Vous êtes sur la page 1sur 6

A SEXUALIDADE SEGUNDO MICHEL FOUCAULT: UMA CONTRIBUIO PARA A ENFERMAGEM

T H E S E X U A L I T Y BY M I C H E L F O U C A U L T : A C O N T R I B U T I O N TO N U R S I N G

Moneda Oliveira Ribeiro*

RIBEIRO, M.O. A s e x u a l i d a d e s e g u n d o Michel Foucault: u m a contribuio para a e n f e r m a g e m . v. 3 3 , n. 4, p. 3 5 8 - 6 3 , dez. 1999.

Rev.Esc.Enf.USP.,

A autora desenvolve uma reflexo sobre a concepo de Foucault em relao ao "dispositivo da sexualidade" apresentada no livro "Microfsica do Poder". Busca resgatar, atravs dessa literatura clssica, uma viso histrico-social da prtica de enfermagem, tendo em vista a racionalidade atual que deprecia a afetividade nas relaes pessoais ao supervalorizar a virilidade masculina, tornando o prazer um bem de consumo e um fim em si mesmo. UNITERMOS: Sexualidade.

The author develops a reflexion about Foucault conception in relation to the "sexuality dispositive" that has been presented in the book "Microftsica do Poder". She tries to rescue, through this classic literature, a historic and social point of view in the practice of nursing, without missing the actual concepts that depreciate the affection of the personal relations at overvalorize the masculine virilate, converting the pleasure a consumer goods and a goal itself. UNITERMS: Sexuality.

INTRODUO
A profisso de e n f e r m a g e m , ao i n t r o j e t a r a racionalidade cientfica da tica Protestante a partir do sculo XIX, passou a encarar a sexualidade como u m a questo essencialmente biolgica, a-poltica, a-histrica e universal. A partir dessa nova racionalidade, questes de carter psico-social foram dissociadas de sua prtica. O extremo rigor n a classificao das distintas disciplinas cientficas , excluiu da enfermagem qualquer relao com as atividades de mbito psico-social. Passava a ser de competncia desta profisso somente o cuidado fsico do p a c i e n t e . Os a s p e c t o s p s q u i c o s c o m p e t i a m exclusivamente ao psiclogo, e os aspectos sociais competiam ao assistente-social. A enfermagem deixou de participar do conjunto global, integrado e dinmico de s e u p a c i e n t e / c l i e n t e . O r e s u l t a d o foi a compartimentalizao do paciente em partes isoladas e desarticuladas.
3

A nova racionalidade surgida n a Modernidade, levou ao esquadrinhamento das profisses l i b e r a i s e, devido ao s e u c a r t e r u n i v e r s a l , a t i n g i u t o d a s instncias poltico-sociais da sociedade ocidental. Neste contexto, a abordagem da sexualidade no dizia respeito enfermagem, somente psicologia, sobretudo psicanlise. Mas o profissional enfermeiro nunca deixou de deparar-se com situaes de n a t u r e z a sexual ao p r e s t a r cuidados ao paciente, principalmente a p a r t i r do sculo XIX, quando a sexualidade passou a constituir u m problema; ou seja, passou a t e r u m a conotao pejorativa, a ser vista como u m cio, u m ato imoral quando praticado sem fins reprodutivos.
4

J u s t a m e n t e por constituir u m problema, surgia a necessidade dos profissionais refletirem sobre essa temtica. Mas, paradoxalmente, foi j u s t a m e n t e nessa poca em que mais se proibia qualquer anlise que

* Enfermeira. Professor Doutor do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquitrica da Escola de Enfermagem da USP (e-mail moneda @ usp.br )

