Vous êtes sur la page 1sur 29

Lus Toms Reis e Silvino Santos: Imagens da Amaznia nas origens do cinema brasileiro1

Por Silvio Da-Rin

O Cinegrafista da Comisso Rondon: Lus Toms Reis

Lus Toms Reis e de Silvino Santos foram responsveis pela maior parte das imagens da Amaznia filmadas nas primeiras dcadas do sculo passado. Suas obras possuem significativos traos em comum. E esta comparao pode tornar-se ainda mais frutfera se nela incluirmos o americano Robert Flaherty, figura seminal do documentrio universal. Eles so contemporneos: Reis nasceu em 1878, Flaherty em 1884 e Santos em 1886. Todos adquiriram sua primeira cmera e aprenderam a oper-la por volta de 1912, preocupando-se tambm em adquirir o instrumental e o conhecimento necessrio revelao e copiagem in loco de seus filmes, realizados longe dos centros de produo cinematogrfica. Eram autodidatas, movidos pelo esprito de aventura e pelo desejo de travar contato com culturas nativas desconhecidas, tendo chegado ao cinema mais ou menos por acaso. Enfim, por caminhos diferentes, tornaram-se representantes de um gnero destacado do cinema dos primeiros tempos, mas pouco comum no Brasil: o filme de viagem, ou travelogue.

Flaherty foi o que mais demorou a exibir seu primeiro filme. Comeou a film-lo em 1913, aps acolher a sugesto de seu empregador para que levasse uma cmera em uma expedio que faria para prospectar jazidas minerais. Ao longo de outras longas viagens e depois de perder seus primeiros negativos, Flaherty finalmente em 1922 lanou Nanook of the North, sobre uma comunidade Inuit que habitava os desertos gelados ao norte da Baa de Houston. Recebido inicialmente com estranheza, acabou sendo reconhecido !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! "! Texto originalmente publicado no livro-apostila do Curso de Histria do Documentrio Brasileiro em 2006!

pela crtica como o primeiro filme de viagem a adotar uma estrutura dramtica, ao invs de limitar-se a encadear imagens descritivas. Flaherty faleceu em 1951, sendo considerado por alguns "o pai do documentrio". Mas este termo s entraria em circulao no vocabulrio cinematogrfico a partir do incio dos anos 1930, quando o escocs John Grierson divulgou uma srie de artigos, intitulados "princpios bsicos do documentrio", onde combinava os mtodos de dramatizao utilizados por Flaherty com os objetivos sociais de um cinema voltado para a educao e a propaganda.

Toms Reis e Silvino Santos lanaram seus primeiros filmes alguns anos antes de Flaherty e realizaram obras mais extensas do que ele, mas sofreram as vicissitudes do cinema latino-americano, um territrio sempre dominado pelos mitos estrangeiros. Caram no esquecimento, para serem apenas palidamente recuperados muitas dcadas depois. No entanto, ambos realizaram "documentrios" avant la lettre. Ainda que seus filmes no se assemelhem aos de Flaherty no que concerne aos mtodos de dramatizao centrados em personagens, seus filmes contemplam aquilo que Grierson viria considerar, alguns anos mais tarde, como caractersticas bsicas do documentrio: um cinema de propaganda utilizando a "cena natural". Oficial do Exrcito brasileiro, Reis dedicou-se a propagar os valores e as conquistas da Comisso Rondon. Silvino foi um propagandista da cultura amaznica e dos negcios seu patro J. G. Arajo.

O Cinegrafista da Comisso Rondon: Lus Toms Reis

Sem desconsiderar as marcas estilsticas autorais contidas nos filmes de Toms Reis, sua obra est intimamente ligada aos trabalhos das sucessivas comisses que implantaram linhas telegrficas no noroeste brasileiro, conhecidas genericamente como Comisso Rondon. Estas comisses foram motivadas, nos ltimos anos do Imprio, pela necessidade de ocupao das zonas fronteirias, atravs da construo de ferrovias e estaes de telgrafo. A primeira comisso surgiu em 1888, quando o general Deodoro da Fonseca,

acompanhado de oficiais engenheiros, comandou uma expedio em direo ao oeste, com o objetivo de construir a ligao telegrfica entre o Rio de Janeiro e as cidades de Cuiab, Corumb e Coimbra. Depois da proclamao da Repblica, os trabalhos prosseguiram com a Comisso Construtora da Linha Telegrfica de Cuiab ao Araguaia, chefiada pelo major Gomes Carneiro. Este solicitou ao idelogo positivista Benjamim Constant, que havia sido seu professor na Academia Militar, a indicao de um auxiliar. Constant encaminhou a Carneiro um discpulo seu, o recm formado oficial-engenheiro Cndido Mariano da Silva Rondon. Em 1892, aps o falecimento de Gomes Carneiro, Rondon assumiu a chefia do distrito telegrfico.

Em 1900, Rondon foi encarregado de comandar a Comisso Construtora de Linhas Telegrficas do Estado de Mato Grosso, criada para completar as redes de comunicao com os principais pontos estratgicos das nossas fronteiras com o Paraguai e a Bolvia. Nos anos seguintes, novas comisses foram sucessivamente implantadas para promover expedies a outras reas da Amaznia. A carreira de Rondon teve desdobramento no SIF-Servio de Inspeo de Fronteiras, criado em 1927 e submetido diretamente ao Estado Maior do Exrcito. Designado chefe do novo rgo, levou consigo as tradies, os arquivos e parte do pessoal da Comisso Rondon, ficando frente do Servio at 1934, quando recebeu a misso de representar o Brasil na comisso internacional pacificadora dos conflitos fronteirios em Letcia, envolvendo a Colmbia e o Peru.

Os trabalhos da misso Rondon tinham o mltiplo carter militar, poltico e cientfico. Afinada com o iderio positivista e nacionalista que inspirava a oficialidade da poca, a misso encarava as linhas telegrficas como um instrumento geopoltico de fixao, integrao e colonizao do territrio nacional herdado do Imprio. Ao avanar em territrio florestal escassamente povoado, os engenheiros militares no encontravam somente obstculos geogrficos, mas tambm a resistncia de ndios, que vinham sendo expulsos de outras reas por seringueiros e ncleos de colonizao agrcola. Gomes Carneiro, preocupado com a manuteno das linhas telegrficas que

implantava, evitou o confronto e procurou uma aproximao pacfica com os indgenas. Rondon seguiu a mesma orientao e, extrapolando suas funes no plano da engenharia militar, transformou-se em um pacificador de ndios, instituindo o paradigma do "sertanista". Suas expedies eram acompanhadas por gegrafos, botnicos e etnlogos e o saldo dos trabalhos abrange o levantamento cartogrfico de grande parte serto brasileiro, a descrio fisiogrfica e demogrfica de reas indgenas, e a coleta de dados lingsticos, antropomtricos e etnogrficos em geral. Rondon manteve contato com pesquisadores nos campos nascentes das cincias naturais e sociais, tendo sido agraciado com o ttulo de membro honorrio da Congregao do Museu Nacional, em 1921 [PIAULT: 90].

A Comisso Rondon foi um importante agente de implementao da poltica agrcola da Primeira Repblica, que visava ordenar a explorao das riquezas em um territrio nacional ainda carente de balizamento, tanto fsico quanto simblico. Paralelamente ocupao das reas de fronteira, era preciso estabelecer a idia de nao e a identificao de um "povo brasileiro", com a conseqente unificao das diferentes comunidades culturais e lingsticas que se espalhavam pelo serto. J em 1890, visando ampliar a fronteira agrcola e incorporar produo novos contingentes de mo-de-obra, o Governo Provisrio havia promulgado o Decreto 163, "regulando a localizao dos trabalhadores nacionais". S muito mais tarde, em 1907, o governo federal criaria o Servio de Povoamento; e, trs anos depois, o SPILTN-Servio de Proteo aos ndios e Localizao dos Trabalhadores Nacionais, sendo Rondon convidado a chefi-lo. Um dos principais objetivos do rgo era a fixao das populaes nmades do Brasil em colnias agrcolas.

