Vous êtes sur la page 1sur 29

Os International Financial Reporting Standards (IFRS) e as novas normas contbeis brasileiras, os CPCs (emitidos pelo Comit de Pronunciamentos Contbeis),

so o padro contbil aplicvel para as demonstraes financeiras de companhias de capital aberto, instituies financeiras que possuam Comit de Auditoria e companhias de grande porte brasileiras em 31 de dezembro de 2010. Os perodos comparativos de 2009 (inclusive nos ITRs de 2010) tm de ser reapresentados para o mercado com base nos novos padres contbeis. A fim de evitar incertezas, fundamental comunicar de forma estruturada e planejada as mudanas provocadas com a adoo das novas normas para que os investidores entendam seus impactos. O profissional de RI precisa estar preparado para esclarecer as dvidas dos investidores, como:

Qual o grau de conhecimento contbil dos meus investidores? As anlises histricas sero refeitas? Haver impacto no EBITDA? Haver impacto no guidance ou no valuation? Como podemos ajudar os investidores e os analistas de mercado? Quais so seus interesses? Quais sero as consequncias para os investidores de curto e longo prazos?

Orgos Regulamentadores das Normas Internacionais da Contabilidade.


Os rgos regulamentadores das normas internacionais da contabilidade so: IASB (International Accounting standards Board ou (Junta de Normas Internacionais de Contabilidade CPC (Comit de Pronunciamentos Contbeis): IBRACON (Instituto Brasileiro de Contadores): CFC (Conselho Federal da Contabilidade): SUSEP (Superintendncia de Seguros Privados BACEN (Banco Central do Brasil)

Orgos Regulamentadores das Normas Internacionais da Contabilidade.

IASB (International Accounting standards Board ou (Junta de Normas Internacionais de Contabilidade): a organizao internacional sem fins lucrativos que publica e atualiza as Normas internacionais de contabilidade.

IBRACON (Instituto Brasileiro de Contadores): o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil tem a funo de discutir, desenvolver e aprimorar as questes ticas e tcnicas da profisso de auditor e de contador e, ao mesmo tempo, atuar como porta-voz dessas categorias diante de organismos pblicos e privados e da sociedade em geral.

rgos Regulamentadores das Normas Internacionais da Contabilidade.

Banco Central do Brasil Brasil-Bacen

SUSEP

CFC

BACEN

SRF

ORGO REGULADORES NO BRASIL

ANEEL

LEGISLAO

IBRACON

CVM

O Banco Central do Brasil (Bacen) Bacen) uma autarquia vinculada ao Ministrio da Fazenda, que tambm foi criada pela Lei 4.595, 595, de 31 de dezembro de 1964 1964. . o principal executor das orientaes do Conselho Monetrio Nacional e responsvel por garantir o poder de compra da moeda nacional, tendo por objetivos objetivos: : zelar pela adequada liquidez da economia; economia; manter as reservas internacionais em nvel adequado; adequado; estimular a formao de poupana poupana; ; zelar pela estabilidade e promover o permanente aperfeioamento do sistema financeiro. financeiro .

rgos Regulamentadores das Normas Internacionais da Contabilidade.

Banco Central do Brasil Brasil-Bacen

de competncia exclusiva do Banco Central do Brasil: emitir papel moeda e moeda metlica executar servios de meio circulante receber os recolhimentos compulsrios dos bancos comerciais realizar operaes de redesconto e emprstimos de assistncia liquidez s instituies financeiras autorizar, normatizar, fiscalizar e intervir nas instituies financeiras controlar o fluxo de capitais estrangeiros, dentre outros

CFC (Conselho Federal da Contabilidade): o rgo responsvel por orientar, normatizar e fiscalizar o exerccio da profisso contbil, por intermdio dos Conselhos Regionais de Contabilidade , cada um em sua base jurisdicional, nos Estados e no Distrito Federal.

