Vous êtes sur la page 1sur 7

AULA 02 PARTES E ADVOGADOS

1.4 DAS PARTES: CONCEITO Diverge a doutrina quanto conceituao de parte. Para alguns, partes sero apenas o autor e o ru, ou seja, aquele que tem legitimidade para exercer o direito de ao, seja legitimidade ordinria ou extraordinria, e aquele em face de quem se prope a demanda, aquele que dever suportar o nus de eventual procedncia do pedido do autor. Outros agregam ao conceito de parte no apenas o autor e ru da demanda, mas tambm a figura do terceiro interessado. Observem o conflito doutrinrio: Assim que devem ser consideradas partes do processo todas aquelas pessoas que participam do procedimento em contraditrio. Em outras palavras, ao lado do autor e do ru, que so partes da demanda e tambm do processo, outras pessoas podem ingressar na relao processual, alterando o esquema mnimo daquela relao a que j se fez referncia, o que corresponde configurao trplice do processo.1 Por outro lado: Com base nestes elementos, pode-se concluir que ser parte, no processo, aquele que demandar em seu nome (ou em nome de quem for demandada) a atuao de um ao de direito material e aquele outro em face de quem esta ao deve ser atuada. Terceiro interessado ser, por excluso, aquele que no efetivar semelhante demanda no processo, mas, por inter interesse jurdico prprio na soluo do conflito (ou, ao menos, afirmar possu-lo), autorizado a dele participar se assumir a condio de parte.2 Filio-me corrente expansiva do conceito, data vnia a existncia da divergncia, acreditando ser parte do processo tanto o autor e o ru quanto terceiros que, ao participarem do processo, demonstram interesse especfico no resultado da demanda, aproximando o conceito de partes ao conceito de litigante (quem, participando do processo, tenha interesse num resultado especfico da demanda).

CMARA, Alexandre Freitas; Lies de Direito Processual Civil, Vol. I, 9 ed., Rio de Janeiro, Lmen Jris, 2004, pg. 153. 2 MARINONI, Luiz Guilherme e ARENHART, Srgio Cruz; Manual do Processo de Conhecimento, 2 ed., So Paulo, Revista dos Tribunais, 2002, pg. 188.

1 www.dpccursosonline.com.br www.facebook.com/DPCCURSOS Rua Aimores, 3085 | trreo | Barro Preto | Belo Horizonte/MG | fone: 3293-9297

Para a prova o essencial que deve ser visto por voc aluno o seguinte: - PARTES: sujeitos do processo em contraditrio, j que possuem interesses em conflito. QUEM SO AS PARTES?? - AUTOR: todo aquele que comparece em juzo solicitando um provimento de mrito; ou seja, que solicita ao Estado-Juiz que seja proferida uma sentena e que na mesma surja uma condenao, constituio ou uma mera declarao da existncia do direito; - RU: todo aquele que, por um ato de comunicao, em regra a citao, chamado, tendo cincia do processo, a responder pretenso do autor.

1.5 DA LEGITIMIDADE No podemos confundir o conceito de PARTES com o conceito de LEGITIMIDADE. Como visto acima, para ser considerado parte no processo basta que algum comparea em juzo e solicite um provimento de mrito, ou seja citado para resistir a essa pretenso. Entretanto, a lei processual considera que ter legitimidade, em regra, aquele que , tambm, o sujeito da relao processual. Em outras palavras, aqueles que sero atingidos pelos efeitos materiais da sentena que devero comparecer legitimamente como autor e/ou ru no processo. E caso algum esteja em juzo, buscando direito de outra pessoa, apesar de ser tido como PARTE, ser considerado, em regra, parte ILEGTIMA.

CPC: Art. 3o - Para propor ou contestar ao necessrio ter interesse e legitimidade (...) Art. 6o - Ningum poder pleitear, em nome prprio, direito alheio, salvo quando autorizado por lei.

