Vous êtes sur la page 1sur 5

TUTORIAL GOOGLE DRIVE (DOCS)

Uma das ferramentas mais teis do Google Docs, ainda que pouco conhecida, o gerador de formulrios. Essa opo facilita a criao de questionrios, pois automatiza o processo de design da pgina e traz rios estilos de perguntas pr!constru"dos. # ferramenta de formulrios do Google Docs $em erstil e pode ser usada para construir a alia%es de algum produto ou ser io, cadastros de pessoas, pesquisas de opinio e at mesmo testes de conhecimento.

# antagem do Google Docs so$re os demais ser ios especializados em formulrios a integrao com os outros ser ios da empresa. #lm disso, a opo que a$ordamos neste artigo conta com a infraestrutura da gigante de $uscas.

A interface
&ara criar uma no a questo, $asta clicar no $oto '#dicionar item( e escolher o modelo de pergunta dese)ado. #qui poss" el inserir uma que$ra de pgina, que criar uma no a lauda no la*out do formulrio. #lm disso, oc+ tam$m pode di idir as perguntas de uma pgina em di ersas se%es, $asta selecionar a opo ',a$ealho da seo(.

- segundo $oto na $arra superior o '.ema(. Ele permite que oc+ escolha um la*out diferenciado para o formulrio. - $oto '/er respostas( permite que oc+ isualize os resultados da pesquisa de duas formas distintas0 '&lanilha( 1semelhante ao E2cel3 e '4esumo( 1mostra um resumo das respostas e um grfico estat"stico3. 5o menu '6ais a%es(, poss" el redigir uma mensagem de agradecimento na opo 'Editar confirmao(. .am$m poss" el incorporar o formulrio a uma pgina da 7e$ ou $log, $asta copiar o c8digo 9.6: dispon" el no item ';ncorporar(.

Como criar um formulrio


&ara criar um no o formulrio, $asta acessar a pgina do Google Docs e clicar no $oto ',riar no o(. # partir do menu conte2tual que aparece, oc+ de e escolher a opo chamada '<ormulrio( 1como ilustrado a$ai2o3.

5a tela seguinte, oc+ de e atri$uir um t"tulo para o formulrio 1na cai2a de te2to no topo da tela3 e tam$m uma descrio logo a$ai2o. # rea destacada em amarelo destinada = primeira pergunta. #lm disso, oc+ pode definir se a pergunta de e ser o$rigat8ria. &ara isso, $asta clicar na cai2a ao lado do $oto ',onclu"do(.

Tipos e per!untas

E2istem sete tipos de perguntas dispon" eis no Google Docs0 '.e2to(, '.e2to do pargrafo(, '6ltipla escolha(, ',ai2as de seleo(, 'Escolha de uma lista(, 'Escala( e 'Grade(. # seguir amos e2plicar cada um deles.

Te"to
Esse estilo apenas uma cai2a de te2to simples, geralmente usado para perguntas que requerem uma resposta curta do usurio.

Te"to o par!rafo
> esse estilo focado em perguntas que demandam respostas mais longas, que podem ocupar rias linhas.

#$ltipla escol%a
Esse estilo destina!se =s perguntas que t+m poucas respostas e podem ser pr!determinadas. /oc+ pode inserir as respostas na ordem que for mais con eniente? tam$m poss" el e2cluir uma por uma ao clicar no '2( ao lado delas. #lm disso, e2iste a funo '#dicionar -utros( no canto inferior direto, que inclui a opo '-utros(, no final da lista.

-utra possi$ilidade configurar o formulrio para a anar at determinada pgina, dependendo de qual resposta o usurio

escolher. ;sso muito til para e itar que as pessoas se)am o$rigadas a ler as quest%es que no se aplicam a elas.

Cai"as e sele&'o
# diferena entre a mltipla escolha e as cai2as de seleo que esta d a possi$ilidade do usurio marcar mais de uma resposta. ;sso t"pico de perguntas que $uscam criar uma lista de itens.

Escol%a e uma lista


5esse caso, a lista de itens ) est pronta e o usurio de e apenas escolher uma das op%es no menu conte2tual. - modelo 'Escolha de uma lista( muito usado em ocasi%es em que e2iste um nmero limitado de respostas, mas ocuparia muito espao se esti esse no estilo '6ltipla escolha(.

Escala
Esse estilo usado principalmente em perguntas que requerem uma a aliao do usurio. - mais comum que ele se)a questionado so$re a nota de algum produto ou ser io. - Google Docs oferece um inter alo de notas 1configur el3 entre @ e A@.

Gra e
#qui oc+ pode criar uma pergunta na qual o usurio de e escolher entre diferentes op%es 1por e2emplo pssimo, 8timo e as aria%es desses termos3 para mltiplos itens. -u se)a, oc+ pode criar uma lista de ser ios ou o$)etos 1no campo '6arcador de linha(3 e o usurio ai classific!los de acordo com os critrios esta$elecidos no campo '6arcador de coluna(.

Compartil%a n o
- Google Docs tem uma funo em$utida de compartilhamento, dispon" el no menu 'En iar este formulrio por email(. Essa opo permite en iar o questionrio para mltiplos endereos de email, tanto indi iduais quanto da agenda de contatos do seu Gmail.

#lternati amente, oc+ pode copiar o linB dispon" el na parte inferior da )anela de criao do formulrio e compartilh!lo tanto por email quanto por redes sociais, como o .7itter e o <ace$ooB. :eia mais em0 http0CC777.tecmundo.com.$rCcomputacao!em!nu emCA@DED!como!criar!formularios!no! google!docs.htmFi2zzG g#49z6A

Vous aimerez peut-être aussi