Vous êtes sur la page 1sur 48

Bruna Benini Wanick de Almeida Guedes

O Japo do ps-guerra: a catarse da tradio e da modernidade em Yukio Mishima

Monografia apresentada Graduao em Histria da PUC-Rio como requisito parcial para a obteno dos ttulos de bacharel e licenciatura em Histria.

Orientador: Prof. Dr. Maurcio Barreto Alvarez Parada

Rio de Janeiro Novembro de 2010

Ao meu av Floro Wanick.

Agradecimentos

Em primeiro lugar minha me, sem o seu apoio e esforo na manuteno da minha graduao eu no teria a oportunidade de conhecer tantas pessoas interessantes, bem como professores que mudaram a minha maneira de ver o mundo. Voc sempre est comigo, sejam nos momentos mais crticos, sejam naqueles mais felizes, buscando sempre o meu bem; eu sempre aprendo algo novo com voc. Muito obrigada me, pela jornada proporcionada.

minha av Zita e meus irmos Camilla e Gustavo pelo carinho de toda hora; a minha tagarelice sobre o Japo e msica japonesa no vai sair da cabea de vocs to cedo, tenho certeza!

garotas mais sensacionais, cujas amizades so qualquer coisa que no h como pr em palavras, com vocs eu rio e me divirto muito, sempre. A alegria de termos nascido na mesma poca e podido nos conhecer nica, obrigada por existirem e de terem feito a minha vida mais colorida e radiante com as nossas risadas, trapalhadas e confabulaes: Alessandra Seixlack, Alexandra Guimares, Flora Laviola, Gisele Matos, Maria Jos, Maria Luiza (Malu), Natlia Fernandes, Paloma Brito e Ragda al Assar.

Ao carinho e amizade igualmente importantes de Ana Toledo e Bianca Miyuki; nossas conversas sobre a cultura japonesa sempre to frutferas e divertidssimas. Com vocs tenho a oportunidade de descobrir um pouco mais sobre esse povo e pas to singulares, seja para o bem ou para mal! Pois na Histria no h bonzinhos, no mesmo?

Ao professor Maurcio Parada por acreditar nesse tema que me desperta tanto apreo e por me fazer cingir em busca de novos e outros olhares sobre o estudo da Histria. s professoras Flvia Schlee Eyler e Isabela Fernandes por me ensinarem a gostar mais e mais de Histria Antiga e Mitologia; um mundo de possibilidades e reflexes se abriu diante mim por conta de suas aulas e est

indelvel em mim. Aos funcionrios do Departamento de Histria da PUC-Rio, em especial Anair, Cleusa e Moiss, por serem sempre to solcitos e pessoas maravilhosas.

PUC-Rio pela bolsa concedida e incentivar o meu desempenho acadmico.

E por fim, duas queridas amigas que esto na estrada h tempos comigo, Ludmila Monsores e Natlia Vidal. Vocs duas so simplesmente incrveis; t-las como amigas foi uma das melhores coisas que j me aconteceu, adoro vocs.

Resumo:
O Japo do ps-guerra, destrudo e estremecido moral e espiritualmente, foi ocupado pelas foras militares americanas que promoveram o reerguimento do pas primeiramente em moldes polticos e depois sociais e econmicos pelo medo do avano do socialismo na sia com o fim da Segunda Guerra Mundial; o Japo, de inimigo torna-se aliado dos americanos. Estes defendem uma nova Constituio ao pas que ser subtrado militarmente e emocionalmente; o incio de uma rejeio tradio em detrimento da novidade, a insero do Japo a uma modernidade forada. Importantes valores aos japoneses permanecem olvidados no ps-guerra. Crtica de Yukio Mishima incipiente nova sociedade japonesa tendo como base o manuscrito Hagakure, de Tsunetomo Yamamoto, que sua poca tambm criticara severamente o corrompimento dos samurais. Mishima reage ao tipo de pas que o Japo se tornara, uma tenso entre os valores tradicionais samurais e a modernidade. A importncia na questo da morte para a sociedade japonesa que enfraquece seu significado em vista dos novos tempos. Yukio Mishima e um pouco da trajetria de sua vida como escritor; sentimento de deslocamento e obsesso pela morbidez da morte; sua frustrao diante de um Japo irreconhecvel e enfraquecido espiritual e moralmente.

Palavras-chave:
Japo; Literatura; Modernidade; Ps-guerra; Yukio Mishima.

Abstract:
Japan's postwar shaken and destroyed morally and spiritually, was occupied by U.S. military forces that promoted the up building of the country first in molds and then political social and economic advancement by fear of socialism in Asia with the end of World War II; Japan, the enemy becomes an ally of the Americans. They claim a new constitution to the country that will be subtracted militarily and emotionally, the beginning of a rejection of tradition rather than the new, the inclusion of Japan to a modern forced. Values important to the Japanese remain forgotten in the postwar period. Critique of Yukio Mishima to incipient new Japanese society based on the manuscript Hagakure of Yamamoto Tsunetomo that their time also severely criticized the corruption of the samurai. Mishima reacts to the kind of country that Japan had become, a tension between traditional values samurai and modern. The importance of the issue of death for Japanese society that weakens its significance in view of the new times. Yukio Mishima and a little of the trajectory of his life as a writer; sense of displacement and morbid obsession with death, his frustration in an unrecognizable Japan and weakened spiritually and morally.

Keywords:
Japan; Literature; Modernity; Post-war; Yukio Mishima.

Sumrio

Agradecimentos........................................................................... 3 Resumos e palavras-chave....................................................... 5 Epgrafe.......................................................................................... 7 Introduo...................................................................................... 8 Captulo um................................................................................... 12 Captulo dois................................................................................. 23 Captulo trs.................................................................................. 35 Consideraes Finais................................................................. 44 Referncias Bibliogrficas......................................................... 47

A fidelidade absoluta morte deve ser elaborada a cada dia. Devemos comear cada dia com uma meditao silenciosa, imaginando a nossa hora final e as vrias maneiras de morrer [...] e comear o dia morrendo.

Hagakure Tratado japons do sculo XVIII

Introduo

A maneira como esta monografia tomou forma valeu-se primeiramente do meu franco e insacivel interesse e curiosidade pela cultura e histria do Japo, bem como o gosto pela literatura que igualmente foi ponto capital para sua elaborao. Ambos os temas to por mim apreciados resultaram em experincias de leituras fascinantes e reveladoras sobre um pas estremecido pela guerra, rivalizando ora com a tradio que cambaleava, ora com a modernidade irresistvel; nesse cenrio perturbador e conflituoso, o escritor Yukio Mishima atrado pelo patriotismo do Japo imperial, percebe-se irresoluto nessa via, porm sozinho em sua jornada invocando um Japo imperialista e tradicionalista que simplesmente estava em vias de extino. O fim da Segunda Guerra Mundial , ao mesmo tempo, o fim do Japo de rituais dos cdigos samurais tradicionais. As prticas que levam Mishima a dar cabo de sua vida se tornaram anacrnicas para o seu prprio povo. A rendio japonesa com o fim da guerra, trouxe grandes pretenses econmicas aos americanos, entretanto inicialmente houve cautela em relao a essa abordagem, primeiramente o dever era cooperar e auxiliar a Nao; o Japo estava arruinado depois de duas bombas nucleares e o povo atravessava com intensa dificuldade os primeiros anos do ps-guerra. O pas foi assistido financeiramente num segundo momento pelos Estados Unidos por causa do medo desses em relao ao socialismo que se aproximava cada vez mais do Extremo Oriente. Os americanos chegaram concluso que era melhor ter o Japo ao seu lado do que influenciado pelo inimigo. E assim o foi. Logo o pas recebeu ajuda monetria, houve importantes e delicadas mudanas no pensamento poltico, social e cultural e paralelamente a isso, os japoneses tiveram sua Constituio imperial alterada, acrescida de elementos democrticos que baniam, por exemplo, o poder poltico do imperador, tornando-o apenas simblico. Depois de algumas dcadas o Japo parece mostrar um interesse crescente no seu poderio blico, e de fato o pas investia nisso, porm o seu alcance e influncia eram praticamente limitados, fsica quanto politicamente. Outros smbolos e rituais ligados guerra ou no foram simplesmente coibidos, e os prprios japoneses, pouco a pouco, foram igualmente sufocando essas vozes, transformando-as em coisas do passado. Entretanto a figura de Mishima salta, se

9 desprende dessa nova roupagem e clama para quem quisesse ouvir que esse novo Japo era um erro e que estava se rumo. Yukio Mishima nasceu em 14 de janeiro de 1925 em Tquio; seu nome real era Kimitake Hiraoka e foi estudante de Direito em Tquio. A mudana no nome adveio para enganar o pai que desaprovava o seu gosto por literatura. Foi na infncia criado pela av paterna que o mantinha bastante isolado e recluso; essa atmosfera mais ou menos sombria contribuiria mais tarde por influenciar sua escrita. Tornou-se um grande apreciador de literatura ocidental e experimentou imit-la em suas primeiras obras, que falam, com bastante morbidez, a vida da juventude do ps-guerra. Seu primeiro romance, Confisses de uma Mscara (Kamen no Kokuhaku), foi publicado em 1949; de relevncia autobiogrfica, mostrou elementos que pontuariam outros trabalhos seus como a beleza combinada com o sentimento mrbido da morte, o culto pelo herosmo e na convico no destino trgico de todo o indivduo. O pensamento ocidentalizado confrontava intensamente com seu esprito ligado s tradies japonesas unido ao militarismo. Alm de escritor, produziu tambm roteiros de filmes, ensaios e peas de teatro; tinha uma fixao pelo corpo masculino, praticava intensamente exerccios fsicos para gozar de boa sade, mas tambm porque implicava as tendncias homossexuais de Mishima. Em 1968 funda a Associao do Escudo (Tate no Kai), reunida e treinada pelo prprio Mishima, cujos uniformes considerados teatrais e hinos proferidos eram obras do escritor. Atravs desse grupo Mishima procurara preservar os valores heroicos e patriticos do Japo que haviam se diludo em meio a uma economia e modernidade agora vigorosas. No seu Hagakure ele explora continuamente o sentido da morte que a sociedade japonesa perdera em prejuzo de uma ideia de quanto mais tempo se viver, melhor, ocultando dessa maneira certos perigos e tenses que da o pas poderia experimentar.

A presente monografia se encontra dividida em trs captulos: O captulo um estabelece o desenlace entre o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, a atuao das Foras de Ocupao em territrio japons, as severas e transformadoras mudanas que o pas obrigado a enfrentar, bem como ter sua Constituio modificada e o que da implicaria. Se primeira vista a inteno apenas cooperar na reconstruo poltica do pas, sem se enveredar pelo aspecto poltico, logo os americanos abandonaro esse papel e assistiro o Japo financeiramente, mais por

10 medo da sombra da URSS que se alongava na regio do que por qualquer outra coisa. Alm disso, h o interesse cada vez menos discreto de remilitarizao dos japoneses, fato que ocorre aps algumas dcadas, finda a guerra. O pas conduzido a transformaes, mas se torna protagonista de sua prpria mudana. O captulo dois entrelaa aspectos como o imperialismo japons, o cdigo de conduta dos samurais e um Japo moderno e materialista; esses fatores entraro em choque e a Nao japonesa se sentir desorientada por conta do esgotamento e esvaziamento dos smbolos e tradies caros ao pas, mas que lenta e dolorosamente se esfacelam em vista da melhoria de vida das pessoas em relao ao tempos de guerra. Aqui, por meio do seu Hagakure, Yukio Mishima fomenta uma severa crtica ao Japo do ps-guerra, exaltando o impulso da morte, a importncia de refleti-la na vida cotidiana que parece ter sumido da mente das pessoas, interessadas em modismos e luxo. O terceiro captulo aborda, por meio da obra de Marguerite Yourcenar (Mishima ou a Viso do Vazio), aspectos que aprofundam e do mais subjetividade quele Mishima apresentado no captulo anterior. Intercalando sempre vida e obra do autor, Yourcenar constri e desconstri imagens de Mishima, seja nas suas obras ou atuaes em filmes. Organiza diferentes paralelos entre os ensaios de sua morte ritual, sua obsesso por tal gnero. Enfim, desenha um trajeto meticuloso da fatalidade que estava por vir de um homem que se via prensado entre o que parecia ser dois mundos distintos, mas entre os quais conseguia caminhar com extrema destreza, mantendo certa fixao doentia por aquele que correspondia ao Japo imperial, de valores guerreiros.

