Vous êtes sur la page 1sur 3

GEOTECNIA I AULA 1 19/02/2014

Apresentao do curso e introduo. GEOTECNIA I AULA 2 26/02/2014

A origem dos solos

Todos os solos se originam da decomposio das rochas que constituam inicialmente a crosta terrestre. A decomposio, tambm conhecida como intemperismo ou meteorizao, decorrente de agentes fsicos e qumicos. Os agentes de decomposio, por sua vez, so conhecidos como intempries.

Variaes de temperatura provocam trincas, nas quais penetra a gua, atacando fisicamente e quimicamente os minerais. O congelamento da gua nas trincas, entre outros fatores, exerce elevadas tenses, do que decorre maior fragmentao dos blocos. A presena de fauna e flora promove o ataque qumico, atravs da hidratao, hidrlise, oxidao, lixiviao, troca de ctions, carbonatao, etc. O conjunto destes processos, que so muito mais atuantes em climas quentes do que em climas frios, leva formao dos solos que, em consequncia, so misturas de partculas pequenas que se diferenciam pelo tamanho e pela composio qumica (PINTO, 2002).

Normalmente,

os

processos

de

intemperismo

atuam

simultaneamente;

em

determinados locais e condies climticas, um deles pode ter predominncia sobre o outro. Em geral, os solos so classificados pelo ltimo processo ocorrido, levando somente em conta os processos anteriores de uma forma secundria (VARGAS, 1977).

O solo uma funo da rocha que lhe deu origem e dos diferentes agentes de decomposio a que foi submetido (CAPUTO, 1980).

Classificao dos solos pela sua origem (PINTO, 2002; VARGAS, 1977) Solos residuais so aqueles que permanecem no local em que se formaram, antes ocupado pela rocha que lhe deu origem. Os solos residuais apresentam-se em horizontes com grau de intemperizao decrescente, cujas transies so gradativas 1

e, portanto, arbitrrias. Eventualmente, um ou outro horizonte pode estar ausente em um perfil de solo residual. Dentre os horizontes de solo residual, podem ser citados: Solo residual maduro solo com total decomposio da rocha matriz, que perdeu toda a estrutura original da rocha que lhe deu origem e tornou-se relativamente homogneo; b) Solo residual jovem (ou saprolito, ou solo saproltico, ou, ainda, solo de alterao de rocha) solo com um estgio avanado de decomposio da rocha matriz, que mantm a estrutura original da rocha que lhe deu origem, inclusive descontinuidades, veios intrusivos, xistosidade e camadas, mas que perdeu a consistncia da rocha. vista pode confundir-se com uma rocha alterada, porm apresenta pequena resistncia ao manuseio. Pela presso dos dedos, esboroa-se completamente; c) Rocha alterada horizonte em que a alterao progrediu ao longo de fraturas ou zonas de menor resistncia, deixando relativamente intactos grandes blocos da rocha original envolvidos por solo de alterao de rocha. Solos transportados (ou solos sedimentares) so aqueles que foram levados ao seu local atual por algum agente de transporte. As caractersticas dos solos transportados, bem como sua classificao, so funo do agente transportador. Dentre os tipos de solos sedimentares, podem ser citados: Solos aluvionares (ou aluvies, ou, ainda, alvios) solos cujo agente transportador foi a gua. Sua constituio depende da velocidade das guas no momento de deposio; b) Solos coluvionares (ou coluvies, ou, ainda, colvios) solos cujo agente transportador foi a gravidade. Quando o colvio apresenta blocos de rocha inseridos em sua massa, passa a se chamar tlus. Ambos os solos correspondem a material escorregado de encostas que tende a se depositar no sop das mesmas; c) Solos elicos solos cujo agente transportador foi o vento. O transporte elico provoca o arredondamento das partculas, em virtude do seu atrito constante; d) Drifts solos cujo agente transportador foi uma ou mais geleiras. Estes solos so muito frequentes na Europa e nos Estados Unidos, porm de pouco ocorrncia no Brasil.

a)

a)

Solos orgnicos so aqueles que contm uma quantidade aprecivel de matria orgnica decorrente de decomposio de origem vegetal ou animal. Os solos orgnicos apresentam as seguintes caractersticas:

Granulometria fina, pois os solos grossos tm uma permeabilidade alta o suficiente para permitir a lavagem dos gros, eximindo-os de matria orgnica impregnada;

Baixa capacidade de suporte; Elevada compressibilidade; Colorao escura tpica (marrom escuro, cinza escuro ou preto) e odor caracterstico.

Quando a presena de fibras vegetais em decomposio parcial preponderante, o solo orgnico recebe a denominao de turfa. Este solo extremamente deformvel, porm muito permevel, alm de apresentar baixa capacidade de suporte. Solos laterticos so aqueles que apresentam elevada concentrao de ferro e alumnio na forma de xidos e hidrxidos, donde sua peculiar colorao avermelhada. Estes sais se encontram, geralmente, recobrindo agregaes de partculas argilosas. Os solos laterticos apresentam-se, na natureza, geralmente no saturados, com ndice de vazios elevado, da sua pequena capacidade de suporte. Quando compactados, entretanto, sua capacidade de suporte elevada, sendo, por isto, muito empregados em pavimentao e em aterros. Referncias bibliogrficas CAPUTO, H. P., Mecnica dos Solos e Suas Aplicaes, 5 ed. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos Editora, 1980. PINTO, C. S., Curso Bsico de Mecnica dos Solos, 2 ed. So Paulo: Oficina de Textos, 2002. VARGAS, M., Introduo Mecnica dos Solos, 1 ed. So Paulo: McGraw-Hill, 1977.

Vous aimerez peut-être aussi