Vous êtes sur la page 1sur 7

Resumo Bright Histria de Israel Pginas 50 a 64

Antecedentes e Primrdios (A idade dos Patriarcas) O mundo das origens de Israel

A primeira metade do segundo milnio a.C. (aproximadamente 2000-1550) nos leva idade das origens de Israel. Abrao sai de Har para a Palestina divinamente guiado. Efetivamente o Povo de Israel s pode ser chamado povo a partir do sculo XIII a.C. que quando surgem dados arqueolgicos e escritos contemporneos. Era um povo seminmade sem documento que fale deles e nenhum vestgio tangvel de sua passagem. O mais correto seria chamar de pr-histria de Israel, que pode ser conhecida. Como era o mundo naquele momento?

1. Mesopotmia nos anos 2000-1750 aproximadamente Tudo comea com a Terceira Dinastia de Ur (Ur III 2060 1950) dominando a maior plancie mesopotmica. De acordo com o livro bblico de Gnesis, foi a terra natal de Abrao, patriarca dos hebreus, considerada tambm a maior cidade de sua poca.

Em sua peregrinao, Abrao sai de Ur e vai para Har e de l para Cana; nessa poca muitos cls migravam para a regio conhecida como Crescente Frtil.

a) Queda de Ur III O poder de Ur nunca foi fortemente centralizado. As dinastias locais tinham certo grau de independncia. Com o enfraquecimento de Ur, as dinastias foram se libertando uma a uma at que o ltimo rei de Ur III, Ibbi-Sin j no passava de um governante local. Estados de periferia foram os primeiros a se tornar independentes. Passou por dificuldades, falta de alimentos na capital talvez por fracasso nas colheitas ou devastao por incurses dos nmades. O fim chegou cerca de 1950 a.C. quando os elamitas invadiram e saquearam Ur e levaram Ibbi-sin para o cativeiro. Ur nunca mais voltaria a ser uma potncia. Durante sculos povos do noroeste da Mesopotmia e norte da Sria eram citados em textos cuneiformes como amurros (ocidentais povos que falavam diversos dialetos semticos do noroeste). De onde provavelmente surgiram os hebreus e os arameus. Logo cedo no terceiro milnios amoritas fizeram incurses em todas as partes da crescente frtil (regio compreendendo os atuais Israel, Jordnia e Lbano bem como partes da Jordnia, da Sria, do Iraque, do Egito, do sudeste da Turquia e sudoeste do Ir. O termo Crescente Frtil foi criado por um arquelogo, da Universidade de Chicago, em referncia ao fato de o arco formado pelas diferentes zonas assemelharse a uma Lua crescente. Irrigada pelo Jordo, pelo Eufrates, pelo Tigre e pelo Nilo), dominando a palestina e transformando a alta Mesopotmia em terra amorita.

b) Rivalidades dinsticas na baixa Mesopotmia at metade do sculo XVIII As Dinastias amoritas (principais dinastias eram Isin e Larsa) tinham longa rivalidade entre si. Apesar de Isin se manterem durante 200 anos e se denominarem Reis da Simria e de Akkad, pretendendo assim se perpetuar no poder de Ur III, nenhum deles conseguiu dar estabilidade terra. Suas fraquezas permitiriam que outros rivais se entrincheirassem. O principal deles foi a Babilnia, cidade que pouco se ouviu at aqui. Neste momento havia instabilidade, brigas gerando depresso econmica na regio (no h muitos documentos comerciais desta poca). Contudo a cultura no se extinguiu em absoluto. As escolas de escrita floresciam em Nippur e em outras localidades. Nestas escolas eram feitas cpias de antigos textos sumerianos para lega-los para a posteridade. Neste perodo tambm nos chegaram dois cdigos de leis descobertos em anos recentes: 1) Em sumrio, promulgado por Lipit-Ishtar de Isin (perto de 1870)

