Vous êtes sur la page 1sur 4

ANALISE DA LEI 10820/03 Objeto

Autorizao dos empregados irrevogvel e irretratvel do desconto em folha de pagamento dos valores referentes ao pagamento de emprstimos. O que a empresa no pode fazer Destarte, confirmando que o empregador no poder impor novas condies que no estejam consagradas pela lei ou pelo regulamento firmado entre trabalhador e instituio bancria/financeira, dispe o pargrafo 1, do artigo 3 da norma: 1 vedado ao empregador impor ao muturio e instituio consignatria escolhida pelo empregado qualquer condio que no esteja prevista nesta Medida Provisria ou em seu regulamento para a efetivao do contrato e a implementao dos descontos autorizados . luz do dispositivo legal retrocitado extrai-se que cabe ao empregado, e no ao empregador, a escolha da instituio bancria ou financeira que proceder o emprstimo ou financiamento. Obrigaes da empresa O empregador no tem a obrigao de fornecer emprstimo, mas tem a obrigao de viabilizar as informaes para que o trabalhador faa este emprstimo com as empresas de financiamento. O artigo 3 da lei estabelece as obrigaes do empregador: Art. 3 Para os fins desta Medida Provisria, so obrigaes do empregador: I prestar ao empregado e instituio consignatria, mediante solicitao formal do primeiro, as informaes necessrias para a contratao da operao de crdito ou arrendamento mercantil; II tornar disponveis aos empregados, bem assim s respectivas entidades sindicais, as informaes referentes aos custos referidos no 2; e III efetuar os descontos autorizados pelo empregado em folha de pagamento e repassar o valor instituio consignatria na forma e no prazo previstos em regulamento.

As condies do emprstimo, financiamento ou arrendamento, sero pactuadas entre o empregado e a instituio consignatria, conforme se infere do artigo 4 da multicitada lei. Art.4 A concesso de emprstimo, financiamento ou arrendamento mercantil ser feita a critrio da instituio consignatria, sendo os valores e demais condies objeto de livre negociao entre ela e o muturio, observadas as demais disposies desta Medida Provisria e seu regulamento. No obstante, podero as empresas firmar com uma ou mais instituies um acordo especfico contendo critrios a serem observados nas operaes que venham a ser realizadas com seus empregados. Nesses casos, ser imprescindvel validade do acordo a participao do sindicato representante da maioria dos funcionrios. 1 Poder o empregador, com a anuncia da entidade sindical representativa da maioria dos empregados, firmar, com uma ou mais instituies consignatrias, acordo que defina condies gerais e demais critrios a serem observados nos emprstimos, financiamento ou arrendamentos que venham a ser realizados com seus empregados. Contudo, ressalva-se que mesmo havendo acordo entre a empresa e determinada instituio bancria ou financeira, continuar cabendo ao empregado a escolha da entidade que proceder o emprstimo, financiamento ou arrendamento. 4 Para a realizao das operaes referidas Medida Provisria, assegurado ao empregado o direito de optar por instituio consignatria que tenha firmado acordo com o empregador, com sua entidade sindical, ou qualquer outras instituio consignatria de sua livre escolha, ficando o empregador obrigado a proceder aos descontos e repasses por ele contratados e autorizados. ......................................................................... Acaso haja previso no regulamento, alm dos descontos decorrentes do emprstimo, financiamento ou arrendamento mercantil, o empregador poder descontar da folha de salrio do empregado os valores decorrentes dos custos operacionais do procedimento, conforme permissivo inserto no 2, do artigo 3: 2 Observado o disposto em regulamento e nos casos nele admitidos, facultado ao empregador descontar na folha de pagamento do muturio os custos operacionais decorrentes da realizao da operao objeto desta Medida Provisria.

De outro lado, a norma prev a possibilidade de transferncia dos custos operacionais s instituies bancrias ou financeiras: 6 Poder ser prevista nos acordos referidos, ou em acordo especfico entre a instituio consignatria e o empregador, a absoro dos custos referidos no 2 do art. 3 pela instituio consignatria. Das responsabilidades da empresa 3 Cabe ao empregador informar, no demonstrativo de rendimento do empregado, de forma discriminada, o valor do desconto mensal decorrente de cada operao de emprstimo, financiamento ou arrendamento, bem como os custos operacionais. Da mesma forma, o art. 5 determina que: Art. 5 O empregador ser o responsvel pelas informaes prestadas, pela reteno dos valores devidos e pelo repasse s instituies consignatrias, o qual dever ser realizado at o quinto dia til aps a data de pagamento, ao muturio, de sua remunerao mensal. 1 O empregador, salvo disposio contratual em sentido contrrio, no ser co-responsvel pelo pagamento dos emprstimos, financiamentos e arrendamentos concedidos aos muturios, mas responder sempre, como devedor principal e solidrio, perante a instituio consignatria, por valores a ela devidos, em razo de contrataes por ele confirmadas na forma desta Medida Provisria e seu regulamento, que deixarem, por sua falha ou culpa, serem retidos ou repassados. No que se refere aos descontos, da anlise da norma, depreende-se que o empregador os proceder nos contracheques mensais. No entanto, o nmero de parcelas e o percentual de cada desconto ser fixado no regulamento pactuado entre o empregado e a instituio consignatria. Limite do desconto A prpria norma, no inciso I, do pargrafo 2, do artigo 2, estabelece o limite mximo de cada desconto. I a soma dos descontos referidos no art. 1 desta Medida Provisria no poder exceder a trinta por cento da remunerao disponvel, conforme definida em regulamento. Assim, o percentual de cada desconto incidente sobre a folha de salrio, ser pactuado no regulamento, devendo, todavia, respeitar o limite de 30% do valor lquido recebido pelo empregado.

Na mesma trilha, a lei consagra a possibilidade de, se previsto no regulamento, efetuar-se descontos no montante devido ao empregado a ttulo de verbas rescisrias quando da resciso do contrato de emprego, repetindo o limite mximo de 30%. 1 O desconto mencionado neste artigo tambm poder incidir sobre verbas rescisrias devidas pelo empregador, se assim previsto no respectivo contrato de emprstimo, financiamento ou arrendamento mercantil, at o limite de 30%. O Decreto 4.840/2003 estabelece tambm que a base de clculo para o desconto em folha de pagamento a remunerao disponvel do empregado. A lei conceitua como remunerao disponvel o valor que sobrar da remunerao bsica, aps as dedues de contribuio para a Previdncia Social oficial; penso alimentcia judicial; imposto sobre rendimentos do trabalho; deciso judicial ou administrativa; mensalidade e contribuio em favor de entidades sindicais; e outros descontos compulsrios institudos por lei ou decorrentes do contrato de trabalho. A lei ainda define que remunerao bsica a soma das parcelas pagas mensalmente ao empregado, excludas: dirias; ajuda de custo; adicional pela prestao de servio extraordinrio; gratificao natalina; auxlio-natalidade; auxlio-funeral; adicional de frias; auxlio-alimentao, mesmo se pago em dinheiro; auxlio-transporte, mesmo se pago em dinheiro; e parcelas referentes antecipao de competncia futura ou pagamento retroativo. Em sntese, a remunerao disponvel a resultante da subtrao da remunerao bsica e dos descontos (consignaes legais). O percentual de desconto em folha de 30% da remunerao disponvel, condicionado ainda ao mximo de 40% da mesma remunerao, alm dos descontos autorizados pelo empregado (consignaes voluntrias).

Vous aimerez peut-être aussi