conduzisse denncia da relao existente entre a represso sexual e as relaes de poder. A represso sexual p a s s a v a a ser necessria p a r a viabilizar o exerccio do poder conforme as condies da nascente ordem social burguesa. No por acaso que a abordagem da sexualidade h u m a n a nas escolas secundrias e n a s universidades ainda u m tpico pouco debatido. As escolas de enfermagem no fogem regra. No existe orientao, de modo e s t r u t u r a l e s i s t e m t i c a , em r e l a o abordagem do paciente quanto s questes de natureza sexual na formao do enfermeiro. A discusso sobre o t e m a d u r a n t e a formao desse profissional aparece isolada e casualmente nos p r o g r a m a s do curso de g r a d u a o . N e s t e s casos, o t e m a d e b a t i d o por iniciativas individuais ou de um grupo. Contudo, nos trabalhos apresentados em eventos cientficos e n a s publicaes de a l g u m a s editoras, verifica-se que os profissionais de enfermagem, no Brasil, tm demonstrado preocupao crescente em repensar sua prtica luz de uma perspectiva histrica. Questes como ideologia, poder e hegemonia tm sido analisadas e discutidas com o fim de caracterizar a profisso num contexto poltico-scio-cultural. Assim, com este trabalho espera-se contribuir p a r a o incremento do propsito de r e p e n s a r a prtica da enfermagem no que diz respeito questo da s e x u a l i d a d e . O b j e t i v a - s e , no m o m e n t o , a p e n a s a p r e s e n t a r u m a a n l i s e crtica da concepo de "dispositivo da sexualidade" s e g u n d o a viso de FOUCAULT , com o fim de proporcionar reflexes sobre os complexos m e c a n i s m o s que g e r a r a m o desconforto s e n t i d o n a s i n t e r a e s p e s s o a i s que envolvem questes de natureza sexual.
2

colocar a sexualidade no centro da existncia. O sexo, n a s sociedades crists, tornou-se algo que era preciso examinar, vigiar, confessar e transformar em discurso. Podia-se falar de sexualidade, m a s somente p a r a proibi-la. O esclarecimento, a "iluminao" da sexualidade se deu nos discursos e n a realidade d a s instituies e das prticas. As proibies faziam p a r t e de u m a economia complexa. O autor, em seus estudos, no se props a fazer a sociologia histrica da proibio, m a s a h i s t r i a poltica de u m a produo de "verdades". Dizia que vivemos em u m a sociedade que produz discursos tidos como v e r d a d e s . E s s a p r o d u o d e " d i s c u r s o s verdadeiros" resulta na formao de poderes especficos. Assim, s u s t e n t a que as "verdades" produzidas em relao a s e x u a l i d a d e tornou-se u m p r o b l e m a no Ocidente, u m a vez que levaram represso sexual. Apesar da explicitao discursiva, o autor reconhecia que a represso e a misria sexual existem. Mas ele no se preocupava em explorar a natureza da ideologia vigente e suas conseqncias em relao sexualidade. No se props a analisar as formas e as condies desta represso e misria, mas se preocupava em fixar o "mtodo" que as engendram. Para ele, o capitalismo no tem o propsito de privar a sexualidade, mas no pode desenvolver-se sem priv-la. Seu enfoque consiste em apreender os mecanismos positivos que, ao produzir a sexualidade de determinada maneira, acarretam efeitos repressivos e de misria. Cita, como exemplo, a e x a g e r a d a i m p o r t n c i a d a d a masturbao infantil a partir do sculo XVIII, perseguida como uma epidemia terrvel. Na poca, visava-se a reorganizao das relaes e n t r e o mundo adulto e a criana; sendo e s t a v i s t a apenas como a semente de futuras geraes. O sexo da criana tornava-se alvo e i n s t r u m e n t o de poder. Da uma misria sexual da infncia e da adolescncia de que nossas geraes ainda no se livraram; mas o objetivo procurado no era esta misria, no era proibir. O fim era constituir, atravs da sexualidade infantil, (...) uma rede de poder sobre a infncia. A idia de que a m i s r i a s e x u a l provm da represso (que t a m b m efeito do mesmo dispositivo que gerou a prpria misria) e que, para ser feliz, temos que liberar nossa sexualidade, advm dos sexlogos, dos mdicos ou de outros detentores do saber, diz o a u t o r . E s t e s a p r e s e n t a m a revelao (a eles) dos segredos que oprimem o indivduo como soluo das f r u s t r a e s s e x u a i s em b u s c a d a l i b e r t a o . T a l discurso , segundo FOUCAULT , u m i n s t r u m e n t o de controle e de poder, pois s u s t e n t a a idia de que suficiente, para ser feliz, ultrapassar o umbral do discurso e eliminar algumas proibies. Considera, e n t o , q u e esse d i s c u r s o a c a b a p o r d e p r e c i a r e esquadrinhar os movimentos de revolta e libertao.
2

