Vous êtes sur la page 1sur 9

Verdades Bblicas,

http://www.apalavra.org/

Isaas 58
Eu li Isaas 58 muitas vezes durante os anos em que sou Cristo, e certamente uma das minhas passagens favoritas. Contudo, ela nunca me diz isso de forma to alta como o fez esta manh. E na verdade um captulo ruidoso. Ele diz isso j no primeiro versculo:

Isaas 58:1 Clama em voz alta, no te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgresso, e casa de Jac os seus pecados.

Clama em voz alta!! Esta no uma mensagem para ficar escondida em algum lugar. Esta uma mensagem que deve ser dita em voz alta! uma mensagem que deve ser ouvida como uma trombeta! Porque eu acredito que muitos de ns temos as mesmas questes que Israel tinha e que esto descritas nos primeiros trs versculos do captulo:

Isaas 58:1-3 Clama em alta voz, no te detenhas; levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgresso, e casa de Jac os seus pecados. Todavia me procuram cada dia, tomam prazer em saber os meus caminhos, como um povo que pratica justia, e no deixa o direito do seu Deus; perguntam-me pelos direitos da justia, e tm prazer em se chegarem a Deus, dizendo: por que jejuamos ns, e tu no atentas para isso? Por que afligimos as nossas almas, e tu no o sabes?"

Verdades Bblicas,

http://www.apalavra.org/

Israel estava buscando Deus! Israel toma prazer em saber os caminhos do Senhor! Eles tomam prazer em se aproximar de Deus! Voc sabe, este povo queria estar prximo de Deus! Eles queriam conhecer Deus cada vez mais! Eles jejuaram! Eles afligiram suas almas! E ainda... era como se Deus estivesse surdo diante de tudo isto! Era como se ele estivesse cego, congelado, no prestando ateno alguma ao que eles faziam e ao seu suposto grande interesse. Se eles existissem hoje, frequentariam igrejas, fariam seminrios e atividades ministeriais. E ainda, Deus no os ouviria nem os veria! Ns j no ouvimos isto hoje, provavelmente em nossas prprias vidas? Ns podemos sentir falta de Deus de alguma forma. Ns tentamos nos aproximar Dele... atravs do jejum, atravs da busca por maiores conhecimentos, atravs do estudo, etc.... Ns tomamos prazer em conhecer os seus caminhos. Ainda, saber os caminhos de Deus no significa que ns conheamos Deus, nem significa que ns caminhemos nestes caminhos! Jejuar ou tomar prazer em se aproximar de Deus no significa que nossos coraes sejam necessariamente tocados. E l que a mudana deve acontecer. l onde o arrependimento e a transformao devem ocorrer. Renovao da mente (Romanos 12:2)

significa renovao do corao. Conforme o Senhor nos diz em 1 Samuel 16:7:

I Samuel 16:7 o homem v o que est diante dos olhos, porm o SENHOR olha para o corao.

para o corao o local onde o Senhor olha. No um ritual que temos 2

Verdades Bblicas,

http://www.apalavra.org/

que seguir para nos aproximarmos de Deus: levantar-se em tal horrio, fazer isto ou aquilo, ir igreja todo domingo, fazer este aquele trabalho ministerial. Isto no nos trar mais prximos de Deus, onde no h mudana alguma do corao. Se ns estivermos indo para a igreja, fizermos isto ou aquilo e tivermos muitas atividades, e ainda em nossa vida pessoal, em nossos coraes, vivermos alguma coisa diferente, ento o que quer que ns faamos no ajudar. Ns podemos muito bem chorar como os israelitas:

por que tu no atentas para isso? E a razo porque Ele no v mentiras no corao. Aqui est o que Ele disse ao povo de Israel:

Isaas 58:3-5 Eis que no dia em que jejuais achais o vosso prprio contentamento, e requereis todo o vosso trabalho. Eis que contendas e debates jejuais, e para ferirdes com punho inquo; no jejueis como hoje, para fazer ouvir a vossa voz no alto. Seria este o jejum que eu escolheria, que o homem um dia aflija a sua alma, que incline a sua cabea como o junco, e estenda debaixo de si saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aprazvel ao Senhor?

