Vous êtes sur la page 1sur 33

CURSO EM PDF ATUALIDADES TEORIA E EXERCCIOS ATA-MF Prof.

of. Leandro Signori AULA DEMONSTRATIVA Ol futuro Assistente Tcnico Administrativo do Ministrio da Fazenda! com imenso prazer que nos encontramos aqui no CANAL DOS CONCURSOS para esta jornada em busca de um excelente resultado na disciplina de ATUALIDADES e da aprovao para o cargo de ASSISTENTE TCNICO ADMINISTRATIVO do MINISTRIO DA FAZENDA. De incio vou me apresentar. Sou Leandro Signori, gacho de Lajeado. Ingressei no servio pblico com 21 anos e j trabalhei nas trs esferas da administrao pblica municipal, estadual e federal - o que tem sido de grande valia para a minha formao profissional. Nas Prefeituras de Porto Alegre e So Leopoldo desenvolvi minhas atividades nas respectivas secretarias municipais de meio ambiente; na administrao estadual, fui servidor da Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), estatal do governo do Rio Grande do Sul. Atualmente sou gegrafo no Ministrio da Integrao Nacional, onde trabalho com planejamento e desenvolvimento territorial e regional. Fui tambm consultor na rea de meio ambiente. Graduei-me em Geografia Licenciatura - pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharel - pelo UNICEUB em Braslia. A oportunidade de exercer a docncia e poder alcanar o conhecimento necessrio para a aprovao dos meus alunos me inspira diariamente e me traz grande satisfao. Como professor em cursos preparatrios online, ministro as disciplinas de Direito Ambiental, Meio Ambiente, Atualidades e Geografia. Apresentao feita, quero lhe dizer que estou aqui para lhe preparar para gabaritar a disciplina de Atualidades. Sim, disso que estamos falando. Voc quer e voc pode gabaritar a disciplina. Atualidades o mundo, tudo, pode ser qualquer coisa. Os editais so bem abrangentes, abertos e com tpicos genricos, sem entrar no detalhamento do tpico. Mas no tudo que cai. Como professor, fao uma permanente anlise do que as bancas esto cobrando. Assim, preparo um curso abrangente, mas cirrgico, com os contedos que realmente caem e com os que tm probabilidade de cair. Como assim professor? Ora, nem tudo cai, as bancas tem uma tendncia, uma linha de fatos e acontecimentos que so cobrados nas provas.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf1

CURSO EM PDF ATUALIDADES TEORIA E EXERCCIOS ATA-MF Prof. Leandro Signori isto que fao, transformo esta linha de acontecimentos em contedo terico para as nossas aulas. Tudo explicadinho, sistematizado, em um s curso. Como professor de Atualidades tambm estou sempre antenado, ligado, procurando me antecipar s bancas, identificando fatos e acontecimentos que ainda no caram, mas podem cair na sua futura prova. O professor no pode esperar o tema cair em uma prova, para depois inclu-lo nas suas aulas. OK, professor, tudo certo. E como ser o nosso curso? Vamos l. Ser um curso de teoria e exerccios no qual vamos contemplar os seguintes contedos previstos no edital: 1. Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade. 1.1. Movimentos culturais no mundo ocidental e seus impactos na vida poltica e social. 1.2 O debate sobre a legalizao das drogas e seu impacto sobre as polticas pblicas e sobre a sociedade. 1.3 Tecnologia e educao. 2. Formas de organizao social, movimentos sociais, pensamento poltico e ao do Estado. 2.1. Movimentos sociais na era da internet. 2.2 Conselhos de polticas pblicas. 2.3. Instrumentos de participao e controle social. 3. Transformaes das estruturas produtivas e influncia da economia na sociedade global. 3.1. A globalizao e as novas tecnologias de telecomunicao e suas consequncias econmicas, polticas e sociais. 3.2. Poder econmico e responsabilidade social. 3.2.1 Norma Brasileira de Diretrizes sobre Responsabilidade Social - ABNT NBR ISO 26000: 2010.3.3 Educao e trabalho. 4. Desenvolvimento Sustentvel e Administrao Pblica. 4.1. Origem e evoluo do conceito de Desenvolvimento sustentvel. 4.2. Questes ambientais contemporneas: mudana climtica, efeito estufa, chuva cida, biodiversidade. 4.3. A nova ordem ambiental internacional Rio/92, Agenda 21, Rio + 20. 4.4. O servio pblico e os desafios da sustentabilidade: Agenda Ambiental da Administrao Pblica; Contrataes Sustentveis, Plano de Logstica Sustentvel.

Fique tranqilo se voc no conhece ou conhece pouco os contedos relacionados nos tpicos. A sistemtica do curso, a estrutura de distribuio dos contedos e as questes comentadas faro com que, ao final das aulas, voc esteja preparado para um timo desempenho na disciplina ao fazer a prova. Ao todo sero seis aulas, cuja distribuio e data de postagem a seguinte:

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf2

CURSO EM PDF ATUALIDADES TEORIA E EXERCCIOS ATA-MF Prof. Leandro Signori


Aula 1 - Desenvolvimento Sustentvel e Administrao Pblica PARTE I (03/02) - Origem e evoluo do conceito de Desenvolvimento sustentvel. Aula 2 - Desenvolvimento Sustentvel e Administrao Pblica PARTE II (15/02) - Questes ambientais contemporneas: mudana climtica, efeito estufa, chuva cida, biodiversidade. A nova ordem ambiental internacional Rio/92, Agenda 21, Rio + 20. O servio pblico e os desafios da sustentabilidade: Agenda Ambiental da Administrao Pblica; Contrataes Sustentveis, Plano de Logstica Sustentvel. Aula 3 - Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade (02/03) Movimentos culturais no mundo ocidental e seus impactos na vida poltica e social. O debate sobre a legalizao das drogas e seu impacto sobre as polticas pblicas e sobre a sociedade. Tecnologia e educao. Aula 4 Formas de organizao social, movimentos sociais, pensamento poltico e ao do Estado (12/03) - Movimentos sociais na era da internet. Conselhos de polticas pblicas. Instrumentos de participao e controle social. Aula 5 - Transformaes das estruturas produtivas e influncia da economia na sociedade global (24/03) - A globalizao e as novas tecnologias de telecomunicao e suas consequncias econmicas, polticas e sociais. Poder econmico e responsabilidade social. Norma Brasileira de Diretrizes sobre Responsabilidade Social - ABNT NBR ISO 26000: 2010. Educao e trabalho.