P a r a t a n t o , esto sendo considerados n e s s a anlise os captulos "No ao rei" e "Sobre a histria da sexualidade" da bibliografia "Microfsica do poder"de sua autoria, por ser esta a referncia onde ele esclarece seu pensamento, de forma clara, objetiva e concisa, em relao ao que chamou de "dispositivo da sexualidade".*
1 2

O DISPOSITIVO DA SEXUALIDADE Foucault visto como o historiador das proibies e do poder repressivo porque buscava o discurso das "verdades" produzidas e analisava como o poder, que se exerce sobre a loucura e a sexualidade, produziu o discurso "verdadeiro" da psiquiatria e da sexologia, r e s p e c t i v a m e n t e . F O U C A U L T afirmava que n a s sociedades ocidentais, durante sculos, se ligou o sexo busca da verdade, sobretudo a partir do cristianismo. A confisso, o exame da conscincia, foi o modo de
2

* Para maior aprofundamento de sua teoria, sugere-se a leitura de seus trs livros clssicos: FOUCAULT, M. Histria da sexualidade. 11 ed. Rio de Janeiro, 6 raal, 1993. v. 1-3

Tal pressuposto levou compreenso (errnea, s e g u n d o o a u t o r ) de q u e n o h diferena e n t r e represso e liberao do sexo, nem entre o discurso da c e n s u r a e o d a c o n t r a - c e n s u r a . Ele alega que os movimentos ditos de "liberao sexual" so movimentos de afirmao que partem do dispositivo da sexualidade (que nos aprisiona); so movimentos que fazem com que o dispositivo funcione at seu limite m a s que, em c o n t r a p a r t i d a , se livram dele e o u l t r a p a s s a m . No especifica, e n t r e t a n t o , que limite este, nem d e t a l h a como os m o v i m e n t o s de l i b e r t a o se l i v r a m e u l t r a p a s s a m o dispositivo da sexualidade que oprimiu o sexo. M a s , n e s t a perspectiva que a p r e s e n t a a superao da represso e da misria sexual. O autor enfoca a questo da homossexualidade, ponderando que, em torno de 1870, os p s i q u i a t r a s passaram a consider-la como objeto de anlise mdica, ponto de partida para a introjeo de novas intervenes e controles. Os homossexuais p a s s a r a m , assim, a ser percebidos como loucos ou doentes do instinto sexual. Antes, e r a m considerados libertinos ou delinqentes. S u r g e , e n t o , a inveno e s t r a t g i c a da "mesma" vontade de verdade. O mesmo acontece com as demais m i n o r i a s : a m u l h e r , o n e g r o , e t c . Os m e s m o s m e c a n i s m o s l e v a m patologizao d a m u l h e r ao c o n s i d e r a r s e u s e x o f r g i l , q u a s e d o e n t e . Os movimentos feministas aceitam o desafio ao assumirem sua singularidade e suas conseqncias, e reinventam s e u p r p r i o t i p o de e x i s t n c i a p a r t i n d o d e s s a sexualidade que as aprisionam p a r a direcionarem-se o u t r a s afirmaes, conclui o autor. Nesta perspectiva, FOUCAULT est considerando que um mesmo dispositivo produz fenmenos s e m e l h a n t e s . Ou seja, a estratgia que produziu a "patologizao" do homossexual, produziu tambm a da mulher, da criana e de outras minorias. No seu propsito distinguir e questionar as diferentes correntes dos movimentos de libertao. Parece consider-los como u m a forma homognea, embrionria, que tomaro corpo s o m e n t e q u a n d o se c o n s t i t u r e m como discurso e estiverem em posio de exercer o poder. Nesta viso, parte do pressuposto de que o mecanismo que origina a opresso o mesmo que gera a libertao. Em outras palavras, os agentes sociais partem sempre do mesmo dispositivo ou estratgia para inovarem um discurso e o exerccio do poder. Este poder ser opressor sobre u m a minoria ou, ao contrrio, libertador da mesma. O autor refere, por exemplo, que o importante nos movimentos de libertao da mulher no a reivindicao em si, mas o fato de terem partido do prprio discurso que era formulado no interior dos dispositivos de sexualidade. Os movimentos surgem no sculo XIX como uma verdadeira "dessexualizao", como u m deslocamento em relao centralizao sexual do p r o b l e m a , p a r a reivindicar formas de c u l t u r a , de d i s c u r s o , de l i n g u a g e m , e o u t r o s , d i f e r e n t e d a determinao e fixao vigente.
2