Ao longo de dcadas, Rondon desenvolveu uma poltica de "proteo" ao ndio, que consistia em atra-los, conquistar sua confiana, fix-los em colnias prximas aos postos telegrficos, e ministrar a eles ensinamentos da lngua portuguesa, de tcnicas agrcolas e de civismo, integrando-os como "trabalhadores nacionais" sociedade brasileira. Uma "proteo" ambgua, que por um lado evitava o extermnio dos povos indgenas no confronto com o

homem branco, reconhecia e valorizava suas culturas; mas que, na prtica, promovia o desaldeamento e a aculturao do ndio brasileiro. O SPILTN foi o embrio institucional da sinuosa poltica indigenista brasileira. Transformou-se em SPI, foi transferido para o Ministrio da Guerra, voltou para o mbito da Agricultura e, em 1967, sob a gide do regime militar, desembocou no recm criado Ministrio do Interior como FUNAI-Fundao Nacional do ndio.

Pioneiro no uso da imagem como um instrumento de marketing pessoal e institucional no Brasil, Rondon sempre procurou documentar suas expedies. Inicialmente, convocou os servios fotogrficos da Casa Musso, do Rio de Janeiro. Diante da inadaptao dos profissionais contratados vida na selva, em 1910 Rondon designou como fotgrafo um segundo tenente recentemente transferido para atuar junto Comisso, na qualidade de auxiliar de desenho. Seu nome era Lus Toms Reis.

Abraando a misso com entusiasmo, Reis rapidamente props a ampliao de suas funes para tornar-se tambm cinegrafista: "Um dia, me apresentei ao ento Coronel Rondon e me propus a adquirir o material necessrio criao de nosso servio, que me comprometia a executar. Com dez contos de ris (...) embarquei para a Europa, onde comprei, em Londres e Paris, o material indispensvel, naquele tempo o mais perfeito, e segui para o serto com sete mil metros de filme da marca Lumire tropical, material que no existia no Rio" [apud MAGALHES, 372]. Reis trouxe da Europa duas cmeras 35 mm, uma Williamson de 30 metros e uma Debrie Studio de 120 metros, alm de acessrios e produtos qumicos necessrios revelao, copiagem e edio de filmes. O xito das primeiras experincias convenceu Rondon a convidar Reis para chefiar Seo de Cinematografia e Fotografia, implementada em 1914, quando o Escritrio Central foi reorganizado.

Rondon deu mostras de haver desenvolvido uma ambiciosa e bem sucedida poltica de comunicao, com o objetivo de obter respaldo junto opinio pblica para continuar garantindo os meios materiais necessrios s misses

e, ao mesmo tempo, conscientizar a sociedade sobre a grandeza territorial, a riqueza econmica e a diversidade cultural do Brasil. A Comisso produziu abundante material complementar s conferncias promovidas por Rondon, como dezenas de publicaes e lbuns fotogrficos, colees de diapositivos e sesses cinematogrficas promovidas por todo o pas, inclusive em cinemas comerciais, obtendo considervel sucesso de pblico.

O primeiro filme de Luiz Toms Reis, Sertes de Mato Grosso, iniciado em 1912, foi assistido por cerca de 20 mil pessoas em cinco dias de exibio no Teatro Fnix, no Rio de Janeiro, e projetado em So Paulo durante dez dias em oito cinemas. A repercusso pode ser avaliada pelo seguinte trecho de uma nota publicada em O Estado de So Paulo, na edio de 7/11/1915: " um trabalho a mais prestado pelo Coronel Rondon, pois coloca ao alcance de todos os belos trechos de terras lindssimas. O filme representa a parte percorrida por aquele oficial do Exrcito, compreendendo empolgantes quedas d'gua, extensas matas virgens e campos que se perdem no ilimitado do horizonte. Na 5a e 6a partes do filme so exibidos vrios representantes da famosa tribo dos Nanbikura, inimigos dos Paresi, com quem hoje em dia andam em boa paz devido interveno do Coronel Rondon que os confraternizou. Os usos e costumes dessas tribos, a sua perfeita adaptabilidade ao meio civilizado, so evidenciadas no correr de vrias cenas do filme e no raro so eles, os indgenas, apanhados em franca demonstrao de simpatia pelo chefe da comisso". [in BERNARDET 1979 (b): 1915-19]. Entre dezembro de 1913 e maio do ano seguinte, Reis foi convocado a registrar em pelcula uma expedio pelo interior do Brasil, em que o expresidente americano Theodore Roosevelt foi guiado por Rondon. O filme, mostrado em uma homenagem prestada a Rondon em outubro de 1915 pela Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro, foi tambm exibido em So Paulo, com o ttulo Expedio Roosevelt a Mato Grosso.

Em 1916, Reis foi encarregado pelo Capito Amlcar Botelho de Magalhes,

chefe do Escritrio Central, de realizar um filme sobre os rituais funerrios dos ndios Borro que habitavam o vale do rio So Loureno, no Mato Grosso. Rondon havia estado ali quinze anos antes, quando chefiou sua primeira expedio, conquistando a colaborao dos ndios nos trabalhos de construo da linha telegrfica. Ao contrrio dos filmes anteriores, desaparecidos ou inacessveis, este conservado no Museu do ndio: Rituais e Festas Borro, o trabalho mais interessante de Lus Toms Reis.

Antes de examin-lo, cabe fazer um resumo da trajetria posterior de seu autor. Em 1917, ele viajou ao sul do Brasil para tomar filmar as Cataratas do Igua e, na volta, tomou "vistas" de So Paulo e Rio de Janeiro. Com este material, editou curtas-metragens que, juntamente com Expedio Roosevelt a Mato Grosso, Rituais e Festas Borro e Caada de Ona no Sul do Estado, comporiam o programa Wilderness, exibido no Carnegie Hall de New York, como acompanhamento de uma palestra preparada por Roosevelt especialmente para a ocasio. O programa, com algumas modificaes, seria lanado em cinemas do Rio de Janeiro e So Paulo em 1920, com o ttulo De Santa Cruz. No anos seguintes, Reis realizou uma srie de filmes que vieram a desaparecer, entre eles: Indstria da Borracha em Mato Grosso e Amazonas (1917), sobre a extrao de borracha e castanha nas margens do rio GyParan; Inspeo no Nordeste (1922), onde registrou a inspeo que Rondon faz, a convite do presidente Epitcio Pessoa, das obras contra a seca; Operaes de Guerra, sobre a participao de Rondon no combate aos revoltosos paulistas de 1924, liderados por Isidoro Dias Lopes; e Ronuro, Selvas do Xing (1924), filmado em Mato Grosso, nas cabeceiras do rio Xing.

A partir de 1927, a Seo de Cinematografia e Fotografia foi incorporada ao Servio de Inspees de Fronteiras. Toms Reis participou ento de sucessivas expedies, que resultaram nos filmes Viagem ao Roraim (1927), Parim (1927), Posto Alves de Barros (1930) e Mato Grosso e Paran (1931). Em 1932, montou um longa-metragem sobre a terceira expedio de Rondon

como inspetor de fronteiras, Ao Redor do Brasil - Aspectos do Interior e das Fronteiras Brasileiras (1932).

