Vous êtes sur la page 1sur 3

As trocas comerciais entre a China e frica bateram, no ano 2013, o novo recorde totalizando os 200 mil milhes de dlares.

Estes dados mais recentes acabam de ser revelados pelo presidente chins, Xi Jinping, que recebeu no final de Fevereiro, na capital da China, o seu homlogo do Senegal, Macky Sall.
A sublinhar a importncia de frica para Pequim, Xi Jinping ainda em maro do ano passado, tinha visitado a Tanznia, frica do Sul e a Repblica do Congo, numa primeira deslocao ao estrangeiro depois de assumir o cargo de presidente. No entanto, o crescente papel da China tambm contribuiu para criar tenses em alguns pases africanos. Conforme escreve o Jornal de Madeira, editado no Funchal, centro administrativo do arquiplago portugus, o Governo da Zmbia assumiu no ano passado o controlo de uma companhia chinesa de extrao de carvo por no respeitar os regulamentos de segurana e proteo ambiental. Refere ainda que em 2012, trabalhadores da mina mataram um gerente chins, durante confrontos causados por divergncias quanto s condies laborais. A imprensa madeirense segue de perto a situao em pases africanos j que existe a tradio de emigrao da Madeira para frica, em especial para a frica do Sul, onde se encontram quase meio milho de imigrantes, quase todos de origem madeirense. Agncia noticiosa francesa AFP publicou recentemente uma entrevista da famosa antroploga britnica Jane Goodall, baseada na Tanznia, a dizer que a China est a explorar os recursos de frica como os colonizadores europeus fizeram, com efeitos desastrosos para o ambiente. frica continua a ser um destino muito importante e estratgico para as cerca de 2 mil empresas chinesas que operam no continente, diz um analista do Standard Bank, uma instituio presente em 18 pases africanos. Pequim tem interesse especial nas ex-colnias portuguesas, sendo Angola o maior cliente da China na exportao de petrleo para aquele gigante asitico. Recorde-se que Angola tem uma parceria estratgica firmada com a China desde 2010, que veio reforar trs dcadas de relaes comerciais mantidas entre os dois pases. Com uma forte presena no setor energtico, as empresas chinesas tm ainda interesses em Angola nas reas da construo civil, tecnologia, minas, agricultura e finanas. Alguns exemplos recentes do envolvimento da China em frica incluem a aquisio de uma participao nos campos de gs natural ao largo de Moambique, o investimento na extrao de ouro na Repblica do Congo, a aquisio de uma participao numa mina de urnio namibiano, e o investimento numa mina de minrio de ferro na Serra Leoa.

Conforme vrios analistas, o que verdadeiramente faz movimentar a China e os seus interesses estratgicos so as matrias-primas africanas. um modelo de negcio em que os pases africanos trocam a exportao de recursos naturais (energticas e minerais) por investimentos em infraestruturas, assegurados pelas empresas chinesas. Aqui comeam cada vez mais problemas, at ao nvel quotidiano, face ao aumento enorme de mo-de-obra chinesa em frica, s vezes em detrimento de populaes locais. Angola, por exemplo, tem sido invadida nos ltimos tempos por um exrcito de trabalhadores chineses, em nmeros estimados de 100 a 500 mil. Na internet angolana neste contexto pode-se encontrar comentrios como Depois da colonizao europeia nos sculos passados, segue-se agora a chinesa, que vai durar tanto ou mais que a europeia e (sobre a qualidade de trabalho chines) Chins faz rpido, mas a obra parte ainda mais depressa e Os chineses foram os ltimos a desembarcar por aqui, mas j formam o maior contingente. Ningum sabe ao certo, mas dizem que so mais de 600.000 deles espalhados pelo pas d algo como 3% da populao. Os angolanos queixam-se de que o asfalto de muitas estradas construdas no pas por empresas chinesas desaparece com as primeiras chuvas. O exemplo mais emblemtico so as obras de construo do Hospital Geral de Angola, em Luanda. Passados vrios anos aps a inaugurao, o centro de sade teve de ser evacuado por causa das fissuras que se abriram no edifcio. Muitos dos analistas internacionais falam de falta de transparncia na cooperao sino-africana, de necessidade a divulgar os termos dos acordos estabelecidos e proibir a empresas chineses a alimentar os circuitos locais de corrupo, beneficiando desta maneira grupos restritos ligados ao poder.

O nigeriano Aliko Dangote, tido como o homem mais rico de frica, com uma fortuna avaliada em cerca de USD 20,2 bilies, est interessado em montar uma fbrica de cimento em Moambique. Para o efeito, o empresrio criou em Janeiro de 2014 a empresa Dangote Quarries Mozambique Limited, subsidiria do Grupo nigeriano Dangote, lder do sector do cimento em 14 pases africanos onde opera, e tem uma capacidade de produo de cerca de 30 milhes de toneladas por ano, segundo apurou-se de fonte da empresa em Maputo, sem, no entanto, revelar o valor de investimento a ser aplicado. Fazem parte da estrutura accionista da Dangote Quarries Mozambique Limited trs empresrios nigerianos e uma companhia sul-africana de explorao mineira que adquiriu em 2013 cerca de

1,5% das aces do grupo Dangote, num negcio que rendeu USD 290 milhes ao homem mais rico de frica. O grupo est tambm de olhos noutros sectores da indstria extractiva em Moambique, em particular, investimento em refinaria de petrleo, acar e sal, para alm da esfera de produo de bens alimentares e financiamento de aces de apoio a causas sociais. A aposta em Moambique surge no mbito do projecto de expanso das actividades do grupo Dangote para pases africanos potenciais produtores de petrleo, uma vez que as suas refinarias erguidas na Nigria esto num estado de deteriorao, situao que est a obrigar a empresa a investir cerca de nove mil milhes de dlares na construo de uma nova refinaria naquele pas. Refira-se que no que respeita componente de responsabilidade social, Aliko Dangote doou nos ltimos 12 meses cerca de USD 100 milhes nos 14 pases africanos em que o seu imprio empresarial est a investi

Vous aimerez peut-être aussi