Vous êtes sur la page 1sur 7

SENSORES DE EFEITO HALL E SUAS APLICAES

Bruno Moreira Nogueira Vilela*


bruno.vilela@engenharia.ufjf.br

Guilherme de Oliveira Alves*


guilherme.alves@engenharia.ufjf.br Universidade Federal de Juiz de Fora* Faculdade de Engenharia Departamento de Energia Materiais Eltricos ENE040

Maria Rita Dias Faria*


maria.rita@engenharia.ufjf.br

Resumo: Este texto demonstra as caractersticas do efeito Hall e suas vrias aplicaes. Uma escolhida e citada no trabalho em questo como objeto de sensoriamento. Dentro dessa aplicao existem inmeros tipos e usos diferentes, porm nesse trabalho sero abordados cinco tipos: de nvel lquido (de combustvel, chave de indicao de nvel baixo), sensor de corrente eltrica, sensor de velocidade, para medio da mobilidade de eltrons e sensores de posio. Palavras Chaves: efeito Hall, sensores de nvel lquido, sensor de corrente eltrica, sensor de velocidade, sensor para medio da mobilidade de eltrons e sensores de posio. Abstract: This text shows the characteristics of the Hall effect and its various applications. A chosen and cited in this paper is its use as sensing object. Within this application there are numerous different types and uses, but in this paper will be discussed five types: liquid level (fuel, key indication of low level), the electric current sensor, speed sensor, for measuring the electron mobility and position sensors. Key Words: Hall effect sensors, liquid level, electric current sensor, speed sensor, for measuring the mobility of electrons and position sensors.

DESENVOLVIMENTO

Esse captulo traz consideraes sobre o efeito Hall e exemplifica algumas formas de sensoriamento por meio do mesmo.

2.1

O Efeito Hall

O Efeito Hall foi descoberto em 1879 por Edwin Hall, que submeteu um condutor eltrico a um campo magntico perpendicular direo da corrente eltrica. Hall verificou que uma diferena de potencial eltrico aparecia nas laterais deste condutor na presena do campo eltrico. Este efeito ocorre devido ao fato de as cargas eltricas tenderem a se desviar da sua trajetria por causa da Fora de Lorentz Fora Magntica. Desta forma, cria-se uma acumulao de cargas nas superfcies laterais do condutor produzindo uma diferena de potencial. Apesar de o efeito Hall existir em qualquer material condutor, o seu efeito mais intenso em materiais semicondutores. No entanto, os semicondutores apresentam variaes entre gneros, necessitando de um circuito eletrnico auxiliar para ajustar o sinal do efeito Hall para um valor calibrado do campo magntico. A grande vantagem do sensor Hall como elemento de medida do campo magntico a capacidade de medir campos contnuos (CC) ou alternados num nico dispositivo.

INTRODUO

Os sensores de campos magnticos so elementos importantes de uma infinidade de aplicativos que vo desde aparelhos de consumo at mquinas industriais. A forma mais simples de se fazer o sensoriamento magntico atravs de uma bobina, mas existem elementos semicondutores prprios para isso que so os sensores de Efeito Hall [1]. O efeito Hall fornece a capacidade para vrias medies magnticos sem contato, como: de velocidade e direo para deteco de corrente. Os requisitos de aplicao tm impulsionado os fornecedores a desenvolver produtos com maior capacidade [2]. Dito isto, h uma abundncia de variaes para sensores de efeito Hall, a fim de atender ao grande nmero de posio e aplicaes de deteco de nvel, cada um com suas prprias nuances.

2.1.1

Efeito Hall Teoria

O efeito de Hall caracteriza-se basicamente pelo aparecimento de um campo eltrico transversal num condutor percorrido por uma corrente eltrica, quando o mesmo se encontra submerso num campo magntico. Observando a Figura 1, verifica-se que um condutor, na forma de uma fita delgada percorrido por uma corrente eltrica constante; a distribuio da corrente sobre a mesma uniforme e no existe diferena de potencial na sada.

