Vous êtes sur la page 1sur 6

TESTE RPIDO DIREITO PENAL AGENTE DE POLCIA LEGISLATIVA COMENTADO

TESTE RPIDO DIREITO PENAL CARGO TCNICO LEGISLATIVO


COMENTADO

www.grancursos.com.br
Teste Estilo

TESTE RPIDO DIREITO PENAL AGENTE DE POLCIA LEGISLATIVA COMENTADO

DIREITO PENAL Ttulo II Do Crime

1. (CESPE / Defensor DPU / 2010) A responsabilidade penal do agente nos casos de excesso doloso ou culposo aplica-se s hipteses de estado de necessidade e legtima defesa, mas o legislador, expressamente, exclui tal responsabilidade em casos de excesso decorrente do estrito cumprimento de dever legal ou do exerccio regular de direito. 2. (CESPE / Analista Judicirio - TRE - MT / 2010) Presentes os pressupostos legais da configurao do arrependimento eficaz, o efeito ser a reduo da pena de um tero a dois teros. 3. (CESPE / Analista Judicirio - TRE - BA / 2010) Os atos de cogitao materialmente no concretizados so impunveis em quaisquer hipteses. 4. (CESPE / Analista Judicirio - TRE - BA / 2010) No crime impossvel, jamais ocorre consumao, enquanto no crime putativo tanto pode ocorrer seu exaurimento quanto sua consumao. 5. (CESPE / Administrao - PM - DF / 2010) A violao do dever de cuidado um componente normativo dos tipos penais culposos, sendo necessrias, para a caracterizao desses tipos penais, a ocorrncia do resultado danoso e a necessria relao entre o descumprimento e o dano. 6. (CESPE / Analista Judicirio - TRE - BA / 2010) O exaurimento de um crime pressupe a ocorrncia de sua consumao. 7. (CESPE / Analista Processual - MPU / 2010) No sistema penal brasileiro, o arrependimento posterior, a desistncia voluntria e o arrependimento eficaz so causas obrigatrias de diminuio de pena, previstas na parte geral do Cdigo Penal, exigindo-se, para sua incidncia, que o fato delituoso tenha sido cometido sem violncia ou grave ameaa pessoa. 8. (CESPE / Analista Judicirio - TRE - MT / 2010) A ineficcia do meio e a impropriedade do objeto, sejam tais circunstncias relativas ou absolutas, configuram crime impossvel e, portanto, tornam impunvel a tentativa. 9. (CESPE / Analista Judicirio - TRE - MT / 2010) Se o fato cometido em estrita obedincia ordem, no manifestamente ilegal, desuperior hierrquico, so punveis o autor da ordem e o agente que agiu em obedincia hierrquica, havendo, em relao a este, causa de reduo da pena. 10. (CESPE / Analista Judicirio - TRE - BA / 2010) A coao fsica irresistvel afasta a tipicidade, excluindo o crime. 11. (CESPE / Defensor Pblico - DPU / 2010) Segundo a teoria normativa pura, a fim de tipificar uma conduta, ingressa-se na anlise do dolo ou da culpa, que se encontram, pois, na tipicidade, e no, na culpabilidade. A culpabilidade, dessa forma, um juzo de reprovao social, incidente sobre o fato tpico e antijurdico e sobre seu autor. 12. (CESPE / Analista Judicirio - TRE - MT / 2010) A supervenincia de causa relativamente independente exclui a imputao quando, por si s, produziu o resultado; os fatos anteriores, entretanto, imputam-se a quem os praticou.

