Vous êtes sur la page 1sur 14

Histria No Cinema Semana de Histria Antiga e Medieval Anais do Evento

Dilogos entre cinema e histria: Aspectos da interpretao cinematogrfica contempornea da sociedade medieval no filme Em nome de Deus (Stealing Heaven ) (1988)
Ana Luiza Mendes Eliane Verssimo de Santana1 Introduo A Histria, alm de transmitir testemunhos do passado, suas anlises e interpretaes tambm influencia no desenvolvimento e na criao de mitos que ultrapassam pocas e conceitos. Um dos elementos que auxilia na longevidade desses mitos, em nossa poca, refere-se a linguagem cinematogrfica. Esta, por sua vez possui caractersticas prprias e distintas da utilizada na interpretao histrica. Pretendemos nesse estudo analisar o dilogo existente entre histria e cinema, apontando para uma reflexo sobre generalizaes e vises estereotipadas do perodo medieval. Assim, elaboramos aqui uma pequena e superficial anlise do filme Em nome de Deus (Stealing Heaven) e sua possvel contribuio para o estudo da viso que a sociedade da dcada de 80 possui da poca medieval, alm do uso dessa linguagem como elemento de construo imagtica dessa sociedade.

A interpretao cinematogrfica de Clio. Do ponto de vista da comunicao, o cinema considerado uma forma de representao passvel de crticas por dois principais fatores: primeiro ele um mtodo comunicacional que demanda tcnica e material, sendo dessa forma diretamente atrelado a questes de recursos e instituio2. Para que se desenvolva um cineasta no basta unicamente o seu conhecimento ou a sua criatividade, e sim todo um aparato de reproduo da mdia, que vai desde a produo executiva, ou captao de recursos at as salas de cinema ou mdias3.

Alunas de mestrado do Programa de Ps Graduao em Histria da Universidade Federal do Paran, ligadas ao Ncleo de Estudos Mediterrnicos NEMED. MARTIN, Marcel. A linguagem Cinematogrfica. So Paulo: Brasiliense, 1990. p. 21 SANTOS. Jean Isidio dos. O cinema e a Industria Cultural. In Indstria Cultural e Cultura Mercantil. Corifeu. Rio de Janeiro: 2007

2 3

Setembro / 2012 Curitiba Paran Brasil

ISSN 2316-7955

44

Histria No Cinema Semana de Histria Antiga e Medieval Anais do Evento

O segundo ponto refere-se ao fator de que o cinema como mensagem oferece uma ampla gama de signos a serem digeridos pelo espectador. Esse ponto se coloca portador da necessidade de que o expectador seja capaz de reconhecer todos os signos apresentados na mensagem, ou seja dificilmente seriamos capazes de assistir um filme independente polons da dcada de 60 sem termos o conhecimento de crtica e contexto da vivncia no regime sovitico. Tendo como base um conhecimento estabelecido de reconhecimento de uma linguagem e uma lgica lingustica, elimina-se o mximo possvel de esttica e ruido na percepo da mensagem, por tanto, entende-se todo o complexo de subjetividade da mensagem, caracterstica da linguagem cinematogrfica. Assim, consideramos que o cinema, assim como a fotografia, no pode ser tomado como representaes da realidade em si, mas um recorte interpretativo da realidade, que antes passa diretamente pela mente e contexto do seu produtor e momento, sendo, portanto, uma viso anteriormente construda baseado uma interpretao prvia. Isso ocorre devido tambm a prpria linguagem utilizada nessa arte, que tem por base a reproduo fotogrfica da realidade4. Assim, a realidade apresentada atravs da linguagem cinematogrfica no possui neutralidade, possuindo sempre algo mais que o conhecimento evidente, criando assim uma dialtica significante-significado. Assim:

Na realidade, a representao sempre mediatizada pelo tratamento flmico. Se o cinema linguagem, porque ele opera com a imagem dos objetos, no com os objetos em si. A duplificao fotogrfica arranca ao mutismo do mundo um fragmento de quase-realidade para dele fazer o elemento de um discurso. dispostas de forma diferente do que surgem na vida, transformadas e reestruturadas no decurso de uma interveno narrativa, as efnges do mundo tornam-se elementos de um enunciado5.

necessrio, portanto, ter em mente que, embora possamos encontrar conjecturas entre a histria e o cinema, seus discurso e linguagem esto em patamares diferentes. Enquanto aquela tem como prerrogativa a anlise atenta aos documentos, s fontes que lhe do existncia com o objetivo da compreenso mais prxima possvel sobre realidades passadas, este no tem, necessariamente, uma relao de intimidade

