Vous êtes sur la page 1sur 17

BuscaLegis.ccj.ufsc.

Br

Lei Maria da Penha: aspectos da representao e renncia.

Tiago Henrique Raiher, *

Resumo: O trabalho aqui desenvolvido tem o objetivo de auxiliar os operadores do direito, no entendimento de um dos principais pontos polmicos da Lei Federal 11.340/06, a questo da representao e da renncia a esta, pois a Lei trouxe ao mundo jurdico inmeras imprevises, destacando-se entre elas a nova regra da representao e da renncia representao nos crimes que especifica, as quais, sob as mais variadas interpretaes, entrega ao estudioso do Direito Penal e Processual Penal uma verdadeira exegese, sempre voltando os olhos vontade do legislador de amparar a vtima destes delitos.

I. CONCEITUAO JURDICO-TERMINOLGICA

Modernamente, sabe-se que toda ao penal, que em regra geral pblica, instaurada para que o Estado-Administrao[1] exera um dos seus papis mais importantes, qui o principal deles, o direito de punir[2] o criminoso, infelizmente nos dias atuais de forma no muito eficiente, e um dos requisitos para que haja esta interveno estatal a representao, exercida pela vtima ou seu representante, perante a autoridade competente, para que ento o Estado-Administrao esteja autorizado a realizar a persecutio criminis. [3]

Dentre os inmeros conceitos apresentados pela doutrina, a definio que melhor expressa o sentido do termo, dada por Cezar Roberto Bitencourt (2005):

Representao criminal a manifestao de vontade do ofendido ou de quem tenha qualidade para represent-lo, visando a instaurao da ao penal contra seu ofensor. A representao, em

determinadas aes, constitui condio de procedibilidade para que o Ministrio Pblico possa iniciar a ao penal. (BITENCOURT, 2005, p. 335)

Dotti (2002)[4] bem define o conceito de vtima, estabelecendo que ele se estende a vrios sentidos: a) originrio, em que se designa a pessoa ou o animal sacrificado divindade; b) geral, significando a pessoa que sofre os resultados infelizes dos prprios atos, praticados por outrem ou resultantes do acaso; c) jurdico-geral, representando aquele que sofre diretamente o dano ou o perigo de dano ao bem protegido pelo Direito; d) jurdico-penal restrito, designando a pessoa (fsica ou jurdica) que sofre diretamente as conseqncias da violao da norma; e) jurdicopenal amplo, que abrange o indivduo e a comunidade que sofrem diretamente os efeitos do crime.

De modo geral, agressor a pessoa fsica, sem qualquer particularidade excepcional, a quem a lei atribui uma sano penal quando do cometimento de algum tipo de violncia contra outra pessoa fsica, em uma dada sociedade, provocando na vtima um dano em potencial.

A particularidade do agressor mais concisa ao se ler o art. 7 da lei, visto que assinala minuciosamente todas as aes que tomam forma pela mo daquele, estipulando o delineamento dos tipos de violncia cometidos:

Deve-se registrar, nesta senda, que o Direito Penal possui funes[5] estratgicas preventivas e repressoras, visando coibir o crime. No primeiro caso, h a divulgao geral da norma como mecanismo de desestmulo realizao da ofensa ao bem jurdico, alertando uma severa punio para o seu cometimento, e no segundo, aps o delito ter tomado corpo, engrena na punio exemplar do que anteriormente tinha sinalizado, castigando o delinqente pela sua ofensa.

II. A REPRESENTAO NA LEI 11.340/2006

II.1. A REPRESENTAO NA LEI 11.340/2006 E A AO PENAL PBLICA CONDICIONADA

A ao penal pblica condicionada, como j se viu alhures, a exceo regra no direito penal brasileiro, de modo que est apoiada em quatro princpios informadores: [6]

1) Oficialidade declara qual o rgo incumbido da promoo da ao penal, e o modo como deve ser proposta, estando assim o Ministrio Pblico atrelado agir por ofcio.

2) Indisponibilidade remete ao rgo titular da ao penal, o Ministrio Pblico, a impossibilidade de desistncia desta, no podendo dispor, declinar, ou transigir.

3) Obrigatoriedade ao analisar o contedo das provas, e vendo fortes indcios delituosos, tem o rgo perseguidor estatal a obrigatoriedade de interpor a ao penal competente para ver, ao final, punido o criminoso, independentemente de nuances polticas ou quaisquer que seja.

