Vous êtes sur la page 1sur 16

ALEXANDRE, EMILLY PEREIRA, LAIZA ALVES, MARIA JOS, NELA BARROS E MARCELA

Acompanhamento Teraputico: Incluso em um caso de esquizofrenia

Trabalho da Disciplina Optativa: Acompanhamento Teraputico do 8 semestre, do curso de Psicologia, sob orientao da professora Simone de Oliveira Barreto.

UNINOVE So Paulo 2013

SUMRIO

1. Introduo ........................................................................................................ 3 1.1 A Retomada da Loucura ............................................................................... 1.2 Esquizofrenia ................................................................................................ 1.3 Psicose em Psicanlise .................................................................................. 3. Objetivo do Acompanhante Teraputico Incluso ........................................ 3 3 4

2. Conhecendo o acompanhamento Teraputico .................................................. 6 8 4. Caso Clnico ...................................................................................................... 10 5. Consideraes Finais ........................................................................................ 15 6. Referncias Bibliogrficas ................................................................................ 16

1. INTRODUO

Retomada da Loucura

Ao longo da histria, o espao dos loucos, foi por excelncia o da excluso, segregao e estigmatizao.

Desde 1652, com a criao do Hospital Geral, os indivduos considerados inaptos, loucos, mendigos, desrazoados (sem razo) eram mantidos longe do convvio social.

Durante a passagem do sculo XIX, para o sculo XX, as formas de classificao, bem como de tratamento, dos doentes mentais, foram alvo de severas crticas, por partes de diversos profissionais (mdicos psiquitricos, filsofos, socilogos, etc). Eram crticas contrria as formas violentas de se tratar a doena mental, que em muitos casos ao invs de promover a cura, configura a punio. Com isso, surgiu o movimento denominado de Antipsiquiatria, um movimento que questionava a psiquiatria e a sua forma de tratamento tradicional da loucura. Vale ressaltar que os seguidores da Antipsiquiatria defendiam que a loucura era produzida, algo construdo pelas relaes de poder, e que nada tinha a ver com a sade ou doena de fato.

Esquizofrenia

O DSM-V, (2013), lanado no Brasil em maio deste ano, tem uma nova classificao para Esquizofrenia; ou seja: no considera subtipos de esquizofrenia. Sendo que os subtipos da esquizofrenia sero substitudos por dimenses patolgicas: alucinaes, delrios, desorganizao, conduta motora anormal, reduo da expresso emocional, comprometimento da cognio, depresso e mania.

Os sintomas podem ser positivos ou negativos. Os sintomas positivos so: alucinaes, ideias delirantes, incongruncia afetiva, agitao e pensamentos bizarros. Os sintomas negativos podem ser: pobreza de linguagem e pensamentos, embotamento afetivos, falta de motivao, apatia, isolamento social, que comprometem muito a adeso do paciente ao tratamento (DSM-V, 2013).

A esquizofrenia um transtorno psiquitrico crnico e incapacitante, de natureza complexa, com manifestaes mltiplas e quadros variados. Por ser um transtorno crnico, deve ser tratado 3

para sempre, no pode parar de tomar o medicamento, pois teoricamente, com o uso do medicamento no dever ocorrer surtos (DSM-V, 2013).

Cerca de 1% da populao desenvolve esquizofrenia ao longo da vida, a incidncia semelhante entre homens e mulheres. A manifestao da esquizofrenia se d com um 1surto, ou seja, um episdio agudo caracterizado por manifestaes psicticas como delrios, alucinaes e agitao psicomotora e tambm com manifestaes negativas (DSM-V, 2013).

Em mdia 25% dos pacientes tem apenas um episdio e se recupera integralmente, os outros 25% ficam permanentemente perturbados. Destes 50% requerem hospitalizao.

O 1 episdio psictico ocorre frequentemente na adolescncia ou incio da vida adulta, sendo mais precoce em pacientes do sexo masculino, afeta bastante a vida produtiva e com grande prejuzo para a vida futura deste paciente (DSM-V, 2013).