4 5

MARTIN, Marcel. Op. Cit., p. 24 Ibid. p. 28

Setembro / 2012 Curitiba Paran Brasil

ISSN 2316-7955

45

Histria No Cinema Semana de Histria Antiga e Medieval Anais do Evento

com a verdade, pois esta construda a partir de fragmentos da realidade. Dessa forma, podemos conceber o cinema como uma representao do que ocorreu em uma determinada poca, ou com um determinado personagem que, todavia, est permeado dos conceitos e das verdades da sua prpria poca e dos seus prprios artfices. O pensamento frankfurtiano nos apresenta o produto cultural como previsvel. Observa-se clichs exibidos com novas roupagens, tcnicas e discursos que visam dificultar a atividade intelectual do expectador, que sobrecarregado de detalhes, efeitos, msicas e fatos6. Na linguagem cinematogrfica, encontramos a necessidade de se retratar o cotidiano, elaborando uma aproximao e identificao do espectador com o universo fictcio enquanto mundo real. Mesmo em filmes que aparentemente visam retratar momentos histricos, h sempre uma forma de identificao entre a realidade contempornea a produo do filme e a retratada. Dentro desta perspectiva, considerando a diferena existente entre essas duas linguagens, pretendemos analisar o filme Em Nome de Deus (Stealing Heaven), produzido a partir de uma novela escrita por Marion Meade, Stealing Heaven: The Love Story of Heloise and Abelard, de 1979, conta as venturas e desventuras do casal real Pedro Abelardo (1079-1142) e Helosa (1101-1164). Para a anlise, porm, consideramos que, no apenas por ter sido baseado em uma novela ficcional, mas pela prpria caracterstica da linguagem cinematogrfica, antes de tomar o filme como realidade absoluta da poca medieval, pretendemos compreend-lo como uma interpretao que a sociedade da poca de produo do filme dcada de 80 possua e representava da sociedade medieval. Encontramos, assim, constantes representaes que podem ser consideradas como anacrnicas com o perodo histrico que o mesmo pretende expor. Exemplos como a constante ideia de maniquesmo entre as normas sociais e o amor verdadeiro, assim como a constante crtica a Igreja catlica7 em nossa viso so mais afirmaes referentes aos anseios da sociedade contempornea do que necessariamente do perodo da baixa idade mdia, no qual o filme se passa.

ADORNO, T. & HORHEIMER, M. (1985). Dialtica do Esclarecimento: Fragmentos Filosficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. p. 116 Essa ideia torna-se ainda mais clara quando analisamos a cultura pop da dcada de 80, onde encontramos uma crescente crtica Igreja catlica por parte de artistas como Madonna e Sinead O'connor ou mesmo dentro da stima arte, como o filme The Prophecy.

Setembro / 2012 Curitiba Paran Brasil

ISSN 2316-7955

46

Histria No Cinema Semana de Histria Antiga e Medieval Anais do Evento

Segundo Jean-Claude Bernardet, elementos tcnicos influenciam de forma decisiva na qualidade do filme. Na tentativa de analisar de forma superficial algumas cenas do filme, percebemos que o diretor utiliza de diversas tcnicas para ater o espectador fragmentos da realidade, utilizando para isso elementos que visam relacionar a sensibilidade do espectador a determinados estmulos8. Considerando que o cinema amplia a percepo onrica de seus espectadores. As tcnicas utilizadas para a filmagem mobilizam no apenas o olhar da audincia, mas todos os aspectos de seu corpo, visando a criao de uma imagem artstica que busca atingir o espectador em sua sensibilidade9. Assim, alm da pontualidade mecnica da trilha sonora e as tcnicas de iluminao, que visam criar um elemento ora de santidade ora de impureza. Em cenas em que h a presena de planos abertos, o filme no foge do plano mediando; nos planos de close h sempre a presena do boke. Os personagens que representam os maus esto no contra-plong, mostrados sempre de baixo para cima, que visa demonstrar superioridade, autoridade ou poder, enquanto os heris e a populao encontram-se em plano mdio. J na cena que visa demonstrar grande martrio, a cena por exemplo da viagem de Helosa em direo de seu amado castro, utilizada o plano inferior, que visa demostrar justamente a ideia de sofrimento. O filme Stealing Heaven foi filmado na Yuguslavia, e seu objetivo, antes de ser um filme blockbuster, foi o de atingir uma camada determinada do pblico europeu. Considerado, mesmo para a poca, uma produo de baixo investimento, no chegou a ser exibido nos cinemas, sendo destinado apenas para os canais televisivos. Pelo seu alto teor de sensualidade, caracterstica constante nos filmes do diretor Clive Donner, o filme teve um corte de censura quando foi exibido nos Estados Unidos, perdendo suas cenas de sexo. O filme que aqui analisamos, visa, portanto, um pblico em especfico. Toda a sua criao visa a destinao para esta audincia, que estudada e analisada antes do inicio da produo do roteiro, baseado inicialmente em um romance ficcional e adaptado para as telas do cinema.

