Vous êtes sur la page 1sur 2

-TROCAS GASOSAS / IMUNIZAO FETAL (ANTICORPOS) / NUTRIO E EXCREO (SACO VITELNICO E ALANTOIDE) E FUNO ENDCRINA (PROGESTERONA) a) Saco vitelnico

uma estrutura em forma de saco, revestida externamente pela mesoderme e, internamente, pela endoderme, cuja funo armazenar reservas nutritivas durante o desenvolvimento do embrio. Est presente em peixes, rpteis, aves e mamferos. No entanto, nos mamferos esse anexo reduzido, pois a placenta assume a funo de nutrio do embrio. b) Alantoide uma estrutura em forma de saco ou vescula, ligada a parte posterior do intestino do embrio. Assim como o saco vitelnico, o alantoide formado pela mesoderme e endoderme, e ocorre nos rpteis, aves e mamferos. A principal funo do alantoide remover e armazenar excretas produzidas pelo metabolismo do embrio. c) mnio uma fina membrana, formada pela ectoderme e a mesoderme, que envolve o embrio delimitando uma cavidade preenchida pelo lquido amnitico. O papel do lquido amnitico evitar o ressecamento do embrio e o proteger contra choques mecnicos. O mnio est presente nos rpteis, nas aves e nos mamferos, embora surja pela primeira vez nos rpteis. Essa membrana uma importante adaptao vida no meio terrestre. Isso porque protege o embrio da dessecao e torna a reproduo independente da presena de gua. d) Crion Membrana formada, assim como o mnio, pela ectoderme e a mesoderme. o anexo mais externo; que envolve e protege as demais estruturas. Em rpteis e aves, o crion se une ao alantide, formando o alantocrion. O alantocrion fornece proteo e realiza trocas gasosas entre o embrio e o meio externo. Nos mamferos, o crion se une ao alantide formando a placenta. Ocorre nos rpteis, aves e mamferos. e) Placenta - LIGA FETO <<<<>>> HOSPEDEIRO DO FETO Por ser formada pela unio de anexos embrionrios fetais mais tecidos maternos, diversos autores consideram a placenta como um rgo, e no como um anexo embrionrio. Ela ocorre apenas nos mamferos e formada pela unio do crion e alantoide, do embrio, mais o endomtrio materno.

a placenta que permite a fixao do embrio na parede do tero, realiza trocas gasosas entre o feto e o sangue materno, permite a passagem de nutrientes para o embrio e promove a retirada de excretas. Alimentos, oxignio, anticorpos e hormnios passam do sangue materno para o embrionrio, pela placenta, que, em troca, transfere para a me as excretas e o gs carbnico. Cordo: LIGA O FETO A PLACENTA - Esta estrutura, que se encontra acoplada na regio abdominal do feto, composta por duas artrias e uma veia e responsvel pelo transporte de nutrientes, alm de realizar as trocas gasosas entre a me e o feto. Essa troca ocorre da seguinte forma: o sangue oxigenado chega pela veia cava VEIA SANGUE ARTERIA / . SANGUE VENOSO > 2 ARTRIAS H pouco tempo foi descoberto que na camada endotelial do cordo umbilical so encontradas clulastronco mesenquimais. Estas, por sua vez, no apresentam funo definida, podendo, portanto, transformar-se em qualquer clula do organismo aps um processo de diferenciao. As mesmas podem ser usadas para o transplante de medula ssea. Deste modo, atualmente existe a possibilidade de congelar essas clulas em um banco de sangue do cordo umbilical, para uso posterior caso seja necessrio. - O feto no utiliza seu sistema respiratrio. Seus pulmes esto inundados pelo liquido amnitico, sua respirao por difuso na placenta. Ele absorve ar pelo sistema respiratrio s ao nascer. O beb chora ao nascer para abrir os pulmes e expulsar o lquido que estava dentro deles, trocando-o por oxignio.

Vous aimerez peut-être aussi