FOUCAULT r e l a t a que, a t u a l m e n t e , est se esboando u m movimento contra esta "sexografia" que decifra o sexo como segredo universal. Trata-se de fabricar outras formas de prazer, de relaes, de coexistncias, de laos de amores. Em relao s crianas, comea a se esboar u m discurso em que a vida da criana consiste basicamente em sexualidade. Por isso questiona se tal discurso libertador, se no aprisiona as crianas em um tipo de insalubridade sexual; se a liberdade de no ser adulto consiste j u s t a m e n t e em no e s t a r dependente de u m a lei ou princpio, to entediante, da sexualidade; e se no seriam as relaes polimorfas (ou seja, as relaes sem padres de comportamento) a prpria infncia, caso isso fosse possvel. Mas considera que o polimorfismo, ao c o n t r r i o , v i s t o pelos a d u l t o s (por q u e s t o de segurana) como perversidade. Desta forma, a criana p a s s a a s e r o p r i m i d a i n c l u s i v e por a q u e l e s que pretendem libert-la. P a r a ele, o dispositivo da sexualidade j existia antes da Modernidade. P a r t e do princpio de que a civilizao implica regras sociais sem as quais se instala a barbrie, e a "regulamentao sexual" essencial organizao da sociedade. Contudo, se esse dispositivo j se manifestava antes dessa Era, como ele explica, o que tornou o discurso to evidente a partir dessa poca? A "regulamentao sexual" teria sido levada ao extremo a ponto de se substituir o termo "regulamentao" por "represso" sexual? O que determinou que, antes da Era Moderna, a sexualidade era "regulamentada" e, a partir dela, tornou-se "repressiva"? S e g u n d o F O U C A U L T , a s e x u a l i d a d e um comutador que nenhum sistema moderno de poder pode dispensar. Ela no aquilo que o poder t e m medo, m a s aquilo que se u s a p a r a seu exerccio. As proibies no so formas essenciais do poder, so apenas seus limites, as formas frustradas. As relaes de poder so, antes de tudo, produtivas. O foco principal do a u t o r so os efeitos do poder e a p r o d u o de " v e r d a d e " . P a r a e l e , a n o o de "ideologia" foi utilizada p a r a explicar erros em tudo que impede a formao de discursos v e r d a d e i r o s e p a r a m o s t r a r a relao e n t r e o p e n s a m e n t o e as r e l a e s de p r o d u o ; foi a e c o n o m i a do n o v e r d a d e i r o . O a u t o r , longe disso, preocupou-se em i n v e s t i g a r o que e s t oculto n a s relaes de poder, inclusive n a s i n f r a - e s t r u t u r a s econmicas e no a p e n a s n a s e s t r u t u r a s e s t a t a i s . P a r a ele, a partir do momento em que h uma relao de poder, h uma possibilidade de resistncia. H sempre a possibilidade de modificar u m a d o m i n a o sob d e t e r m i n a d a s condies e conforme u m a estratgia adequada. E n e s s e s e n t i d o que expe como se do as mudanas sociais. Explica que o poder u m feixe de relaes organizado, piramidalizado e coordenado, mas que sempre h movimentos que levam as estratgias (que coordenam as relaes de poder) a produzirem
2

efeitos novos e domnios que, at determinado momento, no eram previstos. O autor, ento, diverge do enfoque apresentado pelos m a r x i s t a s quanto s m u d a n a s sociais, pois estas ocorrem independente da "luta de classes". S e g u n d o ele, os m a r x i s t a s n o expem concretamente o que essa "luta", somente a menciona como fora motriz da histria; detm-se apenas em explicar o que a classe, onde se situa e quem a engloba. Apesar disso, refere no ter a pretenso de preencher esta lacuna.

