Vous êtes sur la page 1sur 4

A noo de campo surge como elemento analtico para dar conta da histria das cincias sociais no Brasil.

Essa Sociologia mais acadmica, ou, se preferirem, mais institucional, torna-se cada vez mais prevalente; Bourdieu nos fornecia as ferramentas tericas para a sua compreenso. Mas no se deve perder de vista o outro lado da moeda, isto , a legitimao desta nova ordem acadmica (p.87) Dentro de sua perspectiva analtica a autonomia do pensamento sempre se encontra ameaada: pela ideologia, pelo senso comum, pelo saber publicamente consagrado na grande mdia. No entanto, a organizao interna do mundo acadmico cria tambm novos obstculos para a sua emancipao (p.87) A mera existncia de um espao intelectual separado de outras instncias no lhe confere um estatuto cientfico. A busca pelo conhecimento uma espcie de inconformismo constante que encontra barreiras inclusive no mbito universitrio. Por isso uma publicao como Actes de la Recherche en Sciences Sociales dedica diversos artigos crticos ao tema da institucionalizao do saber acadmico: disputa entre os agentes do campo intelectual para manter a ordem estabelecida das ideias; os critrios quantitativos de avaliao cientfica; a emergncia da noo de citao; a classificao das revistas etc. (p.87) O habitus um mecanismo que atua de maneira imperceptvel, no se trata de um comportamento no qual o indivduo escolhe essa ou aquela direo em funo da existncia de determinados valores. Pode-se dizer o mesmo das classificaes do gosto, elas no se apresentam no nvel da conscincia, tratam--se de formas classificatrias que antecedem aquilo que classificado. O poder se aninha no interstcio desses lugares inacessveis. (p.88)

A SOCIOLOGIA DA ECONOMIA DE PIERRE BOURDIEU: Marie-France Garcia-Parpet


Recorrendo anlise estatstica, ele constatou que esse tipo de casamento preferencial representa apenas 4% das unies contradas, o que o levou a se perguntar, apoiando-se em Wittgenstein, sobre as condies de obedincia regra. Ele introduz a essa etapa a noo de estratgia, que restitui aos agentes uma margem de criao e de improvisao, fruto de uma percepo de possveis, como tambm de provveis, e os permite operar ajustes sobre as chances objetivas. (p.97) Na sociedade tradicional, efetivamente, a estratgia consiste em acumular o capital de honra e de prestgio que se pode adquirir, sobretudo, por casamentos e confrontos polticos face a face , produzindo uma clientela, que fornece a soluo adequada ao problema que envolveria a manuteno permanente de toda a fora de trabalho. (p.98) O capital simblico (o prestgio, o nome de famlia), que se reconverte facilmente em capital econmico, constitui uma forma preciosa de acumulao em uma sociedade na qual o rigor do clima e a fragilidade dos meios exigem o trabalho coletivo. (p.98) Essa convertibilidade do capital simblico em capital econmico mobilizada para explicar a economia pr-capitalista. Bourdieu chama a ateno principalmente sobre o fato de que a circulao de bens ocasionados pelo casamento, o dote, dissimula a circulao potencial de bens indissociavelmente materiais e simblicos os quais so apenas o aspecto mais visvel aos olhos do homo-economicus capitalista (Bourdieu, 1972: 240) (p.98) O capital simblico supe a existncia de agentes sociais constitudos de tal maneira que eles acordam em uma crena no explcita uma submisso dxica s injunes do mundo, obtida quando as estruturas mentais daquele a quem se dirige a injuno esto de acordo com as estruturas envolvidas na injuno que lhe dirigida (Bourdieu, 1997a: 171). (p.101) O conceito de campo convidava a passar do projeto criador da conscincia singular s disposies e s condies que determinam a atividade de um pintor ou de um escritor, integrando, como elemento de compreenso complementar, o habitus e o

conjunto de recursos possudos por cada um, cuja mobilizao mais ou menos forte segundo regras do jogo em vigor em cada campo. (p.103) insistindo a respeito das questes materiais que existem mesmo nas trocas mais espirituais , ele vai se valer do termo campo para designar a produo e as trocas econmicas consideradas no seu conjunto, ou tendo em vista os tipos de produto, e do termo capital para os recursos possveis de serem mobilizados nesse espao, instrumento essencial para configurar as relaes de fora que estruturam o campo. (p.103) No entanto, diferentemente da teoria neoclssica e da teoria marxista, o dinheiro no constitui o nico trunfo para se diferenciar nas atividades econmicas. Como ele bem mostrou em La noblesse dtat (Bourdieu, 1989) especialmente na parte que diz respeito ao patronato, famlia, escola , o fato de ter pertencido ao corpo dos altos funcionrios do Estado tambm elemento a ser considerado para explicar a posio dominante de uma elite especfica na economia francesa. A mesma obra explicita que o direito de primogenitura se viu descartado dos costumes de sucesso em benefcio dos filhos dotados de diplomas e de competncias mais raras. (103) O campo socialmente construdo, e os agentes, dotados de recursos diferentes, interagem para realizar trocas mercantis, bem como conservar ou transformar a relao de fora em vigor. Longe de estarem diante de um universo sem gravidade, as empresas so orientadas pelos limites e pelas possibilidades que esto inscritas em suas posies, assim como na representao que elas fazem dessa posio e daquelas de seus concorrentes, em funo de sua informao e de suas estruturas cognitivas. (p.104) A fora ligada a um agente depende de seus diferentes trunfos, fatores diferenciais de sucesso (ou de fracasso), que podem lhe assegurar uma vantagem na concorrncia, isto , mais precisamente o volume e a estrutura do capital que possui sob suas diferentes formas: capital financeiro, capital cultural (capital tecnolgico, jurdico, organizacional), capital social (conjunto de recursos disponveis por meio de uma rede de relao mais ou menos mobilizvel e mais ou menos extensa, que procura uma vantagem competitiva) e capital simblico (imagem da marca). (p.104)

Tem-se uma relao de fora entre as empresas que, por seu tamanho ou sua imagem da marca, podem impor as regras do jogo. Percebe-se, aqui, que a abordagem estrutural considera os efeitos que resultam alm de toda interao: a estrutura do campo, definida por uma distribuio desigual do capital, pesa, ao lado de toda interveno ou manipulao direta, sobre o conjunto de agentes engajados no campo, restringindo tanto mais o universo de possveis que lhes aberto quando eles esto mal posicionados nessa distribuio. (p.105) O Estado contribui com a existncia e a continuidade do campo econmico, mas tambm com a estrutura de relaes de fora que o caracteriza. (p.106) Pensar nos termos do campo, pensar relacionalmente e um princpio de anlise do trabalho cientfico. estabelecer o que constitui o mundo social. No so classes fixas, categorias sociais essencializadas, ou simples interaes que pem em contato os indivduos isolados e sem qualidades, sem propriedades, sem herana, mas relaes objetivas que se podem descrever mesmo a despeito da conscincia mais ou menos clara que os agentes possuem. (p.109) Os trabalhos de Bourdieu com o conceito de habitus e de campo enfatizando a inscrio do social no corpo dos indivduos e na objetividade das instituies , destacam a gnese, a transformao dos mercados e as crises. (p.109) O capital no mais unicamente um capital econmico, mas abarca a acumulao diferencial segundo as posies dos agentes no campo e a poca considerada, remetendo a uma relao de dominao. Aqui se est distante da teoria das escolhas racionais na qual interagem indivduos dotados de recursos iguais ou equivalentes. (p.109)

Vous aimerez peut-être aussi