Vous êtes sur la page 1sur 4

1 Praia dos Padres

Os antigos moradores da regio diziam que a praia era assombrada, pois escutavam pescadores conversando, como se os barcos estivessem se aproximando e quando chegavam a praia nada viam alm de onda e gua. Ao anoitecer escutavam pessoas falando e gritando, parecia que a ela estiva cheia de veranistas. O mar subia tanto que no dia seguinte as razes das castanheiras pareciam dedos de uma mo velha e cansada mos de bruxa.

Todos estes fatos estranhos deixavam os moradores assustados. Para acabar com as assombraes, todo padre que aqui chegava era levado a benzer e rezar a praia, originando o nome da praia.

2 Mulher Pata
Antigamente as famlias eram muito numerosas. Quando nascia o stimo(a) filho(a) do casal, segundo a tradio o filho (a) deveria batizar a criana, se isso no acontecesse quando o beb crescesse: se fosse homem nas noites de lua cheia virava LOBISOMEM e se fosse mulher viraria MULHER PATA.

Ela ia para as pedras, se escondia no mato, tirava a roupa e se contorcia fazendo com que as penas surgissem. Quando a transformao se completava a PATA voava para o alto mar, pousava no mastro dos barcos e ficava escutando a conversa dos pescadores. Depois de escutar o que queria voava de volta para as pedras e se contorcia at se transformar em mulher novamente, vestia a roupa e saia pela vila contando tudo que havia escutado.

Quando os pescadores voltavam da pescaria dias depois, ficavam intrigados ao verificarem que todos sabiam o que haviam conversado em alto mar. Como era possvel se todos retornaram juntos? Comearam a observar que quando isso acontecia sempre uma pata havia pousado no mastro do barco. Concluram que era a MULHER PATA que havia feito a fofoca.

3 Me-B
Havia em Guarapari uma grande lagoa e as suas margens habitava uma tribo de ndios que em determinada poca foi chefiada por uma velha ndia chamada B. Alem de chefe ela era curandeira, protetora e conselheira de toda a tribo, e por isso era considerada a me de todos, que em tupi-guarani ESS e significa olhar por todos.

Certo dia uma indiozinho adoeceu e B tentou cur-lo com pajelana, ervas e razes, enfim todos os recursos naturais de que dispunham, sem resultado. Apelou ento para uma oferenda aos Deuses da Natureza na lagoa. Pegou uma canoa e foi remando at o meio, de repente algo de estranho aconteceu. Era como se os espritos estivessem contra ela, por t-los desafiado. B gritou aterrorizada, os ndios foram at a lagoa e viram a canoa virada e com marcas de sangue. Dias depois o corpo de B apareceu com marcas de violncia. Os ndios pegaram o corpo e cremaram, conforme seus costumes e jogaram a cinza na lagoa. Depois disso, de acordo com a histria houve uma grande abundncia de peixes na lagoa e em homenagem a ndia recebeu o nome de LAGOA de ME-B.

4 Me do Ouro
Segundo a lenda a Me do Ouro uma menina muito bonita, loira de olhos azuis e quem tiver a sorte de encontr-la, dever cortar o dedo e deixar que trs gotas de sangue caiam sobre sua cabea, para que ela se transforme em ouro em p.

Antigamente, era necessrio buscar lenha para cozinhar, nas matas que cercavam as vilas e cidades. Contam que um senhor de nome Manoel e mais trs companheiros de Muquiaba, foram cortar lenha. Marcaram um ponto de referncia para se encontrar na volta e cada um seguiu uma trilha. O Sr. Manoel entrou na mata e deparou-se com uma menina, muito bonita e bem vestida, que lhe perguntou o caminho, pois estava perdida. Admirado ele lhe ensinou a trilha de sada, s que ela embrenhou-se mata adentro, no lhe dando ouvidos. Ele a seguiu, mais de repente ela sumiu e o Sr. Manoel acabou se perdendo e s depois de vrias horas conseguiu sair e encontrar os companheiros. Ao contar-lhes o que havia acontecido, deixou-os indignados. Eles disseram: Seu MINGUTA CAPELIDO (uma ofensa que no consegui entender ou esclarecer o

significado) voc encontrou a Me do Ouro, se tivesse dado um pequeno corte no dedo e pingado trs gotas de sangue nela ela se transformaria em ouro em p. Nunca mais vamos ficar ricos, esta oportunidade s acontece uma vez na vida.

