Vous êtes sur la page 1sur 8

Colgio Sophos

Karl mark

Trabalho de avaliao da disciplina de sociologia ministrada pelo professor Flavio Santos

Paragominas PA 2014

Colgio Sophos

Karl mark

Aluno: Yan Reis Ceretta

Paragominas PA 2014

INDICE

1 INTRODUO ------------------------------------------------------------------------------- 4 2 DESENVOLVIMENTO ----------------------------------------------------------------------5 2.1 Alienao-------------------------------------------------------------------------------------5 2.2 Classe sociais-------------------------------------------------------------------------------5 2.3 Capitalismo-----------------------------------------------------------------------------------5 2.4 Salrio-----------------------------------------------------------------------------------------6 CONCLUSO ---------------------------------------------------------------------------------- 7 BIBLIOGRAFIA -------------------------------------------------------------------------------- 8

1 INTRODUO Karl Marx foi um revolucionrio, cientista social, que marcou a histria poltica com suas ideias humanitrias que buscaram promover uma distribuio de renda justa e equilibrada. Suas ideias influenciaram a chamada Revoluo Socialista, movida pela metade da populao mundial da poca. O filsofo alemo Karl Marx considerado um dos pensadores mais influentes de todos os tempos, pois o pensamento dele mudou radicalmente a histria poltica da humanidade. Foi nomeado como pai do socialismo defendia a igualdade para todos buscando leis trabalhista, distribuio de renda e polticas sociais. Neste trabalho sero abordados vrios conceitos importantes que ele desenvolveu como alienao, classes sociais, valor, mercadoria, trabalho, mais-valia e modo de produo.

2 DESENVOLVIMENTO A teoria marxista uma crtica da sociedade capitalista, porm uma crtica que no se limita a teoria, ele se posiciona contra a separao entre teoria e prtica, entre pensamento e realidade, porque essas dimenses so abstraes mentais que, no plano concreto, real, integram uma mesma categoria. Marx produziu obras de filosofia, economia e sociologia, seus trabalhos se refletiram em todo o mundo com os movimentos operrios.

2.1 Alienao O conceito de alienao vasto e pode englobar vrias maneiras e formas de pensamento. O primeiro filosofo a abordar esse tema foi Karl Marx. Karl Marx apresentou que a sociedade representa apenas a sociedade dominante que por sua vez age sobre seu prprio interesse, um exemplo o estado que representa toda a sociedade como um rgo imparcial. Sem essa explorao a elite no acumula capital e consequentemente no consegue lucros e assim no pode continuar o processo de alienao.

2.2 Classes sociais As classes sociais so representadas por quem tm e quem no tm, nasceram do conceito de propriedade privada, conceito que se tem em todos os tempos e em todos os nveis sociais.

2.3 Capitalismo O capitalismo vem da explorao do homem atravs da alienao e expropriao dos meios de produo que gera um rendimento maior para uma instituio que paga por seu trabalho. A nica maneira de acabar com a explorao a luta de classes, a revoluo e para que isso acontecesse os operrios devem unir-se e tomar o poder pela fora. O socialismo Marxista com o poder nas mos, organizaro um governo totalitrio, a Ditadura do Proletariado. Esta ditadura dever durar pouco tempo, apenas o suficiente para acabar com as classes sociais e abrir caminho para o comunismo. Ento, no haver ricos e nem pobres. Cada um produzir de acordo com sua capacidade e recebero conforme sua necessidade.

2.4 Salrio O grande mrito de Marx ao penetrar no ntimo das relaes de produo burguesa foi compreender a produo da mais-valia. A mais-valia seria o valor a mais em cima do custo de produo que o empresrio coloca nas suas mercadorias, essa diferena entre o trabalho do empregado e o que ele recebe atrs vez disso o capitalismo adotou novas formas de trabalho dentro do mercado, Karl Marx buscava leis trabalhista, direito a participao de lucros, distribuio de renda e polticas sociais. O salrio enquanto mediao monetria da relao capital e trabalho provoca uma mistificao e esconde para a conscincia dos homens a diferena entre trabalho e fora de trabalho. A categoria salrio cumpre um importante papel entre as diversas categorias aparentes da sociedade produtora de mercadorias. A fora de trabalho se torna uma mercadoria entre o capitalista e operariado, o salrio deve garantir a subsistncia do trabalhador e da sua famlia e s.

CONCLUSO Atravs deste trabalho eu pude perceber que Karl Marx tinha seu pensamento voltado contra o regime capitalista, pois para ele esse sistema eram falho, pelo simples fato de haver uma desigualdade no meio da sociedade, Marx entendia que para nivelar o patamar da sociedade o pas teria que sofrer uma grande mudana em diversas partes do setor econmico, mas isso poderia causar futuramente uma quebra no prprio sistema econmico do pas. Sendo assim Karl Marx defendia a igualdade para todos, buscando direitos trabalhistas aos operrios esperando que existissem as empresas estatais ao invs das privadas que os lucros sejam distribudos a sociedade para o bem estar de todos. Marx achava que o socialismo era o que mais poderia contribuir em questo ao desenvolvimento social.

BIBLIOGRAFIA

http://www.brasilescola.com/biografia/karl-marx.htm http://www.estudopratico.com.br/karl-marx-vida-obra-e-pensamentos/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Karl_Marx

Vous aimerez peut-être aussi