Antes de o meu orientador sugerir, eu desconhecia o nome de Yukio Mishima na literatura japonesa e o que ele provocara sociedade nipnica cerca de vinte anos aps o fim da guerra; sua sensibilidade aguada percebeu um Japo completamente frouxo e prostrado diante de uma poltica nacional cnica e fraca, enquanto as pessoas s pensavam em enriquecer e acumular bens materiais. Mishima certamente, seja por meio de suas obras impregnadas de muitos aspectos sombrios e melanclicos, seja por meio de suas aes, tornou-se uma figura mpar no seu tempo e que provavelmente o Japo no voltar a conhecer semelhante. Creio ser no seu desespero um sinal da sua dificuldade em se ajustar aos novos tempos do seu pas. Ao longo das primeiras leituras e discusses sobre o tema, achei ser complicado trabalhar com um escritor cuja personalidade foi to intensa e subjetiva, to homem do

11 seu tempo; mas aos poucos pude desvendar mais detalhadamente e achar surpreendentemente irresistvel sua figura. Trabalhar nessa monografia foi realmente valioso e pude aprender mais como pessoa e como historiadora.

CAPITULO UM

O Japo era uma tela em branco, na qual 1 qualquer quadro poderia ser pintado.

O vero de 1945 fora para os japoneses como nenhum outro; a destruio em massa provocada pelas bombas atmicas, o poderio militar completamente arrasado e a economia desfacelada desafiaram o pas a se reerguer. Chegava ao fim a reivindicao japonesa pelo controle do Oceano Pacfico Ocidental, concomitantemente o ocaso do imperialismo japons. Os Estados Unidos asseguravam assim a hegemonia sobre o Pacfico, cara lgica de sua estratgia geopoltica. A capitulao do Japo deixou o pas completamente prostrado diante do poderio americano; a vitria arrasadora e completa deixou aquele, ento um inimigo mortal, inteiramente sob controle. George Friedman e Meredith Lebard apontam que naquele momento os Estados Unidos se dirigiam guerra em termos dos mais genricos, falavam em democracia, igualdade e justia; todavia por baixo dessa aparncia, muitos americanos pensavam em estratgias, padres de comrcio, no controle das rotas martimas e supremacia area. Pulsava entre os norte-americanos um forte sentimento de poder, e entre militares e burocratas se esquadrinhava planos para a ocupao do Japo. A guerra tinha fins estratgicos e morais amplos e bastante definidos; entretanto acabaram se vendo e compelidos a governar o pas derrotado. Segundo os autores supracitados, a guerra fora um projeto moral, e lidar com o Japo foi entendido igualmente como um problema moral.
Cabia aos Estados Unidos transformar o Japo numa sociedade humana, liberal e democrtica, baseada na lei, na igualdade entre os homens e nos direitos do indivduo. 2

George Friedman e Meredith Lebard. Os planos dos EUA para o Japo no mundo do apsguerra. In: EUA x Japo: guerra vista. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993, pp. 105-106. 2 Ibid., p. 89.

13 Os Estados Unidos queriam assegura-se de que o derrotado no mais poderse-ia levantar e empreender outra guerra; a rendio incondicional aps a perda da guerra significaria, para os japoneses, o prejuzo de sua soberania, bem como sua prpria independncia.

A OCUPAO

O governo americano se encontrava bastante atento em relao ao planejamento da situao do Japo no ps-guerra; interessava-os abordar o futuro poltico do pas e no seu futuro social ou econmico, mas a ascenso da URSS aps o fim da Segunda Guerra Mundial pela Europa do leste e sia far os projetos para o Japo mudarem de contorno e sua economia ser amplamente reavivada, transformando o pas de inimigo mortal em um aliado de grande importncia a fim de se tornar uma barreira contra a expanso do comunismo pelo Pacfico e sia. A figura do imperador, ou seja, o sistema imperial tornou-se especialmente importante e delicado nesse quadro. Por um lado havia o Plano Morgenthau3 que implicava medidas drsticas e restritivas ao pas; isso significava que aos olhos do Departamento de Estado americano e consequentemente das foras de Ocupao, o SCAP4, liderado pelo general Douglas MacArthur, o imperialismo japons era extremamente belicoso; tratavam-no como um problema poltico, por isso a importncia para o vis dessa esfera inicialmente, a pretenso de redimir politicamente o Japo era melhor do que anula-lo e destru-lo por completo, pois do contrrio, o Japo enfraquecido aumentava a importncia da China e a hegemonia do Estado Unidos no Pacfico rivalizava com este pas, por isso o Plano no vingou de fato.
O sistema imperial representou o maior problema com que tiveram de lidar as autoridades de Ocupao. Os escales superiores das foras de Ocupao incluam alguns reformistas radicais que insistiam em que a paz no Pacfico era impossvel sem uma total abolio da

Programa para a ocupao da Alemanha aps a Segunda Guerra Mundial; defendia normas restritas para impossibilitar que o pas entrasse novamente em guerra. O mesmo pretendia-se para o Japo, inicialmente. 4 Abreviatura em ingls para Supreme Commander Allied Powers (Comando Supremo das Foras Aliadas).

14
instituio imperial japonesa. Essa concepo era produto do idealismo ingnuo existente entre alguns americanos [...], de que quanto mais difundida a democracia tipo americana, mais segurana e estabilidade o mundo gozaria.5

Joseph C. Grew (1880-1965), ltimo embaixador dos Estados Unidos no Japo antes da guerra sinalizava um conservadorismo que se definia como a impossibilidade de um Japo estvel sem a figura do imperador. Justificava que os americanos no deveriam promover amplas reconstrues nem na economia, tampouco na sociedade japonesas, e que a estrutura do Estado deveria ser basicamente preservada. Ao final, a poltica presidencial definitiva resolveu manter o Estado japons intacto, entretanto suscitou um programa de reforma social e econmica.
[...] foi tomada de incio uma deciso durante a Ocupao a favor da manuteno da instituio imperial. Foi uma soluo muito feliz para o Japo. Se o sistema imperial tivesse sido abolido em benefcio de um sistema republicano, o Japo de ps-guerra provaria ser ingovernvel e surgiria uma enorme confuso social. A maioria dos japoneses concorda que esta anlise da situao, em virtude do profundo significado histrico da instituio monrquica japonesa para as mentes dos japoneses.6

A deciso por manter a instituio monrquica japonesa foi a que prevaleceu, entretanto, por causa do fantasma da Alemanha que se reerguera dos destroos do Tratado de Versalhes7, o vis pela democratizao foi muito forte e no perodo entre 1945-1947, sob o comando de MacArthur, o Japo foi desmilitarizado. Friedman e Lebard falam que a poltica norte-americana sobre esse assunto englobava alguns pontos centrais como: os Aliados queriam assegurar-se de que o Japo no poderia voltar a iniciar nenhuma outra guerra; o pas deveria, por conta disso, se desarmar e desmilitarizar; como salvaguarda, a fim de desbancar o militarismo e o nacionalismo os Estados Unidos almejavam criar uma democracia liberal no Japo; paralelamente os americanos apoiavam o direito de o povo

Jun Eto. Uma nao renascida: breve histria do Japo de ps-guerra. Rio de Janeiro: Consulado Geral do Japo, 1976, p. 12. 6 Ibid., p13. 7 Tratado de paz assinado em junho de 1919 que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial. Nele a Alemanha estava submetida a acatar as medidas impostas, assim como reparar ar danos causados a determinadas naes da Trplice Entente.

15 japons escolher sua prpria forma de governo e assim sendo no poderiam impor uma democracia liberal.
Admitindo que a chave da guerra devesse ser buscada na cultura japonesa, os norte americanos foram menos implacveis do que poderiam ter sido. [...] Como o problema era considerado essencialmente cultural, no havia necessidade de impor uma soluo excessivamente severa. A mudana cultural seria suficiente. Esse era o dilema norteamericano: como impor a mudana cultural e criar uma democracia liberal, sem fazer isso contra a vontade do povo japons?8

Dessa forma iniciou-se o processo de desmilitarizao do Japo, tarefa bastante rdua que englobava desarmar, desmobilizar e transportar muitos milhes de soldados; alm disso, foi necessrio eliminar os lderes militaristas e os militares. Para Jun Eto, apesar da garantia da permanncia do sistema imperial, o tratamento e julgamento que receberam os criminosos de guerra comuns japoneses deixou um gosto amargo nos espritos dos japoneses. Estes tiveram que aceitar os veredictos do tribunal de crimes de guerra com desamparada resignao ao choque da derrota; o SCAP listou cinco categorias de envolvidos japoneses para o trabalho de exonerao e expulso, criminosos de guerra; militares de carreira e membros da polcia especial; membros de grupos ultranacionalistas; pessoas, ou seja, funcionrios de organizaes financeiras envolvidas com o armamento blico japons bem com a expanso do seu poderio e governadores de territrios ocupados. O autor faz uma interessante analogia entre o fato de os japoneses aceitarem a derrota e suas mazelas como que da mesma maneira que tem de se ajustar aos desastres naturais que frequentemente atingem o pas. Tendem a se conformarem humildemente mesmo contra infortnios causados por mos humanas como se fossem calamidades naturais. A promulgao de uma nova Constituio vinha sendo colocada tona desde outubro de 1945, por instigao de MacArthur; mas at ento continuava sem retorno sobre quem deveria redigi-la. At ento o gabinete do primeiro-ministro Kijuro Shidehara (1872-1951) governava com base na Constituio imperial; essencialmente no havia profundas intenes dos japoneses em alter-la, tentou-

George Friedman e Meredith Lebard. EUA x Japo: guerra vista. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993, p.98.

16 se aplicar duas emendas parciais, mas essa reviso no agradou as foras de Ocupao que alegaram que a base da Constituio nacional japonesa permaneceria intacta. MacArthur tomou para si o encargo de criar uma j que nem o governo japons, nem o CCEO9, a quem achava que competia tal funo, se mexiam para modific-la. Jun Eto salienta que o Japo no teve muita escolha quanto a isso, a recusa de Shidehara poderia forar o pas a uma imposio ao sistema republicano de governo. Para Friedman e Lebard as foras Aliadas tinham total poder sobre a imposio de uma Constituio que bem entendessem e esse pressuposto no escondia o fato para a necessidade de fingir que a nova Carta requeria fundamentalmente a provao ou consentimento dos lderes japoneses. A Constituio foi promulgada em 3 de novembro de 1946 e sua vigncia comeou a valer em 3 maio do ano seguinte. O Artigo 9 do captulo dois que concerne a renncia guerra, tornou-se o ponto mais controverso da nova Constituio; segundo ele:
Aspirando sinceramente a uma paz internacional baseada na justia e na ordem, o povo japons renuncia para sempre a guerra como direito soberano da Nao e ameaa ou uso da fora como meio de resoluo dos litgios internacionais. A fim de cumprir o objetivo do pargrafo precedente, jamais sero mantidas foras terrestres, martimas e areas, bem como outros potenciais de guerra. O direito de beligerncia do Estado no ser reconhecido.
10

Eto diz que comparada Constituio imperial, onde estavam em unssono a fidelidade feudal e as tradies nativas expressas na lealdade ao imperador e o moderno sistema monrquico constitucional, esta nova Carta tal integridade e continuidade nacionais desapareciam com as reformas. O autor alimenta que muitos desses aperfeioamentos foram empreendidos pelos japoneses, mas que as medidas de execuo, os aspectos substanciais ficaram a cargo das foras Aliadas. Essa Constituio desde ento marcou e modelou o carter japons como uma Nao:
Em virtude dessas circunstncias, o povo japons perdeu a imagem clara da sua cidadania. Tambm perdeu o sentido de ntima identidade com os vrios conceitos novos incorporados

10

Conselho Consultivo do Extremo Oriente. rgo ao qual o SCAP estava subordinado. Cf. A Constituio do Japo.