2.1.2

Efeito de Hall - Variaes com temperatura

Figura 1: Condutor percorrido por corrente eltrica [3] Na presena de um campo magntico perpendicular, o fluxo de corrente distorcido, como pode ser visto na Figura 2. A distribuio resultante provoca o aparecimento de uma diferena de potencial (DDP), entre os terminais de sada. Esta DDP chamada de Tenso de Hall (VH).

Hall realizou as suas experincias em temperatura ambiente com campos magnticos de aproximadamente 1 tesla (T). No final dos anos 70, houve pesquisadores que usaram temperaturas extremamente baixas, cerca de -272 C e campos magnticos muito potentes, aproximadamente 30 T. Eles estudaram o efeito Hall num tipo de semicondutor usado na indstria eletrnica para a fabricao de transistores de pouco rudo. O material contm eltrons que, embora estejam retidos perto da superfcie interna, separando duas partes distintas do material, so altamente mveis ao longo da superfcie. Nesta camada, a baixas temperaturas, os eltrons podem ser usados para se moverem como se estivessem numa superfcie plana, ou seja, apenas em duas dimenses. Esta limitao geomtrica leva a efeitos inesperados; um deles que o efeito Hall muda de carter. Isto pode ser visto mais simplesmente quando se mede como a resistncia de Hall varia com o comprimento do campo magntico aplicado.

2.1.3

Diversas aplicaes de efeito de Hall

Existe uma srie de aplicaes desse efeito para funes de sensoriamento, bem como outras formas de medio. Algumas delas esto descritas abaixo [3]. Sensores de nvel de lquidos; Sensores de corrente eltrica; Sensores de posio; Sensores de tenso; Aplicaes de medio magnticas; Detector de metais ferro magnticos; Sensores de proximidade; Sensores de temperaturas; Detector de posio de vlvulas de presso de ar; Potencimetros; Ampermetros.

Figura 2: Distoro do fluxo de corrente devido presena de campo magntico [3] A tenso de Hall um sinal bastante frgil, da ordem de 20 a 30 mV, num campo magntico de 1 gauss. Um sinal desta magnitude requer um amplificador com caracterstica de alta impedncia de entrada, baixo rudo e um ganho considervel. Na Figura 3 mostrada uma curva que caracteriza qualitativamente o comportamento do sensor de efeito Hall. Para valores de campo magntico alm do alcance especificado, a resposta obtida deixar de ser linear, comprometendo assim a exatido da medida sem causar danos ao transdutor.

2.2

Tipos de sensores

Esse subcaptulo expe sensores que tm como funo base a utilizao do efeito Hall. Bem como as suas aplicaes.

2.2.1

Sensores de nvel lquido

Os sensores de nvel de lquidos so usados em diferentes aplicaes com diferentes requisitos [4]. Aplicaes automotivas: carros, caminhes e motocicletas so equipados com um sensor de combustvel para medir a quantidade de gasolina, lcool ou diesel que resta dentro do tanque. Aplicaes industriais e de consumo: temos uma ampla variedade de lquidos presentes na mais diferentes aplicaes: na indstria de saneamento para monitorar tanques de tratamento, transporte e armazenamento de gua, na indstria petroqumica para monitorar petrleo e seus derivados lquidos, na agricultura e setor de nutrio humana e animal para monitorar dosagens e o nvel de fertilizantes lquidos. Na indstria de consumo e eletrodomsticos existem aplicaes onde necessrio controlar e mostrar informaes de nvel de lquidos como, por exemplo: mquinas de caf automticas,

Figura 3: Comportamento do sensor de efeito [3]


2

dispenser de gua, espremedores de frutas, evaporadores de gua, vaporizadores, frigideiras e congeladores, caldeiras, sistemas de aquecimento, lavadoras de pratos, ferros de passar a vapor, etc.

