Vous êtes sur la page 1sur 17

ENCICLOPDIA PRTICA DA CONSTRUO CIVIL

VENTILAO ACSTICA

S U M R I O :
VENTILAO VENTILADORES CIRCULAO DO AR AREJAMENTO ACSTICA R U D O S SONORIDADE MATERIAIS ISOLADORES ISOLAMENTOS DE DIVERSOS S I S T E M A S TECTOS ACSTICOS AUDITRIOS P R I N C P I O S E A N O T A E S CONSTRUO DE PAREDES, TECTOS E PAVIMENTOS DIVERSOS TRAADOS 25 FIGURAS

EDIO DO AUTOE
F. PEREIRA DA COSTA

PREO i5$oo
t'*:

DISTRIBUIO DA POKTUGLIA EDITORA LISBOA

PREO 15-soc

29

ENCICLOPDIA PRTICA DA CONSTRUO CIVIL


TEXTO E D E S E N H O S DE F. P E R E I R A D A COSTA

29

VENTILAO E ACSTICA
ventilao e a acstica nas habitaes so dois problemas latentes dentro da actualidade, quando a arte de construir pretende alcanar o seu mximo desenvolvimento. A ventilao pode considerar-se como problema j solucionado, enquanto que a acstica, ainda, e quem sabe se por muito tempo, ter de aguardar a sua desejada soluo. O caso da ventilao resolveu se naturalmente, e dentro do prprio traado das plantas e dos A cortes foi alcanada a mais prtica conduo do ar atravs de todo um edifcio. A acstica com os ramos da supresso de rudos nas casas de habitao e com a sonoridade nos sales de conferncias e de teatro, actividade de resultados nem sempre satisfatrios. , pois, conveniente a sujeio a certas regras indicadas pelos laboratrios que a estes estudos se tm dedicado.

Fg. i. SALA DE ESPECTCULO (Core longitudinal)

VENTILADA

VENTILAO E ACSTICA

V E N T I L A
A ventilao a renovao do ar viciado no interior "^ das edificaes de qualquer fim, quer sejam moradias, estabelecimentos comerciais, fbricas, oficinas, reparties, salas de reunio e de espectculos, hospitais, asilos, cadeias, etc., etc. O ar vicia-se propriamente tanto pela nossa respirao como devido a quaisquer outras combustes. De a a necessidade de ser renovado constantemente. Nas dependncias de reunies mister haver boa ventilao, ^ara que o andrido carbnico seja expelido e o oxignio entre facilmente na nossa respirao. A entrada do ar puro deve ter a velocidade de Om,20 a Om,25 por segundo.

Os materiais destinados aos trabalhos prprios para a ventilao, so, como adiante veremos, todos de uso normal a outros motivos construtivos. No so necessrios produtos desconhecidos na construo vulgar.

VENTILAO NATURAL
A ventilao natural obtida de vrias maneiras, mas "^ principalmente pelas janelas e portas que melhor se consegue. As bandeiras das janelas e das portas exercem grandes vantagens para a boa ventilao, pois tendo o ar quente a tendncia de subir, aproxima-se dos vos altos e sai facilmente para o exterior. O ar frio entra pelas janelas inferiores, porque , como se sabe, mais pesado. Com a sada superior do ar quente, o ar frio espalha-se vontade, at por sua vez se viciar e ser necessrio expeli-lo. Para favorecer a entrada do ar puro costume deixar-se nos panos de peito, abaixo das janelas, nas enfermarias e outros locais de aglomerao de pessoas doentes, umas frestas de muito pouca altura, embora por vezes relativamente largas. Estas frestas comportam normalmente grades de ferro, e tambm, em certas edificaes, caixilhos de vidraa pelo interior. Em qualquer dependncia em que haja bandeiras ou frestas sempre conveniente haver, pelo menos, dois desses vos, para se estabelecer a corrente de ar fresco. Em alguns pases das regies frias usam-se vrios processos de ventilao nos vos de caixilhos das janelas, corno a passagem do ar entre os batentes e entre os vidros, bem como outros que para o nosso clima no tm importncia. Os sistemas de persianas (*) nos vos de janelas, com as suas lminas de madeira, metal ou de vidro, so de ptimos resultados para a entrada do ar em qualquer dependncia de uma habitao e mais especialmente nas salas escolares. Na estao fria obtem-se uma ventilao razovel nas moradias, tanto particulares como nos hotis ou outros estabelecimentos, por meio das chamins das cozinhas e das salas, que por aspirao, devido diferena de temperatura interior e exterior, produzem uma boa corrente de ar puro. Um dos sistemas mais prticos de ventilar uma casa de espectculos ou de reunies a construo de uma espcie de chamin no tecto, com sada para o exterior pelo telhado do edifcio. Assim, expelido todo o ar viciado que se acumula por todo o espao, dando um ambiente de mau estar a todos os assistentes. O ar nesses locais renovado pelas portas e janelas abertas.
(#) Ver o Caderno n. 20 desta Enciclopdia.

Fig. 2. CORTE DE UMA SALA DOTADA DE VENTILADORES

Cada indivduo necessita de 6 a 7 metros cbicos de ar por hora, para que a sua respirao seja perfeita. A ventilao dos edifcios e suas dependncias pode fazer-se natural e artificialmente, como vamos descrever. Os estudos sobre a ventilao das edificaes so todos, mais ou menos, de resultados prticos e de aplicao correntia, sem elevarem o custo da obra.

Fig. 3. PLANTA DO TECTO DE UMA SALA DOTADA DE VENTILADORES

VENTILAO E ACSTICA O sistema de ventiladores que se assentam pelos vrios locais de um edifcio onde forem considerados necessrios, garante, por vezes, com bom xito, a ventilao desejada e precisa.

