Vous êtes sur la page 1sur 31

Raciocnio Lgico para AFT Resoluo de Questes Comentadas CESPE Aula Inaugural Professor: Paulo Henrique (PH)

Ol, meu povo! Sejam bem vindos ao novssimo curso de Raciocnio Lgico preparatrio para o concurso de Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT) do Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE). Antes de iniciar nossos trabalhos, gostaria de me apresentar. Para aqueles que ainda no me conhecem, meu nome Paulo Henrique, PH para os ntimos, sou professor de Raciocnio Lgico e Matemtica de diversos cursos (online e presencial) pelo pas, alm de possuir um blog de Raciocnio Lgico (http://beijonopapaienamamae.blogspot.com). Sou servidor pblico federal, Analista Tributrio da Receita Federal do Brasil, aprovado no concurso de 2006. Atualmente, resido em Joo Pessoa, porm passei 7 maravilhosos anos de minha vida em Porto Velho/Rondnia (um abrao carinhoso aos amigos de l!), onde conheci o Fernando Miguel (graaande FM), jogador meia-boca de futebol, mas um grande parceiro, que me convidou para esse novo desafio. Sou cearense, casado (sorry, ladies! :-D), pai de 2 filhos (meio aborre/adolescentes), adoro futebol (junto com meu Mengo e o Tricolor de Ao!) e, principalmente, amo essa disciplina que tantos odeiam (se algum est nesse rol, prepare-se para deixar de slo). Assim, a partir de hoje, assumamos um pacto: vocs esquecem qualquer trava/medo/pnico/ojeriza que tenham pelo Raciocnio Lgico (ou somente RL) e eu farei tudo o que tiver ao meu alcance para vocs lograrem xito nesse concurso! Combinado? Bom, chega de lenga-lenga e vamos comear a falar mais sobre o nosso concurso. Para tristeza de uns e alegria de poucos, o MTE resolveu fazer uma mudana drstica: trocou a banca examinadora de seu concurso. Saiu da Escola Superior de Administrao Fazendria (Esaf), que tnha realizado seus ltimos concursos e passou a trabalhar com o Cespe/UnB. E o que isso acarretou? Logo de sopeto, o contedo programtico totalmente diferente do que foi cobrado no ultimo concurso.
Prof. Paulo Henrique (PH) ph@concurseiro24horas.com.br 1

Raciocnio Lgico para AFT Resoluo de Questes Comentadas CESPE Aula Inaugural Professor: Paulo Henrique (PH)

Depois, o estilo das bancas tambm muda. E, nesse caso especfico, uma vantagem para ns. Explico: a Esaf sempre monta um contedo programtico enooooorme, cobrando, alm de RL, Matemtica, Matemtica Financeira e Estatstica. Agora, o Cespe entra apenas com a parte de RL e Matemtica. E no s isso! O contedo cobrado no edital o MESMO que ele cobra nos ltimos anos, sem tirar nem por! Ou seja, temos uma vasta coleo de questes, de todos os tipos, tamanhos, gostos e cores, para traarmos uma linha de pensamento de como a banca gosta de atuar. PH (olha a intimidade), vou tirar de letra ento!!! Calma que rapadura doce mas no mole!!! O Cespe , junto com a prpria Esaf e a FCC, uma das bancas mais pesadas quando se fala em RL. Traz questes extensas, cheia de pegadinhas, principalmente por se tratar de questes tipo Verdadeiro/Falso. O grande objetivo desse curso prepar-los, tendo como base a resoluo de questes, para que, na hora da prova, conhecendo o ESTILO da banca, vocs tenham plena capacidade de fazer uma prova perfeita. Agora, vamos conhecer programtico, ok? RACIOCNIO LGICO 1 Estruturas lgicas. 2 Lgica de argumentao: analogias, inferncias, dedues e concluses. 3 Lgica sentencial (ou proposicional). 3.1 Proposies simples e compostas. 3.2 Tabelas-verdade. 3.3 Equivalncias.
Prof. Paulo Henrique (PH) ph@concurseiro24horas.com.br 2

destrinchar

nosso

contedo

Raciocnio Lgico para AFT Resoluo de Questes Comentadas CESPE Aula Inaugural Professor: Paulo Henrique (PH)

3.4 Leis de De Morgan. 3.5 Diagramas lgicos. 4 Lgica de primeira ordem. 5 Princpios de contagem e probabilidade. 6 Operaes com conjuntos. 7 Raciocnio lgico envolvendo problemas aritmticos, geomtricos e matriciais. Nosso curso ser dividido assim: Aula Aula 00 Aula 01 Assunto Introduo 3 Lgica sentencial (ou proposicional). 3.1 Proposies simples e compostas. 3.2 Tabelas-verdade. 3.3 Equivalncias. 3.4 Leis de De Morgan. 4 Lgica de primeira ordem. ======= Parte I ======= 3 Lgica sentencial (ou proposicional). 3.1 Proposies simples e compostas. 3.2 Tabelas-verdade. 3.3 Equivalncias. 3.4 Leis de De Morgan. 4 Lgica de primeira ordem. ======= Parte II ======= 3.5 Diagramas lgicos. 1 Estruturas lgicas. 2 Lgica de argumentao: analogias, inferncias, dedues e concluses. 5 Princpios de contagem e probabilidade. 6 Operaes com conjuntos. 7 Raciocnio lgico envolvendo problemas aritmticos, geomtricos e matriciais. Simulado Final (comentado)
ph@concurseiro24horas.com.br