2.2.1.1 Sensores magnticos de nvel de combustvel


Consideramos aqui duas possibilidades: sistemas de flutuao vertical, bem como os sistemas de brao e alavanca. Por fim, mostraremos solues de chave nica para indicao de tanque cheio e tanque vazio [4]. um sensor de nvel de combustvel sem contato com o lquido baseado em um princpio magntico. Os circuitos magnticos mostrados na Figura 4 podem ser utilizados para uma simples implementao prtica.

Dependendo da necessidade, sinal contnuo ou discreto, podemos utilizar neste projeto tanto sensores Hall linear ou chaves interruptoras Hall. A Figura 6 exibe as duas possibilidades de implementao usando uma fileira de sensores Hall que se utiliza de dois pequenos ms, os quais esto magnetizados em direes opostas [4].

Figura 6: Flutuador vertical baseado em sensores de efeito Hall lineares e interruptores Hall [4] Figura 4: Duas possibilidades de projetos de simples circuitos magnticos que direcionam as linhas dos campos magnticos [4] No primeiro exemplo, o sensor Hall linear posicionado no centro de um m em um anel magnetizado diametralmente, em volta do m temos outro anel feito de uma liga leve de ferro que ser usado para orientar o fluxo magntico. Esta implementao tem a seguinte vantagem: o campo magntico dentro do anel bem homogneo, assim, mesmo pequenos problemas de variaes mecnicas, no significam grandes desvios no sinal de sada. Adicionalmente o sensor protegido pela liga leve de ferro, o que traz uma melhor segurana contra distrbios externos. Na Figura 5, podem-se observar exemplos de sensores Hall lineares: Atravs da escolha certa da distncia e do tamanho dos ms, o componente horizontal do campo magntico acaba por ser linear em uma considervel faixa de operao como podemos ver na Figura 7.

Figura 7: Possveis sinais de sada de uma fileira de sensores Hall lineares [4] As distncias entre os sensores Hall lineares devem ser escolhidas de tal forma que haja sempre um sensor em sua faixa linear. Dependendo do sinal de sada dos sensores, possvel ento escolher qual sada deve ser utilizada. Agora, se necessrio saber apenas um sinal discreto do nvel do lquido, ento os sensores Hall Switches consistem numa opo mais barata e mais simples. Como vimos na Figura 6, mostramos esta implementao onde usada uma fileira de sensores Hall Switches. Diferentemente dos sensores lineares, a soluo com interruptores Hall necessita apenas de um m. Uma forma de se obter uma boa resoluo na medio e na distncia coberta se certificar que durante as transies sempre haja dois sensores ativos [4].

Figura 5: Trs diferentes modelos de sensores Hall lineares [4] Outra alternativa, no segundo exemplo visto na Figura 5, um circuito magntico mais simples que usa apenas duas placas magnticas. Esta soluo oferece um razovel grau de preciso e que, ao mesmo tempo, reduz os custos dos materiais utilizados. Este circuito um pouco menos robusto contra desalinhamentos mecnicos, mas suficiente para diferentes aplicaes de medio de nvel de combustveis. Outra possvel implementao dos sensores de nvel de combustvel seria o uso de uma bia de movimento vertical.

2.2.1.2 Chave de indicao de nvel baixo


Em alguns casos necessrio emitir um sinal de alerta para indicao de baixos nveis de lquidos. Para tanto, pode-se usar
3

o sinal gerado por um sensor do nvel de combustvel, ou adicionar um interruptor indicador de baixo nvel colocado na parte inferior do tanque. A Figura 8 mostra uma possvel implementao que usa um m permanente em um flutuador e um interruptor de efeito Hall. As aplicaes deste interruptor tambm incluem muitos eletrodomsticos, tais como mquinas de lavar roupa, mquinas de caf, ferros de passar a vapor ou dispensers de gua. Figura 10: Sensores de corrente eltrica utilizando o efeito Hall [6] Os sensores de corrente por efeito Hall realimentado podem medir correntes AC e DC numa faixa ampla de frequncia. Dessa forma, possuem a capacidade de reproduzir praticamente qualquer formato de onda. Possuem uma sada em corrente determinada atravs de uma relao entrada e sada. Em modelos, por exemplo, que possuem uma relao 1:1000, teremos na sada do sensor uma reproduo de sinal medido numa proporo 1000 vezes menor. Figura 8: Exemplo de um interruptor Hall para um sensor de indicao de nvel baixo [4] Na escolha do modelo a ser utilizado, deve-se observar quais so os valores de corrente de pico positivos (Ipp) e negativos (Ipn) do formato de onda presente no sinal a ser medido, pois os mesmos devem respeitar a faixa de medida do sensor que ser utilizado. Tais correntes so indicadas na Figura 11.