Reformado compulsoriamente como major em 1928, ao completar cinqenta anos, Reis viria a criar uma produtora, a Aruak Filmes, que somente no ano de 1935 lanou no mercado, atravs da Distribuidora de Filmes Brasileiros, 33 curtas-metragens com durao de 3 a 5 minutos, todos desaparecidos. A julgar pelos ttulos, consistem no reaproveitamento do extenso repertrio de imagens filmadas ao longo de suas viagens oficiais pelo Brasil. A Aruak e a DFB lanariam dois novos ttulos em 1936 e outros dois no ano seguinte. Em 1938, Reis realizou seu ltimo filme, Inspetorias Especial de Fronteiras, registrando a viagem do Coronel Manoel Alexandrino Ferreira da Cunha, sucessor de Rondon, pelo Rio Negro, at a fronteira colombiana. Este longa-metragem, que aborda o ndio brasileiro de modo bem distinto dos trabalhos realizados nos primeiros anos da Comisso Rondon, faz parte do acervo do Museu do ndio. Em suas viagens, Lus Toms Reis desfrutou de certa autonomia em relao hierarquia militar, chegando a produzir e exibir, por conta prpria, atualidades regionais. Em relatrio ao seu superior, ele relatou que, caminho do rio So Loureno, registrou em Corumb imagens para um filme que depois intitulou Mato Grosso em Revista - "um filme sobre a atualidade poltica de Corumb e Cuiab, tendo sido muito apreciado no estado". Afirmou ainda que a realizao do trabalho foi motivada por "muitas pessoas que desejavam diminuir a impresso causada pelo filme Os Sertes de Mato Grosso, com relao aos ndios", o que mostra que nem sempre os objetivos propagandsticos da Comisso Rondon eram partilhados pela elite da provncia. Esta preferia divulgar o engenho e progresso da regio, ao invs de aparecer para a opinio pblica somente como repositrio de selvagens. Ao retornar das filmagens com os Borro, Reis captou novas imagens, a pedido do presidente do estado. A julgar pelas prestaes de contas das despesas e das receitas obtidas com exibies, esta faceta "cavadora" de Reis na produo de atualidades, produzindo e exibindo com apoio local tanto pblico quanto privado, encontrava pleno abrigo na Comisso Rondon. Reis tinha esprito empreendedor e

exerceu funes de "ambulante do cinema" em suas andanas pelo serto: em relatrio, Reis cita "compromissos com 'empresrios' da cidade (de Bauru) e arredores para exibio do filme Os sertes de Mato Grosso e registra as percentagens de 50 e 60% da renda que auferiu com as exibies, tendo que pagar os msicos militares, mesmo assim auferindo lucro".

Reis se empenhava na obteno de recursos e na criao de um fundo prprio para as atividades de seu setor. Em relatrio ao Coronel Magalhes, chefe do Escritrio Central, datado de 10 dezembro de 1918, Reis d provas de lances arrojados durante o primeiro semestre daquele ano, quando conseguiu convencer pessoalmente Theodore Roosevelt a proferir palestra no Carnegie Hall, como abertura da exibio do programa Wilderness. Em outro trecho do relatrio, relata seus esforos bem sucedidos para exibir o mesmo programa no Strand Theatre, durante alguns dias, e para firmar contrato pelo prazo de cinco anos com a distribuidora Interocean. Mesmo sabendo que este contrato foi mais tarde rescindido, merece meno esta rara contratao de distribuio internacional para um filme brasileiro, sobretudo se considerarmos que Reis era um oficial do Exrcito.

Estas iniciativas individuais de Reis convergem com o vetor dominante do pioneiro, ambicioso e bem sucedido projeto de marketing de Rondon - um dos primeiros funcionrios pblicos a incorporar a imagem cinematogrfica como instrumento de documentao com fins propagandsticos. Ele o fez apenas cinco anos depois do surgimento das primeiras salas fixas de cinema no Brasil; e cerca de vinte e cinco anos antes de Getlio Vargas criar o INCE - Instituto Nacional de Cinema Educativo. Vale aqui mencionar um importante elemento comum s duas agncias to separadas no tempo: Edgard Roquette-Pinto, intelectual humanista atento importncia educacional do telgrafo, do rdio e do cinema. Roquette-Pinto foi primeiro antroplogo brasileiro a realizar filmagens em aldeias indgenas, no que foi facilitado por Rondon, que o convidou em 1911 a acompanhar uma expedio que atravessou o territrio Nanbikura. Naquele momento Roquette-Pinto j havia criado a filmoteca cientfica do Museu Nacional, que alis tornou-se o ncleo inicial do INCE, do

qual viria a ser o primeiro diretor. H notveis semelhanas entre o projeto do INCE, implementado em 1936, e o EMB-Empire Marketing Board, criado por John Grierson na Inglaterra, trs anos antes, que estabeleceu as bases da tradio do documentrio. Diante destes marcos histricos, digna de nota a precocidade da Seo de Cinematografia e Fotografia da Comisso Rondon, inspirada por Roquette-Pinto e assumida por Luiz Toms Reis a partir de 1912. Reis comeou a trabalhar com Rondon quando era segundo-tenente e foi promovido postumamente a tenente-coronel depois que sofreu um acidente fatal em 1940, aos 62 anos de idade, durante filmagens de uma obra para a Diretoria de Engenharia do Exrcito. Produziu mais de cinquenta filmes, mas sua obra caiu no esquecimento durante dcadas, para ser recuperada em meados dos anos 1970, quando foram compilados os primeiros levantamentos sistemticos da filmografia brasileira do perodo silencioso. Em 1992, o antroplogo Pierre Jordan publicou em Marselha um inventrio das contribuies pioneiras do cinema etnogrfico e estampou na capa uma foto de Rituais e Festas Borro, que considera "o primeiro filme etnogrfico verdadeiro". E prossegue: "L onde seus predecessores se contentavam em fazer imagens animadas com uma cmera fixa registrando uma srie de fotografias, Reis filma com todas as possibilidades que lhe oferece o tipo de material de que dispe; ele escreve com a cmera. Antecipando Flaherty, ele revela e copia os filmes no lugar da filmagem apesar dos insetos que, por vezes, se aglutinam na pelcula. (...) Totalmente desconhecido dos antroplogos e ignorado pelos cinfilos, o filme cai no esquecimento da mesma forma como seu autor desaparecer sombra de Rondon" [JORDAN: 20-21]. O Filme "Rituais e Festas Borro"

A maior parte da filmografia de Reis constituda de filmes de viagem, com sua estrutura tpica, onde o fio condutor o itinerrio percorrido. Rituais e Festas Borro, ao contrrio, concentra-se nos rituais funerrios de uma comunidade indgena. Muitos anos depois, em 1935, Dina e Claude LeviStrauss realizariam, na aldeia do rio Vermelho, Cerimnias Funerais Entre os

ndios Borro; em 1953, Heinz Forthmann e Darcy Ribeiro filmariam Funerais Borro, na mesma comunidade do rio So Loureno visitada por Reis. O prprio Lus Toms Reis descreve os rituais funerrios dos Borro: "A Jure comea com a pesca e confeco de utenslios em palha pelos membros do grupo. Os homens vo floresta buscar grandes palmas de Uauau e constroem com elas uma grande palhoa onde organizam no centro da tribo, uma dana, longe da vista das mulheres, que ficam de fora. Para esta dana, os homens pintam o corpo com urucum e usam cocares com penas coloridas. Os funerais permitem vrios rituais extremamente sofisticados que implicam numa dupla cremao. O cadver colocado no centro da tribo numa sepultura temporria. O corpo do defunto envolto em pano retirado da sepultura todas as manhs a fim de acelerar a putrefao. No final de oito dias, o cadver deixa a tribo. Numa lagoa distante das habitaes, os ossos so ento limpos, pintados e envolvidos numa urna de palha que submersa" [Rondon, apud JORDAN: 20].