Fiquem atentos ao artigo 6!! como falei acima, em regra, e somente em regra, quem dever figurar como parte legtima aquele que tambm considerado sujeito da relao jurdico-material. Entretanto, o artigo 6 supracitado faz a distino entre a legitimidade ordinria e legitimidade extraordinria. Legitimado ordinrio o prprio detentor do direito material, aquele que buscar, exercendo o direito de ao, uma modificao na sua esfera de direitos. Somente este possuir, em regra, legitimao, somente este poder exercer o direito de ao. Observa-se na segunda parte do artigo em comento que, havendo autorizao legislativa, poder outra pessoa, que no o legitimado ordinrio, exercer o direito de ao, buscando, em seu nome, direito de outrem; o chamado legitimado extraordinrio.
2 www.dpccursosonline.com.br www.facebook.com/DPCCURSOS Rua Aimores, 3085 | trreo | Barro Preto | Belo Horizonte/MG | fone: 3293-9297

Para exemplificar, tome-se como parmetro a ao de investigao de paternidade. Legitimado ordinrio ativo ser o prprio menor; a ele, que ter reconhecida a existncia de uma filiao paterna, que dado exercer o direito de ao (claro, neste caso, pelo limite da capacidade, dever estar em juzo representado pela me, mas o menor quem detm a legitimidade e exerce o direito de ao) Por fora da lei, entretanto, cria-se o permissivo para que o Ministrio Pblico possa promover ao de investigao de paternidade, possuindo assim, para a ao exemplificada, legitimidade extraordinria. O autor da demanda (aquele que exerce o direito de ao) no ser o menor, mas o MP, apesar da sentena no gerar uma modificao em sua esfera jurdica (do MP).

1.6 CAPACIDADE 1.6.1 INCAPAZES Em algumas situaes, aquele que dever figurar como parte na demanda poder no estar dotado de capacidade nos termos da lei civil. A estes a lei processual determina a necessidade de serem representados em juzo por seus pais, tutores ou curadores, nos exatos termos da lei civil, conforme determina a regra do art. 8, CPC. Advertimos que a figura da representao no afasta a legitimidade. O incapaz que ser considerado como parte na demanda, entretanto, para validade dos atos processuais a serem praticados depender, sempre, de estar devidamente regularizada a representao. Exemplo j citado o da investigao de paternidade ajuizada por menor, destitudo, portanto, nos termos da lei civil, de capacidade; ele menor que exerce o direito de ao, possuidor que de legitimidade ordinria, entretanto, dever, nos termos da lei processual, estar representado em juzo.

1.6.2 ENTES PBLICOS Tambm os entes pblicos estaro, ativa ou passivamente, representados em juzo. A regra est esculpida no art. 12, CPC, que pode ser esquematizada da seguinte forma: Ente Pblico Unio Estado Distrito Federal Territrios Municpio Representante Procurador Procurador Procurador Procurador Prefeito ou Procurador

3 www.dpccursosonline.com.br www.facebook.com/DPCCURSOS Rua Aimores, 3085 | trreo | Barro Preto | Belo Horizonte/MG | fone: 3293-9297

Para melhor visualizao da figura da representao dos entes pblicos, basta guardar a regra que permitido somente ao chefe do poder executivo representar ativa ou passivamente o ente pblico quando parte na demanda o municpio; os outros entes federados no podem ser representados pelos respectivos chefes do executivo, apenas pelos procuradores.

1.6.3 OUTRAS SITUAES DE REPRESENTAO O mencionado artigo 12, CPC, determina outras situaes de representao. Transcrevemos do artigo: Art. 12. Sero representados em juzo, ativa e passivamente: (...) III - a massa falida, pelo sndico; IV - a herana jacente ou vacante, por seu curador; V - o esplio, pelo inventariante; VI - as pessoas jurdicas, por quem os respectivos estatutos designarem, ou, no os designando, por seus diretores; VII - as sociedades sem personalidade jurdica, pela pessoa a quem couber a administrao dos seus bens; VIII - a pessoa jurdica estrangeira, pelo gerente, representante ou administrador de sua filial, agncia ou sucursal aberta ou instalada no Brasil (art. 88, pargrafo nico); IX - o condomnio, pelo administrador ou pelo sndico.