4) Indivisibilidade na funo histrica de acusador do delinqente, deve o membro do parquet[7] ampliar seus horizontes investigativos, fazendo alcanar, erga omnes,[8] as sanes estabelecidas pelo direito material.

Grande alvoroo trouxe a lei 11.340/06 ao mencionar expressamente no seu art. 16 a condio de representao a ser efetivada pela ofendida.

Trata-se de um procedimento determinado - at o surgimento da lei 11.340/06 -, pela lei dos juizados especiais criminais, guiado pelo art. 88 desta lei, que implicava na exigncia de representao, quando o crime praticado fosse leso corporal de natureza leve.

Contudo, esta exigncia deixou de ser legtima com a vigncia da lei 11.340/06, tornado-se este delito crime de ao penal pblica incondicionada, objeto do prximo item deste captulo.

Entretanto, convm colacionar aqui que Ada Pelegrini Grinover e outros (2005)[9] afirmam que a transformao da ao penal pblica incondicionada em ao penal pblica condicionada significa despenalizao. Sem retirar o carter ilcito do fato, isto , sem descriminalizar, passa o

ordenamento jurdico a dificultar a aplicao da pena de priso. De duas formas isso possvel: a) transformando-se a ao pblica em privada; b) ou transformando-se a ao pblica incondiciona em ao condicionada. Sob a inspirao da mnima interveno penal, uma dessas vias despenalizadoras (a segunda) foi acolhida pelo art. 88 da Lei 9.099/95".

Tal o entendimento de Porto (2006), que expressa que em uma interpretao sistemtica dos dispositivos da Lei 11.340/06, antes citados, poder-se-ia concluir que o afastamento da Lei 9.099/95 determinao genrica, relativa, precipuamente, aos institutos despenalizadores alheios autonomia volitiva da vtima a transao e a suspenso condicional do processo ordinariamente vistos como institutos essencialmente despenalizadores e, como reiteradamente aplicados de forma benevolente, granjearam a m fama de serem benefcios causadores da impunidade. Entretanto, a representao continua exigvel nos crimes de leses corporais mesmo ante a qualificadora do 9 do art. 129 do CP, visto que, apesar de ser tambm uma medida despenalizadora, ela concorre em favor da vtima, outorgando-lhe o poder de decidir acerca da instaurao do processo contra o acusado. [10]

Com conotao histrica, Porto (2006) esclarece que o legislador cercou esta deciso de garantias como a exigncia de que a desistncia ocorra em presena do juiz e seja ouvido o Ministrio Pblico. Ademais, o direito de decidir sobre representar ou no pressupe a possibilidade de conciliao civil, o que, seguramente, atende a interesses da vtima, nem sempre sediados na exclusiva punio criminal do seu agressor, mas, fundamentalmente atrelados ao interesse reparatrio dos danos sofridos, inclusive aqueles de carter moral que, segundo afirma a doutrina da responsabilidade civil extramaterial, tm evidente carter punitivo e pode importar em severa punio ao agressor. Outrossim, o art. 17 da nova Lei manifesta a preocupao do legislador com punies insuficientes nos crimes em questo. [11]

Apregoa ainda Porto (2006) que ao proibir a aplicao de cestas bsicas e outras de prestao pecuniria ou multa isolada, o legislador est se dirigindo tanto ao Ministrio Pblico, nas hipteses em que ainda seja possvel a transao penal ou suspenso condicional do processo e que, ab initio, [12] parece ser apenas o caso de algumas contravenes penais (vias de fato e importunao ofensiva ao pudor) como tambm e principalmente ao Poder Judicirio, limitando as hipteses de substituio da pena privativa de liberdade por restritivas de direitos (art. 44 do CP). Todavia, poder-se-ia argir que a redao desse dispositivo em consonncia com o anterior revela que a inteno fundamental do legislador no era afastar a exigibilidade de representao e sim evitar, doravante, a aplicao de penas pecunirias em caso de delitos praticados com violncia contra a mulher.[13]

A celeuma surge, a contrario sensu, [14] quando se discute a impropriedade de tal exigncia em face do contido no art. 3 da Lei Maria da Penha, o qual elenca, dentre tantos outros direitos

assegurados, o da convivncia familiar, mostrando um gigantesco obstculo que pode ser ativado, subtraindo da ofendida o direito de reaver a paz no seio de sua famlia, a possibilidade de rearmoniazao do lar.

