Vous êtes sur la page 1sur 8

1) O que anasarca? R- Edema generalizado.

2) Um paciente que voc acompan a apresenta no seu emograma um quadro de trom!ocitopenia" com plaqueta menor do que #.$$$ por microlitro. %aseado nesta in&orma'(o qual a sintomatologia poder) ser o!servada nos mesmos. R- * presen'a de petequias e p+rpura.

,) E-plique o que acontece na &ase revers.vel do c oque. R-

/) 0ue tumor 1in situs2? R- 3umor com as margens preservadas" sem invas(o da mem!rana !asal.

4) Em que se !aseia a classi&ica'(o de um tumor? R- 5o componente parenquimatoso" que classi&ica o tumor em !enigno ou maligno.

6) E-plique a cascata de coagula'(o. R- 7 uma srie de rea'8es enzim)ticas" tornando as enzimas inativas em enzimas e &ormando trom!ina.

#) 5a patologia de origem renal em que local ou 9rg(o do nosso corpo aparece o edema? R- 5os mem!ros e nas p)lpe!ras.

:) E-plique o que acontece na &ase progressiva do c oque R- ;ip9-ia tecidual progressiva disseminada< =&icit persistente de o-ignio< >lic9lise anaer9!ica< ?rodu'(o de )cido l)ctico<

Acidose ltica metablica, tornando menos intensa resposta vaso motora.

@) =e&ina edema R- 7 um ac+mulo e-cessivo de liquido no interst.cio e nas cavidades pr&ormadas.

1$) E-plique a &isiopatologia do edema R- Retorno venoso de&iciente< =ilata'(o arteriolar< ?ress(o osm9tica plasm)tica reduzida< O!stru'(o lin&)tica< Reten'(o s9dica< Aompress(o ou o!stru'(o venosa.

11) 0uais os tipos de edema? R- Bu!cutCneo" perior!ital" pulmonar e cere!ral.

12) 0ue iperemia? R- 7 um processo ativo resultante do &lu-o interno tecidual aumentado devido D dilata'(o arteriolar. E o aumento da quantidade de sangue em um determinado tecido devido D dilata'(o arteriolar)

1,) 0ue congest(o? R-7 um processo passivo resultante do e&lu-o e-terno de&iciente de um tecido. E um aumento local do volume de sangue em um determinado tecido. Este aumento de &orma passiva" resultante de um retorno venoso ine&iciente)

1/) 0ue emorragia? R- E-travasamento de sangue devido D ruptura de vasos. E7 a perda de sangue em decorrncia de um &erimento" que pode ser e-terno ou interno)

14) 0ue um ematoma? R- *c+mulo de sangue dentro de um tecido.

16) 0ue s(o petquias? R- ;emorragias diminutas de 1 mm a 2 mm na pele e mucosa.

1#) 0ue p+rpura? R- ;emorragia levemente maior EF , mm).

1:) 0ue equimose? R- ;emorragias su!cutCneas maiores EG 1 a 2 cm).

1@) O que acontece na emostasia prim)ria? R- *s plaquetas n(o &orm(o trom!os< 5(o ativa a cascata da in&lama'(o< * uma ades(o das plaquetas a matriz e-tracelular via EvHI).

2$) O que acontece na emostasia secund)ria? R- *s plaquetas &orm(o trom!os< * cascata da in&lama'(o ativada.

21) O que o &ator tecidual? R- 7 um &ator pr9-coagulante &i-ado a mem!rana sintetizada pelo endotlio.

22) 0ual o papel do endotlio? R- 3em propriedade antitrom!9tica com e&eito antiplaquet)rio e vasodilatadores.

2,) E-plique a li!era'(o de mediadores qu.micos pelos grCnulos da plaqueta 2/) Aomo acontece a agrega'(o plaquet)ria? R- O &ator de vH& &unciona como uma ponte de ades(o entre o col)geno su!endotelial e o comple-o receptor plaquet)rio. 24) E-plique o camin o intr.nseco da cascata da coagula'(o R- Aamin o dentro do vaso possuem plaquetas JKKK" J" o col)geno e-posto ativando assim a enzima LKK.

26) E-plique o camin o e-tr.nseco da cascata de coagula'(o R- O corre de &ora para dentro corta algumas etapas da cascata de coagula'(o.

2#) E-plique a tr.ade de Jirc oM R- B(o os , &atores que podem ocasionar uma trom!ose" Eles(o tecidual" &lu-o sangu.neo anormal e ipercoagula!ilidade).

2:) E-plique os tipos de trom!o R- 3rom!o venosoN O trom!o cresce na dire'(o da circula'(o" Etem edema). 3rom!o arterialN cresce na dire'(o retrograda" E n(o tem edema" tem necrose).