Data Hoje 16/07

Aula 02

19/07

Aula 03

24/07

Aula 04 Aula 05 Aula 06 Aula 07

31/07 07/08 14/08 21/08


3

Prof. Paulo Henrique (PH)

Raciocnio Lgico para AFT Resoluo de Questes Comentadas CESPE Aula Inaugural Professor: Paulo Henrique (PH)

Vejamos cada parte do nosso contedo:

3 Lgica sentencial (ou proposicional). 3.1 Proposies simples e compostas. 3.2 Tabelas-verdade. 3.3 Equivalncias. 3.4 Leis de De Morgan. 4 Lgica de primeira ordem.

Aqui, falaremos dos Conceitos Iniciais de Lgica. Falaremos de proposies, conectivos, proposies equivalentes e suas negaes. Conheceremos a Tabela-Verdade para cada conectivo, veremos detalhadamente como a banca aplica esse contedo na prova. E o Cespe ainda gente boa! Olha s o que eles j colocaram na prova: A lgica sentencial, ou proposicional, trata das sentenas, ou proposies, passveis de receberem um, e apenas um, entre os dois valores lgicos: falsa (F) ou verdadeira (V). usual simbolizar as proposies por letras maisculas do alfabeto e construir novas proposies usando-se smbolos lgicos. A proposio simbolizada por A, a negao da proposio A, ter valor lgico V, se A for F, e valor lgico F, se A for V. A proposio simbolizada por AvB, lida como A ou B, ter valor lgico F quando A e B forem F, e, nos demais casos, ser V. A proposio simbolizada por A!B, lida como se A, ento B, ou B condio necessria para A, ter valor lgico F quando A for V e B for F, e, nos demais casos ser V. A proposio simbolizada por A^B, que se l A e B, ter valorao V quando A e B forem V, e, nos demais casos, ser F. Um argumento denominado vlido, ou correto, se, simbolizado por P1^P2^ ... ^Pn!Q, for uma tautologia, isto , for valorado sempre como V. Viram o que eu falei? exatamente a parte dos Conceitos Iniciais! Vamos ver algumas questes? (Auditor do Estado-2009-Secont/ES) Se as proposies A, B e D forem V, ento possvel que as proposies E, C, E!C, B!E e A^C! (D) tambm sejam V.
Prof. Paulo Henrique (PH) ph@concurseiro24horas.com.br 4

Raciocnio Lgico para AFT Resoluo de Questes Comentadas CESPE Aula Inaugural Professor: Paulo Henrique (PH)

Sabendo que A = V, B = V e D = V, e se supormos que E e C tambm sejam proposies simples verdadeiras, teremos:

1. E ! C = V ! V = V 2. B ! E = V ! V = V

Porm:

3. A ^ C ! (D) " teremos que analisar primeiro o antecedente, ou seja a 1a parte da condicional. V ^ V = V. Substituindo, ficar: V ! (V) V! F=F Logo, nem todas as proposies sero V. Item errado.

(Analista de Saneamento-2010-Embasa) Considerando que as proposies A, B, B!C e [A^B]![C!D] sejam V, ento a proposio D ser, obrigatoriamente, V.

Mesma ideia da anterior! Temos 2 proposies simples (A e B) com valor lgico V. Tambm temos que: 1. B ! C = V. Como B = V, ento: V ! C = V " na condicional, para que ela seja V, sabendo que a 1a parte V, ento, OBRIGATORIAMENTE, a 2a parte (consequente) deve ser V tambm. Logo, C = V.
Prof. Paulo Henrique (PH) ph@concurseiro24horas.com.br 5

Raciocnio Lgico para AFT Resoluo de Questes Comentadas CESPE Aula Inaugural Professor: Paulo Henrique (PH)

2. [A ^ B] ! [C ! D] = V " Substituindo os valores lgicos de A, B e C nessa proposio composta, temos: [V ^ V] ! [V ! D] = V " o antecedente traz uma conjuno e, sabemos, que, na conjuno, se ambas as proposies simples forem V, ento a conjuno tambm ser V.

Logo, V ! [V ! D] = V " usaremos o mesmo entendimento aplicando no comeo da questo 2 vezes! A primeira, para descobrimos o valor do consequente (2a parte da condicional). Ela deve ser V. Ficou assim: [V ! D] = V " a segunda, para descobrir o valor de D. Para que essa condicional seja V, obrigatoriamente D = V. Item correto.