De conseguinte, consoante magistrio de Cunha e Pinto (2007), [15] na esmagadora maioria das vezes, se percebe a rpida reconciliao entre os envolvidos, servido o processo penal apenas para perturbar a paz familiar, quando a finalidade do aplicador da lei deve ser, sempre, a preservao da famlia....

verdadeira tal assertiva, comprovada na prtica, nas varas criminais, especializadas ou no nestes crimes, visto a real manifestao das vtimas no balco dos cartrios, desejando a extino da ao penal oportunamente iniciada nas delegacias de polcia, consoante se extrai das informaes registradas nos anexos III e IV aduanados na parte final deste trabalho, levando a uma comparao entre os processos ajuizados e as audincias solicitadas pela ofendida.

Resta adequada, sem dvida, a colocao de Porto (2006), quando adverte: [16]

a mulher vtima de violncia domstica sofrer presso para desistir da representao oferecida e que, dependendo de sua condio econmica ou social esta presso poder exercer acentuada influncia em sua deciso, no menos certo asseverar que a Lei 11.340/06 tambm visa minimizar ou eliminar por completo esta constelao de fatores perversos que lhe diminuem a liberdade de escolha, criando condies propcias para uma deciso mais livre por parte da vtima, e o faz ao estabelecer importantes medidas protetivas que obrigam o agressor (arts. 22 e 23) e que beneficiam diretamente a ofendida (art. 24), alm das garantias de transferncia no servio pblico e manuteno do vnculo empregatcio (art. 9, 2, I e II).

De outro turno, o autor assevera que a tese central de parte da doutrina que ainda aceita a exigncia da representao a de que o legislador pretendeu afastar apenas o benefcio de natureza estrita da Lei 9.099/95, como o caso da transao penal, e explica que tal situao assim dada porque a regra do art. 88 desta lei est contida nas disposies finais da mesma, caracterizando norma acidental e no essencial.

No entanto, exatamente neste ponto Golalves e Lima (2006) [17] frisam que, apesar da Lei 11.340/06, em seu art. 16, determinar que nas aes penais pblicas condicionadas

representao da ofendida s ser admitida a renncia perante o juiz, tal situao no se aplica aos crimes de leso corporal leve praticadas no mbito domstico, somente aos crimes em que o Cdigo Penal expressamente determine que a ao seja condicionada representao.

II.2. A REPRESENTAO NA LEI 11.340/2006 E A AO PENAL PBLICA INCONDICIONADA

No decorrer deste trabalho, muito j se falou sobre representao, bem como da ao penal pblica incondicionada.

O que se pretende aqui demonstrar a rigidez com que deve ser tratado o instituto da representao dentro da lei 11.340/06, no somente pela tica constitucional, mas, sobretudo, sob o prisma holstico que nos brinda a hermenutica.

A ao penal pblica incondicionada a regra no direito penal brasileiro, visto estar alicerada nos mesmos quatro princpios informadores explanados no item anterior, entretanto a diferena salutar que esta no necessita autorizao para ser perpetrada nos portes da justia.

Segundo a interpretao de Gonalves e Lima (2006) [18] sobre os crimes cometidos no mbito familiar contra a mulher, a Lei no fez expressamente qualquer meno natureza da ao penal nas infraes de que trata, no entanto, a interpretao sistemtica do ordenamento jurdico, observando-se os princpios que regem a matria, e os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos, induz concluso de que tais crimes no mais dependem da vontade das vtimas para seu processamento. Significa dizer que os crimes de leso corporal leve cometidos contra mulher na violncia domstica no dependem de representao, ou seja, voltaram a ser considerados de ao penal pblica incondicionada.

Oportuno tambm considerar a viso dos autores em face da Lei dos Juizados Especiais Criminais, esclarecendo que a nova Lei no fez qualquer ressalva quanto Lei 9099/95, ao contrrio, expressamente a afastou, restaurando, com carter repristinatrio,[19] a incondicionalidade para o processamento das leses corporais leves, de modo que o Ministrio Pblico no precisa mais de autorizao das vtimas para processar os acusados, podendo iniciar a persecuo penal a partir do auto de priso em flagrante, requerimento da vtima, seu representante legal ou ainda por qualquer pessoa do povo.

