde o ato de pu$ar o gatilho at( o tiro propriamente dito! era longo demais. )s falhas tamb(m eram constantes por e$cesso de su eira e entupimentos. >embramos que nesta (poca a plvora e$istente ainda era muito rudimentar! com produo de muita de fumaa e de res*duos. )lguma coisa deveria ser feita para que esses problemas diminu*ssem ou dei$assem de e$istir. 7or volta de /122! credita-se ao grande artista e inventor >eonardo da =inci os esboos dos primeiros pro etos de uma arma ;wheel-lock;! ou se a! o sistema de rodete. ) engenhosidade e praticidade deste mecanismo ( surpreendente.

)o inv(s de mecha! fi$ada ao co! usava-se um tipo de pedra! a pirita! envolta em um pedao de tecido ou couro! para melhor fi$ao! e presa numa pina provida de duas garras! fi$adas atrav(s de um parafuso de aperto. 5 sistema de disparo! onde se usava um gatilho! baseava-se em uma roda de ferro! serrilhada em toda a sua borda! semelhante , uma moeda de ho e! mas em tamanho maior. 5 ei$o desta roda possu*a uma mola de tenso! espiral ou de l+mina. Bsando-se uma chave similar a utilizada para dar corda em um relgio antigo! girava-se a roda numa volta completa at( ser travada pelo gatilho. 8arregava-se a arma como de costume! colocando-se depois um pouco de plvora na caoleta. ) pirita era ento posicionada sobre a roda. .m alguns modelos! o co com a pirita era bai$ado ao apertar do gatilho. )o se pu$ar o gatilho a roda era liberada e girava velozmente pela ao da mola. ) pirita! pressionada sobre a lateral serrilhada da roda! causava uma grande chuva de fa*scas que detonavam a plvora da caoleta. )lgo que nos remete ao simples e popular sistema usado nos atuais e pequenos isqueiros , gs. 8om isto! eliminava-se as inconvenincias do sistema de mecha! por(m! alguns problemas permaneciam e continuariam a atormentar os atiradores por longas d(cadas a fioC o retardo na ignio e a vulnerabilidade , umidade e su eira. )l(m disso! a pirita tamb(m necessitava de a ustes constantes! devido ao seu

desgaste. ) pistola de rodete mais antiga de que se tem not*cia data de /1DE! mas devem ter e$istido e$emplares de fabricao e$perimental um pouco antes disso.

Magnfico exemplo de pistola de rodete de fabrica o alem! data desconhecida" ) pistola de rodete nunca foi muito popular! principalmente em uso militar. .ra de fabricao muito cara e necessitava algumas opera#es que requeriam preciso. "o ( , toa que muitas delas foram feitas por relo oeiros. )cabou se tornando uma arma de elite! de pessoas abastadas e de oficiais. ) mecha continuou seus dias sendo usada! mesmo depois do aparecimento das primeiras armas de rodete. 7or volta de /1E2! tem-se not*cia do aparecimento de um novo sistema de ignio que trazia alguns benef*cios sobre o sistema de rodete. "a verdade! esse sistema chamado de ;flintlock; deve ser e$plicado separadamente em suas tres vers#es principaisC o sistema snaphaunce! o sistema mi#uelet e o sistema flintlock! propriamente dito. )s armas que utilizam qualquer um desses sistemas so denominadas armas de pederneira. 8hega a ser dif*cil de entender como esse sistema! to elementar e simples! pudesse ter surgido aps o complicado mecanismo das pistolas de rodete. )lguns autores acreditam que isso tem a ver com o fato que! nesta (poca! a evoluo dos relgios de corda estava a pleno vapor. Falvez isso tenha influenciado os armeiros de uma forma ou de outra.