Nas mulheres existe um fator de proteo que so os hormnios estrognicos sendo mais provvel ocorrer em mulheres aps a menopausa, mas podendo tambm ocorrer em mulheres mesmo com boa qualidade de estrognicos (DSM-V, 2013).

As causas da esquizofrenia so desconhecidas, porm, pessoas com antecedentes familiares de esquizofrenia jamais devem usar drogas porque poder desencadear a doena, tambm variveis culturais, psicolgicas e biolgicas (esses trs fatores: biopsicossociais) contribuem tambm para a manifestao do transtorno (DSM-V, 2013).

Esquizofrenia e a Psicanlise

O que Esquizofrenia para a Psicanlise?

Termo cunhado em 1911 por Eugen Bleuler, a partir do grego schizein (fender, clivar) e phrens (pensamento), para designar uma forma de loucura a que Emil Kraepelin dera o nome de demncia precoce, e cujos sintomas fundamentais so a incoerncia do pensamento, da afetividade e da ao (chamada Spaltung ou clivagem), o ensimesmamento (ou autismo) e uma atividade delirante, (Roudinesco e Plon, 1998). Contornado por Sigmund Freud, que preferia falar de parafrenias (esquizofrenia, 4

parania), o termo imps-se, entretanto, na psiquiatria e na psicanlise, para caracterizar, ao lado da parania e da psicose manaco-depressiva proveniente da melancolia, um dos trs comportamentos modernos da psicose em geral. Antes mesmo de receber o nome que lhe deu Bleuler, essa forma de loucura fora descrita pelos mdicos do sculo XIX como uma demncia em estado puro, caracterizada por um retraimento do sujeito para dentro de si mesmo. Quase sempre jovem, o doente, homem ou mulher, mergulhava sem nenhuma razo aparente, em tamanho estado de estupor e delrio, que parecia perder definitivamente o contato com a realidade, (Roudinesco e Plon, 1998).

Mais precisamente a partir do caso Schreber (1911), Freud considera que a caracterstica principal desta psicopatologia psictica, consistia num desapego da libido do mundo exterior e sua regresso para o ego, diferentemente das neuroses, nas quais a libido investida em objetos substitutos. Freud tambm dedicou-se a estabelecer diferenas entre a esquizofrenia e a parania, sempre dentro de uma perspectiva da conflitiva edpica, porm, na verdade, ele nunca se aprofundou no estudo dos tratamentos esquizofrnicos. Ademais, manifestava abertamente sua descrena quanto a indicao do tratamento psicanaltico para esses pacientes, sob a alegao principal de que, se eles retiram a libido do exterior, no se formaria a transferncia, e como essa a condio sine qua non para a anlise, essa ficaria impossibilitada, (Zimerman, 2001).

Klein M, com seus estudos relativos ao desenvolvimento emocional primitivo do beb, trouxe uma inestimvel contribuio para uma melhor contribuio dos psicticos, de sorte que alguns importantes psicanalistas, pacientes e seguidores dela, como H. Segal, Rosenfeld Bion e, posteriormente Meltzer, praticaram tratamento psicanaltico com pacientes esquizofrnicos, com brilhantes resultados acadmicos, ainda que com duvidosos resultados teraputicos, (Zimerman, 2001).

2. Conhecendo o Acompanhamento Teraputico

Surgiu na Argentina, no final da dcada de 1960, o trabalho de acompanhante teraputico (AT), como necessidade clnica para aqueles cuja interveno tradicional proposta era fracassada (Londero & Pacheco, 2006). No incio o acompanhante teraputico era classificado de amigo qualificado, mas caiu em desuso pelo termo pouco profissional, j que o acompanhante teraputico no um amigo apesar de estabelecer vnculos afetivos com seu acompanhado, mas que pode ser visto como um agente teraputico que remunerado para realizar as tarefas a que se prope (Londero & Pacheco, 2006).