5 Escalvada
A Ilha Escalvada ou do Farol uma rea de proteo ambiental. Segundo os moradores ela encantada, pois em determinados dias ela se transforma em: barco, baleia, bolo de aniversrio, castelo, navio, tartaruga e outras formas. O curioso que isto acontece durante o dia e muitos j viram este fenmeno, inclusive a TV Guarapari j gravou a Ilha se transformando.

6 Tesouro dos Holandeses


Segundo a histria um navio holands naufragou na costa de Meape, na poca em seus habitantes eram os ndios. Alguns nufragos deram na praia e os ndios encantados com a brancura de sua pele, o azul dos seus olhos e o loiro dos seus cabelos, os receberam como enviados dos Deuses.

Eles conseguiram trazer um ba cheio de moeda de ouro e como no havia como usar tanta riqueza numa terra to selvagem, resolveram escond-lo, enterrando-o em algum lugar na regio. At hoje alguns se aventuram em procurar o tesouro.

7- A Sereia de Meape
A literatura das mais diferentes culturas faz referncia a sereias e elas so protagonistas de histrias, lendas, poemas e canes desde h muitos sculos: de trechos da famosa Odissia que narra a histria de Ulisses, heri grego e rei de Itaca, at os mais atuais desenhos animados exibidos nas telas de cinema e televiso.

Sereias compem o cenrio de histrias dos primeiros habitantes do Brasil- os ndios- sob a denominao de Me d`gua ou Iara- tecidas, contadas e repassadas luz da lua ao atento olhar de crianas e adultos.

Certamente, nos recnditos da memria de quase todos, com em um relicrio, acham-se guardadas as mais belas histrias de sereias.

A histria da Sereia de Meape singela e comovente como todas as belas histrias e encontra-se perpetuada no somente pela tradio oral como tambm pelo registro literrio de autores como Maria Stella de Novaes, Fausto Teixeira, Lindolfo Gomes, Rodrigo Campaneli - capixabas, em sua maioria.

Suas razes remontam poca da colonizao do Esprito Santo, quando seu solo era palmilhado por ps dos ndios goitacs.

Diz a lenda que um navio holands naufragou em guas capixabas e alguns sobreviventes aportaram em Meape, lanados praia pelas ondas e abraados a pedaos de madeira. Os silvcolas os receberam como ddivas dos deuses do oceano, no apenas por serem jovens, mas por terem os cabelos do sol e os olhos do mar.

Os sobreviventes passaram a usufruir a hospitalidade dos ndios e, aos poucos, foram se inteirando de sua lngua, seus costumes, suas crenas. A miscigenao foi conseqncia natural da convivncia e da adoo da nova terra e do novo povo e muitos deles se casaram com aquiescncia do cacique goitac.

Entretanto, um dentre os nufragos no pretendia viver em Meape e excursionava pelo litoral capixaba em busca da civilizao. Certa vez, avistou uma linda moa em meio s ondas.

Era uma viso fascinante sob os raios da lua que se refletiam em seus longos e sedosos cabelos e prateavam as guas cristalinas.Ao tentar se aproximar, ela mergulhou e, de longe, passou a entoar uma linda e estranha cantiga, desaparecendo depois.

O rapaz que se chamava Augusto ficou encantado pela moa e permaneceu no local determinado a reencontr-la. A sereia, pois era uma sereia- reapareceu e dessa vez, conversou com ele e disse chamar-se Mariana. Contente, Augusto tentou se aproximar mais e mergulhou, nadando em sua direo. Mariana gritou-lhe que no o fizesse porque sabia que a Me-dgua jamais aceitaria um relacionamento entre ela e um ser humano. Mas Augusto no lhe deu ouvidos e foi arrastado para as profundezas, tendo sido transformado numa rocha pela Me- dgua.

Mariana, debulhada em lgrimas, passou a noite sobre a rocha entoando tristes canes. No entanto, no dia seguinte, sabedora de que Augusto ficara amigo do paj da tribo, Mariana o procurou e contou o que acontecera. O paj explicou que nada poderia fazer porque o feitio s poderia ser desfeito pelo prprio Augusto. Como Mariana considerava isso impossvel, j que Augusto estava petrificado, pediu ao feiticeiro que a transformasse em um ser humano.