8 9

BERNARDET, Jean-Claude. O que cinema. So Paulo: Brasiliense, 2000. p. 45. BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade tcnica. In: Magia e Tcnica, Arte e Poltica. So Paulo: Brasiliense, 1987, v.1p. 194.

Setembro / 2012 Curitiba Paran Brasil

ISSN 2316-7955

47

Histria No Cinema Semana de Histria Antiga e Medieval Anais do Evento

Antes, portanto, de representar uma tentativa de compreenso da sociedade medieval da baixa idade mdia, podemos considerar o filme Stealing Heaven como uma viso de como esta parcela da sociedade da dcada de 80, a qual o filme fora construdo para atingir, interpretava a sociedade medieval, uma que os anseios dessa da poca de produo do filme so transpostos para a representao imagtica. Antes da compreenso dos valores existentes na sociedade da baixa idade mdia, compreendemos este filme como uma transmisso de valores contemporneos atravs da construo de uma realidade ficcional, que utiliza o imaginrio moderno de valores mticos construdos sobre a sociedade medieval, atribuindo-lhes significados que s possuem sentido na audincia moderna.

Helosa e Abelardo nas fontes Procuraremos aqui abordar aspectos da histria que o filme busca retratar, mas tendo como base as fontes que relatam traos da histria de Helosa e Abelardo. De inicio ressaltamos que o perodo em que o filme retrata refere-se ao sculo XII, no contexto de renascimento das cidades medievais. Assim, o contexto apresentado no filme relata a efervescncia urbana do renascimento das cidades medievais do sculo XII. A partir desse sculo a Europa ocidental, e mais especificamente os principais centros urbanos, passam por uma srie de transformaes que modificam drasticamente sua dinmica de funcionamento. O conjunto de transformaes nas estruturas sociais, econmicas, polticas e culturais que permeiam esse sculo constitu o perodo conhecido como Renascimento do sculo XII das cidades medievais, que passam a ser tidas como centros de produo econmica e cultural10. Esse processo de modificaes est intimamente ligado desenvolvimento material no qual a cristandade latina esta passando11. Aspectos no apenas religiosos, culturais e artsticos passam a se desenvolver adquirindo carter eminentemente urbano, mas tambm aspectos fsicos. A cidade passa a estabilizar-se fisicamente em lugares fixos, quase sempre protegido por muralhas12 que institucionalizam sem espao poltico

10

LE GOFF, Jacques. O apogeu da cidade medieval. Trad. Antonio de Padua Danesi. SP: Martins Fontes, l993. p.193 DUBY, Georges. Idade mdia, idade dos homens. So Paulo : Companhia das Letras, 1998. p.125. Nem todas as cidades eram protegidas por essas guarnies. Na verdade, grande parte delas s a dotou essa forma de proteo aps a Guerra dos Cem anos. Porm, essa realidade de fortificao constitui

11 12

Setembro / 2012 Curitiba Paran Brasil

ISSN 2316-7955

48

Histria No Cinema Semana de Histria Antiga e Medieval Anais do Evento

e social, constituindo assim uma comunidade produtiva e organizada com caractersticas corporativas, culturais e intelectuais. A cidade em questo, a Frana, esse movimento de progresso pode ser analisado segundo referncias do ponto de vista econmico e demogrfico. Assim o processo de crescimento de permetros das muralhas, o surgimento de burgos e subrbios, e construes - Igrejas, praas, bairros, centros comerciais, muralhas e portas pode ser considerado como movimentos necessrios para o desenvolvimento da cidade, e apontam para o fato do crescimento urbano13. O crescimento da rea agrcola, a alta dos preos dos produtos o alargamento do nmero de trabalhadores transfere, atravs do fisco senhorial, o aumento dos recursos determinados por esses fatores, tornando assim o senhor rural de cada localidade uma das poucas, inicialmente, a tirar proveito dessa situao. Assim, percebe-se mudanas no apenas no interior dessa classe, mas tambm na sua forma de estruturao e relativizao dos costumes, antes tipos como incontestveis: Le Goff afirma que a cidade medieval pode ser caracterizada como herdeira de um modelo de cidade antigo, onde se modifica alguns sentidos, tendo no apenas interaes entre meio urbano e rural, mas sinais que so adquiridos e adaptados com a situao em que se encontra. Diferente das bastides, simples cidades fortificadas, caractersticas do Sudoeste meridional, no costuma-se encontrar um centro nico e caracterstico. A estruturao da cidade elaborada atravs de elementos independentes que possuem maior ou menor influencia, por sua funo, na vida e localizao dos citadinos. De fato, uma das principais caractersticas dessa urbanizao foi, sem dvida, o desenvolvimento intelectual e cultural que permearam quase todos os aspectos desses espaos urbanos. Antes do nascimento da instituio que conhecemos como Universidade, o ensino era realizado geralmente em escolas capitulares, cannicas e