2@) Aomo se destina um trom!o R- ?ropaga'(o 3rom!o pode acumular mais plaqueta e &i!rina" levando eventualmente D o!stru'(o do vaso. Em!oliza'(o Os trom!os podem deslocar-se e viaOar para outros locais na vasculatura =issolu'(o O trom!o pode ser removido pela atividade de &i!rinol.tica Organiza'(o e recanaliza'(o Os trom!os podem induzir a in&lama'(o e &i!rose EOrganiza'(o) e podem torna-se eventualmente recanalizados.

,$) Aorrela'(o cl.nicaN como acontece a trom!ose venosa R- Jeias super&iciais da perna< Ocorre em geral" no sistema sa&eno" quando ) varicosidade. ,1) O que leva uma trom!ose venosa? R- =renagem venosa de&iciente Kn&ec'8es ap9s um trauma leve Plceras varicosas.

,2) O que acontece quando um omem apresenta um trom!o pro&undo nas grandes veias? R- =or local e Edema distal.

,,) E-plique como acontece a trom!ose arterial e card.aca R- =or no local" edema distal.

,/) 0ue aterosclerose? R- uma condi'(o na qual ) o ac+mulo de material gorduroso nas paredes das artrias.

,4) 3ipo de em!olias R- Em!olia gasosa" gordurosa e em!olia por liquido amni9tico.

,6) 0uais os locais onde ocorre o trom!oem!olismo arterial? R- E-tremidade in&erior E#4Q) e superiores< Are!ro E1$Q)" Kntestino" rim e pCncreas.

,#) =e&ina in&arto R- 7 uma )rea de necrose isqumica causada pela oclus(o de suprimento arterial ou da drenagem venosa num tecido particular

,:) 3ipo de in&arto R- Jermel o R emorr)gico !ranco R anmicos.

,@) 0uais os &atores que in&luenciam o desenvolvimento de um in&arto R- 5atureza da o&erta vascular 3a-a de desenvolvimento da oclus(o Julnera!ilidade D ip9-ia Aonte+do de o-ignio sangu.neo

/$) 0uanto tempo as clulas card.aca s(o vulner)veis a ip9-ia R- 2$ a ,$ min de vulnera!ilidade.

/1) 0uanto tempo as clulas do sistema nervoso s(o vulner)veis a ip9-ia R- , a / min de priva'(o da o&erta sangu.nea.

/2) 0uais os tipos de c oques? R- A oque cardiognico" ipovolmico e sptico.

/,) O que neoplasia? R-Bigni&ica literalmente o processo de um novo crescimento.

//) 0uais as neoplasias mais comuns nos omens? R- ?r9stata" pulm(o" c9lon e reto.

/4) 0uais as neoplasias mais comuns nas mul eres? R- Sama" pulm(o" c9lon e reto.

/6) 0uais as neoplasias mais comuns em crian'as?

R- 5euro!lastoma" 3umor de Hilms" Retino!lastoma" Teucemia aguda" Ra!domiossarcoma.

/#) 0ual a nomenclatura do tumor !enigno e cite dois tipos R- OS*. E-. &i!roma e adenoma.

/:) 0ual a nomenclatura do tumor maligno e cite dois tipos de cada um deles R- A*RAK5OS*. Origem mesenquimal" E-N *denocarcinoma e carcinoma !asocelular. B*RAOS*. Origem epitelial" E-N &i!rossarcoma e lipossarcoma.

/@) 0ual o taman o de um tumor que se torna incompat.vel com vida R- 1 Ug R 1$VW clulas. Sassa m)-ima compat.vel com a vida.

4$) 0ue met)stase? R- 7 o nome que se d) a um tumor maligno quando o cCncer se encontra num determinado 9rg(o di&erente daquele de onde se iniciou. 7 quando as clulas de um tumor maligno rompem a mem!rana !asal e invadem a corrente sangu.nea e aderem ao tecido de outro 9rg(o.

41) 0ual a caracter.stica de met)stase do carcinoma de um modo geral? R- invas(o do lin&onodo sentinela e cavidades.

42) O que lin&onodo sentinela? R- 7 o primeiro lin&onodo a rece!er clulas malignas oriundas de um tumor canceroso atravs da circula'(o lin&)tica

4,) Aomo se classi&ica um tumor? R4/) Aomo acontece a dissemina'(o caracter.stica dos sarcomas?

R- Ocorre atravs da dissemina'(o ematognica onde o &.gado e pulm(o est(o com &requncia" envolvidos secundariamente em tal dissemina'(o.

44) 0uais os tumores que causam met)stase para cre!ro? R- ?ulm(o" Sama" Selanoma" Alula renal A9lon retal. 46) 0uais os tumores que causam met)stase para o pulm(o? R- Selanoma" Sama" Barcoma" A9lon retal" Alula renal. 4#) 0uais os tumores que causam met)stase para &.gado? R- A9lon retal" ?Cncreas" Sama" ?ulm(o Estomago. 4:) 0uais os tumores que causam met)stase para 9ssea? R- Sama" ?ulm(o" ?r9stata" Alula renal A9lon retal.

Vous aimerez peut-être aussi