A descrio, infelizmente, no corresponde ao filme, que mostra somente os preparativos, danas ao ar livre e o sepultamento de uma criana que havia morrido na vspera da chegada de Reis aldeia. As sucessivas lavagens do corpo e o descarnamento do cadver no puderam sequer ser filmados. Reis enfrentou obstculos funcionais e tcnicos que comprometeram o resultado pretendido. Em um relatrio datado de maro de 1917, ele relata as dificuldades criadas pelo funcionrio encarregado da colnia, muito respeitado pelos ndios. Eis um trecho que, apesar de longo, revelador da abordagem que Reis tinha em mente, e da necessidade de adaptar-se [foi preservada a grafia original]:

"Comevamos ento o trabalho cujo programma eu previra, mas muitos contratempos esperavam-me antes que pudesse obter aquillo para o que j tantos esforos tinham sido empregados; refiro-me ao facto de querer eu tomar os assuntos borros com o caracter de tradio da raa, nos seus trajes primitivos, principalmente nos quadros de danas e scenas ao

ar livre. Contra isto manifestou-se o encarregado do nucleo, ou por opposio a este servio ou por motivo que escapa minha comprehenso, allegando que o Sr. Coronel Rondon no permittiria isto, uma immoralidade que depunha contra o servio, e que elle pediria demisso caso se photographassem as ndias em seu costume primitivo, permittindo isto aos homens somente. [...] a moralidade uma qualidade s delles no difficil reparar onde esto os extremos deante do ponto de vista scientifico ou artistico. [...] Eu no desejava que as indias se desnudassem, o que eu propunha era as que quizessem danar com os seus habitos primitivos, isto , cobertas com cinturas de palha a que denominavam codobye, estas seriam assim cinematographadas, para a que ellas, muitas dellas, quasi todas queriam, contanto que fossem recompensadas com dadivas, por esta ligeira pose, o que era justo. Estando ellas habituadas ao uso destes cintures nenhum sacrifcio estava eu a pedir e portanto a questo de moralidade aqui de todo descabida. Poder-se-ia talvez objectar que no conviria ao servio isto, que no se deve proceder assim por tal ou qual motivo; ento eu consideraria tempo perdido o abalar-me do Rio de Janeiro para tomar um film indigena, onde os filhos das selvas apparecessem vestidos com as roupas compradas no Parc Royal: uma boa comedia; dizer-se porem o que immoral, equivale [a] conceitos injustos a quem conscientemente os repelle por principio [Relatrio de Reis ao Cap. Magalhes, chefe do Escritrio Central, microfilmado pelo Museu do ndio, in LASMAR: 112].

A estes problemas somaram-se as dificuldades tcnicas de filmagem com iluminao insuficiente para as emulses de baixa sensibilidade da poca. Reis descreve com viva impresso os rituais que se seguiram morte de uma ndia, que ocorreu quando ele estava na aldeia, mas lamenta profundamente que no lhe foi permitido descobrir parte do teto da palhoa, para dispor de suficiente luz natural:

"Entretanto, se outro fosse o encarregado da colnia, parece-me que se faria um acordo e eu teria completado o servio satisfao. Assim, pude

somente tomar os quadros ao ar livre, mas no se diga que a vista destes nos far conhecer a vida e os costumes dos ndios coroados, porque muito mais interessantes e bonitos so os quadros do interior de suas casas. Quando eu puder completar este filme com os assuntos que faltam, ento ele sobrepujar outro qualquer, e para isso depender somente dos bons ofcios do Chefe da Comisso, nico talvez que poder obter deles todas as facilidades." [microfilme citado].

Reis no teve a oportunidade de voltar aldeia do rio So Loureno em companhia de Rondon, para tentar filmar com a liberdade que desejava. E seu filme, como ele o primeiro a reconhecer, falho na representao dos rituais funerrios que foi encarregado de documentar. Os rituais so incompletos e sua durao no se torna suficientemente clara. Mas o filme surpreende pela precocidade de algumas solues narrativas, pelo uso criativo da montagem e pelo rigor dos enquadramentos. Reis est longe de ter sido pioneiro na filmagem de culturas isoladas - dezenas de registros anteriores so conhecidos. Mas isso o que eram: apenas registros. Apesar das limitaes com que se defrontou Reis, Rituais e Festas Borro desenvolve uma gil estrutura narrativa do ritual funerrio e exibe, em algumas seqncias, uma hbil montagem de planos, incomum em filmes de viagem ou filmagens etnogrficas do seu tempo.

Filmado seis anos antes do lanamento do primeiro filme de Flaherty, Rituais e Festas Borro no constri um personagem individual, como Nanook, nem tampouco explora o conflito dramtico entre um protagonista e a natureza, como antagonista. Ao contrrio, o entorno dos Borro do rio So Loureno mais se assemelha paradisaca ilha de Samoa, onde vivia Moana. A se d um aparente ponto de aproximao entre Reis e o romantismo de Flaherty, cineasta que sempre buscou enfatizar os traos "primitivos" das culturas que abordou, chegando diversas vezes a reconstituir prticas culturais j abandonadas. Mas se Flaherty era assumidamente um apologista do "bom selvagem", Lus Toms Reis pautava seu trabalho pelas metas da comisso Rondon, que pretendia superar a condio selvagem dos indgenas e "civiliz-

los". Rituais e Festas Borro parece expressar o resultado do encontro entre um grupo indgena em plena exuberncia de sua expresso ritualstica e um cinegrafista militar fascinado com o que presenciava. De todos os filmes remanescentes da filmografia de Reis, este , sem dvida, o nico em que o homem branco no tem nada a ensinar, mas muito o que aprender. Em filmes posteriores, como Ao Redor do Brasil (1932), ndios recebem roupas e so ensinados a us-las. A maior parte de Inspeo Especial de Fronteiras (1938) dedicada demonstrao do xito da catequese leiga da Comisso Rondon e da catequese religiosa dos salesianos e monfortianos: crianas ndias no esto simplesmente vestidas, mas uniformizadas, praticam exerccios coletivos e, segundo uma legenda, "sabem cantar o hino nacional". Talvez possamos interpretar a nudez parcial dos corpos dos Borro em Rituais e Festas Borro como fruto de um olhar etnogrfico mais espontneo de Reis quando ainda s voltas com este seu terceiro filme, em 1916-17. Um olhar que seria gradativamente disciplinado pelos objetivos institucionais para os quais Rondon criou a Seo de Cinematografia e Fotografia. Esta hiptese pode ser confirmada pela completa ausncia de imagens dos padres missionrios, em contraste com a onipresena deles no ltimo filme realizado por Reis, Inspetoria Especial de Fronteiras (1938). Os salesianos estabeleceram misses no Mato Grosso a partir de 1884 e mantinham contato com os Borro desde pelo menos 1906. Naquela aldeia, como em outras da Amaznia, concorriam dois projetos missionrios. Um deles era implementado pela Repblica, que havia promovido a separao entre a Igreja e o Estado. O outro era praticado pela ordem religiosa dos salesianos, que havia substitudo os jesutas nas misses junto aos ndios brasileiros. Talvez em 1916 no fosse conveniente mostrar ndios dependentes de religiosos em um dos primeiros filmes de propaganda das conquistas "pacificadoras" e "protetoras" da Comisso Rondon. Esta omisso aos salesianos, como observa TACCA [2005: 321ss], ainda mais notvel quando lembramos que o tema central do filme um ritual funerrio que implicava em molhar diariamente o cadver, descarn-lo at que seus ossos ficassem brancos, antes de enterr-lo - uma prtica profana que possivelmente era objeto de repulsa dos padres.