Este povo estava jejuando mas naquele mesmo dia ele explorava os seus trabalhadores! Eles estavam jejuando e ainda assim eles estavam com contendas e debates jejuais! Eles estavam afligindo suas almas, suas cabeas se inclinavam como o junco, e estendiam debaixo de si saco e cinza, e ainda assim tinham o mesmo corao! Voc sabe o que o Senhor disse? Isto no um jejum!!! O jejum verdadeiro tem que ser feito com a mudana do corao! 3

Verdades Bblicas,

http://www.apalavra.org/

Fique tantos dias quanto voc queira sem alimento... se o corao no mudar isso no faz sentido. Isto no significa que o jejum no importa de uma maneira geral. O que se quer dizer que um jejum com um corao que no muda no tem valor. E assim o Senhor move-se adiante para dizer a Seu povo qual era o verdadeiro jejum:

Isaas 58:6-7 Porventura no este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaas as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo? Porventura no tambm que repartas o teu po com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e no te escondas da tua carne?

Veja, isto no um estado de apatia. O que o Senhor descreve aqui AO! Contudo, no ao em prticas religiosas, mas ao em justia, em fazer o Seu desejo! Este no o quadro de algum que tenha estabelecido compromisso com o mundo e viva para si, cuidando no pelos outros. E ainda h muitas igrejas atendendo aos irmos que fazem isto. Elas fazem suas responsabilidades religiosas ou ministeriais e assim elas pensam que esto justificadas para viver como elas gostam. H muitos que vivem vidas duplas... uma vida com os externos (igreja, trabalho, etc.) e outra vida em sua casa. H muitos que dizem eu dou o meu dzimo, eu fao os meus trabalhos ministeriais, ento eu no sei porque Deus tem problemas comigo. A razo que a despeito da realizao das responsabilidades o corao no mudou.

Verdades Bblicas,

http://www.apalavra.org/

necessrio mudana do corao, de fato necessrio um corao humilde, para compartilhar o seu po com os pobres e lev-los para a sua casa! necessria uma mudana do corao para no fazer o que seria a coisa mais fcil de se fazer no mundo: ser indiferente. necessria uma mudana do corao para afrouxar as amarras da iniquidade e desfazer os fardos.

necessria uma mudana do corao para nossas vozes serem ouvidas acima. No necessrio mudar nossas prticas religiosas. necessria a mudana do corao. E embora nada seja possvel sem a ajuda de Deus, somos NS que no final somos responsveis por isso. Somos NS que temos que tomar a deciso sobre qual caminho ns tomaremos. Somos Ns que tomaremos uma

deciso e diremos "eu quero mudar". Ento Deus nos ajudar. Deus no se mover at a nossa rea quando os nossos coraes no o quiserem de verdade. Chegai-vos a Deus, e ele se chegar a vs, ns leremos em um minuto. Deus vir somente no momento em que ns verdadeiramente O queiramos em nosso corao. A Palavra de Deus diz em Tiago 4:

Tiago 4:1-10 De onde vm as guerras e pelejas entre ns? Porventura no vm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcanar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque no pedis. Pedis, e no recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. Adlteros e adlteras, no sabeis vs que a amizade do mundo inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Ou cuidais vs que em vo diz a Escritura: o Esprito que em ns habita tem cimes? Antes, Ele d maior graa. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, 5

Verdades Bblicas,

http://www.apalavra.org/

mas d graa aos humildes. Sujeitai-vos, pois, a Deus, Resisti ao diabo, e ele fugir de vs. Chegai-vos a Deus e Ele se chegar a vs. Alimpai as mos, pecadores; e vs de duplo nimo, purificai os coraes. Senti as vossas

misrias, e lamentai e chorai; Converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e Ele vos exaltar.

Voc j pensou que isto no dito s pessoas do mundo mas aos cristos, para os irmos e irms na f (Tiago 1: 2-3)? Eles tiveram lutas, cobia, guerra, inveja, assassinato, e podem ser os frutos terrveis da carne descritos em Glatas 5: 19-21! No se espante que eles no pudessem se aproximar de Deus. Voc no pode esperar ter um corao imutvel e ao mesmo tempo Deus chegar prximo de voc, simplesmente porque voc pode tomar prazer em conhec-lo ou mesmo em se aproximar Dele. No suficiente tentar se aproximar Dele, estar feliz nos pensamentos dele. No suficiente ter boas intenes! Voc necessita de fazer isso! Voc necessita de mudana! Voc necessita de parar de passar de um dia para o prximo, mas dar um passo e tomar uma deciso! A verdadeira abordagem de Deus vem somente quando o corao muda em relao a sua direo. Tiago no diz: v para a igreja mais frequentemente... comece mais algumas atividades... jejue por alguns dias e leia 4 captulos da Palavra todo dia. Ele no diz isso! No porque estas coisas sejam erradas, ou malficas, ou ruins. Ele no d tais instrues porque tais instrues sozinhas no podem trazer voc para mais prximo de Deus, quando o corao no muda! Em contraste aqui est o que ele, atravs do Esprito do Senhor, nos diz:

Tiago 4:7-10 6

Verdades Bblicas,

http://www.apalavra.org/

Sujeitai-vos, pois, a Deus, Resisti ao diabo, e ele fugir de vs. Chegai-vos a Deus e Ele se chegar a vs. Alimpai as vossas mos, pecadores; e vs, de duplo nimo, purificai os coraes. Senti as vossas misrias, e lamentai e chorai; Converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltar.