17
Constituio, embora mantivesse sentimentos favorveis a eles. Em outras palavras, o japons atual no pode mais considerar seu pas como ntimo e querido. Nem pode ter a sensao gratificante de haver ganho por seu prprio esforo os diversos valores que o Estado tem supostamente a obrigao de assegurar. Consequentemente, os japoneses, conhecidos por sua franca devoo ao Estado durante os perodos de pr-guerra e guerra, vieram a perder sua conscincia nacional sob o clima poltico de ps-guerra, centrado na nova Constituio. Os interesses se tornaram sua nica preocupao. Tornaram-se impermeveis existncia do Estado tanto como meio para alcanar valores mais altos, transcendendo os interesses privados individuais, ou como membro componente da comunidade internacional de naes. [...] Tampouco a crescente preocupao com os direitos privados e os interesses levou ao crescimento do individualismo, a uma compreenso e apreciao esclarecida da integridade e dignidade pessoais de cada um. 11

A partir de 1947 os Estados Unidos passaram a reconsiderar todos os seus relacionamentos do ps-guerra por causa da ascenso da ameaa comunista. Na sia, o Japo vai se tornar o aliado natural no combate ao prenncio sovitico; entretanto o Artigo 9 da Constituio impingida ao japoneses, que proibia o pas a se rearmar, veio a ser tornar um incmodo para os Estados Unidos que no sabiam como torna-lo cmplice da causa. O Japo estava reduzido pobreza; sua produo situava-se em cerca de 10% em relao aos nveis do pr-guerra. As matrias-primas necessrias eram nulas, a alimentao escassa, ainda que com a ajuda humanitria dos americanos a partir de 1946. Como afirmam Friedman e Lebard, o medo da ascenso da URSS fez os Estados Unidos repensarem alguns pontos e ento se chegou a concluso de que o bem-estar daquele pas era uma questo de importncia estratgica. Em 1947, o Comandante Supremo das Foras Aliadas, MacArthur, iniciou as primeiras providncias para a revitalizao da economia nipnica. A reintegrao do Japo comunidade das naes do mundo livre, continuando os autores supracitados, implicou dois aspectos fundamentais, a interrupo das reparaes de guerra que estavam arrasando o patrimnio lquido japons e que, consequentemente, impediria a revitalizao da economia do pas. O segundo aspecto tem relao com a extino dos zaibatsu12, firmas associadas

11

Jun Eto. Uma nao renascida: breve histria do Japo de ps-guerra. Rio de Janeiro: Consulado Geral do Japo, 1976, p.20. 12 Agrupamentos financeiros. Conglomerados industriais e financeiros formados por grandes famlias de industriais que, por intermdio de matrizes controlavam um nmero extenso de

18 entre si que trabalhavam em regime de monoplio muito bem sucedidas no Japo e que fomentaram a indstria de guerra japonesa; para os americanos elas se tornariam uma grande ameaa democracia japonesa. Houve grandes manifestaes contra a dissoluo dessas empresas, cujos comerciantes tinham elos e interesses entre si; alm disso, o custo econmico desse desmantelamento traria um alto preo a economia do pas, j bastante sensibilizada. Os Estados Unidos preocuparam-se urgentemente com a reconstruo daquela economia por causa do perigo e medo soviticos que assombrava o mundo; os americanos queriam transformar o Japo num pas forte, capaz de defender o Pacfico junto com eles, isso s seria possvel projetando-os como uma Nao economicamente vivel.
[...] uma economia japonesa revitalizada era mais desejvel do que uma economia inerte, mas igualitria. [...] Mas o mais importante, do ponto de vista dos Estados Unidos, o fato de que essa deciso fez com que permanecessem intactas as instituies que vieram a constituir a empresa japonesa contempornea. O Japo sobreviveu e floresceu por causa do medo norte-americano em relao URSS e das implicaes que, diante dessa ameaa, adviriam de uma instabilidade japonesa.13

A Guerra da Coreia (1950-1953) iniciou o processo que transformou o Japo, de uma Nao pobre e arrasada, no moderno gigante industrial conhecido e que desafia o mundo com sua tecnologia. O momento tambm propiciou as condies para um Tratado de Paz, mas colocou em xeque o grave problema da segurana interna e externa do pas, j que esta estava sob controle de uma potncia estrangeira, assim como seu aparelho pblico nas mos de um general estrangeiro. Um Tratado de Aliana e Segurana Mtua entre Estados Unidos e Japo (sob o mandato do primeiro-ministro Shigeru Yoshida) foi assinado a 8 de setembro de 1951, entrando em vigor a partir de 28 de abril de ano seguinte. A seguir quatro pontos principais: no foi estabelecida uma data de trmino; em caso de conflitos internos no Japo seria proporcionada uma interveno militar dos Estados Unidos; o Japo no estava obrigado a defender mutuamente, os Estados

diferentes empresas. Os zaibatsu surgiram durante os perodos Meiji (1868 1912) e Taish (1912 1926). 13 George Friedman e Meredith Lebard. EUA x Japo: guerra vista. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993, pp.104-105.

19 Unidos obrigavam-se unilateralmente a defender aquele pas e, por fim, algumas tropas da Ocupao permaneceriam em solo japons como guarnies. A essa altura os Estados Unidos j estavam amargurados pelo Artigo 9; enquanto isso Yoshida o abraava. Por meio desse, o Japo evitava assumir compromissos militares com os americanos. O primeiro-ministro caiu logo aps o Acordo de Segurana Mtua com os Estados Unidos; este promoveu e formalizou idias que Yoshida planejara sem ter de se demover do Artigo 9. Foi sucedido por Ichiro Hatoyama, mais conservador, porm que no obteve sucesso em alterar o Artigo 9 como pretendia, porque, querendo ou no ele deixara de ser uma limitao soberania japonesa. A metade da dcada de 50 em diante proporcionou ao Japo condies especiais de uma transformao bastante brusca; a dcada anterior foi marcada pela derrota e o jugo das foras Aliadas, assim como a recuperao de sua soberania. A partir de 1955, assinala Jun Eto, o Japo conheceu formidvel crescimento econmico. O catico estado em que se encontrava o pas obrigou por isso mesmo seus conterrneos a avanarem em meio aos escombros; ao mesmo tempo em que os japoneses tomavam alguma ao, reformas sociais eram empreendidas pela Ocupao. O Japo se recuperava lentamente das runas e destroos provocados pela guerra para mais tarde crescer em ritmo acelerado. Sendo ento a partir da metade dos anos cinqenta em diante, sua economia ganhar vigor e propulso, criando a expresso milagre japons. Os Estados Unidos decidira ajudar a economia do pas com medo do avano do comunismo, ao Japo cabia agora o papel de aliado, no mais de inimigo mortal; no interessava aos americanos v-lo moribundo, merc de outra ideologia. Entretanto isso trouxera profundas mudanas no psicolgico dos japoneses:
Tendo perdido uma clara noo de identidade nacional, [...] o japons tornou -se obcecado por um anseio de vantagens materiais. O surto econmico existente reforou essa preocupao. Os hbitos alimentares do povo japons mudaram visivelmente durante esse perodo. As virtudes frugais de pr-guerra cederam lugar a uma despreocupada busca de bem-estar material. Essa tendncia pode ser considerada um renascimento, em maior escala,

20
da sfrega perspectiva de vida que prevalecia nos dias que se seguiram imediatamente guerra, quando o mercado negro florescia.14

O DILEMA MORAL E MILITAR DO JAPO

O mau xito do Japo na Segunda Guerra Mundial privou o pas dos territrios da Coreia, de ilhas no Pacfico, Manchria e Taiwan; segundo Jos Yamashiro cerca de sete milhes de japoneses (entre os quais metade correspondia a militares desmobilizados nas diferentes frentes de luta) so repatriados, tornando ainda mais grave a situao habitacional e alimentcia do pas. Com o fim da guerra o Japo personifica uma nao completamente exausta, tanto fsica como moralmente; a aguda escassez de alimentos enriquece os lavradores que dispem de produtos para vender, propagando o mercado negro. At ento a moral cvica promovida intensamente por meio da propaganda do governo durante os anos de guerra entra em verdadeiro colapso.
O povo se sente emocional e espiritualmente desorientado, dado que durante muitos decnios educado e dirigido na mais intensa exaltao dos valores morais tradicionais, samuraicos, e ultra-nacionalistas. Tudo isso todos os padres morais tidos como absolutos e imutveis cai por terra, diante da rendio incondicional fato completamente indito, inesperado e inimaginvel para a grande maioria da populao. A abulia e o vazio moral tomam conta do povo.15

Os japoneses silenciosamente reconciliaram-se com a dura realidade da derrota, como os pacientes camponeses se resignam com a destruio provocada por um tufo, sentencia Jun Eto. No que tange o aspecto militar, o ps-guerra incutiu ao Japo uma cultura poltica que tem sido oposta guerra e aos conflitos; mas como bem salientam Friedman e Lebard, considerando que pelo Artigo 9 o pas no dispusesse de foras armadas, o Japo atualmente gasta mais em verbas com defesa atrs apenas dos Estados Unidos e Rssia. Segundo Joo Fbio Bertonha a defesa do territrio

14

Jun Eto. Uma nao renascida: breve histria do Japo de ps-guerra. Rio de Janeiro: Consulado Geral do Japo, 1976, pp.31-32. 15 Jos Yamashiro. Histria dos Samurais/. 2 ed. [So Paulo]: Aliana Cultural Brasil Japo; Massao Ohno, 1987, p.244.

21 japons fica a cargo de uma aliana estratgica com os Estados Unidos e de Foras de Auto-defesa nacionais que no possuem prestgio de foras armadas. Acrescente-se a isso que a lei japonesa veta que o oramento dessa Agncia de Autodefesa ultrapasse o PIB nacional de 1%. Todavia, esse valor de PIB de um pas como o Japo reflete um dos mais considerveis oramentos militares do globo como bem demonstram dados de 2006, onde as despesas militares alcanaram 0,8%16 Dessa maneira, os japoneses esto longe de serem considerados uma nao desarmada. O pas possui helicpteros, tanques blindados, navios de guerra, avies de patrulha e msseis de ltima gerao, sendo que grandes e importantes indstrias nacionais fabricam material blico de ponta. Mesmo assim essa infraestrutura de guerra revela-se imersa e contida em suas prprias fronteiras:
Evidentemente, a mquina militar japonesa tem problemas enormes. Seu espao p ara treinamento to pequeno que muitas tropas tm que treinar em territrio americano. Alm disso, ela no tem como projetar poder nas costas asiticas e nem controlar as vias martimas de longa distncia, dependendo do apoio dos EUA. Alm disso, as restries legais (que impedem os soldados japoneses de serem utilizados fora do Japo a no ser em misses de paz da ONU) e de mentalidade impedem que essas foras sejam usadas de forma efetiva. Uma grande e poderosa fora militar, mas presa em casa. 17

A poltica defensiva do pas transformou-se num conjunto dinmico e indeterminado de possibilidades, levado menos por princpios consistentes do que pela configurao do panorama internacional e necessidades gerais da vontade do povo japons. Os interesses estratgicos do Japo, mais que militares, so econmicos. O pas, antes e depois da guerra, perseguiu a busca por matrias-primas, essenciais para o seu crescimento econmico e social. Uma poltica militar que abalasse sua relao econmica com outros Estados provocaria serias complicaes para a sociedade japonesa. O pacifismo japons foi incorporado ao carter do seu povo como resultado de sua experincia da guerra; Friedman e Lebard levantam a tese que compreende que o Japo no voltar a um comportamento poltico-militar

16 17

Cf. CIA The World Factbook: Japan, Military. Joo Fbio Bertonha. A remilitarizao do Japo e a geopoltica do Extremo Oriente . Revista Espao Acadmico, jul. 2001, ano I, n. 02, mensal.