Outro conceito que o prprio Cespe nos ajuda o de Lgica de Primeira Ordem! A lgica de primeira ordem tambm trata de argumentaes elaboradas por meio de proposies da lgica proposicional, mas admite proposies que expressem quantificaes do tipo todo, algum, nenhum etc. Ou seja, trabalharemos agora com proposies que apresentem uma das expresses Todo, Algum e Nenhum, ok?

(Assistente de Saneamento-2010-Embasa) A negao da afirmao Todas as famlias da rua B so preferenciais Nenhuma famlia da rua B preferencial.

Prof. Paulo Henrique (PH)

ph@concurseiro24horas.com.br

Raciocnio Lgico para AFT Resoluo de Questes Comentadas CESPE Aula Inaugural Professor: Paulo Henrique (PH)

A questo pede a Negao do TODO. Pensem assim: Se eu quiser dizer que a frase Todas as cadeiras so vermelhas falsa, ento preciso ter ALGUMA cadeira que NO seja vermelha! Logo, a Negao do Todo Algum No (veremos com mais detalhes nas aulas seguintes, ok? Logo, A negao de Todas as famlias da rua B so preferenciais ALGUMA famlia da rua B NO preferencial. Item errado.

1 Estruturas lgicas. 2 Lgica de argumentao: analogias, inferncias, dedues e concluses. 3.5 Diagramas lgicos.

Se definssemos os itens passados como Conceitos Iniciais, essa parte do edital traz a parte mais avanada da Lgica. Precisaremos demais dos conceitos de lgica proposicional para trabalharmos sem stress nessa parte! Trabalhar com Lgica de Argumentao trabalhar com ARGUMENTO. Argumento nada mais do que um conjunto de proposies (premissas), associadas a uma concluso. Pode ser: - vlido, quando a concluso conseqncia obrigatria das premissas;

- invlido, a verdade das premissas no suficiente para garantir a verdade da concluso.

Prof. Paulo Henrique (PH)

ph@concurseiro24horas.com.br

Raciocnio Lgico para AFT Resoluo de Questes Comentadas CESPE Aula Inaugural Professor: Paulo Henrique (PH)

A diferena que, agora, trabalharemos com representaes grficas para determinarmos se teremos um argumento vlido ou invlido. Podemos ter 2 formas de o Cespe cobrar esse assunto:

1) Se o argumento apresentar proposies categricas (Todo, Nenhum, ou Algum), vamos resolver as questes utilizando os conceitos de Diagramas Lgicos.

2) Se o argumento apresentar os conectivos (proposies simples ou compostas), podemos utilizar os conceitos das Estruturas Lgicas ou pela nossa amiga Tabela-Verdade.

Vamos ver 3 exemplos dessa parte, ok?

(Analista em Transportes-2009-CETURB/ES) Uma deduo lgica uma sequncia finita de proposies na qual algumas proposies, denominadas premissas, so supostas verdadeiras, e as demais proposies, chamadas concluses, so tambm verdadeiras por consequncia das premissas e de concluses previamente obtidas. Considere as quatro proposies a seguir. A: Se Abel no mora em Vitria, ento Beto mora em Serra. B: Se Carlos mora em Serra ou em Vila Velha, ento Abel mora em Vitria. C: Se Danilo no mora em Vitria, ento Carlos mora em Vila Velha. D: Beto mora em Linhares. Sabendo que cada um dos rapazes mora em uma cidade diferente, considerando as proposies A, B, C e D como premissas de uma deduo lgica, julgue os itens que se seguem.
Prof. Paulo Henrique (PH) ph@concurseiro24horas.com.br 8

Raciocnio Lgico para AFT Resoluo de Questes Comentadas CESPE Aula Inaugural Professor: Paulo Henrique (PH)

Carlos no mora em Vila Velha. Danilo mora em Vitria.

Nesse 1 exemplo, iremos trabalhar com a parte das Estruturas Lgicas. A questo traz um conjunto de afirmaes, chamadas de premissas, formadas por proposies simples ou compostas, finalizando com uma concluso vlida, que ser a resposta que estamos procurando.

Temos as 4 premissas: A, B, C e D. Devemos assumi-las VERDADEIRAS! Logo, dando uma arrumada na casa, temos: A: ~(Abel mora em Vitria) ! (Beto mora em Serra) = V B: [(Carlos mora em Serra) v (Carlos mora em Vila Velha) ! (Abel mora em Vitria) = V C: ~(Danilo mora em Vitria) ! (Carlos mora em Vila Velha) = V D: Beto mora em Linhares = V

Vejam que a proposio D uma proposio simples (essa a dica: comear por uma proposio simples!) Logo, j descobri a cidade de Beto: Linhares!

Agora, vamos pra tcnica Puxa a Cordinha! Como sei que Beto mora em Linhares, ento procuro uma referncia, uma cordinha amarrada em Beto para que eu possa puxar! Ora, tem na premissa A! Da, j conseguimos enxergar que Beto mora em Serra falsa, ok? A: ~(Abel mora em Vitria) ! (F) = V

Prof. Paulo Henrique (PH)

ph@concurseiro24horas.com.br

Raciocnio Lgico para AFT Resoluo de Questes Comentadas CESPE Aula Inaugural Professor: Paulo Henrique (PH)

Na condicional, se a 2a parte = F, ento a 1a parte tambm deve ser F. Logo, A: ~(Abel mora em Vitria) = F. Ou seja, Abel mora em Vitria.