um dos elementos mais relacionados com o imaginrio do perodo medieval. Mesmo tendo sido construdas, provavelmente por motivos de proteo, etas tambm eram inspiradas pela ideia e simbologia de muros lendrios que protegiam o espao sagrado do interior da cidade. Outro fator para a construo destas, relaciona-se com a construo de uma conscincia identitria urbana nesses centros: Ainda aqui o funcional e o simblico, o militar e o poltico esto estreitamente ligados. LE GOFF 1993, p. 17
13

Sobre os aspectos fsicos do aumento proporcional das edificaes fsicas das cidades medievais, podemos citar o estudo elaborado por Le Goff em O apogeu da cidade medieval, onde este elabora uma anlise minuciosa sobre a cristalizao desse ambiente urbano.

Setembro / 2012 Curitiba Paran Brasil

ISSN 2316-7955

49

Histria No Cinema Semana de Histria Antiga e Medieval Anais do Evento

episcopais que passam a ser consideradas como ncleos formadores de saber. Tendo como local de desenvolvimento o espao urbano, desvinculando a escolarizao da obedincia monstica14, e tendo como ncleo a catedral, essas escolas possuem um mtodo de ensino baseado em exerccios lectio, quaestio, reparatio e disputatio e em sesses pblicas15. Esse mtodo objetiva antes da simples reproduo do conhecimento obtido durante as lies, um exerccio prtico constante, formando assim um processo educativo ligado ao esprito. Nessas escolas ensinavam-se o trivium, o quadrivium, aspectos da Sagrada escritura, alm das vozes de autoridades. No filme Stealing Heaven observamos algumas cenas em que retrata-se Abelardo em um dilogo espontneo com seus alunos. Esse dilogo, mesmo que tenha sido representado de forma que aparente desordenao, encontrado nessas escolas: as quaestiones. Durante a lectio, onde o mestre realizava a leitura e comentrio do texto, podendo ser algum escrito clssico ou textos bblicos, o que gerava algumas indagaes por parte dos alunos. Estas eram esclarecidas durante as quaestiones:
Das quaestiones, brotava o dilogo disputatio entre o professor e os alunos, ou entre grupos de alunos, seguindo o proceder da dialtica. claro que esses duelos intelectuais no chegavam ao nvel dos que se praticavam, depois, nas universidades. Mas, com certeza, eles aguavam o esprito dos jovens estudantes e lhes fortaleciam a memria. Ao mesmo tempo desenvolviam a competio, como se depreende de modo como eram organizada as disputationes. O professor dividia os meninos em vrios grupos, dos quais cada integrante fazia perguntas a um parceiro. O bom andamento do certame, a ordem a ser estabelecida e a correo os erros de latim cometidos ficavam a cargo do professor. Tudo tinha feio de justa intelectual. Ao trmino, era feito a classificao em vencedores e vencidos. Por meio dessa emulao sadia, os alunos aprendiam a saber perder e a saber ganhar.16

Outra caracterstica que o filme nos revela, refere-se ao grupo de estudantes que segue Abelardo. De fato, existia nesse ambiente das escolas episcopais um grupo que ficou conhecido na histria como Goliardos. Sua origem de fato variada, podendo
14 15

LIBERA, Alain de. A Filosofia Medieval. So Paulo: Edies Loyola, 1998.p. 22 Para saber mais sobre cada uma especificaes das quais os estudantes das escolas medievais estavam sujeitos durante os anos de estudo, ver ULLMANN, Reinholdo Aloysio. A Universidade Medieval. 2 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS. 2000 ULLMANN, Reinholdo Aloysio. A Universidade Medieval. 2 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS. 2000 p. 59