Os movimentos antimanicomiais e antipsiquitricos difundidos pela Europa entre as dcadas de 1950 e 1960 foram decisivos, j que neste contexto que surge na Inglaterra, Alemanha e EUA as comunidades teraputicas, com o propsito de estabelecer novas formas de se relacionar com a loucura, em que o discurso do louco pudesse ser acolhido (Londero & Pacheco, 2006).

Foi com o surgimento das comunidades teraputicas no Rio de Janeiro, So Paulo e Porto Alegre, ao final da dcada de 1960 que o Brasil comeou a incorporar a ideia de antipsiquiatria. O recurso de acompanhamento teraputico comea a ser exercido em sua maioria por jovens universitrios, pois estes sem se preocupar se permitiam a aproximao e a experincia com pacientes desintegrados. Esses profissionais foram chamados de auxiliares psiquitricos (Ibrahim, 1991 apud Londero & Pacheco, 2006).

O auxiliar psiquitrico trabalhava dentro da instituio e participava do cotidiano no paciente, mas na dcada de 1970 com a poltica do regime militar de privilegiar a internao asilar em detrimento de outros tipos de tratamento da loucura, ocorre o declnio das comunidades teraputicas, e os auxiliares psiquitricos perdem sua funcionalidade, pois a esta altura era invivel remuner- los (Londero & Pacheco, 2006).

Sendo assim estes profissionais continuaram sendo solicitados, mas agora para realizarem trabalhos particulares nas residncias, passando a ser feito o acompanhamento domstico de seus pacientes em contato direto com o seio familiar (Ibrahim, 1991 apud Londero & Pacheco, 2006).

O acompanhante teraputico tinha como funo administrar medicaes, ser confidente, ego- auxiliar e s vezes fazer papel de superego (Ibrahim, 1991 apud Londero & Pacheco, 2006).

Tomado por base de pressupostos psicanalticos, essa forma de interveno teve como rea de atuao principalmente com pacientes psicticos com objetivo de reintegr-los na sociedade e vnculo familiar.

Sugerido por Mauer & Resnizky 1987 apud Londero & Pacheco, 2006, as principais funes do AT so: Conter o paciente; Oferecer- se como modelo de identificao; Trabalhar em um nvel dramtico- vivencial e no interpretativo; Emprestar o ego; Perceber, reforar e desenvolver a capacidade criativa do paciente; Informar sobre o mundo objetivo do paciente; Representar o terapeuta; Atuar como agente ressocializador; E servir como catalisador das relaes familiares.

Os mesmos autores ainda ressaltam que para ser um acompanhante teraputico preciso ter vocao para assistncia, alto grau de comprometimento, se interessar por trabalhar em equipe, capacidade de empatia e vnculo, autonomia, maturidade, flexibilidade para estabelecer limites fortes, relacionar teoria e prtica, e por fim ausncia de preconceitos e esteretipos, (Mauer & Resnizky,1987 apud Londero & Pacheco, 2006).

claro que o contexto histrico no qual o AT foi criado, tem como base terica fundamental a psicanlise, principalmente no que refere- se etiologia das patologias, em especial vinculadas s psicoses. Sendo assim o acompanhamento teraputico faz uma mediao do ser psictico com o mundo, com a realidade, reestabelecendo os vnculos sociais e reconstruindo a imagem corporal (Londero & Pacheco, 2006).

3. Objetivo do Acompanhante Teraputico Incluso

A incluso um movimento social em busca dos direitos de igualdade entre as pessoas com necessidades especiais, que possam conviver saudavelmente, com acolhimento e participao na sociedade de forma no segregada (Fujihira, 2006).

Esse movimento surgiu aps as duas grandes guerras e sofreu uma srie de modificaes na dcada de 90 e vem ganhando fora na atualidade, com o nome de incluso e, tendo a sociedade com a responsabilidade em oferecer suportes em todos os mbitos (fsicos, econmicos, legais e atitudinais), (Fujihira, 2006).