Puuuuuuxa a cordinha, meu povo!!!

PH, se Abel mora em Vitria, posso concluir que Danilo mora em Vitria = F, correto?

Companheiro, t que nem um Pokemon: s evoluindo!!! isso mesmo! Concluso perfeita! Analisando agora a premissa C, temos: C: ~(F) ! (Carlos mora em Vila Velha) = V " C: V ! (Carlos mora em Vila Velha) = V Da, conclumos tambm que a 2a parte da condicional deve ser obrigatoriamente V. Por isso, Carlos mora em Vila Velha. Como Beto mora em Linhares, Abel em Vitria e Carlos em Vila Velha, por excluso, Danilo mora em Serra. S por desencargo de conscincia, vamos analisar a premissa B, ok?

B: [(Carlos mora em Serra) v (Carlos mora em Vila Velha) ! (Abel mora em Vitria) = V " B: [(F) v (V)] ! (V) = V " B: (V) ! (V) = V

Realmente, todas as premissas so verdadeiras. Agora, podemos responder os itens:


Prof. Paulo Henrique (PH) ph@concurseiro24horas.com.br 10

Raciocnio Lgico para AFT Resoluo de Questes Comentadas CESPE Aula Inaugural Professor: Paulo Henrique (PH)

Carlos no mora em Vila Velha. Item errado.

Danilo mora em Vitria. Item errado.

(Analista Judicirio-2009-TRT 17 Regio) Nos diagramas abaixo, esto representados dois conjuntos de pessoas que possuem o diploma do curso superior de direito, dois conjuntos de juzes e dois elementos desses conjuntos: Mara e Jonas. Julgue os itens subseqentes tendo como referncia esses diagramas e o texto.

A proposio Mara formada em direito e juza verdadeira. A proposio Se Jonas no um juiz, ento Mara e Jonas so formados em direito falsa.

Na anlise dos Diagramas Lgicos, conseguimos concluir que:

1. Mara pertence ao grupo do Direito, ou seja, Mara formada em Direito. Porm, por no fazer parte do conjuntos dos Juzes, Mara no juza;
Prof. Paulo Henrique (PH) ph@concurseiro24horas.com.br 11

Raciocnio Lgico para AFT Resoluo de Questes Comentadas CESPE Aula Inaugural Professor: Paulo Henrique (PH)

2. O caso de Jonas diferente! Como Jonas est dentro do conjunto dos juzes e o conjunto dos juzes est dentro do conjuntos dos formados em Direito (dizemos que TODOS os juzes so formados em Direito), ento Jonas juiz e formado em Direito.

Nas prximas aulas, conceituaremos beeeeeem direitinho cada uma das premissas, quando utilizarmos os termos Todo, Algum e Nenhum, ok?

Portanto, pela nossa anlise: A proposio Mara formada em direito e juza verdadeira. Nossa concluso do item 1 no diz isso, no mesmo? Item errado.

A proposio Se Jonas no um juiz, ento Mara e Jonas so formados em direito falsa. Temos uma condicional! Para que ela seja falsa, precisamos que o antecedente seja verdadeiro e o consequente falso (V ! F).

Jonas no um juiz " proposio falsa (item 1) Mara e Jonas so formados em direito " proposio verdadeira (itens 1 e 2) F! V=V Item errado.

Prof. Paulo Henrique (PH)

ph@concurseiro24horas.com.br

12

Raciocnio Lgico para AFT Resoluo de Questes Comentadas CESPE Aula Inaugural Professor: Paulo Henrique (PH)

(Inspetor de Polcia Civil-2012-Polcia Civil/CE) P1: Se se deixa dominar pela emoo ao tomar decises, ento o policial toma decises ruins. P2: Se no tem informaes precisas ao tomar decises, ento o policial toma decises ruins. P3: Se est em situao de estresse e no teve treinamento adequado, o policial se deixa dominar pela emoo ao tomar decises. P4: Se teve treinamento adequado e se dedicou nos estudos, ento o policial tem informaes precisas ao tomar decises. Com base nessas proposies, julgue o item a seguir. Considerando que P1, P2, P3 e P4 sejam as premissas de um argumento cuja concluso seja Se o policial est em situao de estresse e no toma decises ruins, ento teve treinamento adequado, correto afirmar que esse argumento vlido.

Questaozinha que gosto de chamar A Nova Cara do Cespe! Sim, porque ultimamente QUASE TODA PROVA aparece uma questo desse tipo. Porm, ns, do C24h, somos passados na casca do alho. Mostraremos a vocs, nos mnimos detalhes, como resolver essa e outras questes, ok? Bom, e o que essa questo tem de especial? o seguinte: olhando para as premissas P1 a P4, temos que todas as proposies so CONDICIONAIS. Alem disso, a questo traz, COMO CONCLUSO, uma outra condicional.