Nogueira (2006) [20] emite posio aberta de que a lei quis vedar os benefcios decorrentes da aplicao da Lei do Juizado Especial Criminal aos crimes praticados com violncia domstica e familiar contra a mulher, devendo buscar no conjunto das normas trazidas pela nova lei a vontade e os objetivos do legislador, no podendo, desta forma interpretar isoladamente determinados preceitos nela contidos, conjugando as disposies da lei, sem perder de vista os valores nela resguardados e suas finalidades.

Fixa-se, assim, tal juzo, uma vez que os crimes que devem depender de representao so aqueles em que o interesse particular familiaridade das vtimas reprime o empenho pblico em penitenciar o crime.

Todavia, afirmam veementemente os autores GONALVES e LIMA: [21]

do interesse pblico que tal violncia cesse, no podendo o Estado toler-la em nenhuma hiptese. H muito a violncia domstica deixou de ser considerada um problema conjugal, familiar, em que no se mete a colher. A opo brasileira, por determinao constitucional, pelo seu combate:

Art. 226 (...)

8 O Estado assegurar a assistncia famlia na pessoa de cada um dos que a integram, criando mecanismos para coibir a violncia no mbito de sua relaes. (GONALVES e LIMA, 2006)

Configura-se esta explicao no princpio da dignidade da pessoa humana, o qual sabemos, tratase de um dos fundamentos da CF/88, que em nenhuma hiptese deve ser dilacerado.

Para instigar o quo importante tal fenmeno, Gonalves e Lima (2006) ainda corroboram trazendo uma estatstica preocupante: a exigncia de representao das vtimas tem gerado a

total impunidade dos crimes cometidos, eis que 80% das ocorrncias de violncia domstica tm sido arquivadas sob a alegao da falta de interesse (representao) das vtimas.

Neste sentido, j tem decidido a jurisprudncia ptria, [22] gradativa e repetidamente reforando tal posicionamento:

As agresses do marido mulher, embora, em nvel probatrio, dentro do mesmo universo conceitual dos delitos patrimoniais e sexuais, no merecem o mesmo tratamento destes. E no aceitar a palavra da ofendida, nos delitos da espcie em julgamento, implica, sempre e sempre, a absolvio, ou seja, numa permisso judicial para que se agrida as mulheres. (BITENCOURT, 2005, p. 460).

Neste nterim, conclui-se que, quando a leso cometida contra a mulher, dentro do seu convvio domstico e familiar, deve ela independer de representao, fazendo juz justia social[23] ver o delinqente denunciado, processado e apenado, no importando o status sentimental dos prejudicados.

A esse respeito, aduz Joveli (2006)[24] que no mais depende de representao a ao penal para o crime previsto no 9 do art. 129 do CP, no mbito domstico, quando a vtima for do sexo feminino, no se podendo falar, conseqentemente, em eventual renncia representao em toda a persecuo penal respectiva.

Evidentemente, a interpretao sistmica da nova lei permite compreender que a leso corporal leve fruto de violncia domstica e familiar contra a mulher voltou a ser pblica incondicionada.

II.3. A REPRESENTAO NA LEI 11.340/2006 E A AO PENAL PRIVADA

Como dito no ttulo anterior, a ao penal privada somente se processa mediante queixa, nos termos do art. 145 do Cdigo Penal.

Impende destacar que os princpios informadores da ao penal privada, presumivelmente, divergem dos demais tipos de ao penal, pois tm, em seu bojo, a exclusividade da vontade subjetiva da vtima, claramente escorada no primeiro dos trs princpios, a ver: [25]

1. Oportunidade este princpio representa a inteno da vtima em fazer valer o direito de resgatar sua dignidade, ficando ao seu livre arbtrio a provocao do Poder Judicirio, encarregado do julgamento dos atos delituosos.

2. Disponibilidade trata-se da iniciativa da vtima de ter sua disposio o comando da ao penal, desde o incio do feito, se no iniciado poder renunciar ao direito de queixa, se em andamento utilizar o perdo ou a desistncia, como lhe convir.

3. Indivisibilidade da mesma forma que as demais ao penais, a provocao judiciria toma lugar contra todos os autores, co-autores e partcipes do delito.