Veja que o contedo bem diferente do que tem sido cobrado pelas bancas, inclusive a ESAF, que est inovando em Atualidades nesse concurso. Muitos tpicos esto sendo cobrados pela primeira vez. E bastante contedo, no pouca coisa que a ESAF est cobrando nessa prova. Grande parte dos candidatos pensa que Atualidades uma disciplina fcil, que s ler um jornal qualquer, ou assistir o noticirio das televises. Ledo engano, na hora da prova acabam sabendo que no bem assim. Por isso, ao adquirir este curso de Atualidades voc j sair na frente da concorrncia. Repito, ainda mais com vrios destes tpicos, que no so tradicionalmente cobrados. Atualidades representa 10 dos 120 pontos da prova. Voc no pode desprezar nenhum desses pontos. Como a ESAF no realiza muitos concursos, no temos muitas questes da banca. Assim, vamos trazer tambm questes de diversas outras bancas, no mesmo nvel de dificuldade dela. Sim, porque as questes da ESAF so bem elaboradas e algumas vezes complexas. O candidato tem que estar bastante preparado, porque o grau de dificuldade de mdio para alto.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf3

CURSO EM PDF ATUALIDADES TEORIA E EXERCCIOS ATA-MF Prof. Leandro Signori A banca no costuma cobrar todos os itens do edital. Assim vamos fazer muitas questes, pois, fazer provas de concursos anteriores uma boa maneira de direcionar os seus estudos para os contedos que aparecem mais frequentemente. Em cada aula, no desenvolvimento da teoria, estou inserindo questes logo aps os assuntos explanados, para que voc veja como o assunto cobrado nas provas. Elas tambm sero relacionadas no final das apostilas, de modo que voc pode faz-las antes de iniciar a leitura da teoria. Peo encarecidamente que voc no fique com nenhuma dvida. No as deixe para depois. Surgindo a dvida, no hesite em contatar-me no nosso Frum. Estou aqui neste curso, muito motivado, caminhando junto com voc, procurando passar o melhor conhecimento para a sua aprendizagem e sempre disposio no Frum de Dvidas. timos estudos e fiquem com Deus! Forte Abrao. Professor Leandro Signori

Tudo posso naquele que me fortalece. (Filipenses 4:13)

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf4

CURSO EM PDF ATUALIDADES TEORIA E EXERCCIOS ATA-MF Prof. Leandro Signori Sumrio: Desenvolvimento Sustentvel e Administrao Pblica Parte I 1. As origens das preocupaes ambientais 2. A sociedade de consumo 3. O desenvolvimento sustentvel 3.1 Um novo patamar de discusses 3.1.1 Conferncia de Estocolmo 3.1.2 Relatrio Brundtland: Nosso Futuro Comum 4. Questes comentadas 5. Questes propostas 6. Questes comentadas na parte terica

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf5

CURSO EM PDF ATUALIDADES TEORIA E EXERCCIOS ATA-MF Prof. Leandro Signori

Desenvolvimento Sustentvel e Administrao Pblica Parte I


1. As origens das preocupaes ambientais O pensamento ambiental est presente em toda a histria da humanidade. Problemas ambientais sempre existiram, mas de forma diferente, conforme cada perodo histrico. Foi com o advento da Revoluo Industrial (sculos XVIII e XIX), que o meio ambiente comeou a ser tratado isoladamente. A natureza passou a ser vista como se fosse um conjunto de elementos que no tinham nenhuma relao com a sociedade e existia apenas para atender s suas necessidades. Nesse contexto histrico com suas caractersticas sociais, econmicas e polticas os interesses econmicos privados ou particulares de curto prazo tornaram-se explcitos e prevaleceram sobre qualquer alerta de problemas ambientais que poderiam surgir em longo prazo. O desenvolvimento do capitalismo foi acompanhado por profundos avanos cientficos, que aceleraram a busca por recursos naturais. De meados do sculo XIX at os nossos dias, ocorreu um verdadeiro saque aos recursos naturais e uma destruio selvagem de muitos elementos da natureza. Em 1962, a biloga norte-americana Rachel Carson, publicou Primavera Silenciosa, livro que despertou a conscincia ambiental planetria. A publicao denunciava o uso indiscriminado de agrotxicos ou pesticidas nas lavouras, afirmando que eles eram prejudiciais natureza e a sade humana. A partir deste fato, e muito em funo dessas denncias que levaram a outras, assistimos ao despertar da conscincia ambiental, mesmo que de forma gradual e muitas vezes imperceptvel para a maioria da populao.

Hora de comear a praticar!

1) (CESPE/CBM DF/2011 - O Brasil se prepara para organizar a maior conferncia do planeta, a Rio+20. Muito do que fora prometido poca da conferncia de 1992 no foi cumprido, mas todos sabem: ainda h

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf6

CURSO EM PDF ATUALIDADES TEORIA E EXERCCIOS ATA-MF Prof. Leandro Signori tempo de, com muito trabalho, conduzir a Terra para o caminho do desenvolvimento sustentvel. Caderno Dia Mundial do Meio Ambiente. In: Correio Braziliense, 5/6/2011, capa (com adaptaes). Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando a abrangncia da temtica que ele focaliza, julgue os itens a seguir. A preocupao mundial com o meio ambiente data do processo de expanso da moderna industrializao verificado ainda no sculo XIX. COMENTRIOS: Na segunda metade do sculo XIX e primeira metade do sculo XX houve raras e pontuais preocupaes ambientais. O advento da conscincia ecolgica recente, data da segunda metade do sculo XX. Um dos seus marcos a publicao do livro Primavera Silenciosa, de Rachel Carson, em 1962. Gabarito: Errado

2. A sociedade de consumo Vivemos em uma sociedade marcada e dominada pela lgica do consumo. Todas as pessoas - jovens, adultos, idosos sejam elas ricas ou pobres - esto inseridas nesse contexto. So centenas de milhares de produtos apresentados como se tivssemos a necessidade de t-los para se alcanar a felicidade. O ato de consumir colocado como uma das formas que permitem ao cidado ou ao indivduo sentir-se inserido na sociedade. A economia mundial vive um momento em que um dos seus sustentculos a produo em larga escala de bens materiais. Vive-se um tempo em que existe forte presso para que o estilo de vida seja baseado no consumo. A casa, o carro, as viagens fazem parte desse estilo. A expanso do consumismo acelerado acarreta alta demanda/necessidade de energia, minrios, gua e tudo o que necessrio produo e ao funcionamento dos bens de consumo. O consumo exacerbado, no sustentvel, globalizou-se. A expanso desenfreada do consumo trouxe consigo problemas que antes eram vistos como indiretos, mas que hoje esto cada vez mais ligados de forma direta aos problemas ambientais. A Organizao das Naes Unidas (ONU) tem alertado para a velocidade da utilizao dos recursos naturais, que j muito maior que a capacidade de regenerao da natureza. Para alguns elementos da natureza a reposio impossvel, a escala de tempo para a formao milhes de vezes maior que a vida mdia dos seres humanos.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf7

CURSO EM PDF ATUALIDADES TEORIA E EXERCCIOS ATA-MF Prof. Leandro Signori Pegada ecolgica humana

Fonte: WWF

Passamos do limite - A linha verde representa tudo de que a humanidade dispe para sobreviver - os recursos de um planeta, nem mais nem menos (biocapacidade). sobre esse planeta que a humanidade imprime sua pegada ecolgica. (linha vermelha). A maneira de manter o equilbrio entra a pegada ecolgica e a biocapacidade reduzir o ritmo de explorao dos recursos naturais, desenvolvendo a produo de uma forma equilibrada.

Segundo o World Wildlife Fund (WWF), uma das ONGs ambientalistas mais ativas no mundo, o homem est consumindo 50% a mais dos recursos naturais que a Terra pode oferecer. Ou seja, Precisamos de um planeta e meio para sustentar nosso estilo de vida atual. Podemos dizer que esta uma forma irracional de explorao da natureza, que gera o esgotamento do capital natural mais rpido do que sua capacidade de renovao. A presso das atividades humanas sobre os ecossistemas medida pela pegada ecolgica. Ela nos mostra se o nosso estilo de vida est de acordo com a capacidade do planeta em oferecer e renovar seus recursos naturais e absorver os resduos provocados pela atividade humana. O ndice, apresentado em hectares globais, representa a superfcie ocupada por terras cultivadas, pastagens, florestas, reas de pesca ou edificadas. Em tese, a sustentabilidade do planeta estaria garantida se cada pessoa no mundo utilizasse 1,8 hectares de rea (quase dois campos de futebol). O problema que essa mdia de cerca de 2,7 hectares. Nos pases

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf8

CURSO EM PDF ATUALIDADES TEORIA E EXERCCIOS ATA-MF Prof. Leandro Signori desenvolvidos, esse nmero ainda maior o ndice dos Estados Unidos, por exemplo, de 9,6 hectares por pessoa. Projees para o ano de 2050 apontam que, se continuarmos com este padro, necessitaremos de mais de dois planetas para mantermos nosso consumo. necessrio um esforo mundial para reverter essa tendncia, fazendo com que passemos a viver dentro da biocapacidade planetria.