16

Setembro / 2012 Curitiba Paran Brasil

ISSN 2316-7955

50

Histria No Cinema Semana de Histria Antiga e Medieval Anais do Evento

pertencer a nobreza ou ao campesinato. De fato, esse grupo possui uma carter urbano, sendo uma das consequncias do aumento demogrfico do renascimento do sculo XII, e da mobilidade social caracterstica desse perodo. Subtrados de sua funo na estrutura social, geralmente seguem o mestre de sua escola: Formam o corpo da vagabundagem estudantil to caracterstica, ela tambm, do sculo XII 17 Dentro desse contexto de escolas urbanas, Abelardo pode ser considerado como o primeiro representante exemplar. Pode ser considerado como um marco pruniversitrio, pois j estabelece uma hierarquia entre scolares e magistri18. Le Goff afirma que Abelardo representa a primeira figura de destaque do meio parisiense, e de fato, grande parte do futuro reconhecimento do aspecto educacional de Paris se deve a ele. Que era considerado uma grande figura intelectual, e reconhecido em vrios mbitos dessa cristandade latina, atraindo grande nmeros de estudantes esperanosos em alcanar conhecimento. Abelardo o primeiro professor19. A filosofia de Abelardo caracterizada pela principalmente pela Lgica. Tem especial ateno e cuidado com o uso da dialtica, considera como objetivo da lgica a adequao entre a linguagem e a realidade que manifesta. Outra caracterstica uma intensa tentativa de conciliao entre a razo e a f, satisfazendo as necessidades do meio escolar. Verger afirma que Abelardo pode ser identificado como renovador da dialtica e um dos fundadores da escolstica medieval20. Alain de Libera nos informa, que todas as operaes desenvolvidas nesse perodo eram consideradas como uma ferramenta para o alcance do conhecimento. A lgica ou a metafsica no passavam de instrumentos que auxiliavam nessa funo propedutica. No existia a filosofia como a conhecida na antiguidade, nos Liceus, mas sim como teologia. Mesmo no existindo espao para a figura social do filosofo em si, como na antiguidade, a filosofia medieval permitiu a possibilidade de um pensamento transcendental. Convm observar que essas escolas no possuam arquivos constantes que nos relegam afirmaes sobre seu funcionamento. Assim, abstraindo as questes afetivas,
17 18 19 20

Le Goff, Jacques Os Intelectuais na Idade Mdia, Lisboa: Gradiva , 1983 p. 30 Ibid., p. 33 Ibid., p. 34 VERGER, Jacques. Cultura, ensino e sociedade no Ocidente nos sculos XII e XIII; traduao Viviane Ribeiro. Bauru, SP: EDUSC, 2001, p. 55.

Setembro / 2012 Curitiba Paran Brasil

ISSN 2316-7955

51

Histria No Cinema Semana de Histria Antiga e Medieval Anais do Evento

podemos identificar na Historia calamitatum informaes que contribuem para a anlise desse ambiente escolar. Atravs dessa anlise, percebe-se que o funcionamento no estava ligado a estatutos escritos, mas sim a uma prtica emprica. Nessas escolas, nas quais o ensino no era gratuito, o professor possua uma relativa autonomia em relao a seus ensinos, existindo porm uma hierarquia interna, tanto em relao aos professores quanto aos alunos21. No filme, observamos por diversas vezes a autodefinio por parte de Abelardo como filsofo. Sabemos que esse termo no medievo no esta relacionado diretamente com a definio de filsofo que existia na antiguidade. O filsofo aqui, mais particularmente considerado como uma forma de compromisso com o conhecimento. As informaes que permaneceram sobre este peculiar casal provm da Historia Calamitatum, Histrias das minhas calamidades, espcie de autobiografia na qual Abelardo rememora o perodo em que, segundo ele mesmo, era o melhor professor de Paris, condio que lhe permite a convocao para ser o tutor de Helosa, sobrinha do cnego Fulbert, fato que pode ser considerado como o fio condutor de sua desgraa, pois, como afirma Roscelin, antigo mestre de Abelardo, o qual animado por um esprito de luxria, se infiltra na casa de uma donzela muito ajuizada com o intuito de ensin-la a racionar e, no final das contas, ensina a fazer amor. 22 Outro conjunto de fontes que nos foi legado sobre a histria dos dois amantes formado pelas correspondncias atribudas aos dois. Esses documentos ainda
geram interpretaes diversas tanto em relao ao que expressa o seu contedo quanto veracidade da autoria. evidente que os escritos foram compilados, como hoje os acessamos, em poca posterior ao perodo em que foram redigidos, o que contribui para as variaes das anlises, pois a cada momento surgem novas formas de compreenso do passado. 23

Assim, segundo Zumthor, a maioria dos medievalistas est hoje de acordo em ver na Correspondncia, no o resultado puro e simples de uma colagem de cartas originais, mas um dossi organizado; no certamente falso, mas uma obra, na medida
21 22

Ibid., p. 51 MENDES, Ana Luiza. Entre a razo e o pecado: a linguagem do amor nas correspondncias de Abelardo e Helosa. Monografia de concluso do curso de graduao em Histria. UFPR, Curitiba, 2009, p. 49. Ibid., p. 13.

