Vous êtes sur la page 1sur 3

Programa de Formao de Palhao para Jovens Edital 2014

Sobre o programa

O Programa de Formao de Palhao para Jovens, criado pela ONG Doutores da Alegria, completa 10 anos de existncia em 2014 e abre inscries para a seleo de sua sexta turma. A organizao oferece formao na linguagem do palhao para jovens de comunidades populares que desejem ingressar no mercado artstico.

O objetivo do programa oferecer formao na linguagem do palhao, com foco na constituio da autoria, da autonomia de criao. E tambm, incentivar e oferecer ferramentas para que os jovens possam implementar projetos sociais e culturais nas comunidades onde moram, promovendo acesso cultura de boa qualidade e transformao social. O programa tem uma metodologia nica com durao de trs anos os dois primeiros com aulas dirias e o terceiro ano opcional com encontros pontuais e acompanhamento de projetos. No final do curso os alunos fazem o planejamento e a organizao de uma montagem cnica que circula nas comunidades onde residem e em centros culturais, escolas, casas de cultura, entre outros. Atualmente o nico curso gratuito de longa durao na linguagem do palhao do Brasil. As aulas compreendem o aprendizado de tcnicas e linguagens artsticas, e criam a base para investigar com propriedade a mscara do palhao, que aos poucos vai ganhando estofo, carter e personalidade. um trabalho intenso, de muito estudo, pesquisa, treino e criao.

Pr-requisitos para a inscrio

1. Idade: 17 a 23 anos; 2. Disponibilidade de horrio (9h00 - 13h00) de segunda a sexta-feira; 3. Renda familiar de at 3 salrios mnimos (a renda familiar deve ser comprovada somente pelos alunos que forem selecionados); 4. Ter concludo o ensino fundamental ou estar matriculado na rede pblica de ensino. Caso no tenha concludo o ensino mdio, o aluno precisar retornar aos estudos.

Programa de Formao de Palhao para Jovens Edital 2014


Disciplinas

Primeiro ano

Palhao, Musicalizao, Histria do Circo, Jogo e Improviso, Corpo e Movimento, Tcnicas Circenses, Mscara Neutra, Elaborao de Projetos I, Maquiagem e Figurino, Comedia DellArte, Cultura Popular, Comdia Humana, Literatura e Escrita.
Segundo ano

Palhao, Dana, Bobos de Shakespeare, Msica, Corpo Cmico, Tcnicas Circenses, Movimento e Improviso, Figurino, Leitura Dramtica, Mgica e Elaborao de Projetos II.

Detalhes do programa

Curso gratuito Durao: 2 anos* * o terceiro ano opcional, com encontros temticos pontuais Nmero de vagas: 25 Aulas de segunda a sexta-feira das 9h00 s 13h00 Local: Sede dos Doutores da Alegria - Rua Alves Guimares, 73 Pinheiros (prximo estao Clnicas do metr)

Como se inscrever

1. Preparar um currculo com nome, idade, renda familiar, cursos ou trabalhos

anteriores, habilidades artsticas (canta? dana? j fez teatro? circo? etc.) no necessrio experincia anterior. Incluir endereo, telefone e e-mail; 2. Escrever uma carta de interesse com resposta seguinte pergunta: Por que voc quer participar desta formao?; 3. Enviar por correio ou entregar pessoalmente seu currculo com a carta de interesse at o dia 6 de setembro de 2013 para a Rua Alves Guimares, 73 Pinheiros - So Paulo CEP: 05410-000.

Informaes importantes

- O material enviado fora do prazo ser desconsiderado; - No sero aceitos os currculos que no atendam todos os pr-requisitos; - A participao na formao no significa que o jovem far parte do elenco dos Doutores da Alegria; - No site www.doutoresdaalegria.org.br encontram-se todos os cursos ministrados pela Escola dos Doutores da Alegria.

Etapas da seleo

1. Edital de seleo: 1 de julho a 6 de setembro 2. Anlise dos currculos: 23 de setembro a 4 de outubro

Programa de Formao de Palhao para Jovens Edital 2014


3. Divulgao dos resultados: 7 de outubro 4. Incio da seleo prtica: 28 de outubro a 21 de novembro 5. Resultado final: 29 de novembro 6. Entrega da documentao dos selecionados: 2 a 13 de dezembro 7. Incio das aulas: fevereiro de 2014

Mais informaes

(11) 3061-5523 | fpj@doutoresdaalegria.org.br

Vous aimerez peut-être aussi