717111 h i i li

VENTILAO ARTIFICIAL
PZ-SE a ventilao artificial s por absoluta necessidade. Nas dependncias interiores e em salas de reunio sem comunicao directa para o exterior tem sempre de ser estudado um sistema qualquer de ventilao artificia!'. Estudam-se para cada caso os sistemas que melhor alcancem os fins que se pretendem. O sistema mais prtico de se conseguir uma renovao do ar na existncia de qualquer chamin, de cozinha ou do sala, que constantemente queime combustvel. Este fogo latente faz diluir o ar viciado, que devido a ser muito leve, como j sabemos, sai com o fumo pela respectiva conduta. Para as dependncias contguas aos locais das chamins tm de se deixar umas espcies de condutas ou estreitas tubagens no interior das paredes, para recolha dos gases diludos, que ligando chamin, no seu fumeiro, os expelem facilmente. As citadas tubagens para a sada do ar viciado, so abertas na parte mais alta possvel das paredes, ficando a sua entrada vedada por um ralo. O novo ar entra pelas portas e janelas, como j descrevemos e bem, decerto, se compreende. Nas salas de festas e casas de espectculos a ventilao , geralmente, feita por meio de grandes ventiladores nos tectos e de condutas no interior das paredes como acima explicamos (Fig. 2). O ar fresco entra tambm pelo sistema de condutas abertas nas paredes, mas m s um pouco acima do pavimento. Normalmente uns O ,60 ou Om,70 bastam. Por este sistema fica estabelecida uma ventilao perfeita. Entra por baixo o ar fresco e sai por cima o ar viciado. A corrente de ventilao d-se normalmente, pois que a temperatura no interior das salas muito mais quente que a da exterior. Outros sistemas de ventilao so de uso noutras regies do globo, mas entre ns no so precisos. O uso de ventiladores ou respiradouros tambm pertena da ventilao artificial, por isso vamos descrever alguns deles, os que mais aplicao tm na nossa edificao.

Fig. 4.CASA DOTADA DE VENTILAO A esquerda, Corte; A direita Alado

CORTE

V E N T I L A D O R E S
ventiladores h muitos tipos. Alguns de reconhecida utilidade. Os mais vulgares so aqueles constitudos por uma simples tubagem metida na parede, e que aparecem no telhado com o aspecto de uma delgada chamin. As chamins destes vulgares ventiladores so s vezes de alvenaria com o tubo interiormente instalado; outras,

FACHADA
Fig. 5. CAIXA DE VENTILAO (Pormenores interiores e exteriores)

VENTILAO E

ACSTICA este aparelho constitudo por uma chamin cilndrica, que possue superiormente uma ventoinha que se move pela aco do vento, e que faz aspirar o ar do interior dos edifcios. Uma cobertura em forma de cone, assente sobre uma espcie de saia, d-lhe o acabamento. Estes ventiladores podem ser fabricados em chapa de ferro galvanizado ou de zinco de certa espessura. Uma pintura com tinta anticorrosiva garante-lhe a durao. O lugar do assentamento dos ventiladores deve ser sempre alto, a dominar todo o telhado do edifcio, para que a sua aco seja profcua. Alm do sistema Doulton, h ventiladores de muitos mais sistemas, mas de todos eles este o melhor. Modernamente apareceram os ventiladores do sistema Ventaxia, que se fixam nos vidros das janelas.

&

^
.':V4!w!'it'..v:E'JJ-.ftJi---.-.

'.V

o
^1
\*i>r-.
:

i|
,-

&f

. :

:;. . . ' - ".'^:'-'-. "

v
;' -,.:.: f

ii-ff-'':~v

CIRCULAO

DO

AR

Fig. 6. CASA DOTADA DE VENTILAO (Corte transversal)

porm, so de tubo metlico e providas de cobertura ou chapu. Os ventiladores revestidos de tijolo podem ser circulares ou de base quadrada. Abaixo do telhado so ligados s tubagens da conduta da ventilao. Estes ventiladores, acentuamos, so os mais -migares, e, servem bem para dar saida ao ar viciado, porque a temperatura exterior mais fria do que a interior. O ar viciado mais leve, sai espontaneamente para mais alto, do que o ar puro que mais pesado. Os ventiladores do sistema Doulton so muitssimo usados nas edificaes do nosso pas.

Fig. 7. CASA DOTADA DE VENTILAO (Corte transversal)

A melhor circulao de ar nas grandes salas de reunio e de espectculos a que feita com entrada pelas janelas e portas, e sada por ventiladores dispostos pelo tecto, com comunicao directa para o ar livre (Figs. l, 2 e 3). Modernamente tem-se usado l fora para a ventilao superior dos teatros, um sistema baseado num aspirador provido de motor, que aspira o ar quente de toda a sala o o faz expelir por um grande respiradouro. De vrias aberturas providas de ralo, construdas pelos diferentes lugares do tecto, seguem condutas de ferro ou de fibrocimento que conduzem o ar quente para o aspirador de onde sai em seguida para o respiradouro (Fig. 10}. Este sistema um dos melhores para o fim a que se destina. Para camaratas, casernas e enfermarias os sistemas de arejamento so variados, uns melhores do que outros, como se sabe. No entanto aconselhamos aquele que possue uma abertura no pano de peito, abaixo da janela, para entrada do ar, que na medida em que aquece vai subindo para o tecto, onde uma abertura o recebe e depois de circular numa caixa de ar, entre o tecto e o pavimento do andar superior, sai para o exterior (Fig. 4). A saida feita por orifcios abertos nas fachadas. Geralmente as aberturas para a entrada e sada do ar so providas exteriormente de grades ou ralos de ferro, e interiormente so dotadas de portinholas para abrir e fechar, consoante se deseje. Em pormenor (Fig. 5) mostramos o funcionamento destas portinholas. Nos edifcios onde se instalam grandes servios, com uma grande aglomerao de pessoas, o ar viciado com rapidez, pelo que a circulao do ar merece muita ateno. Faz-se entrar o ar por debaixo das janelas, passando de umas dependncias a outras pelas bandeiras das portas, e sai atravs das lminas de persianas nas paredes das clarabias, a funcionar como um grande respiradouro (Fig. 6). Em alguns casos, nas edificaes de grande rea, todas as dependncias fazem sair o ar quente para uma