Recebeu uma poo das mos do paj, tomou-a e adormeceu a ao acordar viu que sua cauda foi substituda por lindas pernas.

Mariana logo se acostumou nova situao e passou a dar longas caminhadas pela praia. Um dia um siri a viu, a reconheceu e espalhou a novidade pelos sete mares. Quando a Me-dgua tomou cincia da transformao de Mariana, ficou furiosa e partiu para Meape, montada em seu cavalo, em busca da sereia rebelde. No entanto, os deuses protegem amantes e, ao se aproximar velozmente da pequena praia, seu cavalo tropeou lanando-a sobre uma pedra. Augusto, em troca, teve de volta sua forma humana, e, como em todas lindas histrias, casou-se com Mariana e foram felizes para sempre.

PRAIA DOS PADRES H muitos anos atrs, diziam que a Praia dos Padres era chamada de assombrada devido s alucinaes que as pessoas tinham, ao irem l. Elas falavam que viam barcos a vela e pescadores em alto mar, mas quando se aproximavam nada viam alm de ondas e guas. noite, escutavam pessoas falando e gritando, como se a praia estivesse cheia de veranistas e o mar subia tanto que no dia seguinte as razes das castanheiras pareciam dedos de uma mo velha e cansada. Todos esses fatos estranhos deixaram os moradores amedrontados, fazendo com que solicitassem padres para rezarem a praia que passou a se chamar "Praia dos Padres". MULHER PATA Antigamente as famlias eram muito numerosas. Quando nascia o 7 filho do casal, o mais velho deveria batiz-lo pois segundo a lenda, se isto no acontecesse, este filho, se fosse homem, nas noite de lua cheia virava lobisomem e se fosse mulher se transformava em mulher pata. Ela ia para pedras em lugares escondidos tirava a roupa e comeava a se transformar, contorcia-se e as penas iam surgindo. Quando a transformao se completava, ela voava para o alto mar, pousava no mastro dos barcos, e ficava escutando as conversas. Quando havia escutado tudo o que queria, saa contando tudo que havia escutado. Quando os pescadores voltavam, dias depois, ficavam pasmos, pois todos j sabiam o que haviam conversado em alto mar. Como era possvel? Depois lembravam-se de que uma pata havia pousado no mastro do barco e concluam que era a mulher pata que havia feito a fofoca. O NADADOR DE PEDRA Conta-se que um descendente de ndios goitacs ao regressar de uma pescaria, avistou uma sombra de mulher. Passou a noite inteira seguindo a mulher misteriosa por diversas praias. Por vrios dias no comeu, no dormiu e no trabalhou, remando enlouquecido procura de seu amor, at encontr-la na pedra do Siribeira. Jogou-se ento ao mar e nadou at a praia da Areia Preta. Embora uma voz lhe sussurrasse para no ir, ele no lhe deu ouvido. Jaci (lua) lanou-lhe ento um jato luminoso, petrificando-o e transformando-o num curioso recife. A ME DO OURO Diziam os antigos guaraparienses que a "Me do Ouro" era uma menina muito bonita, loira e de olhos azuis. O senhor Manuel contava que certa vez quando foi cortar lenha em Muquiaba com mais trs companheiros, marcaram um ponto de referncia para voltarem e um seguiu uma trilha. O Senhor Manoel entrou mata adentro e deparou-se com uma menina muito bonita que lhe perguntou o caminho de sada, pois estava perdida. Ele lhe ensinou a trilha de sada da mata, mas a menina no seguiu a trilha e embrenhou-se mata adentro. Preocupado, senhor Manuel seguiu a menina, mas ficou perdido na mata por vrias horas e, quando conseguiu encontrar os companheiros, j era tarde e era perigoso voltar mata para procurar a menina. Ao contar o acontecido aos companheiros, eles disseram: _ Seu Mingufa, era a Me do Ouro! Se o senhor tivesse dado um corte num dos dedos e deixado cair trs pingos de sangue sobre a menina, ela se desmancharia em ouro.