22 agressivo, pois a guerra compromete e reduz a segurana nacional ao invs de ampli-la, e que se sujeitar guerra no caminho saudvel para a divulgao da poltica nacional. Dois argumentos a partir da so apresentados, s o Japo compreende a experincia e os temores que uma bomba atmica representa e j no pode se comportar como as demais Naes. Outro, empreender uma guerra na era nuclear superam de maneira tal as possveis benesses que o pas seria ingnuo se se engajar na mesma.
O foco da regenerao e da transformao moral do Japo centrou -se na bomba atmica. A viso bsica que, tendo vivenciado o bombardeio nuclear, o Japo confrontou os horrores da guerra de uma maneira singular e sem precedentes e, por conseguinte, recuou dela em carter permanente. [...] O Japo foi uma das culturas mais militaristas da histria moderna. O papel do indivduo que ia para a guerra transcendia a simples considerao poltica era um ato religioso, e a morte na guerra santificava e justificava a vida. O guerreiro era solenemente festejado como uma figura religiosa. 18

Enfim, o trmino da Segunda Guerra Mundial obrigou ao Japo novas modalidades de pensamento; duas bombas lanadas, devoluo e perda de territrios conquistados, esfacelamento do corpo militar em praticamente todos os nveis, um povo que beirava a inanio, valores espirituais e sagrados bastantes desorientados, nova constituio... A ajuda dos Estados Unidos, de alguma

forma, todavia concretamente levou o pas conhecer novas linhas e modelos econmicos, administrao e poltica. Com isso, o aspecto da guerra ganhou outro significado, o pas investiria mais tarde em aparato militar, mas tinha srias restries ao seu uso; o modelo do indivduo nesse cenrio de guerra, aquele embasado na glorificao da morte em detrimento da vida, em ato que sobrepujava o mundo terreno, esse ser fortemente, a partir de ento criticado e seus valores deturpados pela gerao do ps-guerra.

18

George Friedman e Meredith Lebard. EUA x Japo: guerra vista. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993, p.314.

CAPITULO DOIS

O brilho idealista nos olhos da juventude reduziu -se a um bruxoleio, e sua ateno foi totalmente absorvida por trivialidades. 1 Os japoneses foram sempre um povo sombriamente consciente da morte, sob a superfcie de suas vidas cotidianas. Mas o conceito japons da morte direto e claro, sendo, nesse sentido, diferente da morte temvel, repugnante, tal como vista pelos ocidentais. 2

As mudanas e transformaes incutidas no seio da sociedade japonesa no decurso do ps-guerra modelaram um Japo que se apresenta bastante diferente daquele do tempo da Restaurao Meiji3, bem como dos anos anteriores ao fim da Segunda Guerra Mundial; o pas inundado por uma srie de bens materiais e intelectuais, que, segundo Jos Yamashiro abrange ideias, cincias, ideologias, artes, tecnologias, mesmo sistemas de administrao pblica e empresarial. O povo japons deve lidar com o desprendimento de aspectos ligados tradio, ao mesmo tempo em que experimenta uma modernidade indita. Concomitante a isso, h uma tenso entre o Japo imperialista, a tica samurai e o Japo materialista. Beasley4, a respeito da modernidade, trabalha o conceito de que em qualquer pas, seja ele europeu ou africano, asitico ou americano tornar-se moderno significa se afastar da tradio, relegar algumas ideias herdadas e instituies histria, taxando-as de antiquadas e datadas. Isso revela ou pode revelar uma aproximao com um conjunto de normas compartilhadas com outras sociedades modernas, seja nos modos de se fazer poltica, de ganhar a vida, padres de consumo, lazer e hbitos. Conforme nos afastamos da diversidade de nossas tradies, destarte nos tornamos parecidos uns com os outros. O autor salienta ento a experincia do Japo e o tipo de modernidade que o pas ensaiou que se torna singular no seu processo:

Yukio Mishima. O Hagakure: a tica dos samurais e o Japo moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 1987, p.28. 2 Ibid., p.85. 3 Meiji-Isshin. Restaurao da era Meiji. Revoluo que derrubou, em 1868, o shogunato de Edo colocou no poder o imperador Mutsuhito (Meiji). A capital foi ento de Kyouto para Edo, esta ltima recebendo o novo nome de Tquio. 4 W. G. Beasley. Tradition and modernity in post-war Japan. Asian Affairs, fev. 1980, vol. 11.

24

Mas h uma grande diferena para o Japo, como h para qualquer outro pas noocidental que se tornou, ou est se tornando, moderno. A modernidade ocidental, pelo menos superficialmente. Ela deriva de um processo de desenvolvimento ocidental, reflete a influncia de uma tradio cultural ocidental. Para se tornar moderno, se voc no um ocidental, significa aproximar-se das normas ocidentais, adotando valores de outras pessoas. Para ns, a diferena entre o moderno e o tradicional a diferena entre o nosso prprio presente e o nosso prprio passado. Para os japoneses a diferena entre o nosso presente e seu passado. Tradio japons. A modernidade aliengena, importada. 5

O pas deve conciliar duas culturas; nesse sentido, muito dos avanos que a sociedade obteve se deve, como observa Yamashiro, ao alto grau de alfabetizao do seu povo, que praticamente no possuem analfabetos h mais de meio sculo e que por esse fator, os japoneses esto favoravelmente preparados para lidar e compreender a situao do pas e assim empenharem-se na busca de solues adequadas. Outro ponto a importncia dos valores individuais, onde desde cedo exigido dos estudantes um empenho mximo nos estudos, onde os melhores so aptos a ingressarem nas prestigiosas universidades do pas e ascendncia na carreira profissional. O autor formaliza a sociedade japonesa no espao da meritocracia, onde os mais aptos so escolhidos e promovidos conforme seus progressos, enredando indivduos originrios de todas as classes sociais. A substancial reduo da diferena de nveis de rendimento, entre as vrias categorias de
profissionais das cidades, inclundo-se operrios e tambm entre trabalhadores de centros urbanos e das zonas rurais, favorece aquela situao de vence quem mais competente6

Nos primeiros anos que se seguiram ao ps-guerra, o Japo tende imediatamente a uma rejeio e condenao de vrios aspectos de sua tradio; muitos refreiam os laos com tudo aquilo que estava ligado aos costumes, o povo queria importar e experimentar o novo, sobretudo o que vinha dos Estados Unidos. Isso muito se devendo ao fato de que o pas agora tinha uma nova

5 6

Ibid., p.6. Jos Yamashiro. Histria dos Samurais/. 2 ed [So Paulo]: Aliana Cultural Brasil Japo; Massao Ohno, 1987, p.247.

25 Constituio que possua caractersticas e elementos os quais os japoneses no estavam identificados e que p essa maneira no se reconheciam nela; uma Constituio redigida no ambiente do ps-guerra, esvaecida de aspectos mais ntimos da identidade do povo japons, ainda que este fosse inclinado a ela.
Todos querem copiar, imitar e introduzir o que novo, estrangeiro, principalmente americano. Tudo o que pertencer ao vencedor deve ser bom. Com essa ideia simplista e imediatista, os valores tradicionais so olvidados, colocados de lado ou repudiados, sem maior anlise.7

Nesse nterim, cones como a famlia imperial so um dos poucos expoentes que se mantm inabalvel; a sociedade japonesa aceita muito rpido uma nova ocidentalizao que se reflete mais como uma americanizao, como salienta Yamashiro, de hbitos e costumes, e em um grau bem mais amplo daquele ocorrido no sculo XIX, na Restaurao Meiji. Essa predisposio dura no pas por algum tempo, e assim, sem muito discernimento e com bastante versatilidade, acontecem exageros e falta de critrios para distinguir ideias boas das questionveis nessa importao e imitao das coisas americanas. Um forte exemplo desse momento a incluso de palavras inglesas no linguajar cotidiano.

MISHIMA E A PULSO DE MORTE

O escritor Yukio Mishima (1925-1970), por meio de uma interpretao pessoal da obra literria Hagakure8, que contm os mais altos preceitos da tica samurai e onde primeiramente se encontra definida a noo de bushid9, compe um paralelo admirvel entre a crtica do seu autor pulverizao dos ntegros valores do samurai e um Japo ps-guerra que jazia em paz transbordante, a qual o prprio Mishima depositava uma permanente censura, realidade na qual no

7 8

Ibid., pp. 247-250. Tsunetomo Yamamoto, Jocho (1659-1719). 9 Caminho dos guerreiros. Conjunto de leis que regiam o comportamento dos guerreiros, fundamentadas na fidelidade devida de um vassalo a seu senhor, em troca de um feudo ou proteo.

26 conseguia se ajustar. Kathryn Sparling, na nota da verso inglesa da obra literria de Mishima, O Hagakure A tica dos samurais e o Japo moderno10, observa:
Mishima [...] analisa semelhanas entre suas crticas ao Japo materialista de ps -guerra e as crticas de Yamamoto decadncia suntuosa dos seus contemporneos. [...] A originalidade, ou o gnio, de Mishima, foi aplicar sociedade moderna a mais severa crtica da tica samurai encontrada no Hagakure. Sua fico trata, com frequncia, da atomizao da sociedade moderna e da impossibilidade de comunicao espiritual ou emocional entre as pessoas.11

O Japo atravessava um esvaziamento no sentido dado vida, emocionalmente e espiritualmente; o pas no mais poderia voltar a se armar, a morte no mais poder-se-ia tornar um arrebatamento, enfim, no mais poderia haver algum propsito para a morte. Mas o Japo de hoje, sob uma Constituio que considera ilegal a guerra, pessoas que consideram a morte como seu objetivo ocupacional e isso inclui as Foras Nacionais de Defesa no podem existir, em princpio. A era democrtica parte da premissa de que o melhor viver o maior tempo possvel., considera Mishima. Este acredita que o Hagakure seja uma eficiente tentativa de remediar o carter pacfico da sociedade moderna com o frmaco da morte; ele critica a ideia de uma poca em que o melhor ter uma vida duradoura. A vida, continua Mishima, tornou-se mais longa e isso se expe como um montono caminho para a humanidade, onde, como exemplifica, o entusiasmo inicial de um jovem por algo que ambiciona dura o tempo que ele empenha-se para conseguir seu objetivo, e quando o realiza, o futuro j no encerra mais nada para ele; agora tudo o que resta o dinheiro da aposentadoria contado em fileiras do baco, e a vida pacfica e tediosa da velhice impotente. O Japo, afirma o autor, principiou nos decnios seguintes ao ps-guerra a se transmutar naquilo que o Hagakure de Tsunetomo Yamamoto havia prenunciado, j no havia samurais, no havia guerra, a economia renascia, tudo transbordava com o esprito da paz; a juventude estava entediada. Mishima dirige-se a sua poca com o preceito da conteno da morte,

10 11

Hagakure Nyumon no original japons. Yukio Mishima. O Hagakure: a tica dos samurais e o Japo moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 1987, p. 11.

