Vous êtes sur la page 1sur 2

ARANHA, Maria Lucia de Arruda.Alienao e Trabalho In: Filosofando. So Paulo, Editora Moderna, 1993. pg.45-58.

rica Oliveira Xavier

No segundo captulo intitulado Trabalho e Alienao do livro Filosofando, da autora Maria Lcia de Arruda Aranha apresentado para anlise e discusso os conceitos de trabalho e alienao sob viso histrica e filosfica, e como essa temtica abordada no meio social desde os seus primrdios ate os dias atuais. O texto faz-nos refletir sobre essas questes que permeiam nosso dia a dia, e essa reflexo muito interessante, pois nos faz adentrar em caminhos filosficos, o que no to corriqueiro por causa de certo preconceito que a sociedade nos impe, e dessa forma vemos o quanto a filosofia faz parte da nossa vida e procura responder questionamentos que s vezes passam despercebidos no nosso contexto social. Para a viso filosfica o homem transforma a natureza e dessa forma distingue-se do animal uma vez que suas aes so planejadas pelo pensamento sendo assim uma ao intencional. O trabalho do homem uma resposta dos seus interesses naturais que desencadeado na luta pela sobrevivncia tanto individual quanto coletiva. O homem no permanece o mesmo depois do trabalho ele cria uma relao com os outros homens e tem a possibilidade de recriar-se com uma nova perspectiva de mundo, dessa forma o trabalho um exerccio contnuo de interao do homem com o meio social e uma forma de libertar-se, essa liberdade no doada ao homem s um resultado da sua ao transformadora sobre o mundo. A autora tambm traz a viso histrica do trabalho relacionando como um castigo uma vez que foi dado a Ado e Eva depois que eles cometeram o pecado, para o homem o trabalho braal, para a mulher o trabalho do parto, a partir da Aranha faz um panorama da histria do trabalho, desde a antiguidade grega onde o trabalho manual era desvalorizado, o trabalho escravo de Roma, passando na Idade Mdia quando Santo Toms de Aquino buscou reabilitar o

trabalho manual atribuindo-lhe valor, entretanto na sua viso ele pretendia valorizar a ao, ainda na Idade Mdia surge um grande interesse pela arte mecnica do trabalho que era justificada pelo interesse burgus, e nesse perodo ainda surgiu a construo das primeiras mquinas. A autora ainda traz para discusso o surgimento das fbricas e consequentemente a urbanizao, essa fase retrata a mudana do feudalismo para o capitalismo os sculos XVIII e XIX so o marco do desenvolvimento fabril, entretanto, no final do sculo XIX surge explorao do trabalho e a que surge os movimentos socialistas e anarquistas. Ao Discorrer sobre o conceito de alienao, Aranha utiliza os pensamentos do filsofo Hegel que acreditava que a alienao no era entre o escravo e o senhor, mas ao contrrio pelo fato do senhor dar estruturas para o crescimento do escravo poder aprender e conseguir vencer a natureza, sendo que o prprio no tem conhecimento disse se nunca o fez. Maria Lcia ainda traz vrios conceitos sobre alienao, e se atm no significado que o Latim apresenta que pertence ao outro. O Taylorismo abordado pela autora traz o conceito de competitividade no trabalho na busca de melhores cargos, transformando o homem numa maquina, pelo qual no se preocupa com o desgaste fsico muito menos com suas limitaes o desejo que o domina de elevao de cargo o que o deixa completamente alienado, a mdia trata por sua vez tem grande parcela na alienao humana e se apresenta como alienao do consumo, do lazer. No plano econmico, o trabalho alienado produz para satisfazer as necessidades do mercado e no propriamente do trabalhador.
A situao desgastante de rotina e taylorizao acabam com o

envolvimento afetivo e intelectual que o trabalhador teria com seu trabalho, e essa relao vai se tornando fria, montona e aptica. A alienao afeta milhes de trabalhadores nas sociedades capitalistas modernas, onde a produo econmica transformou-se no objetivo do homem, em vez de o homem ser o objetivo da produo. A alienao tem dominado variados aspectos do cotidiano do ser humano ao longo dos anos e tem massacrado classes fazendo com que o ser humano perca contato com seu eu, com sua individualidade.

Vous aimerez peut-être aussi