Entretanto, salutar trazer baila o comentrio de Maria Berenice Dias: [26]

A violncia moral encontra proteo penal nos delitos contra a honra: calnia[...], difamao[..] e injria[...]. So denominados delitos que protegem a honra mas, cometidos em decorrncia de vnculo de natureza familiar ou afetiva, configuram violncia moral. Na calnia, o fato atribudo pelo ofensor vtima definido como crime; na injria, no h atribuio de fato determinado. A calnia e a difamao atingem a honra objetiva; a injria atinge a honra subjetiva. A calnia e a difamao consumam-se quando terceiros toma conhecimento da imputao; a injria consumase quando o prprio ofendido toma conhecimento da imputao. (CP, art. 61, II, f).

Conclui a autora que estes delitos, quando so perpetrados contra a mulher no mbito da relao familiar ou afetiva, devem ser reconhecidos como violncia domstica, impondo-se o agravamento da pena. [27]

Destarte, no difcil perceber que, em determinadas situaes relativas aplicao da lei aqui tratada, alguns crimes de cunho privado, que necessitariam de apresentao de queixa, justamente autoridade competente, para conseqente instaurao de ao penal privada, podem vir a

enquadrar-se como crime de violncia domstica, eminentemente pblica, atravs de simples representao que, diga-se, no realizada necessariamente diante de um delegado ou escrivo policial, mas tambm perante o promotor de justia ou o prprio juiz competente.

III - A RENNCIA REPRESENTAO NA LEI 11.340/2006

III.1. INTERPRETAO TERMINOLGICA DE RENNCIA NA LEI 11.340/2006

Deve-se exclusivamente ao polmico art. 16 da lei 11.340/06 as mais variadas interpretaes acerca da renncia, termo expressamente descrito no texto da lei.

Pela leitura das mais tradicionais doutrinas nacionais, divulga-se que a renncia acontece, categoricamente, antes da iniciativa estatal de perseguir o criminoso, e a retratao, no momento imediato ao oferecimento da representao e, conseqentemente, quando j iniciada a persecutio criminis,[28] porm antes do recebimento da denncia pelo magistrado competente.

Silva Jnior (2006)[29] fala que a manifestao da vtima negando autorizao para a persecuo penal renncia representao. E ainda discorre no sentido de que tal situao, sob a gide da ao penal pblica condicionada, emerge como novidade, pois retrata uma nova possibilidade para este tipo de ao, que em tese depende de representao, tornando-a independente de vontade autorizadora da ofendida, a qual deter seu prosseguimento por simples ato livre e consciente.

Para Gomes (2006), o art. 16 s fez referncia renncia. Logo, o intrprete no pode a incluir a retratao, que juridicamente possvel at o oferecimento da denncia. (...) Se a renncia s pode ocorrer antes do oferecimento da representao e se o Ministrio Pblico antes desta manifestao de vontade da vtima no pode oferecer denncia, parece evidente que a lei no poderia ter feito qualquer meno ao recebimento da denncia.

No mesmo sentido, leciona Bastos (2006), [30] sobre tal circunstncia:

... que renncia, tecnicamente, se d antes do exerccio do direito. Deste modo, s se renuncia ao direito de representao antes de exercit-lo. Sendo assim, como se pode imaginar uma renncia ao direito de representao antes do recebimento da denncia, o que pressupe que ela tenha sido oferecida, se, para ser oferecida, imprescindvel a existncia da representao, condio especial que para a deflagrao da ao penal? Est confuso? possvel piorar ento: a Lei parece ter estabelecido a possibilidade de se renunciar a um direito (o de representao), cujo exerccio era pressuposto para o exerccio de outro (o da ao penal pblica condicionada), aps este efetivo exerccio (o oferecimento da denncia). Isto evidentemente no possvel. Teria a Lei estabelecido uma regra intil o de que a representao renuncivel at o recebimento da denncia, para o qu, obviamente, j tinha que ter sido oferecida? Ou ser que, em verdade, quando se falou em renncia, quis se ter falado em retratao?. (BASTOS, 2006)

Pela dico de Cabette (2006),[31] a exegese do art. 16 da lei pode levar concluso que, em casos de violncia domstica e familiar contra a mulher, desde o procedimento policial at o oferecimento da denncia, as Autoridades Policiais e o Ministrio Pblico agiriam de ofcio, prescindindo da manifestao da ofendida, mesmo em casos de ao penal pblica condicionada a representao. Salienta tambm o autor que ainda que haja manifestao da ofendida, afirmando no pretender representar contra o suspeito, tal no produziria qualquer efeito jurdico, devendo, mesmo assim, procederem as Autoridades Policiais s apuraes do caso e o Ministrio Pblico formular sua denncia, j que vtima somente seria dado abrir mo da representao em momento posterior perante o Juiz em audincia especfica. Seria como se o exerccio do direito de representao da vtima e a condio de procedibilidade estivessem em suspenso para serem exercitados e exigidos em momento posterior. Teria se operado, por fora do art. 16 da Lei 11.340/06, uma derrogao tcita dos art.s 5., 4. e 24, ambos do Cdigo de Processo Penal.