2 DOS ADVOGADOS A primeira coisa que voc que far essa prova deve ter ateno para os artigos do CPC que podem ser cobrados!!! Assim vamos estudar cada um dos artigos individualmente. Vamos a eles:

2.1 CPC ART. 36: da representao tcnica Art. 36. A parte ser representada em juzo por advogado legalmente habilitado. Ser-lhe- lcito, no entanto, postular em causa prpria, quando tiver habilitao legal ou, no a tendo, no caso de falta de advogado no lugar ou recusa ou impedimento dos que houver. A regra que a parte dever, sempre, estar em juzo representada por advogado devidamente habilitado; ou seja, o bacharel em direito que est inscrito nos quadros da OAB, podendo exercer licitamente a profisso e desempenhar legalmente as funes de advogado.

4 www.dpccursosonline.com.br www.facebook.com/DPCCURSOS Rua Aimores, 3085 | trreo | Barro Preto | Belo Horizonte/MG | fone: 3293-9297

O QUE POSTULAR EM CAUSA PRPRIA? Pressupe autorizao a lei para que algum, que no seja advogado, possa estar em juzo apresentando sua pretenso ou se defendendo sem que tenha, a seu lado, representando tecnicamente, um advogado. Hipteses: - justia do trabalho; - juizado especial (Lei 9.099) em causas at 20 s.m.; e - nas situaes descritas no art. 36: - no existir na comarca advogado - eventualmente os advogados da comarca estarem impedidos de pegar a causa da parte

OBS: essas situaes excepcionalssimas do CPC devem ser vistas, hoje, com muito critrio, j que esse artigo tem sua redao da origem do CPC (final dos anos 60 incio dos anos 70), poca em que no havia o grande nmero de advogados que temos hoje.

2.2 CPC ART. 37: da prerrogativa do advogado de postular em juzo sem procurao Art. 37. Sem instrumento de mandato, o advogado no ser admitido a procurar em juzo. Poder, todavia, em nome da parte, intentar ao, a fim de evitar decadncia ou prescrio, bem como intervir, no processo, para praticar atos reputados urgentes. Nestes casos, o advogado se obrigar, independentemente de cauo, a exibir o instrumento de mandato no prazo de 15 (quinze) dias, prorrogvel at outros 15 (quinze), por despacho do juiz. Pargrafo nico. Os atos, no ratificados no prazo, sero havidos por inexistentes, respondendo o advogado por despesas e perdas e danos. A regra que o advogado, atravs da procurao (mandato), comprove em juzo que realmente representa aquela parte, que realmente foi contratado pelo autor ou pelo ru para defender seus interesses em juzo. Podemos afirmar que atravs da procurao que o advogado demonstra e comprova sua qualidade de representante tcnico da parte. Ocorre que, muitas vezes, o advogado dever praticar atos urgentes no processo, e por tal motivo a lei abre ao advogado a prerrogativa de comparecer em juzo sem apresentar a procurao, pelo prazo de: - 15 dias (sem necessidade de autorizao do juiz); - outros 15 dias em prorrogao (mas dependendo de despacho do juiz) OBS: o advogado exerce essa prerrogativa sem necessidade de prestar cauo, responsabilizando, entretanto, pessoalmente, se os atos forem tidos como inexistentes; isso no caso dele, advogado, no comprovar em juzo, nos prazos acima, sua representao tcnica com a juntada da procurao.
5 www.dpccursosonline.com.br www.facebook.com/DPCCURSOS Rua Aimores, 3085 | trreo | Barro Preto | Belo Horizonte/MG | fone: 3293-9297

2.3 CPC ART. 38: da procurao Art. 38. A procurao geral para o foro, conferida por instrumento pblico, ou particular assinado pela parte, habilita o advogado a praticar todos os atos do processo, salvo para receber citao inicial, confessar, reconhecer a procedncia do pedido, transigir, desistir, renunciar ao direito sobre que se funda a ao, receber, dar quitao e firmar compromisso. Pargrafo nico. A procurao pode ser assinada digitalmente com base em certificado emitido por Autoridade Certificadora credenciada, na forma da lei especfica. A lei processual permite que a procurao seja: - por instrumento pblico: quando a procurao outorgada em cartrio de notas - por instrumento particular: quando a procurao outorgada por simples documento, sem a presena de tabelio ( a forma mais comum, um simples pedao de papel assinado pela parte dando poderes de representao tcnica ao advogado contratado) Outorgada ao advogado a procurao o advogado poder praticar todos os atos do processo, claro, em nome da parte. Mas para a prtica de alguns atos a lei exige que na procurao conste expressamente o permissivo. So os chamados poderes especiais: receber citao inicial, confessar, reconhecer a procedncia do pedido, transigir, desistir, renunciar ao direito sobre que se funda a ao, receber, dar quitao e firmar compromisso