Sujeitai-vos, pois, a Deus, Resisti ao diabo! Alimpai as vossas mos, e isto no uma limpeza fsica, mas relaciona-se ao que estas mos tm feito... isto se relaciona com aes! Purificai os coraes!! No se diz: Ficai como estais e Deus vos mudar! Diz-se: VS purificai os coraes. Somos NS que fazemos isso. Voc quer ter um timo relacionamento com o Senhor? A questo simples: Mudana de corao! Retornando a Israel e Isaas, depois que o Senhor lhes disse o que fazer, Ele disse-lhes o que seguir se eles seguissem o que Ele dissera e mudassem seus coraes:

Isaas 58:8-14 Ento romper a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotar, e a tua justia ir adiante de ti, e a glria do Senhor ser a tua retaguarda. Ento clamars, e o Senhor te responder; gritars, e ele dir: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente; e se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita; ento a luz nascer nas trevas, e a tua escurido ser como o meio-dia. E o Senhor te guiar continuamente, e fartar a tua alma em lugares ridos, e fortificar os teus ossos; e sers como um jardim regado, e como um manancial, cujas guas nunca faltam. E os que procederem edificaro as antigas runas; e levantars os fundamentos de 7

Verdades Bblicas,

http://www.apalavra.org/

gerao em gerao; e chamar-te-o reparador das torturas, e restaurador de veredas para morar. Se desviares o teu p do sbado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sbado deleitoso, e o santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares no seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua prpria vontade, nem falares as tuas prprias palavras, ento te deleitars no Senhor, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herana de teu pai Jac; porque a boca do Senhor o disse.

Voc quer dizer Deus e ouvi-lo dizer Eis-me aqui? Voc quer cham-lo e ouvi-lo responder? A maneira simples... faa o que Isaas 58 e Tiago 4 nos disseram de outra maneira:

perca as amarras da iniquidade; desfaa os fardos pesados; deixe o oprimido ficar livre; quebre toda canga; compartilhe o seu po com o faminto; traga para a sua casa os pobres que esto banidos; quando voc vir o nu, cubra-o; no se esconda de sua prpria carne; tire a canga de seu meio, o apontar de dedo e o falar inquo; estenda sua alma para o faminto; satisfaa a alma aflita;

Se o relacionamento com Deus no estiver vivo, se o relacionamento com Deus for pobre, se o relacionamento com Deus no for o que se costuma ser, 8

Verdades Bblicas,

http://www.apalavra.org/

h somente um simples remdio: o corao precisa de ser mudado. E isto um servio para voc. Voc tem que tomar a deciso para fazer isso. Deus quer isso mais do que qualquer coisa. Mas voc tem que tomar a deciso para mudar. Deus no pode entrar em algo que voc no decidiu fazer! Deus ajudar voc, mas voc precisa primeiro tomar a deciso para realmente chegar a isso. Deus quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade, mas o homem que toma a deciso. Purificar o corao, mudar o corao, tomar a deciso para mudar e assim ficar, e voc o chamar e Ele estar l conforme Ele estava e estar ainda mais prximo do que voc o tenha visto antes. To prximo que voc no poderia nem sonhar! Isto no uma suposio. Isto a garantia, e o ltimo versculo deste captulo afirma isso, porque "a boca do Senhor o disse". Esta a promessa Dele para voc, isto o que a Sua boca diz e isto o que ir acontecer! O mesmo funciona no sentido contrrio: voc pode fazer todas as atividades religiosas que voc queira, jejuar todo dia, ler e memorizar toda a Bblia, ir a muitos seminrios, etc. Mas nada acontecer se voc no mudar seu corao, porque o Senhor no se preocupa com o lado externo, mas com o interno, pelo corao! Ele quer ser amado l, com todo o seu corao (Mateus 22:37)! Deixe os dias que passam serem os dias de transformao para todos ns.

Tassos Kioulachoglou

Vous aimerez peut-être aussi