Vous êtes sur la page 1sur 24

ENGENHARIA MECNICA

PROCESSO METARLGICO

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

PROCESSOS METALRGICOS NA INDSTRIA

PROFESSOR: FERNANDO MOURA ALVES

GUSTAVO DE CARVALHO JULIO CESAR DE OLIVEIRA ROGRIO FERREIRA DA ROCHA VINICIUS MANTOVANI DE BARROS

SO BERNARDO DO CAMPO 30 de Setembro de 2013

SUMRIO

1 2 3 4 5 6 7 8

INTEGRANTES INTRODUO OBJETIVOS MTODO RESUMO DESENVOLVIMENTO DAS ETAPAS CONCLUSO BIBLIOGRAFIA

1 - INTREGRANTES:
GUSTAVO DE CARVALHO 111494850 JULIO CSAR DE OLIVEIRA 1299494199 ROGRIO FERREIRA DA ROCHA 111620252 VINICIUS MANTOVANI DE BARROS 6224109610 decarvalho.g@gmail.com julio_draw@hotmail.com rogerioferocha@gmail.com vinicius_mantovani@hotmail.com

2 INTRODUO

A atividade prtica supervisionada (ATPS) um mtodo de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas esupervisionadas e que tem por objetivos:

Favorecer a aprendizagem, estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o auto aprendizado, oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem, auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao.

Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas relativos profisso. Direcionar o estudante para a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que ser solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio essencial para o desenvolvimento das competncias e habilidades requeridas na sua atuao no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.Para isso devemos conhecer e aplicar as descritas a seguir:

- Conhecimentos matemticos, cientficos, tecnolgicos e instrumentais engenharia.

- Atuar em equipes multidisciplinares. - Avaliar criticamente a operao dos sistemas. - Identificar, formular problemas de engenharia.

3 OBJETIVO

Prope-se a formao de um grupo, para elaborao de estudo de processos metalrgicos em indstria, com foco em seu processo produtivo, que dever ser desenvolvido, conforme as aulas proposta no plano de ensino desta disciplina.

4- METODO

Desenvolver o uso de MS padronizados de produtos, de modo atender requisitos de produo globalizada. Atuar no desenvolvimento e melhoria de produtos, bem como, dos processos de fabricao. Atuar na gesto de projetos, aliando competncias das reas de gesto da qualidade e controle. Projetar e conduzir experimentos e interpretar as resultados. Descrio do que ser produzido e elaborado. Relatrio parcial, com os resultados das pesquisas realizadas nas etapas.

5 - RESUMO

O desafio desta APTS disponibilizar aos discentes um complemento na aprendizagem dos conceitos, fundamentos e modelos de processos metalrgicos, bem como, fornecer base tericas e pratica de uma abordagem moderna desses processos, preparando os alunos para a correta abordagem e tomada de decises referentes aos principais passos envolvidos nos processos industriais e contribuir com a introduo dos conceitos bsicos a respeito do funcionamento das indstrias, fluxograma industriais, materiais, layout, entre outros, capacitando-os tecnicamente, preparando-os profissionalmente, e incentivando-os na aplicao das metodologias e ferramentas de gesto industrial.

A engenharia est presente em quase tudo que conhecemos, principalmente no processo de fabricao, neste sentido, fato que os engenheiros necessitam ultrapassar a viso interna tradicional, para que sejam capazes de exercer funes de forma mais eficiente e eficaz, com foco na inovao industrial para que as empresas se tornem mais competitivas.

O desafio do engenheiro tornar a fabricao de produtos menos onerosa e mais rpida, industrializar produtos com mais qualidade e atingir um nvel desejado do servio ao cliente pelo menor custo total possvel. O gerenciamento de automao industrial inclui o projeto, processos e a administrao de sistemas de produo, objetivando fortalecer a estratgia das unidades de negcios da empresa. A competncia dos engenheiros decorre de uma avaliao relativa da capacitao de uma empresa para fornecer ao cliente um produto competitivamente superior ao menor custo total possvel e procurar superar a concorrncia em todos os aspectos das operaes.