E agora, o que fazer??? Normalmente, em uma questo de Lgica de Argumentao, ns comeamos a anlise:

Prof. Paulo Henrique (PH)

ph@concurseiro24horas.com.br

13

Raciocnio Lgico para AFT Resoluo de Questes Comentadas CESPE Aula Inaugural Professor: Paulo Henrique (PH)

Nessa questo do Cespe, o raciocnio comearemos a anlise pela CONCLUSO!

mesmo,

porm

Aqui o grande PULO DO GATO (o gato sou eu, lgico!)

Olha s, como a concluso traz uma proposio condicional, a anlise ser feita com base nessa proposio ser FALSA! Mas por qu, PH???

Olha s, uma proposio condicional traz, na sua tabela-verdade, 3 valores lgicos verdadeiros e 1 falso:

Prof. Paulo Henrique (PH)

ph@concurseiro24horas.com.br

14

Raciocnio Lgico para AFT Resoluo de Questes Comentadas CESPE Aula Inaugural Professor: Paulo Henrique (PH)

V! V=V V! F=F F! V=V F! F=V

Por isso, muito mais fcil imaginarmos que a condicional ser falsa do que verdadeira, no mesmo?

Assim, nosso estudo ser:

Vejamos:
Prof. Paulo Henrique (PH) ph@concurseiro24horas.com.br 15

Raciocnio Lgico para AFT Resoluo de Questes Comentadas CESPE Aula Inaugural Professor: Paulo Henrique (PH)

P1: Se se deixa dominar pela emoo ao tomar decises, ento o policial toma decises ruins. " (DDPE) ! (PTDR)

P2: Se no tem informaes precisas ao tomar decises, ento o policial toma decises ruins. " ~(TIP) ! (PTDR)

P3: Se est em situao de estresse e no teve treinamento adequado, o policial se deixa dominar pela emoo ao tomar decises. " (SE ^ ~TA) ! (DDPE)

P4: Se teve treinamento adequado e se dedicou nos estudos, ento o policial tem informaes precisas ao tomar decises. " (TA ^ DE) ! (TIP)

Concluso: Se o policial est em situao de estresse e no toma decises ruins, ento teve treinamento adequado " (SE ^ ~PTDR) ! TA

Assim, se imaginarmos a concluso falsa, temos:

Prof. Paulo Henrique (PH)

ph@concurseiro24horas.com.br

16

Raciocnio Lgico para AFT Resoluo de Questes Comentadas CESPE Aula Inaugural Professor: Paulo Henrique (PH)

(SE ^ ~PTDR) = V, logo

SE = V e ~PTDR = V, logo PTDR = F

e TA = F

Analisando agora as premissas. Na P3, temos: (SE ^ ~TA) ! (DDPE) " (V ^ V) ! (DDPE) " V ! (DDPE) " (j estamos carecas de saber...) numa condicional, se a 1a parte V, ento obrigatoriamente a 2a parte V. Assim, DDPE = V.

J a P1, fica assim: " (DDPE) ! (PTDR) "V! F=F

Opa, PH!!! Encontramos uma premissa falsa!!! Pode???

Pode no, meu povo! Isso quer dizer que, SE a concluso fosse falsa, ns DEVERAMOS TER TODAS AS PREMISSAS VERDADEIRAS.

Como uma delas falsa, ento a concluso, no pode ser falsa! Por isso, a CONCLUSO VERDADEIRA e O ARGUMENTO VLIDO!!!
Prof. Paulo Henrique (PH) ph@concurseiro24horas.com.br 17

Raciocnio Lgico para AFT Resoluo de Questes Comentadas CESPE Aula Inaugural Professor: Paulo Henrique (PH)

Item correto.

5 Princpios de contagem e probabilidade.

O prximo item do nosso contedo , de fato, 2 assuntos extremamente importantes tanto para o nosso concurso, como para outros. um assunto muuuuito cobrado e que exige dos candidatos uma boa preparao, envolvendo clculos matemticos e (lgico!) raciocnio lgico. Como sei que o cocuruto de vocs j est bem aquecido, vamos tirar de letra! Trabalharemos com: Anlise Combinatria

Probabilidade

A Anlise Combinatria a parte da Matemtica que estuda o nmero de maneiras que um acontecimento pode ocorrer, sem que haja a necessidade de desenvolvermos todas as possibilidades. E um dos principais tpicos desse assunto o Princpio Fundamental da Contagem (PFC), ok? Vamos ver 1 exemplo?

(Tcnico Cientfico-2009-Banco da Amaznia) Suponha que um banco tenha um carto especial para estudantes, que j venha com senha de 4 algarismos escolhidos de 0 a 9 e atribudos ao acaso. Com relao a essa situao, julgue o item subsequente. Podem-se obter 2.016 senhas em que o 0 , necessariamente, um, e somente um, dos algarismos e os outros 3 algarismos so distintos.