5 sistema snaphaunce foi o primeiro a utilizar um co! bem similar ao que conhecemos ho e! contando tamb(m com uma pina a ustvel em sua e$termidade. "esta pina! e envolta em um pedao de couro! montava-se a pedra! agora usando-se o s*le$ ao inv(s da pirita. .mbora h uma controversa com mais de 022 anos de idade! acredita-se que o termo snaphaunce se deriva do holands schnapp-hahn! que literalmente significa galo que bica. Bsava-se tamb(m diversas formas para a mesma palavra! tais como chenapan (<tlia e .spanha) ou schnauphance! dependendo da sua regio. ) caoleta continuava a e$istir! com um orif*cio que se ligava! atrav(s de um duto! ao interior do cano. 9 que ao inv(s de uma roda giratria! usava-se uma pea de ao com um anteparo ranhurado! articulada e fi$ada sob ao de uma mola! que servia como o elemento gerador das fa*scas. 8om a queda do co! o s*le$! golpeando essa superf*cie rugosa com violncia! gerava grande quantidade de fa*scas ao mesmo tempo que arremessava essa pea para trs. Bma pequena tampa tamb(m se deslocava! e$pondo a caoleta cheia de plvora. .ra um sistema de desenho limpo e elegante! com grande parte das peas ocultas para a face interior da arma.

(Foto: $m belssimo exemplar de fecho snaphaunce! arma fabricada na %lemanha em &'()) ) variao mi#uelet teve sua origem na .spanha! na regio mediterr+nea. 9eu nome parece originar de migueletes! que era uma esp(cie de tropa militar que utilizava essas armas nos 7irineus. ) semelhana com o sistema snaphaunce era grande mas a maior diferena era na posio das molas! geralmente posicionadas pelo lado de fora do fecho. ) maior novidade foi alterar o sistema para que a prpria pea ranhurada tamb(m servisse de tampa para a caoleta! o que eliminou e simplificou o desenho. )s pistolas com o sistema denominado de mi#uelet comearam a surgir! em /132! no sul da .uropa.

) partir desta (poca! a grande maioria das foras militares de diversos pa*ses adotavam e usavam pistolas como essas! regularmente. ) engenhosidade e criatividade de diversos armeiros europeus foi responsvel por surgir centenas de varia#es sutis do mecanismo bsico. 8ada um deles tinha suas particularidades! inclusive uma pistola e um mosquete de pederneira com um sistema de retrocarga! ou se a! utilizavam uma esp(cie de alavanca dotada de uma rosca! na parte traseira do cano! que podia ser aberta para que! por ali! se colocasse a carga de plvora e o pro (til. .ssa arma foi desenvolvida por volta de /E12 por Garin le Hourgeois e por alguns outros armeiros da (poca. )t( cerca de /I22 o sistema pederneira era quase que /22J adotado por qualquer potncia militar e seu uso se disseminou pelo mundo. .m /ID0 era muito comum mosquetes de retrocarga! mais rpidos de carregar e que foram adotados pelos e$(rcitos da @ustria e ?rana. .m /IIE o ingls 7atricK ?erguson idealizou um fuzil de retrocarga largamente utilizado por unidades do .$(rcito Hrit+nico. 5 sistema ;flint-locK; puro! por assim dizer! era uma mistura de pro etos e desenhos oriundos dos outros dois sistemas. 5 aperfeioamento era mais notado no formato da chapa ranhurada! de menor proporo! e com um perfil que fechava com muito mais eficincia o acesso , caoleta. <sso evitava que um soldado! em corrida a cavalo ou a p(! perdesse uma certa quantidade de plvora que ca*sse para fora da arma.