6- DESENVOLIMENTO DAS ETAPAS E PASSOS.

1 Etapa

Aula Tema: Processos metalrgicos Formao de equipe, escolha da indstria objeto de estudo, rea de atuao, setor e produtos fabricados. Passo 1 Elaborar um brainstorn para escolher a indstria, o ramo de atividade, o setor e o produto. Motivo pelo qual escolhemos a Empresa Harpia ,para desenvolver esse projeto.

Escolhemos a empresa Harpia, pois possui grande variedade de processos metalrgicos e em especial a soldagem . Identificao da Empesa que serviu de base para Desafio:

HARPIA Solues Industriais.

Escritrio Comercial: Rua Senador Flaquer 312 So Caetano do Sul SP Tel. 4232-5294

Escolhemos uma empresa do ramo de prestao de servio por fazer parte do quadro de funcionrios dessa Empresa Vinicius Mantovani, um dos integrantes do grupo. Contato: Vinicius Mantovani de Barros Tel. (11) 97387-6373 Scio Diretor gerencial@harpiasolucoes.ind.br www.harpiasolucoes.ind.br

Histria da Empresa:

A Harpia Solues Industriais, uma empresa prestadora de servios de mo de obra qualificada, pronta para atender clientes exigentes com qualidade e tecnologia na rea de caldeira, manuteno industrial e soldas especiais. Em sua razo social esto presentes componentes fundamentais em sua criao, a saber: A harpia a mais pesada, e uma das maiores aves da rapina do mundo, com envergadura de 2,5 metros e peso de 10 quilogramas. rpida e possante em suas investidas. to forte fisicamente que consegue erguer um carneiro sem maiores dificuldades. Ela voa alternando rpidas batidas de asa com o planeio. Etimologia: Harpia uma referencia a mitologia Grega. Desenvolvimento Tecnolgico:O desafio continua base da modernidade e por consequncia, condio para a to desejada competitividade de empresarial e pessoal. Com a unio de parceiro do setor, a criao da Harpia em 2011, a disputar uma parcela do mercado de prestao de servio em manuteno e servios industriais utilizando uma sistemtica da qualidade de Petrobras. Para atender clientes que necessitam de servios completos, da fabricao at a elaborao de data book atendendo os maiores requisitos da qualidade. CRENA: A filosofia empresarial da Harpia expressa pelos seguintes valores que a norteiam: * Prestar servio com tica profissional, pessoal e comercial. * Atender e superar as expectativas de qualidade dos clientes e da sua prpria equipe de colaboradores. * Transferir efetivamente conhecimentos que promovam a continua modernidade. MISSO: A razo de ser da Harpia, isto , seu negocio: Atuar junto a seus clientes na soluo de crises e dvidas industriais, renovando equipamentos na manuteno industrial e criando solues de reparos na rea da soldagem em especial.

A Harpia atua nos seguintes segmentos de negcios: Profissionais capacitados atuando sob as mais modernas prticas de gesto Para oferecer um atendimento diferenciado em manuteno e servios industriais, a Harpia conta com uma estrutura completa e eficiente, aplicada de acordo com as necessidades de cada cliente. Atua diretamente nas reas de:

Soldas Especiais Soldas de Revestimento Manuteno Industrial Gesto total da manuteno de plantas industriais Consultoria de engenharia de manuteno, produtividade e confiabilidade. Estruturao da manuteno planejada para novas unidades operacionais Planejamento e execuo de servios de mecnica e refrigerao. Instrumentao, paradas e complementar. Paradas Caldeiras, fornos, laminadores, reatores, torres, trocadores, tubulaes, vasos e etc. Todos os trabalhos com solda realizados pela HARPIA so soldados por Especificaes de Procedimento de Soldagem e soldadores devidamente habilitadas por profissional qualificado por inspetor de soldagem nvel 2 de acordo com ASME VIII & AWS D1.1 com registro junto ao SNQC/FBTS Somos especialistas em documentaes de soldagem atendendo a sistemtica PETROBRAS;