27 onde esta cede o lugar a perspectivas nulas, sem o que chama de contradies fundamentais da existncia humana. A significao da morte, para a sociedade moderna deixada de lado e desviada; o autor insiste em nossa renncia de extrair da morte os elementos profcuos e de disp-los a nosso favor.
Durante a guerra, o impulso de morte foi 100% liberado, mas o impulso de resistncia e liberdade de vida foi totalmente sufocado. No ps-guerra, essa condio inverteu-se exatamente, e enquanto o impulso de resistncia e liberdade e vida realizado integralmente, o impulso de rendio e morte nunca realizado. [...] Essa viso indica um processo pelo qual nosso humanismo racional, ao mesmo tempo em que desempenha constantemente a funo de voltar os olhos do homem moderno para o brilho da liberdade e do progresso, afasta o problema da morte do nvel de conscincia, afundando-o cada vez no subconsciente, transformado o impulso de morte, por essa represso, num impulso cada vez mais perigoso, explosivo, mais concentrado, dirigido para o ntimo. Ignoramos o fato de que trazer a morte ao nvel da conscincia um elemento importante para a sade mental.12

A morte para Yamamoto, no seu Hagakure, tem o brilho estranho, claro, fresco, do cu azul entre as nuvens; Mishima traa um paralelo e moderniza essa imagem, correspondendo-a ao Kamikaze Tokubetsu Kogekitai13. Este foi chamado de mtodo mais desumano de ataque, e que aps a guerra, seus pilotos caram em desonra, mas que, conclui Mishima, o esprito desses jovens que morreram em nome do seu pas, se aproxima mais do claro ideal de ao e morte que o Hagakure oferece. Esses pilotos, ainda que tivessem seus medos e dificuldades, foram forados e includos nas foras de ataque quase que por coao, o governo despachando-os para uma morte certa. Mishima no v distino entre a morte escolhida e a morte obrigatria, referindo-se aos escritos de Yamamoto, onde este sugere a morte como uma conduta onde h a possibilidade de escolha, instando a opo na deciso de morrer.
Somo incapazes de enfrentar a morte at sermos encurralados entre o destino e a nossa prpria escolha. E forma final da morte apega-se eternamente a luta oculta entre a escolha humana e o destino sobre-humano. Por vezes pode parecer que algum morreu pela prpria escolha. O suicdio um exemplo. Uma morte pode parecer totalmente

12 13

Ibid., p. 33. Corpo especial de interveno dos Kamikaze

28
forada. A morte pelo bombardeio num ataque areo desse tipo. [...] Em outras palavras, ningum tem o direito de dizer do Hagakure e do esquadro suicida especial que a morte para um a morte por escolha e a morte para o outro a morte por coero. A distino s pode ser feita ante a fria, sombria realidade de um indivduo frente morte: uma questo do esprito humano em estado final de tenso.14

Kayoko Ueno, ao tratar sobre a cultura do suicdio no Japo, chama a ateno como a sua histria est atrelada aos preceitos ticos do samurai, o bushid. Desta maneira os kamikaze15 tinham forte alinhamento a essa conduta, eram educados e treinados com esse pensamento em nome de algo maior.
... O ato de suicdio japons peculiar porque ele em geral associado a um significado de valor e vingana. O suicdio tem uma associao de larga data com a salvao do nome ou fama da pessoa ou da famlia. A anlise do suicdio tem sido considerada como um passo importante na compreenso da cultura, sociedade, e povo japons. [...] O Japo fazia propaganda do suicdio, de certa forma encorajando seus membros a cometer atos suicidas, ao implantar vocabulrios relacionados ao salvamento da fama, para impedir uma possvel rebelio contra o governo. A figura do kamikaze foi idealizada para glorificar a guerra. [...] Assim o suicida funcionava como uma bala humana usa da contra o inimigo, no somente metaforicamente mas no sentido l iteral da palavra.16

Em seu artigo17, Raymundo de Lima observa que o suicdio tende a ser notado e aceito mais como um direito do sujeito contemporneo, onde aquele, seja praticado por indivduos, seja por um grupo, deixou de ser um ato simplesmente privado para tornar-se pblico, em nome de uma causa muitas vezes incompreensvel, principalmente se esta direcionada para ser decodificada pela cultura ocidental.
Em nossa poca, o gesto suicida ocupa uma posio limtrofe, entre a poltica e os interesses do Eu, entre a cincia e a f, entre a tradio e a modernidade, entre a aceitao da natural conservao de si e a falta de sentido de existir. Como o sujeito de nossa poca no mais acredita na ideia de revoluo, deixa-se levar pelos ventos da paixo mstica ou

14

Yukio Mishima. O Hagakure: a tica dos samurais e o Japo moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 1987, pp. 87-88. 15 Vento divino. 16 Kayoko Ueno. O suicdio o maior produto de exportao do Japo? Notas sobre a cultura de suicdio no Japo. Trad. Eva Paulino Bueno. Revista Espao Acadmico, jan. 2005, n. 44, mensal. 17 Raymundo de Lima. O suicdio-espetculo na sociedade do espetculo. Revista Espao Acadmico, jan. 2005, n. 44, mensal.

29
niilista, usando a morte do prprio corpo para expressar sua revolta contra um mundo sem corao. Morre o corpo para viver o transcendente.18

Lima fala sobre o conceito de suicdio honroso ou o suicdio como forma de luta, donde que este surge no Japo, por meio do cdigo da tica samurai. Durante a Segunda Guerra Mundial, o pas reunia e treinava secretamente os kamikaze para pilotar avies e barcos de guerra com o intuito de lan-los de encontro s frotas inimigas, no caso, os americanos. Ele aponta mais de dois mil pilotos mortos por devoo ao imperador, considerado como um deus pelo povo japons.
A morte autoinfligida em combate, portanto, era um recurso extre mo que condizia com a tradicional cultura-moral samurai que a valorizava e, por conseguinte, era considerada honrosa e divina pelos pilotos suicidas japoneses. J o harakiri, mais conhecido como seppuku no Japo, era um antigo ritual suicida de extirpao das entranhas. No seppuku, o suicida, posicionado em ritual, corta seu abdome com uma faca ou espada pequena, da esquerda para a direita. Regio essa que tem um significado especial. Segundo a crena dos antigos japoneses nesse lugar que se encontra a al ma humana.19

Jos Yamashiro destaca algumas circunstncias que podem levar um samurai a praticar o harakiri,
Evitar a captura em campo de batalha, j que para um guerreiro japons constitui imensa desonra cair prisioneiro do inimigo e tambm porque se considera m poltica: os presos so quase sempre maltratados e torturados; como castigo, por ato considerado indigno ou criminoso; a fim de admoestar seu senhor. O samurai tem grande desprezo por aquele que se rende ao adversrio. Por isso o cdigo (no escrito, frise-se) de honra do samurai exige que ele se mate antes que caia prisioneiro em mos inimigas.20

Antnio Oza da Silva, fazendo um paralelo entre o suicdio, a literatura e a sociologia, escreve o seguinte:

18 19

Idem, op. cit. Idem, op. cit. 20 Jos Yamashito. Histria dos Samurais/. 2 ed [So Paulo]: Aliana Cultural Brasil Japo; Massao Ohno, 1987, pp. 57-57.

30
O suicdio um ato racional e humano. Suas motivaes se manifestam individualmente seja pelas declaraes dos indivduos suicidas, seja pelas interpretaes que surgem em cada caso especfico. Um certo psicologismo tende a desconsiderar que o indivduo vive em sociedade e que, portanto, suas atitudes no esto desvinculadas do meio em que vivem. Um certo sociologismo tende desprezar os fatores psquicos e individuais, como se fosse possvel encarar a dor e o sofrimento dos que abraam a morte voluntria e do seus prximos apenas se reportando aos fatores sociais. Ambos tendem ao determinismo.21

Esse propsito leva o autor a pensar a literatura como contribuio para a compreenso dos sofrimentos, sonhos e angstias dos indivduos; para ele as obras literrias tm a capacidade de perscrutar a essncia do ser humano e dessa forma, lidar com seus grandes dilemas, afirmando que se o suicdio no atinge a ns diretamente, por outro lado nos diz respeito. A sociedade no uma abstrao, assim como a morte. Fala essa que pontua o pensamento de Mishima quando de seu O Hagakure, uma obra que essencialmente fala sobre a morte; no que diz respeito valorizao dessa assim como da vida, de traz-la superfcie de nossos pensamentos. O prolongamento da vida, viver o maior tempo possvel, a nova sina da humanidade e isso revela tempos tediosos, todavia tensos e perigosos para a humanidade.
Ou seja, as opes no so as melhores: morrer trabalhando ou viver sob o signo da culpa e do sentimento de inutilidade. Afinal a aposentadoria um direito ou fardo para a sociedade? Parece que esta v os seus idosos como fardos a carregar e, o pior, estes tambm terminam por se veem desta forma. A soluo que a sociedade encontra prolongar o tempo de trabalho; e os que conseguem se aposentar, tm que continuar, por necessidade, a procurar emprego.22

Mishima se pergunta se pode haver uma causa justa para morrer; pode a morte justa, a morte escolhida por ns em favor de um objetivo selecionado e justo, pode essa morte de fato existir? Os jovens de hoje, escreve o autor, relatam que no se empenhariam numa guerra injusta como a do Vietn, mas se fosse por uma causa nacional justa, pelo ideal da salvao humana, iriam satisfeitos para a

21

Antnio Oza da Silva. Suicdio, Literatura e Sociologia. Revista Espao Acadmico, jan. 2005, n. 44, mensal. 22 Idem, op. cit.

31 morte. Mishima condena esse discurso, incutindo essa atitude a uma lacuna na educao do ps-guerra, principalmente no que diz respeito a no repetir o erro dos que morreram em favor de objetivos nacionais enganosos durante a guerra, e de que de agora em diante s morrermos por causas que considerarmos justas. O autor indaga se os seres humanos, enquanto viverem na ordem de uma nao, podero de fato limitar-se a esses objetivos que consideram justos; e isso tem o mesmo efeito para se escolhermos viver como indivduos, sem a premissa da ideia de nao como existncia, ou seja, transcendendo-a, a escolha da morte por um justo motivo ou causa ser de fato justa ou no? O Hagakure de Yamamoto coloca a mincia e a presuno dos juzos morais humanos em um estrato bastante diferente da morte; em ltimo caso, no se pode escolher a morte. Mishima salienta na fala daquele autor a proposta da morte em meio a uma crise de vida ou morte, mas que isso no significa ou representa uma escolha pela mesma, pois no temos prescrito um padro para escolher essa morte.
O fato de estarmos vivos pode significar que j tenhamos sido escolhidos para alguma finalidade, e se a vida no aquilo que escolhemos por ns mesmos, ento talvez no sejamos, em ltima anlise, livres para morrer. [...] E o que significa, para um ser vivo, o confronto com a morte? Segundo o Hagakure, o importante a pureza de ao. Jocho afirma a elevao da paixo e seu poder, e tambm o afirma de qualquer morte a que se chegue assim. [...] Realizar a nossa misso, em termos modernos, significa morrer com acerto por uma causa justa, e o Hagakure diz que no momento da morte ningum capaz de avaliar a justia da causa.23

A predileo pela vida torna natural numa situao encontrar uma desculpa para continuar vivendo; o ser humano pode sempre achar uma desculpa. Este, acrescenta Mishima, simplesmente por estar vivo, capaz de inventar alguma teoria. O Hagakure de Jocho Yamamoto tem expresso na posio relativista, semelhante a qual viver como um covarde que malogra em sua misso, o melhor morrer. A obra no afirma que na morte no se possa deixar de realizar nossa misso; nisso que reside o niilismo de seu autor, Yamamoto.

23

Yukio Mishima. O Hagakure: a tica dos samurais e o Japo moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 1987, pp. 88-89.