Assim, defende que o efetivo exerccio do direito de representao somente ocorreria na referida audincia especial perante o Juiz, uma vez que qualquer manifestao anterior da ofendida seria incua, tendo como nica soluo entender que tambm o prazo decadencial a que se refere o art. 38, CPP, somente passaria a correr a partir da sobredita audincia.

Cabette (2006) ainda adverte que a renncia instituto que est ligado somente s aes penais privadas, no sendo prevista para as aes penais pblicas de qualquer espcie. Quando algum manifesta o desejo de no representar contra algum suspeito, no se opera a "renncia". O ofendido simplesmente deixou de exercitar seu direito de representao naquele momento, podendo exerc-lo a qualquer tempo dentro do prazo decadencial (art. 38, CPP), desde que considere oportuno.

Nem mesmo a interpretao de que o legislador teria se equivocado e, onde pretendia dizer "retratao" acabou dizendo "renncia", seria capaz de pr termo aos problemas. Se assim fosse o

art. 16 da Lei 11.340/06 tambm seria inaplicvel. Se a tal "renncia" (leia-se "retratao") perante o Juiz deve ser realizada em audincia especial no intervalo entre o oferecimento e o recebimento da denncia, resta claro que a pela acusatria j foi ofertada. Isso inviabiliza a retratao de acordo com o art. 25, CPP, que s a permite at o oferecimento da denncia.

Comenta tambm que eventualmente, poder-se-ia sustentar que o legislador, embora de forma terminologicamente equivocada, teria inovado a respeito da retratao nos casos de violncia domstica e familiar contra a mulher. Assim sendo, teria dilatado nesses casos o tempo oportuno para a retratao, alongando-o at "antes do recebimento da denncia".

Afirma de forma seleta que muito embora esta parea ser a melhor exegese do dispositivo sob comento, ela entra em conflito com o esprito da Lei 11.340/06, pois cria uma formalidade estril que antes no existia, para o seguimento de uma ao penal com denncia j formulada, atrasando inutilmente o procedimento e configurando uma certa insistncia na proposta de que a vtima abra mo de seu direito de representao j exercitado e mantido at aquela fase.

Por isso, embora a lei seja silente nesse aspecto, entende que o melhor seria se tal audincia somente fosse designada excepcionalmente em caso de requerimento da ofendida ou a fim de confirmar sua retratao espontnea e anteriormente operada no curso do Inqurito Policial.

Segundo Bastos (2006),[32] a representao retratvel somente em juzo e at o recebimento da denncia e que o que levou a lei a falar em renncia foi um enunciado infeliz e mal redigido dos Juizados Especiais Criminais, o qual cogitou de renncia quando, em verdade, o que pretendia submeter ao controle do Juiz era a retratao da representao.

E sinteticamente, afirma o autor que, onde se l "renncia", deve-se ler "retratao" da representao, semeando na esfera penal o benefcio de tal quando do recebimento da denncia e no o seu oferecimento, ocasionalmente descrito no art. 25 do CPP.

Neste diapaso, Nogueira (2006) elabora crtica [33] no sentido de que a redao do art. 16 imprecisa, pois a lei no trata de aes penais condicionadas representao da ofendida, mas de infraes penais de ao penal condicionada representao da ofendida, e sustenta:

A situao, na verdade, de desistncia da representao j formalizada. S podemos falar em renncia se a representao no chegou a ser formalizada. Formalidade um tanto quanto questionvel, pois se para a representao no h frmula sacramental, tratando-se de ato que pode ser deduzido perante a autoridade policial, Ministrio Pblico, Magistrado e at mesmo perante o oficial de justia, que far certido, no se justifica negar validade renncia ou desistncia feitas por pessoa capaz, de forma clara e inequvoca, at mesmo perante o oficial de justia, que certificar a respeito com a f-pblica inerente s suas funes. De igual modo, excesso de rigor negar validade desistncia ou renncia da representao reduzidas a termo perante a autoridade policial ou membro do Ministrio Pblico. (NOGUEIRA, 2006)

Porm, incita que a audincia para que se faa a renncia ou desistncia da representao no proteger a mulher vtima de violncia domstica ou familiar, pois ningum poder impedi-la de renunciar ao direito de representar ou desistir da representao que eventualmente j tenha formulado, pois trata-se de ato atentatrio contra a dignidade da mulher esculpido no art. 3.