Elaborao de Procedimentos de Soldagem ( EPS/RQPS ) Qualificao de Soldadores e Operadores Elaborao de Planos de Soldagem e I.E.I.S. Consultoria de Soldagem com Inspetor de Soldagem Nvel II Inspetores de L.P/P.M. qualificados ABENDI Assistncia a sistemtica da qualidade para fornecedores Petrobras. Soldagem e montagem de equipamentos com entrega de DATA BOOK 1 Quantidade de colaboradores que esto locados em cada uma das seguintes reas: *Industrial = 33 *Administrativa = 12 *Controle de qualidades e Metrologia= 2

rea de Atuao da Empresa: Atua diretamente na rea de: -Soldas especiais. -Soldas de revestimentos. -Manuteno Industrial

Principais servios: Uma das principais caractersticas da Harpia a versatilidade de seus servios. Equipamentos diversos na rea de gerao de energia.

Montagem de equipamentos e acessrios, no campo. Vasos de presso, transportadores de roscas e correias, estruturas metlicas, escadas, dutos, bases para robs etc.

Principais Clientes: -Petrobras. -Sabacasi

Alguns Servios Realizados:

Passo 2 Conceituar os processos metalrgicos Ao longo dos anos, para suprir as necessidades da sociedade, surgiram as tcnicas de fabricao e houve um acentuado aperfeioamento das mesmas, de modo que existe hoje uma grande variedade de materiais e processos de fabricao, os quais so utilizados para produzir desde esfera de ao de 0,25 mm de dimetros at produtos sofisticados como jatos supersnicos. Grande parte da manufatura destes elementos se deve aos conhecimentos aplicados na conformao dos metais. Pode-se observar alguns exemplos de peas fabricadas com materiais metlicos da Figura 1 e Figura 2

Figura 1 - Exemplo de produto fabricado com material metlico (foguete).

Figura 2 - Exemplo de produto fabricado com material metlico (anzol). Os processos mecnicos so constitudos pelos processos de conformao plstica (tenses aplicadas inferiores ao limite de resistncia ruptura do material) e pelos processos de conformao por usinagem (tenses aplicadas superiores ao limite de resistncia ruptura do material com gerao de cavaco). Exemplos de peas obtidas por processo de conformao mecnica so ilustrados da Figura 3a Figura 4

Figura 3 - Exemplos de produtos obtidos por processo de conformao mecnica (componentes mecnicos) e usinagem.

Figura 4 Exemplos de produtos obtidos por processo de conformao mecnica (jarra e bacia). Entende-se o processo de conformao dos corpos metlicos como o processo de modificao da forma desse corpo metlico para outra forma definida. Os processos de conformao podem ser divididos em dois grupos: processos mecnicos, nos quais as modificaes de forma so provocadas pela aplicao de tenses externas, e s vezes em altas temperaturas, mas sem a liquefao do metal; e processos metalrgicos, nos quais as

modificaes de forma podem estar relacionadas tambm s tenses externas, e s vezes em altas temperaturas, mas com liquefao do metal (como no processo de fundio) ou com a difuso de partculas metlicas (como no processo de sinterizao). Os processos mecnicos so constitudos pelos processos de conformao plstica, para os quais as tenses aplicadas so geralmente inferiores ao limite de resistncia ruptura do material, e pelos processos de conformao por usinagem, para os quais as tenses aplicadas so sempre superiores ao limite mencionado, sendo a forma final, portanto, obtida por retirada de material. Devido sua natureza, esses processos so tambm denominados processos de conformao mecnica. Os processos de conformao plstica dos metais permitem a fabricao de peas, no estado slido, com caractersticas controladas. De uma forma resumida, os objetivos desses processos so a obteno de produtos finais com especificao de: a) dimenso e forma, b) propriedades mecnicas, c) condies superficiais, Conciliando a qualidade com elevadas velocidades de produo e baixos custos de fabricao. Forja - reconformao de metais por meio de calor e martelamento. Exemplo: canos de canhes. Fundio - conformao de metal por fuso, posterior colocao em moldes e solidificao. Exemplo: blocos de motores antes de seu posterior processamento. Injeo - conformao de polmeros e diversos metais e ligas por injeo a quente num molde ou matriz. Exemplo: peas plsticas diversas, como brinquedos e utensliosde cozinha. Lapidao - obteno de faces novas por desgaste do material (o termo mais adequado a materiais rgidos e frgeis, como as pedras). Exemplo: pedras preciosas e cristais para bijouterias.