32
Temos a tendncia a sofre da iluso de que somos capazes de morrer por uma convico, ou uma teoria. O Hagakure insiste em que at mesmo uma morte impiedosa, uma morte ftil que no d flor nem fruto, tem dignidade como a morte de um ser humano. Se damos tanto valor dignidade da vida, como podemos no dar valor tambm dignidade da morte? Nenhuma morte pode ser considerada ftil.24

Mishima desconhece a motivao e o ponto de vista daqueles que leem o Hagakure de Jocho Yamamoto atualmente; simplesmente acredita que as consideraes da abordagem so o adverso daquelas que predominaram poca da guerra.
Nossa enorme frustrao por no sermos capazes de morrer est aumentando rapidamente. Quando todas as outras exigncias so satisfeitas, a morte torna-se o nosso nico desejo ainda no satisfeito. E no importa como embelezamos a morte, fora de dvida que ela existe e nos consome pouco a pouco.25

Na discusso sobre os rumos que sociedade moderna poderia tomar, Mishima aponta que o homem tende as grandes vises sociais, alternando entre o Estado do bem-estar social e o socialismo, entretanto quando esse ideal parece tangvel e palpvel, entendia-se dele. Revela que em nosso subconsciente h impulsos profundos e cegos; estes so a expresses das contradies que penetram nossa vida a todo o momento, a todo instante, numa revelao que est desatrelada com as ideias sociais, projetadas para o futuro. Na juventude que essas contradies se manifestam mais explicitamente; h um confrontamento, pois aquela guarda em si o impulso de resistir e o impulso de render-se, em medidas iguais. Durante a guerra, o impulso de morte foi liberado em detrimento daquele que correspondia ao da vida e liberdade. O cerne dO Hagakure de Yukio Mishima perpassa a morte como tenso de uma realidade nacional conflituosa; o impulso de vida sobrepondo o da morte, escondendo-o e olvidando-o, assoma um horizonte de muitos problemas.

24 25

Ibid., p.89. Ibid., p.85.

33 O VAZIO

A angstia de Mishima, o seu desajuste aos novos tempos do Japo, implicando o seu favorecimento a restaurao do caminho imperial, no presencia praticamente apoio algum da sociedade japonesa. Jos Yamashiro aponta que j no existe mais no pas clima para o ressurgimento de um regime imperial, nos moldes clssicos, ainda que a tentativa de Mishima transparea que a essncia do samurasmo no morra de todo. A tica samurai que fraqueja diante da ambio e materialismo de um Japo agora pacifista se encontra hoje encerrada em outros moldes e aspectos, como por exemplo, na dedicao dos funcionrios japoneses a uma empresa; Yamashiro compreende que o bushid, na sua forma tradicional, no possa renascer na cultura nipnica devido s intensas e profundas transformaes scioculturais que o pas sofrera nas dcadas seguintes a rendio, mudando e criando novas mentalidades na gerao seguinte. O pas, aps a incurso desenfreada no consumo de bens estrangeiros nos anos seguintes ao ps-guerra, agora com uma economia mais estabilizada e qualidade de vida melhor, tende buscar caminhos mais seletivos na importao das tecnologias, ideias, cincia, artes e afins, adaptando essas culturas ao gosto e moldes japoneses.
Os nipnicos aceitam hoje o individualismo ocidental, embora adaptado s peculiaridades nacionais. Existem certos legados culturais, como a noo de giri (obrigao, dever, razo correta, dvida de gratido) e ninj (sentimento humano, natureza humana, compensao ou calor humano, sentimento bondoso) que ainda subsistem apesar das modificaes verificadas. A prpria ideia de lealdade e devoo ao micado (chukun) e amor terra natal (aikoku) sofre evoluo para um sentido mais amplo: os homens mais lcidos parecem sentir que tais conceitos somente tm valor quando abarcam ideais humanos universais, como a paz e a justia.26

O embate de Mishima ao longo de sua obra rivaliza justamente com fatores como esses; muitos aspectos que a cultura e a religio japonesa lidavam agora foram abarcados por um sentimento maior, de humanidade. Disso resulta

26

Jos Yamashiro. Histria dos Samurais/. 2 ed [So Paulo]: Aliana Cultural Brasil Japo; Massao Ohno, 1987, p. 251.

34 em uma censura pelas causas que levaram os japoneses a lutar durante a Segunda Guerra, a frustrao seguinte sobre desacordos e impasses quando dos tratados internacionais, como o Tratado de Segurana, estabelecido com os Estados Unidos; Mishima interpreta essas dificuldades polticas como um arremedo de fico, sentenciando que a causa pela qual morreram no era digna, referindo -se aos que foram guerra, e dirigindo-se a juventude japonesa da sua gerao, prostrada diante de tanta inutilidade. Por fim, o Japo, ao lidar com uma modernidade diferente em muitos sentidos daquela experimentada na Restaurao Meiji; o moderno se parecer com o que ocidental e assim o pas se esfora para atingir um novo patamar na organizao de sua sociedade, e isso se transforma, por meio da obra de Yukio Mishima, em um grande e desesperado esforo para assimilar novos signos, costumes e hbitos. O autor refora o desprendimento que a nova gerao possui em relao ao tema da morte, ao contrrio do apego ao modismo estrangeiro, a dificuldade da poltica nacional entre outros mais. Mishima usa do Hagakure de Tsunetomo Yamamoto, com suas crticas ao esvaziamento dos valores samurais na sua poca, para criar uma literatura que se envereda em apreciao semelhante, porm dirigida proficuamente ao Japo ps-guerra. Yukio Mishima prope uma catarse aos japoneses cuja protagonista a morte e cuja presena o povo parece ter, ou querido ter, esquecido.

CAPITULO TRS

Reinam o dinheiro e o materialismo; o moderno Japo feio.1 A vida humana breve, mas eu desejaria viver para sempre.2

poca de sua morte, ensaiada inmeras vezes, Mishima cometeu-a realizando o seppuku, e no fatdico dia teria gritado antes do ato, longa vida ao imperador. Entretanto esse imperador de quem ele fala, escreve Michael Wood3, s poderia ser algum ideal, futuro, talvez num sonho, e no Hirohito, o imperador histrico, quem desapontou Mishima ao renunciar seu status divino ao fim da Segunda Guerra Mundial. Perguntas so indagadas pelo autor; esperava Mishima conduzir um deus ressurreio? Seu suicdio inteligvel aos ocidentais? igualmente compreensvel para os japoneses em 1970 ou depois? Wood pondera que tais questes no precisam de pressa para ser respondidas e que talvez algumas no necessitem do mesmo. Marguerite Yourcenar, em pequena biografia da vida e obra4 de Mishima, conduz que bastante difcil avaliar um grande escritor contemporneo, pois s tempo pode nos dar a perspectiva que est ausente. Se tratando de um escritor que pertence a uma civilizao diversa da nossa, essa tarefa se torna ainda mais aflitiva e no caso de Mishima, a atrao e a desconfiana em relao ao exotismo fazem sentir a sua influncia. A autora destaca a dificuldade na avaliao de sua figura e consequentemente num possvel erro na sua determinao quando descreve sobre a vida absoro de elementos ocidentais que se misturam aos de sua cultura e perpassam suas obras, decorrendo diferentes propores e resultados variveis.
, porm, essa amlgama que faz dele, em muitas das suas obras, um autntico representante de um Japo violentamente ocidentalizado, mas marcado, apesar disso, por

Yukio Mishima. O Hagakure: a tica dos samurais e o Japo moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 1987, p.78. 2 Ibid., p.89. 3 Michael Wood. Unable to wait for the gods. New York Times Book Review, 12/14/1986, p11. 4 Marguerite Yourcenar. Mishima ou a viso do vazio. [S.I.: s.n.], 1987.

36
caractersticas imutveis. Mas o modo como, em Mishima, as partculas tradicionalmente japonesas vieram superfcie e explodiram na sua morte, acabaram por fazer dele a testemunha, e, no sentido etimolgico do termo, o mrtir, do Japo heroico a que ele se reuniu remando contra a corrente do seu tempo. 5

A tarefa que Yourcenar se empenha, ela mesma avalia mais difcil quando, independente do pas de origem ou da civilizao do autor, tanto vida como obra foram ricamente variadas, impetuosas, e por vezes sabiamente calculadas, de tal maneira que se divisa nas duas as mesmas astcias, defeitos e vcios, mas tambm igualmente as mesmas virtudes, e principalmente grandeza. Assim, pintado tal quadro, se torna infalvel para a autora o estabelecimento de um equilbrio instvel entre o nosso interesse pela figura humana, o homem, e aquele que destinamos s suas obras. Brinca com o tempo em que podamos gostar de Hamlet sem nos importarmos muito com Shakespeare. Salienta uma curiosidade grosseira pela historieta biogrfica que se tornou caracterstica em nossos tempos.
Todos tendemos a considerar, no apenas o escritor que, por definio, se exprime nos seus livros, mas tambm do indivduo, necessariamente disperso, contraditrio e mutvel, umas vezes oculto e outras visvel e, enfim, e talvez sobretudo, a personagem, essa sombra ou esse reflexo que por vezes o prprio indivduo ( o caso de Mishima) contribui para projetar, por defesa ou bravata, mas aqum e alm dos quais o homem real viveu e morreu, no impenetrvel segredo que todas as vidas encerram. 6

Revela-se importante na fala da autora, a apresentao do ambiente no qual Mishima cresceu e viveu e cuja famlia surpreende pela extraordinria variedade de grupos, posies e culturas que se agregam e se entrecruzam, esboando um quadro que para os que veem de fora parece tornar-se inteligvel e fcil de apreender. A linha paterna de Mishima, apenas no sculo XIX, deixa o campesinato para ascender ao ensino superior, raro e bastante apreciado, bem como a cargos obter cargos pblicos. Seu pai era funcionrio de um ministrio, um burocrata melanclico e submisso, a me provinha de uma famlia de pedagogos confucianos7 que carregavam a essncia da lgica e da moralidade

5 6

Ibid., p.9. Ibid., p.10. 7 Juky. Ensinamento poltico-social do sbio chins Confcio que repousa na virtude de humanidade, provavelmente transmitido ao Japo por intermdio da Coreia, no sculo VI.

37 japonesas; ela foi privada inicialmente da criao do filho em detrimento da av paterna. Sobre essa, Yourcenar descreve:
Em contraste, a sua av era um personagem. Sada de uma famlia distinta de samurais, bisneta de um daimi8 (ou seja, de um prncipe), aparentada mesmo dinastia dos Tokugawa9, nela persistia todo um Japo antigo, mas j em parte esquecido, na forma de uma criatura adoentada e um pouco histrica, sujeita aos reumatismos e s nevralgias cranianas, tardiamente casada, falta de melhor, com um funcionrio de estatuto menor10

Mishima passou com a av praticamente toda a sua infncia, que vivia uma vida de luxo, doena e sonho, afastada dessa existncia burguesa a que se dedicaria a gerao seguinte. A av fazia o neto assistir os espetculos de N11 e Kabuki12, ao mesmo que assistia a suas crises nervosas, vestindo-o, por capricho, com roupas de menina, enfim,
Esta fada louca semeou, sem dvida, nele, esse gro de loucura at h pouco considerado inseparvel do gnio; deu-lhe, em todo o caso, esse horizonte de duas geraes, ou s vezes mais, que possui qualquer criana que cresceu perto de uma pessoa idosa. A este contato precoce com uma alma e uma carne doentias, Mishima ficou talvez a dever [...], a sua primeira sensao de estranheza das coisas. [...] Ningum nega que [...] um ambiente to bizarro deve ter traumatizado mais ou menos o jovem em que Mishima se tornou. [...] A loucura, a lenta decomposio e o desordenado amor da velha mulher doente so, pelo contrrio, o que um poeta iria procurar nesta vida de poeta, um primeiro quadro no breve e brutal cenrio da morte 13

Mishima, na sua juventude, era uma pessoa doente e se considerava mesmo tuberculoso essa poca; dedicava, em quaisquer que fossem suas distraes e ocupaes que durante sua vida, algumas horas do dia para fazer

Grande Nome. Ttulo dado a todos os senhores que governavam grandes territrios e que possuam um grande nmero de vassalos. 9 Tokugawa-Jidai. Perodo de governo dos shogun Tokugawa em Edo, de 1603 a 1868. Tambm conhecido como Edo-Jidai. 10 Marguerite Yourcenar. Mishima ou a viso do vazio. [S.I.: s.n.], 1987, p.15. 11 Forma aristocrtica de espetculo cantado e danado. Gnero de drama que representa dois tipos de peas teatrais: sobre histrias reais e aquelas em que intervm seres sobrenaturais. Ambas misturam uma espcie de sincretismo, budismo e crenas shint. 12 Uma das formas mais importantes do teatro japons, criada por volta de 1603. 13 Marguerite Yourcenar. Mishima ou a viso do vazio. [S.I.: s.n.], 1987, p.15.