2) Em acdio, do reino de Eshnunna (no depois do sculo XVIII). Estes dois cdigos precedem o cdigo Hammurabi (O Cdigo de Hamurabi, o qual pode ser escrito Hamurbi ou Hammurabi, representa conjunto de leis escritas, sendo um dos exemplos mais bem preservados desse tipo de texto oriundo da Mesopotmia. Acredita-se que foi escrito pelo rei Hamurbi, aproximadamente em 1700 a.C.. Foi encontrado por uma expedio francesa em 1901 na regio da antiga Mesopotmia correspondente a cidade de Susa, atual Iraque. um monumento monoltico talhado em rocha de diorito, sobre o qual se dispem 46 colunas de escrita cuneiforme acdica, com 282 leis em 3600 linhas. A numerao vai at 282, mas a clusula 13 foi excluda por supersties da poca. A pea tem 2,25 m de altura, 1,50 metro de circunferncia na parte superior e 1,90 na base.1)

Os dois cdigos provam que o Hammurabi se apoiava em uma tradio legal antiga muito difundada que remonta ao cdigo de Ur-nammu e a tempos anteriores. Estes cdigos, assim como o Hammurabi, revelam notvel semelhana com o cdigo da Aliana da Bblia (Ex 21-23) e revela que a tradio de Israel se desenvolveu de semelhantes antecedentes.

c) Estados rivais da Alta Mesopotmia

Temos dois importantes rivais de Ur: Mari e Assria. Mari: de onde veio Ishbi-irra que ajudou a destruir Ur. Localizado no mdio Eufrates com populao semtica do noroeste (amoritas). Assria: Cidade de Assur no Alto Tigre, um dos poucos estados mesopotmicos que no tinha ainda sido governado por dinastias amoritas. Embora fossem acdios quanto lngua, cultura e religio, parece que tinham uma origem mista: combinao de velha raa acdia com raas hurriana, noroeste semtica e outras. Seus mais antigos reis eram seminmades e semitas do noroeste. Com nomes acdios, se consideravam perpetuadores da cultura sumrio-acadiana. A Assria, antes da queda de Ur III, adotou poltica de expanso comercial para o norte e noroeste (textos capadcios: mercadores assrios saiam de suas cidades e faziam permutas de produtos assrios com populao local). Era inevitvel que as ambies destes vrios estados como Assria, Mari, Babilnia e outros, entrassem em choque. A luta pelo poder estava esquentando e em breve chegaria a ferver.

2. Egito e Palestina em 2000-1750 a.C. aproximadamente Em contraste com a confuso poltica da Mesopotmia, o Egito tinha quadro de estabilidade. No terceiro milnio terminou um perodo de confuso e depresso chamado de Primeiro Intermedirio. Porm no incio do segundo milnio procurou recuperar-se e se preparou para a prosperidade, um dos perodos mais prsperos de sua histria. a) Dcima-segunda Dinastia (1991-1786 a.C.) A dcima-primeira dinastia foi breve e terminou em um perodo de perturbao, e assim Amenemhet assumiu e inaugurou a dcima-segunda dinastia. Ele transferiu a capital de Teba para Memfis e esta dinastia ficou 200 anos no poder. Perodo mais notvel de estabilidade: 6 reis (cerca de 30 anos cada). Eles adotavam um sistema de co-regncia, onde o filho se associava com o pai antes da morte deste. O colapso do antigo imprio causou mudanas internas onde aconteceu uma reviravolta na estrutura do imprio. Novos elementos se elevaram a altas posies. O enfraquecimento do velho absolutismo provocou a democratizao das prerrogativas reais. E agora no apenas os faras poderiam gozar a recompensa da vida futura, mas tambm os nobres e qualquer um que tivesse os ritos devidos. Os Faras criaram para a prosperidade nacional um sistema de canais que transformou o lago Fayum numa bacia captadora para as enchentes do Nilo, preparando assim grandes extenses de terra para a lavoura. (Dos principais canais, saiam outros menores, formando um complexo sistema de irrigao que mantinha a agricultura estvel mesmo em pocas de seca. Os egpcios conseguiam aproveitar desta forma as enchentes do Nilo e fertilizar terrenos bastante longnquos das margens do rio, exemplo do canal de Jos, que alimentava o lago natural de El Fayum, transformando a regio em um osis frtil).

