Vous êtes sur la page 1sur 4

O Pregador Fala Filosofia

Vincent Cheung

Copyright 2009 by Vincent Cheung. All rights reserved. PO Box 15662, Boston, MA 02215, USA http://www.vincentcheung.com Traduo: Felipe Sabino de Arajo Neto http://www.monergismo.com Todas as citaes bblicas foram extradas da Nova Verso Internacional (NVI), 2001, publicada pela Editora Vida.

O Pregador se dirige a uma multido, e diz: Jesus o Logos, a Palavra, a luz da mente. Todo aquele que o segue nunca andar em trevas epistmica, mas ter a luz da verdade. Alguns evidencialistas o desafiam: Voc faz da Palavra o seu prprio testemunho. Sua filosofia circular. O Pregador responde: Ainda que a Palavra autentique a si mesma, o testemunho vlido, pois ela contm todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. Vocs no reconhecem a Palavra pelo que ela , porque julgam pelos padres humanos. Se a Palavra julga, o seu julgamento correto, pois testifica a si mesma, e Deus testifica por ela. Ento lhe perguntaram: Se no julgarmos pelos padres humanos, como reconheceramos esse Deus? Vocs no conhecem a Palavra nem a Deus, o Pregador replica. Se conhecessem a Palavra, tambm conheceriam a Deus. Mais uma vez o Pregador lhes diz: A Palavra produz um sistema de conhecimento, e vocs tentaro entender ou reproduzi-lo, mas a filosofia de vocs perecer em impossibilidades epistemolgicas e autocontradies lgicas. O que a Palavra produz, vocs no podem dividir ou duplicar. Isso faz os evidencialistas perguntar: Ele ir inventar coisas ou fazer dedues sem usar os mtodos de descoberta baseados na autonomia e habilidade humana, tais como sensao e intuio? Por que ele diz, o que a Palavra produz, vocs no podem dividir ou duplicar? Mas ele continua: Sua filosofia daqui de baixo; a Palavra l de cima. Sua filosofia deste mundo; a Palavra no deste mundo. Eu lhes disse que sua filosofia morrer em impossibilidades e autocontradies. Se vocs no crem no que a Palavra diz sobre si mesma, seu pensamento terminar em ignorncia e ceticismo, incapaz de conhecer tudo o mais. O que esta Palavra? Como voc sabe o que a Palavra?, eles perguntam. Exatamente o que tenho dito o tempo todo, o Pregador responde. Tenho muitas coisas a dizer e julgar a respeito da sua filosofia. Mas a Palavra merece confiana, e o que aprendi dela eu digo ao mundo. Eles no entendem que ele est falando a respeito da Bblia, ou o contedo intelectual da Bblia, a revelao de Deus. Assim, o Pregador diz: Quando vocs investigam uma cosmoviso at os seus princpios ltimos, ento vocs conhecero a necessidade e exclusividade da revelao bblica, e que ela o que afirma ser, e que ela contm nada mais do que Deus revelou. Aquele que a inspirou est por detrs dela, pois ela a exata expresso de sua mente.

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

3 Nisto, alguns afirmam pressupor a Bblia. A esses pressuposicionalistas, o Pregador diz: Se vocs se apegam Palavra como o seu primeiro princpio, ento realmente so seus discpulos, e conhecero a verdade, e a verdade os libertar. Eles lhe responderam: Nossa filosofia pressupe a Trindade Ontolgica e toma a crena em Deus como apropriadamente bsica. Nunca fomos escravos de outro princpio. Como voc pode dizer que seremos livres? O Pregador replica: Digo-lhes a verdade: Todo aquele que coloca outro princpio antes do seu conhecimento da revelao um escravo desse princpio. Uma filosofia que est escravizada a esse princpio alheio no pode ter um lugar sob a filosofia da Palavra. Sua filosofia tambm morrer em impossibilidades e contradies. Mas se a Palavra de Deus os libertar, vocs de fato sero livres. Eu sei que vocs afirmam pressupor a Palavra. Contudo, esto prontos para me renunciar, pois em vocs no h lugar para o que digo. Eu lhes estou dizendo a partir do meu princpio, e vocs se comportam de acordo com o primeiro princpio de vocs. A Escritura o nosso primeiro princpio, respondem eles. Se a Escritura fosse o seu primeiro princpio, diz o Pregador, ento vocs comeariam a partir da Escritura. Mas vocs esto prontos a me renunciar, um homem que lhes falou a verdade que aprendeu da revelao bblica. A Escritura no lhes ensina a agir assim. Vocs esto fazendo as coisas que seu primeiro princpio exige. No somos filsofos irracionais e irreverentes, protestam eles. O nico primeiro princpio que temos Deus mesmo. O Pregador lhes diz: Se Deus fosse o primeiro princpio de vocs, vocs concordariam comigo, pois meu sistema coloca sua Palavra em primeiro lugar. Eu no inventei minha filosofia, mas ele a revelou. Por que a minha linguagem no clara para vocs? Porque so incapazes de ouvir o que eu digo. Vocs pertencem ao primeiro princpio de vocs, a confiabilidade da descoberta humana (quer por sensao ou intuio), e querem cumprir tudo o que esse princpio exige. Ele um fracasso epistmico desde o princpio, incapaz de fazer contato com a verdade ou realidade, ou com a revelao que vocs afirmam pressupor, pois o conhecimento a partir da sensao ou intuio impossvel. Quando ele produz falsidades, faz o que natural, pois falso e o pai das falcias. No entanto, vocs no crem em mim, porque lhes digo a verdade! Qual de vocs pode me refutar, ou defender seu mtodo humano de descoberta? Se estou dizendo a verdade, porque vocs no crem em mim? Aquele que tem a revelao como o primeiro princpio se submete a ele e exclui todos os outros. A razo de vocs no se submeterem a ele e excluir todos os outros que vocs no tm a revelao como seu primeiro princpio. Os pressuposicionalistas lhe respondem: No estamos certos em dizer que voc louco e arrogante? Eu no sou louco e arrogante, diz o Pregador, mas honro a Palavra e vocs me desonram. No estou procurando vindicao para mim mesmo; mas, h quem a

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

4 busque e julgue. Asseguro-lhes, se algum rejeita a sensao, intuio e outros mtodos de descoberta centrados no homem, mas se apega verdadeiramente somente Palavra como seu primeiro princpio, ele se tornar invencvel. Diante disso, os pressuposicionalistas exclamam: Agora sabemos que voc louco e arrogante! Os apologistas e filsofos que seguimos no afirmaram ser invencveis, mas voc diz que se algum adota o seu sistema, ele nunca ser derrotado. Voc maior do que esses apologistas? Quem voc pensa que ? O Pregador replica: Se afirmo ser invencvel em mim mesmo, minha afirmao no significa nada. A Escritura, que vocs dizem ser o seu primeiro princpio, quem ensina essa abordagem. Vocs no conhecem a Escritura, mas eu conheo. Se eu dissesse que no a conheo, seria mentiroso como vocs, mas eu de fato a conheo e obedeo. Os apologistas a quem vocs idolatram regozijaram-se no pensamento de uma filosofia escriturstica. Agora eles a vem e aprovam. Voc ainda no tem cinquenta anos, disseram-lhe os pressuposicionalistas, e sabe o que eles pensavam? Eu lhes afirmo a verdade, o Pregador responde, eles lanaram o fundamento para isso! Nisto, eles rangem os dentes e cerram os punhos, e juntos comeam a criticar, caluniar e denunci-lo, mas o Pregador segue o seu caminho, e continua com a misso que Deus lhe deu.

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

Vous aimerez peut-être aussi