VENTILAO E ACSTICA caixa de ar sobre o tecto dos corredores, por onde circula, saindo finalmente por uma espcie de torreo ventilador (Fig. T). A melhor localizao para as aberturas de ventilao nos panos de peito, pelo facto da pouca espessura dessa parede. Tem tambm a vantagem de pelo lado interior ficarem por detrs dos radiadores de aquecimento. Nos grandes sales e nas galerias de passos perdidos o arejamento feito com entradas e sadas simultneas do ar. O ar fresco entra junto do rodap e o ar viciado sai prximo do tecto, acima da sanca ou cimalha. Por este processo mantm-se constantemente a renovao do ar, tendo o local uma boa temperatura a despeito de conter normalmente muita gente (Fig. 8}. Muitas vezes a sada do ar obtida por condutas de grs ou de fibrocimento atravs das paredes, como mostramos nos desenhos (Fig. 9~). Quando a ventilao feita por manilhas exteriores a sada realiza-se por terminais, tanto na forma de T como na de H. Os resultados so magnficos. As caixas de ar deixadas entre os tectos e os pavimentos dos vrios andares de um edifcio so ligadas entre si por pequenas aberturas, mas de espao suficiente para a passagem de uma pessoa por elas, para quando houver necessidade de proceder-se a limpeza. A entrada para essas caixas de ar feita por qualdependncia, onde se deixa ficar um alapo. o ar viciado compelindo-o a sair para o exterior e promove o arejamento das madeiras, protegendo-as contra o caruncho e outros insectos. A sua segunda funo idntica s das caixas de ar das fundaes dos edifcios.

A R E J A M E N T O
de ar necessrio a cada indivduo, por QUANTIDADE hora, nos diferentes locais em que se encontre: Asilos camaratas de crianas . . de adultos . . . Cadeias ............. Casernas dia ......... noite. . ....... Cavalarias ........... Escolas crianas ........ adultos ........ Estbulos ............ Fbricas vulgares ....... insalubres ....... Hospitais enfermarias vulgares . . de epidemias salas de operaes . . . quartos ....... Quartos de dormir (habitao) . . . Salas de reunies ....... de sesses ........ Teatros e cinemas ........

35 40

40 m3 50 50 > 30 40 180 15 a 20 > 25 a 35 200 60 100 60 a 70 150 100 30 25 B 30a 60 60 a 70 > 40 a 50

Na generalidade vai de 6 a 7 metros cbicos, por hora, a necessidade prpria de cada indivduo.

Fig. 8. SALA VENTILADA (a, Sada do ar; b Entrada do ar)

A passagem do ar para o exterior dada por orifcios de pequeno dimetro. Uns Ora2,10 so suficientes. Os ralos dos tectos para a passagem para a caixa de ar medem geralmente de 0"',20 a Om,30 de dimetro. As vezes so tambm de seco quadrada. Na sua frente um tampo de grade d-lhe o bom aspecto e impede ao mesmo tempo de se ver para o interior. Se os pavimentos so de vigamento e solho de madeira a vantagem da caixa de ar dupla: faz circular

ii^H l

JIJ3

Fiy. 9. VENTILAO DE DEPENDNCIAS E TIPOS DE VENTILADORES

VENTILAO E ACSTICA

som, como se sabe, percorre o espao com a velocidade de 340 metros por segundo e no mais do que uma srie de vibraes que se desenvolvem no ar. Estas vibraes consistem em compresses seguidas de deslocaes de ar produzidas no ritmo de oscilaes. O som uma oscilao mecnica. O ouvido o receptor humano que capta as ondas sonoras. Esta a explicao simplista divulgada p1 os fsicos. Nos estudos feitos pelos institutos cientficos apurou-se toda a escala de sons e as suas repercusses nos ouvidos. A energia sonora medida em fonos ('), cuja escala vai do O quietitude, at s expanses dolorosas com 130, passando por uma rua tranquila que mede 30, com uma conversao a marcar 60 e por uma motocicleta que atinge 110. Estas medidas do som so efectuadas por aparelhos estudados sobre a base do ouvido h u m a n o , os funmetros ou sonmetros ("2), Os estudos para se impedir qualquer espcie de rudo nas habitaes e outros locais fechados o motivo do muitos anos de trabalho em que distintos fsicos e engenheiros se tm devotado. As edificaes dotadas com os meios necessrios a evitar os rudos so, bem se sabe, um pouco mais dispendiosas do que a construo vulgarssima, mas apresentamos alguns preceitos apropriados a esse melhoramento, porque obra de progresso, A construo moderna de beto armado bastante propcia infiltrao de rudos e rooebe muitssimo bem todas as trepidaes do trnsito de veculos pesados, sonoros e ultra-sonoros. Os camies e motocicletas so o terror dos moradores das casas de beto armado. Nessas edificaes at mesmo as simples conversas num compartimento so quase que ouvidas distintamente
Fono do francs Phone, oscilao de som. (2) Fonmetro, melhor sonmetro.

nos outros andares. E, caso curioso de fenmeno acstico, nos andares superiores, como por exemplo no 6. ou 7. piso, que melhor se ouve uma conversao num piso inferior.

R U D O S
rudos nas casas de habitao so variados : h a considerar o rudo dos passos das pessoas e o tom das conversaes, os rudos das canalizaes, o movimento cias portas o ainda a trepidao das janelas e pavimentos pelos movimentos exteriores. Em tempos idos os rudos eram uni tanto ou quanto abafados, pelas espessuras das paredes de alvenaria e pelos frontais dotados de certas espessuras, no nos esquecendo que o isolamento acstico dado por uma parede proporcional ao seu peso por metro quadrado. Eram tambm elementos de supresso de rudos os grossos reposteiros dos vos de portas e os grandes panos decorativos. Actualmente ainda se contam os mveis de certa grandeza, os quadros e outros ornatos dependurados nas paredes como bons absorventes dos sons. Os grossos tapetes e alcatifas tambm suprimem em certo grau os rudos dos passos. Os sons graves atravessam melhor a espessura das paredes do que os sons agudos. Com o caso da msica observa-se isso. A trepidao muiro mais prejudicial ao socego das casas de habitao, escritrios, consultrios, salas de estudo e hospitais do que os rudos propriamente ditos. A unidade das medidas para medir a intensidade da trepidao o pai (*), que encabea uma escala prpria.
(*) O Pai vem do vocbulo grego tremer, oscilar; no plural usa-se pales. Poderia talvez dker-se ein portugus paio, paios.