Esmerilhamento e retificao - aplicao de abrasivos mecanicamente a materiais, como os metais, buscando o desgaste ou acabamento mais fino. Exemplo: ferramentas manuais diversas. Usinagem - o corte mecnico com conformao de metal ou outros materiais. Exemplo: peas de motores de combusto interna Polimento - obteno de textura mais lisa em superfcies speras. Exemplo: pedras para decorao e acabamento em arquitetura, sejam pisos ou paredes. Estampagem - a produo de peas a partir de uma lmina, chapa ou rolo, por recorte numa perfurao. Exemplo extremamente simples: as arruelas para parafusos. Moldagem a frio - similar a estampagem e muitas vezes correlata no processo com aquela, mas obtendo a deformao da pea de uma superfcie plana em uma superfcie gerando cavidades, obtendo um volume. Exemplo: peas da lataria de veculos. Rotomoldagem - tipo de torneamento de discos de por exemplo, alumnio, visando a produo de peas sobre um molde ou at determinada deformao sempre prxima do cilndrico. Exemplo: panelas de alumnio. Cunhagem - similar a moldagem a frio, mas por meio de proximidade de um comportamento plstico de um metal pela aplicao de presso, moldando-se viscosamente a um cunho (correspondente ao molde, mas produzindo a deformao por extrema presso). Exemplo bfundamental:moedas. Hidroformagem - a produo de peas por expanso em um molde por presso. Vcuoformagem - similar a hidroformagem, mas com a produao de peas pela formao de vcuo num dos lados, prociando a ao da presso atmosfrica do outro. Exemplo: peas de acrlico a partir de lmicas deste material e blisters de embalagens. Jateamento - a limpeza, mudana de textura ou gravao de uma substncia por aplicao de um jato de ar carregando material abrasivo ou colisivo. Exemplo: vidro jateado Soldagem - diversos processos de juno de metais, tanto a baixas quanto a altas temperaturas por um outro metal ou liga. Exemplo: grande parte da indstria eletrnica, na juno dos

componentes eletrnicos nos circuitos a baixa temperatura e a indstria naval e mecnica de grande escala, a alta. Endurecimento por precipitao - tratamento trmico visando o endurecimento de materiais moles. Encruamento e tmpera trmica - tratamentos trmicos visando a obteno de dureza em metais e ligas, assim como obteno de tenses adequadas em peas de outros materiais, como o vidro (no caso, obteno de vidro temperado). Endurecimento de superfcie, endurecimento diferencial, martelamento - tratamentos visando o endurecimento de superfcie de metais e ligas. Extruso - obteno de produtos de perfil contnuo e seo tranversal constante, como tubos, mangueiras e perfis, a partir de polmeros ou ligas. Exemplo: tubos plsticos diversos, desde mangueiras para aplicao de soro fisiolgico at dutos de grande escala.