2) (ESAF/MI/2012 CARGOS DE NVEL SUPERIOR) Recente relatrio do Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) informa que, nas duas ltimas dcadas, a populao cresceu 26% (so 1,45 bilho de pessoas a mais) enquanto o consumo de recursos naturais aumentou 40%. As emisses de gs carbnico aumentaram 36% no mesmo perodo. A propsito desse quadro, assinale a opo correta. a) O uso acelerado de recursos naturais um sinal de alerta para o planeta, que pode vir a enfrentar a exausto de recursos estratgicos. b) Apesar de seu efeito poluidor, as emisses de gs carbnico ainda no podem ser relacionadas s mudanas climticas, a exemplo do aquecimento global. c) Em geral, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos pases inversamente proporcional ao aumento do consumo de recursos naturais. d) Nos ltimos anos, verifica-se aparente paradoxo ambiental: enquanto o nvel do mar tem aumentado, recua significativamente o nmero de catstrofes naturais. e) O relatrio do Pnuma demonstra que j no h mais possibilidade de se alterar a trajetria de tendncias perigosas que ameaam a vida humana no planeta. COMENTRIOS: a) Correta. A ONU e outras entidades ambientais e cientficas internacionais tm alertado para a velocidade da utilizao dos recursos naturais, que j muito maior que a capacidade de regenerao da natureza. Segundo o World Wildlife Fund (WWF), o homem est consumindo 30% a mais dos recursos naturais que a Terra pode oferecer. Se continuarmos nesse ritmo predatrio, em 2030 a demanda atingir os 100%, ou seja, precisaremos de dois planetas para sustentar o mundo. b) Incorreta. O CO (gs carbnico) o principal gs causador da intensificao do efeito estufa, responsvel pelo aquecimento global.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf9

CURSO EM PDF ATUALIDADES TEORIA E EXERCCIOS ATA-MF Prof. Leandro Signori c) Incorreta. Em geral, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos pases diretamente proporcional ao aumento do consumo de recursos naturais. d) Incorreta. As mudanas ambientais pelas quais o planeta Terra tem passado demonstram que nos ltimos anos o nvel mdio dos oceanos tem se elevado, bem como tem ocorrido um aumento no nmero de catstrofes naturais. e) Incorreta. Ainda h tempo para uma mudana efetiva no processo civilizatrio da humanidade de forma a evitar e, onde no for mais possvel, minimizar, as tendncias perigosas que ameaam a vida humana no planeta. Gabarito: A

3. O desenvolvimento sustentvel Apesar de relativamente recente, a ideia de desenvolvimento sustentvel era percebida h muitas dcadas. A deteriorao do ar, da gua e dos solos j preocupava muitos governos europeus, que vivenciavam a destruio das florestas e dos rios, bem como a pssima qualidade de vida dos seus habitantes. No incio do sculo XX ficava cada vez mais claro que esses problemas somente cresceriam e que seria necessria uma ao conjunta. Porm, foi somente depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) que os esforos internacionais pela preservao ambiental comearam a ter algum resultado. Em 1972, o Clube de Roma, uma organizao voltada ao debate do futuro da humanidade, publicou com apoio de especialistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT), o relatrio Limites do Crescimento. Alvo de muita polmica, o relatrio afirmava que se continuassem os ritmos de crescimento da populao, da utilizao de recursos naturais e da poluio, a humanidade correria srios riscos de sobrevivncia no final do sculo XXI.

3.1 Um novo patamar de discusses O relatrio do Clube de Roma repercutiu de tal forma que, em 1972, a ONU organizou a Conferncia de Estocolmo, conhecida como 1 Conferncia Internacional para o Meio Ambiente Humano. 3.1.1 Conferncia de Estocolmo

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf10

CURSO EM PDF ATUALIDADES TEORIA E EXERCCIOS ATA-MF Prof. Leandro Signori Considerada um marco do movimento ambiental, foi a primeira conferncia organizada pela ONU que debateu os problemas ambientais do planeta. Poucos avanos foram conseguidos ao final da conferncia, porm, a sensibilizao das lideranas da comunidade internacional acabou levando a ONU a criar o Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). A conferncia foi marcada pela disputa do desenvolvimento zero, defendido pelos pases desenvolvidos; e o desenvolvimento a qualquer custo, defendido pelas naes subdesenvolvidas. Os pases desenvolvidos argumentaram que para preservar o planeta era preciso controlar o crescimento populacional ou reduzir a velocidade do crescimento econmico. Essa tese ficou conhecida como neomaltushianismo. Se implementada, a proposta dos ricos afetaria diretamente os pases em desenvolvimento. Esses haviam iniciado recentemente o seu processo de industrializao e insero na economia mundial e suas populaes tinham altas taxas de crescimento vegetativo. Os pases em desenvolvimento protestaram, acusando os pases ricos de tentar restringir o seu desenvolvimento e assim manter a dependncia dos pases pobres. Na poca, o Brasil que buscava o desenvolvimento econmico de todo modo, aliou-se aos que defenderam a riqueza suja a uma pobreza limpa. Na conferncia surgiu o conceito de ecodesenvolvimento, considerado por alguns estudiosos como precursor do conceito de desenvolvimento sustentvel. O ecodesenvolvimento deve ser um processo criativo de transformao do meio em que vivemos, com a ajuda de tcnicas ecologicamente corretas e que sejam adequadas a cada um dos lugares.

3) (CESPE/IRBR/2010 Diplomata/Terceiro Secretrio) As relaes entre o desenvolvimento econmico e o meio ambiente, que se destacam na agenda de governos e organismos internacionais, tm sido objeto de diversas iniciativas no plano multilateral nas ltimas dcadas. A respeito desse tema, julgue C ou E. No plano multilateral, as primeiras iniciativas de se tratar em conjunto as questes relacionadas ao desenvolvimento econmico e ao meio ambiente ocorreram em 1964, na Conferncia das Naes Unidas sobre Comrcio e Desenvolvimento, que incluiu, na sua agenda, o tema sobre a poluio decorrente do crescimento da atividade industrial. Comentrios:

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf11

CURSO EM PDF ATUALIDADES TEORIA E EXERCCIOS ATA-MF Prof. Leandro Signori O primeiro grande evento global da ONU sobre meio ambiente foi a Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, Sucia, de 5 a 16 de junho de 1972. Quando da realizao da conferncia, predominava a viso de que o meio ambiente era uma fonte inesgotvel, e que toda ao de aproveitamento da natureza fosse infinita. Porm os problemas ambientais demonstravam os efeitos danosos ao ser humano e ao meio ambiente, tais como a chuva cida, os efeitos da inverso trmica e as ilhas de calor, provocados pela elevada poluio industrial. O crescimento da atividade industrial foi um dos debates centrais de conferncia. Gabarito: Errado

3.1.2 Relatrio Brundtland: Nosso Futuro Comum Em 1987, o Pnuma divulgou um documento contundente que voltou a agitar muitos governos, no qual apresenta um novo conceito Desenvolvimento Sustentvel. O relatrio Nosso Futuro Comum o primeiro grande documento cientfico que apresenta com detalhes as causas dos principais problemas ambientais e ecolgicos, envolvendo atividades e polticas econmicas e discutindo abertamente os problemas das tecnologias usadas para movimentar a sociedade. O documento popularizou o conceito de desenvolvimento sustentvel, assim definido pelo relatrio: Desenvolvimento sustentvel aquele que satisfaz as necessidades da gerao presente sem comprometer a capacidade das geraes futuras de satisfazerem as suas prprias necessidades.