2.4 CPC ART. 39: da atualizao do endereo Art. 39. Compete ao advogado, ou parte quando postular em causa prpria: I - declarar, na petio inicial ou na contestao, o endereo em que receber intimao; II - comunicar ao escrivo do processo qualquer mudana de endereo. Pargrafo nico. Se o advogado no cumprir o disposto no no I deste artigo, o juiz, antes de determinar a citao do ru, mandar que se supra a omisso no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, sob pena de indeferimento da petio; se infringir o previsto no no II, reputar-se-o vlidas as intimaes enviadas, em carta registrada, para o endereo constante dos autos. Exigncia legal, tem o advogado que declarar e manter atualizado seu endereo, sob as penas das situaes previstas no pargrafo nico acima transcrito. Referida exigncia se justifica em virtude de futuras e potenciais intimaes a serem direcionadas ao endereo do advogado por correio (vide intimao).

2.5 CPC ART. 40: alguns direitos conferidos ao advogado Art. 40. O advogado tem direito de:
6 www.dpccursosonline.com.br www.facebook.com/DPCCURSOS Rua Aimores, 3085 | trreo | Barro Preto | Belo Horizonte/MG | fone: 3293-9297

I - examinar, em cartrio de justia e secretaria de tribunal, autos de qualquer processo, salvo o disposto no art. 155; II - requerer, como procurador, vista dos autos de qualquer processo pelo prazo de 5 (cinco) dias; III - retirar os autos do cartrio ou secretaria, pelo prazo legal, sempre que Ihe competir falar neles por determinao do juiz, nos casos previstos em lei. 1o Ao receber os autos, o advogado assinar carga no livro competente. 2o Sendo comum s partes o prazo, s em conjunto ou mediante prvio ajuste por petio nos autos, podero os seus procuradores retirar os autos, ressalvada a obteno de cpias para a qual cada procurador poder retir-los pelo prazo de 1 (uma) hora independentemente de ajuste Temos que distinguir, nas expresses acima: ADVOGADO de PROCURADOR. Quanto a lei usa a expresso PROCURADOR, esta dizendo no apenas que algum advogado mas o advogado da parte naquele processo!! Assim o advogado: - pode examinar em secretaria, sem retir-los, autos de qualquer processo, salvo os processos que tramitam em segredo de justia (art. 155, CPC) J o procurador: - pode examinar em secretaria e retirar os autos, sempre que os autos estejam disponveis para ele - poder requerer, mesmo que os autos no estejam, naquele momento, disponveis para ele, vista dos autos pelo prazo de 5 dias Nesses casos, em que o advogado poder retirar os autos da secretaria do juzo, dever assinar o respectivo livro de carga, atestando que os autos esto, agora, em seu poder, se obrigando a restitu-los no prazo designado pelo juiz ou previsto na lei. Entretanto, quando o prazo comum; ou seja, quando o prazo para manifestao tanto para o autor quanto para o ru a regra : OS AUTOS NO PODERO SAIR DE SECRETARIA. Por motivo bvio, se um retirar os autos o outro ficar privado de ter contato com os mesmos, inviabilizando a sua manifestao. Entretanto o acima lanado apenas uma regra. Chamo a ateno dos alunos para as situaes excepcionais previstas no pargrafo 2 acima, em que, mesmo sendo o prazo comum, aos advogados ser lcito retir-los de secretaria.

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

7 www.dpccursosonline.com.br www.facebook.com/DPCCURSOS Rua Aimores, 3085 | trreo | Barro Preto | Belo Horizonte/MG | fone: 3293-9297

Vous aimerez peut-être aussi