Duas dcadas depois, a pacificao leiga e a catequese religiosa j eram consideradas pelo governo Vargas convergentes no propsito de domesticao indgena. Talvez por esta razo, Inspetoria de Especial de Fronteiras contenha tantas e to redundantes imagens de ndios que mal podemos reconhecer como tal, marchando fardados, praticando ginstica, entoando hinos e trabalhando no telgrafo e na lavoura. ndios disciplinados e uniformizados pelos salesianos, que no revelam alegria em suas expresses. Ao longo da primeira metade do filme, so chamados nos letreiros de "educandos", "alunos", "caboclos", ou genericamente de "ndios", destitudos portanto de suas identidades tribais. S nos ltimos minutos deste longo e montono filme institucional encontramos imagens de ndios integrados natureza, os primeiros a sorrir e brincar diante da cmera, exibindo descontraidamente seus corpos nus ou semi-nus, danando e mergulhando nos rios.

Os letreiros finais de Inspetoria de Especial de Fronteiras so reveladores da vacilao de Reis entre sua admirao pela exuberncia dos ndios livres e sua misso de propagandista de uma catequese que, quela altura, tinha contribudo decididamente para a aculturao de grande parte da populao indgena brasileira. No ltimo minuto do filme, entre imagens de ndios enfeitando-se e danando, podemos ler: "Os Tuiuca passariam a vida danando". Para em seguida completar, antes do derradeiro plano, que mostra um grupo de ndios alegremente reunidos beira do rio que faz fronteira com a Colmbia: "A civilizao porm vai chegando... s agora esto as misses em contato com as populaes do Tiqui".

Silvino Santos e as Atualidades Amaznicas

Em sua comunicao no I Simpsio do Filme Documental Brasileiro, realizado no Recife em 1974, Paulo Emlio Salles Gomes cunhou duas expresses para caracterizar boa parte da produo dos primrdios do documentrio brasileiro: "Desde as primeiras filmagens de 1898, dois temas se afirmaram, acompanhando alis a trilha j traada pela fotografia: o Bero Esplndido e o

Ritual do Poder" [GOMES, 1986: 325]. O Bero Esplndido "o culto das belezas naturais do pas". E o Ritual do Poder o culto s personalidades da elite poltica, militar, eclesistica, comercial e industrial, que financiavam as atualidades e assim promoviam sua imagem - e seus negcios - nas telas de cinema. Luiz Toms Reis, como vimos, era o principal cinegrafista da Comisso Rondon. Logo, representava o prprio poder republicano propagando seus projetos. No caso, projetos estratgicos que eram implementados nos sertes do noroeste, espao privilegiado do bero esplndido. Embora de modo menos tpico do que na filmografia dos "cavadores" dos centros de produo de atualidades, as expresses cunhadas por Paulo Emlio estavam ambas representadas na filmografia do tenente Reis, pontuada pelos rios e cachoeiras amaznicas. Silvino Santos foi outro cineasta brasileiro a representar, igualmente de modo atpico, aqueles conceitos. A maior parte de sua obra uma louvao das belezas e riquezas da Amaznia, e para realiz-la sempre dependeu do patrocnio dos poderosos locais, interessados em se beneficiar do efeito propagandstico das imagens cinematogrficas. Toda a sua carreira, de final melanclico, foi marcada pela mais absoluta dependncia elite amaznica. Nascido em famlia abastada de uma pequena cidade portuguesa da Beira Baixa, nos contrafortes da Serra da Estrela, Silvino ainda criana impressionouse com o que leu em uma enciclopdia escolar sobre o rio Amazonas, o maior do mundo. A viagem de uma famlia amiga Amaznia foi a oportunidade de visitar o Brasil, onde chegou de navio no dia em que completava 14 anos, em 29 de novembro de 1889. Conseguiu emprego em uma livraria, descobriu a fotografia e explorou igaraps, matas e aldeias indgenas da regio. Leonel Rocha, pintor e fotgrafo viajante que passava por Belm, o levou como assistente rio Amazonas acima, at a cidade peruana de Iquitos. Nos meses que passou ali, Silvino se aperfeioou na tcnica fotogrfica, ganhou noes de pintura e confirmou o desejo de radicar-se na Amaznia. Viajou a Portugal em 1903, mas um ano depois j havia se despedido da famlia e voltado a Belm,

e em 1910 fixou definitivamente residncia em Manaus, onde vivia seu irmo mais velho. Montou um pequeno estdio e ofereceu aos manauenses os servios profissionais de pintor e fotgrafo.

Naquele momento Manaus apenas comeava a viver a decadncia do ciclo da borracha. Os sinais aparentes ainda eram de opulncia. Nos trinta anos anteriores, Manaus deixou de ser um vilarejo na barra do rio Negro para transformar-se em uma metrpole tropical, dotada de ricas casas comerciais, sistema de bondes eltricos ligando os bairros ao centro, monumentos em ferro fundido importados e um magnfico teatro de pera. Os navios da Boot Line ligavam diretamente Manaus ao porto ingls de Liverpool. As relaes comerciais e financeiras com a Europa tambm fluam em linha direta: o London Bank of South America se instalou em Manaus antes que qualquer casa bancria brasileira tivesse inaugurado uma agncia na cidade, e a libra esterlina era moeda to aceita quanto os mil ris. Atrados pelo boom da borracha, cerca de 150 mil retirantes nordestinos passavam semanalmente pelo rio Amazonas, em direo aos seringais que se espalhavam pelos seus afluentes [SOUZA 1999: 39].

O cinema bateu porta do estdio de Silvino Santos em 1912, quando o cnsul peruano veio convid-lo a subir novamente o Amazonas para fotografar os ndios do rio Putumaio, fronteira do Peru com a Colmbia. A julgar pela intensidade do interesse que, desde menino, sempre manifestou pela Amaznia profunda, Silvino deve ter aceitado de imediato. O cnsul agia como emissrio de Julio Csar Arana, proprietrio de extensos seringais e principal acionista da Peruvian Amazon Rubber Company, que pagou a expedio fotogrfica de Silvino. Uma denncia de escravido de ndios nos seringais desta empresa resultou em um processo contra Arana na justia inglesa, j que havia membros da Cmara dos Comuns entre os acionistas. As fotos de Silvino causaram tima impresso a Arana, que vivia na Europa, aonde vinha percebendo a enorme fora persuasiva do cinema. Interessado em produzir um documento visual mais impactante como pea de defesa, Arana resolveu financiar a compra de equipamentos cinematogrficos e patrocinar o

treinamento de Silvino nas instalaes de Path-Frres e dos Lumire. Assim comeou a aventura cinematogrfica de Silvino Santos.

Arana acabou sendo condenado em Londres e preso no Peru. Mais tarde, recuperou sua imagem e foi eleito senador pelo distrito de Loreto. Silvino tambm no foi afortunado no primeiro momento. De volta regio do Putumaio, passou dois meses fotografando e filmando em seringais e nas aldeias dos ndios Witto e Andoke. Depois de reunir o material necessrio ao filme que serviria como pea de defesa de seu patrocinador, enviou os rolos a um laboratrio norte-americano. Mas, j tendo comeado a I Guerra Mundial, o navio que transportava os negativos foi atingido por um submarino alemo e tudo se perdeu para sempre no fundo do mar [apud LOBO, 174].

Este infortnio marcou o fim da atuao de Santos junto a Peruvian Amazon Rubber Co., mas no o fez desistir da realizao de filmes. As poucas sobras das filmagens patrocinadas por Arana foram aproveitadas no curta-metragem ndios Witotos do rio Putumayo, lanado no Teatro Polytheama de Manaus em junho de 1916. No foram as primeiras imagens amaznicas exibidas na cidade. J em 1907 a Empresa Fontenelle havia apresentado as atualidades Posse do Coronel Governador na Intendncia Municipal, Vistas de Manaos, Manaus Harbour e O Matadouro de Manaus. Nove anos depois, no mesmo programa onde era anunciado o curta de Silvino, outros ttulos eram prometidos ao pblico: Festa da rvore, Beneficente Portugueza, Amores de seu Romo com a sua cara metade ("scena cmica passada em Manaos nica exibio desta fita"), outras Vistas de Manaos (todos de autoria desconhecida) alm das produes estrangeiras Abnegao (drama editado pela fbrica Gaumont) e O Ladro Fantasma (comdia burlesca da Nordisk) [COSTA, 1987: 154].