4) (CESPE/TJ AL/2012 Analista Judicirio) (adaptada) O termo sustentabilidade cunhado em 1987 pela Organizao das Naes Unidas (ONU), no documento Nosso Futuro Comum foi incorporado definitivamente ao vocabulrio mundial contemporneo. O conceito de uso sustentvel da natureza, por exemplo, j compe a base de diversos programas, projetos e aes voltados para a preservao ambiental. Considerando essas informaes, julgue os itens. Os recursos naturais devem ser usados de modo que a natureza os possa repor, assegurando-se, dessa forma, o atendimento das necessidades das geraes atuais e futuras.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf12

CURSO EM PDF ATUALIDADES TEORIA E EXERCCIOS ATA-MF Prof. Leandro Signori COMENTRIOS: Correta a assertiva. Os recursos naturais devem ser utilizados de forma sustentvel. Isso significa respeitar a capacidade de suporte, o tempo necessrio para a reposio natural dos recursos naturais renovveis, no super explor-los, de forma a preserv-los para o atendimento das necessidades das presentes e futuras geraes. Gabarito: Certo

Galera, a ideia de sustentabilidade diz respeito noo de que a sociedade deve viver com os recursos naturais que o meio ambiente pode fornecer-lhe, e no com o que ela deseja que a Terra fornea-lhe. O grande desafio aliar o progresso econmico preservao do meio ambiente, o que exige uma mudana de modelo de desenvolvimento e nos padres de consumo vigentes.

Sustentvel o desenvolvimento visto da maneira mais ampla possvel crescimento econmico com igualdade e justia social, sem comprometer os recursos naturais, que garanta qualidade de vida para as geraes futuras. A ideia que a presso exercida pelas atividades humanas no seja to intensa a ponto de esgotar seus recursos, como as terras arveis, gua limpa e florestas. Ao mesmo tempo, todo desenvolvimento deve garantir condies de sade, moradia e educao a toda a populao respeitando, inclusive, as peculiaridades e culturas de diferentes grupos, como as populaes indgenas.

5) (CESGRANRIO/BNDES/2013 ADMINISTRADOR) A definio mais


aceita para desenvolvimento sustentvel o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da gerao atual, sem comprometer a capacidade de atender s necessidades das futuras geraes. Essa definio surgiu na Comisso Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Naes Unidas para discutir e propor

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf13

CURSO EM PDF ATUALIDADES TEORIA E EXERCCIOS ATA-MF Prof. Leandro Signori meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econmico e a conservao ambiental. Disponvel em: <http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/ questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/>. Acesso em: 5 jun. 2012. Nesse sentido, a sustentabilidade genericamente como um clich. no deve ser utilizada

Ela representa um conceito que se expande em trs dimenses principais, a saber: a) ideolgica, poltica e social b) econmica, ambiental e social c) poltica, econmica e cultural d) geopoltica, geoeconmica e histrica e) histrico-cultural, ideolgica e geopoltica COMENTRIOS: O Desenvolvimento sustentvel prope a integrao entre economia, sociedade e meio ambiente. Em outras palavras, a noo de que o crescimento econmico deve levar em considerao a incluso social e a proteo ambiental. Gabarito: B

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf14

CURSO EM PDF ATUALIDADES TEORIA E EXERCCIOS ATA-MF Prof. Leandro Signori QUESTES COMENTADAS 1) (CESPE/TCU/2012 TECNICO DE CONTROLE EXTERNO) Dois sculos aps o incio da Revoluo Industrial, o carvo ainda hoje a principal fonte geradora de energia eltrica do mundo. Pases como Estados Unidos da Amrica, Japo, China, ndia, frica do Sul e Rssia so to dependentes do carvo, no sculo XXI, quanto era a Inglaterra, no sculo XIX. No Brasil, o carvo responde por 1,5% da matriz energtica; no mundo, ele representa 41%. Preo baixo, oferta abundante e estoques longevos transformaram o carvo em uma fonte de energia atraente do ponto de vista econmico, mesmo respondendo por 30% a 35% das emisses globais de gs carbnico. O Globo, caderno Amanh, 31/7/2012, p. 22 (com adaptaes). Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando a amplitude do tema por ele suscitado, julgue os itens seguintes A preocupao ambiental, praticamente inexistente no passado e ao longo das primeiras fases da Revoluo Industrial, ganha espao no mundo contemporneo. O desafio da atualidade produzir sem poluir, preceito seguido, em consenso, pelos pases ricos, emergentes e pobres.

COMENTRIOS: A preocupao ambiental praticamente no existia no passado. Havia uma crena de que os recursos naturais eram ilimitados e capazes de absorver toda e qualquer poluio gerada pela humanidade. A preocupao ambiental recente, data da segunda metade do sculo passado. O desafio da atualidade produzir sem poluir, preceito em que a prtica tem demonstrado ser muito difcil de ser seguido pelos pases no mundo. A questo ambiental ainda est em segundo plano, em relao economia, seja nos pases ricos, emergentes e pobres. Gabarito: Errado 2) (CESPE/TJ RR/2012 CARGOS DE NVEL MDIO) Os efeitos do desequilbrio ambiental e do consumo desenfreado atingiro

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf15

CURSO EM PDF ATUALIDADES TEORIA E EXERCCIOS ATA-MF Prof. Leandro Signori homogeneamente o planeta, igualando pases desenvolvidos e no desenvolvidos como alvos de um mesmo problema. COMENTRIOS: O planeta no homogneo fsica e ambientalmente, de forma que os desequilbrios ambientais atingem e vo atingir diferentemente cada regio e pas. Um exemplo o aquecimento global, que tem causado a elevao do nvel mdio dos oceanos. Os pases ricos, mais a China e a Rssia so os maiores emissores de gases estufa. Porm, no so os primeiros e os mais diretamente atingidos. Por enquanto quem mais tem sofrido so os pases insulares, cuja contribuio para o aquecimento global insignificante. Muitos vo desaparecer, sero submersos pelos oceanos. Gabarito: Errado 3) (CESPE/TJ RR/2012 CARGOS DE NVEL SUPERIOR) Constataes como a de que os pases desenvolvidos tm responsabilidade na poluio do planeta e a de que os pases pobres necessitam receber dos pases mais ricos apoio financeiro, tecnolgico e humanitrio para superarem a misria e iniciarem um processo seguro de desenvolvimento econmico, includas nos documentos produzidos durante a Rio-92, esto na origem das discusses promovidas na Rio+20 sobre os temas economia verde no contexto do desenvolvimento sustentvel e erradicao da pobreza. Um dos principais dilemas a serem enfrentados por muitos pases nos dias de hoje o de conciliar metas de longo prazo, como a reduo das emisses de gases poluentes e do consumo, com a necessidade de estimular a economia no curto prazo para a gerao de emprego e renda s populaes. COMENTRIOS: Os pases precisam responder as demandas imediatas das suas populaes como emprego, renda digna e melhoria da qualidade de vida. Para responder a estas demandas, muitas vezes refns de uma viso inadequada de desenvolvimento, os pases sacrificam a qualidade ambiental presente e futura