Simplificando, o Princpio Fundamental da Contagem (PFC) explica que, diante de um determinado evento (colocado na questo) , se
Prof. Paulo Henrique (PH) ph@concurseiro24horas.com.br 18

Raciocnio Lgico para AFT Resoluo de Questes Comentadas CESPE Aula Inaugural Professor: Paulo Henrique (PH)

esse evento puder ser dividido em vrias partes, encontraremos quantas possibilidades para cada parte e, aps, multiplicaremos essas partes para encontrarmos a quantidade total, ok?

Traduzindo isso na nossa questo, a senha o evento que temos e cada um dos algarismos, a parte que precisamos encontrar. Como a questo diz que um nmero 0 tem que fazer parte da senha, ele pode estar:

Bom, j vimos onde o zero deve ficar! Em cada uma das posies do zero, s poderemos ter 1 possibilidade (o prprio zero!). E j que o restante dos algarismos deve ser distinto (e no pode ser o zero), sobraram 9 nmeros para uma posio, 8 para outra (excluindo o 1 nmero e o zero) e 7 para a ltima (excluindo os dois nmeros anteriores e mais o zero). Ficou assim:

Prof. Paulo Henrique (PH)

ph@concurseiro24horas.com.br

19

Raciocnio Lgico para AFT Resoluo de Questes Comentadas CESPE Aula Inaugural Professor: Paulo Henrique (PH)

Notem que todos os valores so iguais. Temos 9 x 8 x 7 aparecendo nas 4 figuras. Assim: Senhas = 9 x 8 x 7 x 4 = 2016 Item correto.

Guardem essa informao!!!

Quando falamos de probabilidade, falamos de diviso. Diviso entre os resultados que nos interessam e os resultados possveis.
Ou seja:

Vamos entender o que acabei de falar! Digamos que eu queira saber a probabilidade de tirar, em um lanamento de dado, um

Prof. Paulo Henrique (PH)

ph@concurseiro24horas.com.br

20

Raciocnio Lgico para AFT Resoluo de Questes Comentadas CESPE Aula Inaugural Professor: Paulo Henrique (PH)

nmero maior que 4, ok? Vamos ento responder algumas perguntas:

Qual o evento em anlise? Lanamento de um dado

Quais e quantos sero os resultados possveis para esse evento? Qualquer nmero do dado, ou seja, de 1 a 6. Total = 6

Quantos sero os resultados que satisfazem a EXIGNCIA do evento? A exigncia tirar um nmero maior de 4. Ou seja, temos 2 resultados: 5 e 6.

Logo: Probabilidade = 2/6 = 1/3

Vamos ver um exemplo de como isso cobrado na hora da prova...

(Analista Ambiental-2013-IBAMA) Para melhorar a fiscalizao, evitar o desmatamento ilegal e outros crimes contra o meio ambiente, 35 fiscais homens e 15 fiscais mulheres sero enviados para a regio Norte do Brasil. Desses fiscais, uma equipe com 20 fiscais ser enviada para o Par, outra com 15 para o Amazonas e uma outra com 15 para Rondnia. Considerando que qualquer um desses 50 fiscais pode ser designado para qualquer uma das trs equipes, julgue o item seguinte.

Prof. Paulo Henrique (PH)

ph@concurseiro24horas.com.br

21

Raciocnio Lgico para AFT Resoluo de Questes Comentadas CESPE Aula Inaugural Professor: Paulo Henrique (PH)

Considere que o destino de cada um dos 50 fiscais ser decidido por sorteio da seguinte forma: em uma urna, colocam-se 20 fichas com o nome Par, 15 com o nome Amazonas e 15 com o nome Rondnia. O fiscal, ao retirar da urna uma ficha, ter identificado o seu destino. Nesse caso, se os 5 primeiros fiscais que retiraram suas fichas tero como destino o Amazonas ou o Par, a probabilidade de o 6. ir para Rondnia superior a 30%.

Bom, nosso evento retirar a 6a ficha que seja para Rondnia, sabendo que 5 j foram tiradas e foram para o Par ou Amazonas. Ou seja: Nmero de resultados favorveis = todas as fichas para Rondnia = 15 Nmero de resultados possveis = todas as 50 fichas, menos as 5 j sorteadas = 50 5 = 45 Assim: Probabilidade = 15/45 = 1/3 = 0,3333... ou 33,3% (superior a 30%) Item correto.

ltimos itens do Edital!

6 Operaes com conjuntos. 7 Raciocnio lgico envolvendo problemas aritmticos, geomtricos e matriciais.

Pelo histrico da banca, so as 2 partes menos exigidas. O item 6 bem tranqilo! Trabalharemos com os Diagramas de Venn, muitas vezes relacionados o resultado da anlise dos conjuntos com outros tpicos, como probabilidade e proposies.
Prof. Paulo Henrique (PH) ph@concurseiro24horas.com.br 22

Raciocnio Lgico para AFT Resoluo de Questes Comentadas CESPE Aula Inaugural Professor: Paulo Henrique (PH)

(Agente de Polcia Civil-2009-Polcia Civil/ES) Considere que em um canil estejam abrigados 48 ces, dos quais: 24 so pretos; 12 tm rabos curtos; 30 tm plos longos; 4 so pretos, tm rabos curtos e no tm plos longos; 4 tm rabos curtos e plos longos e no so pretos; 2 so pretos, tm rabos curtos e plos longos.