Bm dos maiores problemas das pistolas de pederneira! de qualquer um dos sistemas! era o claro e o e$cesso de fumaa criado no momento do disparo! tanto oriundo da boca do cano como do fecho. 5s atiradores eram constantemente atingidos por labaredas e fagulhas no rosto e nos braos! principalmente os que utilizavam armas longas! devido , pro$imidade do rosto com o fecho da arma. )l(m disso! al(m da fumaa dei$ar a visada do atirador completamente obstru*da por vrios segundos! a ponto de que eles no sabiam imediatamente se haviam acertado o alvo ou no! se tornavam alvo fcil ao inimigo pois sua presena era facilmente detectada pela fumaa. ) maioria dos atiradores fechava os olhos no momento do disparo! com receio de que fagulhas atingissem os olhos. .m dias de pouco vento ou temperatura bai$a! a dissipao da fumaa era muito lenta! o que dei$ava quase toda uma guarnio de soldados sem visibilidade adequada. "o per*odo que antecedeu o s(culo L<L! in'meros fabricantes de armas! a maioria fornecedores dos e$(rcitos de vrios pa*ses! se apegaram a um novo e rentvel nicho de mercadoC as armas artesanais. M impressionante ainda ho e! ao se e$aminar uma pea ricamente adornada! a que ponto chegava a arte da gravao e da incrustao de pedras preciosas! ouro e prata. Gembros de altos escal#es dos governos! reis e pr*ncipes! mercadores e abastados senhores feudais! todos eles tinham prazer em possuir uma arma adornada sob encomenda! um e$emplar 'nico! *mpar.

$m dos mais famosos exemplos de flintlock do mundo - o mos#uete "*rown *ess"! utili+ado pelo ,x-rcito *rit.nico por #uase /00 anos - modelo de fabrica o 1rice de &2'/

$m exemplo de "estado da arte" num belssimo fecho flintlock fabricado pelo brit.nico 3atrick Ferguson! modelo de retro-carga - o guarda-mato podia ser rotacionado no sentido anti-hor4rio para #ue a culatra ficasse exposta para a inser o do pro5-til e carga de p6l7ora"

5 sistema de pederneira ficou em servio por cerca de D22 anos! tanto em uso militar como em armas de defesa e de caa. Gas eis que chega o s(culo L<L. "as terras altas da .sccia! nos idos de /321! o Neverendo )le$ander Oohn ?orsPth! natural de Helhelvie! regio de )berdeenshire %/IE3-/3:0&! mal sabia que as suas caadas iriam revolucionar o mundo das armas de fogo. -u*mico de formao a apai$onado por caa! tinha muito a reclamar das caas perdidas devido , ignio retardada de suas armas e o e$cesso de claro e fumaa! que as afugentava antes at( de que fossem atingidas. Dedicou-se ento a desenvolver um sistema de ignio que fosse! de certa forma! enclausurado e mais protegido. .ntretanto! ele tomou conhecimento que! em /322! o ingls .dQard 8harles HoQard %/II:-/3/E& havia descoberto as propriedades dos fulminatos! sais obtidos por meio da dissoluo de metais em cidos! como o merc'rio. 5 fulminato de merc'rio! por e$emplo! tinha a interessante propriedade de entrar em combusto quando sofresse um impacto! ou um esmagamento. ) princ*pio! achava-se que essas frmulas poderiam substituir a plvora como propelentes! mas eram e$cessivamente e$plosivos e muito corrosivos. 7or(m! em /32I! o Nev. ?orsPth deslumbrou a* o gigantesco passo que ele daria em prol do desenvolvimento de armas de fogo. Desenvolveu um tipo de fecho! que possu*a algo semelhante a uma pequena garrafa! feita de metal! que articulando trav(s de um parafuso! podia ser girada para cima e para bai$oA era montada do lado de fora do fecho. Dentro dela! carregava-se uma quantidade de fulminato de merc'rio em p! o suficiente para uns cinco disparos. -uando se girava a garrafinha! uma poro e$ata de fulminato! suficiente para um disparo! ficava dispon*vel sob uma esp(cie de percussor. 5 co! golpeando a cabea protuberante deste percussor! causava a ignio do fulminato. Bm duto levava a chama para o interior da c+mara! causando a e$ploso da carga de plvora.