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf16

CURSO EM PDF ATUALIDADES TEORIA E EXERCCIOS ATA-MF Prof. Leandro Signori do seu prprio povo. o dilema de crescer sem destruir, de vida digna com preservao ambiental e de consumir sem exaurir os recursos naturais da Terra. Gabarito: Certo

4) (CESPE/MPE PI/2012 Analista Ministerial) A reduo das

emisses de CO2 um compromisso com o qual todos os pases asseguram estar envolvidos. Na prtica, porm, a promessa est longe da realidade. Estudo recente ressalta que, em 2010, a liberao de gases de efeito estufa atingiu o nvel recorde de 10 bilhes de toneladas de CO2 5,9% a mais que em 2009. Os dados so alarmantes, mas no o suficiente para levar chefes de Estado e governo a Durban, sede da 17. Conferncia do Clima. O Globo, 6/12/2011, p. 35 (com adaptaes). Tendo o texto consecutivos. acima como referncia inicial, julgue os itens

O xito da campanha mundial em favor do desenvolvimento sustentvel pode ser mensurado por algumas vitrias significativas, como, por exemplo, a reduo da produo e do consumo de plstico em escala universal. COMENTRIOS: O modelo de produo e consumo global no mudou significativamente, continuamos vivendo na sociedade do descartvel. A destruio das florestas e dos ecossistemas continua avanando e a emisso de gases intensificadores do efeito estufa continua aumentando, com a elevao da temperatura mdia do planeta. Como falar ento em xito da campanha mundial em favor do desenvolvimento sustentvel? Globalmente, a situao ambiental do planeta no melhorou. Gabarito: Errado

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf17

CURSO EM PDF ATUALIDADES TEORIA E EXERCCIOS ATA-MF Prof. Leandro Signori 5) (FUNIVERSA/PC DF/2012 PERITO CRIMINAL) A questo ambiental entrou na agenda poltica do mundo contemporneo. Governantes, cientistas e organizaes sociais, independentemente das posies assumidas, buscam meios de aprofundar o conhecimento acerca do tema, como forma de subsidiar tomada de decises no enfrentamento do problema. Da Conferncia de Estocolmo (1972), passando pela Rio-92 e chegando Rio+20, um princpio ecolgico abraado por ambientalistas e, sendo emblemtico da luta pela preservao da vida, pode ser assim sintetizado: a) Aliar desenvolvimento econmico aos limites do planeta desafio que diz respeito aos governos de pases emergentes, fugindo da alada dos demais Estados e atores sociais. b) A preservao de todas as formas de vida no planeta requer o imediato retorno s condies de produo existentes no mundo antes do advento da Revoluo Industrial. c) A volta agricultura de subsistncia, com o abandono das prticas econmicas ditadas pelos mercados, condio essencial para o fim das emisses de na atmosfera. d) Inexistentes no passado, os desastres naturais que atemorizam o mundo contemporneo, a exemplo de terremotos e maremotos, esto diretamente ligados s atuais mudanas climticas. e) A necessria adequao do sistema produtivo capacidade de regenerao do planeta implica no consumir nem descartar mais produtos que a Terra capaz de suportar. COMENTRIOS: a) Errada. Aliar desenvolvimento econmico aos limites do planeta um desafio que diz respeito absolutamente a todos, sejam pases, pessoas, organizaes e atores sociais. b) Errada. Para preservar as formas de vida existentes no planeta no necessrio retornar s condies de vida da era pr-industrial. possvel aliar o conforto e a modernidade atual sustentabilidade ambiental. Mas para isto necessrio uma mudana de valores, de modos de vida, de produo e consumo, enfim mudar o processo civilizatrio da humanidade. c) Errada. Tambm no necessrio retornar agricultura de subsistncia. Porm, algumas prticas econmicas insustentveis ditadas pelos mercados, deveriam sim ser superadas por outras sustentveis. Como exemplo, cito a

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf18

CURSO EM PDF ATUALIDADES TEORIA E EXERCCIOS ATA-MF Prof. Leandro Signori ideologia do transporte individual movido a combustveis fsseis, um dos grandes viles da emisso de na atmosfera. d) Errada. Maremotos e terremotos so fenmenos naturais, fazem parte da histria geolgica e natural da Terra. Tem como causa o tectonismo. No esto relacionados com as mudanas climticas presentes e pretritas. e) Certa. Este o desafio que a humanidade ainda no conseguiu alcanar. Utilizar os recursos naturais no mximo at o limite da capacidade de suporte do planeta Terra. Gabarito: E (CESPE/EBC/2011 JORNALISTA) Desde que foi inventado, em 1862, pelo ingls Alexander Parker, o plstico passou de fenmeno da era industrial para vilo ambiental, justamente por seu maior atributo: a durabilidade. Foi a prpria indstria que comeou a recicl-lo, para reaproveitar perdas da produo, e, embora j existam inmeras tcnicas de reciclagem desse material, o percentual de plstico que segue para reciclagem no Brasil ainda pequeno. O Globo. 19/7/2011, p. 18 (com adaptaes). Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando a abrangncia do tema nele abordado, julgue os itens a seguir 6) A preocupao ecolgica, traduzida no esforo de garantir a vida no planeta, surgiu com a Revoluo Industrial, a partir de meados do sculo XVIII, resultante do nvel de conscincia manifestada por empresrios e segmentos da sociedade desde o advento da industrializao contempornea. COMENTRIOS: Na segunda metade do sculo XIX e primeira metade do sculo XX houve raras e pontuais preocupaes ambientais. O advento da conscincia ecolgica recente, data da segunda metade do sculo XX. Um dosseus marcos a publicao do livro Primavera Silenciosa, de Rachel Carson, em 1962.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf19

CURSO EM PDF ATUALIDADES TEORIA E EXERCCIOS ATA-MF Prof. Leandro Signori Gabarito: Errado 7) A partir das informaes do texto, correto concluir que a inveno do plstico ocorreu no contexto de expanso da Revoluo Industrial, em meados do sculo XIX, quando o ao, a eletricidade e o petrleo passaram a comandar o sistema produtivo. COMENTRIOS: A Primeira Revoluo Industrial ocorreu na Inglaterra, no sculo XVIII (1780-1830). A Segunda Revoluo Industrial comeou por volta de 1870, com a expanso da industrializao para os Estados Unidos e outros pases europeus. A tecnologia caracterstica da Segunda Revoluo Industrial o ao, a metalurgia, a eletricidade, a eletromecnica, o petrleo, o motor a exploso e a petroqumica. A eletricidade e o petrleo so as principais formas de energia. Quando o plstico foi inventado, em 1862, a Revoluo Industrial estava no comeo da sua segunda fase. Gabarito: Certo 8) (CESPE/TJDFT/2013 Analista Judicirio) O petrleo impulsionou a economia internacional e chegou a representar 50% do consumo mundial de energia primria no incio dos anos 70. Esse nmero sofreu queda, mas ainda representa cerca de 43%. O Oriente Mdio detm 65,4% das reservas petrolferas do mundo. O anncio da descoberta do pr-sal em 2007 mudou radicalmente o panorama do setor de petrleo no Brasil, que poder mais que triplicar suas reservas petrolferas at 2020. O Globo.Caderno Amanh, 8/1/2013, p. 6 (com adaptaes). Tendo o fragmento de texto acima como referncia inicial e considerando as mltiplas implicaes do tema por ele abordado, alm de aspectos marcantes do atual estgio de desenvolvimento da economia mundial, julgue o item que se segue. A mais aceita definio de desenvolvimento sustentvel a que se baseia no suprimento das necessidades da gerao atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras geraes.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf20