Ento, nesse canil, o nmero de ces abrigados que so pretos, tm plos longos mas no tm rabos curtos superior a 3 e inferior a 8.

Olha s, temos 3 conjuntos: ces pretos ces com rabos curtos ces com pelos longos.

#ficaadica! Em operaes com conjuntos, buscaremos sempre comear pela interseco dos conjuntos, ok?

Assim, colocaremos 2 (ces pretos, com rabos curtos e plos longos) entre os 3 conjuntos. Depois, preencheremos as informaes relacionadas a interseco entre 2 conjuntos: - 4 so pretos, tm rabos curtos e no tm plos longos " coloquem 4 na interseco de pretos e rabos curtos;
Prof. Paulo Henrique (PH) ph@concurseiro24horas.com.br 23

Raciocnio Lgico para AFT Resoluo de Questes Comentadas CESPE Aula Inaugural Professor: Paulo Henrique (PH)

- 4 tm rabos curtos e plos longos e no so pretos " coloquem 4 entre rabos curtos e pelos longos;

Como a questo pede os ces que so pretos, tm plos longos mas no tm rabos curtos, colocaremos x nessa parte. Fica assim:

Agora: - 24 so pretos " fica 24 4 2 x = 18 x - 12 tm rabos curtos " fica 12 4 4 2 = 2 - 30 tm plos longos " fica 30 4 2 x = 24 x

Prof. Paulo Henrique (PH)

ph@concurseiro24horas.com.br

24

Raciocnio Lgico para AFT Resoluo de Questes Comentadas CESPE Aula Inaugural Professor: Paulo Henrique (PH)

O diagrama completo:

Agora, s precisamos somar todos os elementos e igualarmos a 48 (total de ces):

(18 x) + 2 + (24 x) + 4 + 4 + x + 2 = 48 " -x + 54 = 48 " x = 6 (portanto, superior a 3 e inferior a 8). Item correto.

Meu povo, o item 7 um Deus nos acuda!. Pode ter um monte de coisa:
Prof. Paulo Henrique (PH) ph@concurseiro24horas.com.br 25

Raciocnio Lgico para AFT Resoluo de Questes Comentadas CESPE Aula Inaugural Professor: Paulo Henrique (PH)

- Regras de trs - Sistemas de equaes - Equao do 2o grau - rea de figuras planas - Teorema de Pitgoras - Matrizes e Determinantes

A m notcia que isso e muito mais! A banca pode falar de um moooooonte de coisa em cima desse contedo e no estar fugindo do edital. A boa notcia , como j falei antes, que essa parte no aparece tanto nas provas do Cespe quanto proposies, ou probabilidade e contagem. Pode mudar? Pode! Pode cair um monte? Pode! Acho provvel? NO! Porm, vamos ficar atentos ao que o Ser Mau j aprontou antes, ok?

(Administrador-2013-UNIPAMPA) Da herana recebida por uma famlia, 2/5 foram entregues me, 1/3 ao pai e o restante foi distribudo entre os trs filhos. Do que coube aos filhos, o mais velho recebeu 2/5, o do meio recebeu 1/3 e o caula ficou com o restante. Considerando as informaes acima apresentadas, julgue o item seguinte. Considere as seguintes proposies: P: A me recebeu R$ 31.500,00; Q: Os trs filhos receberam, juntos, R$ 21.000,00. Nesse caso, correto afirmar que a proposio P " Q verdadeira.

Prof. Paulo Henrique (PH)

ph@concurseiro24horas.com.br

26

Raciocnio Lgico para AFT Resoluo de Questes Comentadas CESPE Aula Inaugural Professor: Paulo Henrique (PH)

De quanto a herana, meu povo! Se ele no falou, assumamos x, ok? Logo: " 2/5 foram entregues me = 2x/5 " 1/3 ao pai = x/3 " e o restante foi distribudo entre os trs filhos = x 2x/5 x/3

Faamos o MMC = 15. Assim: = 15x/15 6x/15 5x/15 = 4x/15

Bom, cabe aqui uma anlise sobre o que a questo apontou. A proposio P " Q deve ser verdadeira " para que isso acontea, os valores lgicos das proposies devem ser iguais. Ou ambas V, ou ambas F. Assim, se imaginarmos ambas V, teremos: 1. A me recebeu 2x/5, que equivale a R$ 31.500,00; 2. Se os filhos receberam 4x/15 da herana, vamos ver quanto isso daria. Regra de Trs simples!