No Brasil existe uma abrangente legislao que assegura e equipara oportunidades de educao em escolas comuns e no mercado de trabalho. No entanto, crianas includas nas escolas encontram muitas dificuldades causadas pela m formao de profissionais de educao e colegas. Enquanto que as empresas na maior parte das vezes contratam funcionrios com deficincia apenas para fugir da multa, caso a lei de cotas no seja respeitada (Fujihira, 2006).

Para suprir a necessidade de contemplar a incluso, surgiram modalidades de acompanhantes teraputicos (Fujihira, 2006): Mediadores de emprego apoiado; Coordenadores de grupos de laser; Acompanhantes de processos escolares; Coordenadores de grupos de referncia em ONGs;

Barreto (1998 apud Fujihira, 2006) enfatiza o manejo do meio ambiente para suprir necessidades de experincias construtivas e de integrao do self, pois segundo Winnicott o self s se constitui e continua seu processo de amadurecimento a partir de vivncias significativas propiciadas do meio ambiente.

O acompanhante teraputico deve compreender que seu acompanhando um ser nico e subjetivo e que para cada pessoa existe uma necessidade especial, desta forma, o manejo deve ser feito de modo que faa essa pessoa pertencer ao mundo humano e no somente ficar restrita ao registro social, pois, de acordo com Safra (2004 apud Fujihira, 2006), participar socialmente no garante que uma pessoa possua lugar no mundo dos homens. 8

Ainda conforme Safra (2004 apud Fujihira, 2006), o tempo est deixando de ser humano, cada vez mais as pessoas se prendem a valores como prestgio, padres fsicos que se afastam da esttica humana. A tecnologia e a globalizao tentam controlar o fenmeno humano e ns passamos a ser totalmente pensados, enclausurados em conceitos, tcnicas e ideias.

Diante disso, como pode ser requisitada, uma pessoa com deficincia, na maioria das vezes com aparncia fsica diferente dos demais, com produtividade que no se equivale a de mquinas e com um dficit intelectual que no capta informaes de forma rpida e dinmica?

Sendo assim, acontece aquilo que entendemos por tolerncia, vivemos em um mundo onde no h espao para singularidades (Fujihira, 2006).

O acompanhante teraputico tem uma sutileza maior, um manejo tico, para que assim se faa surgir um lugar no mundo dos homens, com uma forma de interveno mais voltada para um lugar tico ao invs do mero registro social. O A. T um facilitador para ambos os lados e faz com que novas possibilidades surjam, proporcionando experincias novas, experincias que enriquecem a constituio e integrao do self do seu acompanhado (Fujihira, 2006).

Estar com o outro e ocupar o lugar de amigo, colocando- se no mesmo barco no se refere aqui, a falta de profissionalismo, mas sim de ser solidrio, de igual para igual (Safra, 2004 apud Fujihira, 2006).

4. Caso clnico (Carrozzo, 1991):

Histrico Familiar

Joana tem 23 anos e est cursando o ltimo semestre da Faculdade de Direito, com a qual no se identifica.

Ela filha nica do casamento de Mary (estrangeira) e Pedro (brasileiro), funcionrio pblico. Quando Joana tinha cinco anos, os pais se separaram aps um casamento conturbado. Mary foi para o seu pas de origem com Joana, onde se casa, pela segunda vez, com outro brasileiro: Jos, que tambm era divorciado e tinha dois filhos. Desta unio nasce Hanah. Joana passa, ento, a ter uma irm do segundo casamento de sua me.

Jos era um homem de grandes empreendimentos e, durante os anos de casamento com Mary tentaram a vida em vrios pases, at que, por fim, conseguiram, num pas da Europa, estabelecer um negcio relacionado com a alta burguesia europeia.

Num determinado momento a famlia volta ao Brasil e o casamento de Mary e Jos se desfaz. Jos retorna a Europa com Hanah, e Joana, ento com 16 anos, fica no Brasil com a me.

