Vous êtes sur la page 1sur 2

Ncleo celular - S Biologia

S Cincias
Universo Sistema Solar Ar gua Solo Ecologia Seres Vivos Reino dos Animais Reino das Plantas Corpo Humano Mais Contedos [+]

O ncleo celular
O pesquisador escocs Robert Brown (1773- 1858) considerado o descobridor do ncleo celular. Embora muitos citologistas anteriores a ele j tivessem observados ncleos, no haviam compreendido a enorme importncia dessas estruturas para a vida das clulas. O grande mrito de Brown foi justamente reconhecer o ncleo como componente fundamental das clulas. O nome que ele escolheu expressa essa convico: a palavra "ncleo" vem do grego nux , que significa semente. Brown imaginou que o ncleo fosse a semente da clula, por analogia aos frutos.

S Biologia
Seres Vivos Os Vrus Reino Monera Reino Protista Reino Fungi Reino Plantae Gentica Citologia Biotecnologia Mais Contedos [+]

Pratique
Exerccios Resolvidos Provas de Vestibular Simulados On-line

Ajuda
Laifis de Biologia rea dos Professores Frum de Discusso Glossrio Biolgico

Hoje, sabemos que o ncleo o centro de controle das atividades celulares e o "arquivo" das informaes hereditrias, que a clula transmite s suas filhas ao se reproduzir. Clulas eucariontes e procariontes A membrana celular presente nas clulas eucariontes, mas ausente nas procariontes. Na clula eucarionte, o material hereditrio est separado do citoplasma por uma membrana - a carioteca - enquanto na clula procarionte o material hereditrio se encontra mergulhado diretamente no lquido citoplasmtico.

Entretenimento
Jogos de Cincias Biokids Macetes

Diversos
Jornal S Biologia Curiosidades Dicas de Etiqueta Grandes Cientistas Indicao de Livros Fale Conosco

Busca Geral

Os componentes do ncleo
O ncleo das clula que no esto em processo de diviso apresenta um limite bem definido, devido presena da carioteca ou membrana nuclear , visvel apenas ao microscpio eletrnico. A maior parte do volume nuclear ocupada por uma massa filamentosa denominada cromatina . Existem ainda um ou mais corpos densos (nuclolos ) e um lquido viscoso (cariolinfa ou nucleoplasma ). A carioteca A carioteca (do grego karyon, ncleo e theke, invlucro, caixa) um envoltrio formado por duas membranas lipoproticas cuja organizao molecular semelhante as demais membranas celulares. Entre essas duas membranas existe um estreito espao, chamado cavidade perinuclear. A face externa da carioteca, em algumas partes, se comunica com o retculo endoplasmtico e, muitas vezes, apresenta ribossomos aderidos sua superfcie. Neste caso, o espao entre as duas membranas nucleares uma continuao do espao interno do retculo endoplasmtico.
Mais produtos

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia2/nucleo.php[31/03/2013 20:42:08]

Ncleo celular - S Biologia

Sobre Ns | Poltica de Privacidade | Contrato do Usurio | Anuncie | Fale Conosco Copyright 2008-2013 S Biologia. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Grupo Virtuous.

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia2/nucleo.php[31/03/2013 20:42:08]

Vous aimerez peut-être aussi