23

Setembro / 2012 Curitiba Paran Brasil

ISSN 2316-7955

52

Histria No Cinema Semana de Histria Antiga e Medieval Anais do Evento

em que essa palavra implica inteno e estruturao depois dos acontecimentos que explicitam.

24

, feita possivelmente 150 anos

Com base, portanto, nesses documentos a Histria se debrua para tentar alar as memrias dos acontecimentos na vivncia dos dois. Sobre Helosa pouco se sabe. Sua ascendncia da alta aristocracia da le-de-France. Descente por parte de pai dos Montmorency e dos condes de Beumont, por parte de me dos vidamas de Chartres, estava ligada, como Abelardo alis, a um dos cls que disputavam o poder no squito do rei Lus VI.
25

Portanto, Helosa no era qualquer mulher, de forma que sua fama no

se faz somente em prol da sua relao com Abelardo. Como este mesmo atesta,

havia ento em Paris uma moa chamada Helosa, sobrinha de um certo cnego Fulbert. Este, que a amava com ternura, nada havia poupado para lhe dar uma educao refinada. Ela era bastante bonita e a extenso da sua cultura tornava-a uma mulher excepcional. Os conhecimentos literrios so to raros entre as pessoas de seu sexo que ela exercia uma atrao irresistvel, e sua fama j corria pelo reino. 26

Pode-se, portanto, compreender Helosa como uma mulher avanada para o seu tempo. Mas no to avanada como o filme Em nome de Deus sugere. Nele podemos observar uma cena em que o tio de Helosa aponta para um pretende a marido, o qual representado praticamente como um gluto, talvez para desenvolver o asco no espectador que corrobora com a atitude feminista da protagonista em rejeit-lo. fato que Helosa, nessa fase da trama cinematogrfica, j est envolvida com Abelardo, mas o fato que, na Idade Mdia, casamento era um assunto masculino, isto , tratados pelos homens das duas famlias ao passo que as mulheres, muito sutilmente conquistaram a possibilidade de poder consentir ou no no casamento. Essa era a teoria desenvolvida a partir do sculo XII que, contudo, sabemos ser bem diferente da prtica. No que ainda tange sobre o casamento, Helosa tambm o recusou mesmo com Abelardo, o seu amor. Para ela, com base nos preceitos filosficos, o casamento no combina com o amor que livre, enquanto aquela instituio aprisiona o corpo e alma

24 25

Correspondncia de Abelardo e Helosa. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 2000, p.3. DUBY, Georges. Helosa, Isolda e outras damas no sculo XII. So Paulo: Companhia das Letras, 1995, p55. Correspondncia de Abelardo e Helosa. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 2000, p. 39.