To logo restabeleceu-se financeiramente, Silvino procurou utilizar sua filmadora Path para produzir atualidades locais. O governador do Amazonas lhe proporcionou a oportunidade de realizar um filme de propaganda oficial

intitulado O Horto Florestal de Manaos, projeto que abriu caminhos para uma segunda fase da sua carreira cinematogrfica. Segundo o dirio A Imprensa, na edio de 26/01/1918, "este o primeiro film de uma grande srie que ser preparada de acordo com o governo para a propaganda do Amazonas no sul e no estrangeiro" [COSTA, 1987: 152]. Os efeitos da crise comercial da borracha se alastravam rapidamente e a elite local buscava reanimar a economia amazonense. Grandes comerciantes da cidade se associavam ao governo e decidiam criar a Amaznia Cine Film, tendo Silvino Santos como scio e operador. O empreendimento era ambicioso: importaram uma moderna cmera Bell&Howel, equipamento para revelao e copiagem de pelcula. O ttulo do primeiro projeto j sugeria a materializao do sonho que trouxera Silvino, ainda menino, ao Brasil: Amazonas, o Maior Rio do Mundo.

Enquanto se preparava a produo, surgiu o convite para acompanhar uma expedio pela Amaznia, chefiada por Leopoldo de Mattos, espcie de cnsul de Mato Grosso em Manaus. Nesta viagem, quem filmou um ato marcante da trajetria de Rondon no foi seu cinegrafista Toms Reis, mas Silvino Santos, conforme escreveu em suas memrias: "A caminho para Presidente Marques, o cel. Leopoldo de Mattos entregou ao capito Rondon a promoo a coronel (...) eu filmei esta cerimnia em plena selva. Seguimos viagem at Villa Bella no Alto-Guapor, acima do Forte Prncipe da Beira (...) tirei uma cpia positiva que foi entregue com os negativos aqui em Manaus Comisso de Mato Grosso" [apud COSTA, 1987:155].

Entre 1917 e 1920 a Amaznia Cine-Film lanou pelo menos dez atualidades nos "cinemas" na Manaus, entre elas a primeira e nica edio de um cinejornal. No mesmo perodo, Silvino percorre o rio Amazonas, da ilha de Maraj selva peruana, empenhado na realizao de Amazonas, o Maior Rio do Mundo. mais um projeto que no se completa. Um professor de Manaus ofereceu-se para levar os negativos a Londres, onde seriam feitas as cpias e l os vendeu a uma empresa de turismo. A firma foi falncia, mas Silvino consegue manter-se de posse dos equipamentos.

A terceira fase da atividade cinematogrfica de Silvino, a mais longa e mais promissora, teve incio quando ele ofereceu a um dos maiores comerciante locais o projeto de um filme de propaganda da Amaznia, para ser exibido na exposio comemorativa do Centenrio da Independncia, que seria inaugurada em 1922 no Rio de Janeiro. O portugus Joaquim Gonalves de Arajo, que no havia sido procurado para integrar a Amaznia Cine-Film, acolheu a idia. O comendador Arajo havia comeado a vida como comerciante de piaava no rio Negro, mais tarde fundou uma firma em Manaus, e sempre procurou diversificar seus negcios. Tinha visvel interesse em abrir mercados e atrair investimentos capazes de reverter o quadro de estagnao econmica instaurado com o fim do ciclo da borracha.

Toda a experincia que Silvino acumulou nos sete anos anteriores foi capitalizada no filme mais bem sucedido que realizou: No Pas das Amazonas. Como previsto, foi exibido na exposio de 1922, onde recebeu o nico prmio concedido a uma produo cinematogrfica, uma medalha de ouro. Diante da dificuldade inicial de lan-lo nos cinemas da capital federal, Agesilau de Arajo, filho do comendador, buscou ajuda junto ao ministro da Agricultura Miguel Calmon, conseguindo que o presidente Arthur Bernardes e alguns ministros assistissem ao filme no Palcio do Catete. Com a repercusso obtida, No Pas das Amazonas teve um exitoso lanamento comercial. No Rio, ficou cinco meses em cartaz. Em So Paulo, foi exibido em 17 cinemas: "No dia da estria, o Avenida teve que fechar as portas de ferro, tal foi o sucesso (...) neste mesmo dia, 7.836 espectadores viram o filme no Avenida e Royal, e 15 mil, nestes mesmos cinemas, nos dias 6 e 7/8/1923" [BERNARDET 1979 (b): 1923-48]. Aproveitando sua permanncia na capital federal, Silvino filmou o carnaval nas ruas, a praia de Copacabana, as avenidas do centro, um jogo de futebol no campo do Fluminense e os pavilhes da Exposio do Centenrio da Independncia. Do alto do Corcovado, faz uma panormica da Baa de Guanabara. Viajou pela Serra da Mantiqueira e filmou as Agulhas Negras e o Itatiaia. De volta a Manaus, editou o material. Terra Encantada foi lanado em

dezembro de 1923. A Cinemateca do MAM/RJ conserva grande parte deste filme. No ano seguinte, Silvino foi contratado como operador de cmera da expedio liderada pelo norte-americano Hamilton Rice, que percorreu o rio Negro, Boa Vista, a serra do Parim e Rio Branco, atual Roraima - regio que pouco depois seria percorrida por Lus Toms Reis, acompanhando as expedies da Inspetoria de Fronteiras, sob a liderana de Rondon. A equipe de Rice dispunha de um hidroavio, o que possibilitou a Silvino fixar uma Bell&Howell na fuselagem e realizar aquelas que provavelmente foram as primeiras filmagens areas da Amaznia. A firma J.G.Arajo fazia em Manaus a revelao dos negativos, que ao fim da expedio foram levados para os Estados Unidos. Agesilau Arajo havia extrado uma cpia e, em outubro de 1925, a J.G.Arajo lanou uma verso nos cinemas locais: No Rastro do Eldorado. Cpia em nitrato deste material foi localizada no National Film Archive, em Londres.

A firma ainda produziu e lanou cerca de dez outros programas de atualidades nos cinemas de Manaus, antes que Joaquim Gonalves Arajo levasse parte de sua famlia para Portugal, para uma permanncia de dois anos. Silvino os acompanhou e fez nada menos que 35 curtas exibidos comercialmente, 15 filmes de famlia e dois projetos longos. O primeiro, Miss Portugal, de 1927, foi uma "reportagem cinematogrfica" que o levou a registrar desfiles em Vigo, Porto e Estoril. O segundo foi Terra Portuguesa - o Minho, finalizado tardiamente, em 1934, no Rio de Janeiro, beneficiando-se da tecnologia do sonoro. Em suas memrias, Szilvino fala sobre a dublagem dos nmeros musicais: "O som era gravado no filme separado, depois copiava-se o positivo e de lado o som. Foi o primeiro filme mudo que se sincronizou. Ficou timo. Foi um sucesso, todos gostaram (...) Fez-se diversas cpias que se passou em diversos cinemas" [in COSTA 1987: 194]. Silvino nunca voltaria a utilizar a utilizar o som.

Neste mesmo ano de 1934, Joaquim Gonalves Arajo decidiu desativar a

produo de filmes. Silvino, ento com 48 anos, no procurou outro patrocinador. Permaneceu como um homem de confiana do comendador, deslocado para atividades que nada tinham a ver com suas antigas funes, como a criao de padronagens para tapetes de borracha, a organizao do empacotamento de produtos e outros servios menores. Vez por outra, filmava cenas da famlia Arajo e passeios de barco pela regio. Seu ltimo projeto, inacabado, foi um filme sobre a Vila Amaznia, uma ex-colnia de japoneses desapropriada aps a II Guerra e comprada por J.G.Arajo. Vivendo em um barraco onde o comendador guardava objetos em desuso, Silvino passou longos anos inativo, junto com seus rolos de filme e fotografias em chapa de vidro, que, sem conservao adequada e expostos umidade tropical, foram se deteriorando com o passar do tempo.