Comisso de Valores Mobilirios (CVM)

CVM; uma autarquia vinculada ao Ministrio da Fazenda do Brasil, instituda pela Lei 6.385, de 7 de dezembro de 1976, na gesto do presidente Ernesto Geisel , tem poderes para disciplinar, normalizar e fiscalizar a atuao dos diversos integrantes do mercado ex; Organizao, funcionamento e operaes das bolsas de valores;Registro de companhias abertas; Credenciamento de auditores independentes ,e Negociao e intermediao no mercado de valores mobilirios.

SUSEP

CFC

BACEN

SRF

ORGO REGULADORES NO BRASIL

ANEEL

LEGISLAO

IBRACON

CVM

SUSEP o rgo responsvel pelo controle e fiscalizao dos mercados de seguro, previdncia privada aberta, capitalizao e resseguro. Autarquia vinculada ao Ministrio da Fazenda, foi criada pelo Decreto-lei n 73, de 21 de novembro de 1966, que tambm instituiu o Sistema Nacional de Seguros Privados, do qual fazem parte o Conselho Nacional de Seguros Privados - CNSP, o IRB Brasil Resseguros S.A. - IRB Brasil Re -, as sociedades autorizadas a operar em seguros privados e capitalizao, as entidades de previdncia privada aberta e os corretores habilitados

SUSEP

CFC

BACEN

SRF

ORGO REGULADORES NO BRASIL

ANEEL

LEGISLAO

IBRACON

CVM

Misso Atuar na regulao, superviso, fiscalizao e incentivo das atividades de seguros, previdncia complementar aberta e capitalizao, de forma gil, eficiente, tica e transparente, protegendo os direitos dos consumidores e os interesses da sociedade em geral.

CPC (Comit de Pronunciamentos Contbeis): Contbeis):

SUSEP

CPC (Comit de Pronunciamentos Contbeis):


BACEN

CFC

SRF

ORGO REGULADORES NO BRASIL

ANEEL

LEGISLAO

IBRACON

CVM

o rgo responsvel pelo estudo, o preparo e a emisso de Pronunciamentos Tcnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgao de informaes dessa natureza, para permitir a emisso de normas pela entidade reguladora brasileira, visando centralizao e uniformizao do seu processo de produo, levando sempre em conta a convergncia da Contabilidade Brasileira aos padres internacionais.

ABRASCA Associao Brasileira das Companhias Abertas


ABRASCA

APIMEC Nacional Associao dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais


BACEN

IBRACON

BOVESPA Bolsa de Valores de So Paulo CFC Conselho Federal de Contabilidade

REPRESENTANTES DO CPC

FIPECAFI

BOVESPA

FIPECAFI Fundao Instituto de Pesquisas Contbeis, Atuariais e Financeiras e IBRACON Instituto dos Auditores Independentes do Brasil. As cinco entidades solicitaram ao CFC que formalizasse a criao do CPC.

CFC

Criao e objetivo do CPC


ABRASCA

Resoluo CFC n 1.055/05 art 2 As 5 entidades solicitaram a 6 o CFC, a formalizao e criao do CPC.

IBRACON

BACEN

REPRESENTANTES DO CPC

FIPECAFI

BOVESPA

CFC

"o estudo, o preparo e a emisso de Pronunciamentos Tcnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgao de informaes dessa natureza, para permitir a emisso de normas pela entidade reguladora brasileira, visando centralizao e uniformizao do seu processo de produo, levando sempre em conta a convergncia da Contabilidade Brasileira aos padres internacionais".

ABRASCA

IBRACON

BACEN

REPRESENTANTES DO CPC

FIPECAFI

BOVESPA

CFC

CARACTERSTICAS BSICAS - O CPC totalmente autnomo das entidades representadas, deliberando por 2/3 de seus membros; - O Conselho Federal de Contabilidade fornece a estrutura necessria; - As seis entidades compem o CPC, mas outras podero vir a ser convidadas futuramente; - Os membros do CPC, dois por entidade, na maioria Contadores, no auferem remunerao. Alm dos 12 membros atuais, sero sempre convidados a participar representantes dos seguintes rgos: - Banco Central do Brasil; - Comisso de Valores Mobilirios (CVM); - Secretaria da Receita Federal; - Superintendncia de Seguros Privados (SUSEP). Outras entidades ou especialistas podero ser convidados. Podero ser formadas Comisses e Grupos de Trabalho para temas especficos. Produtos do CPC: Pronunciamentos Tcnicos, Orientaes e Interpretaes. Os Pronunciamentos Tcnicos sero obrigatoriamente submetidos a audincias pblicas. As Orientaes e Interpretaes podero, tambm, sofrer esse processo.

