Vous êtes sur la page 1sur 4

Oramento pblico Significa: quando que o governo arrecada de tributos e quanto ele gasta.

Lei de diretrizes oramentrias (ldo) prioriza o que mais importante e como o governo deve aplicar a cada ano.(regras) Ppa- obras, financiamento aos agricultores, compra de equipamentos.(planejamento) Loa- receitas e despesas(nenhuma despesa publica pode ser executada sem estar prevista na loa)

Se pedir para trocrar (.) por (:) ou vice-versa.Pode , se posterior estiver em relao com a outra Enumerando, explicando Ex: tiver uma ideia geral , pode posteriormente explicar. Eles tem muito com o que se preocupar. A consti. No vai adiante pq.... Toda a orao adjetiva, deve ser pontuada.

A banda larga popular, que oferece velocidade de um megabaite a preos reduzidos , apenas uma das aes do PNBL. Ou se tira as duas vrgulas, ou deixa as duas. Quando (:) vinher separando duas frases pode-se trocar por (;) se tiver sentido contrrio.

. Trice e Beyer (1984), que se concentrou na idia da existncia de smbolos dentro de um negcio. Eles dividiram os smbolos em: primeiro os smbolos, de alto nvel, que so os mais bvios, como os edifcios de empresas e logotipos, e, segundo os smbolos de baixo nvel. Eles sugeriram quatro categorias de smbolos de baixo nvel: as prticas, as comunicaes, as formas fsicas e a linguagem comum. Elas so explicadas abaixo. Prticas: Os ritos, rituais e cerimnias do negcio. Estes podem assumir muitas formas, e incluem as festas anuais, premiao de funcionrios e competies locais. Comunicaes: As histrias, mitos e slogans que circulam na empresa. Histrias sobre eventos notveis do passado tendem a se tornar parte da cultura da empresa e podem influenciar o comportamento. Como o negcio comeou, por exemplo,ou um perodo de sucesso em particular, estas informaes podem dizer algo sobre as preferenciais de desempenho e metas a atingir. Formas fsicas: Incluem localizao, salas e/ou escritrios abertos, comuns e ou individuais, tipos de reas de alimentao, ternos ou roupas informais, cartazes ou quadros e mobilirio de escritrio. Uma linguagem comum: Jarges so comuns a muitos negcios. uma forma prpria e conveniente de comunicao, mas que tambm afeta o comportamento. Funcionrios da Disney so "membros do elenco,

Cabe aos gestores pblicos enquanto responsabilidade de linha (gestores de pessoas) alterar e melhorar o clima organizacional da sua unidade com as intervenes necessrias. funo dos profissionais de RH (staff) assessorar os gestores. A GP responsabilidade de linha e funo de staff. A rea de RH apenas assessora, aconselha e presta consultoria. Cabe a rea responsvel pela seleo indicar ao setor requisitante os candidatos que apresentem aptides para ocupar determinada vaga, entretanto, no se obriga a aceitar.

Na esfera federal os prazos para o ciclo oramentrio esto no Ato das Disposies Constitucionais Transitrias (ADCT) e estaro em vigor enquanto no for editada a lei complementar prevista na CF/1988, a qual deve versar sobre o tema. encaminhado do Executivo ao Legislativo at quatro meses antes ser o elo entre o planejamento estratgico (Plano Plurianual) e o planejamento operacional (Lei Oramentria Anual). Sua relevncia reside no fato de ter conseguido diminuir a distncia entre o plano estratgico e as LOAs, as quais dificilmente conseguiam incorporar as diretrizes dos planejamentos estratgicos existentes antes da CF/1988.

questes como: A LOA vem antes do LDO. (errado) Que a LOA foi instituda na CF88(errado) PRESTAR ATENO NESSES DETALHES.

A LOA deve conter apenas matrias atinentes previso das receitas e fixao das despesas, sendo liberadas, em carter de exceo, as autorizaes para crditos suplementares e operaes de crdito, inclusive por antecipao

de receita oramentria. Trata-se do princpio oramentrio constitucional da exclusividade. O oramento da seguridade social aplicado a todos os rgos que possuem receitas e despesas pblicas relacionadas seguridade social (previdncia, assistncia e sade) e no apenas queles diretamente relacionados seguridade social, como os hospitais que atendem ao Sistema nico de Sade (SUS). Por exemplo, o Ministrio do Planejamento possui despesas de assistncia mdica relativa aos seus servidores e essa despesa faz parte do oramento da seguridade social probe a consignao de crdito com finalidade imprecisa ou com dotao ilimitada.

Gastos-LOA O projeto de lei oramentria ser acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenes, anistias, remisses, subsdios e benefcios de natureza financeira, tributria e creditcia (art. 165, 6, da CF/1988). Resposta: Certa A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social. O oramento da seguridade social aplicado a todos os rgos que possuem receitas e despesas pblicas relacionadas seguridade social (previdncia, assistncia e sade) e no apenas queles diretamente relacionados seguridade social, como os hospitais que atendem ao Sistema nico de Sade (SUS). Assim, o tribunal federal possui despesas de assistncia mdica relativa aos

seus servidores e essa despesa faz parte do oramento da seguridade social. I - a garantia dos direitos humanos com reduo das desigualdades sociais, regionais, tnico-raciais e de gnero; II - a ampliao da participao social; III - a promoo da sustentabilidade ambiental; IV - a valorizao da diversidade cultural e da identidade nacional; V - a excelncia na gesto para garantir o provimento de bens e servios sociedade; VI - a garantia da soberania nacional; VII - o aumento da eficincia dos gastos pblicos; VIII - o crescimento econmico sustentvel; e IX - o estmulo e a valorizao da educao, da cincia e da tecnologia O PPA 2012-2015 constitudo por Programas Temticos e de Gesto, Manuteno e Servios ao Estado.

Vous aimerez peut-être aussi