O Filme No Pas das Amazonas

No Pas das Amazonas se apresenta, atravs das cartelas, como um filme de viagem, descrevendo um percurso pelos rios da regio. Mas sua estrutura corresponde a um documentrio de propaganda das riquezas naturais e das condies de beneficiamento, transporte e comercializao dos produtos amaznicos, com amplo destaque aos estabelecimentos J.G.Arajo e seus fornecedores na regio.

A cmera de Silvino tem grande mobilidade e toda a primeira parte do filme constituda por lentas panormicas descritivas. O filme comea pela metrpole, exibindo as instalaes porturias, os monumentos urbanos e o movimentado comrcio manauense. Em seguida, sucedem-se as sries de produtos, apresentadas por cartelas graficamente decoradas: "As pescas", "A castanha", "A borracha", "O guaran" e "A balata". Por fim, as atraes naturais da regio de Rio Branco, atual estado de Roraima, e a criao de gado nas fazendas de Arajo. Pontuando as seqncias principais, so mostrados exemplares exticos da fauna regional - jacar, preguia, macaco, anta, borboleta, lontra, ona, tamandu, tartaruga e gara - ou pontos geogrficos notveis do "bero

esplndido" - Salto Teotnio e "a clebre Pedra Pintada". A lgica da propaganda comercial prevalece sobre o roteiro da viagem: tanto a castanha quanto a borracha formam sries fechadas, que acompanhamos desde a colheita, o beneficiamento, o transporte e, por fim, o armazenamento em Manaus. Na edio, nota-se um especial cuidado com a imagem dos ambientes de produo, sempre racionais, limpos e humanizados. Os trabalhadores so sorridentes, bebem gua durante a jornada e refrescam-se no rio ao final, sendo remunerados conforme a produtividade. Na exibio da grandiosidade das instalaes, no falta uma seqncia da sada dos operrios dos estabelecimentos Arajo, ao modo do primeirssimo filme do cinematgrafo, filmado pelos Lumire em frente ao porto de sua fbrica em Lyon. Embora simule uma viagem pela Amaznia, o filme no reproduz propriamente o roteiro das filmagens. Relatos de Silvino indicam que os trabalhos comearam nas fazendas de J.G.Arajo, subiram at a regio da fronteira com a Venezuela, desceram at a pesca do pirarucu e do peixe-boi no lago do Piracuara, seguiram em direo aos seringais do rio Madeira, passando pela aldeia dos ndios Parintin, voltando a Manaus, retomando a viagem para o rio Purus, onde filmaram a castanha, e finalmente para Vista Alegre, na rea de cultivo da balata [in COSTA 1987: 168].

As cartelas contendo legendas, prdigas de adjetivos, metforas e clichs, so de autoria de Agesilau de Arajo. O mito das Amazonas, j evocado no ttulo, reforado nas quatro primeiras cartelas, que desfiam uma interminvel louvao parnasiana regio: "Tradicional desde as audazes cavaleiras, que emprestaram seu nome ao ttulo deste filme, o Amazonas, em toda a sua enorme extenso territorial, muitas vezes superior a de tantos outros pases, quase um continente, afigura-se-nos como que um gigante adormecido e embalado em seu sono pelo ritmo ruidoso de seus rios sem conta, depositrios de fortssima variedade de peixes; acalentado pelo gorjeio harmonioso e incessante dos pssaros mais encantadores, habitantes inquietos de suas

matas sombrias; acariciado por suave brisa, respirao inebriante de suas florestas opulentas, preciosos tesouros da natureza. E essas suas serras, arcas dos mais valiosos e resplandecentes minerais, a se erguem do solo, como guardas-avanadas e parecem enfeitar-se, majestosas, de luxuriante vegetao para saudar num anseio pressuroso, aqueles braos e capitais que amanh ho-de desvendar-lhe os mistrios de sua incalculvel riqueza". Embora o filme tenha como finalidade principal a propaganda amaznica, notase nas legendas uma excessiva preocupao educativa, que faz acompanhar de seus nomes cientficos as imagens de espcies vegetais e animais aprendemos que o peixe-boi chama-se Manatus Americanos; tambaqui, Myletes Bidens; o jacar, Calman Niger; o fumo, Nicottiana Tabacum; e a seringueira, Hvea Brasiliensis. Aps um plano geral de um numeroso grupo de vaqueiros cavalgando no campo, duas cartelas finalizam o filme em tom ufanista: "Terminaram as campeadas. Os vaqueiros regressam s fazendas e passando por uma elevada rocha, fortes e unidos mirando as terras que se abraam com o horizonte, soltam o patritico brado: Viva o Brasil!". No muito longe daquela fronteira norte, cinco anos mais tarde, Reis filmaria os expedicionrios da Inspetoria de Fronteiras chegando no alto do Monte Roraima. Bandeiras da Venezuela, da Inglaterra e do Brasil tremulavam sobre o grupo, ao lado de uma pedra onde se l: "General Rondon Viva o Brasil 29 out. 1927". Meras coincidncias histricas ou snteses perfeitas do bero explndido com o ritual do poder?

Mesmo sendo a obra mais conhecida de Silvino Santos, as cpias existentes de No Pas das Amazonas no correspondem exatamente verso original. A pesquisadora amazonense Selda Vale da Costa, principal bigrafa de Silvino e compiladora da mais completa filmografia que dele se conhece, esclarece: "A cpia em 16mm, localizada em Manaus, em 1984, corresponde de 1962, faltando algumas seqncias das trs primeiras partes sobre Manaus. Fizemos uma nova montagem dessas partes, a partir do material flmico encontrado e em base a informaes das exibies na poca. Em agosto de 1986 localizamos na Cinemateca de S. Paulo um rolo, de 6', sobre os ndios parintins

e os ndios do Putumayo, parte de No Pas das Amazonas, que foi integrada cpia a ser exibida" [COSTA 1987: 173]. Na verso existente na Cinemateca Brasileira esta seqncia dos ndios, que abre com o letreiro "Os ndios parintins e outros", est agregada ao final do filme, e conclui com uma cartela do INCE, provavelmente acrescentada nesta instituio, muitos anos depois. J na cpia 16mm existente no CTAV do MinC, a seqncia dos ndios est agregada ao incio do filme. Uma resenha publicada no dirio O Estado do Par em 28/12/1922, com citao expressa de uma das legendas, confirma que esta seqncia dos ndios aparecia no meio do filme. O mais provvel que, em vista dos problemas causados poca pela nudez das ndias, o trecho tenha sido retirado para facilitar a comercializao, sendo mantido em um rolo separado, que mais tarde foi agregado aleatoriamente ao incio ou ao fim do filme. Apesar da notvel repercusso que seus filmes tiveram na poca em que foram realizados, Silvino Santos figurava apenas como operador- ou sequer figurava - nos impressos de divulgao e nos anncios de jornais. Todo o crdito era dado a J.G.Arajo & Cia. Ltd. Talvez por isso, seu nome tenha mergulhado no mais completo esquecimento durante dcadas. Na cidade de Manaus, a partir de 1960, houve sucessivas iniciativas no campo da cultura cinematogrfica: o GEC-Grupo de Estudos Cinematogrficos, o Cineclube Dom Bosco, um Festival de Cinema Amador em 1966, a publicao de "O Cinfilo revista amazonense de cinematografia", entre outras atividades de crtica e realizao amadora [LOBO]. Nada disso foi capaz de trazer tona o nome do pioneiro do cinema amazonense.