26

Setembro / 2012 Curitiba Paran Brasil

ISSN 2316-7955

53

Histria No Cinema Semana de Histria Antiga e Medieval Anais do Evento

do filsofo que no pode se dedicar s atividades intelectuais se preso s necessidades vulgares, mundanas. A postura forte de Helosa sobre o casamento pode ter influncia dos filsofos que estudava antes e com Abelardo e tambm da literatura, especificamente do amor corts, gnero que justamente dita a separao entre amor e casamento. Estranhamente, por fim ela se casa. Diante disso, Duby analisa as correspondncias como uma ode ao amor, e submisso da mulher ao homem. Ao contrrio, o filme nos passa a ideia da submisso dos dois ao amor. Entretanto, h que se ter em mente o amor ou a expresso dele no sculo XII e no sculo XX em que data a produo do filme, e tambm do nosso sculo. No sculo XII, o amor vivenciado por Helosa poderia ser compreendido como uma virtude, que tem existncia por si mesmo, isto , que no espera nada em troca, a no ser dedicar esse sentimento pessoa que ele pertence. um amor que sofre. Sim. Abelardo foi castrado por causa desse amor e o taxou de pecado, do qual Helosa se defende dizendo que nunca o cometeu, pois nunca teve a inteno de fazer nada errado. Mas tambm sofreu, pois Abelardo, ento seu marido, deus as instrues para que ambos entrassem para a vida religiosa. Como Helosa poderia desobedecer? despeito do amor que sentia por Abelardo, Helosa no era to avanada assim. Se ela no adentrasse vida religiosa teria que se casar com outro qualquer. Outro que seu tio indicasse. A vida religiosa, pois, era a fuga mais sensata de um casamento indesejado, fato corriqueiro entre as nobres donzelas e as vivas medievais. Apesar de sofredor, esse tambm um amor racional, diferente do que nos foi perpetuado ao longo dos sculos, sobretudo a partir do sculo XIX, com o Romantismo que exacerba a dor do amor e transforma no o amor, mas o sofrimento por ele causado como mxima virtude. A virtude consiste tambm no desespero. Mais precisamente no amor desesperado que o filme representa to bem, como pode ser observado na cena inicial, a qual retrata a morte de Helosa. Ela pede o crucifixo. Atitude estranha para quem, 19 anos aps a entrada para a vida religiosa seu amor ainda latente:

Os prazeres amorosos que juntos experimentamos tm para mim tanta doura que no consigo detest-los, nem mesmo expuls-los de minha memria. Para onde quer que eu me volte, eles se apresentam a meus olhos e despertam meus desejos. Sua iluso no poupa meu sono. At durante as solenidades da missa, em que a prece deveria ser mais pura

Setembro / 2012 Curitiba Paran Brasil

ISSN 2316-7955

54

Histria No Cinema Semana de Histria Antiga e Medieval Anais do Evento

ainda, imagens obscenas assaltam minha pobre alma e a ocupam bem mais do o ofcio. Longe de gemer as faltas que cometi, penso suspirando naquelas que no pude cometer. 27

Mas no nos enganemos. No o crucifixo que ela almeja, mas sim a pena que esconde dentro dele. A pena que Abelardo a deu num passeio. O cinema tem paixo por transmitir esse amor exagerado que no morre durante os anos. Que permanece e que d o motivo de viver dos amantes. No que Abelardo e Helosa no fossem exagerados. Eram. Isso podemos verificar na confisso de Abelardo, na qual ele fala:

Nosso ardor conheceu todas as fases do amor, e tambm tivemos experincias de todos os refinamentos inslitos que o amor imagina. Quanto mais essas alegrias eram novas para ns, mais as prologvamos com fervor, e o desgosto no veio jamais. Essa paixo voluptuosa me tomou por inteiro. Cheguei a negligenciar a filosofia [...] com efeito, consagrava minhas noites ao amor. 28

Contudo, o filme no retrata a conexo racional entre os dois amantes. Helosa era culta, sabia latim, conhecia os filsofos antigos e se depara com o melhor professor de Paris. Evidente que entre as sesses amorosas a intelectualidade dos dois era exercida. A prpria Helosa, se dermos credito a ela para a co-autoria das correspondncias, recorre ao argumento do prprio Abelardo para se defender das acusaes deste sobre o pecado praticado pelos dois. Abelardo contribui para uma nova forma de espiritualidade a qual vincula o pecado com a inteno e no com o ato. a moral da inteno. Helosa, pois, argumenta racionalmente, utilizando os preceitos de seu prprio mestre para mostrar-lhe sua contradio e dissuadi-la da culpa. Da mesma forma, o filme no contempla a disputa entre Abelardo e So Bernardo. Denunciado como hertico, [Abelardo] foi levado a um tribunal presidido por So Bernardo (1090-1153), conselheiro de reis e papas e pregador da Segunda Cruzada. O resultado foi sua condenao. Abelardo recorreu a Roma e morreu durante o julgamento de sua apelao. 29 Mas isso no importa ao filme, cujo personagem principal o amor quase transcendental, que vigora aps tantos anos e tem o seu pice no encontro familiar, na
27 28 29

Correspondncia de Abelardo e Helosa. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 2000, p. 119. Idem, p. 41-42. Em nome de Deus: um retrato da poca . Entrevista com Nilton Mullet Pereira e Alfredo Culetton