2.2.2

Sensores de corrente eltrica.

Os sensores de efeito Hall do tipo analgico produzem um sinal contnuo proporcional ao campo magntico detectado. Um sensor de efeito Hall analgico linear pode ser usado em conjunto com um ncleo de ferrite com entreferro para a medio de corrente, como ilustra a Figura 9. O campo magntico atravs da abertura (entreferro) no ncleo de ferrite proporcional corrente atravs do fio e, por conseguinte, a tenso gerada pelo efeito Hall proporcional corrente. Os alicates ampermetros que podem medir tanto corrente CA quanto CC, com total isolamento galvnico, utilizam um sensor de efeito Hall para detectar o campo magntico CC induzido na pina. O sinal do dispositivo de efeito Hall ento amplificado e visualizado [5].

Figura 11: Exemplo se sinal de entrada e de sada num sensor de corrente [6] A corrente nominal tem um papel importante na indicao do erro do sensor. Como os mesmos podem medir vrios formatos de onda, basear-se somente nesse parmetro para dimensionar o sensor pode incutir em erro, pois os valores Ipp e Ipn podem extrapolar os valores da faixa medida. A converso da sada em corrente para uma em tenso feita atravs de um resistor de amostragem (Ra), conforme pode ser visto na Figura 12.

Figura 9: Sensor de efeito Hall usado para a medio de corrente [5] Os sensores de corrente que utilizam o efeito Hall podem trabalhar com vrios formatos de onda (faixa ampla de freqncia). Na Figura 10, temos alguns exemplos de sensores de corrente eltrica.

Figura 12: converso da sada em corrente de um sensor de efeito Hall [6] Em medidas de corrente com baixa amplitude de sinal, pode-se aumentar a resoluo da medida, fazendo com que o condutor da corrente seja passado mais de uma vez pela janela do sensor, conforme apresentado na Figura 13.

Figura 13: Aumentando o nmero de voltas do condutor cuja corrente se deseja medir [6] A corrente resultante lida pelo sensor ser resultado do nmero (n) de vezes que o condutor ser passado pela janela do sensor multiplicado pelo valor da corrente (i) que passa pelo prprio condutor. Algumas vantagens destes sensores: Medio de corrente contnua: Substituio com vantagem de custo-benefcio os sensores semicondutores de efeito Hall e seu complexo sistema eletrnico de calibrao e compensao de temperatura. Proteo de sistemas de energia em corrente contnua: Substitui o shunt resistivo de potncia eliminando problemas de dissipao de calor. Banco de baterias para alimentao de sistemas de proteo de subestaes: O no emprego de shunt dispensa o uso de amplificadores de alto ganho, susceptveis a interferncias eletromagnticas externas. No-Break: Por no usar shunt existe uma perfeita isolao galvnica entre circuito primrio e secundrio. Carregadores de baterias automotivas: Excelente sensibilidade para uma vasta gama de correntes. Medio e controle de processos em indstria Maior robustez sendo indicado para ambientes agressivos. Pode suportar atmosferas com poeira e outros poluentes, calor, umidade, elevada interferncia eletromagntica e vibrao sem alterar o seu funcionamento normal nem sua preciso. Controle de processo em galvanizao: Menor custo. Figura 14: Monitoramento de velocidade usando um sensor de efeito Hall [5] O funcionamento do dispositivo resumido a seguir [5]: Quando o sensor estiver alinhado com o dente da engrenagem de ferro, o campo magntico ter sua intensidade mxima. Quando o sensor estiver alinhado com a abertura entre dentes, a intensidade do campo magntico enfraquecida; Cada vez que o dente do alvo passa pelo sensor, a chave Hall ativada e um pulso digital gerado; Por meio da medio da frequncia dos impulsos, a velocidade do eixo pode ser determinada; O sensor de efeito Hall sensvel magnitude do fluxo e no sua taxa de mudana. Dessa forma, o pulso digital de sada produzido de amplitude constante, independentemente das variaes de velocidade; Essa caracterstica da tecnologia do efeito Hall permite que criemos sensores de velocidade que podem detectar alvos mveis arbitrariamente em velocidades baixas, ou ainda detectar a presena ou ausncia de alvos inertes.