Desta maneira! ?orsPth conseguiu solucionar de uma s vez alguns dos problemas mais inconvenientes de entoC a e$posio da plvora na caoleta %que no mais e$istia& , umidade! entupimento do duto por e$cesso de res*duos! a ignio espalhafatosa com e$cesso de fagulhas! labaredas e fumaa! problemas com a perfeita fi$ao de pedras e seus constantes a ustes por desgaste. De quebra! devido , rapidez da combusto do fulminato e a mais curta dist+ncia do duto condutor do fogo! o tiro sa*a mais rpido! que ( o evento chamado tecnicamente de ; lagtime;. .le indica! na prtica! o tempo que transcorre desde o ato de se pu$ar o gatilho ao disparo da arma propriamente dito! o que nos dias de ho e! digamos! ( algo instant+neo.

8onv(m dei$ar claro de que no foi ?orsPth o inventor da espoleta em forma de cpsula! tal como veio a ser inventada posteriormente. .$istem vrios candidatos ao posto de inventor da cpsula de fulminato! a conhecida espoleta! usada at( mesmo nos dias de ho e.

5 imigrante ingls Ooshua 9haQ!o mais plaus*vel deles! 7eter HaQKer! Oames 7urdeP e Ooseph Ganton! dentre outros. 7or volta de /3D2! algum deles havia colocado uma pequena poro de fulminato de merc'rio! clorato de potssio e en$ofre! devidamente acondicionada em uma camada no fundo de uma pequena cpsula! e que podia ser detonada por esmagamento contra uma bigorna perfurada! o popularmente chamado ;ouvido;. 5 sistema passou por in'meros aperfeioamentos! inclusive algo bem simples que foi o desenho de um co com um grande recesso em sua parte frontal! de forma a envolver totalmente a cpsula de fulminato! evitando mais ainda a presena de fa*scas e o lanamento de pequenas rebarbas de metal oriundas desta pequena e$ploso. ) partir de /302! esta inveno havia revolucionado a fabricao de armas! tanto longas como curtas. .ra um sistema barato de fabricar! eficiente! e permitia o desenvolvimento de armas at( ento quase imposs*veis ou impraticveis! como um rifle ou um revlver de repetio. 5 sistema tamb(m proporcionou a facilidade de se converter armas de pederneira para este novo sistema! com pequenas e no dispendiosas mudanas no mecanismo. Bma nova e prspera era para os fabricantes de armas! comeava.

3ar de pistolas de percusso inglesas! feitas pelo armeiro 8ohn 9arman! de :ondres! em &2/; - este par foi encomendado pessoalmente por Frederico! o 1rande" <s entalhes so em prata e ouro"

=aixa com par de pistolas de pederneira! fabrica o inglesa de &2(0! com todos os acess6rios ?oi a inveno da percusso! sem d'vida! que realmente abriu a imaginao dos inventores para diversas solu#es antes inimaginveis. 5 sistema! pela sua simplicidade e poucas peas! permitia pro etos ousados! embora alguns tenham sido mirabolantes %ve a nosso artigo ;8uriosidades dos Fempos da 7ercusso;! neste mesmo site&. <sso propiciou a criao de uma das mais importantes armas da histriaC o revlver de percusso modelo 7aterson! de 9amuel 8olt.

(Foto: re76l7er de percusso =olt modelo >a7?! de &()&) )pesar de terem e$istido antes algumas pistolas utilizando um tambor rotativo usando sistema de percusso! como as chamadas ;pepperbo$es;! foi o 8olt modelo 7aterson que revolucionou tudo o que veio depois dele! o que se chama ho e de revlver. .le foi o pai de todos os demais modelos e cpias que vieram ao mundo posteriormente aquele ano de /30E. .sta famos*ssima arma usava um tambor composto de seis orif*cios! fechados na sua parte posterior e cada um dotado de um ouvido rosqueado.

8ada orif*cio era carregado utilizando-se uma ferramenta que se encai$ava na arma e servia como alavanca.