Fig. 10. SISTEMA

VENTILADOS DE SALA DE (Variante de ventilao nos tectos)

ESPECTCULOS

VENTILAO E ACSTICA A velocidade do som tanto no ar como nos objectos incide horizontal e verticalmente. O fenmeno da trepidao, devido s fundaes das caladas das ruas e s dos edifcios, pode manifestar se sobre qualquer sentido. A forma dessa actuao ainda no est determinada. A trepidao incidindo sobre os terrenos faz actuar nos pavimentos da edificao o fenmeno da ressonncia. Para fechar-mos estas breves noOes sobre o isolamento acstico, e antes de entrar-mos nesse assunto propriamente, devemos esclarecer que o som tanto se propaga no ar como nas coisas. Este esclarecimento necessrio para podermos compreender a razo do emprego de certos materiais no isolamento, tanto mais que devido a certos materiais de construo o som pode reflectir, reverberar e retornar. Os caixilhos das janelas com as juntas de n de banca providas de feltro e, eis um isolamento completo, se lhe juntar-mos o atapetamento do soalho e um lambrim de cortia com o rodap includo no mesmo todo e tudo bem ligado parede e ao cho. , porm, conveniente no se haver esquecido que os tabiques dividindo os quartos sejam um pouco grossos, e, falta de melhor, construdos de tijolo. Nada de beto armado. Estas minguadas divisrias tanto do uso nas construes dos edifcios para hotis e hospitais, deixam como toda a gente sabe, passar optimamente o som. E as paredes mestras? Que boa a alvenaria de pedra e argamassa de cal gorda e areia, no traado de l : 2, com materiais de primeira ordem. Assim construdas no so ultrapassadas pelo som, nem pelo frio, nem pelo calor. Um bom material isolante para tabiques a madeira prensada, especialmente a que fabricada na Sucia e na Noruega, com 0,02 de espessura, em placas com aspecto semelhante s folhas de casquinha a dois fios, em serragem.

MATERIAIS ISOLADORES
(~)s materiais mais indicados como bons isoladores sHo ^"^ os mais moles. Os mais duros so atravessados pelo som a velocidades vertiginosas, como sucede com o ferro, que atinge 5.000 metros por segundo. Os melhores materiais isolantes so, entre outros: carto ondulado, cautch, feltro, cortia, madeira prensada, asfalto e algodo. Os bons materiais indicados para os isolamentos devem amortecer o choque das peas de movimento sobre as partes mais pesadas da construo. Em certos casos uma camada de ar exerce bem as funes de isoladora de rudos entre partes de pertences da construo. Como se v o nmero de materiais de isolamento de rudos no grande. , por conseguinte, difcil abafar os inmeros rudos que penetram ou se desenvolvem nos interiores das casas. Diz-se que as dependncias de grande p direito perdem um certo nmero de graus de som, os tais fonos. Tambm nos interiores de grandes hotis era que solicitado o mais completo silncio nas zonas dos quartos de dormir, mas que um penetrante eco de um grande conjunto de rudos proveniente das salas de reunio, impede o socego, constroe-se, para neutralizar todo o eco snico de grande escala espalhado por todo o piso, um fontenrio murmurante, a deixar cair numa artstica taa gota sobre gota. Dizem os especialistas que todos os sons espalhados por todas as dependncias se renem num s juntamente com o pingo-pingo do fontenrio. Mas nessas grandes edificaes podem adoptar-se-lhe os melhores materiais isoladores, porque a sua grandeza cobre bem todas as despesas que os oneram a mais. As escadas e corredores podem ser recobertos do linleo, de cortia, de borracha e de espessas passadeiras. Os quartos podem ter os vos das portas cobertos por pesados reposteiros, com os batentes respectivos providos de tiras de feltro nas juntas, para amortecimento do seu movimento de abrir e fechar, e com os fechos e fechaduras bem oleados para funcionamento doce.

Fig. 11. PAREDES PROTEGIDAS A) Paredes exteriores; B) Paredes interiores (Em baixo as respectivas Plantas)

VENTILAO E ACSTICA Este material inodoro, incombustvel, impenetrvel pelo frio, pelo calor e pelo som. Esboa-se e estuca-se tal qual como se faz sobre qualquer paramento de parede. Fixa-se, na formao de tabiques, com pregos ou parafusos aos prumos, frechais e travessanhos.

SISTEMAS DE I S O L A M E N T O
T7oi com o sistema da construo econmica mas de grande categoria que se comeou a edificar com paredes de magrssima espessura, permitindo nitidamente a entrada do frio e do calor e tambm do som. Com as paredes delgadas de beto armado, o decantado tipo pandeireta, ouve-se perfeitamente o que se passa na rua e o que se diz nas casas dos vizinhos. Com o sistema das grandes estruturas de beto armado, com os nembos cheios a tijolo furado, a */2 vez,

F-ig. 13. PAVIMENTO

E TECTO

PROTEGIDOS

ISOLAMENTO DE PAREDES
Em ejStO.

i:^/^^G^^.if^^^K^^- '" /.-'-


:

PSTO em uso actualmente diversos processos de isolamento acstico de paredes-. Em alguns casos os resultados so magnficos, mas noutros no se tem pr vado absolutamente nada. como o caso de encher de cortia granulada o espao entre duas paredes delgadas. Este sistema deve ser banido, porque alm de no comportar utilidade, um bom condutor do som. Apresentamos algumas indicaes devidas a estudos executados no estrangeiro, a respeito da construo de paredes com isolamento acstico (Fig. 11). E M P E N A S . Quando as empenas de dois -edifcios encostados um ao outro so construdas de beto armado ou de tijolo a l vez, embora de formato duplo