38 exerccios fsicos afim de fortalecer seu corpo. Nesse nterim, nem o lcool e nem os seres literrios conseguiam-no seduzir; Mishima, escreve Yourcenar, trancava-se em seu escritrios por duas horas ou mais, depois da meia-noite, para dedicar-se por cerca de mais duas horas aos seus textos mais correntes, aqueles de fabrico mais ou menos instantneo, onde o escritor, em incio de carreira, no tem muitas possibilidades de escolha. Todavia, nessas mesmas noites, e pela madrugada adentro, ele se dedicava aos seus livros.
Parece impossvel que a mediocridade, o artifcio e o pr -fabricado caractersticos da literatura produzida para uso das massas leitoras, mas no pensantes que esperam que os escritor lhes devolva a imagem que fazem do mundo, contrariamente quilo a que o seu prprio gnio o obriga no invadissem, s vezes, as suas obras autnticas. 14

Algumas obras do incio da carreira do escritor pertencem com a autora descreve, a uma inclinao rara de ter o presente capturado no prprio instante, imediatamente; nisto se encerra a vontade de fixar-nos prprios locais a atualidade que vive, levando s ltimas consequncias. Seus livros revelam o teor de reportagens e elaborao de romance apressado. Em muitos predominam a influncia europeia; Yourcenar cita O Pavilho Dourado, Sede de Amor e O Marinheiro que Perdeu as Graas do Mar como obras que apresentam tais marcas. Sobre essa imagem de Mishima, que viveu intensamente um Japo do ps-guerra, num ambiente de continuidades e rupturas entre a modernidade e a tradio, que se mostram complementares e no contraditrias, ela escreve:
De certo modo, poderamos dizer que at cerca dos quarenta anos, este homem que no tinha sido alterado pela guerra era pelos menos isso o que ele pensava realizou em si a evoluo de um Japo que passara rapidamente do herosmo nos campos de batalha aceitao passiva da ocupao, reconvertendo as suas energias no sentido desta outra forma de imperialismo que a ocidentalizao extrema e o desenvolvimento econmico a todo custo. So imagens caractersticas deste tempo, as fotografias de Mishima em smoking ou fraque, cortando a primeira fatia do seu bolo de noivado na International House de Tquio, santurio do Japo americanizado; ou ainda as de Mishima dando conferncias num impecvel fato de homem de negcios, persuadido que um intelectual deve ser igual a um banqueiro. Mas as obsesses, as paixes e as desiluses da

14

Ibid.. p.22.

39
adolescncia e da idade adulta, continuavam a sua marcha subterrneas e nos livros, cujas cavernas se tornaram labirnticas.15

O sucesso do livro que Yourcenar julga ser a obra-prima de Mishima, a tetralogia O Mar da Fertilidade, ressalta que o que merece ser considerado atraente no escritor perceber por quais caminhos Mishima, no seu brilho, na adulao, e mesmo detestado pelas suas provocaes e xito, tornara-se lentamente, um homem determinado a morrer. Percebe ser em parte intil o sinal da atrao pela morte frequentemente surgir naquelas pessoas vidas pela vida, nota-se isso nos primeiros livros de Mishima. O mais importante nisso compreender o momento em que ele procede um tipo de morte e transformado-a em sua obra-prima. Os casos de decepo e frustrao por ele experimentados tm um episdio exatamente um ano antes de sua morte, em 1969; esperava ento receber o Prmio Nobel, mas viu s-lo entregue a um amigo seu, o escritor Kawabata.
Compreende-se uma tal reao por parte de um homem quase ingenuamente vido de honras vindas do estrangeiro, tanto mais que a deciso de morrer em breve exclua uma nova oportunidade. Mas tal pesar ocupou apenas, certamente, a parte mais superficial do seu ser. O que se sabe ao certo, que Mishima se apressou a transmitir ao velho mestre, [...] as suas felicitaes e homenagens.16

Marguerite Yourcenar salienta outros infortnios e inconvenincias no decorrer da vida do autor; um processo de difamao movido por um poltico por se ver reconhecido em uma personagem de seu livro Depois do Banquete, um escndalo por causa da divulgao de fotografias consideradas erticas, desejoso de fazer cinema, ganha papel em filme americano sem relevo, o que acabara deixando-o bastante aborrecido, mais do que deprimido. Yourcenar reproduz ento o quadro melanclico que se segue:
E, no entanto, o nvel de desgosto e da sensao de vazio ia subindo, um vazio que ainda no era o Vazio perfeito do jardim da abadessa, mas o vazio de toda a vida, fracassada ou conseguida, ou ao mesmo tempo uma coisa e outra. As foras do escritor no tinham

15 16

Ibid., p.24. Ibid., pp.63-64.

40
diminudo; esses anos fervilharam de obras, oscilando entre o melhor e o pior da sua produo. Todas as provas que exigem dureza ou disciplina o atraem ento, [...] menos por sensacionalismo, do que enquanto etapa para um saber visceral e muscular. 17

O exerccio muscular elucida os mitos que as palavras tinham criado.18 Escreve Mishima; o treino fsico torna-se uma via de acesso a um conhecimento espiritual. Pouco a pouco, constata Yourcenar, Mishima percebe que o corpo, no percurso do treino atltico, tem a capacidade de ser intelectualizado em um grau mais elevado e obter dessa forma uma intimidade com as ideias mais prxima que a do esprito.
A arte, neste caso a arte de escrever, tem como vocao canalizar em seu proveito essa energia incondicionada, mas as palavras perderam o sabor e ele sabe, sem dvida, que no pode escrever bons livros quem se consagra por inteiro a escrever livros. A poltica, com as suas ambies, compromissos, mentiras, baixezas ou maldades mais ou menos camufladas em razes de Estado, parece certamente a mais ilusria das atividades possveis: e no entanto os ltimos atos e a morte de Mishima, sero politizados. 19

Entretanto, o desprezo de Mishima pela poltica torna-o um militante contra esse mesmo desdm em relao desordem poltica do seu tempo; e mais ainda, destaca Yourcenar, isso se junta a delicada situao de um Japo ligado por tratados e alianas ao seu antigo inimigo, os Estados Unidos. Os acontecimentos que se passaram antes, durante e depois da guerra com a seguida e derradeira derrota do pas, Mishima negou essas influncias na sua adolescncia, sejam os suicdios de civis e militares nas ilhas japonesas conquistas, os bombardeios Tquio, tremores de terra... Episdios assim, ignorados e recusados por ento um sensvel jovem de vinte anos.
O sacrifcio dos kamikaze, lanando seus avies sem trem de aterragem contra a chamin e a casa das mquinas dos navios inimigos, no parece ter ento comovido muito um Mishima que, dispensado do servio militar, saiu a danar do centro de recrutamento, acompanhado pai, patriota, mas que igualmente se ps a danar. 20

17 18

Ibid., p.65. Yukio Mishima. Sol e Ao (Taiy to Tetsu), 1970. 19 Marguerite Yourcenar. Mishima ou a viso do vazio. [S.I.: s.n.], 1987, pp.67-68. 20 Ibid., p.70.

41 O mesmo transcorre quando do discurso do imperador por meios dos rdios, declinando da guerra e renunciando sua qualidade como representante de uma dinastia genuna; a imensa necessidade de acabar com a guerra tinha amortecido o impacto desses acontecimentos no jovem escritor, o mesmo acontecendo em relao ao povo japons.21 Apenas a partir do ano de 1966, surge um Mishima mais politizado, distante daquele que ignorou veementemente as catstrofes e o caos que atravessava o pas e o seu povo. Marguerite Yourcenar invoca o seguinte fragmento de prosa em poema de Mishima: Soldados corajosos morreram porque um deus lhes ordenara que combatessem e menos de seis meses mais tarde essa batalha selvagem terminou de sbito porque um deus ordenou o cessar-fogo. Mas sua Majestade declarou: na verdade tambm sou um mortal! E isso menos de um ano depois de nos termos lanado como granadas contra os flancos dos navios inimigos, morrendo pelo nosso imperador que era um deus! Por que que o imperador se tornou um homem?22 Ele anlogo a um outro23 onde Mishima culpa um Japo de barriga cheia, onde o prazer perdeu o sabor e onde a inocncia vendida nos mercados. Para um homem revoltado contra a lassido de sua poca, o vislumbre do brado dos kamikaze no soa mais do que vozes envelhecidas pelos vinte anos que os separam. Inabalvel em suas convices mesmo aps a renncia do imperador, Mishima cria, em 1968, o Tate no Kai24, um grupo que ele deu contornos paramilitares formado por cem homens. Yourcenar compreende-o como um modelo perigoso,
... Surge quase fatalmente nos pases obrigados por tratados a terem um exrcito fraco e uma poltica na esteira e a reboque da do seu antigo inimigo. [...] Sabemos que na conscincia do seu chefe este Escudo, o Escudo do Imperador. Mas tal como acontece na maioria das sociedades secretas, os seus objetivos precisos mantm-se ocultos, no apenas ao pblico, mas at aos participantes e possivelmente ai prprio chefe. 25

21 22

Ibid., p.70. A autora no menciona em sua obra qualquer referncia ao nome do poema ou data de publicao. 23 Igualmente aqui, Yourcenar no revela que obra essa. 24 Associao do Escudo. 25 Marguerite Yourcenar. Mishima ou a viso do vazio. [S.I.: s.n.], 1987, pp.75-76.

42 morte ritual de seu lder, executando o seppuku, o grupo dissolveu-se imediatamente em seguida,
O que no prova necessariamente que se tratasse de um brinquedo fabricado e depois destrudo a seu bel-prazer por um exibicionista ou um megalmano. Este punhado de homens militarizados parecia, aos seus contemporneos, insignificante, andino, ou mesmo ridculo, mas no se pode atualmente ter a certeza de se correto consider-lo assim. J vimos demasiadas vezes como pases que todos pensavam estar ocidentalizados, ou em vias de o serem, e aparentemente contentes por isso, nos reservam surpresas e como so sempre pequenos inicialmente desdenhados ou tratados com ironia que realizam essas subverses. Se alguma vez triunfar no Japo [...] uma revoluo nacional ou reacionria, poderemos considerar a Associao do Escudo como sua precursora. 26

Mishima incorre no erro de no ter visto que mesmo que o rosto de Sua Majestade resplandecesse de novo ao Sol nascente, no mundo e no Japo continuaria a existir as barrigas cheias ou a inocncia vendida. Yourcenar estranha o escritor que to bem descreve em O Mar da Fertilidade um Japo que alcanou um patamar de no retorno, tenha pensado e acreditado que algo poderia ser feito por meio de gestos violentos. A forma como desfere o seu seppuku, Mishima, em inmeras ocasies j ensaiava rituais de morte, seja atuando em filmes, fotografias, em pea do Kabuki, ou experimentando o prprio seppuku por diversas vezes.

"Podemos optar entre ver nessas imagens o exibicionismo e a obsesso doentia pela morte, o que a explicao mais cmoda para um ocidental ou mesmo para um japons atual ou, pelo contrrio, uma preparao metdica com vista ao confronto com a morte, tal como o recomenda o famoso tratado Hagakure, nascido do esprito samurai do sculo XVII e que Mishima leu mais de uma vez.[...] H duas espcies de seres humanos: os que afastam a morte do pensamento e aqueles que, pelo contrrio, se sentem tanto mais sbios e intensamente vivos quando a descobrem em cada um dos sinais que ela lhes faz atravs das sensaes do corpo ou os acasos do mundo exterior. Estes dois gneros de seres nunca de misturam."27

26 27

Ibid., p.77. Ibid., p.81.