Setembro / 2012 Curitiba Paran Brasil

ISSN 2316-7955

55

Histria No Cinema Semana de Histria Antiga e Medieval Anais do Evento

cena final em que Abelardo vai ao encontro de Helosa junto com o filho, Astrolbio. Esta cena defende nitidamente os valores familiares da atualidade e no os valores da poca do casal. A famlia como concebemos atualmente no era pesada da mesma forma. Sobre Astrolbio s h uma referncia na Histria Calamitatum: que quando nasceu este foi o nome escolhido a ele. Nenhuma referncia a mais. Possivelmente tenha seguido o caminho das crianas no perodo medieval. Estas, aproximadamente aos oito anos eram separadas da companhia do pai, me, irmos, para serem educados em outras casas. Astrolbio pelo que tudo indica, sequer chegou a conviver com a me, que logo entrou para a vida religiosa. A histria de Abelardo e Helosa transformou-se um mito no s atravs da historiografia, mas tambm na mentalidade daqueles que imaginam o amor como uma virtude que pode permanecer no tempo. Tal constatao pode-se fazer ao recorrermos informao dada por Fernando Baez, em Histria universal da destruio dos livros, de que em 1930 um tribunal dos Estados Unidos proibiu a circulao das Cartas de amor a Helosa, de Abelardo, porque defendia os sentimentos, sempre temidos, e promovia uma respeitvel introduo ao sexo entre intelectuais. Helosa e Abelardo era concebido como perigoso. Em outra vertente, este amor celebrado como o demonstra o poema do sculo XVI de Alexander Pope, o qual se articula a partir do eu-lrico de Helosa que escreve, no convento, sobre suas mgoas e confessa que Abelardo ainda dono dos seus pensamentos e no Deus. O poeta, portanto, celebra a perseverana amorosa de
30

Ou seja, o amor perpetuado por

Helosa, da mesma forma que faz o filme, cujo personagem principal, reitero, o amor de Heloisa que subsiste ao tempo e distncia.

30

BAEZ, Fernando. Histria Universal da Destruio de Livros: das tbuas sumrias Guerra do Iraque. Traduo de Lo Schlafman. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006. p. 131. APUD: CAMPOS, Ana Clia Passos Pereira; MARQUES, Daniela de Freitas. Helosa e Abelardo: dilogos sobre o amor, a poltica e o direito. Rev. Fac. Direito UFMG, Belo Horizonte, n. 58, p. 123-146, jan./jun. 2011, p. 125.

Setembro / 2012 Curitiba Paran Brasil

ISSN 2316-7955

56

Histria No Cinema Semana de Histria Antiga e Medieval Anais do Evento

Bibliografia
ADORNO, T. & HORKHEIMER, M. (1985). Dialtica do Esclarecimento: Fragmentos Filosficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. BAEZ, Fernando. Histria Universal da Destruio de Livros: das tbuas sumrias Guerra do Iraque. Traduo de Lo Schlafman. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006. p. 131. APUD: CAMPOS, Ana Clia Passos Pereira; MARQUES, Daniela de Freitas. Helosa e Abelardo: dilogos sobre o amor, a poltica e o direito. Rev. Fac. Direito UFMG, Belo Horizonte, n. 58, p. 123-146, jan./jun. 2011. BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade tcnica. In: Magia e Tcnica, Arte e Poltica. So Paulo: Brasiliense, 1987, v.1 BERNARDET, Jean-Claude. O que cinema. So Paulo: Brasiliense, 2000. DUBY, Georges. Helosa, Isolda e outras damas no sculo XII. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. _____, Georges. Idade mdia, idade dos homens. So Paulo : Companhia das Letras, 1998. LE GOFF, Jacques. O apogeu da cidade medieval. Trad. Antonio de Padua Danesi. SP: Martins Fontes, l993. ________, Jacques. Os Intelectuais na Idade Mdia. Lisboa: Gradiva , 1983. LIBERA, Alain de. A Filosofia Medieval. So Paulo: Edies Loyola, 1998. MARTIN, Marcel. A linguagem Cinematogrfica. So Paulo: Brasiliense, 1990. MENDES, Ana Luiza. Entre a razo e o pecado: a linguagem do amor nas correspondncias de Abelardo e Helosa. Monografia de concluso do curso de graduao em Histria. UFPR, Curitiba, 2009. SANTOS. Jean Isidio dos. O cinema e a Indstria Cultural. In Indstria Cultural e Cultura Mercantil. Corifeu. Rio de Janeiro: 2007 ULLMANN, Reinholdo Aloysio. A Universidade Medieval. 2 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS. 2000. VERGER, Jacques. Cultura, ensino e sociedade no Ocidente nos sculos XII e XIII. traduao Viviane Ribeiro. Bauru, SP: EDUSC, 2001

Setembro / 2012 Curitiba Paran Brasil

ISSN 2316-7955

57

Vous aimerez peut-être aussi