Fig. 12.PAVIMENTO

PROTEGIDO

temos todos os requisitos necessrios passagem j dita das intempries e dos rudos. Das trepidaes nem se fala. Logo surge a necessidade da utilizao dos materiais de isolamento acstico e dos processos, talvez mais dispendiosos, da construo com directrizes protectoras. Os sistemas de isolamento acstico variam de local para local e de fim para fim. O destino indicado para cada edifcio tem o seu isolamento acstico prprio. Se se trata de um prdio para moradias o sistema a empregar um, mas se se tratar de um edifcio coin lojas e de andares para habitao, o sistema outro, Os rudos dos vrios ramos comerciais ou industriais das lojas podem ser bastante incomodativos para os moradores dos andares superiores do edifcio.
8

Fig. 14.PAVIMENTO

PROTEGIDO

VENTILAO E ACSTICA

-Fs&r/ai. >fe fOffe


3^* O . . o , O . N r o o * * e ft 1 "

Joto

J!f" "*; f.'":.^-0^^^

gr-esfe-f

iff. 15. PA VniEKTO E PROTEGIDOS

TECTO

F i g. 10. PA VIMENTO E TECTO DE MADEIRA

do vulgar, ou ainda de blocos de cimento, conveniente evitar a passagem dos sons atravs delas, incomodando os inquilinos de um e outro prdio. Para isso basta deixar ficar entre as duas empenas um apertado espao de cerca de Onl,05, pelo menos, para nele ficar uma camada de ar, que de grande utilidade para no permitir a passagem do som. Melhora-se a operao se se colocar uma camada de carto beuminado ou uma folha de carto ondulado impregnado de um induto, no paramento da primeira empena construda. Para no ficar vista, na ligao das fachadas dos prdios, a fenda protectora, ela tapada com o reboco dos paramentos das mesmas frentes. Convm acentuar que a fenda de separao dos edifcios se mantm mesmo nas fundaes. T A B I Q U E S. Tambm aconselhada pelos institutos cientficos a construo de tabiques de tijolo com dois panos, um de tijolo a J/2 vez e outro de um tijolo a cutelo, com um espao interior de Om,05, pelo menos, para uma camada de ar.

No paramento interior do pano mais espesso assenta-se uma folha de carto com induto para melhor garantia do xito. Parece-nos todavia melhor sob o ponto de vista econmico e ainda pelo aproveitamento de espao, construrem-se os tabiques com as pranchas de madeira prensada sobre a estrutura vulgar de madeira de pinho. Aplicando-se nestes paramentos o esboo e o estuque, temos que o som no passa facilmente, deixando-se para isso a face estucada bem pulida. A porosidade dos materiais de revestimento um factor importante para a transmisso do som. Estes tabiques podem ser constitudos por dois revestimentos, de um e outro lado do tosco da estrutura. P A R E D E S M E S T R A S . Sobre as paredes mestras j dissemos que a espessura a melhor garantia para o impedimento da passagem dos sons e at das trepidaes. Mas desejando-se construir economicamente, vamos infalivelmente para as paredes magras, e ento mister dot-las de cuidados apropriados ao isolamento acstico.

Ca/zezf de <yr /^&a<^e>

Carffna

Fiy. 17.

CONSTRUO DE PORTAS (Cortes horizontais)

PROTEGIDAS

VENTILAO E

ACSTICA
Na construo dos sobrados de madeira sobre vigamentos do mesmo material, aconselhado deixar-se uma caixa com. cortia granulada entre o solho e o tecto do pavimento de baixo. Nos soalhos inglesa no temos a temer muito os pregos, que so vulnerveis pontos acsticos, porque neste sistema ficam debaixo da madeira. Nos pavimentos de beto armado aplicam-se vrias camadas de materiais impregnados, sob o solho e a parqueta, o que fcil, pois que aquele pregado no macho das tbuas e esta simplesmente colada com emepa ou qualquer outro induto, sempre tudo favorvel. Dentro, pois, destes princpios, mostramos alguns exemplos elucidativos. Para se evitarem as oscilaes provocadas pela trepidao, j de domnio antigo dos construtores, que o melhor processo a boa espessura dos pavimentos. As ligaes dos pavimentos s paredes oferecem srias dificuldades. No entanto aliviam-se um pouco empregando um isolamento junto do paramento das paredes maneira de um rodap. Os tectos falsos tambm so, por vezes, dados a isolar acusticamente a dependncia que os possue, quando oa rudos vo de baixo para cima e eles no estejam ligados ao tecto principal seno por peas de madeira. '

Assim, podem construir-se paredes duplas, uma talvez de tijolo macio a l vez e a outra, seja o pano de beto armado, que pode vir a ser a exterior, conforme os casos. Se se tratar do enchimento dos nembos dentro de uma estrutura de beto armado, pode-se deixar a parede de fora a l vez de tijolo macio e a de dentro a */2 V6Z> ou melhor, l vez, embora neste caso de tijolo lurado. Entre as duas paredes aconselhado deixar-se uma abertura de mais de Om,05, destinada a uma camada de ar. No paramento interior da parede mais grossa uma camada de betuminoso completa o isolamento. Bons emboos e rebocos devem recobrir os paramentos de todas as paredes e devem evitar-se as canalizaes nos interiores delas, porque so prestveis para a conduo do som, alm tambm de possurem os seus prprios rudos. Jsto, dizem os tcnicos de laboratrio, d ptimos resultados.

ISOLAMENTO DE PAVIMENTOS
isolamento dos pavimentos , fora dos vulgares revestimenos de linleo, borracha, placas de cortia e de espessos tapetes, ainda um pouco obra de laboratrios. O som passa atravs de tudo na sua grande velocidade: o lugar dos pregos, o topejamento aliviado das vigas nas paredes, o mau assentamento de uma divisria sobre outra, etc., etc., tudo so pomos de sonoridade. E o combate a esses pontos difcil. No entanto apresentamos alguma coisa do que est divulgado l fora e oue entre ns j se comea a fazer (liga. 15 e 16}.

ISOLAMENTO DE PORTAS E JANELAS


A TEAVS das portas e caixilhos de janelas passam os sons dos rudos, por meio de ondas sonoras, que se desenvolvem por toda a face dos batentes ou folhas, e pelas frinchas das juntas, entre os batentes e entre estes e os guarnecimentos ou aros, passam por oscilao todos os rudos de uma dependncia para outra.