No segundo semestre de 1969, um grupo de cinfilos manauenses reuniu-se na casa da famlia de Cosme Alves Neto para desenvolver o projeto de um festival de cinema em Manaus, que acabou sendo realizado meses depois. Cosme j era h alguns anos o responsvel pela Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, um dos mais antigos e ativos plos de cultura cinematogrfica em nosso pas. Mas, do mesmo modo como os demais presentes, todos amazonenses, nunca tinha ouvido falar em Silvino Santos.

Quase vinte anos depois, em uma entrevista coletiva gravada em Manaus, Cosme rememorou o prosaico episdio: "Ento, naquela primeira reunio que foi realizada no jardim de casa (...) aparece meu pai na janela, (...) e disse: 'Vocs deviam era procurar o Silvino Santos, um portugus que fez cinema aqui na dcada de 20 e ningum fala dele'. Eu que nunca tinha ouvido falar em Silvino Santos! - Quem Silvino Santos? 'Ele funcionrio do J.G.Arajo'. E assim, j no dia seguinte, foram encontrar Santos, "num canto de garagem de um prdio do J.G na rua Isabel, onde havia montado um escritoriozinho, onde havia vrios rolos de filmes, mquinas que ele mesmo havia construdo na dcada de 20, e fomos conversar com ele" [in COSTA, 1987: 113]. Silvino foi o grande homenageado na sesso de encerramento do I Festival Norte de Cinema Brasileiro, a 26 de outubro de 1969, aplaudido de p pelo pblico reunido no Cine Odeon. Morreria meses depois, em 14 de maio de 1970. Lus Toms Reis e Silvino Santos foram espritos aventureiros que no se conheceram, embora tenham comeado quase simultaneamente a filmar os espaos selvagens da Amaznia. O primeiro trabalhou para instituies pblicas, o segundo "cavou" patrocnio privado. Ambos fizeram, simultaneamente a Flaherty, uma interpretao criativa do filme de viagem; e, antes de Grierson, um cinema educativo e de propaganda. Todos os filmes que realizaram podem ser enquadrados na tradio do documentrio, embora este nome s viesse a circular no final dos anos 1920. A maior parte de suas extensas obras se perdeu, restando poucos filmes inteiros e alguns fragmentos nas cinematecas brasileiras e estrangeiras. Caram no esquecimento, sendo discretamente recuperados dcadas depois. Cada um a seu modo, ambos representaram as possibilidades e os limites dos sucessivos ciclos que marcaram o cinema brasileiro do sculo XX, bem sintetizados na expresso melanclica porm agudamente realista de Paulo Emlio Salles Gomes: "uma trajetria no subdesenvolvimento" [GOMES 1996a].

Silvio Da-Rin Outubro de 2006

Agradeo a Patrcia Monte-Mr, Denise Portugal Lesmar e Nelie S Pereira pelas indicaes e emprstimo de materiais que tornaram possvel a elaborao do presente texto. BIBLIOGRAFIA I SOBRE O PERODO SILENCIOSO DO CINEMA BRASILEIRO

ARAJO, Vicente de Paulo. A bela poca do cinema brasileiro. So Paulo: Ed. Perspectiva, 1976. BERNARDET, Jean-Claude. Cinema brasileiro: propostas para uma histria. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979 (a), pp. 9 a 28. ______________ . "Le documentaire", in: Le cinema Brsilien. Paranagu, P. A. (org.). Paris: Centre Pompidou, 1987, pp. 165-178. ______________ . Filmografia do cinema brasileiro: 1900-1935. So Paulo: Secretaria de Cultura, 1979 (b). ______________ . Historiografia clssica do cinema brasileiro. So Paulo: Anablume, 1995, pp. 15-48. GALVO, Maria Rita Eliezer. Crnica do Cinema Paulistano. tica: So Paulo, 1975. ______________ . Guia de filmes produzidos no Brasil entre 1897 e 1910. Rio de Janeiro: Embrafilme, 1984. GOMES, Paulo Emlio. "A expresso social dos filmes documentais no cinema mudo brasileiro (1898-1930)", in: Paulo Emlio, um intelectual na linha de frente. CALIL, C. A. Machado (org.). So Paulo: Brasiliense, 1986, pp 323334. ______________ . "O cinema brasileiro visto de Cinearte", in Humberto Mauro, Cataguases, Cinearte. So Paulo: Perspectiva, 1974, pp. 295-366. ___________ . Cinema: trajetria no subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996a [Orig. 1973].

____________ . Panorama do cinema brasileiro. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996b [Orig. 1966/1970]. zORONHA, Jurandyr. No tempo da manivela. Rio de janeiro:

Ebal/Kinart/Embrafilme, 1987. SOUZA, Carlos Roberto. A fascinante aventura do cinema brasileiro. So Paulo: Cinemateca Brasileira, 1981. VIANY, Alex. Introduo ao Cinema Brasileiro. Rio de Janeiro:

Embrafilme/Alhambra, 1987, pp. 33-61 [Ed. orig. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1959].

II - SOBRE LUS TOMS REIS E SILVINO SANTOS COSTA, Luiz Cludio da. "No pais das Amazonas: a glria da imagem realizada", in Estudos de cinema: Socine II e III. So Paulo: Anablume, 2000, pp. 261-270. COSTA, Selda Vale, e LOBO, Narciso Julio Freire. No rastro de Silvino Santos. Manaus: SCA,/Edies Governo de Manaus, 1987. JORDAN, Pierre. "Primeiros contatos, primeiros olhares", in Cadernos de Antropologia e Imagem N 1. Rio de Janeiro: NAI/UERJ, 1991, pp.11-22, LASMAR, Denise Portugal. Estoques de informao: o acervo imagtico da Comisso Rondon no Museu do ndio como fonte de informao. Dissertao de Mestrado. Rio de Janeiro: Programa de Ps-Graduao em Cincia da Informao, ECO/UFRJ, 2002. LOBO, Narciso J. Freire. A tnica da descontinuidade: cinema e poltica em Manaus nos anos 60. Manaus: UA, 1994. MAGALHES, Amilcar A. Botelho. Pelos sertes do Brasil. Rio de Janeiro: Cia. Editora Nacional, 1941. NETO, Antnio Leo da Silva. Dicionrio de Filmes Brasileiros: Curta e Mdia Metragem So Bernardo do Campo: Ed. do Autor, 2006.

PIAULT, Marc Henri. "O corpo dos ndios e o soldado redentor: da indianidade e da brasilidade", in: Cadernos de Antropologia e Imagem Vol. 12, N 1. Rio de Janeiro: SOUZA, NAI/UERJ, Carlos Roberto. 2001, PEREIRA, pp. Nelie 87-118 in Luiz no S, [Orig. Thomaz publicado, 1992]. Reis: o 1985. "Apresentao",

expedicionrio-artista. Janeiro: Funarte, 1999.

SOUZA, Mrcio. Silvino Santos: o cineasta do ciclo da borracha. Rio de

TACCA, Fernando de. "O ndio 'pacificado': uma construo imagtica da Comisso Rondon", in: Cadernos de Antropologia e Imagem Vol. 6, N 1. Rio de Janeiro: NAI/UERJ, 1998, pp. 81-102. _____________. "A amplitude cinematogrfica de Luiz Thomaz Reis", in: Cadernos de Antropologia e Imagem Vol. 20, N 1. Rio de Janeiro: NAI/UERJ, 2005, pp. 97-110. _____________ . "Luiz Thomaz Reis: etnografias flmicas estratgicas", in Documentrio no Brasil: tradio e transformao. Teixeira, F.E. (org). So Paulo: Summus, 2004., pp. 313-370. !

Vous aimerez peut-être aussi