Existem antecedentes de psicose na famlia: a me de Mary era esquizofrnica e morreu num hospital psiquitrico. Por outro lado Pedro possui um irmo esquizofrnico, alm de ele prprio j ter sido tratado com E.C.T.

Pedro um sujeito muito ansioso e demonstra um comportamento psicoptico. Casou- se pela segunda vez e tem um filho de dois anos de idade. Mary casa- se pela terceira vez com Afonso, mais novo que ela oito anos. Joana no se d bem com ele e decide ir morar sozinha. Parece- nos que os desentendimentos se davam pela disputa da ateno de Mary.

A crise e o tratamento Joana vai morar em seu apartamento em janeiro de 1986; em maio sua me vai morar na Europa com o terceiro marido. Seu pai (Pedro) trabalha fora do Brasil. Assim Joana encontra- se sozinha, sem familiares significativos no Brasil. No final de junho vai para a casa de Jos, na Europa, para passar frias. 10

A deciso de viajar deu- se de uma forma repentina e, posteriormente, foi notado que j era um inicio de crise e uma tentativa de evitar a profunda angstia causada pela solido. Joana passa um ms na Europa e tambm repentinamente decide voltar. Ela conta que essa volta foi motivada por uma carta afetuosa de um namorado no Brasil. Talvez ela pensasse que ele fosse tomar conta dela e proteg- la da solido, mas isto no aconteceu e Joana surta no dia de seu aniversrio, em agosto. Na sua festa, na casa de uma amiga, sai nua pelos jardins para tomar banho de piscina.

Alguns dias depois pula o muro do apartamento do vizinho, pedindo- lhe para dormir l, j que estava sendo perseguida. Os amigos so contatados e um antigo namorado consegue achar uma tia, irm de Pedro, que a encontra em casa preparando uma trincheira para defender- se do ataque dos russos.

Joana internada numa clnica psiquitrica e dr. X chamado para atend- la . Os pais so avisados e voltam ao Brasil.

A me de Joana entra em desacordo com a teraputica proposta pelo mdico. Aps um ms de tratamento medicamentoso ele props o E.C.T. Ela no permite que seja feito e pede que seja formada uma junta mdica da qual faz parte o dr. Y. A me gosta da posio do dr. Y, contrria ao E.C.T., e o contrata para atender Joana. importante ressaltar que Pedro era favorvel ao E.C.T. proposto por dr. X.

As primeiras medidas tomadas por dr. Y so a retirada total da medicao e a chamada dos acompanhantes psicoteraputicos. Aps um breve perodo Joana passa a tomar Haldol, Akineton e Fenergan em doses no muito elevadas. Joana estava h um ms em surto quando comeamos a acompanha- la numa clnica psiquitrica particular. Ela tambm j vinha sendo atendida por enfermeiros particulares por 24 horas. Estava muito agressiva, inquieta e sem comer, o que lhe causou anemia. As injees contra anemia causaram- lhe abcessos, sendo necessria a internao num hospital geral para drenagem dos mesmos.

Assim, encontramos Joana completamente desagregada, delirante, agressiva, dopada e debilitada fisicamente. A equipe de acompanhantes psicoteraputicos era composta por dois homens L. e N. e trs mulheres T. A. e S. que depois foi substituda por R. 11

Como toda equipe de acompanhantes psicoteraputicos, esta propiciou uma variada gama de identificaes e teve nos seus integrantes uma reproduo reduzida das possibilidades de interaes sociais: L. era um rapaz de 27 anos, solteiro e passava muita tranquilidade no seu jeito de ser e falar. N. tinha tambm 27 anos, era casado e j tinha um filho de dois anos. N. era falante e agitado. Foi apelidado por Joana de grilo- falante. T. tinha 26 anos, terminou seu curso de psicologia e foi morar em seu prprio apartamento durante o tratamento de Joana. A. era a mais velha da equipe, tinha 36 anos e dois filhos. A. era uma pessoa tranquila e maternal. S. tinha 28 anos, estava recm- separada e cuidava sozinha e com muito esforo de seus filhos ainda pequenos. Passava por um momento muito difcil, com grande acmulo de responsabilidades e chegava aos plantes com um aspecto de cansao.