Fig. 18. PORMENORES DE PORTAS


A e B) Travessas inferiores; C) Porta sobreposta;- D) Porta rebaixada; F) Porta de N de Banca E e G) Portas de junta;

- - 1C

VENTILAO E ACSTICA
O melhor impedimento passagem dos rudos a aplicao de portas pesadas e o uso de grossos reposteiros, enquanto que atravs dos caixilhos de janela a espessura dos vidros que evita essa passagem sonora. I S O L A M E N T O DE P O E T A S . Como j vimos, o peso das portas o melhor meio para se evitarem os rudos, quer provenientes das ondas sonoras quer provocados por oscilao. Os melhores tipos de portas a respeito de sonoridade so os que damos a seguir: Portas duplas, que podero ser de contraplacado ou macias, assentes com o intervalo de Om,10 entre cada folha; se se assentar uma cortina de tecido espesso entre as respectivas portas melhor ainda. Portas de contraplacado, com os espaos livres da sua estrutura cheios de cortia granulada; tambm se aplicarmos nos interiores da estrutura umas almofadas de madeira prensada melhor fica resolvido o problema. Portas de chapas de ao, com o seu interior cheio de cortia granulada so ptimas para salas e gabinetes de trabalho; a estrutura destas portas pode ser construda de madeira. Portas macias, de madeira grossa, simples ou almofadadas. As juntas das portas devem ser revestidas de borracha para que o seu encosto seja suave e silencioso, no permitindo ao mesmo tempo a passagem dos rudos; os ns de banca so talvez o melhor processo contra a passagem dos rudos, mas tambm revestidos ou mesmo constitudos por borracha (Fig. 17). A janta inferior das portas, a que quase roa pelo solo, deve ser dotada de um friso de borracha para completa vedao dos sons. No nosso desenho (Fit). IS] mostramos os vrios sistemas da aplicao das tiras de borracha em volta dos batentes. Para se evitar o som do exterior pelas ondas sonoras, conveniente aplicar vidros bastante grossos, e para se evitar a passagem dos rudos por oscilao, deve fazer-se o emprego do tiras de borracha ou de laticel nas suag juntas como se indica para as portas.

G E N E R A L I D A D E S
ventilao e a acstica so actualmente elementos que merecem a ateno dos tcnicos da construo da casa. Em tempos distantes nem a ventilao nem as bases dos princpios acsticos eram. consideradas, mas hoje com os progressos que se tm acentuado na edificao, mister observar as boas regras que se no devem despresar e quo muitssimo tois so. Os princpios necessrios ventilao so de ordem absolutamente prtica e de bem fcil execuo, tanto no que se refere casa de habitao, como no que diz respeito s edificaes sanitrias, industriais e escolares. Trata-se apenas de deixar entrar o ar, faz-lo circular pela casa e obrig-lo a sair depois de se tornar irrespirvel, quando perde a frescura que trouxe do exterior. Com a acstica o problema de soluo muito mais difcil e temos de considerar a sua dualidade: a insonoridade e a sonoridade da casa. Para a habitao, escolas, hospitais e gabinetes de estudo a insonoridade indispensvel. A permisso dos rudos exteriores perniciosa s edificaes destinadas a esse fim, mas extremamente difcil evit-los, mormente na construo moderna em que o beto armado o principal elemento. E bem sabido que este material uin dos melhores condutores de rudos. A. boa sonoridade de um estdio, de um teatro, de uma sala de concertos e de conferncias igualmente problema de difcil normalizao. As circunstncias que oneram estas construes so mltiplas e diferentes. Qualquer elemento construtivo ou de localizao mais que suficiente para provocar qualquer impedimento. Dentro dos princpios estudados nos laboratrios explanamos matria apropriada a estas construes. A

I S O L A M E N T O DE CAIXILHOS.O melhor isolamento das janelas feito nos seus caixilhos, aquele que obtido pela aplicao de caixilhos duplos, com cerca de O'n,05 ou Om,10 de intervalo de um ao outro.

f"

s"

v" 3" 2"

Fig. 19. GRFICO AUXILIAR

DO TRAADO DOS TECTOS ACSTICOS


11-

YENTILACO E ACSTICA

TECTOS

A.CST ICOS
vezes a ser mal transmitido aos ouvintes que se encontram nas filas mais distantes. Dentro destas realidades necessrio se torna recorrer a processos artificiais para se remediar o facto, permitindo regular com igualdade a intensidade sonora, dentro de toda a sala, de maneira que todos os assistentes ouam nas mesmas condies. O meio estudado para se obter a soluo do problema do reforo acstico proporcional s distncias, o chamado tecto acstico, que funciona como se fora uma superfcie reflexante.

XI os auditrios, quer se trate de recintos ao ar livre quer se entre nos domnios de salas de concertos ou teatros, existem dentro dos princpios da fsica dois elementos fundamentais no que respeita a acstica. Esses dois elementos primordiais so o foco emissor do som e os pontos receptores dele, que so, como se depreende, as cabeas dos espectadores. Temos ainda a considerar as distncias dos lugares, nas diferentes filas e bancadas, que separam do foco acstico. O som emitido deste foco vai diminuindo de intensidade medida que se vai afastando, chegando por

