Vous êtes sur la page 1sur 4

INSTRUMENTAL PERIODONTAL

Os instrumentos periodontais tem como finalidade realizar o exame clnico, fazer raspagem supra/subgengival, acabamento e polimento dentrio e cirurgias periodontais. Os instrumentos utilizados para raspagem so: curetas, foices, limas, enxadas e cinzeis (enxadas e cinzeis j no so to utilizados). Requisitos para instrumental em periodontia:

Ser delicado, confortvel e de forma adequada; Rgido, sem ser grosseiro; Facilidade na afiao.

Tipos de instrumentos periodontais:


Manuais; Snicos e ultra-snicos; De movimento alternado.

Partes:

Cabo deve proporcionar uma empunhadura confortvel (dimetro adequado), textura estriada ou lisa (a textura estriada fornece uma melhor empunhadura), podem ainda ser macios ou ocos (se ele oco melhor pois tem maior sensibilidade ttil). no cabo que est a identificao dos instrumentos. Haste est localizada entre o cabo e a extremidade ativa, mais fina que o cabo. Quanto ao comprimento podem ser longas (indicadas para dentes posteriores ou ainda dentes anteriores com grandes recesses bolsas periodontais) ou curtas (dentes anteriores). Quanto a angulao so menos anguladas (para dentes anteriores) ou mais anguladas (para posteriores). Extremidade ativa a parte do instrumento que entra em atividade; serve para explorao e sondagem, alm de remoo de clculo. Pode ser de ponta simples ou ponta dupla. O encontro da superfcie coronria com a superfcie lateral dos instrumentos forma o chamado ngulo de corte ou bordo cortante.

Esses instrumentos so identificados por:


Classificao geral instrumentos exploradores, raspadores, etc; Nmero 5-6, 7-8, etc; Nome curetas, limas, foices; Fabricante gracey, Maccall, etc.

Instrumentos exploradores podem ser:


Puros explorador; Medidores sondas periodontais; Marcadores pina krane Kaplan.

1. Explorador puro serve para detectar clculos supra e subgengival, detectar cries, irregularidades no cemento, anormalidades na morfologia, examinar contorno de restauraes. importante antes, durante e depois da raspagem e aplainamento radicular, pois detecta presena, distribuio e quantidade de clculo. Caractersticas: delgado e flexvel, corte transversal circular, extremidade aguda, ponta fina, pode ser simples ou dupla. 2. Sonda periodontal sonda e mede profundidade de bolsa e sonda e mede perda de insero. Tem importncia no diagnstico da doena periodontal e pode ser milimetrada ou colorida, e ainda cilndrica, triangular, retangular ou oval (as mais usadas so cilndricas). H trs geraes dessas sondas: 1 gerao manuais / 2 gerao de presso controlada / 3 gerao eletrnicas (floridas). A presso total de sondagem deve ser de 20 a 25g. 3. Sonda de nabers utilizadas nas bi e trifurcaes, milimetrada e serve para identificar leso periodontal e perda ssea entre razes. Instrumentos manuais utilizados para raspagem: raspagem o processo pelo qual placa e clculo so removidos das superfcies dentrias supra e subgengivalmente. J o aplainamento radicular o processo pelo qual o clculo residual e pores de cemento e/ou dentina so removidos, proporcionando uma superfcie limpa, resistente e lisa. 1. Foices possuem dois ngulos de corte reto (90), seu corte transversal triangular, seu dorso agudo e afiado e sua extremidade ativa pontiaguda. O ngulo entre a haste e a ponta ativa de 70 a 80, j o ngulo de ativao, ou seja, o ngulo entre a face coronria do instrumento e o dente, controlado pelo operador e deve ser maior que 45 e menor que 90. O movimento de ativao trao, e um movimento de punho e antebrao, sempre com apoio do dedo mdio ou anelar. Indicao: raspagem supragengival nas faces proximais. H a foice para dentes anteriores 0-00, que possui haste reta, ou seja, haste, cabo e extremidade ativa esto num mesmo plano; e a foice para posteriores 11-12, que possui a haste curva, ou seja, haste, cabo e extremidade ativa esto em planos diferentes. 2. Limas so instrumentos que possuem vrios ngulos de corte retos. Seu formato pode ser arredondado, oval ou retangular e sofrem variao na angulao e extenso da haste. O ngulo da haste para a primeira lamina em torno de 90 a 105. O movimento de ativao de trao. Indicao fratura de grandes massas de calculo; subgengival; faces livres, proximais de reas desdentadas e distal de ltimos molares. 3. Curetas so os instrumentos mais delicados para RAR, indicados tambm para aplainamento radicular, possui ngulos de corte curvos, dorso arredondado e extremidade final arredondada. Possuem variao no tamanho, angulao e posio da lmina. As mais longas e anguladas so para posteriores, enquanto as

mais curtas e menos anguladas so para anteriores. Elas ainda podem ser universais ou especificas. Curetas universais so desenhadas para adaptar-se a todas as superfcies dentarias e ambos os bordos da lamina so cortantes e utilizados para raspagem dental. Um exemplo a cureta de Maccall, que h a 13-14 (anteriores) e a 17-18 (posteriores). A parte terminal da haste deve estar paralela ou ligeiramente inclinada em relao ao longo eixo do dente. So indicadas para raspagem supra e subgengival de todas as faces dentarias. O movimento de ativao de trao. Curetas especificas possuem caractersticas especiais que permitem acesso Maximo a uma rea particular, e somente um ngulo de corte utilizado, o outro ngulo cego. A angulao da lamina entre 60 e 70 e a poro terminal da haste deve estar paralela a superfcie dental. indicada para raspagem supra e subgengival. Curetas de gracey:

1-2 e 3-4: anteriores; 5-6: pr-molares e anteriores; 7-8 e 9-10: faces livres de posteriores; 11-12: posteriores mesial; 13-14: posteriores distal.

Outros tipos de Gracey:


Standard after five possui haste 3mm mais longa e lamina mais fina, h todas as curetas de gracey, exceto a 9-10; Standard mini Five haste em miniatura, lamina equivalente a metade da lamina da after Five ou da gracey tradicional, a 9-10 tambem est ausente.

No caso de raspagem em implantes utiliza-se a cureta de teflon, para evitar ranhuras na superfcie do implante. Instrumentos ultra-snicos: so aparelhos que convertem energia eltrica em energia mecnica para remoo do clculo, pois provocam sua fratura e remoo. O desgaste ocorre por vibrao da ponta, se trata de uma atividade cavitacional, sem contato, possui pontas intercambiveis de diversos tamanhos. Indicaes:

Remoo de grandes massas de clculo; Remoo de macha branca; Mais indicado para regio supragengival, embora existam pontas menores, mas h perda de controle e o operador pode acabar machucando o paciente.

Contra indicaes:

Pacientes com marca passo pois o ultra som altera o ritmo; Pacientes com doenas infecto contagiosas pois mistura o spary e saliva, sangue e tudo isso fica suspenso no ar).

Vantagens:

Movimentos rpidos e suaves; Menor fadiga para o profissional; Extremidade ativa mais longa, espessa e sem corte; Amplitudes menores e frequncia maior.

Desvantagens:

No fornece sensibilidade ttil para o profissional; Necessita de complemento manual aps seu uso.

Cuidados:

Superaquecimento; Remoo de cemento; Proximidade do osso.

Vous aimerez peut-être aussi