Pode- se dizer que o acompanhante psicoteraputico teve como objetivos iniciais tentar trabalhar o problema da alimentao, pois Joana estava sem comer, e intermediar a relao extremamente erotizada entre Joana, a famlia e as enfermeiras. Um exemplo disto foi quando, um dia, o padrasto de Joana lhe deu banho enquanto a enfermagem aguardava no quarto. A enfermagem tambm copiava esta maneira de relacionar- se com a paciente, colocando- a no colo e acariciando-a o tempo todo.

A nossa proposta inicial era estabelecer com Joana uma troca a nvel verbal. Iramos ajud-la a verbalizar os seus delrios e estar junto dela explicando o que estava lhe acontecendo. Quando Joana saiu do quadro delirante, requisitou muito os acompanhantes psicoteraputicos para reconstituir com ela esta parte de sua estria que estava nebulosa.

Neste momento Joana no podia prescindir da enfermagem. Ela no comia, no tomava banho e tinha rompantes de agressividade. Uma equipe de trs enfermeiras esteve junto conosco e Joana, durante o primeiro ms na clnica psiquitrica.

A equipe de enfermagem foi escolhida, aps algumas decepes, segundo uma avaliao dos acompanhantes psicoteraputicos, enfermagem e famlia.

Dr. Y e os acompanhantes psicoteraputicos reuniam- se semanalmente, o que tornou possvel uma linha de atuao coesa e coerente. Todas as decises eram pensadas e discutidas 12

exaustivamente. A disponibilidade e a complementariedade de funes da famlia teraputica foram fatores preponderantes para o sucesso do tratamento.

Mary, aps a crise aguda de Joana, no requisita tanto o dr. Y e usa os acompanhantes psicoteraputicos de uma forma bastante teraputica. Surge entre eles um espao de indagaes e reflexes.

A melhora de Joana coloca uma nova questo: em que casa ela iria morar aps a internao? Ela dizia querer ficar com o pai, mas este no se colocava disponvel. Dizia no querer morar com a me, pois tinha vergonha do marido dela, pessoa de um nvel scio- econmico diferente do que ela estava acostumada. O terapeuta acha que o ponto de partida dever se a casa da prpria Joana.

A enfermagem foi dispensada e Joana permaneceu acompanhada por 24 horas pela equipe de acompanhantes teraputicos em dois plantes de seis horas e um noturno de 12 horas. Comea ento o processo de volta para casa que feito de forma gradual; Joana passa uma noite em casa, depois s vai a sua casa nos momentos que quiser, at que vai definitivamente para l.

Joana, em casa, mostrou- se muitas vezes ansiosa, sem saber o que fazer, procurando refugiar- se no sono. No conseguia concentrar- se em nada e quando saa, queria logo voltar para casa.

Pensamos ento em uma atividade na qual ela pudesse investir seu tempo de forma teraputica. Indicamos um atelier de artes e ela comeou a ter aulas dirias de uma hora de durao. Essa atividade foi muito importante para Joana, pois atravs de seus desenhos, pinturas e modelagens ela conseguiu colocar sua loucura para fora de uma forma criativa, produtiva e diferenciada. Desde modo, uma alucinao passada para o papel permitia um distanciamento e a possibilidade de ela aparecer de uma forma organizada e produtiva.

Nesta poca a relao de Joana com cada membro da equipe de acompanhantes psicoteraputicos j estava definida. interessante notar como a individualidade de cada acompanhante se torna fonte inspiradora de identificaes e projees do paciente.