CURSO EM PDF ATUALIDADES TEORIA E EXERCCIOS ATA-MF Prof. Leandro Signori COMENTRIOS: So muitos os conceitos de desenvolvimento sustentvel, elaborados e estudados por cientistas, intelectuais e entidades internacionais. O termo apareceu pela primeira vez em 1987, no Relatrio Brundtland, elaborado pela Comisso Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada em 1983 pela Assembleia das Naes Unidas. Para o relatrio desenvolvimento sustentvel O desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das geraes futuras de suprir suas prprias necessidades. Gabarito: Certo 9) (CESPE/IRBR/2010 Diplomata/Terceiro Secretrio) As relaes entre o desenvolvimento econmico e o meio ambiente, que se destacam na agenda de governos e organismos internacionais, tm sido objeto de diversas iniciativas no plano multilateral nas ltimas dcadas. A respeito desse tema, julgue C ou E. A Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada em Estocolmo em 1972, consagrou o direito da humanidade a um meio ambiente saudvel e estabeleceu diretrizes para a aplicao de medidas ambientais, sempre acompanhadas da ressalva da liberalizao do comrcio internacional, prevista pelo GATT (Acordo Geral de Comrcio e Tarifas). COMENTRIOS: A Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, nada teve a ver com a liberalizao do comrcio mundial e com o GATT (Acordo Geral de Comrcio e Tarifas). O Princpio 1 da declarao do evento estabelece que o homem tem o direito fundamental liberdade, igualdade e ao desfrute de condies de vida adequadas em um meio ambiente de qualidade tal que lhe permita levar uma vida digna e gozar de bem-estar, tendo a solene obrigao de proteger e melhorar o meio ambiente para as geraes presentes e futuras.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf21

CURSO EM PDF ATUALIDADES TEORIA E EXERCCIOS ATA-MF Prof. Leandro Signori Gabarito: Errado (CESPE/TJ AL/2012 Analista Judicirio) (adaptada) O termo sustentabilidade cunhado em 1987 pela Organizao das Naes Unidas (ONU), no documento Nosso Futuro Comum foi incorporado definitivamente ao vocabulrio mundial contemporneo. O conceito de uso sustentvel da natureza, por exemplo, j compe a base de diversos programas, projetos e aes voltados para a preservao ambiental. Considerando essas informaes, julgue os itens. 10) Os recursos naturais devem ser preservados pelos pases classificados como emergentes, j que no possvel aos mais ricos retrocederem no tempo e modificarem seu modelo econmico. COMENTRIOS: O atual modelo de produo e consumo, de modo de vida tem que ser mudado em escala global, em todos os pases, por toda a sociedade planetria. A crise ambiental no uma crise somente dos pases ricos, uma crise do processo civilizatrio, assim urge um novo processo civilizatrio, onde se estabelea, de fato, uma relao sustentvel entre a sociedade e a natureza. Os pases ricos, historicamente, so os que mais contriburam para a degradao ambiental do planeta. Cabe a eles a responsabilidade maior pela adoo de medidas em prol da sustentabilidade ambiental, porm todos os pases so responsveis, ou seja, as responsabilidades so comuns, mas diferenciadas. perfeitamente possvel aos pases mais ricos modificarem o seu modelo econmico. Mas para isto necessrio uma poderosa conscientizao ambiental e efetiva vontade poltica e social nesse sentido. Gabarito: Errado 11) Os recursos naturais devem ser preservados em qualquer situao, o que pressupe o abandono de atividades econmicas comprometidas primordialmente com a obteno de lucro material e secundariamente com a preservao ambiental.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf22

CURSO EM PDF ATUALIDADES TEORIA E EXERCCIOS ATA-MF Prof. Leandro Signori COMENTRIOS: No em qualquer situao que os recursos naturais devem ser preservados. Se assim fosse, a sobrevivncia da espcie humana poderia estar comprometida. Alis, a preservao dos recursos naturais necessria continuidade da espcie humana. Ela pressupe o uso racional e sustentvel dos recursos naturais, garantindo a sua perenidade para as presentes e futuras geraes. O que se discute o equilbrio entre a atividade econmica e a preservao ambiental. Gabarito: Errado 12) (CESGRANRIO/BNDES/2008 CONTABILIDADE) Comisso Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (WCED) adota a seguinte definio: "o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer as habilidades das futuras geraes de satisfazerem suas necessidades". Com tal definio o aludido rgo est apresentando o conceito de a) crescimento sustentvel. b) desenvolvimento sustentvel. c) indstria sustentvel. d) impacto ambiental. e) efeitos ambientais. COMENTRIOS: A Comisso Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento foi criada pela (ONU) presidida por Gro Harlem Brundtland. Produziu o relatrio Nosso Futuro Comum, onde foi apresentado um novo conceito, o desenvolvimento sustentvel. Gabarito: B 13)(CESPE/MMA/2009 AGENTE ADMINISTRATIVO) O aquecimento global continua mandando sinais inequvocos para os cientistas. O mais dramtico deles o encolhimento das calotas polares. O rtico

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf23

CURSO EM PDF ATUALIDADES TEORIA E EXERCCIOS ATA-MF Prof. Leandro Signori o indicador mais significativo da mudana climtica porque nenhuma outra regio do mundo to sensvel ao efeito estufa. A calota polar norte recebe dos pases do Hemisfrio Norte ventos impregnados de dixido de carbono, o principal gs encapsulador de calor da atmosfera. A poluio tambm deixa a neve menos branca, aumentando a absoro da luz que chega superfcie. Em consequncia disso, a temperatura aumenta e o que j foi chamado de gelo eterno derrete. Nos ltimos dois veres do Hemisfrio Norte, a calota atingiu os menores ndices de que se tem notcia. Em setembro de 2008, chegou ao tamanho mnimode 4,5 milhes de quilmetros quadrados, 33% menor que em1979, quando comeou o monitoramento da regio com sensores e fotos de satlites. Pela primeira vez, o rtico deixou de ligar a Amrica do Norte sia. Onde est o efeito estufa?In:Veja, n. 2.095,ano 42, 14/1/2009, p. 63 (com adaptaes). Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue os itens subsequentes, considerando as mltiplas implicaes a respeito da questo ambiental no mundo contemporneo. Desenvolvimento sustentvel conceitualmente equivalente crescimento econmico e, para ser alcanado, depende reconhecimento de que os recursos naturais so ilimitados. desenvolvimento sustentvel, portanto, representa uma nova forma desenvolvimento econmico, que considera o meio ambiente. COMENTRIOS: Crescimento econmico e desenvolvimento sustentvel no so a conceitos equivalentes. Sustentvel o desenvolvimento que equilibra a preservao ambiental com o crescimento econmico e a justia social. Os recursos naturais da Terra no so ilimitados. Os recursos naturais no renovveis como os minrios vo se esgotar ao longo do tempo. Os recursos naturais renovveis, como diz o termo, se renovam, porm possuem uma capacidade mxima de suporte no seu uso. Ultrapassar esta capacidade mxima pode levar a uma degradao catastrfica do recurso. Gabarito: Errado a do O de