2.2.4

Uso do efeito Hall para medio de mobilidade de eltrons

2.2.3

Sensores de Velocidade

Os dispositivos de efeito Hall do tipo digital so utilizados em sensores de proximidade operados magneticamente. Nas aplicaes industriais, eles podem servir para determinar a velocidade ou o sentido de rotao do eixo ou das engrenagens ao detectar flutuaes no campo magntico [5]. Um exemplo desta aplicao, que envolve o monitoramento de velocidade de um motor, ilustrado na Figura 14.

Para alguns materiais, ocasionalmente, deseja-se determinar o tipo, a concentrao e a mobilidade do seu portador de cargas majoritrio. Tais determinaes no so possveis a partir de uma simples medio da condutividade eltrica; um experimento para o efeito Hall tambm deve ser conduzido [7]. Considere a geometria de amostra na Figura 15, uma amostra com a forma de um paraleleppedo para o qual um de seus vrtices est localizado na origem do sistema de coordenadas cartesianas.

observar tambm que a condutividade eltrica proporcional tanto ao nmero de eltrons como mobilidade eletrnica [7].

2.2.5

Sensores de Posio

Existem uma srie de meios de deteco de posio: indutivo, capacitivo, mecnico, magneto-resistivo (o efeito Hall), e ticos. No entanto, sempre permanecem os mesmos elementos crticos que precisam ser abordados e que, inevitavelmente, encontram dificuldades na medio do posicionamento dependendo do design do sensor [2]. A flexibilidade da tecnologia do efeito Hall na deteco mais vantajosa. Alta confiabilidade, tamanho pequeno, o custo de produo vivel , a tenso de funcionamento larga, a variedade de opes de sada, e facilidade de implementao permitem que a tecnologia de efeito Hall na deteco sirva em quase todos os mercados. Sua sada pode ser digital ou analgica. A primeira opo tima para a deteco de posies discretas, enquanto a ltima d ao utilizador um nmero infinito de posies relativamente maiores de resoluo. Figura 15: Demonstrao esquemtica do efeito Hall [7] Em resposta aplicao de um campo eltrico externo, os eltrons e/ou buracos se movem na direo do eixo x e do origem a uma corrente Ix. Quando um campo magntico imposto na direo positiva do eixo z (representado por Bz), a fora resultante que atua sobre os portadores de cargas ir fazer com que eles sejam defletidos na direo do eixo y os buracos (portadores com cargas positivas) para a face direita da amostra, e os eltrons (portadores com cargas negativas) para a face esquerda, como est indicado na Figura 15. Dessa forma a voltagem de Hall, VH, ser estabelecida na direo do eixo y. A magnitude de VH ir depender de Ix, de Bz e da espessura da amostra, d, como representado na Equao (1) [7]. Alguns exemplos de aplicaes que requerem posio discreta ou nvel de deteco so: seletores de mudana, interruptores automotivos fivela do cinto de segurana, assento sensores de posio, flip telefones celulares, brushless dc motor de reservatrios de fluido de comutao, limpa pra-brisas e gs tanques, entre outros. Em essncia, esse sensor apenas se diferencia na alterao da fora do campo magntico para um plo magntico, que pode ser de polaridade norte ou sul. O padro de deteco simples. medida que o m se aproxima do aparelho, o campo detectado pelo sensor aumenta, e a intensidade do campo diminui medida que o m removido, como mostrado na Figura 16.

