Vous êtes sur la page 1sur 3

Dez benefcios da chia para a sade

Gros de chia: benefcios para a sade vo muito alm do emagrecimento (Foto: Thinkstock) Incio de ano, para muitos, sinnimo de comeo de dieta. Emagrecer, afinal, est quase sempre entre as grandes metas de rveillon. Isso faz com que alguns alimentos que prometem facilitar esse objetivo sejam mais procurados. A chia um deles. Originrio do Mxico e Colmbia, o gro da chia (Salvia hispnica L.) j fazia parte do cardpio dos nossos ancestrais h alguns sculos, sendo reconhecido como um excelente alimento. fonte de protenas, fibras dietticas, cidos graxos (mega 3 e 6), vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina) e minerais (clcio, fsforo, magnsio, zinco, potssio e cobre). Pelo excelente contedo nutricional, a chia ganhou a ateno de pesquisadores do mundo inteiro. Assim que chegou ao Brasil, entrou na dieta das pessoas que se preocupam com a boa forma fsica e a perda de peso. Outras propriedades do gro, porm, merecem ser destacadas. Conhea alguns dos seus benefcios: 1 Tem ao anti-inflamatria, porque o gro fornece o mega 3 (cido linolnico), que tem a propriedade de combater a inflamao do organismo. Um estudo realizado por AYERZA, R e COATES W, publicado na revista Annals of Nutrition and Metabolism em 2007 , mostrou que a dieta contendo chia, tanto na forma de gro como na forma de leo, foi capaz de aumentar os nveis plasmticos de cidos graxos mega 3.

2 Tem compostos bioativos com forte ao antioxidante, combatendo a ao dos radicais livres que levam ao envelhecimento precoce e tambm resultam no desenvolvimento de algumas doenas. 3 Contribui com o controle do diabetes, graas ao alto teor de fibras, o que ajuda a melhorar a sensibilidade ao hormnio insulina, melhorando a glicemia ps prandial (ps refeio). As fibras tornam mais lenta a absoro dos acares pelo intestino, o que ajuda e muito a manter a glicemia (acar no sangue) controlada. CHICCO,A. e colaboradores, em 2009, publicaram na revista British Journal of Nutrition um estudo que concluiu que uma dieta incluindo o gro de chia influencia positivamente na melhora da resistncia insulina, o que fundamental para o bom controle do diabetes. 4 grande aliada nas dietas de emagrecimento ou na manuteno do peso ideal, por ser fonte de fibras solveis que formam um composto gelatinoso no estmago, tornando a digesto mais lenta e resultando num aumento de saciedade. Isso favorece uma melhor seleo dos alimentos nas refeies seguintes, bem como reduo nas quantidades, uma vez que reduz apetite. 5 Pode ser um alimento coadjuvante na reduo do risco de doenas cardiovasculares, diabetes, dislipidemia em indivduos que apresentam sobrepeso, isso tambm por melhorar a resistncia insulina e perfil lipdico. Os indivduos obesos ou que apresentam sobrepeso j tem fator de risco para o desenvolvimento de diabetes e doenas cardiovasculares. Em maro de 2011, na revista Journal of Nutritional Biochemistry, pesquisadores concluram que o gro de chia introduzido na alimentao dos animais analisados melhorou a sensibilidade insulina, reduziu a gordura visceral, o que j fator de proteo para doenas cardiovasculares. 6 Combate a constipao, ajudando com a boa sade intestinal, isso tambm pela quantidade de fibras que fornece. 7 O consumo do gro favorece tambm o controle da presso arterial, porque o mega 3 presente tem efeito anti-hipertensivo. 8 A presena do mega 3 tambm faz com que a chia seja um bom alimento para a sade cerebral, j que esses cidos graxos poli-insaturados so componentes da estrutura das clulas nervosas, podendo tambm melhorar a memria, reduzir a ansiedade e depresso. 9 Ajuda a melhorar a resistncia e rendimento de atletas, alm da recuperao muscular no ps treino, isso por causa da presena de protenas vegetais, mega 3 e tambm a presena de minerais que so perdidos pelo suor. 10 um poderoso alimento para incluir nas dietas de vegetarianos, por ser fonte de protenas vegetais. A qualidade da protena excelente, contendo muitos aminocidos essenciais. Como incluir na alimentao possvel encontrar a chia em diferentes formas:

Gros (sementes ao natural): Preserva as propriedades nutricionais mais intactas. Podese incluir em sopas, bolos, saladas, polvilhar em cereais, iogurtes, frutas e at adicionar em bebidas (sucos ou gua). leo: Os cidos graxos mega 3 e 6 so preservados, no entanto o teor de fibras fica comprometido. uma alternativa para temperar a salada ou colocar na sopa. Farinha: o produto final da moagem do gro da chia, fonte de mega 3, fibras e protenas. possvel ainda encontrar chia em de flocos e em cpsulas. importante enfatizar que a chia deve fazer parte de uma dieta nutricionalmente variada e equilibrada, para que seja possvel colher os seus benefcios para a sade. Como todo alimento, recomendado que o seu consumo seja parte de um rodzio, no qual haja variao com outras fontes de gros e sementes.
Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/viver-bem/nutricao/dez-beneficios-da-chia-para-a-saude/

Vous aimerez peut-être aussi