A empresa Harpia , tem como principal processo metalrgico a soldagem . A empresa possui diversos procedimentos de soldagem : EPS- Especificao de Procedimento de Soldagem - Norma : ASME IX ed 2010

A soldagem um processo de fabricao, do grupo dos processos de unio, que visa o revestimento, a manuteno e/ou a unio de materiais, em escala atmica, com ou sem o emprego de presso e/ou com ou sem a aplicao de calor. Nesse caso, sempre que a idia se refira a operao (preparao, execuo e/ou avaliao), o termo correto a ser utilizado soldagem A soldagem um processo que visa a unio localizada de materiais, similares ou no, de forma permanente, baseada na ao de foras em escala atmica semelhantes s existentes no interior do material e a forma mais importante de unio permanente de peas usadas industrialmente. Existem basicamente dois grandes grupos de processos de soldagem. O

primeiro se baseia no uso de calor, aquecimento e fuso parcial das partes a serem unidas, e denominado processo de soldagem por fuso. Procedimento de Soldagem um documento onde contm todos os itens a serem observados durante a soldagem. Nele esto as faixas de parmetro onde o trabalho ser realizado, por exemplo: tipo de metal de base, espessura do metal de base, corrente e etc. Diante do projeto, surge a necessidade de se criar regras que, em conformidade com as normas aplicveis, so capazes de dar suporte a construo desejada. Desse modo, ao se falar de documento tcnico, deve-se ter em mente todos os documentos que serviro de instrumento para a execuo de um projeto previamente estabelecido. Os materiais que so usados na fabricao de equipamentos, possuem propriedades mecnicas previamente conhecidas. So elas que determinaro se o equipamento a ser fabricado atender as necessidades requeridas. Quando a fabricao exige a soldagem de materiais, necessrio garantir que a unio destes seja suficientemente responsvel, de modo a garantir a integridade fsica do equipamento. A energia empregada na soldagem, por exemplo, afeta no s o metal de solda, ela afetar tambm as propriedades mecnicas do metal de base. Assim, necessrio garantir que ao final do processo de soldagem, as propriedades mecnicas da junta soldada estejam de acordo com as exigncias de uso daquele equipamento fabricado.

Passo 3 Desenvolver relatrio, contendo os principais conceitos Para que sejam obtidos melhores resultados e aumento da competitividade de mercado, as indstrias metalrgicas em geral possuem como metas atingir a mxima produtividade, minimizar todos os custos e aumentar constantemente a qualidade final dos seus produtos, atendendo as demandas e cumprindo com os prazos de entrega estabelecidos.

Neste encadeamento de idias e objetivos a serem atingidos, o planejamento e controle da produo P.C.P. a tcnica ou processo utilizado para fins de gerenciamento da produo e dos processos de fabricao metalrgicos. Observa-se que indiferente da perfeio ou no do planejamento e controle da produo de uma indstria, os acontecimentos nem sempre ocorrem conforme o que foi planejado. Erros de previses e simulaes, qualidade, gargalos em processos de fabricao e quebras de mquinas podem acontecer fazendo com que a produo perca em produtividade. Todas as indstrias metalrgicas, por mais que trabalhem em um mesmo segmento, possuem particularidades. Assim sendo, as empresas planejam e controlam sua produo de maneira totalmente ajustada e adaptada para sua realidade de trabalho. Destaca que, de acordo com o tamanho da indstria, do estilo de produo e da diversidade e quantidade deprodutos fabricados, cada indstria necessita de um modelo particular de P.C.P., totalmente estruturado de acordo com as suas necessidades. Vrias ferramentas podem ser utilizadas dentro do contexto do planejamento e controle da produo, todas com o objetivo principal de auxiliar a gerncia na tomada de decises em casos de acontecimento de imprevistos e na anlise do estudo comparativo entre o planejamento inicial e a realizao efetiva dos processos de fabricao. A empresa Harpia possui cinqenta e nove funcionrios e trabalha no segmento de fabricao metalmecnico, tendo como principais atividades a fabricao de caldeiraria em geral, estruturas metlicas, tanques e alguns tipos de equipamentos, como transportadores por correia, transportadores por esteira metlica, elevadores de canecas e roscas transportadoras. As peas e equipamentos so fabricados utilizando vrios tipos de materiais, onde so predominantemente utilizados os aos carbono e os aos inoxidveis.