Calculando: " 2x/5 . y = 4x/15 . 31500


Prof. Paulo Henrique (PH) ph@concurseiro24horas.com.br 27

Raciocnio Lgico para AFT Resoluo de Questes Comentadas CESPE Aula Inaugural Professor: Paulo Henrique (PH)

" 2xy . 15 = 4x . 31500 . 5 (eliminemos o x de cada lado, ok?) " 30y = 630000 " y = 21000

Ou seja, se a me receber R$ 31.500,00 (proposio P verdadeira), os filhos recebero R$ 21.000,00 (proposio Q verdadeira). Se ambas as proposies so verdadeiras, ento a bicondicional tambm ser! Item correto.

Para terminar, um alerta!

O Cespe, alm de cobrar questes como as que vimos acima, pode trazer 2 assuntos que no aparecem explicitamente no nosso contedo, porm que tem aparecido com a certa freqncia nas ltimas provas. E nem adianta argumentar que as questes esto fora do edital que a banca no anula! So os seguintes:

- Associao Lgica - Verdades e Mentiras

Vejamos um exemplo...

(Tcnico de Segurana do Trabalho-2009-Banco de Braslia) A esposa, o filho e a filha de Marcos so correntistas de uma mesma agncia do BRB. Certo dia, entregaram os cartes magnticos a Marcos para sacar dinheiro de suas contas, que tm as senhas de nmeros 201001, 201002 e 201003, e os cdigos de trs letras
Prof. Paulo Henrique (PH) ph@concurseiro24horas.com.br 28

Raciocnio Lgico para AFT Resoluo de Questes Comentadas CESPE Aula Inaugural Professor: Paulo Henrique (PH)

BRB, RBB e BBR. Marcos sabia a quem pertencia cada carto e lembrava-se das senhas e dos cdigos, mas no das associaes entre cartes, senhas e cdigos. Ele recordava apenas que a senha do carto da esposa era 201001 e o cdigo de trs letras associado senha 201002 era BBR. Marcos decidiu telefonar para casa e obteve a informao de que o cdigo do carto da conta do filho era RBB. Com base nessas informaes, julgue os itens a seguir. A senha do carto do filho de Marcos 201003. O cdigo do carto da filha de Marcos BRB.

A 1a ideia aqui montar uma tabela, colocando, nas linhas, a esposa, o filho e a filha de Marcos. Nas colunas, as outras informaes: senhas e cdigos.

Senhas Esposa Filho Filha

Cdigos

201001 201002 201003 BRB RBB BBR

Agora, lendo as informaes, vamos preencher nossa tabela.

1. a senha do carto da esposa era 201001 " coloquem S na clula da esposa e 201001 e o resto da linha e da coluna N. 2. o cdigo do carto da conta do filho era RBB " mesma coisa: coloquem S na clula do filho e RBB e o resto da linha e da coluna N.

Prof. Paulo Henrique (PH)

ph@concurseiro24horas.com.br

29

Raciocnio Lgico para AFT Resoluo de Questes Comentadas CESPE Aula Inaugural Professor: Paulo Henrique (PH)

Senhas

Cdigos

201001 201002 201003 BRB RBB BBR Esposa S N N N Filho N N S N Filha N N


Um dos fatores mais importantes para a resoluo de questes desse tipo o Cruzamento de Informaes. E o que isso? quando voc pega 2 informaes dadas pela questo e as cruza, gerando uma terceira. Olhem s!

Pelo item 1, sabemos que a senha do carto da esposa era 201001. Sabemos tambm que cdigo de trs letras associado senha 201002 era BBR. Pergunto: o cdigo da esposa pode ser BBR?

Negotoff, meu povo! Cruzando as informaes, conseguimos concluir logicamente que tal situao impossvel. Assim, coloquem N para esposa e BBR. Com isso, o nico cdigo possvel para ela o BRB, sobrando para a filha o BBR.

Senhas

Cdigos

201001 201002 201003 BRB RBB BBR Esposa S N N S N N Filho N N S N Filha N N N S


Prof. Paulo Henrique (PH) ph@concurseiro24horas.com.br 30

Raciocnio Lgico para AFT Resoluo de Questes Comentadas CESPE Aula Inaugural Professor: Paulo Henrique (PH)

Como descobrimos que o cdigo da filha BBR e esse cdigo da senha 201002, logo essa a senha da filha! Por excluso, a senha do filho 201003. A tabela completa ficou assim:

Senhas

Cdigos

201001 201002 201003 BRB RBB BBR Esposa S N N S N N Filho N N S N S N Filha N S N N N S


Agora, podemos responder os itens. A senha do carto do filho de Marcos 201003. Item correto.

O cdigo do carto da filha de Marcos BRB. Item errado.

----------------------------------------- isso a, meu povo! Espero que tenham gostado dessa aula inaugural! Vem muito mais por a, para que vocs estejam com o olho de Thundera brilhando a hora da prova! At a prxima aula!

Beijo no papai e na mame, PH


Prof. Paulo Henrique (PH) ph@concurseiro24horas.com.br 31

Vous aimerez peut-être aussi