www.grancursos.com.br
Teste Estilo

TESTE RPIDO DIREITO PENAL AGENTE DE POLCIA LEGISLATIVA COMENTADO

13. (CESPE / Analista Judicirio - TRE - MT / 2010) Agindo o sujeito ativo em legtima defesa, havendo excesso em sua conduta, ele somente responder pelo excesso se o praticar de forma dolosa, no havendo a previso de responsabilidade pelo excesso culposo. 14. (CESPE / Analista Judicirio - TRE - MT / 2010) A depender das circunstncias pessoais do autor do crime, o desconhecimento da lei pode ser escusado. 15. (CESPE / Analista Judicirio - TRE - MT / 2010) Com relao disciplina das descriminantes putativas, isento de pena quem, por erro plenamente justificado pelas circunstncias, supe situao de fato que, se existisse, tornaria a ao legtima, mas essa iseno de pena no ocorre se o erro derivar de culpa e o fato for punvel como crime culposo. 16. (CESPE / Defensor Pblico - DPU / 2010) Segundo a teoria psicolgica da culpabilidade, o dolo e a culpa fazem parte da anlise da culpabilidade, e a imputabilidade penal pressuposto desta. 17. (CESPE / Analista Judicirio - TRE - MT / 2010) O erro sobre elemento constitutivo do tipo legal de crime exclui o dolo e a culpa, podendo o agente, no entanto, responder civilmente pelos danos eventualmente ocasionados. 18. (CESPE / Analista Judicirio - TRE - MT / 2010) Pode alegar estado de necessidade quem tem o dever legal de enfrentar o perigo, desde que demonstre que praticou o fato para salvar de perigo atual direito prprio cujo sacrifcio, nas circunstncias, no era razovel exigirse. 19. (CESPE / Analista Judicirio - TRE - MT / 2010) O erro quanto pessoa contra a qual o crime praticado no isenta de pena e, nesse caso, no se consideram, para fins de aplicao da pena e definio do tipo, as condies ou qualidades da pessoa contra quem o agente queria praticar o crime, mas sim as da vtima real. 20. (CESPE / Administrao - PM - DF / 2010) Em relao ao estado de necessidade, que constitui uma das causas excludentes de antijuridicidade, o direito penal brasileiro adotou a teoria unitria, segundo a qual no se deve fazer ponderao dos bens ou interesses em conflito.

www.grancursos.com.br
Teste Estilo

TESTE RPIDO DIREITO PENAL AGENTE DE POLCIA LEGISLATIVA COMENTADO

GABARITO
DIREITO PENAL Ttulo II Do Crime 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

C V

C C

COMENTRIOS

1. Errado. O art. 23 em seu pargrafo nico expresso ao afirmar que o agente, em qualquer das hipteses do artigo, responder pelo excesso doloso ou culposo. No h excluso de nenhuma das quatro excludentes genricas, seja estado de necessidade, legtima defesa, estrito cumprimento do dever legal ou exerccio regular de direito. 2. Errado. O tema exposto no art. 15 do Cdigo Penal. O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execuo desistncia voluntria - ou impede que o resultado se produza arrependimento eficaz, s responde pelos atos j praticados. A reduo de pena de um a dois teros d-se no 3. Correto. A cogitao uma das etapas do iter criminis ou fases do crime. Nela h uma idealizao do crime, mas para que o agente seja punido pelo Estado, necessrio que ele execute os atos que caracterizem o tipo penal e no somente os imagine. 4. Errado. A primeira parte da questo est de acordo com o art. 17 do Cdigo Penal que afirma ser impossvel a consumao do crime por ineficcia absoluta do meio ou absoluta impropriedade do objeto. J a segunda parte, que trata do crime putativo, est incorreta. Crime putativo ou imaginrio aquele no qual o agente pensa estar praticando uma conduta tpica quando, na verdade, o fato no constitui crime. Se o crime no existe por ser imaginrio, tambm no h consumao ou exaurimento. 5. Correto. A violao do dever objetivo de cuidado nos crimes culposos advm da imprudncia, negligncia ou impercia. Estas so as modalidades de culpa que causam a ocorrncia do resultado naturalstico danoso. Como os crimes culposos so crimes materiais, necessrio a ocorrncia do nexo causal entre a conduta do agente que viola o seu dever de cuidado e o resultado dela proveniente. 6. Correto. O exaurimento acontece depois de percorrido todo o iter criminis ou caminho do crime, qual seja, cogitao, preparao, execuo e consumao. Ele uma fase do delito presente em apenas determinadas infraes penais como, por exemplo, na obteno do resgate no crime de sequestro, art. 148 do CP. O crime j havia se consumado com a privao de liberdade da pessoa. No entanto, seu exaurimento se d com o recebimento do dinheiro, ou seja, aps sua consumao.