Planejamento e controle da produo (P.C.P.) O planejamento e controle da produo um processo que envolve o planejamento e a organizao de todos os processos de fabricao da produo, sendo de extrema importncia para a obteno de melhores resultados a nvel de aumento da produtividade. O P.C.P. apia os departamentos de Vendas e Produo no planejamento e na coordenao de suas aes,

com a finalidade de que sejam cumpridos e atingidos todos os resultados previamente estabelecidos em termos de quantidade, qualidade, prazo e lugar. Tambm afirma que as funes do P.C.P., de maneira geral, so: Definio das quantidades a serem produzidas; Gesto de estoques de matria prima e insumos; Emisso das ordens de fabricao; Programao e controle das ordens de fabricao; Movimentao das ordens de fabricao da produo; Controle e acompanhamento da produo.

Planejar entender como a considerao conjunta da situao presente e da viso do futuro influencia as decises tomadas no presente para que se atinjam determinados objetivos no futuro. Assim sendo, para que se tenha um bom processo de planejamento, deve-se ter uma viso adequada do futuro, de acordo com a eficcia dos estudos relacionados s simulaes dos processos de fabricao. Para que, em casos de imprevistos, as decises possam ser tomadas de maneiras rpidas e corretas, de fundamental importncia que se tenha um bom processo de planejamento em funcionamento, o qual possa informar com a mxima clareza os objetivos que se pretendam atingir.

Planejamento e controle da produo: Determinar os tipos dos produtos e as quantidades que devero ser fabricadas, atravs de informaes oriundas dos pedidos dos clientes e nas previses de vendas futuras; Realizar as listas dos processos para fabricao do produto, indicando assim o roteiro a ser seguido para sua execuo; Determinar o incio da fabricao, o prazo para trmino e o lead time da produo,

indicando os tempos para durao dos processos; Gerar a liberao das etapas e processos de fabricao, antes do momento em que devero ser iniciados, de acordo com os prazos determinados; Acompanhar e controlar o andamento dos processos de fabricao da produo. Grfico de Gantt Dentre todas as ferramentas que podem ser utilizadas no processo de planejamento e controle da produo, o grfico de Gantt em geral um dos mais utilizados pela maioria das indstrias metalrgicas, principalmente para elaborao de cronogramas de planejamento e acompanhamento dos processos de fabricao. O mtodo de programao mais comum utilizado pelas empresas em seu planejamento da produo, o grfico de Gantt. Um grfico de Gantt uma ferramenta simples, inventada por Henry L. Gantt (1861-1919) no ano de 1917, que representa o tempo como barras num grfico Utilizao dos grficos de Gantt no P.C.P. Nesta ATPS, abordada a utilizao dos grficos de Gantt no planejamento e controle dos processos de fabricao metalrgicos. Trata-se de um estudo voltado coordenao e ao planejamento especfico das etapas de produo no cho de fbrica de uma empresa do segmento. importante citar que a indstria Harpia uma empresa que fabrica peas e equipamentos metlicos de acordo com as necessidades e projetos solicitados por seus clientes. Portanto, no se trata de um estudo voltado ao controle de um nico produto especfico, mas sim de vrios produtos diferentes uns dos outros, onde cada um deles possui materiais, dimenses e caractersticas prprias especficas. O planejamento de cada novo servio realizado de maneira individual, visto que geralmente trata-se da fabricao de uma pea ou equipamento diferente do que qualquer outro que j tenha sido fabricado ou que esteja em processo de fabricao. Pode acontecer de serem fabricadas algumas peas ou equipamentos praticamente idnticos, porm sempre existem variaes dimensionais ou tambm variaes nos tipos de materiais utilizados para sua