DISPOSITIVO: uma estratgia de produo de discursos e poder


FOUCAULT emprega o termo "dispositivo" quando refere-se aos d i s c u r s o s que consistem em: um programa de u m a instituio, ou u m a justificativa de u m a prtica (ou sua reinterpretao) e/ou u m a nova racionalidade. Emprega o termo, tambm, para referirse s instituies, s organizaes arquitetnicas, s decises r e g u l a m e n t a r e s , s leis, s m e d i d a s a d m i n i s t r a t i v a s , aos e n u n c i a d o s cientficos e s proposies filosficas, morais e filantrpicas. Enfim, define o dispositivo como um conjunto heterogneo, ou m e l h o r , como u m a e s t r u t u r a de e l e m e n t o s heterogneos. Segundo ele, o dispositivo consiste n a n a t u r e z a da relao entre os elementos constituintes desse conjunto heterogneo. Trata-se de uma formao que, em determinado momento histrico, responde a uma urgncia. Portanto, p a r a ele, o dispositivo u m a espcie de gnese. O dispositivo, segundo o autor, a b r a n g e u m "objetivo estratgico" que produz dois efeitos: u m , voluntrio, que estabelece u m a relao de ressonncia ou de contradio entre seus elementos (atravs de uma rearticulao, um reajustamento dos elementos heterogneos dispersos); e outro, involuntrio e negativo, que no era previsto na estratgia produzida, mas que passa a ser u m efeito que ocupa u m vazio ao se transformar o negativo em positivo (como ocorreu com a prostituio, um efeito negativo, imprevisto, que tornou-se positivo ao se extrair dele o lucro do prazer). FOUCAULT , ao excluir a idia de sujeito, no relaciona o fato a u m agente, ou seja, no evidencia o fato de que a utilizao do efeito imprevisto, por exemplo, tornou-se positivo para quem detm o poder. H implcito neste p a n o r a m a , sujeitos ou a g e n t e s (sejam estes oportunistas, elementos do aparelho do Estado, um grupo e m p r e s a r i a l , b a n q u e i r o s , polticos p a r t i d r i o s , expeculadores, entre outros) que controlam a mquina administrativa de re-utilizao dos "efeitos imprevistos" em favor de seus prprios interesses. Este "complexo heterogneo", em seu conjunto, constitui u m "todo homogneo d o m i n a n t e " que p a s s a a compor u m a categoria, uma entidade, ou uma classe social. Portanto,
2 2

est a expresso o sujeito "Vencedor" desse jogo de poder que envolve relaes estratgicas de foras. O autor refere que o "dispositivo" de natureza essencialmente estratgica, est sempre inscrito em u m jogo de poder e ligado s configuraes do saber. Trata-se de u m a manipulao, de u m a interveno racional e organizada das relaes de fora. O dispositivo d a sexualidade implica a "epistme" e a "instituio". A primeira um dispositivo estratgico, somente discursivo, que permite escolher o enunciado mais aceitvel dentre os possveis de um campo de cientificidade. A epistme permite separar o inqualificvel cientificamente do qualificvel, o falso do verdadeiro. A segunda envolve todo comportamento coercitivo e aprendido, consiste em tudo que funciona como sistema de coero sem ser u m enunciado, toda ao social no discursiva.