Referncias BASTOS, Marcelo Lessa. Violncia domstica e familiar contra a mulher. Lei "Maria da Penha". Alguns comentrios. Jus Navigandi, Teresina, ano 10, n. 1189, 3 out. 2006. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=9006>. Acesso em: 10 jan. 2007 BITENCOURT, Cezar Roberto. Cdigo penal comentado. So Paulo: Saraiva, 2005. BRASIL. Cdigo de processo penal. Vade Mecum. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2007. ______. Cdigo Penal. Vade Mecum. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2007. ______. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Vade Mecum. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2007. ______. Lei 11.340/07. Vade Mecum. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2007. CABETTE, Eduardo Luiz Santos. Anotaes crticas sobre a lei de violncia domstica e familiar contra a mulher. Jus Navigandi, Teresina, ano 10, n. 1146, 21 ago. 2006. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=8822>. Acesso em: document.write(capturado()); 10 JAN 2007.

COSTA JNIOR, Paulo Jos da. Direito penal: curso completo. So Paulo: Saraiva, 2000. CUNHA, Rogrio Sanches, e PINTO, Ronaldo Batista. Violncia domstica (lei maria da penha): lei 11.340/2006. comentada artigo por artigo. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2007. DE PLCIDO E SILVA. Vocabulrio Jurdico. Rio de Janeiro: Forense, 2004. DOTTI, Ren Ariel. Curso de direito penal, parte geral. Rio de Janeiro: Forense, 2002. GONALVES, Ana Paula Schwelm; LIMA, Fausto Rodrigues de. A leso corporal na violncia domstica: nova construo jurdica. Jus Navigandi, Teresina, ano 10, n. 1169, 13 set. 2006. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=8912>. Acesso em: 10 OUT 2006. GRINOVER, Ada Pellegrini et al. Juizados especiais criminais - comentrios lei 9.099/95. 5 Ed., So Paulo: RT, 2005. JACOB, Elias Antonio. Direito penal: parte geral. Porto Alegre: Sntese, 2001. NOGUEIRA, Fernando Clio de Brito. A Lei n. 11.340/06 Violncia domstica e familiar contra a mulher perplexidades vista. Disponvel em: <www.apmp.com.br>. Acesso em: 24 SET 2006. PORTO, Pedro Rui da Fontoura. Anotaes preliminares Lei n 11.340/06 e suas repercusses em face dos juizados especiais criminais. Jus Navigandi, Teresina, ano 10, n. 1169, 13 set. 2006. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=8917>. Acesso em: 10 OUT 2006. SILVA JNIOR, Edison Miguel da. Direito penal de gnero. Lei n 11.340/06: violncia domstica e familiar contra a mulher. Jus Navigandi, Teresina, ano 11, n. 1231, 14 nov. 2006. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=9144>. Acesso em: 10 JAN. 2007. <http://www.multcarpo.com.br/latim.htm>. Acesso 10 Out 2006.

Notas: [1] Jos Frederico Marques explica que a jurisdio no titular do jus puniendi, mas sim o Estado-Administrao, que tem para a persecutio criminis um rgo especial, que o Ministrio Pblico. O juiz penal no persegue julga. O Ministrio Pblico no julga exerce a funo persecutria, in Tratado de Direito Penal, Campinas, 1997, p. 69. [2] MARQUES ainda complementa que o sujeito ativo do direito de punir (jus puniendi) sempre o Estado-Administrao, e, nunca, o titular privado do bem jurdico atingido pelo crime, nem mesmo nos chamados crimes de ao privada em que se lhe transfere apenas o direito de acusar. Sujeito passivo da relao jurdico-punitiva o autor do delito, para quem surge o dever

