Vous êtes sur la page 1sur 11

Prof Esp. Wbiratan de Lima Souza Esp.Cristine M. P.

Gusmo

definido como evento nocivo que advm da liberao de formas especficas de energia ou de barreira fsica ao fluxo normal de energia. forma de energia fsica em quantidade suficiente pode causar danos ao tecido. O corpo pode tolerar transferncia de energia dentro de certos limites. Se esse limiar for ultrapassado, ocorre o trauma.

Qualquer

Trauma Trauma

intencional. no-intencional.

Pr-evento
Evento

antes do trauma;

Dr. William J. Haddon Jr, considera do o pai da cincia de preveno de trauma.

o momento em que a energia nociva liberada;

Ps-evento

as consequncias do

trauma.
4

Fase Hospedeiro epidemiolgica /trade


Pr evento Acuidade visual do motorista, quantidade de tempo por planto; Nvel de fadiga; Nutrio adequada; Nvel de estresse; Observao das leis; Qualidade dos cursos de formao;

Agente

Ambiente

Manuteno de freios, pneus etc. Equipamento defeituoso; Centro de gravidade elevado da ambulncia; Velocidade; Facilidade de controle.

Riscos de visibilidade; Curvatura e gradiente da estrada; Coeficiente de frico da superfcie; Acostamento estreito da estrada; Sinais de trfego; Limites de velocidade.

Fase Hospedeiro epidemiolgica /trade


Evento Uso de cinto de segurana; Condicionamen to fsico; Limiar de trauma; Ejeo.

Agente

Ambiente

Capacidade da velocidade; Tamanho da ambulncia; Limitadores automticos; Dureza ou agudeza das superfcies de contato; Coluna de direo; Prtica de hbitos de direo defensiva.

Ausncia de grade de proteo; Barreiras medianas; Limites de velocidade; Atitudes sobre o uso de cinto de segurana.

Fase Hospedeiro epidemiolgica /trade Ps-evento Idade; Condies fsicas; Tipo ou extenso do trauma.

Agente

Ambiente

Integridade do sistema combustvel; Engavetamento .

Capacidade de comunicao de emergncia; Distancia e qualidade dos SME responsveis. Tipo ou extenso do ferimento; Treinamento do pessoal de SME;

Interveno

primria no pr-evento, ex.: manter limites de velocidade; Evento uso de cinto de segurana, air bag; Ps-evento aumenta a probabilidade de sobrevivencia.

Evitar

a criao inicial de risco no produzir fogos de artificio; Reduzir a quantidade de energia contida no risco reduzir limites de velocidade; Evitar a liberao de um risco j existente guardar arma de fogo; Modificar a taxa ou distribuio espacial do risco usar cinto de segurana;

Separar

no tempo ou no espao o fator de risco daquele que deve ser protegido instalar passarelas; Separar o fator de risco daquele que deve ser protegido por uma barreira fsica instalar cerca em todos os lados da piscina; Modificar a natureza bsica do risco fornecer air bags.

10

Educao;

Execuo;
Engenharia; Na

sade pblica.

11

Vous aimerez peut-être aussi