DISPOSITrVO: uma estratgia sem sujeito


FOUCAULT apresenta o dispositivo como u m a estratgia sem sujeito. Trata-se, segundo ele, de uma rede de instituies e de mecanismos de apoio (podendo ser, por exemplo, sindicatos, associaes, categorias) que inventam, modificam, reajustam, segundo as circunstncias do momento e do lugar, a ponto de se obter uma estratgia global, coerente, racional. Mas defende que no possvel dizer quem concebeu a estratgia. P a r a ele, uma classe dominante no uma abstrao, mas tambm no um dado prvio, efeito de tticas sistemticas efetivas das grandes estratgias que fixam e reproduzem a dominao. Ele admite que a estratgia de moralizao da classe operria a da burguesia, e a que lhe possibilita constituir-se como classe burguesa dominante, m a s ressalva que no foi a classe burguesa, enquanto sujeito, que inventou e imps (atravs de sua ideologia) esta estratgia classe operria. Refere que a moralizao desta classe realizou-se em resposta a u m objetivo (o de dominar u m a mo-de-obra ociosa) que acabou por se impor. Assim conclui que, ao exigir u m objetivo, a estratgia desenvolveu-se. Entretanto, o autor no leva em conta que a classe burguesa pode no constituir u m dado prvio, m a s originou-se a p a r t i r da unio de grupos que t i n h a m interesses comuns; tornando, dessa forma, possvel identific-la n a sua forma embrionria como o agente produtor da ordem moral que manteria o statu-quo. No parece invivel identificar o sujeito que, embora seja fruto d a s g r a n d e s e s t r a t g i a s , foi t a m b m q u e m concebeu a estratgia que produziu a dominao. FOUCAULT justifica seu argumento usando como exemplo a "constituio de um dispositivo mdicolegal" que insere a psiquiatria no domnio penal e a u m e n t a os controles e as intervenes penais sobre a conduta dos cidados. Assim, mdicos e magistrados p a s s a r a m a intervir nesse t e r r e n o penal.
2 2

E m relao aos mdicos, diz ele, h a v i a u m a "necessidade" (que no consistia necessariamente em interesse, refere o autor) de reconhecer a psiquiatria como p a r t e da higiene pblica, cuja interveno se fundaria no s n a doena a ser t r a t a d a como tambm no combate ao perigo. A loucura era apresentada como perigo, n a medida em que podia tornar-se u m crime. Neste caso, s o mdico tinha competncia para "prever" o perigo. A loucura, ento, tornou-se objeto exclusivo da p s i q u i a t r i a , atribuindo-se ao mdico o direito interveno. Em relao aos magistrados, s u s t e n t a que u m a o u t r a "necessidade" os levou a aceitar a interveno dos mdicos. Os m a g i s t r a d o s , a t r a v s da p r i s o , buscavam intervir sobre o criminoso (e no sobre o crime) a fim de transform-lo. A loucura perigosa era a que produzia "crime sem criminoso", pois tratava-se de um crime sem motivo para tal e, por isso, o indivduo no podia ser punido. Nesse sentido, os magistrados lanaram mo da psiquiatria p a r a atender essa especificidade. Temos ento (segundo ele) necessidades estratgicas que no so exatamente interesses. O autor no detalha, entretanto, a distino que faz e n t r e "necessidade" e "interesse". Ao s u b s t i t u i r o segundo pelo primeiro, no explicita a intencionalidade dos sujeitos constituintes no que chamou de "dispositivo mdico-legal". Em u m a rede de relaes de foras, h s e m p r e os que t m necessidades a serem a t e n d i d a s e os que t m interesses a defender. Alm dos mdicos e dos m a g i s t r a d o s , havia o pessoal administrativo, diz ele. M a s , p a r t i c i p a r a m dessa estratgia, provavelmente, outros elementos ou grupos da sociedade civil. Sendo assim, s e r que o surgimento do dispositivo mdico-legal no ultrapassou o mbito da necessidade? Os mdicos e os magistrados que t i n h a m necessidades (e no interesses) de reconhecer a psiquiatria como parte d a h i g i e n e p b l i c a n o s e r i a m c o n s t i t u i n t e s dos chamados "mecanismos de apoio"? Mecanismos estes que, por razes d i s t i n t a s , p a r t i c i p a r a m da produo de afirmaes que atenderam as necessidades de um grupo, mas que t a m b m defenderam (ainda que involuntariamente) os interesses de grupos dominantes? F O U C A U L T refere que necessrio haver u m a "manobra" para que determinada relao de fora possa instituir-se, estabilizar-se e avanar. Assim, considera q u e a psiquiatria manobrou para conseguir ser reconhecida como parte da higiene pblica. O autor, ao mencionar a "psiquiatria" parece referir-se a u m corpo homogneo. No entanto, segundo sua descrio, prprio de q u a l q u e r dispositivo constituir-se n u m conjunto heterogno. Contudo, o autor no aponta quais so os elementos constituintes desse conjunto, no identifica seus a g e n t e s . Ele a a p r e s e n t a como u m dispositivo, ou seja, u m agente ativo que produz novas racionalidades, mas no aponta quais so os elementos que constituem o conjunto heterogneo, prprio de qualquer dispositivo, segundo sua descrio.
2