8olocava-se ento a plvora! uma pequena bucha e o pro (til de chumbo! tudo isso pressionado pela alavanca. ?inalmente! encai$ava-se uma espoleta em cada ouvido. 5 revlver era de ao simples! um sistema que a 8olt usou por d(cadas! at( s(culo LL e foi! sem d'vida alguma a primeira arma curta realmente eficaz e segura. 5 gatilho era escamotevel! uma pequena lingueta que s surgia da parte inferior da arma quando o co era engatilhado. )l(m disso! diversas armas foram desenvolvidas para diversos fins! tanto curtas como longas. .ntretanto! a era do cartucho metlico estava se apro$imando. "esta oportunidade! diversas armas de percusso usavam cartuchos de papelo ou pequenos papelotes de plvora que facilitavam a recarga. 9urgiram tamb(m diversos pro etos de armas longas com carregamento pela culatra.

.m /3D4! Oohann "icholas DrePse lanou um revolucionrio sistema de percusso utilizando um longo percussor que disparava uma espoleta localizada na parte dianteira de um cartucho de papel. ?oi o famoso fuzil apelidado de ;needle-gun;! ou fuzil de agulha. 5 fuzil de DrePse iria! por sua vez! revolucionar as armas longas militares que surgiriam da* para a frente. O em /3D3! antes at( do 8olt 7aterson! 8asimir >efaucheau$ inventou um cartucho metlico composto de um pro (til! carga de plvora e uma espoleta totalmente embutida. ) pequena cpsula se situava na parte traseira do cartucho e era detonada por um pino cu a e$tremidade sa*a para fora. 5 co da arma! que bem se assemelhava a um martelo! batia de encontro ao pino! o qual detonava a espoleta no interior do cartucho. ) desvantagem deste sistema consistia no fato de que os cartuchos! quando inseridos na arma! tinham uma posio fi$a determinada pelo pino. )l(m disso! o pino era protuberante de forma que um impacto acidental no mesmo poderia detonar o cartucho ao ar livre. Gesmo assim! armas do sistema ;pin-fire; foram largamente utilizadas em conflitos na .uropa e inclusive foram disseminadas nos .stados Bnidos durante a Ruerra 8ivil. Bma quantidade enorme de revlveres e pistoletes usando a munio de >efaucheu$ foi fabricada! apesar de suas desvantagens quanto , segurana. .ntretanto! era inegvel ser um sistema de carregamento muito mais rpido e fcil do que uma arma de percusso! principalmente se fosse com capacidade de vrios disparos.

5utra soluo interessante! mas pouco utilizada pelos frequentes problemas de falha foi o cartucho utilizado nas pistolas =olcanic! fabricadas nos B9) a partir de /311! cartucho este denominado de ;rocket ball;! ou algo como ;bala foguete;. 5 cartucho! desenvolvido na (poca pela 9mith S Tesson baseado na inveno de Talter Hunt! era na verdade um pro (til auto-propulsado! com uma espoleta na parte posterior. )o ser detonada por um percussor! a espoleta incendiava a plvora contida dentro do pro (til! e a pea toda sa*a pelo cano. "a verdade! no havia um cartucho mas sim! s um pro (til.

.sse sistema possu*a vrios problemas de falha no disparo e a sua potncia! devido , pouca quantidade de plvora no pro (til! era muito fraca comparada , outras armas da (poca. .ntretanto! independente do fato do cartucho ter falhas! foi por causa desta arma e de seu engenhoso sistema de repetio por ao de alavanca e carregador tubular que! mais tarde! vir*amos a conhecer uma das mais importantes armas da histria dos .stados Bnidos da )m(ricaC os famosos rifles Tinchester. Bm sistema muito pouco difundido mas que tinha seu m(rito era o chamado ; tape-primer;. Bm revlver a tambor inventado por um dentista de Tashington! .dQard GaPnard! em /3:1! utilizava um sistema muito similar ao de percusso tradicional mas! ao inv(s de utilizar uma espoleta de metal que teria que ser colocada uma a uma em cada ouvido usava uma fita de papel com fulminato depositado em forma de grandes gotas.