Fiy. 0.TRAADO DOS TECTOS

ACSTICOS

12

VENTILAO E ACSTICA Uma sala de audio assim dotada no s d a cada ponto receptor alm do som directo vindo do foco acstico, mas tambm outra poro de som, indirecto, emitido do tecto por reflexo, que refora o som directo. A intensidade deste raio sonoro complementar directamente proporcional distncia a que se encontram os pontos receptores considerados. Para a execuo dos traados destinados construo dos tectos acsticos, h variadssimos estudos de engenheiros e arquitectos europeus e americanos, que mais ou menos resolvem o problema. Porm, o que melhor se nos afigura de perfeita concepo para o fim em vista, o estudo dos arquitectos mexicanos R. Cacho e A. Arai, baseado nas chamadas teorias de Gustavo Lyon, que apresentamos. Trata-se de um estudo construtivo baseado sobre os cortes longitudinais. Os cortes transversais so a sequncia lgica de todo o traado. damos o ponto l, e prolongamos desde esse ponto uma linha paralela plateia at ao fim do nosso desenho, dando-nos assim todas as alturas em todas as filas.' De cada p de lugar elevamos uma perpendicular at paralela descrita e obtemos os pontos de altura. Estas alturas ficam todas numeradas de l a 14, que neste estudo representa metade da sala, pois que na construo contamos com vinte e oito filas, mas cujo nmero depende da lotao que se lhe queira dar. A linha horizontal ou quase sada de F A devo coincidir com a altura das cabeas dos espectadores da fila mdia. Feito este traado, tiramos um arco de crculo de PA, para baixo e para cima da horizontal sada do mesmo foco. O raio deste arco deve medir mais do metade do comprimento da plateia e corta o prolongamento da vertical subida de F V e que passa pelo F A e pelo arco do procnio A. O ponto dessa interseco assinalado por B. Seguidamente tiram-so do foco emissor F A raios sonoros directos, que passando pelos pontos dos lugares das cabeas dos espectadores, verdadeiros postos receptores, se prolongam at alcanarem o arco inferior linha horizontal. Estas interseces vo de l' que corresponde a l da linha da plateia, at a 14', no nosso estudo, que por sua vez corresponde ao ponto 14 dos lugares. Este arco representa em corte longitudinal a superfcio da onda sonora emitida e considerada num momento preciso da sua trajectria (*). Delineada toda esta primeira parte, vamos tratar da continuao do estudo, mas para isso mister procedermos construo de um grjco auxiliar.
GRFICO A U X I L I A R (Fig. 19}. Ini-

T R A A D O
PSTABELF.CIDAS as dimenses da sala de espectculo, desenha-se o corte longitudinal com todos os lugares da plateia indicados por filas, quer se trate de um pavimento ligeiramente em declive ou em anfiteatro, como mostramos no nosso estudo (Fig. 20). JSitua se no palco o foco de visibilidade F T r que deve ficar na prumaJa interior do arco do procnio A, primeiro ponto de reflexo do tecto, e nessa m mesma linha vertical F VA marca-se a cerca de l ,70, altura quase mxima das pessoas, neste caso actores, que nesse lugar actuam, o foco acstico F A. Deste foco tira-se uma linha horizontal ou quase at altura dos espectadores da fila mdia da plateia. Previamente estabeleceu-se na primeira fila a altura a que ficam as cabeas dos espectadores sentados, a que

cia-se com a insero de uma recta com o comprimento


(*) Princpios da teoria de Gustavo Lyon, famoso professor de Paris.

TECTO ARCO PO PROCMIO

r. A.
PLATBIA PALCO

KV.

Fig. 21. SALA DE ESPECTCULO

PROVIDA DE TECTO

ACSTICO

13

VENTILAO E ACSTICA do segmento do arco inferior, isto , aquele pedao que vai de l1 a 14', onde marcamos as suas divises tambm de l' & 14', de cima para baixo. Depois liga-se no ponto 14' uma linha recta que se faz estender para um dos lados e cujo comprimento igual ao segmento do arco de crculo superior, aquele que vai de ff a B. Os extremos destas linhas fecham-se por uma outra linha, o cateto, que vai de l1 a B, formando-se assim um tringulo. Seguidamente tiram-se paralelas do cateto, a partir dos pontos divisrios de l1 a 14' c que ao tocarem na recta inferior do os novos pontos de l" a 14". Os pontos 14' e 14" formam o vrtice do tringulo, como vemos. Terminado o Orttfco vamos transportar, um a um, todos os pontos de l" a 14" para o arco superior, a partir de B para baixo. Destes pontos inscritos no arco traamos rectas ou raios para F A. Os pontos 14' e 14' ficam no mesmo lugar e o seu raio que vai para F A aquela linha que j ligou o ponto 14 ao mesmo foco. Esta diviso diz-nos que a superfcie total da onda sonora, nos dois arcos, compreende dois grupos de raios, os directos e os indirectos. Tratmos j dos primeiros raios vamos cuidar agora dos segundos. O ponto A o primeiro ponto de reflexo do tecto e por isso lhe fazemos ligar o ponto l dos lugares por meio de uma recta, formando-se assim o ngulo F A A l pelo raio de incidncia F A A e pelo de reflexo l 1. Com a obteno destes raios vamos achar a sua correspondente superfcie de reflexo, que se obtm traando a bissetriz do ngulo l A B. A linha da bissetriz sada de A atinge o raio F A 2" e dessa interseco sai para 2 novo raio. Depois acha-se a bissetriz do ngulo formado por 2 3" e tira-se um raio da linha da bissetriz para o ponto 3, e assim sucessivamente at ao fim. As linhas das bissetrizes cortando os raios directos e dando origem aos indirectos vo dando lugar formao do tecto acstico, que para se finalizar s traar a sua forma arqueada, mo livre ligando simplesmente as interseces dos dois grupos de raios (F/ff. 21). Para se evitarem os ecos de reberverao no conveniente, em caso nenhum, que os raios sonoros indirectos recorram a mais de vinte metros de distncia do que os raios directos.

P R I N C P I O S
dos tectos das salas de espectculos deve A construo obedecer a planos, no seu sentido longitudinal,

de cerca de 7m,00 de comprimento cada um, no convindo, todavia, que qualquer tecto contenha menos de trs dessas superfcies. A diferena de altura de um plano para outro no deve ser inferior a Om,30. Os planos mais altos situam-se para as trazeiras da plateia. As melhores dimenses das salas de espectculo so as de planta rectangular, no sentido longitudinal, e de altos ps direitos. As paredes devem formar concordncia com o tecto, numa espcie de arco de crculo ou sanca. Os pavimentos da plateia, dos balces e das galerias, alm de ficarem em plano inclinado, devem formar degraus correspondentes s filas ro dos lugares, e cuja altura nunca deve ser inferior a O ,06. iegundo os princpios destas teorias as melhores dimenses para um plano destinado a comportar uma orquestra de duzentas figuras, pode medir de largura 10m,50 e ter de fundo 20m,50. Estas dimenses do, mais ou menos, em diagonal 22"',00. O comprimento de 22m,00 o limite mximo da dimenso dos raios sonoros indirectos, a mais que o comprimento dos raios directos, pois que deixando-se ultrapassar a mais essa distncia no se conseguir evitar o aparecimento do eco de reverberao, sempre prejudicial perfeio do som. A construo dos tectos por planos, cuja garantia assaz magnfica, pode substituir o tecto acstico, que sempre de custo muito mais elevado.