Nesse enfoque, no de se e s t r a n h a r que seja invivel a identificao de grupos que se mobilizam para atender uma necessidade e grupos que se articulam para atender seus interesses. Se se resgata os fatos histricos, os t r m i t e s e a c o r d o s q u e r e g u l a m e n t a r a m o reconhecimento da psiquiatria como parte da higiene pblica e toda dinmica que envolveu esse processo, seria possvel identificar sujeitos dessa estratgia. A identificao do sujeito, em sua anlise, pode ser u m a questo secundria, insignificante p a r a seu propsito, mas a idia de "estratgia sem sujeito" no convence. Sua anlise elimina a idia de u m sujeito p e n s a n t e e a t u a n t e . Elimina, conseqentemente, a intencionalidade desse sujeito e sua posio no conjunto de u m a sociedade onde as relaes so de dominao. Alm disso, a idia de inexistncia de u m sujeito enfraquece a ao militante. N u m a relao de fora entre dominante e dominado, fundamental identificar qual o inimigo que r e s i s t e conquista de u m a reivindicao para o atendimento de uma necessidade; sem o qual, o movimento de libertao torna-se disperso. N e s s e s m o v i m e n t o s , h confrontos e n t r e grupos dominantes (que oprimem) e grupos dominados (que sofrem e s s a o p r e s s o ) . Os p r i m e i r o s podem no c o n s t i t u i r a classe d o m i n a n t e por si s, m a s so integrantes dela. A construo de u m a nova afirmao libertadora que p a r t e da prpria afirmao opressora anterior, depara-se com um sujeito que tem interesses prprios e especficos a d e f e n d e r , m a s q u e t a m b m so condizentes com os da classe a qual pertence. Est a, u m campo prtico de luta onde, atravs de interesses e necessidades especficas, configura-se um confronto com objetivos estratgicos especficos, m a s que refletem conflitos de mbito maior, ou seja, o de classe social. N u m a perspectiva marxista, os movimentos de libertao das minorias apresentam objetivos especficos, m a s refletem u m a contradio que os m a r x i s t a s a caracterizam como "no-antagnica". Tal contradio compreende uma extenso da contradio "antagnica" que consiste n a luta de classes. Esta, ento, no se manifesta apenas no momento de revoluo; manifestase tambm atravs desses confrontos especficos que no aspiram tomar o poder propriamente dito, mas buscam c o n q u i s t a s especficas que p e r m i t e m a v a n a r n a superao dos conflitos decorrentes de u m a e s t r u t u r a social dividida em classes. FOUCAULT contundente ao afirmar que a questo da l u t a de classes pouco aprofundada pelos marxistas, u m a vez que estes (salvo talvez em Trotsky, segundo ele) silenciam sobre o que se entende por "luta", sobretudo por "luta de classes". A questo bsica consiste em especificar como a l u t a de classes se expressa no processo revolucionrio, ou seja, como ela se manifesta at a almejada tomada do poder pela classe proletria. Entretanto, o autor parte para outro extremo ao afirmar que "ns lutamos todos contra todos" e
2

que "no h, dados de forma imediata, sujeitos que seriam o proletariado e a burguesia". Essa resistncia do a u t o r em i d e n t i f i c a r os s u j e i t o s o b n u b i l a , evidentemente, os interesses de classes presentes nos dispositivos que geram novas afirmaes. Para explicar a ausncia de sujeito na estratgia, o autor menciona que a monarquia absoluta francesa na realidade no tinha nada de absoluto, pois seu poder era d i s s e m i n a d o , d e s c e n t r a l i z a d o e no se exprimia em grandes estratgias. No sculo XIX, por outro lado, o poder burgus pde elaborar grandes estratgias, sem que por esse motivo se precise supor um sujeito. Com esta afirmao, ele d a entender que o "poder real" francs consistia em u m sujeito sem estratgia e o "poder burgus" em u m a estratgia sem sujeito. Partindo dessa viso, pode-se concluir que o autor s admite a existncia de um sujeito se expresso na forma de u m a figura representativa, de um corpo bem delimitado. Mas o sujeito ou a g e n t e de u m a estratgia pode ser u m grupo, u m a categoria, u m a classe, u m a entidade, e t c , que t m necessidades, interesses e objetivos bem definidos.

