Vous êtes sur la page 1sur 48

HOMEM E SOCIEDADE

TEMAS ABORDADOS
- a teoria evolucionista e a explicao da biologia para a origem e evoluo do ser humano; - a colaborao da teoria antropolgica sobre a viso da biologia e do evolucionismo; a antropologia defende que a explicao puramente biolgica apenas uma parte de nossa complexa evoluo;

o papel do comportamento cultural tambm foi determinante para surgimento de nossa espcie como hoje. a antropologia afirma que falsa a afirmao que o ser humano determinado pelo clima ou pela herana gentica; as populaes se adaptam a diferentes meio ambientes para sobreviver, mas no o meio ambiente que determina nosso comportamento;

cada indivduo resultado de uma herana gentica, o que no significa que seja escravo dessa herana. Voltar s origens da cultura tambm voltar origem da humanidade. Ter costumes e hbitos aprendidos um comportamento relacionado com a nossa sobrevivncia e evoluo enquanto espcie.

Um ser biopsicossocial
cujo comportamento determinado ao mesmo tempo: BIO por caractersticas orgnicas (o tipo de aparelho fsico e como utiliz-lo); PSICO - por experincias pessoais racionais e afetivas de mundo e; SOCIAL - pelo meio social.

POR QUE SOMOS DIFERENTES?


Antropologia + Arqueologia + Paleontologia + Histria = tm explorado profundamente essa questo sobre a diferena do Homem em relao ao resto do mundo animal que nos cerca.

O que se sabe at o momento ...


nosso comportamento fruto de um processo histrico no qual BIOLOGIA e CULTURA modelaram nossos ancestrais. Ento... Quem comeou a inventar palavras para dar nomes s coisas, ou saber que alimentos so comestveis e como devemos prepar-los?

Enfim...
Quem inventou o primeiro tipo de calado, ou descobriu como fabricar o vidro? Enfim, como surgiu a cultura? Que importncia decifrar esse fato pode ter para nossa compreenso de ser humano?

No sc. XIX...
Charles Darwin (bilogo), afirmou que todas as espcies vivas resultam de uma EVOLUO ao longo do tempo. Cada ser vivo, para chegar at hoje, passou por sucessivas e pequenas transformaes que possibilitaram sua sobrevivncia; esse processo de mudanas orgnicas ocorre por necessidade de ADAPTAO AO MEIO.

CONDIES DO MEIO
Clima, quantidade na oferta de alimentos e todas as questes relacionadas s condies ambientais = esto em constante mudana. Formas de vida existentes precisam acompanhar essas mudanas, estando sujeitas segundo Darwin a dois destinos: a) podem se adaptar e ao longo de muitas geraes apresentarem mudanas visveis; b) no conseguem se adaptar, entrando em extino.

QUEM CONSEGUE SE ADAPTAR?


As espcies que possuem alguns indivduos do grupo dotados de caractersticas tais que os permitem sobreviver e gerar uma prole (conjunto de filhos/as) que d continuidade a essas caractersticas. Seleo natural. Mutaes aleatrias.

Alteraes
So visveis de 100 a 200.000 anos. O que o homem pode acompanhar? a luta pela sobrevivncia e a mudana de hbitos em muitas espcies, como os pombos que povoam as cidades, mas no esto to concentrados demograficamente nos campos.

Atualmente...
Ps-darwinismo ou neodarwinismo, que so consequncia do desenvolvimento de nossa tecnologia de pesquisa, e do prprio conhecimento cujas portas foram abertas por Charles Darwin para seus sucessores.

"O APARECIMENTO DO HOMO SAPIENS- uma espcie que trabalha"


O homem descende do macaco. No h nenhuma crena, em nenhuma cultura que coincida e concorde totalmente com a afirmao de Darwin. Religies: a criao da vida atribuda a um ser criador, a algo externo e superior a toda a vida existente Criacionismo.

Ateno!
A cincia no reconhece como possvel a existncia de seres superiores que tenham dado origem vida, e muito menos entende que o ser humano seja uma espcie privilegiada ou superior, seja pela capacidade de raciocnio, seja pela capacidade de criar crenas.

Do smio ao homem
Para os evolucionistas, todas as espcies vivas foram surgindo das transformaes de outras j existentes, dando origem a novas espcies, enquanto outras se extinguiram. Os primeiros humanos, chamados cientificamente de homindeos, surgiram das transformaes de algumas famlias de smios que fazem parte dos chimpanzs.

Que mudanas diferenciam os homens dos smios?


Nossa espcie surgiu devido a mudanas biolgicas e ao surgimento da cultura. Aumento da caixa craniana = volume cerebral muitas vezes maior que o de um macaco. Postura ereta = possibilita utilizarmos apenas os membros inferiores para nos locomover. Surgimento do polegar opositor = movimento de pina.

Cultura
Comportamento baseado na cultura = inteligncia, fala e indstria. Necessidade de comunicao, cooperao e diviso de tarefas facilitou o desenvolvimento dessas caractersticas BIOLGICAS. Caractersticas biolgicas: forma, funcionamento e estrutura do corpo = herdados, no escolhidos por ns.

Caractersticas culturais
Comportamento no baseado nos instintos, mas nas regras de comportamento em grupo que nos permite transformar a natureza para a sobrevivncia (trabalho), e nos permite atribuir significados e sentidos ao mundo atravs dos smbolos (a cor branco simboliza a paz, ou o tipo de vestimenta simboliza status).

Nossos ancestrais foram lentamente se transformando em humanos, e essa espcie que somos agora, foi aos poucos sofrendo pequenas transformaes que ao longo de milhes de anos nos diferenciaram totalmente de qualquer ancestral smio.

No incio...
O homem tinha mais pelos pelo corpo, o crebro era menor e a mandbula maior. A postura no era totalmente ereta, e as mos no tinham muita habilidade, pois o polegar ficava mais prximo dos outros dedos.

A cada gerao, mudanas muito sutis transformaram a espcie, e nesse processo a cultura teve um papel fundamental, pois possibilitou ou exigiu que nosso ancestral desenvolvesse comportamentos capazes de mudar nossa estrutura biolgica.

FALA
Origem = posio da laringe resultante da postura ereta e a utilizao das mos para trabalhos de fabricao de instrumentos. Instrumentos de pedra lascada = operaes mais complexas e passou a utilizar uma rea do crebro, que a mesma que nos permite falar.

Durante 4 milhes de anos: dormiam em cavernas, no fabricavam abrigos; comiam alimentos crus no sabiam acender o fogo; no havia escrita. Revoluo neoltica: : a agricultura e a domesticao de animais, que permitiram o sedentarismo (comeamos a construir abrigos e povoados ao invs de habitar em abrigos naturais).

O HOMEM SE FIXA
A agricultura e a domesticao de animais significaram a garantia de alimentao dos grupos humanos, independente do sucesso na caa e coleta. Formam aldeias = comeam a trabalhar = estratgia de sobrevivncia. Diviso de tarefas Cooperao com o grupo Especializao.

Vous aimerez peut-être aussi