Vous êtes sur la page 1sur 4

U n i v e r s i d a d e F e d e r a l d o AB C

Disciplina: BC0506 - Comunicao e Redes Tpico: Grafos: desenho e representao

Lista1
Prof.: Alexandre Noma (Refs. [Bondy], [Cormen], [Jair])

Exerccios:
1) Um qumico deseja embarcar os produtos A, B, C, D, E, F, X usando o menor nmero de caixas. Alguns produtos no podem ser colocados numa mesma caixa porque reagem. Os produtos A, B, C, X reagem dois-adois; A reage com F e com D e vice-versa; E tambm reage com F e com D e vice-versa. Desenhe um grafo que modele essa situao e use-o para descobrir o menor nmero de caixas necessrias para embarcar os produtos com segurana. 2) Adaltina esperava 4 amigas Brandelina, Clodina, Dejaina e Edina para um lanche em sua casa. Enquanto esperava preparou 4 lanches: 1 Bauru, 1 Misto quente, 1 Misto frio e 1 X-salada. Brandelina gosta de Misto frio e de X-salada; Clodina de Bauru e X-salada; Dejaina gosta de Misto quente e Misto frio; Edina gosta de de Bauru e Misto quente. Desenhe um grafo que modele esta situao e use-o para descobrir se possvel que cada amiga de Adaltina tenha um lanche que goste. 3) Verificar que os seguintes grafos so isomrficos.

4) (Ex. 1.2.2 p.29) Por que os seguintes grafos no so isomrficos?

5) (Ex. 1.3.1 p.36) Verificar que os seguintes grafos so isomrficos.

6) (Ex. 1.2.16 p.31) Um grafo simples auto-complementar se ele isomrfico ao seu complemento. Mostrar que os grafos P4 e C5 so auto complementares.

7) (Ex. 1.3.3 p.36) Mostre que o grafo linha do K3,3 auto-complementar.

8) Considere um grafo simples completo com n vrtices e m arestas. Quanto vale m em funo de n? 9) O grau de um vrtice o nmero de incidncias de arestas; no caso de grafo simples, o nmero de vizinhos. Seja G um grafo com 14 vrtices e 25 arestas. Se todo vrtice de G tem grau 3 ou 5, quantos vrtices de grau 3 o grafo G possui? (Note que para todo grafo G = (V, E), vale que d (u ) = 2 | E | , onde d(u) o grau de u.)
uV

10) Um grafo k-regular se todos os vrtices tm grau k. D um exemplo de um grafo 3-regular que no seja completo. 11) Em quais ou qual condio que um ciclo um grafo bipartido? E um caminho? Dica: Um caminho dito simples se todos os vrtices no caminhos so distintos entre si. Em particular, um caminho que no repete vrtices no contm ciclos. 12) A figura abaixo mostra a planta da Casa dos Espelhos, um labirinto em um parque de diverses que funciona de forma inusitada: depois que um visitante passa por uma porta, ela automaticamente trancada. Considerando que todas as portas esto inicialmente abertas, verifique se sempre possvel escapar ou se algum pode ficar trancafiado para sempre em algum quarto. Se este perigo for real, modifique a planta de modo a projetar um brinquedo mais seguro, verificando que haver sempre a possibilidade de escapar.

13) Obter as listas de adjacncia para os seguintes grafos. a) b)

c)

d)

e)

f)

g)

h)

i)

j)

k)

l)

m)

n)

o)

p)

Vous aimerez peut-être aussi