www.grancursos.com.br
Teste Estilo

TESTE RPIDO DIREITO PENAL AGENTE DE POLCIA LEGISLATIVA COMENTADO

7. Errado. A desistncia voluntria e o arrependimento eficaz caracterizam-se, respectivamente, quando o agente , voluntariamente, desiste de prosseguir na execuo ou impede que o resultado se produza. Quando cabvel sua aplicao o agente s responder pelos atos j praticados. O arrependimento posterior tem sua definio no art. 16 do CP segundo o qual nos crimes cometidos sem violncia ou grave ameaa pessoa, reparado o dano ou restituda a coisa por ato voluntrio do agente, at o recebimento da denncia ou da queixa, a pena ser reduzida de um a dois teros. Percebe-se que apenas o arrependimento posterior constitui causa de diminuio da pena. 8. Errado. Preceitua o art. 17 do Cdigo Penal que no se pune a tentativa quando, por ineficcia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, seja impossvel consumar-se o crime. Logo, se a ineficcia do meio for relativa ou no caso da impropriedade relativa do objeto, restar presente a tentativa. 9. Errado. O enunciado destoa do dispositivo legal, art. 22 do Cdigo Penal, que assevera que, caso o fato seja cometido em estrita obedincia ordem, no manifestamente ilegal, de superior hierrquico, s ser punvel o autor da ordem. 10. Correto. A vontade um dos elementos da conduta humana. A coao fsica irresistvel afasta a voluntariedade do ato excluindo assim a conduta do agente e, por consequncia, a tipicidade. O coacto no pratica crime, pois o fato ser atpico. 11. Correto. De acordo com a teoria normativa pura, o dolo e a culpa passam a pertencer conduta, inserindo-se no fato tpico e no mais na culpabilidade. Esta se converte em um juzo de censura, a reprovabilidade da conduta tpica e antijurdica. 12. Correto. Reproduz-se a literalidade do art. 13, 1, do CP. Um exemplo tradicional auxilia o entendimento do dispositivo: X fere Y que, acudido rapidamente, vem a falecer no hospital em consequncia de um incndio l ocorrido. importante observar que o incndio foi uma causa superveniente relativamente independente que produziu, por si s, o resultado morte, rompendo o nexo causal. Dessa forma, X responder somente pelos atos at ento praticados. 13. Errado. Dispe o art. 23, pargrafo nico, que o agente, em qualquer das hipteses do artigo, responder pelo excesso doloso ou culposo. Essa regra vlida para as quatro excludentes de antijuridicidade: estado de necessidade, legtima defesa, estrito cumprimento do dever legal e exerccio regular de direito. 14. Errado. A primeira parte do art. 21 do Cdigo Penal afirma, taxativamente, que o desconhecimento da lei inescusvel. No faz qualquer exceo, ou seja, a lei vlida para todos, sem distino ou particularidades. 15. Correto. A questo recorre literalidade do 1 do art. 20 do CP, que aborda o instituto das descriminantes putativas, na qual o agente pratica o ato e supe estar acobertado por uma das excludentes de ilicitude, quando na verdade, no est.

www.grancursos.com.br
Teste Estilo

TESTE RPIDO DIREITO PENAL AGENTE DE POLCIA LEGISLATIVA COMENTADO

16. Correto. De acordo com a teoria psicolgica, desenvolvida por Franz von Liszt e Ernst von Beling, a culpabilidade apresenta-se na ligao psquica entre o sujeito e o crime. Dessa forma, dolo e culpa seriam as formas ou espcies de culpabilidade e seu pressuposto fundamental seria a imputabilidade. 17. Errado. Prev o Cdigo Penal em seu art. 20 o erro sobre elemento do tipo, excluindo o dolo e permitindo a punio por crime culposo, se previsto em lei. Erra a questo ao afirmar peremptoriamente que o erro exclui o dolo e a culpa, diferindo do artigo. 18. Errado. Conforme preceituado no 1 do art. 24 do Cdigo Penal, no pode alegar estado de necessidade quem tinha o dever legal de enfrentar o perigo. Assim, bombeiros, salva-vidas e policiais, dentre outros, por fora de mandamento legal, possuem o dever de enfrentar situaes perigosas. 19. Errado. A primeira parte da questo est correta, mas a segunda faz uma inverso do significado da norma penal. Exemplo: X atira contra um vulto achando que era X, seu irmo mais potente, e mata Z, o vizinho. Nesse caso, X responder como se tivesse matado seu prprio irmo, pois se considera as condies ou qualidades da vtima virtual, visada, e no da vtima real, como afirmou a questo. 20. Correto. O Cdigo Penal brasileiro adotou a teoria unitria, na qual todo estado de necessidade justificante, ou seja, afasta a ilicitude do fato tpico praticado pelo agente. J na teoria diferenciadora faz-se a distino entre estado de necessidade justificante (excludente de ilicitude) e o exculpante (excludente de culpabilidade), atravs de ponderao de bens.

www.grancursos.com.br
Teste Estilo

Vous aimerez peut-être aussi