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf24

CURSO EM PDF ATUALIDADES TEORIA E EXERCCIOS ATA-MF Prof. Leandro Signori QUESTES PROPOSTAS 1) (CESPE/TCU/2012 TECNICO DE CONTROLE EXTERNO) Dois sculos aps o incio da Revoluo Industrial, o carvo ainda hoje a principal fonte geradora de energia eltrica do mundo. Pases como Estados Unidos da Amrica, Japo, China, ndia, frica do Sul e Rssia so to dependentes do carvo, no sculo XXI, quanto era a Inglaterra, no sculo XIX. No Brasil, o carvo responde por 1,5% da matriz energtica; no mundo, ele representa 41%. Preo baixo, oferta abundante e estoques longevos transformaram o carvo em uma fonte de energia atraente do ponto de vista econmico, mesmo respondendo por 30% a 35% das emisses globais de gs carbnico. O Globo, caderno Amanh, 31/7/2012, p. 22 (com adaptaes). Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando a amplitude do tema por ele suscitado, julgue os itens seguintes A preocupao ambiental, praticamente inexistente no passado e ao longo das primeiras fases da Revoluo Industrial, ganha espao no mundo contemporneo. O desafio da atualidade produzir sem poluir, preceito seguido, em consenso, pelos pases ricos, emergentes e pobres. 2) (CESPE/TJ RR/2012 CARGOS DE NVEL MDIO) Os efeitos do desequilbrio ambiental e do consumo desenfreado atingiro homogeneamente o planeta, igualando pases desenvolvidos e no desenvolvidos como alvos de um mesmo problema. 3) (CESPE/TJ RR/2012 CARGOS DE NVEL SUPERIOR) Constataes como a de que os pases desenvolvidos tm responsabilidade na poluio do planeta e a de que os pases pobres necessitam receber dos pases mais ricos apoio financeiro, tecnolgico e humanitrio para superarem a misria e iniciarem um processo seguro de desenvolvimento econmico, includas nos documentos produzidos durante a Rio-92, esto na origem das discusses promovidas na Rio+20 sobre os temas economia verde no contexto do desenvolvimento sustentvel e erradicao da pobreza. Um dos principais dilemas a serem enfrentados por muitos pases nos dias de hoje o de conciliar metas de longo prazo, como a reduo das emisses de gases poluentes e do consumo, com a necessidade de

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf25

CURSO EM PDF ATUALIDADES TEORIA E EXERCCIOS ATA-MF Prof. Leandro Signori estimular a economia no curto prazo para a gerao de emprego e renda s populaes.

4) (CESPE/MPE PI/2012 Analista Ministerial) A reduo das


emisses de CO2 um compromisso com o qual todos os pases asseguram estar envolvidos. Na prtica, porm, a promessa est longe da realidade. Estudo recente ressalta que, em 2010, a liberao de gases de efeito estufa atingiu o nvel recorde de 10 bilhes de toneladas de CO2 5,9% a mais que em 2009. Os dados so alarmantes, mas no o suficiente para levar chefes de Estado e governo a Durban, sede da 17. Conferncia do Clima. O Globo, 6/12/2011, p. 35 (com adaptaes). Tendo o texto consecutivos. acima como referncia inicial, julgue os itens

O xito da campanha mundial em favor do desenvolvimento sustentvel pode ser mensurado por algumas vitrias significativas, como, por exemplo, a reduo da produo e do consumo de plstico em escala universal. 5) (FUNIVERSA/PC DF/2012 PERITO CRIMINAL) A questo ambiental entrou na agenda poltica do mundo contemporneo. Governantes, cientistas e organizaes sociais, independentemente das posies assumidas, buscam meios de aprofundar o conhecimento acerca do tema, como forma de subsidiar tomada de decises no enfrentamento do problema. Da Conferncia de Estocolmo (1972), passando pela Rio-92 e chegando Rio+20, um princpio ecolgico abraado por ambientalistas e, sendo emblemtico da luta pela preservao da vida, pode ser assim sintetizado: a) Aliar desenvolvimento econmico aos limites do planeta desafio que diz respeito aos governos de pases emergentes, fugindo da alada dos demais Estados e atores sociais. b) A preservao de todas as formas de vida no planeta requer o imediato retorno s condies de produo existentes no mundo antes do advento da Revoluo Industrial. c) A volta agricultura de subsistncia, com o abandono das prticas econmicas ditadas pelos mercados, condio essencial para o fim das emisses de na atmosfera.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf26

CURSO EM PDF ATUALIDADES TEORIA E EXERCCIOS ATA-MF Prof. Leandro Signori d) Inexistentes no passado, os desastres naturais que atemorizam o mundo contemporneo, a exemplo de terremotos e maremotos, esto diretamente ligados s atuais mudanas climticas. e) A necessria adequao do sistema produtivo capacidade de regenerao do planeta implica no consumir nem descartar mais produtos que a Terra capaz de suportar. (CESPE/EBC/2011 JORNALISTA) Desde que foi inventado, em 1862, pelo ingls Alexander Parker, o plstico passou de fenmeno da era industrial para vilo ambiental, justamente por seu maior atributo: a durabilidade. Foi a prpria indstria que comeou a recicl-lo, para reaproveitar perdas da produo, e, embora j existam inmeras tcnicas de reciclagem desse material, o percentual de plstico que segue para reciclagem no Brasil ainda pequeno. O Globo. 19/7/2011, p. 18 (com adaptaes). Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando a abrangncia do tema nele abordado, julgue os itens a seguir 6) A preocupao ecolgica, traduzida no esforo de garantir a vida no planeta, surgiu com a Revoluo Industrial, a partir de meados do sculo XVIII, resultante do nvel de conscincia manifestada por empresrios e segmentos da sociedade desde o advento da industrializao contempornea. 7) A partir das informaes do texto, correto concluir que a inveno do plstico ocorreu no contexto de expanso da Revoluo Industrial, em meados do sculo XIX, quando o ao, a eletricidade e o petrleo passaram a comandar o sistema produtivo. 8) (CESPE/TJDFT/2013 Analista Judicirio) O petrleo impulsionou a economia internacional e chegou a representar 50% do consumo mundial de energia primria no incio dos anos 70. Esse nmero sofreu queda, mas ainda representa cerca de 43%. O Oriente Mdio detm 65,4% das reservas petrolferas do mundo. O anncio da descoberta do pr-sal em 2007 mudou radicalmente o panorama do setor de petrleo no Brasil, que poder mais que triplicar suas reservas petrolferas at 2020.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf27

CURSO EM PDF ATUALIDADES TEORIA E EXERCCIOS ATA-MF Prof. Leandro Signori O Globo.Caderno Amanh, 8/1/2013, p. 6 (com adaptaes). Tendo o fragmento de texto acima como referncia inicial e considerando as mltiplas implicaes do tema por ele abordado, alm de aspectos marcantes do atual estgio de desenvolvimento da economia mundial, julgue o item que se segue. A mais aceita definio de desenvolvimento sustentvel a que se baseia no suprimento das necessidades da gerao atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras geraes. 9) (CESPE/IRBR/2010 Diplomata/Terceiro Secretrio) As relaes entre o desenvolvimento econmico e o meio ambiente, que se destacam na agenda de governos e organismos internacionais, tm sido objeto de diversas iniciativas no plano multilateral nas ltimas dcadas. A respeito desse tema, julgue C ou E. A Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada em Estocolmo em 1972, consagrou o direito da humanidade a um meio ambiente saudvel e estabeleceu diretrizes para a aplicao de medidas ambientais, sempre acompanhadas da ressalva da liberalizao do comrcio internacional, prevista pelo GATT (Acordo Geral de Comrcio e Tarifas). (CESPE/TJ AL/2012 Analista Judicirio) (adaptada) O termo sustentabilidade cunhado em 1987 pela Organizao das Naes Unidas (ONU), no documento Nosso Futuro Comum foi incorporado definitivamente ao vocabulrio mundial contemporneo. O conceito de uso sustentvel da natureza, por exemplo, j compe a base de diversos programas, projetos e aes voltados para a preservao ambiental. Considerando essas informaes, julgue os itens. 10) Os recursos naturais devem ser preservados pelos pases classificados como emergentes, j que no possvel aos mais ricos retrocederem no tempo e modificarem seu modelo econmico. 11) Os recursos naturais devem ser preservados em qualquer situao, o que pressupe o abandono de atividades econmicas comprometidas primordialmente com a obteno de lucro material e secundariamente com a preservao ambiental.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf28