e s t a q u e a i n d a c o m p l a c e n t e com a o m i s s o m a s c u l i n a e m r e l a o ao c o m p r o m i s s o com a paternidade e as tarefas domsticas? A s e x u a l i d a d e , h o j e , sofre i n f l u n c i a do dispositivo que concebeu u m a sociedade voltada p a r a o consumo e, como t a l , efeito desse dispositivo. A s e x u a l i d a d e h u m a n a s s e r l i v r e q u a n d o regulamentada em funo do atendimento das prprias necessidades h u m a n a e no como conseqncia de estratgias que objetivam o exerccio do poder. O profissional enfermeiro precisa refletir sobre os mecanismos que geram valores e atitudes em relao sexualidade para, ao invs de basear-se cegamente no padro vigente, construir u m a "verdade" p a u t a d a em seus prprios sentimentos e, dessa forma, caminhar para u m a prtica coerente com s u a s necessidades e no conforme os interesses decorrentes das relaes de poder.

REFERNCIA

BIBLIOGRFICA

1. FOUCAULT, M. M i c r o f s i c a d o p o d e r . 4. ed. Rio de Janeiro, Graal, 1984. cap. 15, p. 229-42: no ao sexo rei.

CONCLUSO FOUCAULT , enfim, faz do sexo um objeto histrico gerado pelo dispositivo da s e x u a l i d a d e . Preocupou-se, como ele mesmo diz, em analisar o que aconteceu no Ocidente que faz com que a questo da verdade tenha sido colocada em relao ao prazer sexual. P r e o c u p o u - s e , s o b r e t u d o , em a b o r d a r a sexualidade no mbito do discurso cientfico. Esse enfoque foi o grande mrito do autor, pois aborda a s e x u a l i d a d e em u m p r i s m a n u n c a p e n s a d o at o momento. preciso olhar p a r a t r s , rever o passado, p a r a compreender o presente e prever o futuro. O comportamento social da sexualidade atual, ou seja, a forma como a sexualidade est r e g u l a m e n t a d a deixa dvidas se no vivemos n o u t r a forma de opresso, n a qual se deve desfrutar do prazer pelo prazer, sendo este um fim em si mesmo. Qual a nova racionalidade que conduz o homem atual a praticar a sexualidade com vistas somente ao prazer e a valorizar tanto a virilidade masculina e seu desempenho sexual? Que racionalidade essa em que a unio entre os casais se d por atrao fsica apenas, negligenciando a afetividade ao deix-la em plano secundrio. Chamaremos isso de liberao sexual? E liberao praticar a sexualidade de forma desorientada, seguindo o modismo, sem considerar a afeio? Que liberao esta que abrevia o processo de d e s e n v o l v i m e n t o h u m a n o do elevado n m e r o de adolescentes que engravidam sem antes estarem aptas para assumir os encargos de um adulto? Que liberao
2

2. FOUCAULT, M. M i c r o f s i c a d o p o d e r . 4. ed. Rio de Janeiro, Graal, 1984. cap. 16, p. 2 4 3 - 7 6 : sobre as h i s t r i a da sexualidade. 3. FOUCAULT, M. A s p a l a v r a s e a s c o i s a s . 6. ed. So Paulo, Martins Fontes, 1992. cap. 5, p. 139-78: Classificar 4. FOUCAULT, M. A s p a l a v r a s e a s c o i s a s . 6. ed. So Paulo, Martins Fontes, 1992. cap. 10, p. 361-404: As cincias humanas.

Vous aimerez peut-être aussi