fabricao. Como exemplos, podem ser citados os equipamentos para transporte de materiais, como roscas transportadoras ou transportadores por correia. Todos esses equipamentos possuem caractersticas muito similares, mas devem ter seus planejamentos realizados individualmente, visto que, caso os equipamentos possuam qualquer diferena na comparao entre suas dimenses, com certeza os tempos para a sua fabricao sero distintos, havendo a necessidade de estudos e planejamentos especficos e diferenciados uns dos outros. Em um primeiro momento, aps a aceitao e confirmao do oramento pelo cliente, os departamentos Comercial e de Vendas fornecem gerncia da produo todos os dados e valores dos custos estipulados para a fabricao da pea ou equipamento, bem como tambm todas as informaes e documentos tcnicos necessrios para a sua execuo. Atravs da anlise destes dados e do estudo referente aos outros servios que esto em andamento, so estipuladas as metas e os tempos para a fabricao. Estas informaes so organizadas atravs da elaborao de um cronograma para execuo do servio. O cronograma tem por objetivo apresentar os tempos planejados para cada etapa e processo de fabricao, possibilitando uma organizao e controle do servio em todos os perodos de sua execuo. Alm disso, atravs do seu acompanhamento constante, propicia um estudo da comparao entre o que foi realizado e o que est sendo realmente executado. Existem vrias maneiras e ferramentas que podem ser utilizadas para a montagem de cronogramas. Neste estudo de caso, a gerncia da produo da empresa utiliza os grficos de Gantt para elaborao dos cronogramas referentes ao P.C.P. As ferramentas tradicionais de planejamento e programao, como o Grfico de Gantt, ainda so predominantemente as mais utilizadas pelas empresas em seus projetos, sendo os resultados comprovadamente eficientes para projetos no-repetitivos, como o caso deste estudo especfico. Para a elaborao dos cronogramas de cada servio, a gerncia da produo realiza um estudo referente aos equipamentos e peas que j esto em processo de fabricao, bem comotambm mantm contato com o departamento de Vendas, objetivando a coleta de informaes referentes previso para a execuo de novos servios. A anlise precisa da situao presente dos processos de fabricao dos equipamentos e peas em execuo e o estudo de simulao para execuo de um novo servio, so de extrema importncia para a

elaborao de um bom planejamento para controle da produo, o qual deve possibilitar um perfeito acompanhamento de todas as etapas e tambm auxiliar a gerncia da produo em alguns casos de imprevistos, como quebra de mquinas, falta de funcionrios ou surgimento de gargalos na produo. Sendo assim, so estipulados os tempos e prazos para a realizao de cada processo de fabricao. O planejamento apresentado atravs do cronograma com barras horizontais (grficos de Gantt).

Atravs da Figura 5, podemos observar e analisar um cronograma elaborado utilizando os grficos de Gantt. Este cronograma refere-se ao planejamento para controle e acompanhamento dos processos de fabricao de um determinado equipamento a ser fabricado pela Harpia

Figura 5 Cronograma dos processos de fabricao de um equipamento O cronograma apresentado na Figura 1 possibilita um acompanhamento especfico e individual do equipamento em fabricao, sem a utilizao de nenhuma comparao com os outros servios que tambm esto em execuo.

Passo 4 Elaborar o cronograma utilizando-se de um grfico de Gant

7 CONCLUSO Podemos concluir que independentemente do projeto a ser desenvolvido, temos nossa disposio vrias formas de tratamentos de superfcie, que podem ser aplicados de acordo com as funes a serem exercidas no projeto em desenvolvimento. Conhecemos que h vrias formas de tratamentos superficiais, trmicos, qumicos e etc. para garantir um bom desempenho de acordo com qualquer que seja o propsito do projeto a ser desenvolvido. Outra ponto muito importante a organizao e planejamento dos trabalhos . A economia e velocidade dos trabalhos esto totalmente ligadas a organizao . 8 REFERENCIAS www.harpiasolucoes.ind.br http://kaiohdutra.files.wordpress.com/2012/10/apostilateciii.pdf http://pt.wikipedia.org/wiki/Processo_industrial www.pt.wikipedia.org www.brasilescola.com Bresciani Filho, E.; Zavaglia, C. A. C.; Button, S. T.; Gomes, E.; Nery, Fernando A. C., Conformao Plstica dos Metais, Editora da Unicamp, 5a edio, 1997

Vous aimerez peut-être aussi