(Foto: uma pistola militar de percusso norte-americana @pringfield! de &())! utili+ando o interessante sistema de tape-primer) ) tira de papel era enrolada e colocada numa cavidade dentro da armao do revlver. "a medida que se disparava a arma! a fita era empurrada para fora e posicionava uma nova ;espoleta; sobre cada ouvido! disparando a carga. )cho que todos se lembram daqueles revlveres de espoleta de fita! com os quais brincvamos de ;coQboPs; na inf+nciaA pelo menos os leitores com mais de 12 anos certamente se recordam deles.

5 sistema denominado de ;rim-fire; surgiu nos idos de /30/. )o inv(s de se utilizar uma espoleta como um componente em separado! o anel ou borda posterior do cartucho! que tamb(m serve como ret(m para que o cartucho no trespasse o orif*cio da c+mara! era recheado de fulminato. -uando o co da arma atingia essa borda ela era esmagada contra si mesma! detonando a espoleta. "o havia! pois! a necessidade de se usar um anteparo qualquer! como a bigorna que se utiliza at( ho e nos cartuchos de fogo-central modernos. 8om o tempo! apesar de terem sido usados em calibres altos como o .:: Tinchester! usado no rifle modelo /3EE! ho e em dia o sistema ficou relegado ao calibre .DD! popular*ssimo e de muito bai$o custo! mas no possibilitando a recarga como ( poss*vel nos cartuchos de fogo-central. 5 sistema de cartucho de fogo-central! em uso at( os dias de ho e! surgiu nos .stados Bnidos. .m /3EE! o norte-americano Hiram Herdan patenteou um cartucho de metal com uma espoleta embutida em sua parte posterior! originando assim os cartuchos de fogocentral da atualidade. Bm ano depois! seu conterr+neo .dQard Ho$er desenvolveu um cartucho de metal com espoleta embutida! similar ao de Herdan mas com a diferena de que Ho$er utilizava uma bigorna separada! enquanto que no sistema de Herdan a bigorna fazia parte integrante do cartucho.

) chamada bigorna ( a pea necessria! contra a qual ocorre o esmagamento do fulminato quando a espoleta ( atingida pela agulha do percussor. )s id(ias de Herdan e de Ho$er ditaram at( os dias atuais toda a base em que se apoiam os cartuchos metlicos! e$ceto para os de calibre .DD! como dito acima. .m /3I0! surgiu nos .stados Bnidos uma de suas armas curtas mais importantesC o revlver 8olt 9ingle )ction em calibre .:1! um cartucho de metal de fogo-central. M desnecessrio falar da import+ncia histrica desta arma! apesar de que os revlveres 8olt faziam histria naquele pa*s desde o modelo 7aterson de /30E. 7raticamente podemos afirmar que! desta (poca at( os nossos dias! o cartucho em si no se alterou! pelo menos em sua concepo bsica. .videntemente! houve a importante evoluo da plvora negra para a plvora sem fumaa! algo que ocorreu nos anos finais do s(culo L<L. "o in*cio do s(culo LL! o uso de plvora negra! pelo menos militarmente! foi quase que totalmente eliminado. 5s cartuchos de caa ainda mantiveram o uso desta plvora por algum tempo at( que por volta da d(cada de 02! pelo menos nos pa*ses desenvolvidos! seu uso acabou de vez. ?icou relegada a segundo plano! para uso em armas obsoletas! espingardas antigas de ante-carga e pistoletes de dois canos %como as famosas garruchas e$istentes por aqui&. 8om a plvora sem fumaa surgiram centenas de formula#es o que alavancou a ind'stria de cartuchos e a criao de novos calibres! cada vez mais potentes sem comprometer a portabilidade da arma. 5s pro (teis tamb(m sofreram vrias transforma#es! sendo produzidos tanto para uso militar como para uso civil em diversas modalidades! espec*ficas para a utilidade a que eram destinados. .ste site pretende! em breve! disponibilizar um artigo onde trataremos o assunto cartuchos e pro (teis com muito mais profundidade.

Vous aimerez peut-être aussi