CURSO EM PDF ATUALIDADES TEORIA E EXERCCIOS ATA-MF Prof. Leandro Signori 12) (CESGRANRIO/BNDES/2008 CONTABILIDADE) Comisso Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (WCED) adota a seguinte definio: "o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer as habilidades das futuras geraes de satisfazerem suas necessidades". Com tal definio o aludido rgo est apresentando o conceito de a) crescimento sustentvel. b) desenvolvimento sustentvel. c) indstria sustentvel. d) impacto ambiental. e) efeitos ambientais. 13)(CESPE/MMA/2009 AGENTE ADMINISTRATIVO) O aquecimento global continua mandando sinais inequvocos para os cientistas. O mais dramtico deles o encolhimento das calotas polares. O rtico o indicador mais significativo da mudana climtica porque nenhuma outra regio do mundo to sensvel ao efeito estufa. A calota polar norte recebe dos pases do Hemisfrio Norte ventos impregnados de dixido de carbono, o principal gs encapsulador de calor da atmosfera. A poluio tambm deixa a neve menos branca, aumentando a absoro da luz que chega superfcie. Em consequncia disso, a temperatura aumenta e o que j foi chamado de gelo eterno derrete. Nos ltimos dois veres do Hemisfrio Norte, a calota atingiu os menores ndices de que se tem notcia. Em setembro de 2008, chegou ao tamanho mnimode 4,5 milhes de quilmetros quadrados, 33% menor que em1979, quando comeou o monitoramento da regio com sensores e fotos de satlites. Pela primeira vez, o rtico deixou de ligar a Amrica do Norte sia. Onde est o efeito estufa?In:Veja, n. 2.095,ano 42, 14/1/2009, p. 63 (com adaptaes). Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue os itens subsequentes, considerando as mltiplas implicaes a respeito da questo ambiental no mundo contemporneo. Desenvolvimento sustentvel conceitualmente equivalente crescimento econmico e, para ser alcanado, depende reconhecimento de que os recursos naturais so ilimitados. desenvolvimento sustentvel, portanto, representa uma nova forma desenvolvimento econmico, que considera o meio ambiente. a do O de

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf29

CURSO EM PDF ATUALIDADES TEORIA E EXERCCIOS ATA-MF Prof. Leandro Signori GABARITO

01 E 06 - E 11 - E

02 E 07 -C 12 - B

03 C 08 C 13 E

04 - E 09 - E

05 E 10 E

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf30

CURSO EM PDF ATUALIDADES TEORIA E EXERCCIOS ATA-MF Prof. Leandro Signori QUESTES COMENTADAS NA PARTE TERICA 1) (CESPE/CBM DF/2011 - O Brasil se prepara para organizar a maior conferncia do planeta, a Rio+20. Muito do que fora prometido poca da conferncia de 1992 no foi cumprido, mas todos sabem: ainda h tempo de, com muito trabalho, conduzir a Terra para o caminho do desenvolvimento sustentvel. Caderno Dia Mundial do Meio Ambiente. In: Correio Braziliense, 5/6/2011, capa (com adaptaes). Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando a abrangncia da temtica que ele focaliza, julgue os itens a seguir. A preocupao mundial com o meio ambiente data do processo de expanso da moderna industrializao verificado ainda no sculo XIX. 2) (ESAF/MI/2012 CARGOS DE NVEL SUPERIOR) Recente relatrio do Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) informa que, nas duas ltimas dcadas, a populao cresceu 26% (so 1,45 bilho de pessoas a mais) enquanto o consumo de recursos naturais aumentou 40%. As emisses de gs carbnico aumentaram 36% no mesmo perodo. A propsito desse quadro, assinale a opo correta. a) O uso acelerado de recursos naturais um sinal de alerta para o planeta, que pode vir a enfrentar a exausto de recursos estratgicos. b) Apesar de seu efeito poluidor, as emisses de gs carbnico ainda no podem ser relacionadas s mudanas climticas, a exemplo do aquecimento global. c) Em geral, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos pases inversamente proporcional ao aumento do consumo de recursos naturais. d) Nos ltimos anos, verifica-se aparente paradoxo ambiental: enquanto o nvel do mar tem aumentado, recua significativamente o nmero de catstrofes naturais. e) O relatrio do Pnuma demonstra que j no h mais possibilidade de se alterar a trajetria de tendncias perigosas que ameaam a vida humana no planeta.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf31

CURSO EM PDF ATUALIDADES TEORIA E EXERCCIOS ATA-MF Prof. Leandro Signori 3) (CESPE/IRBR/2010 Diplomata/Terceiro Secretrio) As relaes entre o desenvolvimento econmico e o meio ambiente, que se destacam na agenda de governos e organismos internacionais, tm sido objeto de diversas iniciativas no plano multilateral nas ltimas dcadas. A respeito desse tema, julgue C ou E. No plano multilateral, as primeiras iniciativas de se tratar em conjunto as questes relacionadas ao desenvolvimento econmico e ao meio ambiente ocorreram em 1964, na Conferncia das Naes Unidas sobre Comrcio e Desenvolvimento, que incluiu, na sua agenda, o tema sobre a poluio decorrente do crescimento da atividade industrial. 4) (CESPE/TJ AL/2012 Analista Judicirio) (adaptada) O termo sustentabilidade cunhado em 1987 pela Organizao das Naes Unidas (ONU), no documento Nosso Futuro Comum foi incorporado definitivamente ao vocabulrio mundial contemporneo. O conceito de uso sustentvel da natureza, por exemplo, j compe a base de diversos programas, projetos e aes voltados para a preservao ambiental. Considerando essas informaes, julgue os itens. Os recursos naturais devem ser usados de modo que a natureza os possa repor, assegurando-se, dessa forma, o atendimento das necessidades das geraes atuais e futuras. 5) (CESGRANRIO/BNDES/2013 ADMINISTRADOR) A definio mais aceita para desenvolvimento sustentvel o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da gerao atual, sem comprometer a capacidade de atender s necessidades das futuras geraes. Essa definio surgiu na Comisso Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Naes Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econmico e a conservao ambiental. Disponvel em: <http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/ questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/>. Acesso em: 5 jun. 2012. Nesse sentido, a sustentabilidade genericamente como um clich. no deve ser utilizada

Ela representa um conceito que se expande em trs dimenses principais, a saber:

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf32

CURSO EM PDF ATUALIDADES TEORIA E EXERCCIOS ATA-MF Prof. Leandro Signori a) ideolgica, poltica e social b) econmica, ambiental e social c) poltica, econmica e cultural d) geopoltica, geoeconmica e histrica e) histrico-cultural, ideolgica e geopoltica

GABARITO

01 E

02 A

03 E

04 - C

05 B

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf33

Vous aimerez peut-être aussi