43 Em seguida Yourcenar se debrua sobre um filme, Yuukoku, de 1966, o qual Mishima, alm de atuar, dirige e escreve. Ela detalha cada cena dessa obra traumatizante, onde existem apenas duas personagens, a de Mishima e de sua esposa. O filme tem como palavra-chave, lealdade; a personagem de Mishima, na histria desse drama, deve-a em relao aos seus companheiros mortos em um confronto com revoltosos, e a esposa guiada pela lealdade em relao ao marido. Os dois fazem um pacto, ele ensaia o seppuku diante dela, muito estremecida, mas firme, depois dele, ela deveria segui-lo. E assim se sucede. A personagem de Mishima representa sua morte, sua esposa ento tem que desferi-lo com um golpe de espada no pescoo... Ela ento se prepara para ir junto a ele; vai ao aposento ao lado e prepara a maquiagem fnebre, veste um quimono branco, a barra deste e as meias esto todas manchadas de sangue, em seguida acomoda-se ao lado do marido e num instante depois corta a prpria garganta e cai diagonalmente sobre o outro corpo inerte. A tensa descrio serve para ilustrar a comparao que a autora pretende com a prpria morte de Mishima, na distncia que se encontram ambas; uma mergulhada na sombria ou clara luz da eternidade, encerrada na perfeio da arte; a outra ressalta a vida, seus fracassos, dvidas e incongruncias,
... resultantes, sem dvida, da nossa incapacidade de irmos, no momento preciso, ao fundo dos seres e ao fundo das coisas. Mas uma tal razo revela-nos tambm, pelo mesmo motivo, a incalculvel estranheza da vida real e que poderamos designar, recorrendo a uma palavra um tanto usada, por existencial.28

Concluindo, o desfecho da morte do Mishima real, aquele com o seu Tate no Kai, apontam essa vida que Yourcenar descreve, cheia de percalos e temores e dvidas. Uma turbulenta tentativa de significar uma mudana, mas que no fim, a cabea decapitada de Mishima golpe de espada, torna-se uma imagem imvel, estrutura destruda a qual no possvel meditar porque justamente nos faltam dados disponveis para refletir... Diferente da mesma imagem encerrada nos contornos da arte.

28

Ibid., p.87.

Consideraes Finais

O declnio do Japo imperialista foi tona quando do lanamento das duas bombas sobre seu territrio; os japoneses estavam catatnicos, era difcil dizer se aquilo realmente acontecera ou no. O pas, a partir desse momento, conheceu, experimentou, continuou e interrompeu processos e significados. Foi um difcil e doloroso reerguimento, tanto fsico, espiritual e sentimental. Grandes empresas e indstrias dos EUA no conseguiram, inicialmente, ajustar aos seus moldes o marcado nipnico que estava completamente fragmentado. O controle do que haveria de ser feito ficou a cargo do SCAP, que obtiveram grande influncia e poder de deciso sobre os rumos polticos do Japo, j que o governo americano e o CCEO no chegavam a um acordo comum, mas tambm porque no queriam interferir demasiadamente na autoridade e presena do SCAP naquele pas. Os Estados Unidos se precipitaram duas vezes com o andar dos acontecimentos; a primeira foi quando, num primeiro momento, decidiram assistir o Japo apenas politicamente, a segunda tem a ver com a abolio do corpo militar japons, aeronutica, marinha e exrcito. No primeiro caso, o erro foi no vislumbrar a ameaa sovitica que ensaiava os passos no percurso naquela regio da sia; a deciso inicial de deixar por conta dos japoneses sua reconstruo econmica e social, levou os americanos a terem uma certa pressa na etapa seguinte. Com isso, pouco a pouco e com muito trabalho, os japoneses puderam estabilizar minimante suas vidas. Na realidade o vis poltico e seu peso para o SCAP tm relao com a restrio da personalidade do pas: um Japo imperialista era altamente nocivo na sua concepo. O medo e a apreenso da URSS levaram definitivamente os americanos a interferirem na economia japonesa, a ideia era fortalecer o pas e t-lo, a partir de agora, como uma espcie de barreira de conteno influncia do socialismo naquela parte do Oriente. O Japo, ao contrrio do que ocorrera com a Alemanha, no foi estraalhado e dividido pelos vencedores, tornou-se aliado simblico dos Estados Unidos naquele sensvel momento. O problema seguinte se trata da proibio dos japoneses de possurem Foras Armadas; isso se deveu nova Constituio do pas. Por meio do Artigo 9, o Japo

45 renunciava para sempre o Estado de beligerncia. medida que o temor americano crescia em relao aos soviticos, isso se mostrou uma bela e traioeira armadilha. Como o Japo poderia auxiliar os Estados Unidos na sua empreitada no enfraquecimento da influncia socialista sem um corpo de guerra? Ao longo das dcadas seguintes ao ps-guerra, o Japo soube se aproveitar muito bem dessa condio que lhe coube. Se o pas sofresse alguma espcie de ameaa, os americanos deviam vir-lhe em socorro imediato, fora que estes garantiam aos japoneses as matrias-primas de que necessitavam para o reerguimento da sua economia e mercado. O Japo pde fortalecer, de algum modo, nessas condies, a reduzida fora militar que lhe foi restringida; entretanto o seu uso era extremamente encerrado em rgidos fatores, seja ele espacial, fsico ou poltico. Alm disso, vimos que as consequncias da guerra trouxeram aos nipnicos srias e delicadas tenses; o individualismo daqueles que se sacrificaram na guerra em nome do imperador, em nome daquilo em que acreditavam, tornou-se tpico para ser esquecido. O Japo tornou-se um pas dividido entre a sua histria imperialista, a conduta dos preceitos samurais e o fenmeno materialista que despertou na sociedade. A modernidade e a tradio se chocaram, mas mais do que se subtrarem, ambas se complementam. A sociedade japonesa pde aperfeioar significados e posturas internas; o malogro na guerra e a absoro de cultura e bens estrangeiros proporcionaram ao pas, depois de um segundo olhar, novas maneiras de caracterizar o que era japons. Mais do que enfraquecer, a tenso entre tradio e modernidade trouxeram importantes frutos para o pas. Esse conflito moral do Japo do ps-guerra tornou-se frustrante e quase insuportvel para o escritor Yukio Mishima; ele promoveu uma forte e eloquente crtica sociedade e poltica japonesas por meio do manuscrito Hagakure de Tsunetomo Yamamoto, elaborado entre os sculos XVII e XVIII, cujo autor incutiu teor crtico semelhante em relao aos samurais de sua poca que perdiam, lentamente, determinadas posturas e valores que lhes cabiam desempenhar. Mishima aplicou determinados conceitos e idias ali prescritos ao que estava acontecendo no seu tempo. A sua fixao na representao da morte e no modo de enxergar a importncia de pensla para o bem-estar do ser-humano, foram nicas para a compreenso de suas convices atravs daquilo que fazia. Para ele, os japoneses haviam perdido ou abandonado o valor que era a reflexo sobre morrer, e ao contrrio, o que lhes

46 interessava agora era aumentar seus bens materiais, viver o mais tempo possvel tornara-se o lema do povo e assim no podiam ver o mal que havia nessa omisso. Alguns pontos na fala de Mishima, no seu O Hagakure, e que trabalhei ao longo do segundo captulo tratavam do suicdio visto dentro do conjunto dos cdigos samurais e pontuando sua individualidade e coletividade do ato. O escritor no v, dialogando paralelamente com Jocho Yamamoto, nas motivaes do suicida (referindo-se especialmente aos kamikaze), a capacidade de quem est fora de julg-la como justa ou no, tudo questo de ao. Trago no ltimo captulo a obra de Marguerite Yourcenar a fim de esmiuar um pouco mais a personalidade e pensamentos de Yukio Mishima; com uma infncia relativamente restrita e adolescncia passadas em meio guerra, ele amadureceu seus ideais medida que lentamente era consumido por uma labirntica fora que o impulsionava para um silncio ensurdecedor. O que para ele significava um bom escritor era trabalhar a mente e o corpo continuamente; seus trabalhos e mesmo o filme Yuukoku apresentado aqui, dialogam com a questo do corpo e com os rituais de morte. A sua sensvel percepo e expoente incompreenso o levaram a cometer atos deliberadamente extremados, como a criao do Tate no Kai, do incio at o fim visto pelos japoneses como um desempenho anacrnico e sem eco na sociedade. O grupo formado por cem integrantes tentou promover um ltimo e real esforo para chamar a ateno de um Japo desorientado e enfraquecido pelas suas prprias escolhas.

Referncias Bibliogrficas

BEASLEY, W., G.. Tradition and modernity in post-war Japan. Asian Affairs, fev. 1980, vol. 11. Disponvel em: EBSCOhost, base de dados: Academic Search Premier. BERTONHA, Joo Fbio. A remilitarizao do Japo e a geopoltica do Extremo Oriente. Revista Espao Acadmico, jul. 2001, ano I, n. 02, mensal. Disponvel em: <http://www.espacoacademico.com.br/002/02bert.htm> CIA THE WORLD FACTBOOK. Disponvel <https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/index.html> em:

CONSTITUIO DO JAPO. Disponvel em: <http://content.yudu.com/Library/A1jiq3/AConstituiodoJapoPor/resources/33.htm> ETO, Jun. Uma nao renascida: breve histria do Japo de ps-guerra. Rio de Janeiro: Consulado Geral do Japo, 1976. ENCICLOPDIA BRITANICA. Disponvel em: <http://www.britannica.com/> FRDRIC, Louis. O Japo: dicionrio e civilizao. So Paulo: Globo, 2008. FRIEDMAN, George. LEBARD, Meredith. EUA x Japo: guerra vista. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993. HURST III, G. Cameron. Death, honor, and loyalty: the bushido ideal. Philosophy East & West, out. 1990, vol. 40, p. 511. Disponvel em: EBSCOhost, base de dados: Academic Search Premier. LIBRARY OF CONGRESS. Disponvel em: <http://www.loc.gov/index.html> LIMA, Raymundo de. O suicdio-espetculo na sociedade do espetculo. Revista Espao Acadmico, jan. 2005, n. 44, mensal. Disponvel em: <http://www.espacoacademico.com.br/044/44elima.htm> MISHIMA, Yukio. O Hagakure: a tica dos samurais e o Japo moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 1987. RATTNER, Henrique. Revisitando o milagre japons. Revista Espao Acadmico, set. 2003, n. 28, mensal. Disponvel em: <http://www.espacoacademico.com.br/028/28rattner.htm> SILVA, Antnio Oza da. Suicdio, Literatura e Sociologia. Revista Espao Acadmico, jan. 2005, n. 44, mensal. Disponvel em: <http://www.espacoacademico.com.br/044/44eozai.htm>

48

UENO, Kayoko. O suicdio o maior produto de exportao do Japo? Notas sobre a cultura de suicdio no Japo. Trad. Eva Paulino Bueno. Revista Espao Acadmico, jan. 2005, n. 44, mensal. Disponvel em: <http://www.espacoacademico.com.br/044/44eueno.htm> WOOD, Michael. Unable to wait for the gods. New York Times Book Review, 12/14/1986, p11. Disponvel em: EBSCOhost, base de dados: Academic Search Premier. YAMASHIRO, Jos. Histria dos Samurais/. 2 Ed [So Paulo]: Aliana Cultural Brasil Japo; Massao Ohno, 1987. YOURCENAR, Marguerite, Mishima ou a viso do vazio. [S.I.: s.n.], 1987.

Vous aimerez peut-être aussi