A. com seu jeito de mulher madura e maternal colocada por Joana no lugar da me protetora. Joana retira dessa me qualquer ameaa de rivalidade que vivia com sua me real. 13

S. representa toda fragilidade e desamparo vividos por Joana antes da crise. Joana quer expulsar S. de sua vida. Num dia atraca- se com S. puxando- lhes os cabelos exaustivamente e S. pede para sair da equipe. Acreditamos que seria muito rico para Joana se S. pudesse ter suportado seus ataques. Mas naquele momento no foi possvel para S. e assim, a famlia teraputica respeitou a deciso de S. Joana tambm teve a possibilidade de trabalhar estes sentimentos de uma forma menos contundente atravs de sua anlise e muitas vezes com os acompanhantes psicoteraputicos.

R. entrou para substituir S. e estabeleceu- se entre Joana e ela uma relao cordial, mas distante.

A terceira mulher da equipe, T., representa para Joana tudo aquilo que ela gostaria de ser: jovem, com uma personalidade forte e independente. T. colocada no lugar da irm amiga e objeto de fantasias homossexuais. Joana quer possuir T., na verdade Joana quer ser como T.

Os dois homens da equipe so, indiscriminadamente, investidos sexualmente. Joana tenta seduzi- ls e os teme por isso.

O acompanhamento segue com 24 horas at dezembro quando passa para 12 horas e uma enfermeira (que a prpria Joana escolhe entre as que j a haviam atendido antes) volta a atender Joana durante as noites. Em janeiro diminui- se o acompanhamento psicoteraputico para seis horas com o objetivo de trabalhar o uso do tempo de Joana e sua dificuldade em estar s.

Em fevereiro Joana j est bem, retomando suas relaes sociais e podendo elaborar suas dificuldades. Mesmo com as frias do terapeuta a equipe sente- se segura para diminuir o acompanhamento psicoteraputico para trs horas dirias, segundo uma avaliao de possibilidades de Joana. Em maro o acompanhamento foi encerrado e Joana permaneceu com a enfermeira trs noites por semana, pois ainda se sentia insegura em dormir s. Retornou Universidade, na tentativa de concluir seu curso de direito, o que aconteceu no final do ano.

14

5. Consideraes Finais

O presente estudo foi para ns um desafio, visto que no tnhamos conhecimentos a cerca deste tema, a literatura ainda escassa, tentamos mostrar a trajetria do acompanhante teraputico de pacientes com esquizofrenia nesta jornada muitas vezes incerta.

Foi possvel ver a posio do acompanhante teraputico, seu manejo e suas estratgias, sua aplicabilidade se estende desde pacientes psicticos, crianas ou adultos. A influncia dos

movimentos antimanicomiais, como foi importante para a origem dos acompanhantes teraputicos, e a quebra de paradigmas a cerca da doena Mental.

A prtica do acompanhante teraputico tem aberto novas possibilidades aqueles que anteriormente estavam excludos margem da sociedade, legitimando um trabalho onde o acompanhante teraputico assume uma funo de aliado de seu paciente, ajudando-o a drenar seu sofrimento, e a medida que o paciente se sente compreendido, se faz possvel o reconhecimento de sua identidade e a reconstruo de suas redes sociais.

Conclumos ento que o acompanhamento teraputico em pacientes psicticos acima de tudo um trabalho de articulador do real e do simblico.

15

6. Referncias Bibliogrficas Roudinesco E, Plon M. Dicionrio de Psicanlise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. p.189

Zimerman DE. Vocabulrio Contemporneo de Psicanlise. Porto Alegre: Artmed, 2001. p.129

Carrozzo LN. A rua como espao clnico. Acompanhamento teraputico / Equipe de Acompanhantes Teraputicos do Hospital Dia A Casa, org. -- So Paulo: Escuta, 1991.

Londero I & Pacheco BTJ. Por que encaminhar ao acompanhante teraputico? Uma discusso considerando a perspectiva de psiclogos e psiquiatras. 2006; 11(2): 259-267. Fujihira YC. Acompanhando a incluso: um percurso tico. Psych. 2006; X(18): 101 108.

16

Vous aimerez peut-être aussi