Lei que Alterou a lei 6.404/76 No Brasil a Lei n 11.638/07, trouxe importantes alteraes Lei das SA (Lei n6.404/76), visando adequar a elaborao das demonstraes contbeis das companhias de capital aberto s Normas Internacionais de Contabilidade (International Financial Reporting Standard

IFRS).
A harmonizao das normas contbeis necessria para atender principalmente os usurios das informaes contbeis no mercado de capitais, permitindo que eles tenham um maior grau de comparabilidade entre as empresas. As principais alteraes introduzidas pela Lei 11.638/07 abordadas neste trabalho so:

a) Escriturao das demonstraes contbeis; b) Nova estrutura do Balano Patrimonial; c) Demonstraes obrigatrias; d) Demonstraes dos Fluxos de Caixa; e) Demonstrao do Valor Adicionado; f) Critrios de Avaliao dos Ativos; g) Primazia da essncia sobre a forma; h) Equivalncia Patrimonial; i) Reavaliao de Ativos; j) Teste de recuperabilidade.

Os dez Mandamentos da Contabilidade ( Doutrina J. Miguel)

1. O profissional habilitado para exercer o papel de juiz contbil, na elaborao das demonstraes. demonstraes . 2. O julgamento deve se pautar na conjugao do fato econmico econmico- atividade atividade- norma contbilcontbil - equidade (imparcialidade) 3. As demonstraes contbeis legais , no so elaboradas prioritariamente para o administrador tomar decises , mas sim para o investidor e o financiador tomarem as decises de estar ou no patrocinando a operao a ser administrada administrada. . 4. As demonstraes contbeis devem proporcionar ao usurio de maneira clara qual o preo justo ( Fair Value Value) ) do patrimnio na data da posio financeira e sua capacidade de gerao de caixa caixa. .

Os dez Mandamentos da Contabilidade ( Doutrina J. Miguel)

5. A funo da contabilidade retratar os fatos economicos por meio da escriturao e de suas demonstraes contbeis, observando suas caractersticas qualitativas principais:

COMPREENSIBILIDADE, RELEVNCIA , COFIABILIDADE E COMPARABILIDADE. 6. Em qualquer julgamento contbil devedeve-se ter primazia da essncia econmica sobre a forma jurdica jurdica. . ( esquea contrato!)
Na escriturao contbil o ato de dar preferncia essncia sobre a forma no nenhuma novidade trazida pela Lei 11.638/07. As Normas Contbeis Brasileiras, os Princpios Fundamentais de Contabilidade h muito j previam essa prtica, no entanto, a partir do advento da Lei 11.638/07 torna-se definitivamente obrigatrio. As regras contbeis internacionais tm essa caracterstica. Toda vez que um profissional de contabilidade se deparar com um documento que no retrata exatamente a realidade econmica, ele, o profissional de contabilidade, bem como o auditor e o gestor da empresa tero que fazer com que se registre o que de fato a realidade econmica, e no mais apenas e simplesmente aquilo que est formalmente escrito.

Os dez Mandamentos da Contabilidade

7. As normas do CPC/IFRS so princpios gerais e no regras engessadas para permitir o


juizo contbil segundo o fato econmico e a atividade da entidade.

8. O patrimnio deve ser avaliado preponderantemente pelo seu valor Justo ( fair Value Value) ) 9. Visando Identificar a capacidade de gerao de caixa , pode ser necessrio o teste de recuperabilidade ( impairment) impairment) que est atrelado capacidade atual da empresa no desenvolvimento de sua atividade em recuperar ou no seu ativo. 10. Para identificar a capacidade de gerao de caixa, os ativos e passivos monetrios protegidos financeiramente devem ser trazidos a valor presente.

Vous aimerez peut-être aussi