ME- B Havia em Guarapari uma tribo de ndios chamada Negros-Galinhas cujo chefe, senhora idosa chamada B, era considerada me de todos. Me-B era curandeira protetora e conselheira. Certo dia, um menino adoeceu e apesar das tentativas ela no conseguiu cur-lo. Numa ltima tentativa, Me-B apelou para uma mandinga na lagoa: pegou a canoa e quando atravessava a lagoa, algo estranho aconteceu: Me-B comeou a gritar aterrorizada. Quando os ndios foram at a lagoa, viram a canoa virada com marcas de sangue. Aps uma semana, o corpo apareceu, foi cremado pelos ndios e as cinzas foram jogadas na lagoa. Depois deste fato houve uma grande abundncia de peixes e, o nome da lagoa Me-B uma homenagem a ela. A SEREIA DE MEAPE Conta-se que um navio holands naufragou na costa do Esprito Santo. Alguns tripulantes se salvaram e, presos aos destroos, foram levados pelas ondas at Meape, que era habitada pelos ndios goitacs. Os ndios admirados pelos caracteres fsicos dos nufragos, seus olhos azuis e cabelos loiros, acharam que eles foram ali pelos "gnios do oceano". Ofereceram-lhes frutos e mel, deram-lhes rede para repousarem sombra das rvores tintureiras. Os nufragos foram assimilando os costumes indgenas e acabaram casando-se com as filhas dos chefes (isto explica a sobrevivncia estrangeira no tipo de populao regional). Um, porm, antes do casamento, saiu admirando a beleza da paisagem e perdeu-se por haver esquecido o itinerrio percorrido. Caa a noite, o holands cheio de temor, procurava resistir ao sono, quando foi surpreendido pela viso de uma formosa mulher, que emergia das ondas, envolta em sedosa cabeleira. Vencida a emoo, o jovem convidou-a a sentar-se na areia ao seu lado, mas em evoluo graciosa, ela se aproximava e se afastava. Ora estendia-lhe os braos, ora mergulhava para reaparecer mais atraente e bela. _ Por que no dormes? _ perguntou-lhe a viso. _ Perdi o sono. _ Vai recuper-lo _ e comeou a modular suavssimo acalanto. Ao romper a aurora, o jovem despertou embalado ainda pela recordao do que se passara. Olhou em volta e se deparou com um enxame que se alava em busca de provises de plen. Socou umas folhas de pau-d'alho, como aprendera com os ndios, untou as mos e o rosto a fim de que, pelo cheiro as operrias se afastassem, colheu alguns favos que deliciaram. Aps isso, construiu uma palhoa e resolveu que ali ficaria at que decifrasse o enigma da viso no-turna. Ansioso, aguardou que as trevas cassem e, no cu, pontilhassem as primeiras estrelas. Longe, eis que ressurge o vulto escultural. - Ela! ... pensou o flamengo. Ela, sim, volteava graciosa distncia. A pesquisar instintivamente o motivo do afastamento, o jovem relanceia um olhar pelo stio e descobre, na tranqilidade da gua, duas tochas fixas. No tremeluziam com os vagalumes, nem ondulavam como a faixa do luar, estirado na gua. Misteriosos pareciam devor-lo! Ao pio de uma coruja, logo sucedeu o anncio do bacurau: _Amanh, eu vou! Amanh, eu vou!... Enlevado, atnito, sente-se arrastar-se para as franjas da praia. Vai, vai, magnetizado pela fixidez daqueles olhos, em ignio, enquanto a me d'gua, faminta, se enroscava a seu corpo jovem. Ignorava, porm, que j se lhe abraara o corao, pela chama do amor. No poderia ser devorado, porque se prendera melodia da voz e beleza helnica de uma sereia! Para vingar-se, ento, da prpria derrota, a me-d'gua arrasta-o at o lago e invoca a Tup que o transforme em pedra. Desde essa noite, quando as trevas descem terra, cintilam as estrelas e as aves noturnas emitem os seus lamentos, vem a Sereia de Meape cantar a melodia da saudade sobre o monumento do seu amor! A ESCALVADA A ilha Escalvada ou do Farol, segundo os moradores, encantada. Dizem que ela se transforma em barco, castelo, baleia e outras formas e que isso acontece de dia.

http://www.guaraparivirtual.com.br/lendas.asp http://www.guarapari.es.gov.br/v3/index.php/lendas-de-guarapari.html

Vous aimerez peut-être aussi