;/ 2-- AUDITRIO AO Ali LIVIiK (Corte longitudinal) . . .

14

VENTILAO E ACSTIC

Fig. 23. PLANTA DO AUDITRIO AO AB LIVRE

Fig. 24. A UD1TOBIO A) Corte por a b; B) Fachada principal

A U D I T R I O
da designao genrica de auditrios constroem-se recintos apropriados a concertos e palestras ao ar livre. Para estas construes adequam-se terrenos de encosta que facilitam economicamente a obra, mas h falta destes, apropriam-se quaisquer locais, fazendo-se as necessrias escavaes. Os lugares para os assistentes dispem-se em anfiteatro, como convm, e a caixa destinada aos msicos ou aos oradores fica em forma de meio-crculo e coberta por uma cpula dentro da mesma expresso geomtrica. A orientao que mais convm para estas construes a de costas para o sudoeste, mas no entanto a disposio deve ser a mais apropriada ao local. A construo feita em obedincia aos princpios que segue a edificao dos muros de suporte, aqui no nosso estudo (Fig. 22) de alvenaria de pedra e argamassa de cimento e areia. A cpula, para efeitos de melhor economia de trabalho, deve ser construda de beto armado, com revestimentos de feltros por camadas exteriores e interiores, nunca inferiores a Om,0 ou Om,06. O xtradoro deve, alm disso, ser tambm revestido superiormente por indutos betuminosos de protoro contra a chuva. O interior, como vimos, provido de feltros garante a sonoridade e atira-a para o lado dos assistentes. Se a cpula fosse construda de ferro nunca seria mais do que uma boa caixa de ressonncia, intil para o s?u prprio fim. Para proteco das guas que durante as chuvas caem em cascata pelos degraus do anfiteatro, conveniente prover a construo dos auditrios (*) com canalizaes de esgoto. Assentam-se., para esse fim, no espao da coxia, entre o primeiro degrau e o plano elevado para os msicos, alguns sifes com ralos metlicos. As formas dos auditrios podem ser variadas mas aconselhvel dar planta a forma rectangular, sendo a largura menor do que o comprimento. As paredes laterais protegem a conduo do som pelo anfiteatro.
(*) Auditrio vem do latim audi/orium, local de audies. Tambm significa o conjunto de pessoas assistentes.

VENTILAO E

ACSTICA

AUDITRIOS

LIVRES

A N O T A E S
j sabemos, so muitos os casos que provocam ou impelem a transmisso dos sons. Para os sales de concertos do-se grandes ps direitos e d-se a forma cncava parede que fica por detraz do lugar da msica. A concordncia de ligao dos paramentos das paredes ao tecto deve ficar em quarto de crculo cncava. O pavimento ficando revestido de espessa camada felpuda, tanto melhor, e os poucos vos de portais que a sala contenha recobrem-se de grossos reposteiros. Deste modo a audio fica garantida quanto ao bom aproveitamento do som. No nos devemos esquecer, porm, que os msicos e os oradores devem ficar com as suas costas sobre o sudoeste. Isto , a parede cncava enfrenta esse quadrante, enquanto que os espectadores ficam de costas para o noroeste. A porosidade das paredes de certo modo tambm nociva condensao dos sons. Uma m alvenaria pode facilmente ser atravessada pelo som, fazendo perder ao salo as boas condies que lhe foram atribudas pelo seu projecto e construo. Em certos pases, as boas salas de concertos tm as paredes reA'estidas de linleo, o que lhes proporciona a posse de boas qualidades acsticas. Os melhores sistemas de pavimentos so aqueles providos de camadas estanques, cujos desenhos apresentamos (Figs. 12, 13 e 14) o que descrevemos. Sobre a placa de beo armado assentamos uma camada estanque de betuminados, seguida de placas de celotex de Om,02 de espessura, sobre a qual se dispe uma delgada camada de beto que se recobre com emepa. Superior a tudo fica o soalho. s camadas estanques mais indicadas para aplicao nos pavimentos so as de corsil asfaltado. Este material simplesmente constitudo por placas de cortia comprimida e placas de feltro betuminado.

alguns pases constroem-se auditrios sobre qualqualquer encosta dos passeios pblicos, a iim do substiturem os antiquados coretos de forma sextavada, j em desuso por no satisfazerem os predicados necessrios. Algumas vezes ainda se adaptam a esses velhos coretos tapamentos cncavos em algumas das faces, o que faz melhorar, de certo modo. as condies acsticas do pavilho. Na construo dos auditrios livres (%) h apenas que regularizar o plano inclinado para estabelecer os degraus do anfiteatro (Fig. 20} e construir a cpula do lugar da emisso, tal qual como descrevemos no estudo anterior. O acesso a este auditrio pode fazer-se pela passagem inferior em frente do plano para a msica, ou pelo cimo da colina. As condies acsticas deste tipo de auditrio no so to apreciveis como as dos auditrios construdos abaixo do solo,, como indicmos no estudo anterior. Esta construo absolutamente ligeira de preo relativamente baixo e muito indicada para jardins pblicos, no s para audies musicais como tambm para representaes. O revestimento dos degraus como assentos, pode ser simplesmente de tijoleira, sendo no entanto mais apropriado um forro de pedra serrada. Estes so os mais elementares princpios de uma construo adequada ao fim em que a sonoridade de absoluta necessidade. Estes auditrios renem, como se v, muito melhores vantagens do que os antigos coretos, para qualquer gnero de audio.
(*) O mais notvel auditrio livre o da ilha Catalina. na costa J Califrnia (E. U. A.).

B
Fig.25. AUDlTBIO LIVRE ) Corte longitudinal; B) Planta

16

Vous aimerez peut-être aussi