Uma cadeia de fortes atravs do canal de Suez (que liga o mar vermelho ao mar mediterrneo) protegia a terra das incurses das hordas semticas. As minas de cobre do Sinai foram uma vez mais abertas e exploradas. O comrcio se estendia para alm dos mares para a Fencia, Creta, Nbia e Babilnia. Houve prosperidade e com ela floresceu as artes pacficas. A medicina e as matemticas alcanaram o auge do seu desenvolvimento. Produziram literatura de toda espcie (didtica, poema, contos, etc).

b) Egito na sia No apenas se limitaram s artes pacficas, mas ocuparam o vale do Nilo at a segunda catarata e fizeram incurses para alm da Nbia e contra os lbios, para o oeste, mantendo ao mesmo tempo o caminho aberto para as minas do Sinai no leste. O controle egpcio se estendia para maior parte da Palestina, Fencia e sul da Sria. Biblos, uma colnia tributria da Sria, tambm pode ter sido governada diretamente do Egito. Numerosos objetos de origem egpcia em vrios lugares da Palestina (Gazer, Megiddo, etc) atestam a influncia egpcia naquela regio, que pode ter chegado at a Sria. Podemos inferir com certeza a extenso do controle do Egito na sia por textos de execraes. (Textos de Execrao a designao dada a textos de carcter mgico inscritos em stracos de cermica, recipientes ou figurinhas de argila, cujo propsito era eliminar uma pessoa, grupo de pessoas ou localidade que os antigos Egpcios consideravam como inimigos. As inscries eram feitas a tinta vermelha e continham os nomes dos povos, tribos, lderes polticos, assim como de localidades da Nbia, Lbia e Sria Palestina)

A estria de Sinuhe (conto famoso da poca em 300 linhas) tambm comprova o poder e extenso do domnio Egpcio. Um oficial egpcio que caiu em desfavor com o fara e teve que fugir para o leste de Biblos para a regio de Qedem para ficar fora do alcance de Fara.

c) Palestina dos anos 2000 a 1750 a.C. aproximadamente Houve uma recuperao gradual no perodo de desordem pois sofrera grande devastao cultural, quando invasores nmades irromperam dentro de suas fronteiras. Inicialmente eram nmades, depois de um tempo comearam a se estabelecer em aldeias, encontradas em diversas regies como vale do Jordo, Sul da Transjordnia, Negeb. Contudo eram aldeias frgeis e logo foram abandonadas. A partir do dcimo-nono sculo, a Palestina ocidental experimentou uma recuperao notvel, sob o impulso de uma influencia cultural jovem e vigorosa, que se estendeu por toda a Palestina e pela Sria. Construram cidades fortificadas e a vida urbana comeou a florescer. H provas arqueolgicas e os prprios textos de execraes que falamos atestam este perodo de recolonizao. Os povos que vieram povoar a Palestina no trouxeram grandes mudanas tnicas. Assimilaram sua cultura por terem uma mesma origem semtica do noroeste.

d) O fim do Mdio Imprio A dcima-segunda dinastia se enfraqueceu depois do reinado de Amnemhet III levando ao colapso do Egito. Os chefes tribais da Palestina e Sria no eram sujeitos ao controle egpcio que internamente possua fraquezas, com algumas partes da dinastia se tornando independentes e com o tempo todo o domnio de Fara sobre o Norte do Egito foi se enfraquecendo medida que povos asiticos invadiam a terra e nela consolidavam sua posio. Em breve o Egito mergulharia numa poca de trevas e de dominao estrangeira.

Vous aimerez peut-être aussi