personalssimo de se submeter pena que lhe for imposta por sentena. (Tratado de Direito Penal, Campinas, 1997, p. 169) [3] Persecuo criminal. Perseguio do crime. In <http://www.multcarpo.com.br/latim.htm#P>. Acesso em 10 Out 2006. [4] DOTTI apud MOURA BITTENCOURT. Curso de direito penal, parte geral. Rio de Janeiro: Forense, 2002, p. 95. [5] JACOB, Elias Antonio. Direito penal: parte geral. Porto Alegre: Sntese, 2001, p. 28. [6] COSTA JNIOR, Paulo Jos da. Direito penal: curso completo, So Paulo: Saraiva, 2000, p. 217. [7] significa, em francs, ministrio pblico. In <http://jus.uol.com.br/legal/juridiq.html> Acesso em: 10 Out 2006. [8] Para com todos. O que vlido contra todos. In <http://www.multcarpo.com.br/latim.htm#E>. Acesso em 10 Out 2006. [9] GRINOVER, Ada Pellegrini et al. Juizados Especiais Criminais - Comentrios Lei 9.099/95. So Paulo: RT, 2005, p. 226. [10] PORTO, Pedro Rui da Fontoura. Anotaes preliminares Lei n 11.340/06 e suas repercusses em face dos Juizados Especiais Criminais. [11] Id. [12] Desde o incio. Desde o princpio. In <http://www.multcarpo.com.br/latim.htm#A>. Acesso em 10 Out 2006 [13] PORTO, Pedro Rui da Fontoura. op. cit. [14] Em sentido contrrio. Argumento de interpretao que considera vlido ou permitido o contrrio do que tiver sido proibido ou limitado. In <http://www.multcarpo.com.br/latim.htm#C>. Acesso em 10 Out 2006 [15] CUNHA, Rogrio Sanches, e PINTO, Ronaldo Batista. Violncia domstica. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2007 p. 135. [16] PORTO, Pedro Rui da Fontoura. op. cit. [17] GONALVES, Ana Paula Schwelm; LIMA, Fausto Rodrigues de. A leso corporal na violncia domstica: nova construo jurdica. Jus Navigandi, 2006. [18] GONALVES, Ana Paula Schwelm; LIMA, Fausto Rodrigues de. op. cit.

[19] Palavra formada da partcula latina re (retrocesso, oposio) e de pristinus (antigo, de outro tempo, precedente. tida na terminologia jurdica no sentido de retorno ao antigo, volta ao passado, adoo de preceito que j no se encontrava em voga. Assim, repristinatrio diz propriamente respeito eficcia de certa regra, j posta margem, e que se revigorou direta ou indeiretamente. In SILVA, De Plcido e., op.cit., p. 1208. [20] NOGUEIRA, Fernando Clio de Brito. A Lei n. 11.340/06 Violncia domstica e familiar contra a mulher Perplexidades vista. [21] GONALVES, Ana Paula Schwelm; LIMA, Fausto Rodrigues de. op. cit. [22] BITENCOURT, Cezar Roberto. op. cit, p. 460. [23] Contribuio de todos para realizao do bem comum. In SILVA, De Plcido e., op. cit., p. 811. [24] JOVELI, Jos Luiz. Breves consideraes acerca da Lei 11.340, de 08 de agosto de 2006. [25] COSTA JNIOR, Paulo Jos da. op. cit., p. 219. [26] DIAS apud CAPEZ, A Lei Maria da Penha da Justia, p. 54. [27] DIAS, op. cit., p. 54. [28] Persecuo criminal. Perseguio do crime. In <http://www.multcarpo.com.br/latim.htm#P>. Acesso em 10 Out 2006. [29] SILVA JNIOR, Edison Miguel da. Direito penal de gnero. Lei n 11.340/06: violncia domstica e familiar contra a mulher. Jus Navigandi, Teresina, ano 11, n. 1231, 14 nov. 2006. [30] BASTOS, Marcelo Lessa. Violncia domstica e familiar contra a mulher. Lei "Maria da Penha". Alguns comentrios. Jus Navigandi, Teresina, ano 10, n. 1189, 3 out. 2006. [31] CABETTE, Eduardo Luiz Santos. Anotaes crticas sobre a lei de violncia domstica e familiar contra a mulher. Jus Navigandi, 2006. [32] BASTOS, Marcelo Lessa. op. cit. [33] NOGUEIRA, Fernando Clio de Brito. op. cit.

* Bacharelando em Direito Habilitao Dogmtica Jurdica, pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itaja, de Rio do Sul/SC

Disponvel em: http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=1823> Acesso em: 24 mar. 2008.

Vous aimerez peut-être aussi