(1)

Nessa expresso, RH conhecido por coeficiente de Hall, que um valor constante para um dado material. Para os metais, onde a conduo feita atravs de eltrons, o valor de RH negativo e equivale a Equao (2): = 1 (2)

Onde n representa o nmero de eltrons livres ou de conduo e pode ser determinado, uma vez que RH pode ser medido empregando-se a Equao (1), e a magnitude de e, a carga de um eltron, conhecida. Alm disso, a mobilidade do eltron, a demonstrada na Equao (3). = || Ou, ajustando as Equaes (2) e (3), tem-se a Equao (4). = | | (4) (3)

Figura 16: Configurao do modo ligado e curva de resposta [2]

CONCLUSO

Este trabalho apresentou as caractersticas e funcionamento do efeito Hall como um todo. Alm de especificar cinco tipos de sensores os quais tem como base esse efeito. Pde-se perceber a importncia desse efeito para diversas aplicaes, uma vez que esses sensores tm vantagens em relao aos sensores comuns.

Assim, a magnitude de pode ser determinada se a condutividade eltrica tambm tiver sido medida. Podemos
6

AGRADECIMENTOS
Ao professor Marcelo Aroca Tomim pelo incentivo ao desenvolvimento deste trabalho e pelas discusses e sugestes no decorrer do mesmo, aos colegas de sala e Universidade Federal de Juiz de Fora pelo suporte.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA
[1] http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/comofunciona/6640-como-funcionam-os-sensores-de-efeito-hallart1050, acessado em 2014. [2] PEPKA, G.; Position and level sensing using Hall-efect sensing technology, 2007. [3] http://www.alunos.ipb.pt/~ei8518/img/T_EFEITO_DE_HALL. pdf, acesso em 24/01/2014. [4] http://www.sabereletronica.com.br/artigos-2/2770sensoriamento-de-nvel-de-lquidos-usando-sensores-de-efeitohall [5] PETRUZELLA, F. D.; Motores Eltricos e Acionamentos. 1 edio. So Paulo: Bookman, 2013.372 p., 2013. [6] http://www.ebah.com.br/content/ABAAABSYwAH/ sensoreamento-corrente [7] CALLISTER, W. D. Cincia e Engenharia de Materiais: Uma Introduo. 5ed. LTC, So Paulo, 2002.

BIOGRAFIA
Bruno Moreira Nogueira Vilela, graduando em Engenharia Eltrica pela UFJF (Juiz de Fora, MG), participou em projeto de pesquisa Otimizao de Sistemas de Distribuio com Insero de Usinas Elicas UFJF (Juiz de Fora, MG) em 2012/13. As suas reas de interesse so simulao e modelagem de Sistemas de Potncia e Planejamento Energtico. Guilherme de Oliveira Alves, graduando em Engenharia Eltrica pela UFJF (Juiz de Fora, MG), participou de projeto de pesquisa Mtodos Numricos Aplicados Anlise de Sistemas de Transmisso e Distribuio de Energia Eltrica pela UFJF (Juiz de Fora, MG) em 2011/12. bolsista pelo CNPQ no projeto de pesquisa Mtodos Numricos Aplicados Anlise de Sistemas de Distribuio de Energia Eltrica desde 2012. As suas reas de interesse so modelagem e simulao de Sistemas de Potncia e de Distribuio. Maria Rita Dias Faria, graduanda em Engenharia Eltrica pela UFJF (Juiz de Fora, MG), participou em projeto de pesquisa Otimizao de Sistemas de Distribuio com Insero de Usinas Elicas UFJF (Juiz de Fora, MG) em 2012/13. Interesse em Sistemas Eltricos de Potncia.

Vous aimerez peut-être aussi